Gayatri Mantra - Significado por Srila Sridhara Maharaj

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O GAYATRI MANTRA

significado de

Bhakti Rakshaka Sridhardeva Goswami Maharaja











introdução de

Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj




Sri Chaitanya Saraswati Math



INTRODUÇÃO




   Vocês se uniram ao movimento da consciência de Krsna no último capítulo dos passatempos de Srila Guru Maharaj, portanto, vocês na verdade não ouviram três quartos, mas de fato o que ouviram foi o último capítulo, o capítulo fianl. Antes de ler outras lições, se forem ler a lição final, às vezes, isso poderá prejudicar muito a digestão. Depois de ler a primeira lição, a segunda liçào e a terceira lição, pode-se então ler a quarta lição. Mas, na época em que os devotos ocidentais vieram a Srila Guru Maharaj, ele nào podia esperar e, portanto, expressou sua quarta lição. 

 

Por exemplo:



gayatri-artha-viniryasam gita-gudhartha-gauravam



   Ele expressou a explicação do mantra Gayatri, o que antes ninguém fizera abertamente. Estive com Srila Guru Maharaj por muitos anos e conheço sua natureza. Foi por isso que indaguei humildemente: “Por que o senhor está expressando a interpretação do mantra Gayatri ? Não temos visto isso ser distribuído em lugar algum. Os Acharyas anteriores não o deram. Penso que não é necessário divulgar isso. Por que o senhor está dando isso ?” Srila Guru Maharaj sorriu e disse: “Primeiro, isso surgiu em meu coração e não posso bloqueá-lo. Segundo, se eu não o der, estou considerando que ninguém será capaz de dá-lo no futuro. No passado, não foi dado e se no futuro não for dado, então, tenho que dar o que tenho agora. Você pode controlar a maneira como isso será piblicado, mas eu preciso expressar meu coração.” Dessa forma, Srila Guru Maharaj revelou ao  mundo a explicação do mantra Gayatri. Porém, esse é o último capítulo de seus passatempos manifestos, e todos os devotos sabem disso. Também, vocês não encontrarão essa explicação sendo dada em nenhum lugar antes dele, em qualquer capítulo de qualquer dos outros Acharyas, inclusive Srila Rupa Goswami e Srila Sanatana Goswami. Escutei Srila Guru Maharaj dizer que talvez Srila Jiva Goswami tenha dado algo da essência dessa explicação do Gayatri, mas Srila Guru Maharaj não a havia visto. Recentemente, eu de fato a encontrei nos escritos de Srila Jiva Goswami, em que ele só faz uma leve alusão ao significado.











Brahma-Gayatri



Om bhur bhuvah svah tat savitur varenyam bhargo devasya dhimahi dhyo yo nah pracodayat



   O significado do brahma-gayatri deve levar-nos à conclusão do Srimad-Bhagavatam. O mantra-gayatri e o Srimad-bhagavatam são unos e idênticos. Isto é a própria essência do Vedanta-sutra. O Srimad-bhagavatam é o comentário elaborado do gayatri.

artho’yam brahma-sutranam

bharatartha-vinirnayah

gayatri-bhashya-rupau ‘sau

vedarthah paribrmhitah

                                                                                          Garuda Purana

   O significado do gayatri-mantra deve situar-se na linha do Srimad-Bhagavatam. Ao analizarmos como isto é possível, deveremos descobrir os passos que levam o gayatri-mantra até o Srimad-Bhagavatam.

   Qual é o significado do gayatri ? A palavra gayatri é uma combinação de duas palavras sânscritas: ganat,(o que é cantado) e trayate, (o que liberta). Isto significa, “Um tipo de canção pela qual podemos conseguir nossa salvação, alívio e emancipação.” O gayatri é conhecido como veda-mata, a mãe dos Vedas. E o gayatri produziu todos os Vedas. Se examinarmos a conclusão védica, desde seu mais conciso aforismo até sua mais ampla expressão, descobriremos que começa com o omkara: a sílaba védica om. Essa verdade expressa como gayatri-mantra, aparece, a seguir, na forma dos Vedas e logo, como Vedanta-sutra. Finalmente, a conclusão védica recebe sua expressão plena no Srimad-Bhagavatam. Desde que o significado, ou o propósito do conhecimento védico, progride nesta linha, o gayatri-mantra tem que conter, em si, o significado do Srimad-Bhagavatam, isto é, que Krsna é o conceito mais elevado do Supremo.

