HINDUAMÉRICA // AMÉRICAS APARECEM NOS VEDAS COMO PATALA-LOKA

Artigo e comentário de Baladeva das Brahmacary,
da Sri Keshavji Gaudiya Math em Belo Horizonte
Editador por Gourangi dd

AMÉRICAS APARECEM NOS VEDAS COMO PATALA-LOKA

   Pesquisando sobre os passatempos das manifestações de Vishnu (Vishnu-Tattva), que aconteceram na área da América do Sul, consegui algumas informações baseadas nos Vedas que me levaram a estudar um pouco o Valmiki-Ramayana, na parte em que Sugriva ordenou seu exército de macacos a buscar por Sita em todos os cantos do globo.



Um dos artigos que me levaram até estes versos do Ramayana foi escrito pelo Doutor PV. Vartak, arqueólogo e PHD em literatura na Índia e em Washington (EUA). O artigo chama-se “Patala significa América do Sul”, então ele escreveu:
“Bali Maharaj era neto de Prahlada Maharaj, Maya Danava era filho de Diti e assim sendo, irmão e amigo de Bali. Maya era conhecido por ser um grande engenheiro e assim construiu uma cidade de pedra para Bali. Maya construiu muitos prédios de pedra. Valmiki-Ramayana descreve que, uma vez, Ravana visitou Bali Maharaj. 
Maya e seus descendentes construíram muitas coisas em Patala. Patala é a América do Sul, assim aparece nos Vedas e pelas descrições não sobram dúvidas. Por causa dos milagres que Maya fez na engenharia ele é chamado “asura”, e de acordo com o RigVeda, asura significa milagre ou fenomenal (com poderes sobrenaturais).  Nota do editor: asura tem outro significado, a-surya, sem sol (surya), indicando que os asuras se afastam da luz que é Deus (como Sol) e tentam brilhar por seus próprios poderes, sem aceitar a preponderância de Sri Vishnu, por isso é frequente vermos nos Vedas que os asuras são chamados também de demônios, porque são egoístas - pensam que eles são o centro do universo por conta dos poderes que desenvolveram.

Maya preparou um grande tridente na América do Sul (Bolívia) como uma marcação de território. E isso está cravado em uma montanha até os dias de hoje. O tridente é luminoso e emana sinais de luz. Os pesquisadores modernos não sabem quem fez e quando foi feito este tridente. Eu encontrei isso descrito no Valmik-Ramayana – Kishkindha Kanda, versos 53 e 54. Ali, Sugriva descreve a região para o seu exército e os alerta para não cruzarem ou ir além daquela área, porque era uma área bastante perigosa. 
Então, Sugriva disse: “Ali há uma montanha que se chama Udaya Parvata, nela está cravada uma árvore tala que contém três ramos (um tridente), isso parece uma bandeira dourada, e a montanha é reluzente da base até o topo. Ela foi preparada pelos deuses para fixar a direção leste. Como Sugriva descreveu isto, certamente ele deve ter ido lá por via aérea. É milagroso que este tridente emana luz apenas se visto de cima. O Rig-Veda menciona também, que Vishnu demarcou o leste, aqui Vishnu significa Vamana que expulsou Bali da Índia. Vamana sabia que Bali foi para o oeste e lá estabeleceu novas colônias. E era possível que ele novamente fizesse guerra contra o Senhor Indra, o mestre do leste. Então, Vishnu decidiu marcar o limite do leste. Assim, ambos, semi-deuses e demônios, demarcaram o limite de suas terras com este sinal. 
Esta árvore tala é encontrada na divisa entre o Peru e Bolívia, o que Valmiki descreve como sendo Kshira-Sagar é o Oceano Pacífico. A árvore tala que tem três pontas é o tridente encontrado no Peru-Bolívia, perto da bahia de Pisco. Estudiosos normalmente acreditam que a América foi descoberta por Colombo em 1494. E se isso é verdade, como Valmiki no ano de 7290 a.c descreveu precisamente esta árvore tala (tridente) existente na América do Sul? 
Como Valmik perfeitamente descreveu o tridente como dito por Sugriva, que com certeza viu este tridente com seus próprios olhos? Então isso significa que os ancestrais indianos, iam e vinham da Índia para a América. Os pesquisadores modernos dizem também que existem muitos costumes hindus que são comuns na América do Sul. E a razão disto é que os hindus da Índia Antiga migravam para lá, na época de Bali e também depois de Bali Maharaj. Se os pesquisadores modernos soubessem deste segredo, eles poderiam desvendar muitos mistérios".

Ao que tudo indica, este ‘sinal’ de demarcação do lado leste ou ‘oeste’ dependendo do ponto de vista do autor ou de Sugriva, é mesmo o misterioso tridente que se situa na divisa entre Peru e Bolívia até os dias de hoje. (De acordo com o Ramayana é o local onde mora Ananta Shesh- a serpente divina que suporta  e destrói o universo no final de cada kalpa ou divya yuga. "Na época da destruição cósmica, Ananta fica irada e do meio de sua testa sai Rudra que carrega o tridente em suas mãos- Rudra dança e põe fogo em todo o universo.) Arqueólogos e historiadores dizem que este é um dos maiores mistérios da arqueologia, porém tudo isto é encontrado em escrituras como o Ramayana, Maha Bharata, e Rig-Veda.

   Maya Danava descrito acima é um devoto de Krishna da raça dos demônios (danava) que era mestre em astrologia e arquitetura, construiu um grande palácio para os Pandavas na época do seu exílio e por isso recebeu a misericórdia de Sri Krishna sendo instalado como chefe no planeta Vitala (Bila swarg). Os indígenas Mayas provavelmente são seus descendentes, pois também eram peritos em astrologia e arquitetura. Os astecas vem do sábio Astik Rsi que salvou a serpente (Naga) Takshaka do incêndio florestal e ganhou a simpatia das nagas. No méxico adorava-se as serpentes aladas, cuja principal é Takshaka naga, a mesma que picou Parikshit Maharaj. As américas (sul, central e norte) era a única região que não era habitada pelos deva (semi-deuses) no tempo ancestral (com exceção em alguma parte da história onde os Incas no Peru e Bolívia estavam provavelmente conectados com a dinastia do Deus do Sol através de Iksvaku Maharaj. Até hoje o festival chamado Inti-Raymi é celebrado em Cuzco, era o lugar destinado a raça dos demônios (Patala)."

Abaixo a tradução de alguns versos do Valmiki Ramayana que encontrei sobre este assunto:
(Ramayana K.K. 4-40-53)
“Um sinal dourado reluzindo como uma palmeira de três ramos está estabelecida no pico daquela montanha como um sinal da grande alma Ananta, e isto estará brilhando nesta montanha...”
(Ramayana K.K. 4-40-54)
“Aquele sinal de palmeira foi construído pelos deuses celestiais como uma demarcação do Leste e onde além daquela montanha dourada é tudo Oeste. O pico daquela montanha vai tocar os Céus...”
(Ramayana K.K. 4-40-58)
“Anteriormente, quando cobria os três mundos na sua encarnação de Trivrikrama, a Suprema Pessoa, Sri Vishnu, deu seu primeiro passo naquele pico Saumanasa, e o segundo passo no Monte Mero para cobrir o Céu...”


Este é apenas um resumo do estudo feito a partir de versos, artigos e livros encontrado nos Vedas, e também de comentários de especialistas sobre a conexão das evidências védicas com os mistérios atuais. Para maiores informações, artigos, explicações entrem em contato com o autor do artigo, Baladev das, através de nabadvip@gmail