A Etiqueta Vaisnava - NOVO






Etiqueta Vaisnava

 

Srila Bhakti Aloka Paramadvaiti Swami Maharaj

 



Essa é uma publicação especial dedicada ao aniversário de nosso Siksa Guru, Bhaktivedanta Mangala Maharaj. Um singelo agradecimento por todo seu esforço e dedicação ao serviço de nossos Gurudevas, Srila Paramadvaiti Swami e Srila Atulananda Acharya para que a consciência de Krsna se desenvolva no Brasil.












Quer participar do SEVA?
Venha nos ajudar a expandir a consciência em todo o Brasil. Aceitamos voluntários para traduções (espanhol e inglês), edição de vídeos, manutenção de webs e blogs e outros. Entre em contato conosco: vrindabr@ig.com.br

* Toda reprodução parcial ou integral é permitida desde que a fonte seja citada.



Texto original: Srila Bhakti Aloka Paramadvaiti Swami Maharaj
Diretor geral do SEVA Brasil: BV. Mangala Swami e Amrtananda dd
Tradução: Kunja Kishori dd
Revisão: Gourangi dd, Jagannatha Puri Dham dd e Narada Kunda dd
Setembro de 2012

Índice

Introdução..... 6
Etiqueta Vaisnava..... 6
Outros detalhes no Ashram de Srila Sridhara Maharaj..... 8
Limpeza Interna..... 9
O que é um brahmana?..... 10
Limpeza do Templo de Gundicha..... 11
A Relação com o Mestre Espiritual..... 14
Etiqueta e Regulações no Templo..... 15
Segurança..... 19
Mães e Crianças..... 20
Área do Templo..... 21
Sugestões de limpeza pessoal no Ashram..... 25
Vestuário dos devotos..... 26
Banheiros..... 26
Cozinha..... 26
Veículos..... 33
Vizinhança..... 33
Ofensas contra o Santo Nome..... 34
Ofensas na Adoração..... 35
As Reverências..... 39
Ofensas contra o Lugar Sagrado..... 40
Humildade e trato com os devotos..... 41
Como cantar Japas..... 42
Receber Visitantes..... 43
Como pregar Harinama Sankirtan..... 45
Conselhos pessoais - Sadhana Bhakti..... 49
Administração Vaisnava..... 50
Regras para os devotos casados..... 51


Prefácio a edição brasileira



Os pensamentos de Meus devotos puros permanecem em Mim; suas vidas estão rendidas a Mim, e eles obtêm grande satisfação e bem- aventurança pois se iluminam uns aos outros e conversam sobre Mim.”
Bhagavad Gita, capítulo 10, verso 9.



Para que servem as regras, a moral e as leis? Muitos pensadores debatem sobre esse tema há centenas de anos e há muitos pontos interessantes. A Cultura Védica afirma que a função de toda proibição “lembrar-se de Krsna e nunca se esquecer Dele”. Devemos sempre meditar nisso para compreender porque existem tantas aparentes limitações. Talvez alguém pense que são muitas regras e que seria difícil seguir todas com perfeição. Isso mostra como nossa sociedade está distante da Verdade Suprema e como dedica sua energia a acumular cada vez mais posses materiais sempre buscando o desfrute imediato sem cogitar como será o futuro.
Porque lavar a boca antes de entrar no templo ou na cozinha de Krsna? Para recordar que sempre devemos meditar na Suprema Personalidade de Deus e que tudo pertence a Ele. A Cultura Védica tem como foco principal satisfazer Krsna, como aparece numa canção ao Sr. Jaganatha: “toda criação busca seu sorriso”.

“O senhor controla e possui todas as coisas animadas ou inanimadas que estão dentro do universo. Portanto, uma pessoa deve aceitar somente as coisas que lhe são necessárias, que foram reservadas como sua cota, e não devem aceitar outras, sabendo bem a quem pertencem”  Sri Isopanisad, primeiro mantra


A etiqueta da roupa serve para informar a marca e onde foi feita, da mesma maneira a Etiqueta Vaisnava revela a quem servimos e dá uma amostra do caminho a ser seguido. É muito importante que os discípulos representem bem seu Guru para que possam encaminhar as pessoas a Verdade. Nossa cultura ocidental (tropical e outros regionalismos) nos ensinou uma forma de viver muito distante da pureza, veracidade e dos princípios religiosos. Gurudeva Atulananda nos ilumina com sua sabedoria: “você demonstra a maturidade do seu amor por Krsna através do seu Sadhana (disciplina espiritual)”

Pedimos desculpas por eventuais falhas de ortografia ou tradução, esse trabalho é uma humilde tentativa de entusiasmar todos a seguirem esse processo tão elevado que transforma cachorros e gatos em brahmanas, como dizia Srila Prabhupada.

Introdução

A Etiqueta Vaisnava é muito importante, mais até do que pensamos. Aqui no Ocidente existem muitas regras de conduta entre os assim chamados “cavalheiros”, mas, comem carne, pensam que o mundo surgiu de uma explosão e que o sexo ilícito é a meta da vida.  Srila Prabhupada veio nos ensinar a verdadeira vida de seres humanos. Ainda assim, são poucos os devotos que desejam praticar estas regras para tornarem-se Vaisnavas de altas qualificações. Acar é comportamento e Pracar é pregação. Ambos aspectos são importantíssimos. Abandonemos os apegos a nossos Melecha samskaras (costumes sub-humanos), para tentar chegar a um nível de vida que agrade a Srila Prabhupada e Srila Sridhara Maharaja.

Etiqueta Vaisnava

A Etiqueta Vaisnava sob a direção de Srila Sridhara Maharaja é muito impressionante, já que supera as regras e regulações que levamos em nossos templos, etiqueta que surge de amor real de um devoto a outro; Amor e Serviço Espontâneo. Neste manual quero entregar a vocês alguns dos aspectos dessa extática Etiqueta Vaisnava. Uma das principais características que observei, foi o cuidado e a atenção que cada devoto tem pelo bem estar dos demais. Por exemplo: os devotos Brahmanas são sempre os que distribuem o prasadam; eles garantem que cada um receba exatamente o que deseja e que coma sem ansiedade, num ambiente cem por cento amável e sem inveja. Para que isso ocorra em nossos templos, os devotos com algum grau de realização pessoal devem distribuir o prasadam. Isto é muito estrito no ashram de Srila Sridhara Maharaja.
Não só a os sannyasis, mas também entre os devotos, se oferecem reverências todas as manhãs. Ao se encontrar durante o dia, os devotos não consideram necessário repetir as reverências. Esta forma de respeitar os vaisnavas desperta em nós a qualidade da humildade. Os devotos do ashram de Srila Sridhara Maharaja, sempre querem saber onde se encontram os demais devotos, e é considerado uma falta de etiqueta afastar-se da sua associação por muito tempo sem avisar aonde vai. Quando uma pessoa querida se ausenta por algum tempo, os demais se afetam, perturbando assim suas mentes. Por isso, os devotos sempre se cumprimentam ao chegar, e sempre se despedem antes de partir a outro lugar.
Todos os devotos do ashram de Srila Sridhara Maharaja podiam subir pelo menos uma vez ao dia no lugar onde Sua Divina Graça estava para oferecer-lhe suas respeitosas reverências. Os devotos devem preocupar-se os uns com os outros. Por exemplo, quando um devoto se sente mal ou está doente, imediatamente os demais devem buscar maneiras para aliviar seu sofrimento.
Na Gaudiya Sampradaya existe um sistema tradicional para mostrar respeito aos superiores: o grau de avanço do devoto é avaliado de acordo com tempo há que se serve ao Mestre Espiritual. Em outras palavras, é superior o devoto que tenha sido iniciado primeiro. Claro, como os devotos nunca se sentem superiores, isto só acrescenta o intercâmbio devocional entre eles. Na hora da prasadam todos os devotos devem se sentar em fila para que aqueles que estejam servindo possam atendê-los amavelmente.
Na forma de sentar-se pode ser observada a etiqueta do indivíduo. Quando diferentes vaisnavas estão falando, sempre deve dirigir a conversação o maior em realização, e assim respeitando estes níveis até os bhaktas. Então há um intercâmbio muito extático porque os devotos sempre querem oferecer a seus superiores um respeito extra e estes nunca querem recebê-lo, porque não se sentem dignos de nenhuma atenção especial. Um intercâmbio de querer oferecer respeitos e de não querer recebê-los é exatamente o espírito que deve existir na associação vaisnava. Assim como Sri Cheitanya Mahaprabhu o explicou em seu terceiro verso do Siksastaka, no qual se diz que o devoto deseja oferecer todo respeito aos demais e não espera nada para si.

A etiqueta vaisnava nos faz fortes pregadores. Ao atuar sob esta disciplina, não estaremos cobertos pelas modalidades da paixão e da ignorância,  chegaremos a ser puros. Srila Prabhupada dizia: “A limpeza é o mais próximo a Deus”.

Outros detalhes no Ashram de Srila Sridhara Maharaj

Limpeza se cumpre estritamente. Há regras rígidas na cozinha e para o bhoga, que é considerado completamente Sagrado por estar ao serviço do Senhor Supremo, assim como o espaço onde é preparado. É impressionante o cuidado que Srila Sridhara Maharaja mostra a seus devotos com respeito a administração do Laksmi do Senhor. Na realidade, Laksmi é o dinheiro que se utiliza para o serviço de Krishna, e Ele tem tudo sob a administração de Srimati Radharani. Logo, ela e todos os devotos a Seu serviço têm muito cuidado para não gastar mal a energia de Krishna e para que todos Seus desejos se cumpram.
Para fazer qualquer gasto necessário no ashrama de Srila Sridhara Maharaja, os devotos tem que pedir autorização pessoal a ele. Este é seu serviço especial a Srimati Radharani. Da mesma maneira, impressiona a maneira como Srila Sridhara Maharaja trata a seus irmãos espirituais. Ele os faz sentar a sua altura. Em retratos de festivais, se aprecia a íntima e extática relação que desfruta Srila Sridhara Maharaja com seus irmãos espirituais. O propósito de apresentar estas guias da Etiqueta Vaisnava é o de satisfazer a nossos amados Mestres Espirituais, Srila Prabhupada e Srila Sridhara Maharaja.
Uma comunidade limpa atrairá a mais devotos potenciais, porque imediatamente respirarão a atmosfera e ciência espiritual de Krishna. “TEMPLO LIMPO = MENTE LIMPA”.
Limpeza, Humildade, Austeridade e Conhecimento da Verdade, são os pilares da vida espiritual.

