Etiqueta Vaisnava
Srila Bhakti Aloka Paramadvaiti Swami Maharaj
Essa é uma publicação especial dedicada ao aniversário de nosso Siksa Guru, Bhaktivedanta Mangala Maharaj. Um singelo agradecimento por todo seu esforço e dedicação ao serviço de nossos Gurudevas, Srila Paramadvaiti Swami e Srila Atulananda Acharya para que a consciência de Krsna se desenvolva no Brasil.
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* Toda reprodução parcial ou integral é permitida desde que a fonte seja citada.
Texto original: Srila Bhakti Aloka
Paramadvaiti Swami Maharaj
Diretor geral do SEVA Brasil: BV.
Mangala Swami e Amrtananda dd
Tradução: Kunja Kishori dd
Revisão:
Gourangi dd, Jagannatha Puri Dham dd e Narada Kunda dd
Setembro
de 2012
Índice
Introdução..... 6
Etiqueta Vaisnava..... 6
Outros detalhes no Ashram de Srila Sridhara Maharaj..... 8
Limpeza Interna..... 9
O que é um brahmana?..... 10
Limpeza do Templo de Gundicha..... 11
A Relação com o Mestre Espiritual..... 14
Etiqueta e Regulações no Templo..... 15
Segurança..... 19
Mães e Crianças..... 20
Área do Templo..... 21
Sugestões de limpeza pessoal no Ashram..... 25
Vestuário dos devotos..... 26
Banheiros..... 26
Cozinha..... 26
Veículos..... 33
Vizinhança..... 33
Ofensas contra o Santo Nome..... 34
Ofensas na Adoração..... 35
As Reverências..... 39
Ofensas contra o Lugar Sagrado..... 40
Humildade e trato com os devotos..... 41
Como cantar Japas..... 42
Receber Visitantes..... 43
Como pregar Harinama Sankirtan..... 45
Conselhos pessoais - Sadhana
Bhakti..... 49
Administração Vaisnava..... 50
Regras para os devotos casados..... 51
Prefácio a edição brasileira
“Os pensamentos de Meus devotos puros permanecem em Mim; suas vidas estão
rendidas a Mim, e eles obtêm grande satisfação e bem- aventurança pois se
iluminam uns aos outros e conversam sobre Mim.”
Bhagavad
Gita, capítulo 10, verso 9.
Para
que servem as regras, a moral e as leis? Muitos pensadores debatem sobre esse
tema há centenas de anos e há muitos pontos interessantes. A Cultura Védica
afirma que a função de toda proibição “lembrar-se de Krsna e nunca se esquecer
Dele”. Devemos sempre meditar nisso para compreender porque existem tantas
aparentes limitações. Talvez alguém pense que são muitas regras e que seria
difícil seguir todas com perfeição. Isso mostra como nossa sociedade está distante
da Verdade Suprema e como dedica sua energia a acumular cada vez mais posses
materiais sempre buscando o desfrute imediato sem cogitar como será o futuro.
Porque
lavar a boca antes de entrar no templo ou na cozinha de Krsna? Para recordar
que sempre devemos meditar na Suprema Personalidade de Deus e que tudo pertence
a Ele. A Cultura Védica tem como foco principal satisfazer Krsna, como aparece
numa canção ao Sr. Jaganatha: “toda criação busca seu sorriso”.
“O senhor
controla e possui todas as coisas animadas ou inanimadas que estão dentro do
universo. Portanto, uma pessoa deve aceitar somente as coisas que lhe são
necessárias, que foram reservadas como sua cota, e não devem aceitar outras,
sabendo bem a quem pertencem” Sri Isopanisad, primeiro mantra
A
etiqueta da roupa serve para informar a marca e onde foi feita, da mesma
maneira a Etiqueta Vaisnava revela a quem servimos e dá uma amostra do caminho
a ser seguido. É muito importante que os discípulos representem bem seu Guru
para que possam encaminhar as pessoas a Verdade. Nossa cultura ocidental
(tropical e outros regionalismos) nos ensinou uma forma de viver muito distante
da pureza, veracidade e dos princípios religiosos. Gurudeva Atulananda nos
ilumina com sua sabedoria: “você demonstra a maturidade do seu amor por Krsna
através do seu Sadhana (disciplina espiritual)”
Pedimos
desculpas por eventuais falhas de ortografia ou tradução, esse trabalho é uma
humilde tentativa de entusiasmar todos a seguirem esse processo tão elevado que
transforma cachorros e gatos em brahmanas, como dizia Srila Prabhupada.
