Um Pacote de Dificuldades

Na realidade toda essa experiência da estadia terrestre tem como propósito o despertar em nós um intenso anseio, uma saudades de ir ao mundo espiritual. Cumpre aqui o que mais poças, cumpre como um bom devoto ou uma boa devota, esforce-se para que Deus lhe de Sua misericórdia. No desenvolvimento de uma comunidade espiritual todos os dias têm novos desafios, estes realmente nos ajudam a crescer espiritualmente, se todos os dias fossem igualmente fáceis então não poderíamos crescer por isso o Senhor Supremo, muita misericordiosamente, nos manda, continuamente, um pacote de dificuldades.
As escrituras dessem "O devoto vê as dificuldades como um fragmento de seu mal karma para poder aproximar-se mais a Deus". Nos chegamos mais perto de Deus quando de fato nos passamos as provas as vezes tem que estar bem humilde para superar uma dificuldade, especialmente depois de uma caída. Agora, os que são muito inteligentes, extremadamente inteligentes, se tornam muito humildes antes da caída e assim não te nem que cair, esse é o sistema.
Como saber que temos encontrado um Mestre Espiritual?
Isso é quando em teu coração surge o desejo de tornar-se um devoto puro do Senhor, esse é o momento e o lugar certo que indica que a misericórdia chegou a tua vida, a teu coração e como nos podemos ter fé num mestre espiritual em particular o em dois mestres espirituais? Ou como nos podemos depositar a fé em algum individuo? Que este individuo será um meio transparente da vontade do senhor Supremo comunicado diretamente e pessoalmente ate mim? Todas essas transformações acontecem por graça, não acontecem por lógica.
Na realidade, vemos que a transformação que o Senhor Krishna permite em nossa vida da fé, tem um efeito muito desejável, porque tão logo esta fé se manifesta numa pessoa é acompanhado pelo desejo de tornar-se um ser humano de primeira classe.
Deus somente quer teu coração
Deste lado podemos claramente identificar que a manifestação da fé é muito bem-vinda ainda assim a fé espiritual é da área onde todos os direitos são reservados ao senhor. Eu não tenho forma de convencer a um jovem céptico e inteligente da universidade que Deus é a autoridade suprema, eu posso vivenciar minha fé, eu posso impulsionar o que tenho recebido pero não posso derrotar de tal forma que ele tenha que subjugar. Embora os vedas dêem um monte de argumentos para a assimilação, para a compreensão da espiritualidade pero em nenhum momento Deus quer derrotar a alguém intelectualmente. Deus somente quer o coração e para o coração nos temos que fazer um pulo da fé ate o desconhecido é o pulo ate o refugio prometido sem seguridades negociadas
Pulo até o abraço do infinito
Então quando nos queremos aproximar-nos ao Senhor Supremo, nos temos que fazer um pulo ate o infinito, ate o abraço do infinito um pulo de fé. Justamente os vedas (Escrituras Sagradas) vem a acudir-nos, a ajudar-nos, a inspirar-nos para fazer este pulo por que igual o tens que fazer. Tens que ficar incondicionalmente, á disposição do infinito. Deus pode dar-te de presente esta fé e ele a da com muito gosto, somente tens que ansiar ter uma relação tangível com Deus e a relação é acompanhar os requisitos bastante duros como o serviço devocional amoroso e desinteressado.
Serviço desinteressado
Na cultura védica, desde a escola, se ensina o desinteires na ação, não aqui onde o único quando se pode dizer que é relativamente desinteressado é quando o governo chama aos jovens ao serviço militar. E isto é um tema aparte se diz que o serviço militar é onde vamos arriscar nossa vida e falam para você: "vocês são cidadãos deste país e você tem que prestar este serviço". Assim, não é voluntário e ainda assim o tentam incentivar. Podes conhecer o mundo na marina, podes conhecer a tecnologia na armada, podes ter uma profissão com a ajuda da força aérea, melhor dito, o tentam incentivar com diferentes motivações Bhakti yoga (serviço devocional a Deus) na cultura védica começa com serviço devocional amoroso, espontâneo e com certeza desinteressado.
O Mundo da Fé
Na cultura védica se maneja a fé como fundamento, ali a fé de uma aluna com seu professor não era difícil de encontrar. A verdade as crianças tem uma fé fácil em seus padres e em seus professores. A fé é um fundamento absoluto, sem fé não se pode comer por que tem que ter fé que não há veneno na comida, sem fé não podes caminhar porque há que ter fé que o chão diante de você é capaz de suportar teu corpo. Embora existam delisses, existem areias movediças, você pisa lá e ate logo. Esta é a problemática desta vida e temos que fazer-lhe frente.
O Fundamento da Educação Espiritual
Então o serviço devocional amoroso, o serviço desinteressado, é um fundamento de um verdadeiro yogui e é o fundamento da educação espiritual. No Gurukula (Escolas da Índia), as crianças apreendiam a submeter-se á vontade do Guru. O Guru mandava-lhes a coletar doações, o sistema de manutenção da escola eram doações, não era um sistema de um ministério da educação como na Colômbia que financia os salários dos professores com os impostos do licor e do tabaco e naturalmente anima as pessoas há fazer de seus estudantes bem adictos ao tabaco e ao álcool para que o salário siga chegando. Não, na Cultura Védica as escolas se mantinham por que os alunos passaram alguma parte do dia pedindo colaborações em dinheiro ou espécies para a escola. Este processo treinava as pessoas a tornarem-se mendigos de Amor não mendigos sem vergonha que mendigam para financiar seu vicio, como vemos hoje em dia, mendigos em todos os lados
Adorar unicamente á verdade
O que aprendemos na cultura védica é adorar unicamente á verdade por acima de todo, se algo é mentira já é desqualificado, o único que apreciamos é que temos que ser submissos á verdade e esta submissão á verdade é provado, examinado a cada instante, não devemos de considerar algo tão fácil o seguir á verdade em todas as circunstancias. Isso é algo muito elevado, isso é algo para gente muito decidida e muito desenvolvida, a verdade é um presente muito importante que foi outorgado por nosso querido Mestre Espiritual Srila Prabhupada.