Vulcão Dourado de Amor Divino - Parte 2 - O Santo Nome



Shikshastakam

Os Ensinamentos de Sri Chaitanya Mahaprabhu

sri-svarupa-raya-sanga-gambhirantya-lilanam
dvadasabda-banhi-garba-vipralambha-silanam
radhikahirudha-bhava-kanti-krsna-kunjaram
prema-dhama-devam-eva-naumi-gaura-sundaram
"Ao mergulhar fundo na realidade de Sua própria beleza e doçura, Krishna roubou o humor de Radharani e, depois de Se vestir com o esplendor do brilho Dela, apareceu como Sri Chaitanya Mahaprabhu. Nos últimos doze anos de Seus passatempos manifestos, Ele Se absorveu profundamente no humor de união e separação, e compartilhou os sentimentos íntimos de Seu coração com Seus devotos mais confidenciais. Na agonia da separação de Krishna, erupções vulcânicas fluíam de Seu coração, e Seus ensinamentos, conhecidos como Shikshastakam, apareceram em Seus lábios como torrentes de lava dourada".
Prema Dhama Strotram (verso 54).


1
O
Santo Nome
de
Krishna

ceto-darpana-marjanam bhava-maha-davagni-nirvapanam
sreyah-kairava-candrika-vitaranam vidya-vadhu-jivanam
anandambudhi-vardhanam prati-padam purnamrtasvadanam
sarvatma snapanam param vijayate sri-krsna-sankirtanam
Tradução
"O santo nome de Krishna limpa o espelho do coração e extingue o fogo da miséria na floresta de nascimento e morte.
Como o lótus noturno floresce nos raios refrescantes do luar, o coração começa a florir no néctar do nome.
Por fim a alma desperta ao seu tesouro interno real - uma vida de amor com Krishna.
Repetidamente a saborear néctar, a alma mergulha e vem à tona no oceano sempre crescente de felicidade extática.
Todas as fases do ser que podemos conceber estão plenamente satisfeitas e purificadas, finalmente conquistadas pela todo-auspiciosa influência do santo nome de Krishna".
Iluminação
Sri Chaitanya Mahaprabhu é o pioneiro de Sri Krishna Sankirtana. Ele disse: "Vim para inaugurar o cantar do santo nome de Krishna, e o nome alcançará cada rincão e canto do universo (prthivita ache yata nagaradi-grama sarvatra pracara haibe mora nama)".
O que significa sankirtana? Samyak quer dizer "cheio" e kirtana, "canto". As duas palavras juntas formam sankirtana que geralmente significa: "canto coletivo do santo nome de Krishna". Samyak significa cheio não apenas em quantidade mas também em qualidade. Cheio em quantidade quer dizer extensivo em número, coletivo. Cheio em qualidade significa oração plena. Oração plena só pode significar glorificação a Krishna, e a nenhum outro deus.
Assim, sankirtana significa kirtana completo, uma canção em louvor ao todo completo, à Verdade Absoluta; qualquer coisa além disso é uma representação parcial sujeita, até certo ponto, a defeitos. Portanto, Krishna deve ser louvado. Suas glórias devem ser cantadas, porque Ele é tudo. Ele é o mestre, o distribuidor tanto do bem quanto do mal, o Controlador Absoluto de tudo. Tudo existe devido a Ele. O propósito da vida é satisfeito somente Nele. Do mesmo modo como um cavalo pode ter seus movimentos controlados por uma rédea, e correrá livremente se for solto, a prece que não é obstruída por nenhum propósito mundano, correrá direto à Suprema Causa, Krishna.
A palavra sri significa Lakshmidevi, a potência de Krishna. Isso quer dizer que no sankirtana, Krishna é adorado junto com Sua potência, pois a potência de Krishna está incluída Nele.
Sri Chaitanya Mahaprabhu diz que sri-krsna-sankirtana florescerá por todo o mundo; será vitorioso sem nenhum empecilho (param vijayate sri-krsna-sankirtanam). Deve ser espontâneo, sem restrições e fluir naturalmente. Deve ser exclusivo, independente e sem reservas. A prece a Krishna deve ser cantada conjuntamente, é uma vibração benéfica para o mundo inteiro. Só se pode realizar sri-krsna-sankirtana pela rendição e devoção pura.