Introdução
A Etiqueta Vaisnava
é muito importante, mais até do que pensamos. Aqui no Ocidente existem muitas
regras de conduta entre os assim chamados “cavalheiros”, mas, comem carne,
pensam que o mundo surgiu de uma explosão e que o sexo ilícito é a meta da
vida. Srila Prabhupada veio nos
ensinar a verdadeira vida de seres humanos. Ainda assim, são poucos os devotos
que desejam praticar estas regras para tornarem-se Vaisnavas de altas
qualificações. Acar é comportamento e
Pracar é pregação. Ambos aspectos são
importantíssimos. Abandonemos os apegos a nossos Melecha samskaras (costumes sub-humanos), para tentar chegar a um
nível de vida que agrade a Srila Prabhupada e Srila Sridhara Maharaja.
Etiqueta Vaisnava
A Etiqueta Vaisnava
sob a direção de Srila Sridhara Maharaja é muito impressionante, já que supera
as regras e regulações que levamos em nossos templos, etiqueta que surge de
amor real de um devoto a outro; Amor e Serviço Espontâneo. Neste manual quero
entregar a vocês alguns dos aspectos dessa extática Etiqueta Vaisnava. Uma das
principais características que observei, foi o cuidado e a atenção que cada
devoto tem pelo bem estar dos demais. Por exemplo: os devotos Brahmanas são
sempre os que distribuem o prasadam; eles garantem que cada um receba
exatamente o que deseja e que coma sem ansiedade, num ambiente cem por cento
amável e sem inveja. Para que isso ocorra em nossos templos, os devotos com
algum grau de realização pessoal devem distribuir o prasadam. Isto é muito
estrito no ashram de Srila Sridhara Maharaja.
Não
só a os sannyasis, mas também entre os devotos, se oferecem reverências todas
as manhãs. Ao se encontrar durante o dia, os devotos não consideram necessário
repetir as reverências. Esta forma de respeitar os vaisnavas desperta em nós a
qualidade da humildade. Os devotos do ashram de Srila Sridhara Maharaja, sempre
querem saber onde se encontram os demais devotos, e é considerado uma falta de
etiqueta afastar-se da sua associação por muito tempo sem avisar aonde vai.
Quando uma pessoa querida se ausenta por algum tempo, os demais se afetam,
perturbando assim suas mentes. Por isso, os devotos sempre se cumprimentam ao
chegar, e sempre se despedem antes de partir a outro lugar.
Todos
os devotos do ashram de Srila Sridhara Maharaja podiam subir pelo menos uma vez
ao dia no lugar onde Sua Divina Graça estava para oferecer-lhe suas respeitosas
reverências. Os devotos devem preocupar-se os uns com os outros. Por exemplo,
quando um devoto se sente mal ou está doente, imediatamente os demais devem
buscar maneiras para aliviar seu sofrimento.
Na
Gaudiya Sampradaya existe um sistema tradicional para mostrar respeito aos
superiores: o grau de avanço do devoto é avaliado de acordo com tempo há que se
serve ao Mestre Espiritual. Em outras palavras, é superior o devoto que tenha
sido iniciado primeiro. Claro, como os devotos nunca se sentem superiores, isto
só acrescenta o intercâmbio devocional entre eles. Na hora da prasadam todos os
devotos devem se sentar em fila para que aqueles que estejam servindo possam
atendê-los amavelmente.
Na
forma de sentar-se pode ser observada a etiqueta do indivíduo. Quando
diferentes vaisnavas estão falando, sempre deve dirigir a conversação o maior
em realização, e assim respeitando estes níveis até os bhaktas. Então há um
intercâmbio muito extático porque os devotos sempre querem oferecer a seus
superiores um respeito extra e estes nunca querem recebê-lo, porque não se
sentem dignos de nenhuma atenção especial. Um intercâmbio de querer oferecer
respeitos e de não querer recebê-los é exatamente o espírito que deve existir
na associação vaisnava. Assim como Sri Cheitanya Mahaprabhu o explicou em seu
terceiro verso do Siksastaka, no qual se diz que o devoto deseja oferecer todo
respeito aos demais e não espera nada para si.
