Srila Bhaktivinoda Thakur - Biografia


Sri Saccidananda Bhaktivinoda Thakura apareceu em 1838 numa família abastada do distrito de Nadia, Bengala ocidental. Ele revelou que era um associado eterno de Sri Chaitanya Mahaprabhu através de suas extraordinárias atividades de pregação e prolíficos escritos. Vivendo como um mahabhagavata Vaisnava, permaneceu no grhasta ashram até os últimos anos de sua vida. Ai então renunciou a tudo, aceitou babaji, e entrou em samadhi, totalmente absorto no serviço amoroso de Gaura-Gadadhara e Radha-Madhava.
“Ele tinha uma posição governamental responsável como Magistrado Distrital (juiz da corte elevada), mantinha uma familia consciente de Krishna, e escreveu quase cem livros sobre consciência de Krishna. Ao mesmo tempo, ele servia o Senhor Supremo de tantas maneiras. Esta é a beleza de sua vida. Após um dia cheio de serviço governamental, ele dormia quatro horas, levantava à meia-noite e escrevia até de manhã. Esse era seu programa diário.” (Srila Prabhupada)
Thakura Bhaktivinoda tomou diksha Vaisnava de Sri Vipinvihari Goswami na linhagem de Sri Jahnava Mata. Depois, ele recebeu inspiração espiritual e orientação de Srila Jagannatha Dasa Babaji. Ter uma exaltada posição governamental, vasta erudição, e realização espiritual, nunca perturbava Bhaktivinoda Thakura. Ele permanecia sem orgulho, sempre humilde, amigavel com todos. Aqueles em busca de caridade sempre iam embora da casa dele alegres e satisfeitos. Um bem-querente de todos, nunca mantinha rancores, mesmo com oponentes à sua pregação. De fato, ele nunca falava uma palavra que fosse ferir os sentimentos de outrem.
“O Thakura era sempre corajoso e agia para o bem-estar de todos. Mantendo as necessidades pessoais a um mínimo, levava a mais simples das vidas,” disse um pandit. No seguinte texto do Sharanagati, Srila Bhaktivinoda, que tinha todas qualidades divinas puras, assume o papel de um alma condicionada para ensinar-nos como avançar em consciência de Krishna:
‘Vocês devem sempre absorver sua mente em cantar atentamente as glórias de Krishna. Por realizar Krishna kirtana haverão de obter o domínio sobre a mente. Abandonem todo falso orgulho. Sempre pensem em si como sem valor, destituídos, mais baixos e mais humildes que a palha na rua. Pratiquem o perdão como a árvore. Abandonando toda violência para com outros seres vivos, vocês devem mantê-los. Através de suas vidas vocês nunca devem dar ansiedade aos outros. Mas façam o bem a eles, façam-nos felizes, e esqueçam de sua própria felicidade.
Assim  quando se tornarem piedosas almas boas por possuirem todas boas qualidades, vocês devem abandonar todos desejos pela fama e honra. E apenas tornem seus corações humildes. Sabendo que o Senhor Sri Krishna vive dentro de todos seres vivos, vocês devem respeitar e honrar todos em todas ocasiões. Vocês obterão virtude sendo humildes, misericordiosos, respeitando outros, e renunciando a desejos pela fama e honra. Em tal estado, vocês devem cantar as glórias do Senhor Supremo. Chorando, Bhaktivinoda submete sua oração aos pés de lótus do Senhor. Ó Senhor, quando me darás tais qualidades como estas?
Sempre ansioso por utilizar cada momento no serviço amoroso de Krishna, ele seguia uma estrita programação diária:
20-22 hs.        Descanso de 2 horas
22-04 hs.        Escrever
4-4:30 hs.       Descanso
4:30-7 hs.       Cantar Japa
7-7:30 hs.       Correspondência
7:30-9:30 hs.   Estudar shastras
9:30-10 hs.      Banho, prasadam (meio litro de leite, frutas, 2 chapatis)
10-13 hs.         Deveres da Corte Judicial
13-14 hs.         Refrescar-se em casa
14-17 hs.         Deveres da Corte Judicial
17-19 hs.         Traduzir shastras sânscritos para Bengali
19-20 hs.         Banho, prasadam (meio litro de leite, arroz, 2 chapatis)
                      Sumário da Rotina Diária:
Dormir             3 horas
Escrever           8,5 horas
Japa, Estudo     4,5 horas
Trabalho           6 horas
Srinivasa Acharya louva os seis Goswamis de Vrindavana, nana-shastra-vicaranaika-nipunau   sad-dharma samsthapakau, lokanam hita karinau... “Os seis Goswamis estudavam profundamente todos os shastras a fim de estabelecer princípios religiosos eternos para o benefício de todos.” Similarmente, Thakura Bhaktivinoda fez ilimitadas contribuições de pregação para ajudar a humanidade. E por isso ele é conhecido como o “Sétimo Goswami.”