Limpeza Interna

O primeiro princípio de limpeza é cantar dezesseis (16) rondas do Maha mantra Hare Krishna diariamente. Devemos fazer isto se queremos realmente satisfazer a nossos Mestres Espirituais. Sem este princípio básico não existirá verdadeira limpeza, porque nossa mente e coração não estarão limpos. Srila Prabhupada disse muitas vezes que se não cantamos as dezesseis rondas diariamente, não podemos ser considerados seres humanos.
As seguintes regulações de Srila Prabhupada com regras gerais de limpeza e etiqueta são apresentadas para benefício dos devotos e do templo de Krishna, o que terá como resultado o incremento da pregação e atração de pessoas de nível qualificado para nosso movimento de Consciência de Krishna. Srila Prabhupada dizia que cada Templo deve ser arrumado de tal maneira que fique “primoroso”.
Se tomarmos estas regras de etiqueta e de limpeza que Srila Prabhupada nos ensinou, ele se sentirá muito satisfeito. Por satisfazer nosso Mestre, satisfazemos a Krishna; e se conseguimos fazer com que Krishna esteja satisfeito, então este Templo será sumamente atrativo para todos.

O que é um brahmana?

"Se nós não praticamos vida bramínica, então alguém não deve ser chamado brahmana. Pode ser como o juiz do tribunal, mas se não tem as qualidades para o cargo, não deve ser chamado juiz do tribunal. Deve existir uma instituição educativa para educar e entregar esse conhecimento especialmente aos brahmanas, cujas qualidades são a boa conduta, saucam ou limpeza, e estar saturados da Verdade”.
Srila Prabhupada
Extrato de uma conferência de Srila Prabhupada em 24 de Agosto de 1976, em Hyderabad, Índia:
“Em Bombay, até o homem mais pobre é limpo. Numa ocasião a cozinha estava muito suja; tudo estava bagunçado e as panelas pretas. Análogamente, se antes de tomar água vemos que o copo está sujo desistimos de beber, da mesma maneira não devemos nos acostumar a habitar lugares cheios de desordem e sujeira. Podemos recordar nossos dias de escola em que nossas escrivaninhas se encontravam limpas e era agradável se sentar nelas. Limpeza geral é cultura hindú, a limpeza é essencial.
Em inglês, a palavra limpeza quase significa Deus.
sri vigrahara-dhana-nitya-nana
srngara-tan mandira-marjanadau
Marjana significa limpeza: “O Mestre Espiritual sempre está ocupando seus discípulos à limpeza do Templo de Sri Sri Radha Krishna”. Não querer limpeza significa preguiça. Se você é preguiçoso não pode permanecer limpo, estará na modalidade da ignorância (tama-guna). Temos que conseguir superar o raja-guna e o tama-guna. Sattvam -visuddham - vasudeva – sadvitam”
“Quem tem as roupas e dentes sujos, que é glutão, fala sem cortesia e segue dormindo depois de sair o sol, embora aparente ser grande personalidade, perderá a benção de Laksmi” Chanakya pandit.
“Se não querem limpar, devem ir viver com suas mães” Srila Prabhupada.

Limpeza do Templo de Gundicha

Caitanya Caritamrita, Madhya-Lila, Cap. 20. 79-133.
“No dia seguinte, cedo na manhã, o Senhor Cheitanya pegou a Seus associados, e com Suas próprias mãos espalhou polpa de sândalo sobre seus corpos. Então, com Sua própria mão, deu uma vassoura a cada um dos devotos, e levando pessoalmente todos com Ele, foi a Gundicha. Assim o Senhor e Seus associados foram limpar o Templo. No começo, limparam com as vassouras. O Senhor limpou tudo o que se encontrava no interior do Templo de maneira muito delicada, incluindo o teto. Ele deixou toda a área muito limpa, e voltou a deixar tudo de novo em seu lugar. Assim, o Senhor Cheitanya e Seus companheiros limparam e umedeceram todos os prédios do Templo, do maior ao menor, e finalmente limparam toda a área entre o Templo e o lugar de reunião. Na  verdade, centenas de devotos estavam todos ocupados na limpeza.
O Senhor Cheitanya Mahaprabhu começou então a dirigir toda a operação instruindo todos. Sri Cheitanya Mahaprabhu limpou e lavou o Templo com grande júbilo, cantando o Santo Nome de Krishna. Todos os devotos estavam cantando e desenvolvendo suas respectivas ocupações. O  charmoso corpo do Senhor estava coberto de poeira, essa visão era trascendentalmente bela. Às vezes, enquanto limpava o Templo, o Senhor derramava lágrimas, e em alguns lugares limpava as coisas com elas. Depois disto limparam o lugar onde se mantinha os alimentos ainda não oferecidos à Deidade (bhogamandira).
Logo foi limpo o jardim junto a área da residência parte por parte. Sri Cheitanya Mahaprabhu agrupou todo o lixo, palha, poeira e grãos de areia num só lugar, recolheu tudo isto e depositou na Sua roupa. Seguindo este exemplo, todos os devotos, em grande júbilo, começaram a recolher o lixo e pó com suas roupas e jogaram tudo fora. Então, o Senhor disse: “Posso lhes dizer que realizaram seu trabalho muito esplendidamente, e a limpeza do Templo se aprecia  só vendo a quantidade de lixo recolhida lá fora”. Embora todos os devotos tenham recolhido o lixo num só montão, o montão do Senhor Cheitanya era muito maior. Depois de o interior estar bem limpo, o Senhor começou de novo a designar áreas de limpeza a todos os devotos. Logo ordenou que cada um limpasse o templo pela segunda vez, mas agora, deviam fazer a limpeza de uma maneira perfeita, recolher o pó, a palha e os grãos de areia levando-os para fora.
Sri Cheitanya Mahaprabhu ficou muito feliz ao ver o trabalho de limpeza. Enquanto o Templo estava úmido, cem devotos permaneciam prontos com suas bacias cheias de água esperando a ordem de Sri Cheitanya Mahaprabhu para levá-las a Ele. Assim que o Senhor pedia a água, todos os devotos traziam imediatamente as bacias. Desta maneira, Sri Cheitanya lavou primeiro o Templo principal, o céu raso, por cima do teto, as paredes, o chão, o lugar de asento, o de reunião e tudo que tinha dentro. O Senhor Cheitanya pessoalmente e Seus devotos, começaram a jogar água pelo teto; quando esta caía, lavava as paredes e o chão simultaneamente. Então, o Senhor Cheitanya começou a limpar o asento do Senhor Jagannatha com Suas próprias mãos e todos os devotos do Templo começaram a lavar e limpar com uma vassoura em mão; desta maneira todos limparam o Templo pela segunda vez. Enquanto um devoto trazia água a Sri Cheitanya, outro derramava água sobre os pés de lótus do Senhor. A água que caía dos pés de lótus do Senhor era bebida pelos devotos que estavam perto dele. Depois de lavarem tudo, começaram a tirar toda a água, já que tinham inundado todo o interior até o jardim.
O Senhor Cheitanya secou o piso com Sua própria roupa e também limpou o Assento. Assim, todos os quartos foram limpos com cem bacias de água. Depois de tudo estar limpo, a mente de cada devoto estava limpa como os quartos. No momento em que todo o Templo estava limpo, purificado, fresco e agradável, era como se a própria mente pura do Senhor tivesse aparecido. Enquanto os cem devotos estavam ocupados em trazer água do lago, já não havia lugar para permanecer. Centenas de devotos pegavam as panelas vazias para enchê-las de novo. A exceção de Nityananda Prabhu, Advaita Acarya, Svarupa Damodara, Brahmananda Bharati e Paramananda Puri; todos permaneciam ocupados enchendo as bacias para levar ao Senhor.
Muitas das bacias se quebraram quando os devotos batiam entre si, e centenas de devotos tinham que trazer novas bacias para enchê-las de novo. Uns levavam a água, outros limpavam, mas todos estavam absortos em cantar os Santos Nomes de Sri Krishna. Uma pessoa pedia uma bacias de água só cantando os Santos Nomes do Senhor Hari, o outro enchia de água cantando também Krishna Hari Krishna. Se alguém tinha que falar, só fazia mediante o Santo Nome de Krishna. Por conseguinte, o Santo Nome de Sri Krishna se tornou uma indicação para quando alguém precisava algo.
O Senhor Cheitanya vibrando o Santo Nome de Sri Krishna, no amor extático, pessoalmente desenvolvia o trabalho de cem homens. Era como se o Senhor Cheitanya estivesse lavando e limpando com cem mãos. Ele aproveitou para instruir  a cada um sobre como os devotos deveriam trabalhar. Quando Ele via os devotos fazendo tudo de maneira excelente, os abençoava; mas se via que alguém não trabalhava a Sua satisfação, imediatamente o Senhor Cheitanya repreendia essa pessoa. Costumava assinalar: “Faça muito bem; por favor, ensine outro a fazer isto, assim os demais atuaram da mesma forma”. Sri Cheitanya dizia isto ao devoto, que ficava envergonhado. Assim, eles começavam a trabalhar com mais atenção. Lavaram a área de Jagannatha e logo o lugar onde se guardava a comida. Todos os demais lugares foram limpos e lavados. Assim se efetuou a limpeza dos quartos do Templo, um por um. Os arredores, os jardins e os caminhos que conduzem ao Templo de Gundicha, também ficaram limpos; praticamente ninguém conseguia dizer como aconteceu tudo isto.”
Significado por Srila Prabhupada
Quem difunde a cultura de Sri Cheitanya Mahaprabhu aceita uma responsabilidade similar; o Senhor Cheitanya Mahaprabhu pessoalmente abençoou e repreendeu individualmente os devotos como apareceu nessa lição, e aqueles que são considerados acharyas devem aprender de Sri Cheitanya como treinar aos devotos com exemplo pessoal. O Senhor Cheitanya fica muito satisfeito  com quem limpa o Templo tirando fora todas as coisas indesejáveis que estavam acumuladas. Isto se chama anarthanivritti, a limpeza das coisas indesejáveis do coração. Assim, a limpeza de Gundicha Mandir foi dirigida pelo Senhor Cheitanya Mahaprabhu para nos ensinar como o coração deve ser limpo e purificado para receber ao Senhor Krishna, e junto com Ele, não sentir nenhum distúrbio no coração.

A Relação com o Mestre Espiritual

O Mestre Espiritual forma nossa nova vida. Ele nos ensina a etiqueta vaisnava e a atitude que devemos ter. Através dele o devotos podem aprender as instruções de Srila Prabhupada e Srila Sridhara Maharaja, como também os exemplos dos passatempos do Senhor Cheitanya Mahaprabhu. Que atitude devemos tomar para ter êxito na execução de nossa vida espiritual? Há muito que dizer sobre isto. Antes de tudo recomendamos que leiam o livro “A Verdade acerca do Guru” por Sridhara Maharaja. No presente livro encontrarão só alguns pontos resumidos para esclarecer o mais básico. Nossos Mestres Espirituais estão divididos principalmente em Diksa-guru, ou aquele Mestre de quem recebemos iniciação, e Siksa-guru, ou aquele que nos instrui. Não devemos ver diferenças entre ambos. Podemos ter um Diksa-guru e muitos Siksa-guru. Em geral, nossa autoridade imediata é nosso Siksa-guru, enquanto representa nossa fé positiva e acrescenta nosso desejo de nos render.
O serviço ao Guru e aos Vaisnavas é o mas importante em nossa vida. Devemos inquirir de nossos mestres espirituais sobre nosso avanço e como aumentar a qualidade de nossa devoção a Sri Sri Gaura Nitai. Afastar-se do Guru ou desobedecer sua ordem nos  coloca numa situação desprotegida e assim perdemos a conexão novamente.

