TODAS AS GLORIAS A SRI GURU E GOURANGA
BREVE
BIOGRAFIA, PASSATEMPOS E ENSINAMENTOS DE
SRILA SRIDHAR GOSWAMI MAHARAJ
FUNDADOR ACHARYA DA SRI CHAITANYA SARASWAT MATH
NAVADWIP
Recordar e contatar as Atividades Divinas - Passatempos - de grandes santos da estirpe de Srila Guru Maharaja é o mesmo que obter sua sagrada associação. O Nitya -Parsada é o Eterno Associado Intimo do Senhor, absolutamente inseparável do Senhor. Ouvir os Passatempos dos Associados do Senhor é o mesmo que ouvir os próprios Passatempos do Senhor. O coração se purifica de toda mundanalidade e o anseio e aspiração interna pela verdadeira Devoção a Deus e Seu Séquito sào despertados mesmo nas pessoas mais baixas e pecaminosas. Ao se ouvir estes passatempos com o respeito adequado, as Verdades Axiomáticas destes Passatempos ativam nossa consciência interna e recebemos uma e outra vez a confirmação da posição definitiva do devoto Associado (Parsada-Bhakta). Todos os superlativos soçobram incapazes de descrever as Glórias infindas de um tal grande devoto do Senhor Supremo.
Recordar e contatar as Atividades Divinas - Passatempos - de grandes santos da estirpe de Srila Guru Maharaja é o mesmo que obter sua sagrada associação. O Nitya -Parsada é o Eterno Associado Intimo do Senhor, absolutamente inseparável do Senhor. Ouvir os Passatempos dos Associados do Senhor é o mesmo que ouvir os próprios Passatempos do Senhor. O coração se purifica de toda mundanalidade e o anseio e aspiração interna pela verdadeira Devoção a Deus e Seu Séquito sào despertados mesmo nas pessoas mais baixas e pecaminosas. Ao se ouvir estes passatempos com o respeito adequado, as Verdades Axiomáticas destes Passatempos ativam nossa consciência interna e recebemos uma e outra vez a confirmação da posição definitiva do devoto Associado (Parsada-Bhakta). Todos os superlativos soçobram incapazes de descrever as Glórias infindas de um tal grande devoto do Senhor Supremo.
POR B. A. SAGAR MAHARAJ
Em
eterna Lembrança do mais Misericordioso
Fundador
Presidente Acharya da Sri Chaitanya Saraswat Math
ANANTA
SRI VIBHUSHITA OM VISHNUPAD
PARAMAHAMSA
MUKUT MANI JAGAD GURU
SRI
SRIMAD BHAKTI RAKSAK SRIDHAR
DEV
GOSWAMI MAHARAJ
do
Sagrado Dia do Centenário de Seu Aparecimento
28
de outubro de 1994
Copiado,
editado e produzido na Sri Chaitanya Saraswat Math
segundo
as Instruções Divinas e Orientação Perfeita de Seu mais intimo
Servidor
Associado
-Sevaite
Presidente Acharyya-
SUA
DIVINA GRAÇA PARAMAHAMSA
SRI SRILA BHAKTI SUNDAR GOVINDA DEV-GOSWAMI MAHARAJ
Por Mahamandalesvar
Tridandi Swami B.A.Sagar Maharaj
e publicado por Sri
Mahananda Das Brahmachari Bhakti Ranjan
SRI CHAITANYA
SARASWAT MATH
Kolerganj,P.O.Nabadwip,Dist.Nadia,W.Bengal,PIN
741302, India
Contato com os discipulos Brasileiros de Srila Sridhar
Maharaj e Govinda Maharaj ver endereços na ultima pagina.
CAPITULO 1
Eu prosto
minha cabeça uma e outra vez aos pés de Lótus de meus
Mestres
Espirituais, o Senhor Supremo Sri Krsna Chaitanya e Seus
associados,
e Sri Sri Gandharvva-Govindasundar. Através de Sua
graça,
qualquer trabalho que iniciemos, com certeza, torna-se aus-
picioso e
exitoso. Eu oro por essa Graça no meu intento de retratar
resumidamente
a Divina Vida de Srila Guru Maharaj, Srila Bhakti
Raksak
Sridhar Dev-Goswami Maharaj.
Om
Visnupad Sri Srila Bhaktivedanta Swami Maharaj Prabhupad, Om
Visnupad
Sri Srila Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj-e um
Visnupad
Sri Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj- sendo
todos
meus Gurus e sem a bondade, afeição e prestimosa Guia Divina
deles,
não posso me aventurar a executar qualquer coisa neste mundo
ou no
próximo, Que possam eles, seus associados, e seus servidores
se
satisfazer com esta tentativa em relembrar algumas gotas
nectáreas
das Glorias Oceânicas Transcendentais do Mahabhagavata
Parsada-Bhakta.
Tendo
acabado de retornar da quinta Excursão Mundial
do Grande
Sacrifício para o Canto do Santo Nome, liderado por nosso
Eminente
Preceptor Sri Srila Govinda Maharaj, preparamo-nos por nossa
boa
fortuna para o Centenário do Advento da Srila Guru Maharaj. Neste
28 de
Novembro é o seu centésimo aniversário, contando-se de seu primeiro
aniversário.
A partir desse dia, por um ano até seu centésimo aniversário do
ano
seguite, estamos sob a guia graciosa de Sri Srila Govinda Maharaj,
observando
o Grande Centenário de Celebrações de Om Visnupad Sri Srila
Bhakti
Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj.
Sri Srila
Govinda Maharaj encarregou-me de compilar uma biografia de Srila
Guru Maharaj
há alguns anos atrás. De fato, isso foi projeto já durante os
passatempos
manifestos de Srila Guru Maharaj neste mundo. Hoje, apenas
a
momentos antes do Dia do seu Aparecimento, estou assumindo a tarefa.
Espero
ser desculpado por minha morosidade, Seus Passatempos são ilimi-
tados e
nenhum mortal pode retratá-los com justiça em um livro. Contudo,
em 1985
tive a boa fortuna de, diretamente, perguntar a Srila Guru Maharaj
sobre sua
Vida Transcendental. A resposta está transcrita no capítulo três.
Acrescentado-se
que fui o mais afortunado ao ter a oportunidade de conta-
tar com
muitos dos amados e fieis servos e associados de Srila Guru Maharaj,
tendo a
frente, a cada passo, meu guia gracioso, Srila Govinda Maharaj. De
todos
eles pude ouvir ilimitados relatos valiosos e transcendentais dos Passa-
tempos de
Srila Guru Maharaj. Eles são muito numerosos para que possam ser
mencionados
individualmente, porém aqui ofereço minhas respeitosas reverências aos pés
de Lótus de todos eles.
Ao se aproximar das margens deste grande
infinito e insondável oceano dos Passatempos de Srila Guru Maharaj, recordamos
sua Personalidade intensa, seu poderoso comando desde o primeiro até o último
dia de sua presença na Terra, suas
íntimas conversas sagradas dos mais refinados pensamentos teístas, sua
intimidade doçura, sua afeição, seu amor. Essa maré em seu fluxo de ondas
inunda nossos corações.
Seria tolice se se começasse dizendo: “Aqueles
que nunca conheceram Guru Maharaj - “. pois, quem quer que o encontrasse, de
imediato, sentiam que sempre o conheceram. Ninguém podia esquecê-lo. Ele nunca
esquecia de ninguém. Ele olhava dentro do coração, ele tocava o coração de um
modo fascinante.
Recordar e contatar as Atividades Divinas -
Passatempos - de grandes santos da estirpe de Srila Guru Maharaja é o mesmo que
obter sua sagrada associação. O Nitya -Parsada é o Eterno Associado Intimo do
Senhor, absolutamente inseparável do Senhor. Ouvir os Passatempos dos
Associados do Senhor é o mesmo que ouvir os próprios Passatempos do Senhor. O
coração se purifica de toda mundanalidade e o anseio e aspiração interna pela
verdadeira Devoção a Deus e Seu Séquito sào despertados mesmo nas pessoas mais
baixas e pecaminosas. Ao se ouvir estes passatempos com o respeito adequado, as
Verdades Axiomáticas destes Passatempos ativam nossa consciência interna e
recebemos uma e outra vez a confirmação da posição definitiva do devoto
Associado (Parsada-Bhakta). Todos os superlativos soçobram incapazes de
descrever as Glórias infindas de um tal grande devoto do Senhor Supremo.
Desse modo é por isso que as Escrituras
destacam a audição como o ‘olho’ para a Divindade (sruteksita-patha). Que possam as glórias de Srila Guru
Maharaj pela eternidade deleitar a audição e os corações dos devotos do Senhor
Supremo.
O Senhor Sri Krsna Chaitanya é o mais magnânimo
descenso de Deus nunca dantes conhecido no passado , nem no futuro do mundo. o
Seu Presente é o mais precioso, nobre e inerente jamais visto. É Prema, Amor
Divino. Os Seus agentes levam Sua corrente de êxtase, descendo até nós intacta
através da conexão de coração para coração desses representantes.
Os impostores, em busca de sua egoísta e
perturbada gratificação, dominam o meio ambiente mundano com sua desprezível
arrogância. Os corajosos Agentes verdadeiros que encontra o exemplo supremo em
Srila Guru Maharaj - são os guardiães (raksaks) que nos protegem eternamente da
peste da imitação.
Esta posição irrefutável de Srila Guru Maharaj
demonstra-se de um modo infindável. Ele sempre mostrou uma natural timidez e
reserva nas áreas divinas mais elevadas, tais como os Passatempos íntimos de
Sri Krsna em Vrndavan e as
concepções
elevadas de Rasa-Tattva. Embora ele fosse aquele com mais vivência nessas
áreas e sua penetração nas Conclusões Perfeitas(siddhanta) de Sriman Mahaprabhu
e no Srimad-Bhagavatam que de um modo inquestionável nos dá a conhecê-lO como
no mesmo nível de Goswami. De fato, ele contribuiu com revelações únicas e sem
precedente na Sampradaya (Sucessão Divina). Seus escritos brilhantes Sri
Bhaktivinoda Viraha-Dasakam, Significado do Rg-Veda Mantra, Comentário do
Srimad Bhagavad-gita-Chatur-sloki e em especial o significado íntimo do Gayatri
Mantra - para citar apenas alguns poucos - corrobora o testemunho vívido a esse
fato.