Biografos listam três realizações maiores de pregação de Srila Bhaktivinoda Thakura:
1)     Escreveu 100 livros espirituais autorizados. 2) Descobriu o local de aparecimento do Senhor Caitanya. 3) Introduziu inovações na pregação.
Além de livros (em Bengali, Oriya e Inglês) reavivando e explicando a mensagem de Mahaprabhu, ele escreveu centenas de poemas e canções cheias de sentimento espiritual e siddhanta shastrico (conclusões filosóficas).
“Seus escritos tornaram os sagrados ensinamentos de Sri Chaitanya Mahaprabhu plenamente disponíveis a cada leitor moderno. E são apresentados numa forma que encerra irresistível convicção e devoção,” disse um finado discípulo de Thakura Bhaktivinoda.
Sri Krishna Samhita, Kalyana Kalpa-taru, Sri Chaitanya-shikshamrta, Sri Navadvipa-dhama Mahatmyam, Jaiva Dharma, Sri Harinama-cintamani, Bhajana-rahasya, Gita-mala, Gitavali, Sharanagati, e comentários sobre o Bhagavad-gita e Chaitanya-charitamrta são algumas de suas obras. A seguinte citação vem do Gitavali de Thakura Bhaktivinoda:
“Aquele que falhou em adorar cuidadosamente os pés de lótus de Sri Radhika, que são as moradas de toda auspiciosidade, aquele que não tomou refúgio na transcendental morada de Vrindavana que é decorada com a flor de lótus chamada Radha; aquele que nesta vida não se associou com os devotos de Radhika, que são cheios de sabedoria e amor por Radhika; como uma pessoa assim ira sentir algum dia o êxtase de banhar-se no oceano das sublimes doçuras do Senhor Shyamasundara?
Por favor compreendam isso mui atentamente. Sri Radhika é a mestra de madhurya rasa (doçuras do amor conjugal). Radha-Madhava madhurya prema destina-se a ser discutido e meditado. Aquele que adora os pés de lótus de Srimati Radharani obtém os pés de lótus de Madhava, que são jóias inavaliáveis. Sem tomar refúgio nos pés de lótus de Radha nunca se pode encontrar Krishna. As escrituras védicas declaram que Krishna é a propriedade das servas de Sri Radha. Deixem esposa, filhos, amigos, riqueza, seguidores, conhecimento especulativo, todas ações materialistas. Só se absorvam na doçura de servir os pés de lótus de Srimati Radharani. Esta é a solene declaração de Bhaktivinoda.
Durante os últimos quinhentos anos, o local original do aparecimento do Senhor Chaitanya havia desaprecido sob o indomável rio Ganges. Em 1888, Srila Bhaktivinoda Thakura revelou Sridhama Mayapur. Srila Jagannatha Dasa Babaji Maharaja, um famoso santo siddha e Vaisnava paramahamsa rasika, confirmou a descoberta do Thakura. Este evento muito auspicioso deleitou os Gaudiya Vaisnavas desde Gaura-mandala até Vraja-bhumi. Ele estabeleceu a adoração do Senhor Gauranga e Srimati Vishnupriya no Yogapitha.
No humor da inovação, em 1896 ele enviou às universidades pelo mundo inteiro um livro de slokas, Sri Gauranga-lila Smarana, que continha uma introdução de quarenta e sete páginas em inglês: Sri Chaitanya Mahaprabhu: Sua Vida e Preceitos.Este ato surgia de um penetrante desejo de espalhar os ensinamentos do Senhor Chaitanya nos paises ocidentais.
Bhaktivinoda Thakura fez três previsões concernentes a uma pessoa e um fenômeno: “Brevemente surgirá uma pessoa,” escreveu ele, “que viajará pelo mundo todo para espalhar os ensinamentos do Senhor Chaitanya.”
Sua Segunda previsão: “Dentro em breve o cantar de Hari Nama sankirtana irá se espalhar pelo mundo inteiro. Oh, quando virá o dia quando as pessoas da América, inglaterra, França, Alemanha, Rússia, irão tomar karatals e mrdangas e cantar Hare Krishna em suas cidades?
A terceira previsão: “Quando virá esse dia em que estrangeiros de pele clara irão vir para Mayapur-dhama e juntar-se aos Vaisnavas bengalis para cantar Jaya Sacinandana, Jay Sacinandana. Quando será esse dia?
Srila Prabhupada disse que era espiritualmente significante que ele próprio apareceu em 1896, o mesmo ano em que Bhaktivinoda Thakura enviou seus livros por além-mar. A vontade do Senhor Chaitanya, o desejo de Thakura Bhaktivinoda, e a misericórdia de Srila Sarasvati Thakura impoderaram Srila A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada para espalhar os ensinamentos de Sri Chaitanya e o cantar de Hare Krishna pelo mundo inteiro. Prabhupada realizou as três previsões do Thakura!