Todos os Mestres Espirituais são representantes do Mestre Espiritual original Sri Krishna e não podem contradizer-lhe. Siksa-guru, ou devoto avançado, é para nós unicamente alguém que é mais avançado que nós na mesma linha positiva de nossa fé. O discípulo tem que ver seus gurus como representantes de Deus. Se não fosse assim, como poderia entregar sua vida ao Senhor? Só se deve aceitar um Diksa-guru depois de se convencer que dito Guru é qualificado e puro em seu propósito.

Etiqueta e Regulações no Templo

Em Mayapur, uma manhã, Srila Prabhupada estava dando um passeio matinal ao redor do pátio; logo, caminhou dentro da casa, saiu com um cigarro em sua mão e disse: “Quem esteve fumando em meu banheiro?”. Em outras palavras, cada coisa que utilizamos pertence a Srila Prabhupada e deve ser tratada da melhor maneira. O Srimad-Bhagavatam 7.5.23-24 diz: “O propósito de trabalhar para a Deidade é manter-nos limpos e puros”. Os grihastas devem ser exemplos de limpeza.
Em 1970, na praia de Nova Jersey, Srila Prabhupada pegou o sapato de um devoto no ar e o ergueu dizendo: “É de couro? Não use artigos de couro; são produtos da violência, e algo bom deste país é que fazem tudo sintético”. Troque seus sapatos de couro pelos de tecido ou sintéticos.
1.    Depois de comer qualquer coisa, antes de cantar, antes de entrar no Templo ou cozinha, etc., sempre deve-se lavar as mãos e boca. Srila Prabhupada dizia que inclusive depois de tomar água, devemos enxaguar a boca.
2.    Ao entrar no Templo temos que purificar os pés, especialmente se usar sapatos de couro.
3.    Antes de entrar no Templo, sempre coloque os sapatos em ordem sobre a sapateira, e se seus sapatos estão sujos limpe-os antes de entrar. Os calçados encontrados em locais indevidos serão retirados diariamente.
4.    Pendure sempre a roupa de maneira organizada, recolha os cabides que tenham caído no chão por sua causa. As sacolas não pertencem aos cantos, nem mesas, nem corredores; só devem ser deixadas nas áreas designadas.
5.    Utilize roupa limpa no Templo para os programas matutinos e também na cozinha.
6.    Nem sapatos ou tênis de couro são aceitos no Templo. Troque também os sapatos velhos.
7.    No lugar de Srila Prabhupada nunca devemos nos sentar, nem no asento do Guru. Nunca se sente nas cadeiras com os pés acima das mesas. Isto é inaceitável.
8.    As mesas não são para sentar-se em cima, muito menos para deixar bagunça sobre ela.
9.    Guirlandas, taças e desperdícios não pertencem aos cantinhos do balcão, portas ou jardim. As meias e parafernálias (bens pessoais), todas as coisas achadas nos corredores, balcões, cadeiras, mesas, serão recolhidas e distribuídas entre outros.
10.                  Sacos de Japas, guirlandas, chaddars, etc., nunca devem ser pendurar nos espelhos, nem dentro do Templo ou Altar. O Templo de Krishna não é um depósito, além do que, pendurar as coisas é uma mau costume. Estas coisas serão removidas.
11.                  Não se deve encostar nos espelhos nem nas paredes durante a aula; o mesmo se  deve dizer aos convidados, sem exceção.
12.                  Deixe as lâmpadas de óleo, velas ou de gás, afastadas das vyasasanas e paredes, porque a fumaça negra é difícil de limpar. Não deixe as lâmpadas de ghee sobre as asanas ao oferecer aos gurus, por favor.
13.                  Os devotos só devem comer prasada nas áreas designadas.
14.                  Guru Kripa Swami se queixou uma vez ante Srila Prabhupada de que os devotos as vezes não queriam participar na limpeza. Srila Prabhupada disse: “se um devoto não é limpo, pode ir a viver com sua mãe”.
15.                  Como oferenda de respeito não deixe seu saco de Japas no chão.
16.                  Nunca pise num devoto no Templo ou no lugar da prasada nem passe por cima dela e do devoto.
17.                  Não ofereça nem aceite a lamparina de ghee com a mão esquerda. Esta mão não é limpa, só se utiliza para a limpeza do corpo.
18.                  Não coloque os pratos de Krishna sobre superfícies sujas, o mesmo serve para o caranamrita. Nenhum objeto sagrado  deve ser posto no chão (entende-se por objeto sagrado toda a parafernália de Krishna e de adoração incluindo incensários, livros, etc.).
19.                  Nunca mova com os pés as coisas sagradas.
20.                  As mulheres devem cantar nas áreas e momentos específicos.
21.                  Não leve as coisas do Templo para sua casa (almofadas, lençóis, coisas dos demais devotos, etc.). O Templo sofre por estes roubos porque causa ansiedade para todos. Quem for surpreendido fazendo isto será castigado.
22.                  As pessoas que desejam pernoitar uma ou várias noites, etc., devem ser encaminhadas para falarem com as autoridades do Templo.
23.                  Leia o capítulo oito do “O Néctar da Devoção”.
24.                  Leia todo o “O Néctar da Devoção”.
25.                  Os devotos jovens devem ser gentis com os demais devotos e discípulos de Srila Prabhupada e Srila Sridhara Maharaja.
26.                  Os conflitos ou problemas com os devotos, sempre devem ser resolvidos através dos canais apropriados, ou seja, pelas autoridades. Os conflitos entre Vaisnavas são deprimentes.
27.                  Não retire nenhum devoto, coisa ou artigo do templo, sem permissão da autoridade apropriada. Isto inclui todo bhoga, livros, lâmpadas, artigos de limpeza, contas de Japas, cds e dvds, instrumentos musicais, ferramentas e tudo o mais.
28.                  Diariamente se deve participar da saudação às Deidades. Os devotos jovens não devem estar na frente dos demais devotos. De preferência devem estar em lugares onde todos possam ver e realizar oferendas sem impedimentos.
29.                  Não deixe as portas baterem ao serem fechadas. Srila Prabhupada dizia que cada vez que escutava as portas baterem seu coração se partia.
30.                  Em geral, deves tratar aos demais e as coisas de maneira delicada, fina ou suave, com naturalidade. Consciência de Krishna é sublime, amorosa e humilde. Tudo que existe é energia de Krishna, a Suprema Personalidade de Deus.
31.                  Evitar estritamente todos os desperdícios e deteriorações.
32.                  Deixe sempre todos os lugares mais limpos do que quando os encontrou. Todos os devotos são responsáveis pela limpeza de seu Ashram, escritório, casa ou griha. Todos nós devemos colaborar pela impecabilidade dos Templos de Consciência de Krishna.
33.                  Nunca cante Japas muito alto para não desconcentrar os demais devotos. Pode-se cantar o Santo Nome de Krishna alto no momento do Kirtan.
34.                  Não impeça a visão de Srila Prabhupada das Deidades durante o Kirtan-arati, pois ele realmente está sentado na sua Vyasasana.
35.                  Nunca de reverências sem seriedade, isto é um ato muito sério, por isso oferecemos reverências aos pés dos Vaisnavas diariamente.
36.                  Não caminhe com os sapatos de outro devoto.
37.                  Deve-se oferecer reverências ao entrar e sair do Templo.
38.                  Devemos parar de jogar flores dentro do Templo porque são oferendas e é ofensivo utilizá-las como projéteis, ou deixá-las abandonadas no chão. Em particular isto se aplica às crianças e estudantes do gurukula.
39.                  Leia de novo todas as regras uma e outra vez até se acostumar a praticá-las permanentemente por seu êxito espiritual.

Segurança

1.  Todos os devotos residentes do ashram devem permanecer alertas em relação a segurança do Templo e do Ashram. Todos devem estar informados das precauções a seguir, em particular, aqueles encarregados da segurança.
2.  A entrada da frente e laterais do Templo devem estar sempre fechadas de  manhã e de tarde. Isto para preservar a seguridade das Deidades e dos devotos do Templo. Devemos desenvolver o hábito de fechar as portas detrás de nós. Enquanto está tendo as aulas ou se celebram Kirtans-bhajams ou festas com convidados, pessoas ou público Karmi, as portas das áreas do Templo e de acesso que são só para devotos residentes (Ashram, escritórios, etc.) devem permanecer fechadas, trancadas ou vigiadas todo o tempo.
3.  Nunca permita que um convidado não seja atendido no Templo. Se um devoto vê que alguém está fazendo algo errado imediatamente deve pedir que lhe acompanhe a um local reservado para conversar ou encontrar alguém que possa fazê-lo. Se o convidado se comportou bem deve ser chamado para o próximo festival de domingo.
4.  Se ver situações ou pessoas suspeitas, relate de imediato ao encarregado da segurança. Grupos de crianças, devem ser dissolvidos.
5.  Sempre mantenha fechadas com chave as portas da sua casa e do Templo. As varandas e janelas devem estar fechadas quando sair.
6.  Mantenha fechadas e trancadas as portas dos carros. Se possível, recolha as coisas dos bancos.
7.  Deve-se ter cópias das chaves do templo e escritório; no caso de perda das chaves originais, evitaremos danos desnecessários a essas portas. No escritório pode ser depositado valores em geral e artefatos. Se há problemas sérios, espere que a ajuda chegue. Comunique à autoridade ou a seu representante autorizado imediatamente.
8.  Ninguém pode dormir no Templo, salvo que a autoridade o aprove e que seus documentos se encontrem depositados no escritório da autoridade.
9.  Os devotos visitantes também devem pedir permissão para dormir ou para entrar ao Ashram (quarto) do Templo.
10.                Os devotos que visitam o Templo devem contribuir fazendo serviço e/ou com a diária estabelecida segundo a autoridade.

Mães e Crianças

1.  As mães sempre devem limpar o que seus filhos sujarem em qualquer parte. Se nossos filhos pegam e mancham com seus dedos os espelhos, então deves limpá-los; se jogam lixo, deves recolhê-lo; assim sucessivamente.
2.  Às crianças não podem utilizar lápis de cor, de cera ou canetinhas dentro do Templo, exceto em lugares abertos, gurukula ou lugares particularmente designados. Às crianças não devem correr, gritar ou brincar no Templo. Os mais novos devem estar sempre acompanhados; se suas mães estão no altar, cozinha ou escritório, é necessário fazer os arranjos correspondentes para que seus filhos não vaguem livremente; se for necessário outros devem vigiá-los ou cuidá-los.
3.  As mães nunca devem utilizar os banheiros nem sanitários dos devotos, sem exceção, a menos que exista só um  banheiro para todos.
4.  Os absorventes e fraldas descartáveis nunca devem ser deixados no banheiro do Templo. As mães devem recolhê-los em sacolas plásticas, fechá-los e imediatamente sair e jogá-los no lixo; certifique-se que não saiam para a superfície. NUNCA devem ser jogados no lixo do Templo.
5.  Às crianças não devem comer em qualquer lugar, somente no lugar designado. Se comerem fora, suas mães devem recolher tudo: pratos, copos, talheres, etc.