A
etiqueta vaisnava nos faz fortes pregadores. Ao atuar sob esta disciplina, não
estaremos cobertos pelas modalidades da paixão e da ignorância, chegaremos a ser puros. Srila
Prabhupada dizia: “A limpeza é o mais próximo a Deus”.
Outros detalhes no Ashram de Srila Sridhara Maharaj
Limpeza se cumpre
estritamente. Há regras rígidas na cozinha e para o bhoga, que é considerado
completamente Sagrado por estar ao serviço do Senhor Supremo, assim como o
espaço onde é preparado. É impressionante o cuidado que Srila Sridhara Maharaja
mostra a seus devotos com respeito a administração do Laksmi do Senhor. Na
realidade, Laksmi é o dinheiro que se utiliza para o serviço de Krishna, e Ele
tem tudo sob a administração de Srimati Radharani. Logo, ela e todos os devotos
a Seu serviço têm muito cuidado para não gastar mal a energia de Krishna e para
que todos Seus desejos se cumpram.
Para
fazer qualquer gasto necessário no ashrama de Srila Sridhara Maharaja, os
devotos tem que pedir autorização pessoal a ele. Este é seu serviço especial a
Srimati Radharani. Da mesma maneira, impressiona a maneira como Srila Sridhara
Maharaja trata a seus irmãos espirituais. Ele os faz sentar a sua altura. Em
retratos de festivais, se aprecia a íntima e extática relação que desfruta
Srila Sridhara Maharaja com seus irmãos espirituais. O propósito de apresentar
estas guias da Etiqueta Vaisnava é o de satisfazer a nossos amados Mestres
Espirituais, Srila Prabhupada e Srila Sridhara Maharaja.
Uma comunidade
limpa atrairá a mais devotos potenciais, porque imediatamente respirarão a
atmosfera e ciência espiritual de Krishna. “TEMPLO LIMPO = MENTE LIMPA”.
Limpeza, Humildade,
Austeridade e Conhecimento da Verdade, são os pilares da vida espiritual.
Limpeza Interna
O primeiro
princípio de limpeza é cantar dezesseis (16) rondas do Maha mantra Hare Krishna
diariamente. Devemos fazer isto se queremos realmente satisfazer a nossos
Mestres Espirituais. Sem este princípio básico não existirá verdadeira limpeza,
porque nossa mente e coração não estarão limpos. Srila Prabhupada disse muitas
vezes que se não cantamos as dezesseis rondas diariamente, não podemos ser
considerados seres humanos.
As
seguintes regulações de Srila Prabhupada com regras gerais de limpeza e
etiqueta são apresentadas para benefício dos devotos e do templo de Krishna, o
que terá como resultado o incremento da pregação e atração de pessoas de nível
qualificado para nosso movimento de Consciência de Krishna. Srila Prabhupada
dizia que cada Templo deve ser arrumado de tal maneira que fique “primoroso”.
Se
tomarmos estas regras de etiqueta e de limpeza que Srila Prabhupada nos
ensinou, ele se sentirá muito satisfeito. Por satisfazer nosso Mestre,
satisfazemos a Krishna; e se conseguimos fazer com que Krishna esteja
satisfeito, então este Templo será sumamente atrativo para todos.
O que é um brahmana?
"Se
nós não praticamos vida bramínica, então alguém não deve ser chamado brahmana.
Pode ser como o juiz do tribunal, mas se não tem as qualidades para o cargo,
não deve ser chamado juiz do tribunal. Deve existir uma instituição educativa
para educar e entregar esse conhecimento especialmente aos brahmanas, cujas
qualidades são a boa conduta, saucam
ou limpeza, e estar saturados da Verdade”.