TODAS AS
GLÓRIAS A SRI SRI GURU -GAURANGA
CAPÍTULO
DOIS
HISTÓRIA
TRANSCENDENTAL
Os pais abençoados de sua divina Graça Srila
Bhakti Raksak Sridhar
Dev
Goswami ‘de uma linha de brahmanes altamente respeitada ;foram Sri Sri Upendra
Chandra Deva Sharmma Bhattacharyya Vidyaratna e Srimate Gauri Bala Deva
Eles deram a sua ilustre filho o nome de Sri Ramendra Chandra Deva
Charmma Bhattacharyya,nosso Srila guru Maharaj.Seu abençoado aparecimento foi
em Sripat Hapaniaya,Distrito de Burdwan, Bengala Ocidental durante a
presença de Srila guru Maharaj no mundo, neste local sagrado foi construído um
belo templo e deram o nome de Sri Chaitanya Saraswat Ashram
pelo nosso benevolente Sevaite-presidente Acharyya da Sri Chaitanya
Sarasvat
Math ,Sua Divina Graça Srila Bhakti Sundar Govinda Deva-Goswami
Maharaj.No
que se refere ao seu nobre e bondoso pai ,a exaltada linha dos antepassados de
Srila Guru Maharaj (Sat-purusa )apresenta-se como se segue
o nome de
seu pai Sriukta Upendra Chandra Sharmma Bhattacharyya:o nome de seu
avó,Sriyukta RamGopal Deva Sharmma : o nome de seu bisavó,Sriyukta
Ramdhan
Deva Sharmma:seu pai foi Sriyukta Raliva Lochan Deva Sharmma
o pai
deste foi Sriyukta Mrtyun Mrtyunjay Deva Sharmma o pai deste `foi Sriyukta
Dhananjay Deva Sharmma: o pai deste foi Sriyukta Govinda Ram Deva Sharmma O
titulo “Bhattacharyya” era peculiar a esta linha devido a que em sua maioria
executavam e ensinavam sacrifício e adoração religiosa (paurohitya).
nessa
linha ,muitos eram também mestres espirituais Brahmanes com milhares de
discípulos Existiram inúmeros profissões adotadas nessa linha, incluindo
agricultores e fazendeiros No entanto o que predominou sempre foi a erudição em
sânscrito Srila Guru Maharaj estava ciente que Sriyukta Ramdhan era especial, um notável erudito. A ilustre
linha familiar a mãe de Srila Guru Maharaj também era Bhattcharyya,Brahmana o
nome do pai dela era Sriyukta Radha Vallabha Battacharyya, de um local
conhecido como Khaithan.
Pelo arranjo do livre desejo do destino a
primeira criança dos pais de Srila Guru Maharaj não sobreviveu . Por isso o
primeiro filho foi Srila Guru Maharaj, após Sua divina Graça o segundo filho
foi Srila Sriyukta Manindra Chandra após quem veio a primeira filha Sriyukta
Satyendra Chandra após Sriyukta Amarendra Chandra Os últimos dois filhos foram
as filhas Sriyukta Usa Rani Devi e Sriyukta Rama Rani Devi.
Sriyukta Rama Rani Devi (Devya), uma sincera
discípula de Srila Guru Maharaj, ainda hoje reside em Nabadwip Sri Chaitanya
Saraswat Math. Também, Sriyukta jagadhatri Devi, Sriyukta Satyendra Chandra e
Sriyukta Amarendra Chandra todos aceitaram iniciação de Srila Guru Maharaj.
Antes do nascimento de Srila Guru Maharaj, a
esposa de seu tio (jethi-ma), Srimat Kumud Kamini, certo dia visitava um local
sagrado de peregrinação a fim de obter o darsan de uma Deidade em particular.
Ela sonhou essa noite que a Deidade a presenteava com uma bela criança. Ela era
refulgente e sua cabeça não possuía cabelo. Ela pensou, Srimati Gari Devi não
tem filhos, assim no sono ela deu essa criança nas mãos de Srimati Gauri Devi.
Após alguns dias, Srila Guru Maharaj apareceu, e qual foi a surpresa - Srimat Kumud Kamini viu que
a criança recém-nascida era idêntica ao belo bebe de seu sonho.
Ele permaneceu na casa de seu tio materno para
sua educação primária no Khaithan Gram onde ele frequentava a escola local
Pathsala (primário). Sua inteligência era brilhante, seu caráter o mais
exaltado. Por duas vezes ele obteve adiantamento em um ano na escola e ele era
sempre o primeiro da classe. Desde a infância, Ele tinha uma aptidão nata pela
língua sânscrita. Ele freqüentou o ginásio em Okarsa, cerca de duas milhas
andando para o oeste a partir de sua casa em Hapaniya.
Quando Srila Guru Maharaja era jovem, Srimati
Gauri Devi cozinhava muitos pratos vegetarianos saborosos para a família.
Contudo, na hora de Srila Guru Maharaj comer, sua mãe chorava porque Srila Guru
Maharaj só aceitava um tipo de vegetal da-amarga folha de Neem preparada como
um ensopado de arroz. Além disso, ele só comia o que lhe era oferecido em
primeira mão. Ele não aceitava a mesma coisa pela segunda vez - porque em seu
coração ele antes tudo oferecia ao Senhor e só após comia.
Como um jovem rapaz, ele infalivelmente
banhava-se todos os dias no sagrado Ganges em Dampal. Levantando-se bem cedo,
antes do nascer do sol, ele ali caminhava diariamente, quase 5 quilômetros e
retornava. Ele também colhia algumas flores de lótus de um reservatório natural
e as oferecia todos os dias ao Ganges e ao Senhor Shiva. Certa vez , quando caminhava
para Jamapur com uma flor de lotus em suas mãos para oferecer a Deidade Buraraj
(Senhor Siva), ele obteve uma repentina revelação de Visva-rupa , a Forma
universal.
Quando estudava na universidade Baharampur no
Distrito de Mushirabad, um dia Srila Guru Maharaj encontrou um astrólogo na
estação ferroviária de Baharampur. O astrólogo pediu que Srila Guru Maharaj lhe
mostrasse sua mão, observando-a ele notou que (1) Srila Guru Maharaj seria
plenamente auto-realizado, (2) ele se tornaria uma famoso pregador em larga
escala e em terras distantes de harikatha e (3) ele partiria deste mundo aos
noventa e três anos de idade.
Todas as três predições se tornaram realidade.
O nome do
astrólogo era Yogi Bir Sri Barada Majundar .Ele era o diretor do
Ginásio
Lalcola,sete paradas descendo pela via férrea,cerca de duas horas de trem de
Baharampum essa escola foi fundada por um rei de nome Raja Yogendra
Naraiana
Rao,com o nome de seu pai Raja Mahendra Narayana Rao,o yogi
Bir
Barada Majundar foi aceito pelo famoso general da Bengala,Subhash
Chandra
Bose,como seu guru.
Na universidade,Srila Guru Maharaj tornou-se
indiferente aos livros da escola e lia apenas o Sri Chaitanya Charitamrta e Sri
Chaitanya Bhagavata .
Ainda assim ele passava nos exames, sempre no
primeiro escalão, ao passo que os estudantes mais diligentes nos estudos
fracassavam.
Após receber o diploma de bacharel em arte ele
foi estudar direito, mas antes de completar esses estudos ele se juntou a um
grupo do movimento de não cooperação de Mahatma Gandhi em 1921,ali permanecendo
por cerca de dois anos
Desde a infância, contudo apesar do fato de ter
nascido numa renomada família Smartta- Brahmana,seu humor natural pela atração
religiosa era pelo Sankirttan(canto congregacional do santo nome )de Sri Chaitanya
Mahaprabu.
Om
Visnupad Paramahamsa Sri Srila Prabhupad Bhakti Siddhanta Saraswati
Goswami
(1874--1937),era o ilustre fundador presidente da Sri Chaitanya Math
com
sessenta e quatro ramificações por toda a Indía,conhecida como Gaudiya
Maths.Ele
também estabeleceu missões de pregação no exterior.
Srila
Sridhar Maharaj ,durante seus
estudos universitários, estava profundamente atraído a vida divina e preceitos
de Sri Chaitanyadev E como resultado ele primeiro fez contato com Srila
Prabhupad na Gaudiya Math e ele comprometeu-se completamente com a missão em
1926 quando Srila Sridhar Maharaja saiu de casa e juntou-se a missão seu
Gurudev Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami Prabhupad ficou entusiasmado e
na ocasião citou o famoso Sloka Do Sri Gita em apreciação,
Yad Yad
Acharati Srestas Tat Tad Evetaro Janah
Sa Yat
Pramanam Kurute Lokas Tad Anuvarttate
‘As
pessoas seguem os caminhos dos grandes. Eles seguem as conclusões que
as
grandes personalidades aceitaram como corretas Ele expressou sua generosa
satisfação por tal extremamente qualificada como Srila Sridhar Maharaj tenha se
predisposto
a participar da missão de Mahaprabhu.
Mesmo
antes de aceitar sannyasa,Srila Sridhar Maharaj era um pregador muito exaltado
e firme na missão e Srila Prabhupad estava muitíssimo satisfeito com ele
Em 1930
na Gaudiya Math original de Ulta Danga Srila Prabhupad Bhakti Siddhanta
Saraswati
Goswami ordenou como sannyasa (Monge Renunciante)concedendo-lhe
a
tridanda sannyasa com o titulo de Srimad Bhakti Raksak Sridhar que significa
o ílustre
guardião da devoção”devido ao seu formidável domínio das escrituras
e natural
pronta percepção espiritual.
Srila Sridhar Maharaj viajou extensivamente
através de toda a India pregando em fluente Bengali Hindi Sânscrito e Inglês.
Seu inglês carregava uma doçura atrativa e eloquência com um caráter único ele
com êxito propagou a mensagem do Senhor Sri Chaitanyadev. Em larga Escala em
várias escolas e universidades dirigindo seminários públicos e festivais de
Sankirttan.
Certa vez quando Srila Guru Maharaj foi a
Giridi em Bihar ele fez uma palestra na biblioteca de Barristers.
Após a conferência um cavalheiro aproximou-se
chorando e disse ‘nos estamos acostumados a pensar que nossos ancestrais eram
tolos e que agora nos tornamos civilizados e com a associação dos britânicos
todavia hoje Maharaj
ouvindo
sua palestra,o único sentimento que nos vem é o de nossa grandeza
passada e
que baixo nos descemos nossos ancestrais eram de tal grandeza
e hoje
estamos caídos neste lixo asqueroso.
Em outra ocasião em Giridi, numa palestra, o
presidente da conferência, o senhor Basak, grande erudito, comentou após ouvir
a fala de Srila Guru Maharaj,
“Pensamos por muito tempo que o Vaisnava-dharmma era uma ramificação da
religião Hindu. Contudo, hoje, Maharaj, após ouvirmos o que você
falou, com seu argumento seguro e evidência escritural, sabemos agora que o
Vaisnava -Dharmma é a religião Original - o Jaiva-Dharmma ou Religião de todas
as almas - e todas as outras são apenas a porção mal interpretada da original.”