Área do Templo

Não devemos deixar prasada (comida oferecida a Krishna) em qualquer lugar; vamos parar de alimentar os ratos. Uma galinha não come alimentos fermentados, nem queimados nem descompostos, mas o rato sim. Os devotos que deixam seus pratos entre os arbustos (ou no local inadequado) devem considerar que deverão comer neles novamente. Seja consciente, por favor, não deixe os pratos de prasada em qualquer lugar.
LIMPEZA BÁSICA GERAL
Dos quatro princípios religiosos, a limpeza é um deles. Limpeza interna é cantar sempre o Maha Mantra Hare Krishna, e a limpeza externa inclui vários princípios básicos. Quanto mais nos purificarmos, mais atração sentiremos por seguir estes princípios de limpeza. Desta maneira decidida, evitemos cometer ofensas.
AO DORMIR
1.  Dormir em direção ao Oriente ou ao Sul.
2.  Não dormir com boca para baixo.
3.  A roupa com que se dorme se contamina.
4.  Os cobertores contaminam toda roupa que tocam.
5.  Se descansar mais de uma hora  durante o dia deve tomar banho antes de entrar à cozinha ou no Templo,pois ficam contaminados depois disso.
6.  Cantar orações e glorificações ao despertar-se.
7.  Limpar com água a área de descanso depois de dormir.
8.  Dobrar os cobertores e guardar tudo no local determinado, não deixe suas coisas de dormir pelo caminho.
AO EVACUAR
1.  Após urinar, deve-se lavar às mãos, os pés e a boca.
2.  Após evacuar, tomar banho completamente.
3.  Para evacuar utilize a postura védica.
4.  Não entrar com elementos sagrados no banheiro.
5.  Depois de evacuar, utilize a mão esquerda para a limpeza (tudo relacionado a evacuação é feito com a mão esquerda).
6.  A roupa que se utiliza no banheiro ao evacuar fica contaminada.
7.  Deixar a área utilizada completamente limpa.
8.  Permanecer o mínimo de tempo ali e imediatamente se purificar.
AO TOMAR BANHO
1.  Deve-se tomar banho ao levantar-se, depois de defecar e antes do programa noturno.
2.  Antes de tomar banho deve-se escovar  os dentes, cortar às unhas, o cabelo, etc. Se o faz depois, contamina-se.
3.  Para tomar banho, utilizar gamsha (sempre devemos estar cobertos).
4.  Ao tomar banho, lavar bem os pés e as unhas.
5.  Trocar os interiores ou brahmines depois de cada banho.
6.  Não deixar no banheiro nenhum utensílio pessoal.
7.  Aplicar tilaka nas treze (13) partes do corpo, delineando bem, cantando os respectivos mantras e meditando nas diferentes formas do Senhor.
AO COMER
1.  Comer prasada só no espaço da prasada.
2.  Não comer entre as refeições.
3.  Cantar seriamente a oração dos alimentos.(Sarira Avidya-Jal)
4.  Comer todo o prasada do prato. Todo remanente que cai no chão deve ser recolhido e comido. O sistema é não pedir mais do que pode comer no momento em que estão servindo a prasada. É preferível pedir pouco e depois repetir. Ao jogar prasadam fora se perde a misericórdia de Krishna, aquele que tudo  vê.
5.  Oferecer reverências ao terminar de comer.
6.  Não falar durante a prasada ajuda ao avanço espiritual.
7.  Limpar com água o lugar onde se comeu prasada.
8.  Depois de comer, lavar as mãos e os pés.
9.  Não guardar prasada.
10.                Lavar as mãos depois de beber água.
11.                Comer com a mão direita.
DO CORPO
1.  Raspar a cabeça pelo menos depois de cada quinzena salvo serviço especial.
2.  Manter as unhas limpas e curtas. Não deixe jogados os pedaços de unha;  jogue-os no vaso sanitário.
3.  Lavar as mãos depois de tocar a boca. A boca é mais suja que o ânus.
4.  Manter os pés limpos.
5.  A mão direita se utiliza para comer, cantar Japas, oferecer e aceitar coisas ou presentes.
6.  É incorreto tocar ou empurrar qualquer coisa com os pés
7.  Não passar por acima dos devotos, livros, prasada ou artigos sagrados.
8.  Ao sentar-se, cubra os pés; não devem ser mostrados a ninguém, e principalmente as plantas.
DO ASHRAM
1.  Manter gavetas limpas e organizadas.
2.  A roupa suja deve estar no lugar designado.
3.  Deixar a roupa e as toalhas secando no lugar indicado.
4.  A roupa se contamina no banheiro, no sankirtan pelas ruas, no trabalho sujo e ao descansar em baixo das cobertas. Não use estas roupas contaminadas dentro do Templo ou cozinha.
5.  Nada deve ser deixado no chão (karatalas, livros, canetas. etc.).
6.  Quando algum objeto sagrado cai ao chão, leve-o à testa ao levantá-lo.
7.  Respeitar os objetos sagrados, não brinque ou os lance.
8.  Não pegar as coisas que são propriedades de outros.
9.  Não se associar ou falar com sexo oposto, a menos que seja absolutamente necessário.
10.                As contas de Japas que se encontram fora de seus sacos não devem ser penduradas em alguma parte. Encontre seu dono.
11.                Na frente das Deidades só devem ser realizadas atividades devocionais.
ARTIGOS PESSOAIS DE LIMPEZA
1.  Tenha um estojo ou bolsa para implementos pessoais
2.  Escova de dente com seu respectivo protetor e pasta de dentes.
3.  Sabão, saboneteira e bucha.
4.  Máquina de barbear.
5.  Corta unhas e outros acessórios necessários.
Não devemos limitar nem contaminar o Serviço Devocional por nossos desejos materiais insatisfeitos. Só avançamos espiritualmente se mantemos uma atitude sincera com Krishna; do contrário, nos distanciamos automaticamente da Consciência de Krishna.

Sugestões de limpeza pessoal no Ashram

 

Por iniciativa própria, organizar e limpar tudo o que apareça fora de seu lugar apropriado, ou que se encontre num estado inaceitável. Pense, a cada passo e em cada instante, se o que está ao nosso redor está satisfazendo a Krishna.

 

1.  Os pisos devem ser lavados diariamente, depois de comer ou dormir.
2.  Para a limpeza, devem usar-se panos que possam ser lavados facilmente. Srila Prabhupada preferia isto aos rodos com panos.
3.  Os panos e artigos de limpeza que se utilizam nos pisos, não devem se usados nos  móveis; os panos do banheiro não devem ser utilizados em outras partes. As roupas utilizadas no altar devem ser mantidas separadas.
4.  A mesa de passar roupa deve ser mantida livre de sujeira. Não coloque em cima dela  escovas de cabelo, pratos, copos, etc., já que esta mesa serve para passar roupa do pujari (no altar ou cozinha), etc.

Vestuário dos devotos

“Se alguém deixa bagunça no Ashram, você pode organizar, já que tudo em nossa comunidade pertence a Srila Prabhupada“. BAP


Srila Prabhupada disse: “vistam dhoti, sari, etc., ou usem vestidos de pano (clássicos) com gravata, sóbrios como cavalheiros”. Para a  mulher o equivalente é o vestido de alfaiate. Um devoto nunca deve estar mau vestido, suas roupas devem ser bem limpas e arrumadas. Não usar duas meias diferentes como hippies. Aprenda a cuidar da sua roupa como algo valioso que há para a pregação. Um devoto não é vaidoso, mas a boa apresentação causa um bom efeito. Em todas as circunstâncias, as matajis devem ter suas cabeças cobertas. Quaisquer roupa sensual da moda é indesejável para um devoto(a).

Banheiros

1.  O chão, o sanitário, as paredes, e a ducha devem ser lavados diariamente.
2.  As janelas devem permanecer abertas o maior tempo possível.
3.  A porta do banheiro deve permanecer fechada todo o tempo.
4.  O tilaka (sagrado) não deve entrar no banheiro.
5.  O chão do banheiro deve permanecer seco.
6.  Não entre com a bolsa de Japa no banheiro, nem chinelos de Hari Nama, nem botons com motivos espirituais, nem literatura ou algum artigo sagrado.

Cozinha

A cozinha do Senhor Krishna nunca deve estar suja.
A forma correta de preparar e oferecer prasada, a misericórdia do Senhor é: Prasada é uma palavra mágica nos Templos. Devotos e visitantes estão igualmente absortos meditando nela. Apegar-se a Krishna na forma de prasada é o mais fácil. Conhecemos visitantes da prasada, viciados e ladrões de prasada. Na realidade, a prasada é para orar, não é para gratificar a língua. A prasada é sagrada, e desde sua preparação, oferenda ao Senhor e sua distribuição, há muitas regras que nos protegem para não cometer ofensas.
NA COZINHA
1.    Não entre na cozinha de Krishna com os sapatos que são para sair na rua.
2.    Cozinhe com devoção.
3.    Nunca faça experimentos com as preparações; utilize receitas conhecidas.
4.    Não fale coisas desnecessárias (prajalpa) na cozinha.
5.    Tenha o corpo e a roupa perfeitamente limpa para cozinhar.
6.    Não deixe entrar na cozinha pessoas alheias ao serviço, como karmis ou curiosos que podem desejar a comida antes de ser oferecida ao Senhor. também não permita a presença de animais neste lugar.
7.    Não utilize produtos contaminados, enlatados ou preparações karmis.
8.    Pessoas que não sejam brahmanas não devem, preferivelmente, tocar no fogo.
9.    Cozinhe e limpe ao mesmo tempo. A cozinha é sagrada tanto quanto o altar, por conseguinte, nunca deve estar suja.
10.                  Leve coberto com um lenço o prato do Senhor para que ninguém veja a oferenda.
11.                  Quando a oferenda sai do altar pode começar sua distribuição.
12.                  Todas as mesas devem ser limpas depois de seu uso.
13.                  Os pratos, panelas e talheres devem ser lavados depois de seu uso; não deixe pratos sujos  por toda parte; retire os pratos e copos descartáveis depois de seu primeiro uso.
14.                  Srila Prabhupada quer que cozinhemos e limpemos simultaneamente, assim ao terminar de cozinhar, tudo estará limpo.
15.                  As prateleiras devem ser limpas uma vez por semana.
16.                  Os fornos devem permanecer impecáveis; limpando sua a superfície diariamente. Tenha certeza que foram desligados depois de seu uso.
17.                  Os alimentos secos que se conservam fora do congelador devem estar em potes.
18.                  Limpe a geladeira regularmente.
19.                  O lixo deve ser tirado diariamente.
20.                  Deve existir sempre duas pias: um denominado limpa e outro contaminada. A primeira deve-se utilizar para lavar panelas, alimentos ou qualquer coisa da cozinha. A segunda deve-se utilizar para lavar os pratos e as mãos. A boca, o rosto e os pés devem lavados no banheiro.
21.                  Lave abaixo dos aquecedores e das geladeiras uma vez ao mês.
22.                  Srila Prabhupada diz: “Cada quarto deve estar limpo como um espelho, do contrário você está convidando os ratos: Tenha cuidado!”
DISTRIBUIÇÃO DE PRASADA
Srila Bhaktivinoda Thakura compôs  uma bela oração para honrar a prasada antes de comer
śarīra abidyā-jāl, jodendriya tāhe kāl,

jīve phele visaya-sāgore

tā'ra madhye jihwā ati, lobhamoy sudurmati,

tā'ke jetā kathina samsāre
krsna baro doyāmoy, koribāre jihwā jay,

swa-prasād-anna dilo bhāi

sei annāmrta pāo, rādhā-krsna-guna gāo,

preme dāko caitanya-nitāi
“Este corpo de ignorância,
Nos enreda nos sentidos,
E ao oceano sensorial nos lança,
A língua ali é um perigo,
Por insaciável e obstinada,
Custa muito conquistar-la,
Mas o muito bondoso Krsna,
Nos ajuda a rendê-la,
Dando-no sua deliciosa prasada,
Esse rico alimento prova,
E Radha Krsna celebra,
E com muito amor exclama:
Jay Caitanya Nityananda.
Bhagavan prasada ki jay!”