Limpeza do Espelho da Mente
Quais são os diferentes estágios pelos quais passaremos ao cantar o santo nome de Krishna? O primeiro estágio é a limpeza do espelho da mente. Se o espelho do sistema mental estiver coberto de poeira, não veremos as coisas claramente, e não refletiremos corretamente o conselho das escrituras. Quais são os diferentes tipos de cobertura de poeira no espelho da mente? Nossos desejos infinitos, fugazes e organizados são considerados poeira, e nossos corações e mentes estão cobertos com várias camadas dessa poeira. Assim, não podemos ver as coisas devidamente, pois não refletirão adequadamente em nossa mente, coberta com infinitos desejos ordinários desta vida mundana (bhukti-mukti-siddhikami-sakali 'asanta').
Portanto, o primeiro efeito de sri-krsna-sankirtana é a limpeza da mente. O sistema social védico (varnashrama-dharma) foi formado com esse objetivo. Se executarmos nossos deveres sociais perfeitamente, sem nenhuma atração pelas conseqüências, obteremos purificação da consciência - mas o primeiro estágio de nama-sankirtana nos concede o resultado final de varnashrama-dharma: a purificação do coração e da mente. Assim entenderemos corretamente o conselho védico.
O próximo efeito do cantar do santo nome é que extingue o fogo da existência material na floresta de repetidos nascimentos e mortes. Somos forçados à criação e, novamente, à morte. A onda mundana pega a alma, que se mistura com sua vibração em diferentes estágios. O segundo efeito de sri-krsna-sankirtana interrompe isso, e nos tornaremos liberados.
No primeiro passo a inteligência é purificada. No segundo passo, o santo nome causa a liberação da grande conflagração das três misérias. As três misérias são adhyatmika: misérias da mente e do corpo, como doenças e ansiedade mental; adhibhautika: misérias causadas por vizinhos: humanos, animais, insetos e tantas outras criaturas; e adhidaivika: catástrofes naturais como fome, enchentes e terremotos. Temos de sofrer esses três tipos de misérias que queimam no coração como fogo. Mas tudo isso é extinto para sempre através do segundo passo de nama-sankirtana que nos concede alívio.
O Objetivo Supremo da Vida
O próximo estágio é sreyah kairava candrikavitaranam: o santo nome nos concede o objetivo supremo da vida. Após nos livrarmos dessas duas ocupações negativas, começa a ocupação positiva que nos levará finalmente à realidade, à verdade real, que é eterna, auspiciosa e bela. Ele nos leva à essa situação auspiciosa que está além deste mundo de dificuldade, e de um modo geral, alcançamos o objetivo supremo, sublimemente auspicioso, o melhor benefício através do cantar do santo nome de Krishna. Se analisarmos esse estágio minuciosamente, veremos que o santo nome nos conduz a uma relação pessoal íntima com Krishna, que compreende neutralidade, servidão, amizade e afeição paternal (santa, dasya, sakhya e vatsalya rasa). Sreyah abriga a graça de Nityananda Prabhu, pois é pela graça Dele que podemos obter permissão para adorar Radha e Krishna em Vrindavana (nitaiyer karuna habe braje radha krsna pabe).
O próximo estágio é vidya-vadhu-jivanam. O santo nome nos prepara para a rendição indiscriminada a Krishna, encontrada no amor conjugal (madhurya-rasa), onde os devotos se rendem infinitamente à disposição de Krishna.
O estágio seguinte é anandambudhi-vardhanam. Quando alcançamos o nível adequado durante o cantar do nome de Krishna, encontramos o oceano transcendental, que está além de qualquer tipo de experiência. O nome vem para se afirmar sobre nós, conforme o grau de nossa rendição, e quando a rendição for total, sentiremos um novo tipo de alegria extática; experimentaremos um oceano infinito de felicidade que não é estática, mas sempre dinâmica. Lá, encontraremos vida nova e um novo tipo de bem-aventurança. Nunca se tornará sem graça ou estática, mas vamos saborear a cada momento o sabor do oceano infinito de êxtase.
Auto-Purificação Total
O último efeito é que nossa existência é plenamente purificada. Esse tipo de desfrute não polui - purifica. Desfrute quer dizer exploração. Desfrute mundano gera reação e a poluição atrai o desfrutador, mas aqui, como Krishna é o agressor, o resultado é purificação. Todo desfrute que vem do centro, do desejo autocrático de Krishna, purifica-nos plenamente.