Nas
próprias palavras de Sua Divina Graça Srila Sridhar Maharaj: “Isso deve ser
profundamente estudado e considerado pela seção estudada da sociedade. O
Vaisnava-dharmma que Mahaprabhu nos deu é o original Vaidika-Dharmma. O que
Srila Ramanujacharyya e Srila Madhvacharyya deu , por completo, uniu-se a Linha
de Mahaprabhu. E o que o Senhor Sankar, Senhor Buddha e a Missão Ramkrishna nos
tem dado é tudo uma confusa mistura. Aquela pessoa que pode apropriadamente
apreender a essência disso é beneficiado ao extremo. Sambandha-jnana é a grande
coisa; em seguida existe Abidheya e Prayojana. Esses são os três estágios
essenciais de toda a teologia.
Certa vez
em Bombaim, Srila Guru Maharaj proferiu uma palestra na sociedade teosófica. O
assunto de sua fala era “A superexcelência dos Ensinamentos dos Ensinamentos de
Sri Cheitanya”. O presidente da Sociedade, em sua palestra introdutória, falou
do antigo dogma de que todas as religiões são uma e a mesma. Quando Srila Guru
Maharaj começou sua palestra , disse,
“É muito lamentável que eu deva primeiramente,
a fim de falar do meu tema, declarar que por completo discordo com o
presidente. Devido a que para adentrar no meu assunto, o
pré-requisito é o estudo comparativo teológico. Eu vim para falar não apenas da
excelência, mas da Superexcelência dos Ensinamentos de Sri Chaitanya. Portanto,
estou obrigado a mostrar o assunto de minha elocução ultrapassando todos os
rasteiros estágios inferiores. Desse modo, a fim de obter sua atenção, estou
preso a em primeiro lugar a assinalar o abismo de diferença da opinião do
presidente com a minha.
Sambandha,
Abhidheya e Prayojana - de início temos que fazer essa três divisões. Sambandha
(relacionamento) significará de princípio separar todas as outras concepções
religiosas exceto o Vaishnava-Dharmma como outorgado por Sri Chaitanya
Mahaprabhu - a concepção Krsna, todos os demais estarão coligados apenas com a
concepção Brahman, concepção Paramatma, etc. Abhidheya
é o meio para o fim; que podemos ouvir de Sriman Mahaprabhu como sendo
jnana-sunya Bhakti (Devoção não contaminada pelo intelecto), suddha-Bhakti
(Devoção pura), em sadhu-sanga (associação com os verdadeiros devotos). E Prayojana ou o objetivo que é Prema; e não
mukti(liberação). Dharmma-artha-kama-moksa(religiosidade, desenvolvimento
econômico, desejo material e liberação) - esses não são o objetivo. Apenas
Prema-Seva, Serviço Amoroso a Krsna é o objetivo supremo.”
Ao observar o sensível e rico escritos em
sânscrito de Srila Sridhar Maharaj, seu Gurudev referiu-se a ele como ‘uma
pessoa habilitada a continuar minha Sucessão Espiritual’. Observando-se sua aguçada introspeção
escritural, seu Gurudev também o adornou como investidura de ‘Sastra-nipuna
Sridhar Maharaj’ou ‘Gênio das Escrituras Sridhar Maharaj’. Em outra ocasião seu
Gurudev também referiu-se a ele como ‘niveditatma’ou ‘uma alma pura totalmente
rendida ao Senhor supremo’.
Próximo de sua partida deste mundo seu Gurudev
ficou , completamente satisfeito ao ouvir Sri Rupa-manjaripada- a mais amada
canção do mais profundo Serviço Divino - dos lábios de Srila Sridhar Maharaj.
Assim, Srila Bhakti Siddhanta Saraswati goswami Prabhupad, por esta ação,
claramente ilustrou que Srila Sridhar Maharaj é o seu Sucessor Chefe preceptor
e representante de Srila Rupa Goswami Prabhupad, que é o Primeiro Apóstolo
Preceptoral de Sri Chaitanyadev.
Após a partida de Srila Bhakti siddhanta
Saraswati Goswami Prabhupad, Srila Sridhar Maharaj fundou a Sri Chaitanya
Saraswat Math em 1941. Nessa época, não era mais que uma cabana de sapé as
margens do sagrado rio Ganges. Momento em que Srila Sridhar maharaj compôs o
belo verso sânscrito que vem a seguir. O verso é uma misteriosa predição,
falando do renome universal que a Sri Chaitanya Saraswat Math ganharia no
futuro:
srimach-chaitanya-saraswata-mathavara
udgita-kirttir
jaya-srim
bibhrat sambhati ganga-tata-nikata
navadvipa-kiladri-raje
yatra sri-gaura-saraswata-mata-nirata
gaura-gatha
grnanti
nityam rupanuga sri-krtamati
guru-gauranga-radha-jitasa
Na morada
sagrada da Pedra de Toque Transcendental
Sri Nabadwip Dham - a mesmíssima Sri Vrndavan,
na terra
de Koladwip, cuja identidade interior
é a do Rei das montanhas Sri govarddhan,
próximo
as encantadoras praias do rio Sagrado Bhagirathi
que liberta todas as almas caídas
ergue-se
este imponente e glorioso Rei de todos os Templos-
Sri Chaitanya Saraswat Math.
Nesse
belo quadro, os devotos rendidos
cujas vidas são a Mensagem de Sri Gaura,
estão
absortos eternamente no Serviço Amoroso
do Mestre Divino, o Dourado Senhor Gauranga
e o Amado
Senhor Sri Govindasundar
com Sua Consorte Srimati Gandharvva,
acompanham-se
por todos Seus Amados Associados.
Com os
corações sempre cheios de grande esperança
por obter a Graça do Senhor,
seguindo
com fidelidade na Linha
de Sri Sri Rupa e Raghunath -
os Donos
do Tesouro Ilimitado
de Pura, Doce e Divino Amor,
aquelas
almas rendidas cantam sempre as Glorias infindáveis
do nome e Qualidades Transcendentais
do Mais
Magnânimo, Original Senhor Supremo
Sri Sri gaurangasundar.
De fato,
os corações de todos os seres, moveis e imóveis,
maravilham-se com as Glorias de Sri Chaitanya
Saraswat Math
quando
eles se abrigam na suave e afetuosa sombra
da bandeira da vitoria que tremula içada
e canta
entusiasticamente ao mundo a sempre expansiva
renome da Sri Chaitanya Saraswat Math;
portando
essa bandeira de todas as Bênçãos Transcendentais,
Sri Chaitanya Saraswat Math brilha
resplandecente sem cessar
em toda sua Divina Magnificência.
(texto
traduzido ao Inglês pelo editor a partir da tradução Bengali de Sua Divina
Graça Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj)
Srila Sridhar Maharaj, após a partida de seu
Gurudev, de um modo natural recebeu honras unanimes como o mais exaltado
Representante da Gaudiya Sucessão; muito embora ele sempre e abertamente se
considerasse apenas um calouro. A pedido de muitos eminentes irmãos espirituais
ele lhes conferiu a ordem de sannyasa, incluindo-se Srila Bhakti Saranga
Goswami Maharaj, Srila Bhakti Prajnan Keshav Maharaj, Srila Bhakti Aloka
Paramahamsa Maharaj e Srila Bhakti Kamal Madhusudan Maharaj, Srila Narasimha
Maharaj, Srila Bhagavat Maharaj, Srila Acharya Maharaj, etc.
Durante o festival de circum-ambular no
Festival de Vrndavan, Srila Bhakti Saranga goswami Maharaj, o mais antigo
pregador e discípulo de Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami Prabhupad, em
pessoa adorou Srila Sridhar Maharaj com cento e oito lamparinas e incenso,
etc., na ocasião do dia do Aparecimento de Srila Sridhar Maharaj Srila Goswami
Maharaj executou esta junção juntamente com muitos discípulos seus e outros
irmãos espirituais.
O Irmão espiritual de Sua Divina Graça Srila
Sridhar Maharaj, Sua Divina Graça Sri Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Maharaj
Prabhupad, foi, naturalmente, a personalidade encarregada de inundar o mundo
ocidental com a maré cultural e espiritual. De 1965 a 1977, ele sem qualquer
ajuda transmitiu o original Ensinamentos da consciência de Krsna em escala
global. Sua Divina Graça Srila Swami Maharaj Prabhupad era em si um Fenômeno
Divino magnificente e sem precedentes. Ainda assim, ouvimos dele mesmo e a
historia gravou que ele havia obtido apenas dez dias da associação com seu
Gurudev, Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami Prabhupad. Contudo, ele
obteve uma longa e intima associação desde sua iniciação com o mais intimo
dentre todos os seus irmãos espirituais, Srila Sridhar Maharaj.
Ele disse a seus próprios discípulos, “Eu
considero Srila Sridhar Maharaj meu Siksa-Guru, o que se pode falar então sobre
o beneficio que vocês podem obter de tal associação”. Antes de sua partida
deste mundo, ele ordenou a seus discípulos e seguidores que procurassem Srila
Sridhar Maharaj para Guia Espiritual. Ele também ordenou que completassem a
construção do saguão de palestras de Srila Sridhar Maharaj no templo da Sri
Chaitanya Saraswat Math.
Todos esses fatos aso provas irrefutáveis da
indesviável afeição e consideração dele por Srila Sridhar Maharaj. Quando
voltava a India de suas pregações ocidentais, Srila Swami Maharaj sempre se reunia
e permanecia com Srila Sridhar Maharaj. Quando se encontrava com Srila Sridhar
Maharaj, ele com humildade tocava os pés de Srila Sridhar Maharaj, pedindo-lhe
sua graça.