O grihastha védico tinha que chamar na frente da sua casa se alguém queria comer prasada, e qualquer um que aparecesse era convidado; O famoso Rei Ranti Deva numa prova dos semideuses, estava disposto a morrer de fome para alimentar a todo aquele que viesse, inclusive os cães.


A ordem vaisnava de servir a prasada é a seguinte: Primeiro visitantes de honra, sannyasis e autoridades simultaneamente; depois os brahmanas, visitantes, devotos iniciados e bhaktas. As matajis são servirdas num lugar aparte dos devotos. Não existe comparação com a misericórdia do Senhor. A prasada não se contamina e pode aceitar-se em qualquer lugar e a qualquer hora, menos dentro da cozinha ou na frente da Deidade.
Ao comer prasada tenha em mente o seguinte:
1.  Lave suas mãos antes e depois de comer.
2.  Aceite prasada com humildade.
3.  Não permita que a colher de distribuir a prasada toque seu prato.
4.  Observe a ordem de servir antes mencionada.
5.  Nunca deixe restos de prasada nos pratos, nem os jogue no lixo.
6.  Não deixe os pratos sujos em qualquer lugar e limpe o lugar onde comeu.
7.  Nunca coma mais do que seu corpo precisa; o excesso de prasada causa cansaço, preguiça, e é irresponsabilidade e abuso.
Prasada é a misericórdia do Senhor Supremo Sri Krishna, e todos são muito atraídos por esta misericórdia. Srila Prabhupada dizia que Srimati Radharani cozinha para Krishna e na cozinha dela nunca se fala nada desnecessário. Devemos fazer felizes a todos os que servimos.
O devoto que serve, oferece a prasada com palavras doces até que a pessoa não aceite mais. Para os visitantes, se serve primeiro pequenas quantidades de prasada, para não desperdiçar, mas se o visitante quer mais, servimos a quantidade que ele consiga comer. Primeiro se servem os líquidos; esta é a forma correta. Tenha certeza de que quem está comendo se sinta confortável.
Nunca toque com a concha de servir  o prato de comer; o prato é muito contaminado e pode contaminar a concha, depois a panela e assim tudo ficará contaminado. A prasada não se contamina, mas a colher e a panela de Krishna sim. Devemos servir os remanentes de Krishna e do Mestre Espiritual (no caso de visitantes, deve lhes servir à parte).  Os pratos se apresentam já servidos. Depois que vão embora, deve-se limpar o lugar com água (a limpeza é o mais próximo à Deus). É melhor que os devotos que sirvam prasada comam primeiro, se com isto apresentarem melhor atenção neste importante serviço (embora não seja o correto, levamos em conta as circunstâncias). Não esqueça o dito popular “barriga cheia, coração contente”; quem é tratado com atenção e carinho, não esquece de Krishna e Seus devotos. Servir prasada é misericórdia para vocês, aproveitem para servir e fazer felizes aos devotos, visitantes, cozinheiros e presidentes de templos.
COMO OFERECER PRASADA NA SUA CASA
Utilize um prato novo para o uso particular do Senhor Supremo; ponha as preparações bem arrumadas no prato; se possível, coloque uma folha de Tulasi Devi em cada preparação. Leve o prato a seu altar (no altar devem ter retratos de seu Guru, Pancatattva, Srila Prabhupada, Srila Sridhara Maharaja, e de Radha e Krishna); ofereça também uma flor ao Senhor. Dando reverências, cante três vezes os seguintes mantras acompanhado com o toque de um sino:
O mantra de seu Mestre espiritual, O mantra de Srila Prabhupada, Namo Maha Vandanyaya... Namo brahmanya devaya (para ver os mantras completos consulte o Cancioneiro Vaisnava)
Espere dez minutos para que o Senhor coma. Depois, regresse à oferenda dando três batidas de palmas, retire o prato e limpe o altar. Devolva os remanentes do Senhor a cada uma das preparações respectivas e lave os pratos do Senhor antes de começar a distribuir a prasada.
ACEITAR PRASADA É UMA FESTA ESPIRITUAL
Colabore para que isto seja uma realidade, já que desta maneira todos desfrutarão ao satisfazer sua alma na associação dos devotos, honrando os deliciosos remanentes do Senhor Supremo. Existem muitas considerações do Ayurveda, ou medicina védica, sobre como se alimentar com saúde e de forma balanceada. Esta ciência recomenda que os líquidos sejam tomados antes dos sólidos, para que não se apague o fogo da digestão. Na Índia, há diferentes costumes em relação a alimentação. O importante, é que devemos comer só prasada e não ingerir nenhuma classe de bhoga preparado pelos karmis, já que vai trazer o karma e a luxúria deles ao nosso coração. Ao viajar, podemos oferecer frutas. Não se preocupe, já que Krishna faz todos os arranjos; só se renda a Ele e todos os problemas se acabarão.
CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE COZINHA E PRASADA
1.  Srila Prabhupada diz: “Krishna não necessita de uma excelente oferenda; Ele aprecia o esforço sincero; uma cozinha limpa é mais importante que uma excelente oferenda; Se a cozinha se mantém limpa e organizada, a oferenda será excelente e agradável. Se fazemos excelentes oferendas, mas a cozinha se encontra suja, Krishna não Se satisfaz com esta oferenda”. Releia uma e outra vez esta dica até que a entenda.
2.  Perguntaram a Srila Prabhupada: “Se enquanto nós estamos cozinhando tocamos nossas roupas, devemos lavar as mãos?”.. Srila Prabhupada respondeu: “Se sua roupa está limpa, não há necessidade de lavar as mãos; mas se suas roupas estão sujas, você nem devia estar na cozinha”.
3.  Um devoto perguntou a Srila Prabhupada sobre como fazer para que os devotos lavem seus pratos imediatamente depois de comer, e Srila Prabhupada respondeu: “A ordem do Mestre Espiritual é suficiente”.
4.  Leia de novo as sugestões  de limpeza.
5.  Que a prasada nunca seja desperdiçada, do contrário não é uma prática vaisnava.
6.  Antes de tomar prasada, faça uma limpeza.
7.  A prasada deve ser guardada durante a noite; se você for o último a comer prasada, tenha certeza que está bem guardada na geladeira ou no local específico.
8.  Nunca tome prasada no prato em que se oferece à Deidade; primeiro deve ser colocado em outro recipiente.
9.  Deve-se tentar manter toda a área da prasada o mais limpo possível todo o tempo.
10.                Geralmente, os cozinheiros deixam a cozinha tão limpa como a encontraram, é um privilégio cozinhar para Krishna.
11.                Só tente seguir as instruções que nos deu Srila Prabhupada sobre a etiqueta, limpeza, organização e eficiência na cozinha de Krishna.
12.                O lixo sempre deve ser colocado na lixeira. Nunca deixe sacos de lixo ou caixas fora da área designada.
13.                Quando terminar de ler estas regras, leia-as de novo e aplique-as.

Veículos

1.  Todos os veículos devem ser limpos diariamente pelos devotos encarregados. No interior dos veículos não deve ser deixado guirlandas, prasada, nem desperdícios, etc.
2.  Os devotos de sankirtan com veículos designados devem limpar interiores, vidros e pisos, ao menos uma vez por semana.
3.  Mantenha os veículos de Srila Prabhupada tal como ele desejava para transportar seus livros. Ele não permitia distribuir livros em veículos sujos e cheios de lama.
4.  Manter sempre os veículos com mais de um quarto do tanque cheio; assim rodam melhor.
5.  Dirija de acordo com as velocidades corretas, em especial em nossa vizinhança, por favor.
6.  Ninguém deve dirigir sem carteira.
7.  Conduza defensivamente. Os passageiros nem devem sentir que estão num carro.
8.  Dirigir significa responsabilidade pela vida dos demais e pelo veículo de Krishna. Tenha certeza que o carro se encontra em boas condições. Investigue o perfeito bem-estar do carro antes de sair (freios, água, óleo, ar, gasolina, etc.).
9.  Não dirija sob nenhum perigo.

Vizinhança

1.  Não devemos perturbar os vizinhos do Templo por atuar sem cortesia.
2.  Não se deve manobrar um veículo dentro de seus prédios, ou obstaculizar as entradas de suas garagens.
3.  Mantenha contato com eles, dando informação sobre os próximos eventos ou simplesmente dê prasada, como biscoitos, bolinhas maravilhosas, etc.
4.  Nossos vizinhos não apreciam ver o lixo na frente do Templo toda a semana.
5.  Devemos ter cuidado em manter nossos próprios jardins e entradas adequadamente, de maneira que os vizinhos não tenham queixas por nenhum motivo.
6.  As matajis não devem deixar que seus filhos esqueçam ou percam brinquedos ou bicicletas, etc., frente às casas dos vizinhos. Guarde-os sempre.
7.  Tudo pertence a Krishna, no entanto isto não dá direito a roubar as flores dos jardins dos vizinhos.
8.  O vaisnava (alma espiritual consciente de Krishna) têm que obedecer também as regras e leis da região.
9.  Não pregue aos vizinhos. Só se a autoridade o ordena.

