Epílogo
Uma Gota de Amor Divino
Somente Sri Chaitanya Mahaprabhu pode dar o conceito de
teísmo pleno. É Sua graça, Sua doce vontade. É Sua própria riqueza, não é
propriedade de muitos. Krishna é um autocrata. Ele é o supremo. Quem quer que
Ele escolha para receber Sua própria riqueza vai recebê-la. Ninguém pode
levantar a questão de que: "Não há cobrança de impostos sem representação" - não
há lugar para tal tipo de propaganda aqui.
Bhaktivinoda Thakur se põe na posição de uma alma caída, a
fim de nos ensinar, e diz: "Minha posição é de servo de Krishna, mas sou
desprovido de Krishna. O que sou eu? Sou um escravo de Krishna, um escravo do
Senhor, mas estou privado do meu Senhor? Que situação irônica". Pode se
lamentar, sentir muito, condoer-se, mas todos os direitos pertencem a Ele.
Obterá essa riqueza quando despertar para esse estágio elevado de auto-entrega.
Ainda assim, temos de nos conscientizar de que Krishna está acima da lei.
Ao analisar as bases fundamentais da rendição, devemos
perguntar onde começa a entrega? Não existem direitos na rendição total. A
rendição será desnecessária sempre que se estabelecer qualquer direito. Não
devemos pensar que: "É preciso lutar por nossos direitos naturais". Neste mundo
e até certo ponto, podemos lutar por nossos direitos, mas não há lugar para essa
mentalidade nos passatempos de Krishna.
"Todos Direitos Reservados"
Nem mesmo a deusa da fortuna, Lakshmidevi, pode entrar lá, o
que dizer de outros. É inconcebível. Krishna não está sujeito a nenhuma lei, nem
está sob o controle de ninguém. "Todos os direitos reservados". Tudo é Sua
doce vontade. Mas Ele é absolutamente bom, esse é nosso consolo.
Não podemos entrar em Seu domínio como se fosse um direito.
Mesmo o senhor Brahma, o Senhor Shiva e Lakshmidevi não podem entrar lá. Ainda
assim, se seguirmos o caminho trilhado por Sri Chaitanya Mahaprabhu, poderemos
entrar e alcançar uma posição lá.
Isso é tão querido, tão raro, tão valioso e desejável.
Devemos procurar pela magnanimidade de Sri Chaitanya Mahaprabhu, desejada pelo
senhor Brahma e pelo Senhor Shiva. Eles oram por uma gota de Sua misericórdia,
mas Sri Chaitanya Mahaprabhu trouxe uma enchente e inundou todos com esse
néctar, cuja uma única gota apenas é raramente obtida ou até mesmo pensada.
Temos de nos aproximar de Sua misericórdia com essa atitude de anseio e
expectativa. Quem pode compreender Sua misericórdia? Sua dádiva é tão grande e
magnânima!
Ele nos leva direto ao lugar mais elevado, e elimina tantas
coisas externas, com dois versos do Srimad Bhagavatam, um da boca do
próprio Krishna, e o seguinte da boca de Uddhava. Krishna diz:
na tatha me priyatama
atma-yonir na sankarah
na ca sankarsano na srir
naivatma ca yatha bhavan
atma-yonir na sankarah
na ca sankarsano na srir
naivatma ca yatha bhavan
"Ó Uddhava! Nem Brahma, nem Shiva, nem Baladeva, ou Lakshmi -
nem Eu próprio - são tão queridos por Mim como você".
E Uddhava diz:
asam aho carana-renu-jusam aham syam
vrndavane kim api gulma-latausadhinam
ya dustyajam svajanam arya-patham ca hitva
bhejur mukunda-padavim srutibhir vimrgyam
vrndavane kim api gulma-latausadhinam
ya dustyajam svajanam arya-patham ca hitva
bhejur mukunda-padavim srutibhir vimrgyam
"As gopis de Vrindavana deixaram a companhia de seus
maridos, filhos e outros membros familiares, muito difíceis de renunciar, e
sacrificaram até mesmo os princípios religiosos para se abrigarem aos pés de
lótus de Krishna, que são procurados até pelos Vedas. Oh! Conceda-me a grande
sorte de nascer como uma folha de grama em Vrindavana, para que eu possa tomar a
poeira dessas grandes almas em minha cabeça".