A intimidade entre eles não encontrava
paralelo. Hoje a declaração muito conhecida pelos devotos de todo o mundo, é
digno de nota do alto reconhecimento de Srila Swami Maharaj foi primeiramente
nos apresentado por Srila Sridhar Maharaj - nas próprias palavras de Srila
Sridhar Maharaj. “Eu o considero como Saktyavesa-Avatara ( uma personalidade
divina dotada de poder diretamente pelo Senhor Supremo). Krsna
descendeu para auxilia-lo... Poderes divinos chegaram em seu auxilio, a não ser
desse jeito teria sido impossível. Não se trata de uma tarefa comum que
qualquer um faria, e sim que a coisa mais elevada foi trazido para a mais baixa
posição e distribuída amplamente por ele. Isso só poderia ser a corporificação
do Poder Divino e em grande intensidade e magnitude. Assim, Saktyavesa-Avatara
- Eu só posso considera-lo sob esse ponto de vista”
Quando
Srila Swami Maharaj iniciou sua pregação no Ocidente, ele já contava com quase
70 anos de idade. Ele teve que se submeter a severas provações. Nos primeiros
anos (ele pregou por todo o mundo por cerca de doze anos), ele escreveu uma
carta a Srila Govinda Maharaj, o mais intimo assistente de Srila Sridhar
Maharaj. A carta estava em Bengali, mas a essência é como se segue:
“Na ausência de Srila Prabhupad (Srila Bhakti
Siddhanta Saraswati Goswami Prabhupad), eu aceitei a ordem de Srila Sridhar
Maharaj sobre minha cabeça. Agora estou na América. Posso
morrer a qualquer momento e gostaria de morrer em Vrindavan. Contudo posso
permanecer aqui e morrer pregando. Assim, por favor, aconselhe-se com Srila
Sridhar maharaj sobre como devo proceder. Devo deixar o ocidente e volta a
India ou não?”
A
resposta chegou: “Swami Maharaj está sempre em Vrndavan. E
o Ocidente é seu Prabhu-datta-desa( a terra dada por seu Guru, se campo). Onde
quer que ele abandone o planeta - tal local também é Vrndavan. Assim ele pode
ficar lá e continuar seu trabalho glorioso.”
Mais
tarde, quando Srila Guru Maharaj contava com cerca de 80 anos, milhares de
pessoas de todas as partes do mundo peregrinavam rumo a Sri Chaitanya Saraswat
Math em Nabadwip, India. Ele aceitou milhares de pessoas de todas as partes do
mundo como seus discípulos. E ele entregou a responsabilidade a seu servo
intimo e associado-servidor e por ele pessoalmente escolhido como sucessor,
Acharyyadev Sri Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj. É de fato a maior fortuna para o mundo
que( até a época desta
edição)
Srila Govinda Maharaj, desde 1992, completou sua quinta viagem mundial,
pregando a religião da humildade, altruísmo e tolerância. É o desejo do coração
satisfeito de nosso amado Mestre Srila Guru Maharaj.
Como mencionado no inicio, o Oceano dos
Passatempos de Srila Guru Maharaj é ilimitado. Quantas gotas desse oceano pode
um mero pardal recolher? Neste mundo o tempo não corre a nosso favor. Pela
ordem de meu Gurudev, eu tentei - de meu modo casual- apresentar algumas destas
gotas de mel para os devotos do Senhor que são como abelhas. Oro para que não
haja ofensa nessa execução. se eu não tentasse, isso também seria uma ofensa.
Quem quer que ouça os Passatempos NECTAREOS e Ensinamentos de Srila Guru
Maharaj não pode alcançar nada além da Suprema Riqueza da vida em si - Amor
pelo Senhor Supremo Sri Krsna.
Antes de findar este capitulo, dois outros
incidentes vieram de repente a minha mente.
Após o desaparecimento de Srila Bhakti
Siddhanta Saraswati Prabhupad, havia grandes conflitos. Eles eram sempre
resolvidos e harmonizados por Srila guru Maharaj. Srila Guru Maharaj era amado
por todos.Certa vez , nessa época, um devoto muito erudito que era considerado
como adversário de Srila guru Maharaj, veio visita-lo. De fato, ele tinha o
habito de visitar Srila Guru Maharaj muito freqüentemente.
Neste dia, Srila Guru Maharaj fez-lhe uma
pergunta,
“Você é tido como um membro de um grupo que se
opõe a mim. Por que você vem sempre aqui para me ver?”
Este devoto
respondeu de pronto,
“Devido a
sua natureza desinteressada, super inteligência e forte senso comum.”
Srila Krsnadas Babaji Maharaj costumava visitar
o local de nascimento de Srila Guru Maharaj em Sri Hapaniya. Ele perguntava aos
aldeões: Sridhar Maharaj estudou nesta escola? Ele se banhou neste lago? e
perguntas assim. Um dia Srila Guru Maharaj perguntou a ele, “Você é meu irmão
espiritual; por que você vai sempre visitar meu local de nascimento? Qual
é a razão?
Srila
Babaji Maharaj respondeu, “Devido a que seus escritos não são diferentes dos
escritos de Srila Rupa Goswami. Assim eu vou nesses lugares tomar
a poeira dessa terra de seus passatempos sobre minha cabeça.”
CAPITULO
TRÊS
LEMBRANÇAS
DE SRILA GURU MAHARAJ
(extraído de uma conversa com Sua Divina Graça)
Eu nasci a meia noite, Sábado, 10 de outubro de
1895. Navami tithi (dia
lunar)
sob o mesmo signo do Senhor Ramchandra. Krsna-paksa(quinzena da lua
escura).
Sriman Mahaprabhu também nasceu num sábado. Eu fui o segundo filho. O primeiro
era uma garota, mas ela morreu prematuramente, assim Ram Kavach(um mantram
protetor e amuleto) foi dado a minha mãe para proteção do próximo filho, ou
seja, eu. Assim eu nasci após minha mãe ter aceito o Ram Kavach.
Havia dois quartos feitos de sapé, um deles era
o quarto para partos. Devido a que o primeiro filho havia morrido, após eu ter
nascido e minha mãe ainda estar na área do parto, bem em frente a este local
meus dois sobrinhos que falavam
inglês montaram guarda a noite para assegurar que nenhum fantasma ou algo assim
viessem sob a forma de um gato ou de qualquer outra maneira. Assim como eles
estavam lendo e estudando, eles protegeriam a primeira metade da noite. Eles
haviam se graduado e estudavam para mestrado. E durante a segunda metade ou
última porção da noite dois estudantes de sânscrito, um sobrinho e outro um
tio, sentavam-se ali bem de frente a esse refugio temporário, lendo, para
proteger contra qualquer ataque invisível nesse momento. Todos eles
mantiveram-se de guarda durante a noite.
Desse modo, o que me lembro, é que quando eu
era um menino carregado no colo de meu pai, passava um grupo de Sankirtan a
alguma distancia; chorando, eu pedi a meu pai que me levasse até lá. Assim,
para me consolar ele me levou até o local por algum tempo e após retornou.
Eu tinha um memória muito boa, em especial para
sânscrito. Haviam me ensinado um sloka em glorificação ao Senhor Siva -e eu o
cantava de cor. Quando eu estava com um ano e oito meses, meu avo morreu, mas
eu não consigo lembrar-me dele. Minha mais antiga recordação é de um terremoto.
Eu nasci em 1302 , no calculo maometano, e 1304 no mês de Vaisakh houve um
terremoto. Eu não passava de uma criança com cerca de um ano e oito meses, mas
eu me lembro disso. Eu me recordo do tremor da terra, com muitas vacas
agrupadas, etc - essa é minha primeira recordação.
Quando eu estava com três anos meu primeiro
irmão nasceu. eu me recordo da cena do nascimento de meu irmão, por volta de
agosto de 1898.Tambem me recordo
quando fiz cinco anos e me ensinavam a escrever, e eu fui levado a casa do meu
tio materno. Muitas outras coisas antes disso eu me recordo. quando eu
estava na casa de meu tio materno,
por três anos para educação básica numa escola primaria, eu obtive a ajuda de
uma de minhas tias que me ensinou o Ramayana e Mahabharata. Isso me foi de
grande ajuda. Eu já demonstrava alguma afinidade por todas essas coisas, pelos
tipos de conhecimento intuitivo e era parcial com os ensinamentos da mitologia
antiga e cultura da seção ortodoxa. Da minha tenra infância minha tendência era
para a cultura da seção ortodoxa - Veda, Upanisad, etc, fé em Deus - todas
essas coisas.
Aos nove anos fui admitido no segundo grau
Intermediário segundo o atual sistema indiano). Como estudante, no clube de
debate, eu sempre me colocava no
lado da
cultura antiga Sastrica, mesmo contra os professores que tomavam o
partido
da causa da renascença ou reforma. eu estava sempre do lado da cultura dos
antepassados. Eu debatia com eles e eu não acho que eles pudessem me derrotar.
Em seguida eu recebi meu cordão sagrado na tradição da família quando eu
contava com catorze anos. Sinto que minha memória era mais ou menos bem aguda.
eu posso lembrar-me do que eu vi e ouvi na minha infância.
Diziam a mim que eu tinha uma tendência geral de que se alguém se aproximasse
para me pedir algo, eu respondia, “Não”. Qualquer coisa que me pedissem, “Não”.
Todavia, certa vez,quando um dos membros de minha família ,um estudante, estava
para prestar um exame ,ele veio perguntar-me sobre se passaria ou não , eu
respondi que sim,E ele ganhou uma bolsa de estudos, Em seguida eu,me matriculei
na escola secundaria local quando eu estava com quinze anos,Eu já escrevia
versos em sânscrito antes disso.
Eu gosto
de sacrifícios na vida, É o lado magnânimo, eu tinha afinidade pelo Senhor
Ramacandra, pelos seus passatempos exemplares, mas não tinha tanta pelo Senhor
Krsna, devido a seu Vrindavana- lila, Eu não podia harmonizar a questão de Deus
ser poder ser um mentiroso, e um caçador de garotas. Eu não podia acomodar esse
fato Embora eu olhasse as deidades de Radha Govinda-e elas me pareciam muito
muitíssimo encantadoras. Eu percebia um fundo místico ali,mas no aspecto geral
eu tinha mais simpatia por Ramacandra do que por Krsna
Minha
atração por Krsna chegou de inicio através do Bhagavad- gita, e posteriormente
através de Mahaprabhu.
Eu
gostava de Ramacandra por sua magnanimidade, Eu estava especialmente atraído
por seu ideal de auto-entrega. Assim eu gostava muito de Radharani, gostava
muito de Mahaprabhu,mas minha atração por Krsna era menor.Minha atração por
Krsna veio através de Mahaprabhu e Radharani-a partir do lado deles
Quando eu
estava com nove ou dez anos,mais ou menos, havia um Templo onde as deidades
de Radha- Krsna estavam instaladas
em Jagadananda Pur, próximo Katwa, todo ano no mês de Kartik meu pai costumava
recitar ali o Srimad Bhagavatam, As vezes eu visitava este templo com ele, e
ali eu encontrava uma atmosfera mística, parecia para mim muito místico.
Após a
minha matricula na escola eu fui para Baharamapur distrito de Musthirabad para
estudar na universidade de Krsnanath. Ali na companhia de um de meus primos, o
filho de meu tio materno, eu me conectei com pessoas da Bengala Ocidental, que
eram famosas sendo que nos já tínhamos ouvido sobre a coragem e o espirito de
sacrifícios deles.Eu fixei residência na mesma pousada que eles.