Ofensas contra o Santo Nome

As ofensas contra o Santo Nome que devem ser evitadas são as seguintes:
1.  Blasfemar os devotos que dedicam suas vidas à propagação ou difusão do Santo Nome do Senhor.
2.  Considerar que os semideuses tais como o senhor Brahma ou o senhor Shiva, são iguais ou independentes do Senhor Vishnu.
3.  Desobedecer às ordens do Mestre Espiritual.
4.  Blasfemar a literatura védica ou aquela que concorda com a versão védica.
5.  Considerar imaginárias as glórias do Santo Nome do Senhor.
6.  Dar alguma interpretação ao Santo Nome do Senhor.
7.  Realizar atividades pecaminosas pensando em anulá-las com o canto do Santo Nome do Senhor.
8.  Considerar o canto do Santo Nome como uma das atividades ritualísticas que se oferecem na seção karma-kanda dos Vedas.
9.  Pregar a pessoas carentes de fé.
10.                Não ter plena fé no canto do Santo Nome e manter apegos materiais mesmo depois de ter recebido tantas instruções ao respeito.
Também é ofensivo cantar sem a devida atenção, ou simplesmente não cantá-lo . Todo devoto que aspire a ser um vaisnava deve evitar cometer estas ofensas para conseguir o êxito desejado, prema-bhakti amor puro por Radha e Krishna.

Ofensas na Adoração

Devemos evitar as seguintes ofensas no serviço do Senhor Supremo:
1.  Não se deve entrar no Templo da Deidade com sapatos.
2.  Não se deve deixar de celebrar diversos festivais para o prazer da Suprema Personalidade de Deus, tais como o Janmastami, Ratha-yatra, etc.
3.  Não se deve evitar prostrar-se ante a Deidade.
4.  Não se deve entrar ao Templo sem ter lavado as mãos e os pés depois de comer.
5.  Não se deve entrar ao Templo num estado contaminado (de acordo com a escritura védica, se alguém da família morre, toda a família se contamina por algum tempo segundo sua posição social. Se a família é brahmana, seu período de contaminação é de doze dias; para os ksatriyas e vaisyas é de quinze dias, e para os sudras é de trinta dias)
6.  Não devemos prestar reverências com uma mão só.
7.  Na frente de Sri Krishna, não se deve começar a caminhada ao redor do Templo. (Esse parikrama deve começar por fora do Templo – partindo do lado direito da Deidade e dar a volta. Tal processo deve ser executado pelo menos três vezes ao dia).
8.  Não devemos esticar as pernas na frente da Deidade.
9.  Não devemos sentar-nos ante a Deidade segurando os tornozelos, os cotovelos ou os joelhos com as mãos.
10.                Não devemos nos deitar na frente da Deidade de Sri Krishna.
11.                Não se deve aceitar prasada diante da Deidade.
12.                Nunca se deve mentir diante da Deidade.
13.                Não se deve falar em voz alta diante da Deidade.
14.                Não se deve falar com os demais diante da Deidade.
15.                Não se deve chorar nem uivar diante da Deidade.
16.                Não se deve repreender nem disputar diante da Deidade.
17.                Não se deve brigar com ninguém diante da Deidade.
18.                Não se deve dar caridade aos mendigos diante da Deidade.
19.                Não se deve falar asperamente com outros diante da Deidade.
20.                Não se deve usar casacos ou outros tecidos de pele diante da Deidade.
21.                Não se deve louvar nem elogiar a ninguém na frente da Deidade.
22.                Não se deve dizer palavras feias diante da Deidade.
23.                Não se deve expelir ventosidades (gases) diante da Deidade.
24.                Não devemos deixar de adorar à Deidade, de acordo com os meios que o Senhor nos dá. O Bhagavad-gita afirma que o Senhor se satisfaz mesmo se um devoto lhe oferece uma folha ou um pouco de água. Esta forma que o Senhor prescreve é aplicável universalmente, ainda para o homem mais pobre. Mas isso não significa que aquele que tem suficientes meios para adorar ao Senhor muito esmeradamente deva adotar este método e tentar satisfazer ao Senhor simplesmente oferecendo água e uma folha. Se alguém tem meios suficientes, deve oferecer belas decorações, belas flores, boa comida e deve observar todas as cerimônias. Não é que devamos tentar  satisfazer ao Senhor Supremo só com um pouco de água e uma folha, e gastar consigo todo o dinheiro para a agradar seus sentidos.
25.                Não se deve comer nada que não esteja oferecido primeiro a Krishna.
26.                Não se deve deixar de oferecer frutas frescas e grãos a Krishna, segundo a estação.
27.                Depois de cozinhar, não se deve oferecer nenhum alimento a ninguém se não tiver  sido oferecido primeiro à Deidade.
28.                Não devemos sentar dando as costas à Deidade.
29.                Enquanto se oferece reverências ao Mestre Espiritual, não devemos permanecer em silêncio. Devemos recitar em voz alta as orações do Mestre Espiritual de maneira que não atrapalhe os outros.
30.                Na presença do Mestre Espiritual, não devemos deixar de oferecer louvores.
31.                Não devemos nos louvar na presença do Mestre Espiritual.
32.                Não devemos desdenhar os semideuses diante da Deidade.
OFENSAS DO VARAHA PURANA QUE TAMBÉM DEVEM SER EVITADAS:
1.  Não se deve tocar à Deidade num quarto escuro.
2.  Não se deve deixar de seguir estritamente as regras e regulações em relação à adoração da Deidade.
3.  Não se deve entrar ao Templo da Deidade sem primeiro fazer algum som.
4.  Não se deve oferecer à Deidade nenhum alimento que tenha sido visto pelos cães ou outros animais inferiores.
5.  Não se deve romper o silêncio enquanto a adoração esteja sendo feita.
6.  Não se deve urinar nem evacuar enquanto esteja ocupado na adoração.
7.  Não se deve oferecer incenso sem oferecer alguma flor.
8.  Não se deve oferecer flores inúteis, que não têm fragrância.
9.  Não devemos esquecer de lavar os dentes cuidadosamente todos os dias.
10.                Não se deve entrar no Templo logo após ter tido relações sexuais.
11.                Não se deve tocar em uma mulher durante seu período menstrual.
12.                Não se deve entrar no Templo depois de ter tocado um cadáver.
13.                Não se deve entrar no Templo vestindo roupas de cor azul ou vermelho, ou que não tenham sido lavadas.
14.                Não se deve entrar no Templo depois de ver um cadáver.
15.                Não se devem expelir ventosidades dentro do Templo.
16.                Não se deve estar bravo dentro do Templo.
17.                Não se deve entrar ao Templo depois de ter visitado um crematório.
18.                Não se deve arrotar frente à Deidade nem entrar  no Templo sem ter feito a completa digestão da comida.
19.                Não se deve fumar maconha.
20.                Não se deve usar ópio nem entorpecentes similares.
21.                Não se deve entrar no quarto da Deidade ou tocar o corpo da Deidade depois de ter untado óleo no corpo (inclui hidratantes).
22.                Não se deve desrespeitar uma escritura que ensina acerca da supremacia do Senhor.
23.                Não se deve promover nenhuma escritura contrária.
24.                Não se deve mastigar betel diante a Deidade.
25.                Não se deve oferecer uma flor que tenha sido guardada numa vasilha suja.
26.                Não se deve adorar ao Senhor estando sentado diretamente no chão; é necessário  ter algo para sentar-se, como um tapete.
27.                Não se deve tocar à Deidade antes de ter tomado banho por  completo.
28.                Não devemos decorar a testa com tilaka de três linhas.
29.                Não devemos entrar ao Templo sem ter lavado as mãos e os pés.
30.                Não se devem oferecer alimentos cozinhados por alguém que não é vaisnava.
31.                Não se deve adorar à Deidade diante de alguém que não seja devoto. Não devemos adorar ao Senhor enquanto vejamos alguém que não seja devoto.
32.                Não devemos dar banho ás Deidades com água que tenha sido tocada pelas unhas ou pelos dedos. Deve-se começar a adoração do semideus Ganapati, que afasta os impedimentos da execução do serviço devocional.
33.                Não se deve passar por acima das flores oferecidas à Deidade.
34.                Não se deve fazer um voto com o nome de Deus.
DE MANEIRA CUIDADOSA DEVEMOS EVITAR AS DIFERENTES CLASSES DE OFENSAS.

As Reverências

Em relação a como adorar e oferecer reverências há muitas instruções:
1.  No “Arcana-kana”, publicado pelo ISEV, se ensina como adorar à Deidade corretamente.
2.  Estudando “A Verdade sobre o Guru” se pode entender a relação entre o discípulo e o Mestre Espiritual.
3.  Devemos oferecer reverências as Deidades com o lado esquerdo do nosso corpo.
4.  Oferecemos reverências ao Mestre Espiritual com nossa testa no chão.
5.  Oferecemos reverências aos semideuses com o lado direito do corpo.
6.  As reverências se distingue de acordo a sua atitude. O grau de respeito com alguém pode ser percebido na forma de lhe oferecer reverências.
7.  O máximo respeito se observa no dandavat (significa cair como um pau, com a cabeça no chão). Sempre devemos pronunciar o mantra pranama de nosso Diksa-guru e outros mantras que nos inspirem no momento.
8.  O prema-dvani é a reverência pronunciadas depois de um kirtan em glorificação de toda a consciência de Krishna. O devoto começa com seu Diksa-guru, segue com o Parama-guru, e assim sucessivamente.
9.  A etiqueta védica prescreve que ao ver um sannyasi pela primeira vez no dia, deve-se oferecer reverências ou jejuar todo o dia. Os grihastas também são considerados muito afortunados se um sannyasi abençoa seu lar com uma visita (veja como receber visitantes).
10.                O devoto somente oferece reverências aos semideuses com a compreensão de que eles também são devotos do Senhor.
11.                Devemos orar à Deidade para obter devoção pura.

Ofensas contra o Lugar Sagrado (Dham)

1.  Desdenhar ou desrespeitar o Guru que é o revelador do Santo Dham.
2.  Pensar que o Santo Dham é temporal.
3.  Cometer violência contra qualquer residente do Santo Dham ou contra qualquer outro peregrino que chegue ali, ou pensar que são pessoas ordinárias, mundanas.
4.  Executar atividades mundanas enquanto mora no Santo Dham.
5.  Ganhar dinheiro ou fazer algum negócio com a adoração da Deidade ou com o canto do Santo Nome.
6.  Pensar que o Santo Dham pertence a um país ou província mundanos, tais como Bengala, etc., ou pensar que o Dham do Senhor é igual a um lugar santo relacionado com algum semideus ou tentar medir a área do Dham.
7.  Cometer atos pecaminosos enquanto se encontra no Dham.
8.  Considerar que Vrindavana e Navadwipa são diferentes.
9.  Blasfemar contra os sastras que glorificam o santo Dham.
10.                Não ter fé e pensar que as glórias do santo Dham são imaginárias.