A Marcha Progressiva para a Divindade
A gradação do teísmo pode ser traçada desde o senhor Brahma,
criador do universo, até Uddhava, o amigo íntimo de Krishna em Dwaraka. E
Uddhava nos conduz diretamente a Vrindavana para revelar a devoção mais elevada,
assim elimina vários planos em nossa marcha progressiva em direção à divindade.
Temos de continuar a marcha. E o caminho é o da entrega, da devoção amorosa, e
não mera devoção formal.
vaikuntaj janito vara madhu-puri tatrapi rasotsavad
vrndaranyam udara-pani-ramanat tatrapi govardhanah
radha-kundam ihap gokula-pateh premamrtaplavanat
kuryad asya virajato giri-tate sevam viveki na kah
vrndaranyam udara-pani-ramanat tatrapi govardhanah
radha-kundam ihap gokula-pateh premamrtaplavanat
kuryad asya virajato giri-tate sevam viveki na kah
"Mathura, onde Sri Krishna aparece primeiro, é superior ao
reino espiritual de Vaikuntha. A floresta de Vrindavana onde Krishna desfruta da
dança rasa é superior a Mathura. Melhor ainda é a colina de Govardhana,
local de passatempos de amor mais confidenciais. Mas o melhor de todos é
Radha-kunda, situado aos pés da colina de Govardhana, que mantém a posição
suprema porque é inundado com o néctar de qualidade suprema do amor divino.
Quem, familiarizado com a ciência da devoção, não aspira pelo serviço divino à
Srimati Radharani no Radha-kunda"?
O Coração de Krishna
Devemos aplicar nossa fé nesses tópicos sutis. Só podemos ser
conduzidos a esse local supremo através da fé de melhor qualidade. A concepção
mais elevada está no coração de Krishna, não em qualquer outro lugar.
Embora os passatempos conjugais de Krishna com as gopis
(madhurya-lila) sejam supremos, eles não podem permanecer sozinhos: Há
muitas outras coisas presentes em Seus passatempos. Os passatempos de Krishna
com Seus amigos e parentes são essenciais como suporte a Seus passatempos
amorosos conjugais. É claro que o amor conjugal é o principal, mas mesmo assim,
depende da outra parafernália dos passatempos de Krishna. Tem de haver a família
de Krishna e Seus amigos, e todos os diversos grupos de servos. Mesmo o próprio
ambiente de Vrindavana tem sua valiosa participação.
E o que é Vrindavana? A areia do rio Yamuna, a selva, os
pássaros, pavões, e veados, as vacas, os meninos pastores de vacas, as cavernas da
colina de Govardhana, os parentes maternos - tudo lá está, e é bem feito e muito
adequado aos passatempos de Sri Krishna.
Vrindavana é necessária para os passatempos de Radha e
Govinda. Quando Radharani se encontra com Krishna em Kurukshetra, Sua mente
corre para Vrindavana. Ela pensa: "Krishna está aqui, e Eu também", mas Sua
mente corre para Vrindavana. Srimati Radharani em Kurukshetra anseia pelo
ambiente de Vrindavana; Ela quer ter a companhia de Sri Krishna lá. Todos os
associados divinos e parafernália de Krishna têm seu valor único, e não podem
ser eliminados.
Radha-Govinda não podem ser retirados de Vrindavana tanto
quanto Sri Chaitanya Mahaprabhu não pode ser retirado de Navadwip. A coisa toda
é um sistema. Uma parte não pode ser desconectada das outras partes. Todos os
devotos têm um papel necessário a fim de criar a harmonia dos passatempos de
Krishna. Se não fosse assim, não seria vida, mas morte, artificial, inútil. E
isso não se pode nem imaginar. Krishna-lila é um todo orgânico.
