A UM CORAÇÃO HUMILDE SÓ INTERESA DEUS

Srila Atulananda Acharya

O mantra não é para meditar, é para ORAR. Meditar é um ato mais relacionado com a mente e ORAR é relacionado com o coração. Sempre temos usado a expressão de “meditar cantando o mantra”, mas isso o fazemos mais para atrair aos ateus e mayavadis ou impersonalistas, embora os devotos prefiram o sentimento que acompanha a oração. Explica Srila Sridhar Maharaj: primeiro recebmos o mantra de ouvido e tentamos situar-lo em nossa língua. Tem que ser entendido por nosso intelecto e tem que descer até nosso coração. Só pela graça de Deus a oração do Maha Mantra se abrigará em nosso coração. Agora praticamos a oração dos lábios por cantar incessantemente, oramos para receber um dia o nome puro. O sabor do nome puro cativará nossa consciência por completo.
Srila Rupa Goswami, nos pede que cantemos com atenção e insistência porque mediante esse sacrifício receberemos a graça do nome puro de Deus. Deste modo, ao cantar na nossa maneira imperfeita avançamos até a perfeição.Sridhar Maharaj diz: antes de alcançar o nível da perfeição devemos tolerar os distintos níveis de imperfeição.
Na dúvida nosso canto é imperfeito, assim como o são todos nossos esforços, mas como diz Gurudeva Paramadveti:... O amor que Deus tem por nós é nossa única segurança. Sridhar Maharaj inclusive diz que devemos considerar que com nosso canto incomoda ao Senhor Supremo, mas ainda assim, para cumprir nosso dever, devemos cantar. A perfeição de nosso canto não depende das qualidades do cantor senão da graça de quem está sendo invocado. O canto do santo nome é um grito ao ouvido do Senhor Supremo. Com grande intensidade e anseio se está pedindo serviço ao Senhor e por isso servimos a missão de nosso Guru. O canto não tem conseqüência, não tem nenhum valor.
Em geral, primeiro cantamos sem compromisso com os devotos do Senhor, depois, por nosso canto ter sido escutado surge a oportunidade de servir a um Devoto consagrado de Deus. Esta será a prova de que nosso clamor realmente tem chegado aos ouvidos do Supremo. A perfeição de nosso canto só nascerá de uma petição simples, constante e humilde. Não é um assunto de concentração mental, a mente será dirigira pelo interesse do coração e um coração humilde só lhe interessa Deus. O egoísmo, inveja, luxúria, o rancor só matam o sentimento puro da alma que é Amar e Servir.