De algum
modo eu passei para o segundo período da escola, (Srila Guru Maharaj havia
sofrido de uma recaída muito perigosa de malária por todo o ano esta época) mas
mesmo assim eu passei no curso de artes intermediárias na primeira divisão.
Quando estudávamos na escola local, eu tinha por obrigação de executar alguns
deveres familiares juntamente com o estudo. Agora contudo na posada eu passei
entre os primeiros.
Então eu
fui novamente admitido no mesmo colégio em Baharammpur. Após os
quatro
anos nos preparamos para o bacharelado. Quando eu era um estudante do quarto
ano eu conheci um jovem estudante recém- chegado na escola. Na escola eu vi que
um pequeno grupo de estudantes que eram devotados a meditação e puja, e havia
outro grupo que não se preocupava na adoração mas eles gostavam do serviço aos
doentes e alimentar povo. Contudo eu tinha uma natureza interna para ambos os
trabalhos
Eu era
estudante do quarto ano e esse rapaz era primeiro período, havia uma diferença
de três anos, eu estava inclinado a ambos os lados muito intensamente,
algumas vezes tomando o, nome do Senhor
em voz muito alta como um louco e também executando sandia- vandana ( preces
regulares executadas pela manha, tarde e noite e adoração) etc. Ao
mesmo tempo quando tinha alguém doente ele se ocupava em dar assistência, mesmo
que tivesse que negligenciar a alguma aula da universidade. Ambos os lados- serviço social bem como adoração combinavam-se
nele.
Antes
disso, quando estava no colégio eu consegui um livro onde se mencionava que se
pudéssemos prosseguir coma japa( canto meditacional) do Gayatri por 432 vezes
diariamente, podíamos alcançar um grande progresso espiritual. Eu pratiquei isso por algum tempo e nessa
época eu me esforçava o máximo para compreender a verdade revelada, sem
consultar nenhum dicionário ou gramatica,eu ouvi que o Gayatri é consciente,
espiritual, não palavras mortas. Assim se eu prosseguisse com o japam Gayatri por
si ele revelaria o seu significado e propósito, eu me aproximei dele com essa
atitude, e costumava sentir alguma luz vindo das palavras em si do Gayatri , eu
obtive algum conhecimento sobre isso por ,algum tempo.
Em
seguida, como eu cantava, eu tive conexão com esse rapaz na universidade , e eu
tentava me associar com ele. O seu nome era Sri Suresha Bhattacharya, ele vinha
de uma família bramana de Faridpur. O fundador da Bharat- Sevashram, Sri
Pranavananda era de seu vilarejo, Sripad Madhusundam Maharaj também e
proveniente do, mesmo local- Bajepratappur no distrito de Faridpur
Um dia
quando estávamos em uma caminhada matinal e também limpávamos nossos dentes com
pequenos ramos, ele referiu-se a seu pai com a expressão “aquele cavalheiro”,e
eu protestei
“Por que
você usa essa expressão com seu pai?Voce disse aquele cavalheiro? por que isso?
Ele
disse, ‘Sim, eu cometi um erro, eu não deveria ter falado desse modo na sua
frente, mas de fato é assim mesmo.
“Aquele
cavalheiro- ele era um cavalheiro, e nessa vida eu vim a ele e ele me protegeu
por algum tempo, e na próxima vida eu irei para um outro,lugar, desse modo nós
nos movemos de lá para cá, indo para algum cavalheiro,e para outro
cavalheiro...
Embora eu
tivesse sido contrario, esse ponto causou-me um forte impacto. Eu
comecei a
pensar, “sim”é verdade. Nós estávamos rodeados por pai, mãe, irmão,
como ele
disse “aquele cavalheiro”, que ligação verdadeira nós temos com eles ou eles
com nós? Nós somos quase estranhos uns com os outros! Pensando e repensando
sobre esse assunto todo o mundo se tornou vazio. Eu senti uma atmosfera
violenta sem abrigo para se refugiar em qualquer lugar.
Uma
posição caótica, e eu não tinha nenhuma estabilidade. De onde eu vinha,para
onde ia, quanto tempo iria ficar aqui ?tudo isso é um ponto no infinito.
Eu sou um
ponto incerto no mundo do infinito, Um grande choque veio dentro de mim desse
modo,e essa foi a grande virada da minha vida
Os
atrativos deste mundo não tem valor, eu estava estudando, estudante do quarto
ano. Eu estava a poucos meses de chegar ao exame final. Os meus amigos ficaram
alarmados ao,verem minha posição, “O que você esta fazendo?voce esta
negligenciando seus estudos! Como você vai ser capaz de passar
de ano? O seu pai esta mandando dinheiro para seus estudos, você não é tão rico
Deste
modo eles tentavam ao máximo ajudar-me . mas eu não podia me concentrar em
nenhum daqueles livros da escola. Eles diziam “Se você não pode fazer isso nós
iremos ler e você vai ouvir”Nesta
época meu amigo me deu alguns livros sobre a vida e ensinamentos de Sri
Cheitanya Mahaprabhu, e eu os devorei como,se fossem néctar. Ali eu encontrei
um posicionamento- não era como se eu não estivesse em lugar nenhum.Ali estava
a sustentação- a base , a fundacao; ali encontrei o substrato, esperança e
abrigo que eu precisava
Deste
modo eu comecei a ler e ler. Minha
natureza era de o que quer que eu . lesse,eu lia meticulosamente. Podia
ser lento,mas a minha leitura era mais ou menos muito precisa e representava o
aspecto verdadeiro. eu também podia ouvir muito claramente, mesmo sem ler, a
audição apurada fazia também parte de minha natureza. o que quer que eu lesse
eu podia aprender o objetivo profundo e mante-lo dentro de mim
Foi
através da leitura que eu encontrei minha futura esperança, eu estava
convertido na família de minha mãe havia algum reconhecimento por Sri
Cheitanyadev, mas na família de
meu pai que eram smarthas ortodoxos, eles odiavam Sri Cheitanyadeva, para eles
Cheitanyadeva havia criado um caos na sociedade. uma praga, aqueles que haviam
perdido sua posição social tornavam se vaisnavas, se tornavam se seguidores de
Cheitanyadev. Na família de meu pai eles mantinham esse tipo,de aversão. Apesar
disto eu me tornei um seguidor completamente convertido de Cheitanya.,Esse
sentimento chegou a mim não apenas de um modo intelectual, mas de mente e
coração eu senti uma conversão completa.
meu pai morreu.eu fiquei desapontado e
desanimado. eu era o filho mais velho, ele tinha alguma expectativa em mim em
relação aos assuntos familiares, mas pode-se dizer que ele morreu com o coração
partido. O peso das obrigações familiares passaram, mas meus pensamentos
estavam em outra parte,Havia chegado a minha oportunidade de levar uma vida de abnegação, Por um ano em
luto pela
morte de meu pai eu não usava guarda- chuvas nem sapato,, e mais
umas
adições extremadas, eu não usava nada alem de uma peca de roupa e um lençol por
tudo um ano. meio enlouquecido fazia serviços de agricultura e cuidava das
vacas. De qualquer modo eu me formei. A seção Bahamapur onde eu havia
aparecido, meus amigos de aula, disserem que isso era um massacre! em larga
escala estava sendo, muitos poucos conseguiam passar, mas de algum modo eu
passei. e me formei. Alguns de meus amigos de classe disseram Oh, pelo método da
adoração e satisfazer a Deus ele se formou! ele não estudou nada mas passou,
somente por adorar Deus, eles afirmavam isso
O meu pai
morreu em plena consciência - ele
me disse diversas coisas. uma era que eu deveria me casar. eu nunca havia dito
uma mentira, qualquer que fosse a conseqüência, eu, estritamente falava a
verdade. eu não podia me comprometer assim com ele. assim eu me senti pressionado , ele disse- quer você case
ou não agora não me cause distúrbio em minha morte. - diga que você fará isso.
De
qualquer modo uma frase me veio a mente “eu tentarei satisfazer seu pedido:
deste modo de uma maneira modificada eu respondi a ele. de algum modo então eu
tinha de casar. a vida familiar se prolongou por seis anos, enquanto isso eu
estudava . Todavia
o movimento de Gandhi de não cooperação
seguia em frente e eu me juntei a esse movimento, havia um tipo de
promessa que em
um ano
esse movimento conseguiria swaraj( independência)a todos.
Eu
procurava sannyasa, mas meus compatriotas queriam um ano meu, assim eu
imaginava que poderia me sacrificar nisto, nesta causa. Eu terminei a faculdade
de direito e trabalhei por algum tempo como secretario do movimento em Kalna.
Deste modo me dirigindo as aldeias, eu trabalhei por dois ou três anos. então
este movimento parou por algum tempo, em seguida eu fui requisitado para o
serviço em Calcuta. Com a ajuda do superintendente do governo eu servir ao
escritório dali.
A minha
atração havia ficado sempre com Mahaprabhu. enquanto isso eu andava daqui para
lá, buscando por um sadhu por a qual obtivesse iniciação, mas não encontrava
ninguém de meu agrado.
Certo dia
eu voltava do escritório vi um cartaz na avenida Cittaranjam: Gaudya Math
Mahotsav( grande festival) duração de um mês. O chamado estava dado, próximo o
templo de Pareshanath. eu vi este cartaz colorido, eu imaginei, Gaudya math,
devem ser seguidores de Mahaprabhu, vou ver o que ocorre ali.
Quando eu
era um estudante de direito, através de Suresh Battacaryaque foi o fundador da
Bharat- sevashram, Sri Pranavananda, ele tentou o máximo arrebanhar-me para sua
missão, mas eu rejeitei.
Meu
coração era de Mahaprabhu, assim eu não podia ir a nenhum outro lugar,
Ele
dizia”eu também tenho muita reverencia a Mahaprabhu mas eu acho que o primeiro
estagio tem que ser o de Bhuda, abnegação ou vairagya e indiferença ao mundo. Secundariamente
o estagio de Sankar Vedanta- jnana. e na etapa mais
elevada
conquistará o prema de Cheitanya. A não ser de outro modo as pessoas mal interpretarão como sendo luxuria
Eu
respondi”sim o que você diz é correto que o prema dharma de Cheitanyadeva é o
mais elevado, mais acima da concepção dos budista e sankaristas
O
budistas praticam vairagya e os sankaristas praticam conhecimento do
Vedanta,mas não disse isso,
Mas ele
disse sim, que você se associe com um sadhu, e obtenha o santo nome
Ele
silenciou
Eu disse
a ele”se você tem algum poder sobrenatural, eu ficarei grato se você puder me
disser aonde meu guia espiritual,
meu gurudeva esta
Ele disse
o nome de um cavalheiro, Haranath.