Srila
Prabhupada
Extrato de uma conferência de
Srila Prabhupada em 24 de Agosto de 1976, em Hyderabad, Índia:
“Em Bombay, até o homem mais pobre é limpo. Numa ocasião a cozinha estava muito suja; tudo estava bagunçado e as panelas pretas. Análogamente, se antes de tomar água vemos que o copo está sujo desistimos de beber, da mesma maneira não devemos nos acostumar a habitar lugares cheios de desordem e sujeira. Podemos recordar nossos dias de escola em que nossas escrivaninhas se encontravam limpas e era agradável se sentar nelas. Limpeza geral é cultura hindú, a limpeza é essencial.
“Em Bombay, até o homem mais pobre é limpo. Numa ocasião a cozinha estava muito suja; tudo estava bagunçado e as panelas pretas. Análogamente, se antes de tomar água vemos que o copo está sujo desistimos de beber, da mesma maneira não devemos nos acostumar a habitar lugares cheios de desordem e sujeira. Podemos recordar nossos dias de escola em que nossas escrivaninhas se encontravam limpas e era agradável se sentar nelas. Limpeza geral é cultura hindú, a limpeza é essencial.
Em inglês, a
palavra limpeza quase significa Deus.
sri vigrahara-dhana-nitya-nana
srngara-tan mandira-marjanadau
srngara-tan mandira-marjanadau
Marjana
significa limpeza: “O Mestre Espiritual sempre está ocupando seus discípulos à
limpeza do Templo de Sri Sri Radha Krishna”. Não querer limpeza significa
preguiça. Se você é preguiçoso não pode permanecer limpo, estará na modalidade
da ignorância (tama-guna). Temos que conseguir superar o raja-guna e o tama-guna. Sattvam -visuddham
- vasudeva – sadvitam”
“Quem tem as roupas
e dentes sujos, que é glutão, fala sem cortesia e segue dormindo depois de sair
o sol, embora aparente ser grande personalidade, perderá a benção de Laksmi”
Chanakya pandit.
“Se não querem
limpar, devem ir viver com suas mães” Srila Prabhupada.
Limpeza do Templo de Gundicha
Caitanya
Caritamrita, Madhya-Lila, Cap. 20. 79-133.
“No dia seguinte,
cedo na manhã, o Senhor Cheitanya pegou a Seus associados, e com Suas próprias
mãos espalhou polpa de sândalo sobre seus corpos. Então, com Sua própria mão,
deu uma vassoura a cada um dos devotos, e levando pessoalmente todos com Ele,
foi a Gundicha. Assim o Senhor e Seus associados foram limpar o Templo. No
começo, limparam com as vassouras. O Senhor limpou tudo o que se encontrava no
interior do Templo de maneira muito delicada, incluindo o teto. Ele deixou toda
a área muito limpa, e voltou a deixar tudo de novo em seu lugar. Assim, o
Senhor Cheitanya e Seus companheiros limparam e umedeceram todos os prédios do
Templo, do maior ao menor, e finalmente limparam toda a área entre o Templo e o
lugar de reunião. Na verdade,
centenas de devotos estavam todos ocupados na limpeza.
O Senhor Cheitanya
Mahaprabhu começou então a dirigir toda a operação instruindo todos. Sri
Cheitanya Mahaprabhu limpou e lavou o Templo com grande júbilo, cantando o
Santo Nome de Krishna. Todos os devotos estavam cantando e desenvolvendo suas
respectivas ocupações. O charmoso
corpo do Senhor estava coberto de poeira, essa visão era trascendentalmente
bela. Às vezes, enquanto limpava o Templo, o Senhor derramava lágrimas, e em
alguns lugares limpava as coisas com elas. Depois disto limparam o lugar onde
se mantinha os alimentos ainda não oferecidos à Deidade (bhogamandira).
Logo
foi limpo o jardim junto a área da residência parte por parte. Sri Cheitanya
Mahaprabhu agrupou todo o lixo, palha, poeira e grãos de areia num só lugar,
recolheu tudo isto e depositou na Sua roupa. Seguindo este exemplo, todos os
devotos, em grande júbilo, começaram a recolher o lixo e pó com suas roupas e
jogaram tudo fora. Então, o Senhor disse: “Posso lhes dizer que realizaram seu
trabalho muito esplendidamente, e a limpeza do Templo se aprecia só vendo a quantidade de lixo recolhida
lá fora”. Embora todos os devotos tenham recolhido o lixo num só montão, o
montão do Senhor Cheitanya era muito maior. Depois de o interior estar bem
limpo, o Senhor começou de novo a designar áreas de limpeza a todos os devotos.
