Vivência interna por Srila Sridhara Maharaj

-->


TODAS AS GLÓRIAS A SRI GURU E GOURANGA







VIVÊNCIA-INTERNA



                  UM LIVRO DE INICIAÇÃO



SRI SRIMAD BHAKTI RAKSAKA SRIDHAR DEVA-GOSWAMI MAHARAJ


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    ACHARYA DO SRI CHEITANYA SARASWAT MATH





            Prefácio



Cada um de nós precisa resolver o verdadeiro problema que é o sofrimento causado por nossa própria existência neste mundo mortal, A solução é bem conhecida daquelas almas especiais que estão verdadeiramente familiarizadas com a dimensão espiritual eterna, e aptas a partilhar isso com todos.

Neste livrete VIVÊNCIA INTERNA, está expressa a introdução a esse segredo.

Curvo-me em plena reverência a meu mestre espiritual Srila Bhakti Raksaka Srila Sridhara Deva Goswami Maharaj. Esta publicação foi compilada com adição de uma seleção de seus discursos recentemente gravados .

 

Srila Bhakti Raksaka Sridhara Deva Goswami Maharaj é um líder reconhecido por todas as escolas teístas e espiritualistas da era moderna.

Seus ensinamentos são profundos, em  nível de pós-graduação, mas ele gentilmente deu grande encorajamento e uma diretiva clara aos recém-chegados e que seriamente adotam o caminho rumo ao objetivo atingível de uma vida imortal e prazeirosa.

Existem cerca de duzentos publicações de seu pensamento e missão atualmente disponíveis em  todo o mundo em mais de uma dúzia de idiomas. Na maioria dessas publicações, presume-se que o leitor esteja familiarizado com as concepções envolvidas. Contudo, Vivência Interna foi em especial compilado como uma introdução a todos os pesquisadores sinceros, quer estejam ou não familiarizados previamente com tais tópicos.

Os leitores interessados em outras literaturas em formação estão convidados a se corresponder com a secretaria de qualquer de nossos principais centros mundiais.

Este livro esta sendo publicado (por primeira vez) no decorrer do ano do centenário de nascimento de meu Guru Maharaj, a fim de auxiliar com seus tesouros as almas sinceras de toda parte. Sendo seu servo-sucessor  e presidente Acharya de sua missão mundial, é meu principal dever, e também imenso prazer propagar seus ensinamentos e glórias.

Eu estendo minha apreciação e felicidade a Sripada Mahanananda Bhakti Ranjam por trazer ao público em geral este livrete Vivência Interna — uma das publicações introdutórias da missão.

É minha prece que esta compilação de textos seletos possa nutrir, e trazer a todos uma nova vida.



humildemente



Swami Bhakti Sundar Govinda

Sri Cheitanya Saraswat Math

Dia auspicioso do Ratta- Yatra de Jaganathadeva

30 de julho de 1995.





Parte Um



BUSCANDO A SOLUÇÃO





O princípio inato da vida é salvar o próprio eu, tornar-se imortal, sair da ignorância e se tornar feliz.

Neste mundo em que vivemos, nossa própria existência está sendo ameaçada a cada segundo; além disso, a ignorância ameaça cobrir nosso conhecimento; e estamos sempre sendo ameaçados  de sermos devorados pela miséria; esses são nossos inimigos sempre alertas, nossos inimigos de nascença que, constantemente, ameaçam-nos.

Temos de lutar contra eles de modo científico e encontrar o meio de nos livrarmos deles, pois estão ameaçando nossa própria existência, nosso próprio conhecimento e nosso próprio senso de felicidade.

Bhidyate hrdaya-granthis, chidyante sarvva-samsayah

ksiyante casya carmmani, mayi drste ‘khilatmani

(Srimad Bhagavatam :11.20.30)

Ao obtermos a solução adequada, todas as dúvidas desaparecerão. Tal solução — quase impossível e impensável — será encontrada na antiga escritura chamada Srimad-Bhagavatam.

Esse estágio é possível; e, no que consiste? Bhidyate hrdaya-granthis- todos os nós do coração serão desatados, corações repletos de diferentes apegos: atados a essa idéia, apegados a isso, ”eu gosto disso… eu gosto daquilo.”

Contudo, existe um tipo de conhecimento que pode descender até nós fazendo com que todos os apegos terminem imediatamente.

Subitamente, percebemos que todos esses nós são desnecessários. Sendo assim, Desatem-nos! Desatem-nos! pois eles são nossos inimigos. Precisávamos deles por pensar que eram nossos amigos e desejávamos nos amarrar a eles.  Desatem! Desatem! Desatem! Eles não são nossos amigos. Pelo contrário, todos são inimigos. Portanto, todos os vínculos do coração devem ser cortados.

Bhidyate hrdaya-ganthis é o primeiro estágio: o de livrarmo-nos de todos os vÍnculos da ação-karma. . No entanto, um camada, capa de conhecimento surgem no estágio seguinte, sarvva-samsayah de chidyante,;   existem tantas dúvidas, uma após outra; assim como a neblina  se dissipa, todas as dúvidas se dissiparão. Tal estágio existe: é a dimensão que está livre de todas as dúvidas.

Os Upanishads confirmam isso dizendo que:

yasmin jnate sarvvamidam vijnatam bhavati

yasmin prapte sarvvamidam praptam bhavati

tad vijijnasasva tadeva brahma



Questionar é bom, contudo, a inquirição deve ser adequada, feita de modo científico e apropriado, numa busca por algo especial que vai equipar a busca pelo todo. Venha  iniciar a busca desse algo que resolverá todos seus problemas.

Você busca por isso, busca por suas necessidades, busca por A, B, ou  C… dissipe todas essas idéias loucas, busque apenas por aquele algo único que trará satisfação total. Isso é possível.

Yasmin jnate sarvvamidam vijnatam bhavati- se soubermos esse pouco, tudo será conhecido, se obtivermos isso, tudo será alcançado. Será que tal coisa é possível? Sim, é possível. Quando obtivermos tal fé, teremos, então, a fé verdadeira: isso é shradha (Fé).