Eu procurei por essa pessoa mas não pude
encontrar, foi quando eu vi o cartaz da Gaudya Math. Lá estava apenas um
cavalheiro, no saguão externo, e todos os demais haviam ido em execução a nagar
sankirtan, então eu conversei um,pouco com esse cavalheiro. Eu havia escutado
um pouco sobre Cheitanyadeva e as escrituras, mas eu vi que essas pessoas que
representavan o Math tinha um
conhecimento
mais profundo e idôneo sobre isso. Nisto os outros voltaram do kirtan , eu vi
Guru Maharaj adiante com sua danda,assim
que ele chegou em frente ao Math alguns discípulos vieram e lhe pegaram
a danda e ele foi recebido no local. A primeira vista eu achei que a postura de
Guru Maharaj era de completa indiferença com o mundo ordinário. Ele não se
importava com ninguém, ele era auto- suficiente, eu tive esse tipo de impressão
dele a primeira vista, Então eu iniciei minhas visitas. Gradualmente,eu
vivenciava que eu queria ficar nesta companhia.
Desafortunadamente
eu não fui capaz de encontra-los antes, mas o que me impedia de ir e ficar
lá?eu olhava para casa, meu pai havia partido, minha mãe estava viva, eu tinha
três irmãos mais jovem, mas eles não se afetariam muito.mas minha esposa seria
atingida. Eu não sei porque, mas um pensamento repentino me veio que se ela
morresse, eu estaria livre. eu tive esse pensamento. eu estava atraído pela
associação daquelas pessoas. havia tantos membros e cavalheiros de uma natureza
educada. e por inteiros entregue ao serviço de Mahaprabhu. Isso me atraia
muito.
Neste
mesmo dia eu estava no meu quarto, e vi que minha esposa estava doente.
após três
dias ela morreu. Minha mãe tentou que eu casasse novamente, mas ela nada
consegui. Em seis meses ela também morreu em Haridwar na época do Kumbha-mela.,
foi lá que ela morreu. um de meus irmãos Satyem, dava assistência a ela com
outros peregrinos e irmas,etc..
Eu estava
livre. eu visitava o Math. e agora eu deveria colocar ali minha fé, assim era
necessário saber o máximo possível sobre a missão; para conhecer a missão
significava conhecer o líder da missão. assim eu tentei subir as escadas para
onde Guru Maharaj ficava, para a frente de seu quarto, eu me sentaria ali para
ouvir, o meu pensamento era que ali era onde eu deverias me juntar Certo dia
ocorreu
que Kirtanananda Prabhu um brahmacari, me barrou quando eu estava para fazendo
uma tentativa de subir as escadas
Onde você
esta indo?
Eu estou
indo ate Guru Maharaj, eu aprecio muito ouvir e me associar.
Não, você
deve ficar aqui na sala de espera e
quando alguém vier você dirá que deseja tal encontro, essa pessoa vai
verificar e quando ela retornar com a resposta só então você deverá ir , de
outra maneira você deverá ficar aqui.
nunca
traspassa esse limite,
Ele foi
um pouco descortês. por isso eu pensei, -qual deve ser a natureza de um sadhu?
Porque deveria haver uma diferença interna e externa? Assim eu não preciso vir
aqui novamente!
Contudo
neste mesmo momento a posição de Sukadeva veio a minha mente. eu havia lido no
Mahabharata que Srila Vyasadeva enviou seu filho Sukadeva para o Rajarsi Janak
com a finalidade de terminar sua educação, ou sadhana,
Srila
Sukadeva chegou, e ele foi retardado por sete dias no portão externo. Nisto
chegou a informação a Janaka que autorizou a entrada . Deste modo,haviam sete
barreiras ate chegar ao centro da capital, em cada uma dos sete portões ele
ficou detido por sete dias, deste modo sete vezes sete são quarenta e nove dias
que ele retardou sua chegada. e apenas após isso é que ele pode encontrar com
Janaka.
Isso eu
pensei, e então o pensamento conclusivo seguinte veio: se existe alguma coisa
negativa aqui e me colocam num trono para adorar-me , eu não deveria vir aqui;
e se existe alguma coisa boa e verdadeira e eles me batem com cabo de vassoura
eu não devia abandonar esse local! essa conclusão veio a minha mente e eu
mantive as minhas visitas.
Certo dia
Guru Maharaj passeava na varanda superior após ter tomado seu lanche
vespertino, em geral ele não comia nada a noite, eu me aproximei e me
posicionei no quanto, uma pessoa dava uma assistência a ele. Guru Maharaj
perguntou,
Ele tem
algo a dizer?
A pessoa
que o ajudava, veio até a mim e perguntou :
Você tem
algo a dizer?
“Não eu
não tenho nada a dizer
Ele
voltou “ele disse que não tem nada a dizer
Então
Guru Maharaj disse:
“Ele tem
algo a perguntar?
Ele
novamente veio ate mim e disse
“Guru
Maharaj quer saber se você tem
algo a perguntar?
Não eu
não tenho nada a perguntar
Nisto
novamente Guru Maharaj colocou, - ele tem algum propósito na mente para vir aqui?
A pessoa
voltou ate a mim.e eu disse:
Sim sem
um propósito nada pode acontecer.
Quando eu
vim aqui, vim com um propósito.
Qual o
propósito?
Ganhar e
obter sua graça de todos vocês, esta foi minha resposta.nada mais do que isso.
Talvez
isso tivesse tocado Guru Maharaj. ele se aproximou de mim, e perguntou quem eu
era, o que eu fazia, onde era minha casa etc..entao ele disse:
Você é
muito afortunado. você nasceu na área de Gauda- mandal.
Ele tinha
uma publicação em um folheto e seu assistente disse”Guru Maharaj
esta
oferecendo este folheto para você
Ëu disse,
eu já o tenho.
Ele disse
, isso não importa,com boa vontade Ele esta lhe oferecendo isso, assim existe
algo mais. você deve aceitar.
Então eu
peguei e o coloquei sobre a cabeça e o aceitei. essa foi minha primeira
conversa com Guru Maharaj.
No ano seguinte
eu fui convidado para a cerimonia de aparecimento de Srimam Mahaprabhu em
Mayapur. Nesta época eu visitava o Math como ouvinte eu fui para cerimonia ,
nesta época minha mãe também me havia convidado para ir rumo a aldeia para se
encontrar com meu segundo irmão. Ela queria me ver antes de partir para
Haridwar e as pessoas da Gaudya Math também me convidavam para ir a Mayapur, eu
me encontrava num dilema..
Que
fazer? havia o chamado de minha mãe, e talvez o ultimo. ela estava para morrer
pois sua saúde não estava boa, este foi o chamado. Eu pensei, eu quero assumir
esse lado na minha vida, deste modo esse lado é o que tem preferência eu evitei
a chamada da minha mãe para ve-la e invés disso fui para a Gaudya Math.
Nas
conversas que ali se fizeram eu percebi que eles não se importavam com a
opinião de ninguém; mas quando se citava- as escrituras, eles davam uma
paciente audição. Esta era a natureza deles. em resumo eles rejeitavam tudo,
não se importavam com ninguém, e davam atenção apenas para a verdade das
escrituras; e avaliavam sumamente. E com aversão eles rejeitavam os
pilares
da sociedade da época. como Sri Aurobindo, Gandhi, Ramakrsna, os Goswamis
imitacionistas, eles rejeitavam todos eles. Contudo Mahaprabhu, Gita era tudo
que havia,- eu tinha uma atração um gosto por eles, eu me identificava com
eles.
Ainda
assim havia algum tipo de objeção. Uma era que Guru Maharaj vinha de uma família Kayastha, que se
consideram como sudras, eu vinha de uma família de Panditas bramanas, com uma
grande honra na sociedade. aparentemente qualquer bramana deve ser considerado
apto; deste modo algum tipo de objeção eu senti, Nisto quando eu fui para
Mayapur eu novamente vi muitas coisas que me tocaram.
Srila
Bhaktisidhanta proferia uma palestra para muitos cavalheiros que haviam
vindo de
Krsnanagar- pessoas educadas. em outro local o sannyasi senior Sripad Bhakti
Pradip Thirta Maharaj proferia uma palestra. em outra parte Sripad Bhakti
Swarupa
Parvat Maharaj fazia recibos de
uma coleta de fundos das pessoas.
era ,uma
colmeia de atividades , eu me senti numa atmosfera feliz e transcendental ali.
Quando
terminou a festa, Guru Maharaj estava sentado numa cadeira de pano na varanda
de seu quarto e muitas pessoas lhe ofereciam reverencias e saiam. neste momento
ele falava e conversava Eu estava ansioso para ouvi-lo, ele dizia,”Não me
enganem vocês todos, eu estava alerta, por que? Onde
estão enganando-o?
todos
foram convidados eles vieram e agora estavam saindo; porque ele falava sobre
enganação?
Em
seguida o que ele disse foi ‘vocês todos vieram com a compreensão de que se
ocuparam no serviço a Krsna. e assim eu estabeleci uma relação com vocês e agora somente por uma questão de
moda vocês vieram assistir essa cerimonia e estão indo para casa se ocuparem
nos afazeres mundanos; o que vocês
me garantem é que vocês todos servirão a Krsna, contudo.. HA um desapontamento,
enato ele continuou”Voces podem dizer oh , eu fiz um importante negocio e após
terminar isso eu virei juntar-me com vocês assim que possivel.,mas não , não
!
se vocês
me dizem que existe um pequeno incêndio e após extinguir o fogo retornarão ,
então eu direi que isso não é necessário. se o fogo queima todo o planeta ,
você não vai perder nada. ao contrario você será poupado se você pudesse se
desligar destas coisas que estão queimando. toda sua ocupação
positiva
, a sua ânsia interna, tem o, seu correspondente em Krsna. todas as suas
necessidades e ânsias se satisfarão com seu serviço aos sagrados pés de lotus
de Krsna e nem um outro lugar. Ele falava tão pesadamente. que eu fiquei tomado
de admiração. Eu pensei, em nenhum outro lugar eu ouvi deste mundo tal
necessidade intensa por Krsna- bhajana- deste modo eu devo prostar-minha cabeça
aqui. Foi ali que eu me decidi tornar-me um discípulo.