As palavras sarvatma-snapanam nesse verso significam que todas as diversas fases do eu, que podem ser concebidas, são totalmente satisfeitas e purificadas imediatamente pelo cantar do santo nome de Krishna. Há um outro significado para sarvatma-snapanam. Se orarmos a Krishna coletivamente, seremos purificados conforme nossa capacidade. Qualquer um que entrar em contato com o som transcendental será purificado, tanto o cantor quanto a audiência. Snapanam significa "purificação". Essa vibração purifica tudo e todos que entrarem em contato com ela.
Assim, Mahaprabhu diz: "Continuem com o sankirtana, o canto coletivo do santo nome de Krishna". É claro que sankirtana tem de ser genuíno, por isso é necessária a associação dos santos. Não é uma tentativa empírica. Tentamos uma conexão com o reino sublime e incondicional que pode descender aqui para nos ajudar. Precisamos dessa conexão fundamental com a realidade superior. O nome de Krishna não é um som meramente físico, não é superficial, é algo imenso e elevado (nama aksara bahiraya bate tabu name kabhu naya). Estamos no plano de existência marginal, portanto, precisamos de alguma conexão superior para que a onda desça do reino superior, venha a nós e propague sua influência externamente também.
O sankirtana do santo nome de Krishna produzirá esses sete resultados onde quer que esteja. Esse é o significado do primeiro verso de Mahaprabhu. O primeiro efeito é que o santo nome limpa a alma, atacada pela sujeira dos desejos mundanos. O segundo efeito concede mukti, liberação, independência perfeita das forças materiais. O terceiro efeito traz a verdadeira fortuna: a abertura do tesouro da alma. As riquezas naturais da alma despertam gradualmente através do santo nome de Krishna. Sri Chaitanya Mahaprabhu inclui aqui as outras formas de relacionamento com a Personalidade Absoluta. Ele assume o humor de devoção conjugal para descrever o próximo passo, onde se está totalmente à disposição para o desfrute de Krishna, com a rendição incondicional de tudo para Seu máximo prazer.
Eu Precisaria de Milhões de Bocas
O passo seguinte é saborear Sua companhia extática. Quem pode cantar o santo nome de Krishna propriamente em Vrindavana, o reino de Krishna, vai se expressar com um tipo de ego peculiar:
tunde tandavini ratim vitanute tundavali-labdhaye
karna-kroda-kadambini ghatayate karnarbudebhyah sprham
ceta-prangana-sangini vijayate sarvendriyanam krtim
no jane janita kiyadbhir amrtaih krsneti varna-dvayi
"Quando o santo nome aparece nos lábios de um devoto, este começa a dançar loucamente. Aí, o nome domina e assume o controle sobre ele, como se perdesse o controle de seus próprios lábios, e o devoto diz: 'Como posso capturar o êxtase do santo nome com uma boca só? Preciso de milhões de bocas para saborear sua doçura ilimitada. Nunca ficarei satisfeito apenas por cantar com uma única boca'".
Quando o som "Krishna" entra nos ouvidos, ele sente que o som transcendental desperta em seu coração. Ele pensa: "Por que só dois ouvidos? Isso é uma grande injustiça do criador - preciso de milhões de ouvidos! Assim, meu coração poderia ficar um pouco satisfeito quando ouvisse o doce nome de Krishna. Quero milhões e milhões de ouvidos para ouvir o doce nome de Krishna". Esse é o temperamento do devoto quando sua atenção está dirigida ao santo nome. Aí, ele desmaia, perde os sentidos, ao mergulhar num oceano de êxtase e felicidade. E diz muito desapontado: "Falhei em compreender a qualidade e quantidade de substância do nome de Krishna. Estou perplexo. Que tipo de mel doce está contido no nome"? E assim, o cantor do nome fica maravilhado.
A Mística Música da Flauta de Krishna
Foi Sri Chaitanya Mahaprabhu quem nos ensinou isso, Ele disse: "Cantem corretamente o santo nome, a representação sonora da doçura absoluta". Essa doçura também se encontra na música da flauta do Senhor. O som da flauta de Krishna tem o grande poder místico de capturar e satisfazer a todos e tudo. A corrente do Yamuna ficou paralisada quando ouviu o som da flauta de Krishna. O doce som da flauta de Krishna atrai as árvores, os pássaros e os animais. Tudo que entra em contato com a doce vibração da flauta de Krishna fica atônito.