Se soubermos disso, tudo será sabido, se obtivermos isso, tudo estará obtido,  Assim, se você quiser ser um estudante, estude esse algo de característica absoluta, “a” característica. Não estude apenas o que é parcial, busque pelo todo, pela concepção do todo. Isso nos levará à compreensão — vai nos levar à polaridade predominante, à única unidade, à unidade com o todo: o qual, a partir de um único ponto, o todo de nossa concepção se governa, controla-se.  A unidade é o todo, e a unidade é o mestre do todo, e se eu posso me familiarizar com essa unidade, eu estarei familiarizado com o todo.

Estamos buscando pelo mestre da dimensão consciente.  Quase tudo depende de consciência.  Cada uma das sensações que provém das percepções externas dependem da consciência.  O que vemos, tocamos,  significa que a percepção, por meio dos olhos ou do toque ,etc.… tudo que experimentamos neste mundo é um feixe de percepções-sensações, e tudo isso tem ao fundo a consciência.

Desse modo, buscamos pelo mestre, o rei do mundo consciente.  Não temos o que fazer nesta dimensão mundana a não ser a busca pela causa, a causa primordial.

Em estágios diferentes da vida, existe uma gradação da causa até que se chegue à terra da beleza e do amor.  Somos destinados a esse mundo, de volta a Deus, de volta ao lar, de volta ao centro; lar não é apenas a fusão na consciência total

O plano da consciência só está no caminho.  Do mesmo modo que numa longa jornada existem muitas hospedarias pela estrada, assim também a consciência está pela estrada que segue até a terra do amor e da beleza,- a estrada de Krishna.  Temos de percorrer a consciência, então encontraremos doçura, anandam, rasa. É anandam  quem está no controle, e não a consciência.  Consciência é a base, mas a nossa última fronteira é a busca pela felicidade, pelo êxtase, por anandam, rasa. Rasa, a beleza, é que está no controle.  Isso vai poder satisfazer nossa ânsia interna — nem conhecimento, nem consciência . Nem mesmo a consciência consegue satisfazer nossa ânsia interna. A análise interna de nosso coração revela que ansiamos por doçura, por rasa, mas vagamos daqui para lá em busca dessa rasa, e, frustrados recebemos em troca pela busca uma bofetada. Assim  perambulamos , infindavelmente, comandados pelas forças da natureza externa. Vagamos daqui para lá.  Todavia, através desse processo não encontraremos a coisa apropriada.

Felizmente os agentes do nível superior vêm em nosso auxílio.  Por vários meios, estejamos cientes disso ou não, eles injetam em nós algumas notícias especiais , que à medida em que se vão acumulando, criam uma tal energia em nós que chegamos ao pensamento  ”eu tenho de voltar para casa”; dizem-nos que nosso lar é tal, e que nossa felicidade está ligada a essa forma de vida e que só nos resta voltar para lá.

Essa é a campanha da consciência de Krishna, essa é a terra de Vrindavana, a mais feliz das dimensões, o plano mais amplo de todos, que a tudo inclui.  Este mundo é uma parte negligenciável do mundo infinito, do oceano de doçura infinita,  onde tudo vai poder ser acomodado.

Não se trata de idolatria, nem de hipnotismo, nem de sentimentalismo, nem de emotividade, é apenas o fato concreto.  Portanto, o fato é que desejamos felicidade.

Os materialistas estão à procura e pensam que estão obtendo algo; contudo através do dinheiro e das mulheres eles se frustram, pois o que é feito de aparências não é real e estão se decepcionando pela vida afora. Assim,  seremos afortunados se recebermos em nossas vidas a guia dos amigos conscientes de Krishna, que se esforçam para nos recrutar a essa dimensão, dizendo: ”volte a si, volte à sua posição normal, venha para o lar; você está desorientado, enlouquecido, correndo de lá para cá, procurando por felicidade e prazer, sem consegui-los…  Os conselhos inúteis dos cientistas tentam convencer-nos oferecendo mais conforto a nossas vidas, oferecendo um  tipo de felicidade instável,  mas essas tentativas vão na direção oposta.

Querem nos convencer a tentar conseguir mais conforto auxiliados pela concepção grosseira. Mas, não é por aí que você encontrará a coisa verdadeira. Você tem de se dirigir para dentro de si. O que você precisa é encontrar o lar.  Talvez isso o leve a uma terra estrangeira, a depender de coisas estrangeiras para sua felicidade.  Todavia, a felicidade verdadeira  não depende nem do sofrimento, nem desses confortos físicos. Ela se encontra dentro, vive dentro, é algo independente.

Pedra e eletricidade não podem produzir conforto para você.  Aquilo que lhe pode dar conforto é feito de uma natureza superior. O que é de uma natureza inferior à do próprio buscador não vai lhe proporcionar conforto.  Seu anseio só será saciado quando provier de uma região superior, não da inferior.  Portanto, não busque loucamente por seu conforto dentro da natureza inferior, mas dirija sua busca para a dimensão superior e aceite a orientação daqueles amigos que se esforçam para recrutá-lo para essa dimensão.

A fortuna na vida de cada um de nós é de sermos capazes de levar em consideração esse chamado.































A VISÃO DA BONDADE



Basicamente, o conselho do Rg-Veda , o primeiro Veda que descende do mundo superior para esse mundo, é de que: “a necessidade primária para todos é conceber que existe um mundo acima, e “acima” significa na linha da consciência. A sua identidade mais elevada é a de consciência, e você deve adotar como seu abrigo esse mundo consciente que está acima de você.

Você viverá e se moverá ali, essa é uma mudança radical. Aqui, você está na atmosfera da exploração, mas aquela é a terra do serviço. Lá, você tem de pensar em termos de serviço.  Isso paira sobre sua cabeça. Aquela região é superior à matéria de que você é feito.  Você quer essa conexão?   Ou prefere reinar no inferno a servir no céu? O que você prefere? Considere isso e, após, siga adiante. Você pode ter a perspectiva de alcançar tudo em Krishna, o absoluto.  Caso contrário, você terá de revolver aqui, neste mundo das oito milhões e quatrocentas mil espécies .



julaja navalaksani sthavara laksa-vimsatih

krmayo rudra-sankhyavah paksinam dasa-laksakam

trimsal-laksani pasvath catur laksani manusah

(Visnu-purana_



Existem novecentos mil aquáticos, dois milhões de seres imóveis, um milhão e cem mil de vermes e insetos, um milhão de pássaros, três milhões de animais, e quatrocentas mil espécies humanas.