Antes
minha mãe ficava apreensiva que “ele é meu filho mais velho, mas ele vai
tornar-se um sannyasi, sem completar a minha cerimonia sradha-, então quem
executara minha cerimonia? Deste modo quando ela morreu, eu
fui para casa e completei a sua sradha e após o termino eu voltei, na metade
final de abril eu fui para me juntar ao Math. Primeiramente, eu disse que meus
dois irmãos mais jovens deveriam terminar seus estudos e seguir sua vocação, em
seguida eu partiria, da família para me juntar ao Math.
Contudo
Sripad Bharati Maharaj e outros disseram que eu tinha uma grande oportunidade.
Eles me
pressionaram, “não, não, Krsna levou sua esposa, e sua mãe. ele já fez o
suficiente por você , se você negligenciar e não aproveitar essa chance talvez
outros obstáculos virão e essa
vida será estragada sem qualquer esperança.
Eu
perguntei -o que vocês querem dizer?
Eles
disseram- venha imediatamente. Eu aceitei esse conselho e me juntei ao Math
imediatamente.Eu estava vivendo junto com meus dois irmãos em uma pousada e
eles
vieram comigo,eles voltaram chorando, eu permaneci no Math.
Eu fiquei
no Math de Calcutá por algum tempo, me foi pedido para executar algum serviço
na editora dali, mas eu não estava em especial inspirado no trabalho editorial
Eu estava mais interessado em ,pregação, em kirtana e pregar, deste modo em
seguida eu fui mandado para uma viagem de pregação.
A
primeira parada foi em Dumurkonda Math, na Bengala, em seguida para Benares, e
depois para Vrindavan. Havia um kirtan nagar, nas ruas por algum tempo, de lá
eu fui para Dheli onde havia uma coleta de porta em porta por um determinado
tempo. em seguida foi aberto o math de Kuruksetra., eu fui colocado como
comandante ali, nisto eu me encontra sozinho numa pequeno vilarejo em
Kuruksetra. Este era um lugar solitário exceto durante o eclipse solar onde
havia uma reunião de centenas de milhares de pessoas. fazendo coletas ali
passei, uns dois ou três anos, em seguida foi aberto o math de Dheli e eu fui
para lá como responsável. Em seguida eu visitei Simla e outros lugares para
pregar.
Todo ano
em agosto tínhamos que retornar ao math de Calcutá para uma celebração de um
mes..Assim quando eu voltei aqui
fui levado por Sripad Bon Maharaj e Sripad Hayagriva Prabhu em um grupo em direção a Madras que
deveriam
instalar as marcas dos passos de Srimam Mahaprabhu, então ao retornar ao Math
do Bhagh Bazaar foi aberto e na casa alugada originalmente as deidades foram
removidas em procissão de carros ate o math de Bhagh Bazaar e o festival de um
mês foi realizado. Srila Bhaktisidhanta neste ano estabeleceu e instalou o
Pada- pitha( os pés de lotus de Mahaprabhu) ate Mangalgiri, próximo a Bejoyda,
Kobhur ,
Em
seguida ele foi a Madras e declarou aberto a Gaudya math de Madras, e nos
colocou ali, ele alugou uma casa Sripada Bon Maharaj era o líder e o sannyasi senior, enquanto isso,eu aceitei
sannyasa recomendado por Sripad Bon Maharaj.Ele disse sobre mim, “ele é um bom
pregador, ele é melhor pregador do que coletador; eu era formado e era
conhecido como Sri Ramendra Sundar Battaacarya, meu dever era aproximar-me das
pessoas e apresentar os sannyasis.
e mais ou menos eu tinha o trabalho de coletador de fundos, mas Sripad Bon
Maharaj disse”ele não é um bom coletador, e sim um bom pregador, ele tem um bom
Hari -katha, então eu aceitei sannyasi
em outubro de 1930 e após a instalação dos pés de lotus de Mahaprabhu em
vários locais, Srila Bhaktisidhanta
abriu o math de Madras, como havia mencionado.
Ali fomos
deixados e começamos um trabalho de pregação por cerca
de três
anos,
Houve um
parikrma em Vrindavan, juntamo-nos a esse programa, e Sripad Bon Maharaj foi
para a Inglaterra para pregar, e eu fiquei responsável pelo math de Madras. O
templo estava quase todo construído nesta época, mas tarde o math de Bombaim
foi aberto e eu novamente fui levado para lá, eu vivi ali por algum tempo. em
seguida fui levado com um grande grupo de Bhaktisidanta Prabhupada. , eu
ficava na
maioria do tempo com Prabhupada, nos pregamos em diferentes locais na Bengala,
em 1 de janeiro de 1937 as 5.30 da manha Srila Prabhupada Bhaktisidhanta deixou
este mundo
Antes
disso Srila Bhaktisidhanta havia desejado que eu fosse pregar em Londres, mas
eu disse”eu não sou apto para isso- eu não consigo assimilar o sotaque deles, eu não tenho a tendência
a misturar-me com eles muito intimamente,
assim
você vai gastar dinheiro para me mandar
mas eu não capaz de mostrar nenhum resultado satisfatório; se você me
ordenar que vá, eu deverei ir mas eu estou lhe informando o que eu sou”- então
ele mandou Sripad Bhakti Saranga
Goswami
Maharaj ao invés de mim.
Quando
Prabhupada adoeceu, eu lhe dava assistência Um dia antes de sua partida, ele me
chamou e me pediu para cantar Sri Rupa manjaripada, nesta época eu não estava
acostumado a liderar kirtanas, eu estava hesitante, mais tarde Sriyukta Kunja
Babu pediu a um bramacari ‘você
prossiga cantando”em seguida ele começou a cantar, mas Prabhupada sentiu-se insatisfeito e ele disse”eu
não quero ouvir a tonalidade ou o som doce.foi ai que o bramacari parou e eu
tive que cantar Sri Rupa manjaripada e as pessoas diziam “Prabhupada neste momento deu a você a dimensão de
Rasa-seva.
Cerca de
um ano antes disso. eu compus um poema em sânscrito sobre Srila Bhaktivinod
Thakur, e Srila prabhupada ficou muito satisfeito com isso. Quando eu li para
ele a primeira vez , ele observou, com um estilo muito feliz”em seguida eu ouvi
ele disse a Sripad Srauti Maharaj, ‘esse poema é tão refinado, não foi escrito
por ele- foi escrito pelo proprio Bhaktivinod Thakur e veio através dele. é muito
apreciavel!
Certa vez
ele disse a Sri Aprakrta Prabhu”
eu estou satisfeito que o que eu vim para dizer permanecerá após minha partida-
eu encontrei nestes slokas o sidhanta - a conclusão teológica perfeita.
sri -
gouranumatam svarupa- viditam rupagrajennadrtam
rupadyah
parivesitam raghunair asvaditam sevitam
jivadyair
abhiraksitam suka siva bhramadi sammanitam
sri radha
pada sevanamrtam aho tad datum iso bhava
Aquele
que é o gracioso presente Sri Gourasundar, o significado profundo e interno que
é tão conhecido por Sri Svarupa Damodhar, aquele que é adorado por Sri Sanatan
Goswami, e distribuído pelos rasa- tattvascaharyas liderados por Sri
Rupa Goswami, e seus seguidores e eternamente protegido por Sri Jiva
Goswami e seus companheiros; e
aquele que é venerado longe por
grandes personalidades como Mahadev, o senhor dos deuses, e por Brahma o avo do
mundo. oh! maravilhas das maravilhas, o néctar extático do serviço exclusivo
dos pés de lotus de Sri Radha. - você mantém a posição perfeita para misericordiosamente
dar isto para nos
Antes
disso, eu também escrevi um artigo para o jornal espiritual Nadya- prakasa,
e
Bhaktisidhanta Prabhupada comentou
com Sripad Sraman Maharaj- que era o editor, “se você pode colocar esse tipo de
artigo em seu jornal , o padrão do jornal se elevara’, estes artigos são os que
se espera que publique.’De algum modo ele apreciava a minha compreensão e
realização. Existem muitas outras passagens.
Pergunta:Eu
ouvi disser que Srila Bhaktisidhanta o entitulou de Sastra- nipuna.
Srila
Sridhar Maharaj- Oh, em Madras, na Gaudya, na Gaudya Math havia um jornal
dirigido , foi publicado um artigo sobre o nascimento de Srimat Visnupriya
Devi e
sobre o nascimento de Srila Bhaktisidhanta , mas eles foram colocados na ordem
contraria . Ambos são panchami( o quinto dia lunar) Srimat Visnupriya Devi e do
panchami da lua ,cheia, e Srila Prabhupada é do panchami da lua escura. e eles
foram colocados em ordem inversa,
eu li isso cuidadosamente e vi que a base do texto estava errada. porque
Krsna -não teria vindo na lua
cheia, e goura sakti na lua escura? eu percebi que era justamente o oposto,
Eu
mostrei isso a Sripad Bon Maharaj, que considerou isso um grave erro. ele
imediatamente redigiu uma carta
aos editores, - que é isso? nós imaginamos que os editores, tem algum contato
com a realidade e o que eles escrevem
tem alguma conexão verdadeira com o sentimento, como tal tipo de erro é
possível?
Será que
eles não tem uma conexão srauta, ? é tudo invenção! Assim isso foi detectado ,
e uma correção foi publicada em seguida.
Quando
Srila Bhaktisidhanta foi ali o livro - Ray Ramananda , Mundos relativos e
Brahma samhita foram publicados.
mencionou-se que quando Mahaprabhu foi a Vrindavan, ele encontro-se com Sri
Rupa e Sanatan no caminho. mas eu sabia bem que ele os havia encontrado em seu
retorno de Vrindavan, assim eu fiz meu protesto, mas eu não levei esta situação
a nosso Guru Maharaj. mas deve ter chegado ao conhecimento dele, que eu tinha
detectado todas essas coisas, nas ocasião de seu Vyasa puja Srila Bhaktisidhanta me escreveu uma
carta e lá ele mencionava antes de meu nome- sastra- nipuna Sridhar Maharaj- ou
aquele que tem um profundo conhecimento das escrituras. essa era sua consideração.
Pergunta-
E sobre a descoberta do local de Sri Ramananda Ray ?
Srila
Sridhar Maharaj- sim, Quando eu fui chamado de Uttar pradesh para me juntar com
o grupo de Madras, eu tinha o nome de Sri Ramendra sundar Battacarya, mas
depois mas agora eu era convertido a Ramananda Das, e com esse nome ele me
enviou com o grupo para localizar
o local de Mahaprabhu e Ramananda Ray, e ali instalar o pada- pita, ou as pés
de lotus de Mahaprabhu
Nesta
época eu proferi uma palestra sobre a conversa de Mahaprabhu e Ramananda Ray em
Kobhur, e depois eu ouvi de Sripad Krsnadas Babaji e de Bon
Maharaj
que esta palestra foi muito apreciada e que ela continha os ensinamentos
mais
preciosos,
Pergunta-
Este templo onde o senhor instalou as pegadas de Mahaprabhu- pada pita ainda existe hoje?
