A UNIÃO FAZ A FORÇA

Srila Atulananda Acharya

Servir e dar serviço.
A união faz a força. Mas a união não é uma coisa fácil já que maya (ilusão) nos desune. Maya (ilusão) nos separa inclusive de Deus e assim podemos ver seu poder. Ela nos separar e nos isola em nosso próprio ego. Os mayavadis (impessoalistas) caem nesta fraude e se afastam no seu grande ego, pensam que este isolamento é vida espiritual. Mas nós defendemos o movimento de sankirtan (pregar as glórias de Deus) que é a união entre os devotos. Sankirtan * também significa que os devotos unidos estão servindo a Deus. Nós começamos servindo e por receber serviço, depois teremos que dar serviço e animar o serviço dos demais.
Quando nos libertamos desse ego e apreendemos a apreciar os demais, podemos encontrar o tesouro em que os demais se encontra e ali começamos a viver num paraíso de amor aos demais.(Não entendi a frase). Só nos libertar da inveja permitirá esta relação amorosa, a inveja nos separa inclusive de Deus. São só os anarthas (coisas indesejáveis) que nos distanciam, os defeitos, são como nuvens que nos distanciam do sol. A alma é como o poderoso sol mas as nuvens de nossos desejos cobrem a luz da consciência, por isso devemos centrar-nos em combater os desejos.
Apreciar os demais também significa preocupar-se por seu bem-estar. Isso significa criar facilidades para a pregação. Deste modo tudo esta conectado, tudo se relaciona: a preocupação pelo bem afasta a ação do mal. O que sinto é que nosso grande dever agora é limpar e limpar. Ao limpar aparecerá a pureza porque a pureza esta já intrínseca na alma. Não é necessário ir procurar a pureza fora, a pureza é interior, só tem que limpar o interior .Por isso se preocupe com seu mundo interior. Algumas pessoas tentam incorporar a pureza através do intelecto, têm conceitos puros, mas não seus sentimentos. O sentimento puro só surge através do serviço puro e serviço puro é servir ao Guru. Este serviço Devoção por Deus.
Serviço ao Guru é humildade, a porta para todas as virtudes. Deste modo vemos que a consciência de Deus é muito prática. Não somos filósofos de café nem poetas superficiais. Deus outorga de imediato o acesso ao tesouro das virtudes mais elevadas, embora nós não as tenhamos alcançado como Srila Prabhupada dizia: "se não és humilde, atua como se o fosses. Um monge cristão disse: "santidade significa ser superior a nós mesmos." - gostei muito dessa frase, significa guiar-se sempre pela inteligência suprema, pela inteligência iluminada pelas escrituras. E viver nessa inteligência superior significa viver no fogo da dedicação a Sri Guru. Que bela vida, uma vida cheia de ideais, de heroísmo.
A separação de Deus, esse deve ser nossa única dor. Uma vez Gurudeva Paramadveti disse: "não choramos pela separação de Deus mas choramos se perdemos dez dólares, essa é nossa desgraça.”
Srila Prabhupada nos tem dado o acesso a uma vida superior, mas vida superior significa dedicação superior. Maior compromisso quando uma pessoa cresce é porque aceita mais responsabilidades isso será o valor da pessoa, por isso, vamos tomar a maior responsabilidade que é a de salvar os demais deste ciclo de mortes. Quando era jovem e saía para pregar lembro que uma vez pensei: "quando falo com uma pessoa, isso é mais importante que fazer a mais difícil cirurgia porque desta conversa depende seu despertar pela atração por Deus, é muito delicado." Esse pensamento chegou na minha juventude e por isso Srila Prabhupada queria que estivéssemos bem preparados, Por isso não evitemos as responsabilidades nem no trabalho com os demais nem no trabalho para os demais. Não pensemos que vida espiritual é vida de retiro, isso é impessoal e cômodo; não é o que Deus espera de nós.