Logo ordenou que cada um limpasse o templo pela segunda vez, mas agora, deviam
fazer a limpeza de uma maneira perfeita, recolher o pó, a palha e os grãos de
areia levando-os para fora.
Sri
Cheitanya Mahaprabhu ficou muito feliz ao ver o trabalho de limpeza. Enquanto o
Templo estava úmido, cem devotos permaneciam prontos com suas bacias cheias de
água esperando a ordem de Sri Cheitanya Mahaprabhu para levá-las a Ele. Assim
que o Senhor pedia a água, todos os devotos traziam imediatamente as bacias.
Desta maneira, Sri Cheitanya lavou primeiro o Templo principal, o céu raso, por
cima do teto, as paredes, o chão, o lugar de asento, o de reunião e tudo que
tinha dentro. O Senhor Cheitanya pessoalmente e Seus devotos, começaram a jogar
água pelo teto; quando esta caía, lavava as paredes e o chão simultaneamente.
Então, o Senhor Cheitanya começou a limpar o asento do Senhor Jagannatha com
Suas próprias mãos e todos os devotos do Templo começaram a lavar e limpar com
uma vassoura em mão; desta maneira todos limparam o Templo pela segunda vez. Enquanto
um devoto trazia água a Sri Cheitanya, outro derramava água sobre os pés de
lótus do Senhor. A água que caía dos pés de lótus do Senhor era bebida pelos
devotos que estavam perto dele. Depois de lavarem tudo, começaram a tirar toda
a água, já que tinham inundado todo o interior até o jardim.
O
Senhor Cheitanya secou o piso com Sua própria roupa e também limpou o Assento.
Assim, todos os quartos foram limpos com cem bacias de água. Depois de tudo
estar limpo, a mente de cada devoto estava limpa como os quartos. No momento em
que todo o Templo estava limpo, purificado, fresco e agradável, era como se a
própria mente pura do Senhor tivesse aparecido. Enquanto os cem devotos estavam
ocupados em trazer água do lago, já não havia lugar para permanecer. Centenas
de devotos pegavam as panelas vazias para enchê-las de novo. A exceção de Nityananda
Prabhu, Advaita Acarya, Svarupa Damodara, Brahmananda Bharati e Paramananda
Puri; todos permaneciam ocupados enchendo as bacias para levar ao Senhor.
Muitas
das bacias se quebraram quando os devotos batiam entre si, e centenas de
devotos tinham que trazer novas bacias para enchê-las de novo. Uns levavam a
água, outros limpavam, mas todos estavam absortos em cantar os Santos Nomes de
Sri Krishna. Uma pessoa pedia uma bacias de água só cantando os Santos Nomes do
Senhor Hari, o outro enchia de água cantando também Krishna Hari Krishna. Se
alguém tinha que falar, só fazia mediante o Santo Nome de Krishna. Por
conseguinte, o Santo Nome de Sri Krishna se tornou uma indicação para quando
alguém precisava algo.
O
Senhor Cheitanya vibrando o Santo Nome de Sri Krishna, no amor extático,
pessoalmente desenvolvia o trabalho de cem homens. Era como se o Senhor
Cheitanya estivesse lavando e limpando com cem mãos. Ele aproveitou para
instruir a cada um sobre como os
devotos deveriam trabalhar. Quando Ele via os devotos fazendo tudo de maneira
excelente, os abençoava; mas se via que alguém não trabalhava a Sua satisfação,
imediatamente o Senhor Cheitanya repreendia essa pessoa. Costumava assinalar:
“Faça muito bem; por favor, ensine outro a fazer isto, assim os demais atuaram
da mesma forma”. Sri Cheitanya dizia isto ao devoto, que ficava envergonhado.