Srimati Radharani diz: "Minha mente corre direto para
Vrindavana. Tenho o objeto principal de prazer, Krishna em pessoa, mas isso é
inútil sem a parafernália favorável de Vrindavana". Assim, a dor de separação de
Radharani alcança o ponto máximo em Kurukshetra, onde Ela alcança o objeto de
Sua união após uma longa separação. Krishna está bem perto ali, mas Ela não pode
aproveitar realmente a união sem estar rodeada pela parafernália favorável de
Vrindavana. Desse modo, Bhaktivinoda Thakura explicou o humor de Srimati
Radharani em Kurukshetra.
Um Guru Revolucionário
Certa vez, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura revelou a
importância de Kurukshetra de forma singular. As palavras de nosso guru
maharaja na maioria das vezes eram muito revolucionárias. Quando eu era
iniciante com apenas dois anos no Gaudiya Math, era encarregado do templo de
Kurukshetra. Certa vez, cheguei no Math de Calcutá, situado numa casa alugada em
Ulta Danga para o festival de pregação anual. Após o festival, voltava a
Kurukshetra. Srila Prabhupada pensava em abrir uma "Exibição Teísta" em
Kurukshetra, com exibições de dioramas (esculturas em barro cru e
decoradas), como Krishna e Seus amigos vieram de Dwaraka, e as gopis
vieram de Vrindavana.
O Srimad Bhagavatam menciona que durante o eclipse
solar, todos eles vieram se banhar no Brahma-kunda, um lago sagrado em
Kurukshetra. Srila Prabhupada queria mostrar esse passatempo com um diorama,
e, assim, a exibição foi feita. Ele ordenou a impressão de vinte mil panfletos e
que esses fossem distribuídos na área, a fim de convidar as pessoas para a
exibição.
Vrindavana é para Pensadores Superficiais?
Ele nos disse a esse respeito: "Saibam todos que somente as
pessoas falsas e sem valor, e homens de pensamento superficial gostam de
Vrindavana". Fiquei muito perplexo ao ouvir isso. Sempre ouvi que Vrindavana é o
lugar mais elevado de perfeição espiritual. Ouvi que quem não controlou os
sentidos não pode entrar em Vrindavana. Tão só as almas liberadas podem entrar
em Vrindavana e têm a oportunidade de discutir krsna-lila. Vrindavana é
para as almas liberadas. Quem não se libertou das demandas dos sentidos pode
viver em Navadwip, mas as almas liberadas podem viver em Vrindavana. Agora,
Prabhupada dizia que pensadores superficiais apreciam Vrindavana, mas pessoas de
verdadeiro bhajana, genuína aspiração divina, almejam viver em
Kurukshetra.
Senti como se tivesse caído de cima de uma árvore quando ouvi
isso. "O que é isso"? - pensei. Sou um ouvinte muito apurado, por isso, fiquei
muito atento para compreender o significado de suas palavras. O próximo
pensamento que nos deu, foi que Bhaktivinoda Thakura, após visitar muitos locais
de peregrinação, afirmou: "Gostaria de passar os últimos dias de minha vida em
Kurukshetra. Construirei uma cabana perto do Brahma-kunda e passarei o resto da
minha vida lá. Kurukshetra é o verdadeiro local de bhajana".
Comerciantes Astutos
Por quê? O serviço é mais valioso conforme a intensidade da
sua necessidade. Comerciantes astutos procuram um mercado em época de guerra
porque nessa situação perigosa, o dinheiro é gasto como água, sem preocupação
com seu valor. Eles podem ganhar mais dinheiro em época de guerra. Do mesmo
modo, quando a necessidade de Srimati Radharani alcança seu auge, o serviço a
Ela se torna extremamente valioso. O serviço é avaliado conforme sua
necessidade. Srimati Radharani está na mais alta necessidade em Kurukshetra,
porque Krishna está tão perto, mas Sua lila de Vrindavana é impossível.
Se a bola num jogo de futebol estiver próxima do gol, e recuar em seguida, isso
é considerado uma grande perda. Igualmente, Krishna está lá em Kurukshetra, após
uma longa separação; assim, o anseio por união que Seus devotos sentem deve
chegar ao ponto máximo, mas não podem se unir intimamente, porque Krishna age
como rei. As circunstâncias não permitem que aconteça o Vrindavana lila.