Existem oito milhões e quatrocentas mil espécies classificadas pelas quais você tem de vagar, dentro do mundo da ação e da reação. Você precisa escolher seu caminho. Deseja ser um membro da terra da imortalidade? Você deseja janma-mrtyu-jara-vyadhi( nascimento, morte. velhice e enfermidade)?  Ou prefere imortalidade,? Se deseja a imortalidade terá de pagar o preço da passagem. Terá de obter o visto. Terá de se preparar para esse início categórico. “

Diviva caksur atatam...marisyeti , pasu-buddhim imam jahi:”Deste modo, afaste-se de sua consciência animal que lhe diz que você é carne e sangue!  Você não está limitado a carne e sangue. Pelo contrário, você é uma unidade de consciência e não deseja morrer. Você não é membro deste mundo mortal, onde tudo, com certeza, destina-se a morte com sua identificação equivocada.

Isso é obrigatório para você  ”você tem de morrer, você tem de nascer, você tem de sofrer as doenças”   mas essas são todas as identificações errôneas do seu eu  considerado como sendo seu corpo. Essa é uma consciência animal: a consciência de que você é um animal. Mas essa não é a verdade, pois você é uma unidade de consciência, você é espírito, você é alma.

A alma não apenas é imortal.  Não é que simplesmente Deus existe, não é simplesmente que Ele seja o absoluto outorgador do bem e do mal,  Sim, nós mesmos somos unidades da dimensão consciente, desse modo, pasu-buddhim imam jahi -  separe a si mesmo, eternamente desta má concepção e falsa identificação com esse aspecto material que resulta de sua vida degradada. Reinstale-se em sua posição gloriosa como alma. Como isso é possível? Você é tathasta, marginal, sendo assim, você não pode manter-se sobre seus pés com suas próprias forças, você tem de ter algum abrigo, seja mundano dentro da identificação mundana, ou acima disso, você tem de obter um abrigo que esteja acima de sua cabeça, Oh! Tatastha - jiva, você tem de se abrigar na terra da svarupa-shakti, a terra derradeira.

Segundo o resultado de nosso karma, seremos colocados no ambiente para  um esforço específico, e teremos que iniciar nossa vida espiritual a partir daí; é preciso que comecemos nosso trabalho da conquista de todos aqueles samskaras (tendências mundanas) do revestimento mortal em que estamos vivendo.

Tat te ‘nukampam susamiksamanah.Nós não apenas seremos levados a viver nossa atual posição sem reclamações, mas ainda mais, teremos de considerá-la como realmente necessária a nossa elevação espiritual, desse modo seremos levados a aceitar qualquer adversidade que venha para nós como a graça do Senhor. teremos de encarar isso.

Situados no plano do ponto-de-vista positivo e ao olhar para a verdade pensaremos que ;

“Essa é minha verdadeira necessidade, não existe erro no cálculo do Senhor; esse teste foi me apresentado para meu benefício, preciso encarar e atravessar essa barreira; esta é a minha oportunidade de progredir na vida. Esse teste foi-me dado por Krishna para facilitar meu progresso. No Bhagavatam somos aconselhados a encarar todos as circunstâncias adversas desse modo otimista.  Então, com muita facilidade e doçura,  atravessaremos essas muralhas da má compreensão, essa maya, e seremos liberados, e mais do que isso, participaremos na consciência de krishna, na vida de dedicação. 

Tat te ‘mukampam susamiksamano bhunjana evatmakrtam vipakam:“Qualquer coisa indesejável que eu encontre aqui é o resultado de meu karma anterior, e, pela boa vontade do Supremo, esse karma anterior está chegando ao fim e eu serei libertado, ficando pronto, então, para o  serviço a Ele; e isso está vindo.”   Esse é o conselho do Bhagavatam. não lute contra o ambiente, tente ajustar-se a ele, corrija seu próprio ego.  Tudo está correto.

Seu ego exige algum tipo de afago do ambiente.  Essa é a causa deste obstáculo.   Não existe obstáculo do lado externo da ordem física ou mental, mas, desde lá dentro, seu ego cria o problema.  Esse falso ego deve ser dissolvido e o néctar fluirá, e você será inserido na dimensão mais elevada de todas, no plano onde inexiste o indesejável, onde o  movimento é suave, o movimento é afetivo e vem da dimensão mais fundamental dentre todas: a sua alma se deparará consigo mesma de pé, caminhando naquela dimensão. e os falsos amigos, as circunstâncias que imaginamos serem amigas, mas que, de fato, são todas falsas, todos esses amigos falsos serão destruídos.

Isso é nirguna , o fluir sem causa de bem-estar.  O fundamento do plano absoluto é a bhakti apropriada.  Bhakti significa seva, — serviço divino. Esta é a vibração sem causa. a vibração mais profunda, a vibração do plano mais profundo.  Isso é sem causa, é irresistível, significa sem início e sem fim, fluxo eterno, e apenas a alma pode assumir uma posição nesse plano e mover-se em harmonia com esse plano.

Katha ganam natyam gamanam . No Brahma-samhita se  afirma que:  “todas as conversas ali são tão doces quanto uma canção, todos os movimentos lá são doces como uma dança; desse modo tudo é doce.  Essa é Vrindavana, a dimensão do movimento harmonioso. Precisamos retornar ao nosso lar,

Se você for a uma terra estrangeira imbuído do espírito colonizador, com o objetivo negativo de exploração, com o fim de explorar, com a idéia de que viemos para colonizar este mundo material, obterá como reação apenas sofrimento.  Então, todas as coberturas materiais devem ser eliminadas para permitir que nossa pessoa interna, o ego mais refinado possa emergir.  Dentro deste ego grosseiro existe um ego refinado que é a alma, e essa alma é uma criança do plano mais elevado.