 Este deve ser o significado do gayatri-mantra.O problema, entretanto,é :como extrair o Srimad-Bhagavatam, o conceito Krsna, do âmago do gayatri ? Ouvi dizer que Jiva Goswami deu tal interpretação, mas eu não pude encontrá-la em seus escritos. Ouvi dizer que ele apresentou o significado do gayatri conduzindo à consciência de Krsna. De qualquer maneira, a tendência que surgiu em mim foi a de levar o significado para a concepção Krsna.

   O significado geral do gayatri é “a canção que concede libertação.” Libertação tem que ter algum significado positivo. Libertação não quer dizer liberdade do lado negativo, mas um ganho positivo. Esta é a definição dada no Srimad-Bhagavatam: muktir hitvanyatha rupam svarupena vyavashthitih – a menos e até que alcancemos o posicionamento positivo mais elevado possível não terá ocorrido mukti real, verdadeira salvação. A mera retirada do plano negativo não pode ser chamada de libertação. Hegel disse que o objetivo de nossa vida é a auto-determinação. Temos que determinar nossa função normal no todo orgânico; não a mera emancipação do lado negativo, mas a participação numa função positiva, no domínio do serviço. Isto é considerado como sendo a maior meta da vida. Este é o verdadeiro significado do gayatri.

   A palavra gayatri surge de duas raízes sânscritas: ganat e trayate. Trayate significa obtenção positiva do estágio final (svarupena vyavashthitih). E ganat significa não apenas o mero som, mas o som musical. Aquele som musical, que nos concede a libertação positiva suprema, indica o sankirtana de Sri  Chaitanya Mahaprabhu e a canção da flauta de Sri Krsna.

   O significado do brahma-gayatri-mantra é o seguinte: a primeira palavra é om. Om é o mantra-semente que contém tudo dentro de si. A palavra seguinte é bhur. Bhur é onde nos encontramos, Bhu-Loka: o mundo de nossa experiência. A próxima palavra é bhuvah. Bhuvarloka é o mundo da aquisição mental. É o sustentáculo. É o plano de fundo de nossa experiência. Nosso nível de experiência atual é o efeito de nossa aquisição mental. O fato de estarmos aqui, no mundo da experiência, não é um acidente. Adquirimos esta posição pôr nosso karma anterior. A esfera física – este mundo de nossa experiência – é apenas o produto, o resultado de nossos prévios impulsos mentais. E o mundo sutil do karma anterior, a esfera mental, é conhecida como Bhuvarloka.

   A próxima palavra do mantra é svah. Acima de Bhuvarloka está Sva-loka. O mundo mental, Bhuvarloka, significa aceitação e rejeição, o que fazer e o que não fazer, “gosto disto, não gosto daquilo.” Sva-loka, entretanto, é o plano da decisão, o mundo da inteligência – Buddhiloka. Nossa inteligência nos diz, “Você pode gostar disto mas não o faça, pois, desta maneira, sairá perdendo.” Esse plano, o plano da razão, é conhecido como Sva-loka. Portanto este mundo material compõe-se de três camadas gerais: bhur, mundo físico, bhuvah, o mundo mental e svah, o mundo intelectual.

   É claro que uma análise mais minuciosa revelará sete camadas: Bhur, Svah, Maha, Jana, Tapa e Satyaloka. No seu Brhad-Bhagavatamrtam Sanatana Goswami lidou com este assunto em forma detalhada. Agora, estes sete estratos foram resumidos em três planos de existência: física, mental e intelectual. E estes três planos de experiência foram resumidos em uma só palavra – tat.

   A palavra seguinte no brahma-gaiatry é savitur. Savitur, em geral, quer dizer surya, o sol. E o sol significa, figurativamente, aquilo que revela ou ilumina; aquilo por meio do que podemos ver. Os três extratos grosseiros e sutis, dentro deste mundo, nos são mostrados pôr algo particular: savitur. E o que é isso ? A alma. Na verdade, não é o sol mas a alma que nos mostra o mundo. O que é que realmente nos permite percepção e nos deixa ver as coisas ? Não é, realmente, o sol que nos ajuda a ver. Vemos auxiliados pela alma. Isto é dito na Bhagavad-gita: yatha prakashayaty ekah krtsnam lokam imam ravih. A alma revela este mundo da mesma forma que o sol, pois este pode mostrar a cor a nossos olhos. O ouvido pode revelar o mundo-som e a mão pode revelar o mundo-tato. Mas, realmente, a alma encontra-se no centro. É a alma quem dá luz a este mundo e quem nos concede uma compreensão do meio-ambiente, do mundo da percepção. Toda percepção é possível, somente, devido à alma.Aqui a palavra savitur, que geralmente significa sol, pode apenas significar alma, pois é a alma, tal como o sol, quem nos mostra tudo.