Nesse momento, Srimati Radharani necessita do serviço mais elevado do Seu grupo,
as shakhis.
Bhaktivinoda Thakura diz que, nessa situação, uma gota de
serviço concederá a maior quantidade de prema, amor divino. Existem dois
aspectos nos passatempos de Radha-Govinda: sambhoga, união divina, e
vipralambha, separação divina. Quando Radha e Krishna estão muito pertos um
do outro, mas não podem Se unir intimamente, o serviço nesse momento pode
conceder o maior ganho aos servos. Portanto, Srila Bhaktivinoda Thakura diz:
"Construirei uma cabana na margem do Brahma-kunda em Kurukshetra e aspirarei
prestar serviço ao Casal Divino. Aí, não haverá possibilidade de voltar a este
plano mundano em nenhum momento, se eu puder alcançar esse padrão onde o
prospecto de serviço é tão elevado".
A Quinta Nota
Srimati Radharani disse, ao chegar em Kurukshetra:
pryah so'yam krsnah sahacari kuru-ksetra-militas
tathaham sa radha tad idam ubhayoh sangama-sukham
tathapy antah-khelan-madhura-murali-pancama-juse
mano me kalindi-pulina-vipinaya sprhayati
tathaham sa radha tad idam ubhayoh sangama-sukham
tathapy antah-khelan-madhura-murali-pancama-juse
mano me kalindi-pulina-vipinaya sprhayati
"Queridas amigas, por fim, agora estou reunida com Meu mais
querido Krishna em Kurukshetra. Sou a mesma Radharani, e Ele é o mesmo Krishna.
Desfrutamos de Nosso encontro, mas, ainda assim, desejo voltar à margem do
Kalindi onde podia ouvir a doce melodia de Sua flauta que soava a quinta nota
embaixo das árvores da floresta de Vrindavana" (Padyavali).
Vrindavana é necessária, onde quer que Radharani e Krishna
estejam. E Vrindavana significa a parafernália favorável. Assim, Vrindavana é
inigualável.
Quando Krishna, após sua longa separação, encontrou-se com os
habitantes de Vrindavana em Kurukshetra, primeiro veio ao acampamento de Nanda e
Yashoda para lhes mostrar respeito paternal. Eles sentiram, em meio a seu grande
desapontamento, que: "Oh! Finalmente nosso filho veio nos ver". Era como se a
vida tivesse retornado aos mortos. Krishna cuidou para se encontrar com as
gopis, privadamente, após lhes conceder alguma cortesia, e apareceu de
súbito no acampamento delas. Krishna era externamente o líder de tantos reis na
Índia. E as gopis vieram de um lugar desconhecido, onde viviam na selva,
na sociedade dos leiteiros. Elas não tinham nenhuma posição externa, e Krishna
tinha a posição mais exaltada na sociedade política e real. Ele era a figura
central, como a menina dos olhos de todos. E elas estavam numa situação
desamparada, pobre e negligenciada. As gopis apelaram a Krishna e
disseram:
ahus ca te nalina-nabha padaravindam
yogesvarair hrdi vicintyam agadha-bodhaih
samsara-kupa-patitottaranavalambam
geham jusam api manasy udiyat sada nah
yogesvarair hrdi vicintyam agadha-bodhaih
samsara-kupa-patitottaranavalambam
geham jusam api manasy udiyat sada nah
O grupo das gopis disse a Krishna: "Ó Você que tem
umbigo de lótus, sabemos que os grandes mestres yogis que não têm nada a
ver com este mundo mundano tentam meditar em Seus pés de lótus. O interesse
deles é de realização superior no mundo consciente. É dito que eles concentram
sua maior atenção em Seus pés de lótus. E aqueles que estão ocupados em
incrementar suas vidas neste mundo de exploração também estão ocupados em adorar
Seus pés de lótus para escaparem do emaranhamento da ação e reação. Seus pés de
lótus são o centro dos interesses dos elevacionistas (karmis) e dos
salvacionistas (jñanis e yogis)".