Parte três

FELICIDADE NO CONCEITO SUPERIOR revisão



Por que a felicidade nos ilude? Não importa o quanto obtemos, sempre ansiamos por mais, pois essa é a natureza de cada um de nós, em todos os campos e caminhos da vida. Como, então, poderão saciar nossas ansiedades infinitas os objetos materiais finitos sobre os quais repousam os prazeres corpóreos e intelectuais da mente?

À medida em que prosseguimos na busca da felicidade dentro da dimensão material, nossos esforços se destinam a ser irrevogavelmente frustrados, devido a sua natureza limitada.  Devido às suas limitações naturais, os objetos e objetivos materiais simplesmente não podem satisfazer nossas ansiedades sem limites. Apenas na busca da beleza e do amor na dimensão espiritual ilimitada podemos esperar obter êxito em  nossa busca comum pela felicidade eterna 

O Senhor esta sempre lá.  No pior período de nossas vidas, Ele está esperando, esperando para nos auxiliar. Temos apenas de olhar para cima, com sinceridade, com toda sinceridade, buscando por Sua graça.  Ele está por toda parte, esperando; “meu menino, olhe para Mim. não se apegue ao ambiente externo, Eu estou aqui, muito próximo de você. Sou o seu centro.  Você rejeitou a sua consciência, faça com que ela se interiorize e você Me encontrará por lá. Eleve a consciência ao nível superior e tente firmar essa posição.  Se você olhar para cima, você Me encontrará naquela dimensão! Não para baixo, procurando por servos. 

Você quer se tornar o mestre, assim você está buscando por servos, caçando coisas para seu próprio serviço.  Adote a direção oposta, torne-se você o servo e busque pelo seu Senhor. Curvando-se numa dimensão superior, você será elevado.   Se você quer viver numa dimensão superior você tem de servir. Se você quer ser o mestre, então, terá de descer às regiões inferiores onde poderá tentar tornar-se o mestre.

Isso não é exagero nem imaginação, é algo científico: você pode desfrutar apenas daquilo que lhe é inferior. Desse modo, ao tentar desfrutar, ....se torna inevitável. Apenas preparando-se ao serviço superior você será capaz de entrar em contato com a posição superior de sua alma.

Sacrifício - através do sacrifício você ascende; pelo espírito de desfrute você é levado a descer.  Você deve compreender o que é exploração  e o que é desfrute, e o que é serviço superior. O serviço divino é puro, e nesse serviço existe um tipo puro de desfrute e êxtase. Ao nos doarmos, nos tornaremos ganhadores e ao extorquir seremos perdedores. Deve-se compreender essa verdade científica.

Pode-se encontrar alguma satisfação superficial ao se roubar algo de alguém, mas por detrás haverá desconfiança de que o resultado não será muito bom , de que “a reação virá lhe pegar”. Explorar através do roubo oferece algum tipo de prazer, contudo, através de atos de caridade os doadores também desfrutam  de grande felicidade.

Há uma diferença qualitativa entre esses dois tipos de felicidade e cabe-nos diferenciar,distinguir entre elas. 

Em diferentes planos, existem diferentes níveis de felicidades e deve-se formular uma comparação entre as diferenças qualitativas do prazer derivado.

Precisamos  conceber os diferentes planos de vida.  A vida do serviço superior é uma vida divina. O Deus Absoluto está lá, tudo existe para Ele. lá tudo existe para o prazer dEle, 

Todavia, de que modo podemos alcançar a vida divina? O que é mundano? E o que é divino? É preciso que diferenciemos entre eles. que nos examinemos a fim de aceitarmos a vida divina.

O que é Deus? Deus não é um comerciante comum.  Se estou doente,  não devo simplesmente pedir:  ”O Deus, cure minha doença!” e se sou pobre não devo apenas orar: “O Deus, dê-me dinheiro!”. Essa conexão mercenária não é muito feliz.  Sem dúvida, tem algum significado porque, ao menos, inclui o pensamento de existir algum poder sobrenatural.  No entanto, o melhor é aproximar-se de Deus sem esperar dEle algo mundano  Devemos desejar Deus, que é a fonte de toda opulência — e não devemos desejar qualquer outra coisa que possamos considerar valiosa, Devemos depender dEle — O Senhor, dê-me o que é bom, eu sou um ser imperfeito, eu não sei o que é bom e o que é mal, por favor, forneça-me o que Você considerar ser bom para mim”.  Essa é uma melhora na oração a Ele.  No que se refere a benefícios mundanos, o melhor é se aceitar a condição de serviço imaculado para O mais elevado: “Eu quero Você, meu Senhor, e nada mais”.  Será essa nossa conexão com Ele?

E qual será nosso elo com Ele ? Serviço: “eu desejo apenas o serviço a Ele”.  E nesse pensamento podemos supor que somos perdedores, mas, ao final das contas, ganharemos. Aparentemente, estamos nos entregando, estamos sacrificando nosso interesse egoísta , mas no lado refinado, ganharemos com isso. Essa verdade ontológica precisa ser apreciada. Não se trata nem de dogma nem de fé cega. Baseia-se em razões superiores livres de preconceitos.

Nossa vida está vazia e queremos preenchê-la, quanto a isso não há dúvida.  Contudo, qual o tipo de preenchimento que deve ser ansiado e procurado?

Sabemos que estamos carentes e, ao mesmo tempo, desejamos nos livrar de nossas ansiedades e obter satisfação. Não há dúvida de que isso se aplica a todos.  Todavia, como progredir numa vida vazia, no rumo da satisfação? A resposta é: temos de buscar por Deus.  Temos de procurá-lO,



A FORMA MAIS FELIZ DE VIDA



O amor absoluto e o encanto harmonizam e encantam a tudo. Ninguém pode negar isso. Ninguém pode dizer: ”não quero amor”. Isso é algo tão universal.  Uma pessoa pode dizer “não quero nenhuma grandeza, nenhum poder”. Todavia,”não desejo amor” - isso nunca.  Às vezes uma pessoa pode chegar a dizer “eu não quero justiça”, isso é possível. Naturalmente, trata-se de uma exceção, mas ainda assim pode ser dito que ”eu não quero justiça: pois através da justiça esse homem sofrerá e eu não quero isso. Deixe que eu sofra e que esse homem seja salvo”.  Do mesmo modo que Jesus Cristo disse: “Pai, perdôa-os, pois eles não sabem o que fazem”.  Através dessa oração o Senhor Jesus Cristo colocou a justiça de lado .“Não, deixe a justiça de  lado  e que eu sofra no seu lugar”.  Podemos assumir o risco de por a justiça de lado, mas não podemos evitar o amor,  Podemos abandonar tudo, mas não a ânsia pelo amor.  Se temos olhos para ver, podemos abandonar tudo no mundo pela causa do amor, prema. Mahaprabhu e o Bhagavatam vieram para nos dar o que existe de mais valioso.