   Todos os sete extratos de nossa existência, representados por bhur, o plano físico, bhuvah, o plano mental e svah, o plano intelectual, foram aqui reduzidos a uma entidade: tat, “aquilo”. “Aquilo” é mostrado pelo sol que, neste contexto, indica a alma. Aqui, alma significa alma individual. A alma individual é a causa de seu mundo. Não é que a mente está no mundo, mas é o mundo que está na mente. Berkeley disse que o mundo estána mente. E aqui está sendo dito que tudo é visto com auxílio do sol. Se não houver sol tudo ficará escuro, nada poderá ser visto. E, num sentido elevado, luz quer dizer alma. A alma é o sujeito e os sete planos de experiência dentro deste mundo, são seus objetos.

   A próxima palavra no gayatri-mantra é varenyam. Varenyam significa pujya: adorável, venerável. Isto indica o fato de que, mesmo estando dentro deste plano do mundo objetivo, a alma é o sujeito e existe outra dimensão a ser venerada e adorada pela alma. Essa é a região da Superalma.

  Esse plano adorável de existência transcendental é conhecido como bhargo. Bhargo significa a região super-subjetiva, a região da Superalma. Menciona-se isto no primeiro verso do Srimad-Bhagavatam: dharma svena sada nirasta-kuhakam satyam param dhimahi. Srila Vyasadeva diz que, agora, ele vai lidar com outro mundo, cuja glória original á de tal magnitude que, por um seu raio, desfazem-se todos os equívocos. O sujeito é a alma e seu objetivo são todos estes mundos de experiência. E o super-sujeito é a região venerável que é superior ao sujeito, à alma. Essa é a região super-subjetiva.

   A palavra bhargo significa "mais sutil que a alma", e "possuindo uma posição de maior importância que a da alma." De modo que isto significa a Superalma – Paramatma. Geralmente, é claro, a palavra bhargo comumente quer dizer luz. Assim como o raio-X pode mostrar-nos o que a visão ordinariamente não vê, bhargo é svarupa-shakti: uma luz mais alta e poderosa que pode revelar a alma. E a quem pertence essa energia, bhargo ? Pertence a deva. Qual é o significado da palavra deva ? Deva quer dizer, "Quem é belo e brincalhão", isto é, Sri Krsna: A Realidade, O Belo. Ele não é uma substância indiferenciada, mas é pleno de lila – passatempos. Deva significa passatempos e beleza combinados, o que significa Krsna.Sua dimensão é bhargo, brilhante e varenyam, venerável pela alma jiva. Qual é a natureza de svarupa-shakti ? É a vaibhava, a extensão de Srimati Radharani. Ela possui a total responsabilidade de serviço e a enrgia para servir a Krsna. Bhargo não é menos do que vaibhava, o corpo expandido de Srimati Radharani, o qual contém tudo para o serviço a Krsna. Bhargo representa Mahabhava, a divindade predominante e deva, Krsna, é Rasaraja, a divindade predominante.

   No gayatri-mantra nos é pedido, bhargo devasya dhimahi: “vem meditar.” Qual o tipo de meditaçào que é possível naquele plano de dedicação ? Nào uma meditação abstrata, mas o cultivo do serviço – krsnanushilanam. Dhimahi significa, “participar do fluxo espontâneo, da corrente de devoção, em Vrndavana.” E qual será o resultado ? dhyo yo nah pracodayat : incrementar a capacidade de nosso cultivo. À medida que servimos, em troca, obteremos capacidade e predisposição para serviços maiores. É como um banco que soma juros ao capital depositado – dasa kari’vetam more deha prema-dhana. Desta forma o princípio de dedicação incrementará mais e mais em nós. Dhimahi significa aradhana, adoração. Não pode deixar de ser explicado em termos de aradhana, puja, seva: adoração, veneração e serviço amoroso. A palavra dhi deriva-se da palavra buddhi, que geralmente significa aquilo que cultivamos, auxiliados pela inteligência . Mas aqui, dhi refere-se àquela inteligência venerável que descende até esta dimensão para ajudar-nos a cultivar o serviço. Assim, dhimahi não significa meditação abstrata mas, sim, serviço devocional. Este é o significado recôndito do gayatri-mantra.