O Krishna Pastoril
"E o que somos nós? Somos apenas pessoas do campo, e as vacas
são nossa riqueza. Somos criadoras de vacas que vivem no campo, do comércio no
ramo de gado leiteiro, e da venda de coalhada e leite nos subúrbios da
sociedade. Não somos exploradores científicos (karmis), nem o tipo de
exploradores que pesquisam o mundo da consciência. Só conhecemos a vida
familiar. Não temos outras qualificações.
Estamos ocupadas com nossas vidas familiares nas classes mais
baixas da sociedade. Mas em nossa audácia, oramos para que saiba que nos
sentiríamos abençoadas, se, em qualquer momento, concordasse bondosamente em
estender Seus pés de lótus até nossos corações desprezíveis. Estamos ocupadas em
nossos afazeres familiares. Não conhecemos a vida das escrituras ou os métodos
dos salvacionistas. Não sabemos nada de yoga, jñana, Vedanta ou
dos Vedas. Nossa preocupação principal não é com as escrituras ou padrões
morais. Mantemos uma posição insignificante na sociedade e apenas oramos para
podermos nos lembrar de Seus pés de lótus em meio a nossa vida doméstica. Por
favor, conceda-nos isso. Não podemos esperar mais nada de Você". Assim foi a
petição delas.
Krishna respondeu, e disse:
mayi bhaktir hi bhutanam
amrtatvaya kalpate
distya yad asin mat-sneho
bhavatinam mad-apanah
amrtatvaya kalpate
distya yad asin mat-sneho
bhavatinam mad-apanah
"Sim, Eu sei. As pessoas desejam devoção a Mim para
alcançarem a vida eterna. Elas vêm a Mim e Me adoram para atravessarem o limite
da mortalidade e obter vida eterna. Elas desejam Meu serviço por essas razões,
mas vocês, felizmente, possuem alguma afeição natural por Mim. Isso as trará
finalmente a Mim".
Esse é o significado formal e superficial da conversa entre
Krishna e as gopis. Mas os grandes preceptores em nossa linha extraíram
outro significado dessas preces. Eles são conscientes da verdadeira relação
íntima de ambas as partes. Portanto, concederam um outro significado baseado no
sentimento divino entre o amante e o amado.
Quando as gopis oraram a Sri Krishna em Kurukshetra,
seu verdadeiro propósito era o seguinte: "Oh, lembramos que um dia enviou
Uddhava para nos consolar. Ele recitou muitas referências das escrituras sobre
como o mundo é mortal, como não é nada, como todos iremos morrer, afeição não
tem muito valor, o apego deve ser cortado. Disse que devemos tentar nos livrar
de qualquer atração pelo ambiente e alcançar salvação. Queria nos dizer todas
essas coisas aparentemente doces através de Uddhava. Agora, pessoalmente nos
mostra o mesmo caminho. Diz que é grande e que todos devem tentar pensar em
Você, para seu maior interesse". Essa explicação se encontra no Sri Chaitanya
Charitamrita. As gopis dizem a Krishna: "Pensa que somos yogis
e que ficaremos satisfeitas em meditação abstrata em Você? Poderemos nos
satisfazer através da imaginação? Não fazemos parte disso. Nem somos karmis,
trabalhadores lucrativos que só incrementam sua grande dívida com a natureza,
que vêm à Sua porta para obter alívio, e oram: 'Ó Deus, alivie-nos de nossos
pecados prévios'. Não pertencemos a nenhuma dessas duas categorias".
"Quem somos? Queremos viver com Você como Sua família. Não
estamos interessadas em coisas abstratas nem em eliminar os erros de karma
para anular as atividades pecaminosas. Não queremos usá-Lo para nenhum outro
propósito. Queremos ter uma vida familiar direta com Você. Não sabe disso? E
ainda assim envia mensagens através de Uddhava, e agora isto! Não tem vergonha"?
Esse é o significado interno.