Srila
Sridhar Maharaj- sim, durante a nossa época as deidades foram instalada por
nosso Gurudev, mas havia apenas aquele pada-pith mandir, o mandir em separado
foi inaugurado após Srila Bhaktisidhanta, talvez por Sripad Bhakti Vilas Thirta
Maharaj.
Mas tarde
eu mesmo como sannyasi junto com Sripad Hayagriva Prabhu
realizamos
outros trabalhos,
Eu também
coletei fundos do Raja de Jaipur, para nosso templo de Madras.isso também é uma
historia, O Sr O. Pulla Reddy foi apontado como o Governador oficial de Jaipur,
devido a que fosse um adivasi( uma
área de pessoas indígenas) um tipo especial de governo foi estabelecido
ali.pelos Britânicos; e o governado era mais poderoso que o rei
Nos
viemos de Madras com uma recomendação do chefe de justiça dali. o Sr Rameshan,
para nos encontrarmos com o Raja de Jaipur, nisto o Raja prometeu pagar o custo do templo de Madras, mas ele
mantinha-se nos dizendo,- vão ao
Governador
e ele , e não eu, lhes dará o
dinheiro, assim vocês devem
consultar o meu superior. eu só estou dando a minha aprovação, mas o dinheiro
será pago por ele.voces devem encontra-lo.
Eu havia
ouvido dizer que ele era um homem meio ateísta assim eu estava hesitante em me
aproximar dele. mas eu disse- não você é o rei, você é o mestre, será melhor
que você de o dinheiro.
Mas ele
insistia , -não você devem encontra-se com o Governador.
Mas
quando eu fui ao Governador, ele afirmou o contrario- ele disse
oh eu sou
o ultimo homem que poderia pagar tal importancia.para construir o templo de
Madras, se vocês o construíssem aqui., então eu teria alguma consideração, as
pessoas aqui teriam alguma recreação no templo. mas essa pobres pessoas, mal- alimentadas, mal- vestidas, e
quando temos algum dinheiro extra, eu devo doa-lo para a ajuda destas pessoas,
os fundos são para essa causa, não para essa luxuria de construir Templos e
isso ainda na cidade de Madras.
vocês
devem ir lá e levantar fundos para construir seu templo.
Então eu
achei que isso era uma causa perdida, e um remédio drástico
deveria
ser aplicado, então eu falei um sloka do Bhagavatam,
vikriritam
vraja vadhubhir idam ca visnoh
sraddantvito
nusrnuyad atha narnayed yad
bhaktim
param bahgavati pratilabhya kaman
hrd rogam
asv apahinoty achirena dhirah
Você diz
que quer ajudar os adivasis, eu também quero ajuda-los, mas sua ajuda é de um
modo especial, e minha ajuda é de outro modo, é dito nas escrituras que se não
se anseia por algo neste mundo, então se tem um coração doente. menciona-se no
Bhagavatam por Sukadev Goswami: kaman hrd rogam...
Eu quero
isso, eu quero aquilo, eu quero milhares, eu quero milhões- isso é um coração
doente, e não um coração verdadeiro. quando eu era um porco eu comia uma
montanha de fezes, mas minha fome não era saciada, quando eu era um elefante eu
devorei toda uma floresta, mas a minha fome não terminou, assim a fome não pode
ser saciada deste modo. “existem tantos que acumularam milhões; ainda assim
eles dizem- não isso é muito pouco e quero mais, mas isso é um coração doente.
e no Bhagavatam Sukadeva Goswami
deu um remédio para isso, vikriritam.....quando você pode harmonizar o absoluto
para ter suas brincadeiras totais e irrestritas e usa sua propriedade em relação a tudo,se você pode acomodar
a concepção do absoluto com o meio ambiente, então você pode libertar-se deste
coração doente, não existe outra maneira.
O homem
ficou impressionado, lagrimas caiam de seus olhos.Swamiji eu creio em Deus.
Os seus
olhos davam testemunha disto.
Eu lhe
darei seu dinheiro. mas não agora, vá a Madras, eu pagarei
Ele
enviou o dinheiro e o templo de Madras foi construído.
A minha
pregação não era do falso coletador de fundos, mas de uma franqueza direta;
falando simplesmente a verdade, não de uma maneira suplicante ou indireta,
bajuladora, ou com doces palavras para de algum modo roubar o homem. era uma
conversa direta, Por que eu vim aqui? qual o fascínio que me trouxe aqui? eu
tentei o melhor de mim apresentar este fascínio para ele, essa é a motivação
para pregar- você deve apreciar tal causa. eu tenho apreciação nesta linha. eu
não acho que eu esteja errado, a todo momento eu pensava na forma correta de
aceitar esse principio. e seguia nesta linha.
Após o
desaparecimento de meu Guru Maharaj
haviam curadores apontado por ele e ele disse para fazer um corpo
governante, infelizmente para nós
houve muitas distorções e a missão não pode manter-se unida.
Embora eu
achasse que eu deveria tentar o máximo possível purificar o movimento, segundo
a minha consciencia,assim eu achei que deveria partir silenciosamente. O meu
principio era que não se deveria
tentar lutar novamente
entre nós mesmos com o fim de purificar a missão. essa foi a minha
mentalidade, outros devotos excelsos não puderam tolerar as discrepâncias e
seguiram lutando,
De algum
modo eu ainda continuava associado,
quando houve um caso e alguns irmãos espirituais de peso foram presos e
o caso segui. eu não poderia partir como um covarde, mas após um ano o caso
terminou e foram libertados. eu fui a Vrindavan deixando assim a associação do Math,eu não dei atenção
para essas lutas,
Eles
tentaram ao máximo manter-me com eles, mas eu disse que não era possível para mim manter-me ali ( pois
elementos perturbavam a paz) eu fiquei em Vrindavan por um mês e completei o
Urjja vrata ali. Eu peguei uma Govardhana sila e vim para Bengala e aluguei uma
casa por duas rupias ao mês , quando eu retornei a Vrindavan eu encontrei meus
irmãos paternos, Mani Babu, ele
trabalhava na estrada de ferro,
eu pedi a ele para me dar dez rupias por mês, por alguns meses, ele
concordou e fez isso por dois ou três meses. e com isso eu vinha para Navadwip.
Gradualmente os outros tentavam me encontrar e finalmente eles me acharam e começaram a visitar-me,
sempre que eles vinham eles traziam algum presente
Sriyukta Sakti Charan Ray conseguiu esse pedaço de terra (
onde hoje é nosso Math) ele o comprou com seu próprio dinheiro. aqui eu iniciei
meu serviço de coração numa cabana.
Em 1942 no dia de Rattayatra eu vim morar nesta cabana com a Govardhana sila. Antas disso eu
vivi um tempo com Sripad Kesava Maharaj nesta casa alugada, e às vezes em
Midnapore Math com pessoasde alto
nível como Sripad Yayavar Maharaj e Sripad Madhava Maharaj. e outros.
Mas aqui eu estava isolado, apenas uma pessoa estava
comigo, após algum tempo, outra pessoa com alguns cavalheiros de Orissa vieram e alguns irmãos espirituais
também, então Sripad Govinda Maharaj, que na época era Sri Gourendu Brahmacari,
um menino apenas veio.
Sripad Krsnadas Babaji disse a mim- por favor dê atenção a
esse menino, Sri Gourendu Brahmacari, ele é muito inteligente e qualificado, eu
tentei dar um pouco mais de atenção a ele, mas os outros não podiam tolerar
isso, eu queria ajudá-lo em sua educação em sânscrito, etc.. mas eles não
podiam tolerar isso e então eles fizeram uma proposta que deveríamos preparar
um documento.
Nesta
época o edifício do Math já estava
sendo construído estavámos em 1943.
Duas pessoas que haviam ficado comigo por algum tempo agora exigiam um documento
nomeando como curadores três
irmãos espirituais, dois eram eles mesmo
e o outro poderia ser eu.
Eu então
perguntei sob qual lei tudo
deveria ser administrado: eles
disseram que seria pelo voto majoritário, isso significa que sempre que eles
combinassem eles poderiam fazer
qualquer coisa que quisessem,
assim eu disse ”eu evitei permanecer na companhia de muitos devotos e sannyasis
respeitáveis, eu vim para viver sozinho: isso não significa que vocês dois vão
me dirigir- eu não posso aceitar isso” eles começaram a rebelar-se e causar perturbação.
Havia uma
transigência.
Sripad Goswami
Maharaj e Sripad Madhav Maharaj
vieram haviam mais de cinco
mil rupias no banco, e outra sete mil mais ou menos era para eles , então eu poderia
permanecer aqui como proprietário absoluto, Sripad Goswami Maharaj veio em
minha ajuda, ele vez um empréstimo de quatro mil rupias, e Sripada Yayavar Maharaj e outros coletaram mais
fundo em outros lugares, desde esta época eu estou aqui. isto é historia.
Eu não
sai para pregar muito intensamente, eu estou quase sempre sentado aqui, eu
raramente saio, como no estilo antigo, Sripad Madhav Maharaj sempre foi muito amigável ele fazia
acusações, “você esta rejeitando a seção educada da sociedade, sentado aqui
inativo você rejeitando as pessoas.
você tem qualidades e capacidade de pregar os ensinamentos de Sri Cheitanya,
especialmente para a o setor educado ,da sociedade, mas você não faz assim”,
sempre que ele vinha ele costumava me acusar.
Quase todo ano após completar as comemorações
de Goura- purnima ele costumava me
visitar e sempre me acusava! eu tambem ia para as comemoracoes em seu Math de
Calcutá eu ia e proferia palestras
ali.desta maneira os dias foram se
passando.
Eu
encontrei pela primeira vez Sripad BhaktivedantaSwami Maharaj em Allahabad,
antes de tomar sannyasi, após isso eu vim para cá na Bengala e então fui visitar
Madras,.isso provavelmente foi em 1930 quando eu o encontrei em Allahabad,
nesta época ele era o representante da kartik Bose Laboratórios. ele foi levado para o Math nosso Guru Maharaj não estava lá. em 1933 ou pouco depois do Vraja
mandal parikrama nosso Gurudeva
veio a Allahabad para fixar a pedra de fundacao e nesta época Swami Maharaj encontrou-se com Srila Bhaktisidhanta e
aceitou iniciação. Vocês
já conhecem bem minha
relação com ele.