   Gayatri, a canção para libertação, também significa sankirtana. O kirtana também é cantado e também nos aperfeiçoa rumo ao ideal maior. O sankirtana de Sri Chaitanya Mahaprabhu igualmente recoloca-nos em nossa posição superior de serviço. Desta forma brahma-gayatri, conectado a Mahaprabhu, vem a significar krsna-kirtana. Em seguida alcança Vrndavana e a flauta-kirtana. E, ao entrarmos em Vrndavana, descobriremos que o doce som da flauta de Krsna auxilia todos os servos do Senhor a ocupar-se em seus deveres respectivos. Quando a flauta soa, as gopis e os outros ajustam-se a seus respectivos deveres. À noite, ouvindo o som da flauta , as gopis correrão até o Yamuna, pensando, “Ó, Krsna está lá!” E quando Yashoda ouve o som da flauta de Krsna, ela pensa, “Lá está meu filho. Logo estará voltando ao lar.” Desta maneira o som da flauta ocupa todos os servos do Senhor em suas posições respectivas e os inspira a ser prestimosos em seu serviço.

   Em meu comentário sânscrito do gayatri-mantra escrevi: dhiraradhanam eva nanyaditi tad radha-padam dhimahi: Todos os outros serviços estão representados plenamente em Radhika. Como ramificações, são todos parte dela. Madhura-rasa é a chefe ou mukhya-rasa, a combinação de todas as rasas. Srimati Radharani é Mahabhava, representa a completa atitude de serviço.

   A música da flauta de Sri Krsna, expressa pelo gayatri-mantra, nos está recordando e ocupando-nos em nosso serviço. E qual é nosso serviço ? Nosso serviço deve ser de render-nos ao serviço de Srimati Radharani, de aceitar a sugestão de Radharani. O gayatri-mantra nos entusiasmará a sermos cuidadosos quanto aos pés de lótus de Srimati Radharani – a seguirmos suas ordens. Ela está, principalmente representando toda a dimensão do serviço, Portanto, o serviço a Sri Radha é tentarmos ocupar-nos em seu serviço, sob suas ordens; o significado do gayatri-mantra culmina em radha-dasyam, auto-determinação, svarupena vyavasthitih.

   Entretanto, a representação parcial de vatsalya e sakhya-rasa também são parte, parcela do sentimento original de amor conjugal, madhura-rasa. O devoto em vatsalya-rasa servirá Nanda e Yashoda, o devoto em sakhya-rasa servirá Sridama e Sudama. Mas, em última análise, em Radharani está incluido todo o sistema, em apenas uma concepção.

   O significado final a ser extraído do gayatri-mantra é radha-dasyam, o serviço a Srimati Radharani. Essa é a finalidade suprema de nossa vida. Não pode deixar de sê-lo. O Srimad-Bhagavatam é o teísmo máximo ou desenvolvido que pode ser extraído dos Vedas, Upanishads, e tantas outras escrituras. Toda a verdade revelada eleva-se a seu cume, sua posição mais elevada, na concepção que nos é dada pelo Srimad-Bhagavatam. E o Srimad-Bhagavatam nos ensina que a realização maior, a auto-determinação, encontra-se no serviço a Srimati Radharani. Que, sob sua orientação, poderemos servir a Sri Krsna. Aspiramos pôr uma conexão direta com seu serviço.

   Qual é, então, o significado interno e o propósito da palavra bhargo ? Bhargo vai vrsabhanuja-atma-vibhava-eka-aradhana-sri-puram. Bhanu significa o sol ou, “quem nos mostra pela luz.” Radharani é a filha de Vrshabhanu, Assim, eu selecionei a palavra bhanu. Para apresentar a extensão de seu próprio ser eu usei a palavra vaibhava. Vaibhava significa, “o que sai de fora”, ou “o ser expandido”. Prabhava é a representação central e vaibhava é sua extensão exterior. A própria essência de svarupa-shakti é Srimati Radharani e o todo de svarupa-shakti é seu ser estendido. A plenitude de svarupa-shakti é a residência de seu belo serviço, isto é, o país, a morada de seu belo serviço.

   Da mesma forma que os raios de luz expandem-se do sol, a potência interna é toda uma expansão de Mahabhava, Sri Radhika. Ela se desenvolveu até uma região tão bela de esplendor, de energia interna e, dali, ela serve ao Senhor. Todas estas necessidades brotaram dela. Todas elas brotaram para auxiliá-la a servir o Senhor. Quando a energia interna total é condensada numa forma concisa, esta é Mahabhava, Radharani. E, quando Radharani quer servir, ela se expande em diferentes formas ilimitadas. E com alguma ajuda de Baladeva e Yogamaya, o mundo espiritual todo, incluindo Vrndavana, Mathura e Vaikuntha, origina-se para dar assistência a Srimati Radharani em seu serviço a Sri Krsna.

   Desta forma eu extraí radha-dasyam, o serviço a Srimati Radharani, como sendo o significado do gayatri-mantra e tentei representá-lo em versos sânscritos.

                                                                     Goura Haribol