Humildade e trato com os devotos

Um devoto orgulhoso não é apreciado por Krishna. No Siksastaka, Sri Cheitanya Mahaprabhu explica:
trinad api sunîcena, taror api sahisnunâ
amaninâ mânadena, kirtanîyaì sadâ hariì
“Deve-se cantar o Santo Nome do Senhor num estado mental humilde, considerando-se mais baixo que a folha seca da rua; ser mais tolerante que uma árvore, estar isento de todo sentimento de vaidade, e estar disposto a oferecer respeitos aos demais. Em semelhante estado mental, pode-se cantar o Santo Nome do Senhor constantemente”. Um devoto oferece respeito a todos os seres, mas não espera respeito para si.
No “Néctar da Devoção”, Srila Rupa Goswami explica: “Um devoto honra na mente a qualquer pessoa que canta o Santo Nome, ele oferece suas humildes reverências a todos os devotos que são iniciados e praticantes do bhakti-yoga, se refugia nos devotos que estão livres da tendência de criticar os demais”.
Outra discrição geral, é que o devoto ajuda ao menos avançado, faz amizade com seus iguais e tenta seguir as misericordiosas instruções dos devotos mais avançados. O serviço aos devotos, garante o avanço em direção a meta suprema. Devemos tentar  satisfazer Srila Prabhupada e Srila Sridhara Maharaja; com nosso esforço sincero.  Eles, se satisfeitos, podem levar-nos ao mundo espiritual. Servir aos devotos quer dizer servir também ao devoto do devoto. Esta é verdadeira humildade.
É fácil glorificar alguém que se encontra longe e que não exige nada de nós. Nosso bhakta-seva deve manifestar-se em nossa atitude com os devotos que nos rodeiam. Levantar a voz, gritar, brigar ou invejar os devotos, são atitudes não gratas. Em geral, são produto de uma luxúria extremamente frustrada. Aqui há algumas regras:
1.  Entre gostos não há desgostos.
2.  As diferenças entre os devotos são, muitas vezes, transcendentais. Um deles pensa que Krishna quer isso, e o outro pensa que Krishna quer outra coisa, mas na verdade Krishna quer ambas e muito mais.
3.  Krishna sabe tudo; Ele não entender mal a ninguém.
4.  Quando minha fé na autoridade é frágil, devo consultar a próxima autoridade para proteger minha vida espiritual.
5.  Nunca toleres fofocas. Quem fala algo que pessoalmente não viu é nosso inimigo número um. Das fofocas vem às políticas, das políticas vem à divisão e da divisão tudo se acaba, diz Srila Bhaktisidhanta Sarasvati.
6.  Você deve ser estrito consigo e misericordioso com os demais.
7.  Não deixe que a paixão ou a ignorância se infiltre na sua forma de falar porque esses são os inimigos do nosso jovem bhakti.
8.  Corrigir os outros só é válido quando você pode obter o resultado desejável. Este resultado desejável significa que a pessoa aceita a correção de maneira entusiasta. Dar boas instruções a um tolo lhe deixa bravo. No caso de não poder corrigir alguém com êxito busque outra pessoa mais apta para fazer isso.
9.  Qualquer idiota pode mandar embora alguém do Templo, mas só um grande devoto nos pode salvar de Maya.
10.                Não fique bravo com ninguém, nem com os karmis, já que cada ser é potencialmente um devoto, uma jóia preciosa antes de ser talhada ou polida.
11.                Se alguém vê algo mau, sua obrigação é denunciar o quanto antes à autoridade apropriada.
12.                A relação dos devotos com as matajis deve estar protegida pelo respeito e a harmonia. O devoto(a) deve preservar a castidade, sendo estrito mas nunca desagradável.

Como cantar Japas

1.  Tente se concentrar no som trascendental.
2.  Cante no Templo sem permitir que sua mente escape.
3.  Canta de maneira que possa escutar.
4.  Ore por cantar sem ofensas.
5.  Estude o “Hari Nama Cintamani” de Srila Bhaktivinoda Thakura.
6.  Cantar sem fazer serviço é algo como balas de festim que só fazem barulho, dizia Srila Sridhara Maharaja.
7.  Não tente imitar a Haridas Thakura; siga as ordens de seu Mestre Espiritual.

Receber Visitantes

Na sociedade védica, a recepção de visitantes na casa ou no Templo é uma atividade muito importante. Seja em nosso lar ou no Templo, sempre que recebemos  um visitante devemos observar muitas regras e regulações da etiqueta vaisnava. O nível de importância do visitante acrescenta os conselhos dados por Srila Prabhupada. Receber devotos do Senhor se considera muito auspicioso, e lhes tratar bem e agradá-los traz de maneira automática, benções a todos os anfitriões.
Em nossa Sociedade pela Conciência de Krishna, receber visitantes é muito importante, porque o caráter de todos os Templos é convidar às pessoas para mostrar-lhes a beleza da cultura védica e do processo de bhakti-yoga. Srila Prabhupada conquistou os corações de muitos simplesmente tratando-os com carinho e oferecendo hospitalidade Vaisnava, coisa inigualável neste mundo. Os devotos devem tornar-se espertos em agradar aos visitantes; este é o êxito de nossa pregação. A arte de receber visitantes se divide em diferentes categorias: A primeira consiste em recebê-los com doces palavras. Supõe-se que o visitante atravessou muitas dificuldades para chegar, e está cansado; por esta razão, lhe é oferecido primeiro um assento para que descanse.
Em seguida devemos oferecer algo como um refresco, suco, e se não há nada, pelo menos um copo de água. Depois de perguntar sobre seu bem estar, pode-se oferecer algo para comer. As recepções dos Templos sempre devem estar equipadas de prasada para oferecer aos visitantes. Srila Prabhupada escreveu numa de suas cartas, que a cozinha do templo é administrado por Srimati Radharani e na Sua cozinha nunca falta nada.
Esta é a forma mais simples de receber um visitante. Qualquer pessoa que seja atendida desta maneira jamais sairá insatisfeita do Templo. Um visitante jamais deve escutar palavras bruscas ou receber indiferença do anfitrião porque isto o afastaria, e não queremos que ninguém vá embora; desejamos que as pessoas se inspirem com idéia de refugiar-se em Krishna. No caso da pessoa ser importante há outros aspectos que devem ser considerados, elementos adicionais aos que já foram recomendado:
1.  Cantar o Santo Nome do Senhor para celebrar as boas vindas.
2.  Perguntar ao devoto que chega sobre os passatempos de Krishna e sobre o processo da auto-realização.
3.  Acompanhar o devoto para que possa ter o darshan das Deidades.
4.  Perguntar-lhe se tem alguma necessidade como água para banhar-se, roupa limpa, implementos para a limpeza pessoal ou para seu descanso.
Na etiqueta védica há outros pontos importantes para receber pessoas extraordinárias, tais como lavar seus pés, oferecer uma cadeira especial e dar-lhes uma atenção muito diferenciada. Mas no Ocidente essas atenções são mal entendidas. Uma guia geral é que o visitante deve estar muito cômodo. A opulência de nossa hospitalidade não é o que determina a qualidade, e sim a sinceridade, o carinho e o desejo de agradar. É isso que vale.
Há muitas histórias relacionadas com isto que enfatizam a importância da sinceridade e o bom desejo para receber bem convidados. Krishna, por exemplo, não aceitou a festa opulenta que Duryodhana tinha preparado, mas quis o arroz que ofereceu o brahmana Sudhama, Ele comeu com muito gosto. Então, o importante não é nossa riqueza ou pobreza e sim que queiramos agradar aos demais. Krishna diz no Bhagavad-gita (9.26):
patram puspam phalam toyam
yo me baktyâ prayacchati
tad ahaê bhakty-upahètam
aänâmi prayatâtmanaì
“Se alguém Me oferece, com amor e devoção, uma folha, flor, fruta ou água, Eu a aceitarei”. Srila Prabhupada tem muito amor com todas as almas condicionadas, e por isso se sacrificou para trazer a Consciência de Krishna ao Ocidente. Esta alma (o visitante que vai pela primeira vez no templo ou escuta de Krishna) que chegou agora a nós tem a oportunidade de apreciar a Srila Prabhupada e o bhakti-yoga. Nesta oportunidade, devo tentar fazer da vida dele um êxito com todo meu esforço. Se não faço isto, como vou pagar Srila Prabhupada pela misericórdia que ele me deu? O serviço aos devotos, bhakta-seva, é considerado mais importante que o serviço direto a Krishna.

Como pregar Harinama Sankirtan

O resultado na pregação depende mais da pessoa que a recebe.
Nos pontos antes mencionados explicamos a etiqueta vaisnava. Agora vamos a analisar a maneira que devemos apresentar a filosofia de Sri Krishna a estes visitantes. Nem todas as pessoas podem ser tratadas da mesma maneira. Obviamente que a melhor maneira de julgar uma pregação é por seu resultado. Há devotos que pregam muito forte e com êxito e há outros que pregam muito suave e também atraem pessoas a Krishna. Por isso não há regra fixa de como devemos pregar. Nem todas as pessoas podem ser tratadas igualmente, isto é muito importante. Primeiro que tudo, para apresentar a filosofia, é bom saber quem é  e o que está buscando, porque veio ao Templo. Devemos pregar só se recebemos as instruções para este serviço por parte das autoridades. No caso de que não tenhamos sido autorizados, devemos levar o visitante até um devoto devidamente autorizado.
Ao atuar, um devoto sempre deve pensar: “Que faria meu Mestre Espiritual nesta situação? Como deveria atuar sem meu Mestre Espiritual estivesse aqui presente?” Todas estas considerações podem ajudar-nos a conseguir a conclusão correta para um bom comportamento. Sempre que pregamos a alguém devemos ter a confiança de que sim somos capazes de convencê-la a torná-la devota de Krishna.