Resposta Íntima de Krishna
A resposta de Krishna também possui um aspecto interno. Ele
responde: "Vocês sabem, todos Me querem. Desejam que os ajude a alcançar a
posição mais elevada no mundo de benefício eterno através da devoção. Eles se
consideram afortunados se possuírem uma conexão Comigo. Mas por outro lado,
considero-Me afortunado por ter entrado em contato com a valiosa afeição que
encontro em seus corações".
As gopis leram o significado interno dessa forma. E
quando Radharani pôde ver o significado interno da resposta de Krishna, ficou
satisfeita. Ela pensou: "Onde quer que Ele esteja no sentido físico, Ele é
somente Meu de coração". Ela recompôs Seus problemas interiores e voltou a
Vrindavana com o pensamento: "Ele não tem saída senão Se juntar novamente a nós
muito em breve".
Srila Rupa Goswami Prabhupada revela o significado interno
desse verso no Padyavali. Quando Krishna veio ao acampamento das gopis
em Kurukshetra, encontrou Srimati Radharani de súbito e curvou-Se como se
fosse tocar nos pés Dela. Radharani recuou e disse: "Que faz! Tentou tocar nos
Meus pés"? Ela estremeceu: "Não fez nada de errado. É o Meu mestre. Tem
liberdade de fazer o que quiser. Sou Sua criada e tenho de tentar satisfazê-Lo
com cada nervo. Não cometeu nenhum crime. Eu é que sou a criminosa. Como é isso?
Eu ainda mantenho Meu corpo e Minha vida. Esse é o crime - Não pude morrer de
saudade de Você! Ainda mostro minha face ao público - sou indigna de Seu afeto
divino. Todo o peso de quebrar a lei do amor está sobre Minha cabeça".
Nem uma Gota de Amor Divino
Srimati Radharani falou desse modo. Sri Chaitanya Mahaprabhu
diz num verso similar:
na prema-gandho'sti darapi me harau
krandami saubhagya-bharam prakasitum
vamsi-vilasy-anana-lokanam vina
vibharmi yat prana-patangakan vrtha
krandami saubhagya-bharam prakasitum
vamsi-vilasy-anana-lokanam vina
vibharmi yat prana-patangakan vrtha
"Não tenho nem mesmo uma única gota de amor divino por
Krishna dentro de Mim. Não se encontra nenhum vestígio de amor por Krishna
dentro de Mim. Pode perguntar: 'Então, por que derrama lágrimas profusamente,
sem interrupção? Dia e noite, está sempre a derramar lágrimas por Krishna. Como
explica isso'? Oh, não sabe! Faço isso só para aparecer e enganar as pessoas em
geral para que pensem que tenho amor divino por Krishna. Mas sou um hipócrita.
Por que digo isso? A prova positiva é essa: ainda estou vivo. Não pude morrer!
Eu teria morrido de separação de Krishna se tivesse algum amor verdadeiro por
Ele. Essa é a prova positiva de que não tenho nenhum vestígio de krsna-prema
dentro de Mim".
Krishna-prema é tão elevado e atraente que ninguém
pode manter a vida sem ele após ter entrado em contato. É tão elevado, tão belo,
tão encantador - devora o coração! É impossível até mesmo concebê-lo. O amor
divino em tão alto nível é conhecido como prema. Esse amor divino por
Krishna não é para ser detectado neste mundo mundano. Se alguém por um acaso
experimentar esse tipo elevado e vital de devoção, morrerá instantaneamente se
houver qualquer separação dela. É tão bela e magnânima. Nosso propósito é
procurar por esse amor divino neste mundo. E Sriman Mahaprabhu veio distribuir
isso ao mundo para nosso bem.
"Tomemos Veneno..."
Ouvi dizer que um grupo de pessoas na América do Sul cometeu
suicídio coletivo ao sentir que seu modo de vida crente seria destruído pela
presente civilização. Eles não puderam suportar isso, e pensaram: "Tomemos
veneno e deixemos este mundo para trás. Assim poderemos viver em segurança no
mundo de nossa fé. Não temos nenhuma atração por qualquer coisa neste mundo
mundano. Vamos em paz. Somos membros do mundo pacífico. Desfrutemos dessa paz
que é independente da aquisição material".