Assim, eles começavam a trabalhar com mais atenção. Lavaram a área de
Jagannatha e logo o lugar onde se guardava a comida. Todos os demais lugares
foram limpos e lavados. Assim se efetuou a limpeza dos quartos do Templo, um
por um. Os arredores, os jardins e os caminhos que conduzem ao Templo de
Gundicha, também ficaram limpos; praticamente ninguém conseguia dizer como
aconteceu tudo isto.”
Significado por Srila Prabhupada
Quem
difunde a cultura de Sri Cheitanya Mahaprabhu aceita uma responsabilidade
similar; o Senhor Cheitanya Mahaprabhu pessoalmente abençoou e repreendeu
individualmente os devotos como apareceu nessa lição, e aqueles que são
considerados acharyas devem aprender de Sri Cheitanya como treinar aos devotos
com exemplo pessoal. O Senhor Cheitanya fica muito satisfeito com quem limpa o Templo tirando fora
todas as coisas indesejáveis que estavam acumuladas. Isto se chama anarthanivritti, a limpeza das coisas
indesejáveis do coração. Assim, a limpeza de Gundicha Mandir foi dirigida pelo
Senhor Cheitanya Mahaprabhu para nos ensinar como o coração deve ser limpo e
purificado para receber ao Senhor Krishna, e junto com Ele, não sentir nenhum
distúrbio no coração.
A Relação com o Mestre Espiritual
O Mestre Espiritual
forma nossa nova vida. Ele nos ensina a etiqueta vaisnava e a atitude que
devemos ter. Através dele o devotos podem aprender as instruções de Srila
Prabhupada e Srila Sridhara Maharaja, como também os exemplos dos passatempos
do Senhor Cheitanya Mahaprabhu. Que atitude devemos tomar para ter êxito na
execução de nossa vida espiritual? Há muito que dizer sobre isto. Antes de tudo
recomendamos que leiam o livro “A Verdade acerca do Guru” por Sridhara
Maharaja. No presente livro encontrarão só alguns pontos resumidos para
esclarecer o mais básico. Nossos Mestres Espirituais estão divididos
principalmente em Diksa-guru, ou aquele Mestre de quem recebemos iniciação, e
Siksa-guru, ou aquele que nos instrui. Não devemos ver diferenças entre ambos.
Podemos ter um Diksa-guru e muitos Siksa-guru. Em geral, nossa autoridade
imediata é nosso Siksa-guru, enquanto representa nossa fé positiva e acrescenta
nosso desejo de nos render.
O
serviço ao Guru e aos Vaisnavas é o mas importante em nossa vida. Devemos
inquirir de nossos mestres espirituais sobre nosso avanço e como aumentar a
qualidade de nossa devoção a Sri Sri Gaura Nitai. Afastar-se do Guru ou
desobedecer sua ordem nos coloca
numa situação desprotegida e assim perdemos a conexão novamente.
Todos
os Mestres Espirituais são representantes do Mestre Espiritual original Sri
Krishna e não podem contradizer-lhe. Siksa-guru, ou devoto avançado, é para nós
unicamente alguém que é mais avançado que nós na mesma linha positiva de nossa
fé. O discípulo tem que ver seus gurus como representantes de Deus. Se não
fosse assim, como poderia entregar sua vida ao Senhor? Só se deve aceitar um Diksa-guru
depois de se convencer que dito Guru é qualificado e puro em seu propósito.
Etiqueta e Regulações no Templo
Em Mayapur, uma
manhã, Srila Prabhupada estava dando um passeio matinal ao redor do pátio;
logo, caminhou dentro da casa, saiu com um cigarro em sua mão e disse: “Quem
esteve fumando em meu banheiro?”. Em outras palavras, cada coisa que utilizamos
pertence a Srila Prabhupada e deve ser tratada da melhor maneira. O
Srimad-Bhagavatam 7.5.23-24 diz: “O propósito de trabalhar para a Deidade é manter-nos
limpos e puros”. Os grihastas devem ser exemplos de limpeza.
Em
1970, na praia de Nova Jersey, Srila Prabhupada pegou o sapato de um devoto no
ar e o ergueu dizendo: “É de couro? Não use artigos de couro; são produtos da
violência, e algo bom deste país é que fazem tudo sintético”. Troque seus
sapatos de couro pelos de tecido ou sintéticos.
1.