A vibração sonora pode fazer milagres, o som possui a mais elevada potência de captura. O som pode criar ou destruir. Pode fazer qualquer coisa, e tem uma grande capacidade intrínseca. Vem do plano mais sutil, além do éter. O som universal é doçura e bondade absolutas. Quão poderoso é ele - como pode nos capturar! Poderemos ser levados como uma folha de grama na corrente desse doce som, a ponto de não reconhecermos nossa própria personalidade. Podemos nos perder lá, mas não morreremos; a alma é eterna. Somos levados pela corrente do som divino, a mergulhar e emergir. Somos menos qualificados do que uma folha de grama, e o som de Krishna é tão grande e tão doce que pode nos levar do jeito que bem entender. Não podemos começar a conceber quanto poder existe no nome, o som que é idêntico à bondade e doçura absolutas.
Sri Chaitanya Mahaprabhu diz: "Não negligenciem o som que é uno e idêntico a Krishna". Doçura e bondade absolutas - tudo está dentro do santo nome. E o santo nome se apresenta a nós, numa forma muita barata, não é necessário nada para adquiri-lo - nem dinheiro, nem esforço físico. Tudo isso é desnecessário. O que é preciso? Sinceridade.
Quem quer que simples e sinceramente aceite o som divino, ficará tão enriquecido, que ninguém será capaz de conceber tanta bondade e desenvolvimento. Qualquer um pode conseguir isso facilmente, mas tem de cantar sinceramente, do fundo do coração. É claro que sinceridade de todo coração pressupõe ir a um agente adequado, um santo, e obter o santo nome Dele.
Sri krsna sankirtana é exaltado por Sri Chaitanya Mahaprabhu, inaugurador do movimento sankirtana, que veio como Radha-Govinda combinados. Seu conselho é extremamente valioso e necessário para nos dizer que devemos aderir com espírito sincero ao sri krsna sankirtana, o som transcendental mais purificante, que causa liberação, satisfaz plenamente, e nos concede tamanho alcance positivo, que faz com que nos percamos no oceano de felicidade e doçura inconcebíveis.
Essa é a graça de Sriman Mahaprabhu, e Ele proclama: "Que sri krsna sankirtana se expanda neste mundo mortal, porque beneficiará todo mundo infinitamente. É plenamente compreensivo. Alivia todos os tipos de problemas, por nos situar na posição de alcance mais exaltada".
Somente nama-sankirtana pode nos ajudar nesta presente e degradada era de Kali. Claro que nama-sankirtana é benéfico em qualquer era, mas é especialmente recomendado para kali-yuga, pois nesta era todas as outras tentativas sofrerão oposição de muitas forças. Nama-sankirtana não pode ser impedido pelos problemas e ondas deste mundo material, por isso, é preciso adotá-lo. Obteremos a realização mais sublime da vida se nos dedicarmos exclusivamente a isso. Não é preciso nenhum outro tipo de campanha, pois todas serão defeituosas e parciais. O que existe de mais universal, cativante e benéfico é nama-sankirtana, que nos leva ao objetivo supremo. Ele, exclusivamente, pode satisfazer a todos.
Todas as almas que estão desconectadas de Krishna podem ser ajudadas dessa forma. Não é necessário nenhum outro movimento. Sri Chaitanya Mahaprabhu nos diz: "Devote-se exclusivamente a isso. É plenamente abrangente e gratificante. Pode obtê-lo com o mínimo de esforço e energia. Que floresça em kali-yuga - que floresça para o bem-estar de todo o universo, para restabelecer todas as almas em suas posições normais".
A conclusão do Srimad Bhagavatam está em seu último verso:
nama sankirtanam yasya
sarva papa pranasanam
pranamo duhkasamanas
namami harim param
Papa quer dizer todas as anomalias, tudo que não é desejado, o pecado. Desfrute material e liberação também estão incluídos nas anomalias, atividades pecaminosas. Por que a liberação é considerada pecado? Porque é uma condição anormal. Nossa função natural é servir a Krishna, e não se faz isso na salvação. Mera salvação não inclui serviço a Krishna, por isso é uma posição anormal e, portanto, também é pecado. Ignorar nosso dever natural e permanecer alienado só pode ser pecado.
O Presente Espiritual de Vyasa
O verso de conclusão do Srimad Bhagavatam diz: "O santo nome de Krishna pode nos livrar de toda pecabilidade indesejada, de todas as características poluídas, e de todas as misérias. Prostremo-nos a Ele". O Srimad Bhagavatam pára após pronunciar esse verso; essa grande obra silencia. A última palavra do Srimad Bhagavatam é nama-sankirtana. O Bhagavatam deu enorme importância ao cantar do santo nome de Krishna, e Sri Chaitanya Mahaprabhu o desenvolveu a partir daí. A última publicação do compilador das literaturas Védicas, Srila Vyasadeva, levou o teísmo a esse estágio, e o concedeu ao público, com o anúncio: "Cante o nome de Krishna! Faça isso: nada mais é necessário. Aceite isso"! Essa é a conclusão final do Srimad Bhagavatam, o grandioso presente espiritual de Vyasadeva: "Cante o santo nome de Krishna e nesta era de escuridão, comece sua vida com a mais generosa e vasta concepção teísta".