Deus assume a forma de Krishna na dimensão do amor, aquela que é a mais essencial e sutil dimensão, por trás de toda essa criação multi-dimensional.

Assim, dirija-se a esse plano, tente penetrar na dimensão onde Deus é Krishna, e onde a parafernália é Vrindavana.  De algum modo tente ingressar nessa dimensão e você encontrará ali a forma de vida mais feliz que existe. Misericórdia é mais bela que justiça. Não podemos pensar em repreender o espírito de justiça, mas, ao mesmo tempo, não podemos negar que a misericórdia está colocada acima da justiça. Aquele que pode por a misericórdia acima da justiça tem de ter um poder tal, capaz de dar a devida compensação e o Senhor possui tal poder de compensação. Krishna é esse aspecto do Senhor: Ele pode dar a misericórdia através do amor e afeto ou por qualquer outro meio. Desejamos viver nesse ambiente. Mahaprabhu veio nos mostrar essa dimensão. Desejamos lutar. Srila Bhaktivinoda Thakur disse que: “A inteligência dos homens virá a compreender que este é o conceito mais elevada a ser alcançada pela humanidade bem como por tudo o mais na criação. A inteligência não pode ser desorientada por tanto tempo e por tantos outros  propósitos  que outorgam apenas uma satisfação parcial.  Existem muitas coisas que continuam  nas religiões prometendo a solução excelsa de nossas vidas, mas o que Mahaprabhu  deu  será em breve detectado pela inteligência do mundo, e todos irão se reunir sob a bandeira de Sri Cheitanya Deva e cantarão as glórias de Mahaprabhu e Krishna.”

A vivência da satisfação de nossos corações encontra-se na concepção Krishna do absoluto. Ele é o Senhor do amor, da beleza, do êxtase e da felicidade.  Essa é a necessidade mais interna para cada um de nós. Sri Cheitanya Mahaprabhu disse: ”prossiga até Vrindavana em comboio especial, não detenha sua jornada em nenhum lugar, pois isso será apenas uma perda de tempo e energia”.

Ele ainda acrescentou: ”dê consciência de Krishna a quem quer que você encontre.  Em um país faminto, você dará algum alimento a qualquer pessoa que encontre para salvá-la.  Contudo, o que temos aqui é centenas de vezes mais urgente, pois se destina a introduzir a consciência de Krishna. Diga a eles: “Meu Senhor amoroso está sobre suas cabeças vendo tudo, vocês só têm de se conectar a Ele e a seus servos. Os servos dEle são muitíssimos, são compassivos e magnânimos.  De algum modo, obtenham  contato com esses servos e tentem ir de volta ao seu lar: em nenhuma parte por aqui encontrarão o lar. Seu lar só se encontra lá”.

Por exemplo, um louco pode vagar daqui para lá, mas logo que se curar, ele seguirá adiante, indo de volta à sua casa; ele não continuará vagando, interminavelmente, como um vagabundo, e sim tomará o rumo de sua própria casa, seja de encontro à sua própria satisfação, seja para a satisfação de seus entes queridos  próximos e de seus guardiães.

verso

“Imperceptivelmente, muitos e muitos anos se passaram inúteis. A vida da pessoa intoxicada pelos prazeres mundanos é assim. Melhor seria que apenas por um momento tal pessoa percebesse estar desperdiçando um valioso tempo , pois, desse modo, pode vir a se tornar séria no objetivo de alcançar seu benefício eterno”.  Aqui , Shukadeva Goswami diz que apenas um momento de sadhu-sanga utilizado adequadamente é suficiente para resolver todos os problemas da vida. A todo custo, tente utilizar a oportunidade de sadhu- sangha, a associação com o agente de Krishna.  Qual a necessidade de se viver eras e eras, se permanecemos inconscientes de nosso próprio interesse? Um momento utilizado apropriadamente pode resolver todos os problemas de nossas vidas, ou seja, de estarmos vagando eternamente neste plano. Precisamos despertar para nosso interesse pessoal. Não podemos negligenciá-lo. Mahaprabhu veio para nos direcionar rumo a nosso verdadeiro interesse interno: “Você não conhece seu próprio coração, você é um estrangeiro para o seu próprio coração e suas necessidades. Existe uma riqueza em seu coração: tente encontrá-la.  Elimine as coisas externas e perceberá que seu coração é um templo de Krishna. O auxílio de um guia apropriado é necessário.  Busque no seu coração onde encontrará Krishna, Ele não lhe é um desconhecido.  Cada coração é um templo do Senhor, é Sua propriedade, é Seu lar… de volta a Deus, de volta ao lar”.







TRABALHO POR AMOR



A idéia de que preciso trabalhar para viver sôa como ”preciso trabalhar para viver e isso é muito desonroso”. Assim, os sábios eruditos buscaram por uma posição onde pudéssemos viver sem trabalhar, onde pudéssemos viver com facilidade, sem dor. Eles começaram uma campanha para descobrir ou inventar essa posição; às vezes naiskarma-( uma vida sem karma) era muito apreciada dentro da sociedade.  Eles desejavam eliminar os problemas do trabalho.  Foi assim que os capitalistas passaram a usar os computadores e tantas outras máquinas para substituir o trabalho árduo do homem  — que tem sido tão incômodo que os capitalistas desejam eliminá-lo

Os eruditos da antiguidade, às vezes, ocupavam-se muito em descobrir a posição social para todas as almas, de onde elas pudessem viver sem trabalho, sem karma: naiskarmya.  Eles chegaram a considerar que a auto satisfação, atmaratma, pudesse ser alcançada pela aposentadoria completo. Nessa concepção eles consideraram que Bhuda e Shankara vieram para nos aliviar, apontando a existência de um estágio de samadhi semelhante ao que sentimos no profundo sono. Descreveram que, se pudéssemos alcançar esse plano de não trabalho, seríamos capazes de viver felizes e sem encontrarmos nenhum problema.