Dizer ao homem que vem verificar o registro da luz que “se não deixar de comer cadáver você vai para o inferno” não é útil. O principal problema na pregação é a própria imaturidade dos devotos. Há devotos fanáticos que pensam que se o visitante não aceita os quatro princípios regulativos na primeira conversa já é um caso perdido. Também existem devotos que estão inseguros de sua própria vida espiritual e se lamentam com os visitantes acerca de seus problemas. Estas situações precisam ser evitadas. Deve-se aprender a pregar estudando os livros de Srila Prabhupada. Não se deve especular sobre a filosofia. Se receber uma pergunta que é complicada para seu alcance, não deve tentar especular a resposta só por manter uma imagem (ego falso); melhor é admitir que é um novato e dirigir a pergunta a um devoto maior para que seja devidamente respondida.
Se um devoto maior se encontra pregando, os demais devotos devem aproximar-se humildemente e não devem intervir, ou interferir na pregação. Recordemos que ninguém prega melhor que Srila Prabhupada e Srila Sridhara Maharaja, e por isto nenhuma pessoa deve falar sem se sustentar nos livros. O ponto principal em nossa pregação é comunicar as pessoas a necessidade de distribuir estes livros a todos. Se um devoto maior vê um devoto imaturo ou novato apresentando a filosofia de maneira incorreta, deve lhe corrigir, e o devoto menor deve imediatamente passar a pregação ao irmão maior. Os devotos jamais devem brigar na frente dos visitantes (nem em nenhum lugar). Grosserias, luxúria ou cobiça exibidas diante dos visitantes, por exemplo na hora da prasada, é uma grande vergonha, além de ser contraproducente para a pregação.
Muitas vezes Srila Prabhupada disse que se sua missão tivesse como resultado só um devoto puro do Senhor seu esforço seria um êxito.
Devemos aprender muitos versos autorizados e autênticos dos livros para comprovar a filosofia. Isto é pregação com qualidade. Claro que também é necessário praticar o que esteja pregando, na forma de um comportamento excelente, uma apresentação limpa e fidelidade total as instruções de Sri Guru e Gouranga.
Pregar é a essência, saborear puro néctar. Um devoto que é alegre e entusiasta para pregar as glórias de Sri Krishna, sempre avançará no processo da Consciência de Krishna. Devemos buscar as oportunidades de pregação como programas de namahata (casas de amigos ou devotos externos), conferências em colégios e universidades e nos Templos. Tornem-se Vaisnavas compassivos, tenham o desejo de pregar e glorificar ao Senhor Supremo; assim, a lamentação de maya desaparecerá em vocês. Para os ansiosos em tornarem-se bons pregadores, lhes recomendamos:
1.  Pracanamrta, o livro dos versos mais importantes para a pregação, publicado pelo ISEV.
2.  “Pregar é a essência” por sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada e todos seus comentários sobre a pregação, também do ISEV.
3.  “A Ciência da Auto realização”: é a apresentação da filosofia da Consciência de Krishna em relação a muitos aspectos da vida.
No caso de que algum visitante esteja interessado em pernoitar no Templo deve pedir permissão da autoridade responsável. Ninguém deve permanecer nos Templos se não tem papéis de identificação, os quais deverão ser depositados na administração por todo o tempo de sua permanência.
HARINAMA
Quando saímos a Harinama, nos situamos nos olhos do mundo. Sigam as seguintes regras
1.  Não levem devotos mal vestidos.
2.  Só devem utilizar os instrumentos musicais àqueles devotos que sabem tocá-los. Evitem a especulação em tudo. Pureza diante de todos.
3.  As crianças não devem ir sem um adulto responsável a seu lado.
4.  As crianças que chorarem, devem desaparecer imediatamente.
5.  O líder dá instruções e dirige a dança; todos devem seguir-lhe.
6.  Quando os devotos dançam como loucos, devem ser corrigidos imediatamente.
7.  Por cada Mridanga deve acompanhá-la 5 ou 6 Karatalas.
8.  Um devoto maior deve ocupar-se da ordem, e no caso de distúrbios, às mulheres devem estar sempre protegidas.
9.  Durante o momento da pregação os devotos devem escutar com toda atenção e sem movimentos desnecessários. De outra maneira, os karmis também não vão escutar.
10.                Dancem sempre de forma coordenada, façam formações em círculos completos ou em meia lua.
11.                As bolsas de Sankirtan devem estar sempre bem cuidadas e fora da vista dos karmis.
12.                Em caso de dificuldades, todos devem permanecer calados e esperar somente as ordens do líder.
SANKIRTAN - DISTRIBUÇÃO DO NECTAR ESPIRITUAL
1.  Recorde sempre a Sri Cheitanya Mahaprabhu e a Sri Nityananda.
2.  Krishna é o dono de tudo e você é Seu representante.
3.  Krishna está no coração de todos. Ore ao Senhor para que de maneira humilde possas distribuir livros a todos.
4.  Srila Prabhupada quer salvar todo o mundo. Não deixe nunca uma má impressão em ninguém. Jamais brigue com karmis, muito menos com autoridades.
5.  Aprenda a filosofia para que possa convencer homens inteligentes sobre a Consciência de Krishna.
6.  Quando os demônios atacarem só abandone o lugar, não se “enrole”.
7.  Você deve ser misericordioso e não ficar bravo.
8.  Não contemple os objetos dos sentidos.
9.  Lembre como sofreu Srila Prabhupada para salvar-nos.
10.                Esforce-se ao máximo, mas não se apegue aos resultados.
11.                Nunca esqueça a importância dos livros transcendentais.
12.                Não se apegue ao resultado como um trabalhador fruitivo.
13.                O quanto você ajudar essa missão determinará o início do seu caminho de sukriti (mérito) espiritual.
14.                Você devem distribuir e também ler os livros.

Conselhos pessoais - Sadhana Bhakti

Os devotos que desejam avançar devem seguir estritamente as regras do Sadhana Bhakti:
1.  Levantar-se antes das 4 da manhã.
2.  Assistir diariamente as conferências, em especial do Srimad Bhagavatam.
3.  Adorar a Tulasi Devi.
4.  Só associar-se com devotos.
5.  Assistir aos Aratis, Mangal-arati e Sundar-arati,
6.  Comer só prasada.
7.  Não associar-se com música, livros, filmes ou coisas mundanas, se não quiser arrancar sua nova devoção.

 

Administração Vaisnava

Os Vaisnavas representam e protegem o Senhor Krishna neste mundo. A dúvida ou a desconfiança entre Vaisnavas, em especial com respeito a laksmi (dinheiro espiritual) ou os bens do Senhor, são indesejáveis.
Srila Prabhupada estabeleceu as seguintes ordens para proteger-nos de tal desastre:
1.  Todas as doações ou coletas devem ser dadas na tarde, assim que chegar no templo, ao tesoureiro.
2.  Todos os fundos devem ser depositados na conta bancária do Senhor.
3.  Os gastos maiores de 50 dólares devem ser feitos sempre com cheque e com a assinatura de  no mínimo dois líderes do Templo.
4.  Os gastos pequenos são realizados pela caixa menor e respaldados por todas as notas fiscais e comprovantes.
5.  Todos os bens do Templo devem ser protegidos da possibilidade de roubos. A situação legal dos devotos deve estar em dia para manter uma segurança jurídica sempre.
6.  O ego não gosta de ser controlado, mas um devoto quer ser controlado para que seu ego perca o sentido do prestígio falso.
7.  Srila Prabhupada disse: “Muita devoção é sintoma de ladrão”.
8.  A confiança é indispensável mas o controle na medida que possível é a ordem de nosso Gurudeva.
9.  A oportunidade faz o ladrão.
10.                Os líderes de programas e templos devem fazer uma reunião semanal para coordenar e planejar a administração e as atividades para poder alcançar o êxito desejado. Devem participar nas reuniões semanais todos os devotos que se esforçam e que fazem um serviço estável para o programa ou templo. Sua voz e seu voto devem ser tidos em conta. Todos os programas devem sempre apresentar a contabilidade atualizada e de forma clara Esta contabilidade e todas suas operações devem ser da confiança de todos, já que assim inspira aos demais e se fortalece a pregação no êxito da missão de Srila Prabhupada, Srila Sridhara Maharaj, Sri Cheitanya Mahaprabhu, Paramadvaiti Swami e Harijan Swami. Srila Paramadvaiti Swami nos recorda: “A esposa do César deve estar por acima de qualquer suspeita”. Em todos os programas deve ser feito uma folha diária, sem preguiça.
Uma sociedade sem fins lucrativos tem a obrigação de apresentar ao governo contas de todas suas entradas e saídas em dinheiro e bens. Esta obrigação também está contida nos Estatutos da Sociedade. Nesta era corrupta as religiões também são  desacreditadas por seus interesses materialistas. Por isso, o devoto vaisnava, e em especial o líder, deve viver como um livro aberto e fora da possibilidade de dúvida em relação a algum interesse pessoal.

Regras para os devotos casados

1.  O matrimônio não é uma licença para gratificar os sentidos.
2.  O matrimônio é para ter filhos conscientes de Krishna, que sejam abençoados para o mundo.
3.  O matrimônio é para o casal se ajudar a avançar espiritualmente.
4.  O matrimônio não é uma permissão para interromper seu serviço devocional.
5.  O matrimônio não é uma razão para deixar a pregação ou abandonar a vida simples.
6.  O verdadeiro grihastha deve doar no mínimo  50% de suas entradas à propagação do movimento de Mahaprabhu. Recordem a famosa história de Kolaveca Sridhara, que obteve a misericórdia do Senhor.
7.  Ninguém deve conceber filhos se não é capaz de guiá-los até a perfeição da vida.
8.  Os casais só devem buscar ter filhos cinco dias depois da menstruação, uma vez por mês, depois de cantar cinqüenta (50) rondas de Japas. Assim se garante o êxito em trazer bons filhos.
9.  Os filhos concebidos fora dessas regras só trazem dores de cabeça e problemas à família.
10.                Os casais nunca devem ser informais em público.
11.                Os anticoncepcionais são demoníacos e proibidos. O único válido é o “não”.
12.                O divórcio não existe na Consciência de Krishna. Se alguém perde sua devoção, é um grande desastre.
13.                As crianças que não recebem guia e afeto de ambos os pais na Consciência de Krishna provavelmente buscarão sua sorte no mundo material.
14.                O esposo é Pati-guru, Mestre espiritual da esposa e da família. Isto só é válido se ele não contradiz as instruções do Guru e de Gouranga.
15.                Humildade e afinidade por servir aos Vaisnavas é o único que pode salvar um grihastha da inveja e do materialismo, do “poço escuro”.
16.                Os grihastas são responsáveis por educar seus filhos na Consciência de Krishna.
17.                Jamais tenha fé na educação materialista. Srila Prabhupada diz que as universidades são matadouros da alma.
18.                O impulso sexual é tão forte que os Vedas proíbem o pai de ficar sozinho num quarto até com sua própria filha.
19.                Com exceção dos professores, preferivelmente do mesmo sexo das crianças, nenhum outro adulto deve aproximar-se deles.
20.                A educação dos meninos deve ser separada das meninas.
21.                O grihasta deve fazer os arranjos necessários para conseguir a seguridade econômica de sua família. Em nenhum caso deve desproteger a sua família.

 

Te convidamos para um Festival

indiano inesquecível!

Todo domingo as 17h com entrada franca

Aos domingos, cantamos Mantras tocando doces instrumentos orientais e dançamos alegremente com nossos convidados. Depois, assistimos a uma palestra baseada na mais clássica obra sobre a ciência espiritual - o Bhagavad Gita. Em seguida assistimos a uma peça de teatro especialmente preparada para vocês sobre a Cultura Védica. Por fim, jantamos juntos e à vontade, saboreando Prasada (alimento espiritual oferecido ao Senhor Krishna). E no final da noite ninguém quer ir embora porque nos templos todos são tão bem recebidos. Venha viver esse Festival!

Centro Cultural Vrinda
R. Muniz de Sousa, 774
(Rua do Pq. da Aclimação)
Telefone: 55-11-5908-1361
vrindabr.blogspot.com


Para mais informações visite:
§  bhaktipedia-portugues.blogspot.com (biblioteca online de Bhakti Yoga)
§  harekrishnasp.blogspot.com (artigos sobre aspectos básicos da Consciência de Krsna)

Caso tenha alguma dúvida ou queira iniciar uma conversa escreva para vrindabr@ig.com.br