Néctar do Nectáreo
Podemos nos considerar afortunados de alcançar os arredores desse pensamento mais generoso e útil, de termos chegado perto o suficiente para tocá-lo, para aceitá-lo e flutuar em suas ondas conforme nossa capacidade.
Após passarmos por tantas concepções e pelo encanto de diversos prospectos, deixamos todos de lado e chegamos à margem do oceano de nama-sankirtana. Agora podemos atirar nossos corpos nesse oceano e começar a nadar nas ondas de nama-sankirtana, o néctar do nectáreo, pela graça do guru e pela misericórdia dos Vaishnavas.
Eles são os proprietários, e nós somos seus escravos. Temos tal audácia de atirarmos nosso corpo nesse oceano de nama-sankirtana e nadarmos nesse oceano nectáreo! A concepção mais elevada de alcance espiritual que é nadar em Radha-kunda, também se encontra em nama-sankirtana. Esse verso representa o lado positivo do oceano ilimitado de sri krsna sankirtana. O verso seguinte explica as possibilidades negativas.
Bhaktivinoda Thakura elaborou um comentário do Shikshastakam em sânscrito, e também uma tradução em bengali. Sua apresentação é a mais original. Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada também nos deu seu comentário sobre Shikshastakam. Eles devem ser estudados cuidadosamente a fim de compreendermos esses pontos totalmente. Entretanto, nestas conversas, apenas deixo sair o que sinto no coração. Expresso qualquer coisa a respeito desses versos que me venha à cabeça, e isso resulta do que lembro de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, Bhaktivinoda Thakura, Rupa Goswami, Sanatana Goswami, Sri Chaitanya Mahaprabhu e todos os acharyas predecessores. Pela graça Deles, isso está arquivado no meu depósito, e tento transmitir a essência de tudo isso.
O Conceito Krishna Conquista Tudo
Quando aceitamos o caminho da devoção, começa uma transformação global em nosso sistema interno, e a atração pelo mundo externo é aniquilada gradualmente. Acontece uma guerra interior, e quando o conceito Krishna entra no coração do devoto, todos os outros pensamentos e idéias têm de se retirar gradualmente. Isso é explicado no Srimad Bhagavatam (2.8.5):
pravistah karna-randhrena
svanam bhava-saroruham
dhunoti samalam krsnah
salilasya yatha sarat
Quando o outono chega, a lama da água desaparece. Da mesma forma, quando o conceito Krishna entra no coração, todos os outros pensamentos e aspirações têm de se retirar gradualmente, para deixar Krishna tomar posse de tudo. Ao entrar uma gota de verdadeira consciência de Krishna no coração, todas as forças oponentes terão de sair, e Krishna conquistará e tomará posse de tudo.
Essa é a natureza da consciência de Krishna: nada pode competir com ela, nem mesmo a assim chamada devoção por semideus ou fé em credos como Cristianismo, Islamismo, e outros. Todas as outras concepções de teísmo têm de se retirar, e deixar o campo para a concepção Krishna. Nenhum agressor pode enfrentar a luta com a consciência de Krishna, o belo e doce absoluto.
Beleza, doçura e encanto podem capturar e derrotar o poder. Na verdade, aspiramos por beleza e doçura, misericórdia, afeição, amor divino (prema). Auto-abnegação - para compensar outros com a própria energia e generosidade - finalmente conquista todos. É mais recompensador dar do que tomar. Amor divino significa morrer para viver: não viver para si mesmo, mas viver para os outros. A forma de vida mais generosa - auto-esquecimento ao extremo - é encontrada na consciência de Krishna.
A consciência de Krishna é tão bela que aquele que a desenvolve, perde sua própria identidade e existência também. Ele fica completamente esquecido de si mesmo. Tal é o encanto. Quem vai enfrentar Krishna numa luta? Todos que vêm lutar com Ele são desarmados. E se por acaso Krishna entrar no coração, não haverá nenhuma outra conseqüência além Dele tomar posse de tudo. Krishna é uma personalidade benevolente, generosa e doce: a realidade, o belo.