Shukadeva Goswami concordou: “Sim, naiskarma também se encontra aqui”.  Mas, no Srimad Bhagavatam, ele apresentou uma nova forma de naiskarmya: “Você diz que o trabalho é doloroso, que o trabalho é desperdício; você diz que o trabalho é perda de energia… Contudo, agora dar-lhe-ei o ideal de vida sem desperdício; você vai trabalhar, mas sem desperdício de energia. O serviço ao Senhor não é trabalho. ele outorga e sustenta; não tira a vitalidade, pelo contrário, ele sustenta cada vez mais; é vida, o serviço puro concede vida, e não tira a vida , ele não desvitaliza e sim  vitaliza”.

Isso é verdade no plano eterno, principalmente na área de Goloka, onde tudo é um baile de amor.

Sem trabalho, os residentes de Goloka se imaginam como que jejuando e quando se ocupam em trabalho eles se imaginam como bem alimentados. O serviço é nutrição, não esvaziamento; não está matando.  Portanto, essas tentativas não devem dirigir-se em busca do  conhecimento, em busca de saber de tudo, e sim para descobrir como podemos ser utilizados na função mais elevada; do serviço.

Serviço, serviço, serviço. Não tema que aquele serviço exaurirá sua energia. O serviço dá vida. É ele que vai  alimentar você adequadamente… o serviço!

Precisamos compreender que a escravidão a Krishna é a posição mais dignificada, e tudo o que se opõe a esse ideal não tem significado próprio. O único padrão de vida para um cavalheiro é compreender e aceitar sua posição de subordinação à verdade absoluta, a admissão do que é adequado e verdadeiro, e sobre quais bases se avança na vida.  A verdadeira e apropriada posição de alguém leva-o a compreender e a cumprir o seu dever adequado. Esta é a vida de um cavalheiro, de acatar o que é verdade, pois aquilo que é considerado  desprezível será em breve removido.

Aquilo que de fato nos traz bem estar e benéfico é o que vai vencer.

No momento, você vive sob uma concepção adulterada de sua própria vida. A mente, a inteligência e as diversas energias de exploração estão adulteradas.  Todos os tipos de adulterações serão eliminados a partir de sua existência espiritual.  Tudo será purificado e seu verdadeiro eu interno surgirá em sua glória cristalina. E você viverá numa feliz conexão com a superalma.  O super conhecimento manifestará o conhecimento adequado, um tipo de conhecimento claro e pessoal — com sua parafernália e existência sistemática     ... será permutado por aquilo a que você esteja atraído,atualmente, nesta  região mundana. O afeto apropriado será descoberto.  Atualmente seu afeto, atração e amor estão mal direcionados e encontrarão o local e a posição adequadas .

A característica especial é que você terá a posição e o local verdadeiros onde as faculdades do afeto e da atração encontrarão um suporte especial, um local adequado para o qual eles serão direcionados, e que é a devoção.





DESTINO: O LAR



A devoção está acima de tudo. Sharanagati , a rendição, é o bem excelso de cada um, a rendição a Ele. Ele pode graciosamente tornar Seu nome conhecido e nos tornar aptos a conhecê-lO.

Nos Upanishads é dito: só pode conhecê-lO quem Ele mesmo escolher para se mostrar. Sem ser assim e contra a vontade dEle, ninguém pode conhecê-lO. Ele se reservou o direito de não se expor aos sentidos de qualquer um. Ele é tão elevado… Ele pode fazer isso.

A posição dEle é assim: se Ele não deseja ser conhecido, ninguém pode conhecê-lO ; se Ele deseja que alguém O conheça, então será conhecido.

Após Vedavyas ter escrito os Vedas, Upanishads Puranas, Mahabharatas, Gita, etc, seu Gurudeva Devarsi Narada instruiu-o  sobre a escritura Srimad Bhagavatam como sendo a conclusão de seus ensinamentos...  o último presente de Vedavyasa no mundo das escrituras foi o Srimad Bhagavatam  e sua mensagem resume-se a que é a beleza que está acima de tudo — e não o conhecimento nem a justiça, pois a misericórdia situa-se acima da justiça.  Afeto, amor, beleza, encanto e harmonia — esses situam-se acima de tudo. Essa concepção absoluta da realidade última encontra-se na concepção Krishna.

A beleza situa-se acima do conhecimento e do poder. O conhecimento situa-se acima do poder, e, acima do conhecimento situa-se a beleza, o encanto, o amor.

Isso é o supremo, o Bhagavatam declara que: a concepção Krishna de Deus é a concepção mais original do absoluto.  Essa é a primeira e conclusiva declaração do Bhagavatam: a beleza está acima de tudo e abaixo dela se encontra o temor, a reverência, o poder etc… 

E Mahaprabhu assinalou: dirija-se à beleza-realidade, pois o Belo, Ele é o seu alcance máximo.  Não anseie nem por poder nem por conhecimento, mas por serviço ao Belo.  Por isso você será levado ingressar na terra do Belo. Essa é a vivência excelsa. Não desperdice sua energia ocupando-se em outros lugares. Vá direto — jnana sunya bhakti. Por meio da ajuda de sadhu-sangha (da associação com pessoas santas) pegue o nome do Senhor e tente marchar adiante direto na concepção Krishna de Deus.

A consciência de Krishna é o nosso alcance mais elevado e isso é dado por Sri Cheitanya Deva e pelo Bhagavatam.

Mahaprabhu recomendou:  ”não desperdice sua energia em outra coisa, utilize-a para a concepção Krishna de Deus”, assim, tentamos progredir nessa linha,e, ao mesmo tempo, pedimos a nossos amigos que tentem  viver e transmitir essa vida para cada partícula de existência neste mundo que pode ser encontrada aqui.