Depois de comer qualquer coisa, antes
de cantar, antes de entrar no Templo ou cozinha, etc., sempre deve-se lavar as
mãos e boca. Srila Prabhupada dizia que inclusive depois de tomar água, devemos
enxaguar a boca.
2.
Ao entrar no Templo temos que
purificar os pés, especialmente se usar sapatos de couro.
3.
Antes de entrar no Templo, sempre
coloque os sapatos em ordem sobre a sapateira, e se seus sapatos estão sujos
limpe-os antes de entrar. Os calçados encontrados em locais indevidos serão
retirados diariamente.
4.
Pendure sempre a roupa de maneira
organizada, recolha os cabides que tenham caído no chão por sua causa. As
sacolas não pertencem aos cantos, nem mesas, nem corredores; só devem ser
deixadas nas áreas designadas.
5.
Utilize roupa limpa no Templo para os
programas matutinos e também na cozinha.
6.
Nem sapatos ou tênis de couro são
aceitos no Templo. Troque também os sapatos velhos.
7.
No lugar de Srila Prabhupada nunca
devemos nos sentar, nem no asento do Guru. Nunca se sente nas cadeiras com os
pés acima das mesas. Isto é inaceitável.
8.
As mesas não são para sentar-se em
cima, muito menos para deixar bagunça sobre ela.
9.
Guirlandas, taças e desperdícios não
pertencem aos cantinhos do balcão, portas ou jardim. As meias e parafernálias
(bens pessoais), todas as coisas achadas nos corredores, balcões, cadeiras,
mesas, serão recolhidas e distribuídas entre outros.
10.
Sacos de Japas, guirlandas, chaddars,
etc., nunca devem ser pendurar nos espelhos, nem dentro do Templo ou Altar. O
Templo de Krishna não é um depósito, além do que, pendurar as coisas é uma mau
costume. Estas coisas serão removidas.
11.
Não se deve encostar nos espelhos nem
nas paredes durante a aula; o mesmo se deve dizer aos convidados, sem exceção.
12.
Deixe as lâmpadas de óleo, velas ou de
gás, afastadas das vyasasanas e paredes, porque a fumaça negra é difícil de
limpar. Não deixe as lâmpadas de ghee sobre as asanas ao oferecer aos gurus,
por favor.
13.
Os devotos só devem comer prasada nas
áreas designadas.
14.
Guru Kripa Swami se queixou uma vez
ante Srila Prabhupada de que os devotos as vezes não queriam participar na
limpeza. Srila Prabhupada disse: “se um devoto não é limpo, pode ir a viver com
sua mãe”.
15.
Como oferenda de respeito não deixe
seu saco de Japas no chão.
16.
Nunca pise num devoto no Templo ou no
lugar da prasada nem passe por cima dela e do devoto.
17.
Não ofereça nem aceite a lamparina de
ghee com a mão esquerda. Esta mão não é limpa, só se utiliza para a limpeza do
corpo.
18.
Não coloque os pratos de Krishna sobre
superfícies sujas, o mesmo serve para o caranamrita.
Nenhum objeto sagrado deve ser
posto no chão (entende-se por objeto sagrado toda a parafernália de Krishna e
de adoração incluindo incensários, livros, etc.).
19.
Nunca mova com os pés as coisas
sagradas.
20.
As mulheres devem cantar nas áreas e
momentos específicos.
21.
Não leve as coisas do Templo para sua
casa (almofadas, lençóis, coisas dos demais devotos, etc.). O Templo sofre por
estes roubos porque causa ansiedade para todos. Quem for surpreendido fazendo isto será castigado.
22.
As pessoas que desejam pernoitar uma
ou várias noites, etc., devem ser encaminhadas para falarem com as autoridades
do Templo.
23.
Leia o capítulo oito do “O Néctar da
Devoção”.
24.
Leia todo o “O Néctar da Devoção”.
25.
Os devotos jovens devem ser gentis com
os demais devotos e discípulos de Srila Prabhupada e Srila Sridhara Maharaja.
26.
Os conflitos ou problemas com os
devotos, sempre devem ser resolvidos através dos canais apropriados, ou seja,
pelas autoridades. Os conflitos entre Vaisnavas são deprimentes.