Embora concordemos que não há encanto aqui que nos faça
hesitar de nos removermos deste mundo, temos de discordar e dizer que nossa vida
neste mundo é valiosa. Por quê? Podemos obter uma aspiração superior nesta vida.
Temos a chance de adquirir o objetivo aqui neste plano. A vida humana é tão
valiosa, pois nela podemos seguir o caminho da concepção divina suprema. Este
corpo humano é altamente avaliado e raramente alcançado. O Srimad Bhagavatam
(11.9.29) afirma:
labdhva su-durlabham idam bahu-sambhavante
manusyam artha-dam anityam apiha dhirah
turnam yateta na pated anu-mrtyu yavan
nihsreyasaya visayah khalu sarvatah syat
manusyam artha-dam anityam apiha dhirah
turnam yateta na pated anu-mrtyu yavan
nihsreyasaya visayah khalu sarvatah syat
"A forma humana de vida é raramente obtida e, embora
temporária, dá a chance de alcançar o objetivo supremo da vida. Portanto,
aqueles que são sérios e inteligentes devem se esforçar imediatamente pela
perfeição antes que outra morte ocorra. Há tantas formas de vida: aquáticos,
reino vegetal, animais, pássaros, fantasmas e outros seres vivos, mas somente na
posição humana é que possuímos a chave para completar a solução dos problemas da
vida".
Se usarmos a vida humana de forma valiosa, conseguiremos a
chave para nos livrarmos da cadeia da vida neste mundo problemático. Podemos nos
livrar do cativeiro de todos os tipos de problemas mentais e físicos. A chave
está aqui, nesta forma humana de vida. Jiva Goswami diz que formas inferiores de
vida possuem compreensão insuficiente para realizar a verdade suprema. E nas
formas de vida superiores, como as de semideuses, por terem previamente
adquirido energia ou karma acumulado por todos os lados, os elementos de
desfrute principais rodeiam os seres vivos. É muito difícil conseguir se livrar
do encanto dessas influências e iniciar o prospecto de uma vida nova num plano
superior de consciência. Esta forma humana de vida é a posição mais vantajosa
para escapar do enredamento e alcançar o objetivo supremo de nossa vida divina.
O Conceito Supremo de Magnanimidade
As pessoas perguntam, às vezes: "Por que Sri Chaitanya
Mahaprabhu escolheu a classe mais baixa, as pessoas de kali-yuga, para
dar a concepção mais elevada de amor divino - krsna-prema"? Mas essa é a
própria natureza de Sri Chaitanya-avatara. Por que as gopis são
consideradas como os devotos mais exaltados e provêm de uma posição social
desprezível? Qual é o significado do mais alto conceito de magnanimidade? Como
deve ser sua natureza? Ajudar os mais necessitados.
Sri Chaitanya Mahaprabhu vem da posição mais elevada, por
isso não pode dar coisas comuns; Ele tem de dar as coisas mais valiosas, e Sua
atenção é voltada aos mais necessitados. Isso não é natural? A magnanimidade
suprema deve atender os mais baixos e necessitados. E se Ele deseja ajudá-los,
fará com Sua própria moeda. Ele não pode distribuir somente vidro ou pedras
baratas. Por que procuraria por pedras baratas para distribuir ao nível
inferior, enquanto possui a opulência de jóias e pedras preciosas? Ele deve
estender aos inferiores e pobres o que considera ser verdadeira riqueza.
Mahaprabhu - O Grande Messias
Portanto, todos nós deveríamos cair aos pés do grande
Messias, Sri Gauranga Mahaprabhu. Seus devotos dizem: "Se tivéssemos que
conceber um lugar onde Gauranga não tivesse aparecido, não poderíamos manter
nossas vidas. Nós estremecemos ao pensar em viver sem um amigo tão magnânimo
como Sri Gauranga". Como se pode viver a vida sem Gauranga? É impossível. Não
vale a pena viver no mundo sem Gauranga.