A marcha em direção ao bem universal é, não importa onde esteja nem quem seja, pegue a estrada na direção da consciência de Krishna. Essa é a satisfação máxima para a vida de todos, e você só precisa virar sua face na direção dEle e marchar rumo ao Doce Absoluto Sri Krishna.  Ele lhe dará as boas vindas . Essa é a campanha dos gaudyas vaishnavas.

Srila Rupa Goswami descreve Sri Krishna de um modo científico- akhila rasamrita murtih,  nossos corações estão ansiando por satisfação e felicidades de diferentes tipos, mas Ele é o depósito de todos essas rasas, sabores de êxtase; todos os tipos de rasas encontram-se em Krishna. Ele é a personificação de todas elas; assim todos podem encontrar o seu lugar correspondente nEle e em  nenhum outro lugar, Ele é Krishna, akhila rasamrita murtih, todas nossas satisfações necessárias personificam-se nEle.  Assim, apenas Ele pode dizer:  “Abandone tudo e venha para Mim, que você não terá do que se arrepender,  você encontrará sua satisfação mais elevada”. Ninguém mais pode dizer tal coisa em lugar algum, Apenas Krishna disse isso. E Mahaprabhu assinalou: “Vá nessa direção e não em alguma outra, vá direto para a concepção Krishna, que esse é o seu lar.

É fácil e é difícil. Fácil porque é nossa tendência inata, é o lar.  Contudo, agora, encontramo-nos longe de casa.  É o lar, meu próprio lar, assim existe a esperança que eu venha um dia alcancá-lo. É o meu lar e não vou encontrar satisfação em nenhum outro lugar; por isso devo ir para lá, mas me encontro muito longe do conforto desse lar. Existe a dificuldade, eu perdi essa terra.

Simplicidade é a primeira qualificação. Se você é de fato sincero, então, automaticamente você só poderá situar-se ao abrigo dos pés divinos de Mahaprabhu. É tão simples e tão natural. O amor é uma verdade simples, que deveria atrair a todos, ainda mais que, em geral, o amor divino vai atrair todas as pessoas normais, ..... só é preciso ser sincero e .... essa é o único a nos separar de Deus, a não ser assim, ... não significa ser uma parte específica do universo, mas o todo, o amor advém do absoluto

Existirá um tolo de tal magnitude em meio à mortalidade deste mundo que deixará de adorar àquEle que é adorado até mesmo pelos imortais? É de se espantar que exista tal pessoa que evitará tal adoração para submeter-se a todos os tipos de sofrimentos mortais,!

Achintya- bheda bheda, tudo segue Sua vontade e a maior de todas as aventuras é a busca-por Krishna, Para buscar pelo caminho do Todo infinito, precisa-se de coragem suficiente e preparação para encarar o risco. Para ir ao pólo norte ou ao pico mais alto dos Himalaias  se necessita de coragem e envolve riscos. O que dizer então da coragem necessária para encontrar a causa absoluta do Todo!  São precisas  tanto a coragem interna quanto a coragem espiritual. Precisamos da coragem da alma e de confiança e fé profundas. Precisamos compreender o caráter da fé dentro de nós.  Sem eletricidade não podemos nos conectar com  a lua ou com outros planetas.  Nossas mãos e olhos não podem contactá-los. Quando todos os outros métodos falham, a fé pode conectar-nos com as coisas mais distantes. A fé é substancial e não parte de uma ilusão ou da mente. A mente toda é algo inventado: é a fonte irreal, e nela não se encontra a fé.  A fé é uma força da alma.

Sem o auxílio de aparelhos, não podemos sequer ver o que está dentro de nossos corpos.  Por meio da fé a alma pode se aproximar e ver o mundo superior, Não é por nossas próprias mãos ou auxiliados por qualquer elemento mundano mas é através da fé que podemos nos aproximar do mais elevado e nobre.







A TERRA DA BELEZA



Volte à terra da beleza, onde cada palavra é uma canção, cada passo é uma dança e a flauta é a companhia mais querida.

Mas não é uma canção deste plano, não é apenas de algum outro mundo, mas de um mundo que é tão doce… O coração é o mundo onde o comportamento correto ocorre tão docemente e harmoniosamente e onde cada  palavra é como uma canção. Cada movimento é doce como um dança e isso foi descrito assim. Tudo esta imbuído do mais elevado grau de beleza e essa é a terra da beleza.  Lá tudo é belo, tudo tem o toque da beleza divina, a causa essencial é Seu encanto, e Ele cativa nossos corações e almas.

Existe uma terra contendo tal existência. Nossa inspiração é por tal vida  e podemos  com sinceridade cultivar a idéia e vir a sentir pela existência nesse plano onde tudo possui um caráter musical.

Isso é Vrindavan. Vrindavan é tão amigável, tão doce, tão próxima de nós e tão bem-querente, que nos sentimos bem à vontade lá, no doce, doce lar-de uma existência inata e mais profunda.  Somos membros dessa dimensão.  Agora tivemos de sair, pois a nossa consciência foi esparramada por toda a superfície. Coberturas, coberturas, coberturas-… existem tantas camadas e todas estão estéreis: a substância, o espírito encontra-se dentro.  Eliminando a cobertura corpórea, existe a cobertura mental, a cobertura liberatória, a cobertura Vaikunta… e só então posso entrar na terra de Vraja. Vrindavana reside dentro de mim, e lá posso encontrar meus amigos em toda parte, todos são meus amigos e parentes e me concederão todas as experiências prazeirosas  e êxtase, Mahaprabhu veio com essas notícias para nós: “Oh você é uma criança desse solo, por que está sofrendo aqui, minha criança, meu menino! - Porque você sofre? Você é filho desse solo, você sofre tanto no deserto, mas o seu lar é tão doce, e você corre pelo deserto… o que é isso? Venha! Deixe esse hipnotismo venenoso, esse mundo de maya — o vislumbre de uma compreensão equivocada.  Isso é suicida, Abandone esse aparente encanto! isso é veneno, é como uma bruxa,  E essa bruxa o hipnotizou aqui e o tornou vítima de um feitiço.  Venha comigo! Eu o levarei ao seu lar que é muito doce!

