Leão da Bengala - Biografia de Prabhupada Bhaktisiddhanta

Leão da Bengala - Biografia de Prabhupada Bhaktisiddhanta




DEDICATÓRIA


A Srila Guru Maharaj, que vê tudo como parafernália para servir a Krishna. Sua personalidade revolucionária é inspirada por Prabhupada Bhaktisiddhanta, sua pregação ocupa a arte, filosofia e outros conhecimentos com a inundação de Amor de Sri Caitanya Mahaprabhu.

A Gurudeva Atulananda por seu empenho em dar refúgio a tantas almas e por manter a luz da Devoção inadulterada através de seu exemplo. Assim como Srila Bhaktisiddhanta, Gurudeva escreve belos livros e edita traduções - são néct- ares que animam o despertar da Consciência.

Dedicamos esse livro a todos os devotos do Senhor Supremo que descen- dem da linha de Srila Sarasvati Thakur. Rogamos que meditem na responsabilidade e misericórdia sem igual que recebemos de nossos Gurudevas. Diariamente acordando cedo, praticando Bhakti Yoga, participando do Movimento de Sankirtan, tomando Prasada, aceitando refúgio, cantando e dançando - uma vida de dedicação... Graças ao esforço de Prabhupada Bhaktisiddhanta para expandir o Vaisnavismo.

Buscamos nos manter atrás dos devotos, servindo e nos purificando pois acreditamos que essa associação tão sublime pode nos transformar internamente.

Pedimos perdão por eventuais erros que possam encontrar nesse livro. É uma tentativa de agradar aos Vaisnavas, esperamos receber suas bênçãos para seguirmos no caminho correto aos pés de Sri Guru e Gouranga Gandharvika Giridhari, as Deidades instaladas por Bhaktisiddhanta Sarasvati em Calcutá.


 PREFÁCIO

Apresentamos um resumo da Biografia de Nitya Lila Pravista Om Visnu Pada Paramahamsa Parivrajakacharya Asttotara Sata Sri Sri- mad Srila Bhaktisidhanta Saraswati Goswami Prabhupada: o ilustre fundador da Sri Gaudiya Math. Nascido na família de Srila Bhaktivinoda Thakur, em resposta as preces para ter um filho que fosse um devoto puro que o apoiasse na pregação das glórias de Sriman Mahaprabhu.

Srila Bhaktisidhanta foi um dos mais revolucionários mestres da tradição Vaisnava, restabeleceu as verdades e práticas que na época eram deturpadas por seguidores ritualísticos e seitas não autorizadas que se diziam seguidores de Sri Caitanya, os chamados sahajiyas (imi- tacionistas). Estabeleceu muitos centros de propagação do Serviço De- vocional, empregou os métodos modernos de publicação e distribuição de livros em grande escala, utilizou os meios de comunicação como o rádio, gráficas, telefones, e mesmo carros como fortes aliados em seu movimento espiritual. Srila Bhatisidhanta Saraswati Prabhupada arre- banhou muitas almas sinceras para sua campanha, preparou seus dis- cípulos para que propagassem os ensinamentos de Sri Caitanya por todo o mundo, no contexto do movimento de independência indiana.

A Associação Mundial Vaisnava (WVA) foi dirigida pelos discípulos de Srila Bhaktisidhanta, esta sociedade foi criada em 1900, com a finalidade de representar e propagar os preceitos devocionais, e protegê-los da influência dos sahajiyas (imitacionistas) e impersonalis- tas.
Srila Bhaktisidhanta sempre foi cuidadoso para que seus seguidores apresentassem o conceito real e puro da divindade, declarou guerra a todas as aparentes concepções religiosas existentes na época.

Seu conhecimento escritural, profundo caráter devocional e poder sobrenatural foram reconhecidos pelos estudiosos de sua época. Ele é o pioneiro em recrutar Ocidentais para missão de Mahaprabhu.
Nesta pequena oferenda apresentaremos alguns fatos da vida de Srila Bhaktisidhanta: seu nascimento na família de Bhakti- vinoda Thakur, sua educação, iniciação e o início de sua vida de pregador e Acharya de uma grande missão.

O material traduzido vem da biografia de Srila Bhakti- sidhanta Saraswati que foi compilado por Srila B.K. Sraman Ma- haraj (discípulo de Prabhupada Bhaktisiddhanta que serviu como secretário pessoal por anos), do livro Prabhupada Sarasvati Thakur editado pelo SEVA e Saints of Bengal de O. B. L. Kapoor.

Agradecemos especialmente a prabhu Vyasa das e prabhu Govardhana das por traduzirem a biografia de Prabhupada feita por Srila Bhakti Kusum Sraman Maharaj. Seguindo o texto original, a biografia não é uma cronologia, mais bem é um espiral – os eventos aos poucos vão se intercalando e criando um panorama da vida desse grande santo.




 FICHA TÉCNICA

Tradução: Vyasa das e Govardhana das a partir da biografia feita por Srila Bhakti Kusum Sraman Maharaj originalmente em Bengali e traduzida ao inglês

Revisão: Alessandro Maiochi e Gourangi dd
Adaptação e edição: Gourangi dd

SEVA Brasil, 2014
yogabazar.com.br