Em 1914, no tirobhava tithi (dia do desaparecimento) de Sri Gadadhara Pandit (a encarnação de Sri Radha), Thakura Bhaktivinoda entrou nos passatempos eternos de Gaura-Gadadhara e Radha-Madhava. Em Godrumadvipa (Navadvipa) Sri-Sri Gaura-Gadadhara, as Deidades de Thakura Bhaktivinoda aguardam para abençoar quaisquer visitantes do Svananda-sukhada-kunja. Na nitya-vraja lila de Radha-Madhava Bhaktivinoda Thakura toma a forma de Kamala-manjari para servir Srimati Radharani. Seu pushpa samadhi fica em seu bhajana kutir no Radha-kunda. (16,15)

Srila Bhaktivinoda Thakura restabeleceu, no final do século dezenove, os ensinamentos do Senhor Caitanya, os quais, até então, haviam sido amplamente mal interpretados ou perdidos. Srila Bhaktivinoda Thakura escreveu quase cem livros para explicar a ciência da consciência de Krsna, desmascarar falsas encarnações de Deus e derrotar concepções errôneas sobre o caminho do serviço devocional. Srila Bhaktivinoda Thakura era tanto pregador ativo e magistrado de Jagannatha Puri, Orissa, como também pai de dez filhos. Um de seus filhos era Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura. Biógrafos dizem que Srila Bhaktivinoda Thakura cumpria todos os seus muitos deveres com perfeição.

 Trecho da autobiografia
“Eu comecei a sentir como minha vida tinha sido gasta inutilmente. Eu não tinha feito nada. Eu não tinha sido capaz de saborear o néctar da alegria de servir Sri Sri Radha e Krsna, a personificação de eternidade, conhecimento e bem aventurança. Se eu pudesse, gostaria de ter me aposentado de meu trabalho em poucos anos. Então eu iria para Mathura/Vrndavana, e em algum lugar nas florestas às margens do Yamuna eu faria um pequeno abrigo para mim, então poderia ser um recluso e envolver-me em serviço devocional.
  Mas devido a meus velhos hábitos, isto seria provavelmente árduo para meu corpo, então eu não viveria lá sozinho. Talvez eu tivesse um companheiro. Então eu fui para Tarakeswar em algum mandado. Enquanto estava dormindo lá, Mahaprabhu veio até mim à noite e disse: ‘Você esta pensando em ir para Vrndavan, mas a respeito do trabalho que você está supondo-se a fazer em Navadvip, o qual está próximo à sua casa?’
             Depois que voltei de Tarakeswar, todo sábado eu ia de Krsnanagar para Navadvip procurar pelos locais dos passatempos de Mahaprabhu. Mas eu não podia encontrar nada, e aquilo me deixou muito triste. As pessoas lá estão muito preocupadas com seu próprio sustento. Eles não fazem nenhum esforço para encontrar os locais dos passatempos de Mahaprabhu.
             Uma noite meu filho Kamal, um empregado, e eu estávamos em pé na cobertura olhando em volta. Era aproximadamente 10 horas da noite, e estava escuro e nublado. Repentinamente nos aconteceu de ver uma mansão brilhante acesa do outro lado do Ganges, para o norte. Quando perguntei a Kamal ele disse que também tinha visto. Mas Kerani Babu (o empregado) disse não ter visto nada. Eu estava muito assombrado.
             Pela manhã procurei novamente naquela direção, da cobertura daquela casa, (A mansão da rainha) e notei que lá havia uma palmeira. Quando perguntei para as pessoas locais, eles disseram- me que aquele local é chamado “Ballal Dighi” (o lago de Ballalls).
             Há uma antiga ruína lá, do forte construído pelo rei Lakshman Sen. Na segunda feira seguinte fui para Krsnanagar, e no sábado voltei para Ballas Dighi. Novamente naquela noite contemplei aquela fantástica visão. Depois fui a pé por toda parte daquele local, e por conversar com os velhos residentes descobri que este era o local de nascimento de Mahaprahu.
             Finalmente visitei todas as aldeias onde os passatempos de Mahaprabhu aconteceram, os quais são descritos no Bhakti Ratnakar por Srila Narahari Cakravarti e também no Caitanya Bhagavata. Eu escrevi o Sri Navadvip Dhama Mahatmya e enviei-o à Calcutá para ser impresso. Em janeiro de 1894 nós tivemos um grande encontro na escola Krsnanagar A.V. Muitos eruditos, ricos e famosos bengalis vieram para o encontro. Dvarik Babu (o engenheiro chefe do distrito de Nadya, Dwarakanath Sarakar) e eu apresentamos todos os fatos sobre Sri Mayapur em nosso discurso para todos aqueles presentes, todos concordaram conosco e deram suas bênçãos para começar serviço devocional em Mayapur para reconhecer Mayapur como o local de nascimento de Mahaprabhu.”