Em geral, esse é o chamado de Sri Cheitanya Mahaprabhu e Sri Nityananda Prabhu.  Esse deve ser o curso de nossas vidas, nosso objetivo saboreável. O Bhagavatam  nos diz isso: lar, doce ,doce lar… e você é uma criança desse solo.  Esse é o objetivo.

Por que esse é o objetivo excelso? Porque esse é o seu lar.  Essa única palavra “lar” é suficiente para atrair você. Você está vagueando por uma terra estrangeira, mas aqui é o seu lar. Você obterá o conforto do.lar aqui, e não poderá negar isso. Assim: venha de volta a Deus, de volta ao lar, de volta ao Supremo!

O homem deve ser julgado por seu ideal, deve ser assinalado pela grandeza do ideal que tenta realizar,  O homem do futuro, o homem do amanhã, será  julgado por seu ideal.  Se seu ideal é grande, ele é grande, porque, se for sincero, amanhã ou muito em breve alcancará seu ideal. Assim, nosso ideal é o fator de importância máxima, Não podemos alcançar nosso ideal muito facilmente. Não se  trata de uma mercadoria inferior disponível no mercado a baixo preço; é muito valioso, mas não ,importa o custo.

Precisamos sentir dentro de nós que: “eu não quero nada além do mais elevado, essa.......  esse autocrata, essa bondade autocrata, esse supremo comando de tudo, é isso o que eu quero e nada mais, Eu devo viver e me mover, eu sinto em mim  que o que quer que eu faça a cada segundo, estou destinado a isso. estou destinado a meu ideal. Não tenho tempo a perder, ou hesitar por qualquer coisa,

“Se a cada momento me movo carregando o ideal dentro de meu coração. progredirei sempre em sua direção. Se puder apenas permanecer em contato com meu ideal, isso me guiará e me inspirará. Se em cada uma de minhas ações, não importa o que eu faça, ou coma, ou descanse etc... se o meu ideal estiver sobre a minha cabeça, isso gradualmente me livrará de todos esses amarras e ilusões, e, um dia ou outro, estarei apto para alcancá-lo”.

De volta a Deus,  lá esta o lar. Estamos correndo daqui para lá, sem  nenhum princípio de vida.  Desse modo, nossa posição é muito triste, é uma vida problemática. “ Eu não posso situar minha fé em nenhum lugar”, significa que não posso encontrar um amigo em nenhuma parte, que sou uma pessoa sem amigos, movendo-me entre estranhos e inimigos.  Mas devo ter algum amigo ou deve haver alguma atmosfera amigável.  Devo entrar em contato com essa companhia em quem posso depositar minha fé, em que eu possa acreditar e confiar.  De outro modo, minha vida será miserável. Se onde quer que eu lance meu olhar e pensar “eu não puder confiar, eu não posso confiar, todos são meus inimigos — para viver nessa atmosfera de incerteza, cheia de incertezas, de desconfianças — essa é uma posição muito reprovável. Assim, pela graça de Deus, shradha, a fé,  deve chegar a nós: eu não posso apenas acreditar e confiar,  devo apenas mostrar minha consideração para uma personalidade de uma posição superior,

O destino foi traçado, mas como posso alcancá-lo? Quando vou alcancá-lo?  Eles virão em meu auxílio para me levar àquela região —eles  são meus mestres, meus gurus,: shiksha-guru e diksha-guru.  Quem quer que me ajude a ir para lá é meu guru, é o guia, que me ajudará a alcançar o meu destino, o local de meu anseio mais íntimo. “Ele me auxiliou a localizar meu destino, educou-me a como e ao que aspirar, e a como alcançar o abrigo mais ansiado. Cheguei a essas coisas através dele.  Ele é tudo em minha vida, o mestre de minha vida. Existe o barco e ele é seu condutor. Rendi-me a ele, aceitei-o eu ******...ele está me levando rumo ao objetivo de minha vida,







EPÍLOGO

A CHAVE ESTÁ AQUI



Este Navadwip-dhama, às margens do Ganges, tem um imenso valor, principalmente para a realização do nosso eu mais elevado, como recomendou Sri Cheitanya Mahaprabhu.  É a terra do amor, da doçura, do encanto e da beleza — todos são sinônimos., recapturam o coração. Nossa existência verdadeira não é nosso conhecimento, nem nosso poder. mas situa-se em nosso coração. Realmente, nossa identificação apropriada encontra-se em nosso coração. Assim, a direção mostrada por nosso coração é o fator mais importante de nossas vidas.

Trata-se de uma transação do coração.

Mahaprabhu recomendou: “Não confie em seu conhecimento, capacidade de raciocínio ou poder mas sim no que há de mais importante para você, na transação do coração. O fator interno de nossa existência está em nosso coração. Assim tente guiar seu coração rumo à doçura, rumo ao lar,  e seu lar verdadeiro não se encontra aqui onde vagamos sem nenhuma certeza, através das oito milhões de espécies , conforme nosso karma.

Apenas na  forma humana com a ajuda dos agentes divinos, poderemos voltar ao lar: ao lar e ao afeto. O lar encontra-se onde o meio ambiente tomará conta de nós, de nossa fortuna e nosso conforto, independente de nossa consideração. Lá, a parafernália afetuosa nos auxiliará muito carinhosamente, Assim, devemos fazer bom uso desta oportunidade e voltar para Deus, voltar ao lar, nosso doce, doce lar. Mahaprabhu recomendou o caminho: “Com o auxílio dos agentes divinos e das escrituras reveladas tente ir para lá.  Sua posição atual é incerta. Não está determinado onde você será  levado após a morte pela corrente do seu karma anterior.  Portanto, tente o melhor possível utilizar seu tempo disponível antes de sua morte.

Você tem o livre arbítrio, portanto os dias que percorrer antes de sua morte destinam-se ao mais alto grau, e isso encontra-se em suas mãos.  Portanto, utilize com cuidado esse tempo que lhe resta para a realização de Deus, pois não há nada de mais importante para nós.

O conselho comum para todos  é: “Abandone seus deveres e atire-se no único dever de voltar ao lar. Lá tudo é total e completo, e todos irão cuidar de seu interesse verdadeiro. Assim é para lá que você deve ir, de volta a Deus de volta ao lar.



hare krishna

Srila Guru Maharaj ki jay