Sri Gauranga é o mais magnânimo. Sri Chaitanya Mahaprabhu e
Seus companheiros do Pañcha-tattva vieram para elevar todas as almas de
suas condições caídas. Em geral, somente os merecedores podem adentrar em
Vrindavana, em krsna-lila. Mas Krishna em pessoa vem como Sri Chaitanya
Mahaprabhu para curar os ofensores de suas ofensas e lhes garantir entrada em
Vrindavana. Podemos nos purificar até mesmo da posição mais baixa e nos
prepararmos para a participação em Vrindavana lila, simplesmente por
cantar os nomes do Pañcha-tattva e lembrar o lila Deles.
Radha-Govinda desfrutam Seus passatempos de amor divino em
Seu próprio círculo em Goloka Vrindavana. E existe uma outra região onde
Radha-Govinda estão combinados como Sri Chaitanya Mahaprabhu - o próprio Krishna
no humor de Radharani saboreia Sua própria doçura com Seu ambiente. Temos de
realizar isso através do processo recomendado. Quem é Sri Chaitanya Mahaprabhu?
Ele veio aqui para conceder a dádiva que nos promoverá ao objetivo supremo da
vida.
Consciência de Gaura
Trazer Sri Gauranga para perto de nossa alma é obter, mesmo
inconscientemente, uma garantia de alcance em krsna-lila. É mais útil
para a alma caída cultivar devoção a Sri Gauranga. Isso nos dará a completa
satisfação da vida com o mínimo de problema. Devoção a Gauranga não nos
conduzirá a nenhuma consciência de Krishna casual ou mal concebida, mas sim à
verdadeira consciência de Krishna. Podemos ter consciência de Krishna plena com
a ajuda da consciência de Gaura. Depois de desenvolver devoção a Sri Gauranga,
seremos capazes de sentir que consciência de Sri Gauranga também inclui
consciência de Krishna - com algo a mais. O que é isso? A distribuição da
consciência de Krishna.
Krishnadasa Kaviraja Goswami, quem nos deu o Sri Chaitanya
Charitamrita, a literatura teológica mais valiosa que já viu a luz do dia,
escreveu:
krsna-lila amrta-sara, tara sata sata dhara,
dasa-dike vahe yaha haite
se caitanya-lila haya, sarovara aksaya,
mano-hamsa caraha' tahate
dasa-dike vahe yaha haite
se caitanya-lila haya, sarovara aksaya,
mano-hamsa caraha' tahate
"O que é krsna-lila? É a verdadeira essência do
néctar. É o âmago da doçura, felicidade, e êxtase. A doçura do que se pode
conceber de mais doce é representada em krsna-lila. Então o que é
chaitanya-lila? Esse doce néctar de krsna-lila flui nas dez direções
em centenas de córregos de uma fonte no chaitanya-lila". Embora
chaitanya-lila tenha aparecido depois de krsna-lila,
chaitanya-lila é a fonte, o alicerce. Vimos que Krishna apareceu em
dwapara-yuga, a era prévia, e depois Sri Chaitanya Mahaprabhu apareceu mais
tarde, na kali-yuga. Ainda assim, o lila Deles é eterno. Primeiro
vem o doador, depois a dádiva. E a dádiva de Sri Chaitanya Mahaprabhu é que
distribui rios ilimitados do doce krsna-lila neste mundo e nas dez
direções.
Krishnadasa Kaviraja Goswami conclui: "Ó devotos, venham!
Devem nadar no lago dos passatempos de Sri Chaitanya Mahaprabhu como muitos
cisnes. Krishna-lila flui desse lago em direção ao mundo em vários
córregos. Devotos, como nuvens, pegam o néctar desse lago, e distribuem o néctar
gratuitamente às almas afortunadas. Venham e vivam nesse lago. Que esse cisne
nade no lago nectáreo da vida e ensinamentos de Sri Chaitanya Mahaprabhu, de
onde fluem centenas de córregos em todas as direções. Ó devotos, ofereço-lhes
esta humilde prece".
Nitai Gaura Hari Bol!