27.
Não retire nenhum devoto, coisa ou
artigo do templo, sem permissão da autoridade apropriada. Isto inclui todo
bhoga, livros, lâmpadas, artigos de limpeza, contas de Japas, cds e dvds,
instrumentos musicais, ferramentas e tudo o mais.
28.
Diariamente se deve participar da
saudação às Deidades. Os devotos jovens não devem estar na frente dos demais
devotos. De preferência devem estar em lugares onde todos possam ver e realizar
oferendas sem impedimentos.
29.
Não deixe as portas baterem ao serem
fechadas. Srila Prabhupada dizia que cada vez que escutava as portas baterem
seu coração se partia.
30.
Em geral, deves tratar aos demais e as
coisas de maneira delicada, fina ou suave, com naturalidade. Consciência de
Krishna é sublime, amorosa e humilde. Tudo que existe é energia de Krishna, a
Suprema Personalidade de Deus.
31.
Evitar estritamente todos os
desperdícios e deteriorações.
32.
Deixe sempre todos os lugares mais
limpos do que quando os encontrou. Todos os devotos são responsáveis pela
limpeza de seu Ashram, escritório, casa ou griha. Todos nós devemos colaborar
pela impecabilidade dos Templos de Consciência de Krishna.
33.
Nunca cante Japas muito alto para não
desconcentrar os demais devotos. Pode-se cantar o Santo Nome de Krishna alto no
momento do Kirtan.
34.
Não impeça a visão de Srila Prabhupada
das Deidades durante o Kirtan-arati, pois ele realmente está sentado na sua
Vyasasana.
35.
Nunca de reverências sem seriedade,
isto é um ato muito sério, por isso oferecemos reverências aos pés dos
Vaisnavas diariamente.
36.
Não caminhe com os sapatos de outro
devoto.
37.
Deve-se oferecer reverências ao entrar
e sair do Templo.
38.
Devemos parar de jogar flores dentro
do Templo porque são oferendas e é ofensivo utilizá-las como projéteis, ou
deixá-las abandonadas no chão. Em particular isto se aplica às crianças e
estudantes do gurukula.
39.
Leia de novo todas as regras uma e
outra vez até se acostumar a praticá-las permanentemente por seu êxito
espiritual.
Segurança
1. Todos
os devotos residentes do ashram devem permanecer alertas em relação a segurança
do Templo e do Ashram. Todos devem estar informados das precauções a seguir, em
particular, aqueles encarregados da segurança.
2. A
entrada da frente e laterais do Templo devem estar sempre fechadas de manhã e de tarde. Isto para preservar a
seguridade das Deidades e dos devotos do Templo. Devemos desenvolver o hábito
de fechar as portas detrás de nós. Enquanto está tendo as aulas ou se celebram
Kirtans-bhajams ou festas com convidados, pessoas ou público Karmi, as portas
das áreas do Templo e de acesso que são só para devotos residentes (Ashram,
escritórios, etc.) devem permanecer fechadas, trancadas ou vigiadas todo o
tempo.
3. Nunca
permita que um convidado não seja atendido no Templo. Se um devoto vê que
alguém está fazendo algo errado imediatamente deve pedir que lhe acompanhe a um
local reservado para conversar ou encontrar alguém que possa fazê-lo. Se o
convidado se comportou bem deve ser chamado para o próximo festival de domingo.
4. Se
ver situações ou pessoas suspeitas, relate de imediato ao encarregado da
segurança. Grupos de crianças, devem ser dissolvidos.
5. Sempre
mantenha fechadas com chave as portas da sua casa e do Templo. As varandas e
janelas devem estar fechadas quando sair.
6. Mantenha
fechadas e trancadas as portas dos carros. Se possível, recolha as coisas dos
bancos.
7. Deve-se
ter cópias das chaves do templo e escritório; no caso de perda das chaves
originais, evitaremos danos desnecessários a essas portas. No escritório pode
ser depositado valores em geral e artefatos. Se há problemas sérios, espere que
a ajuda chegue. Comunique à autoridade ou a seu representante autorizado
imediatamente.
8. Ninguém
pode dormir no Templo, salvo que a autoridade o aprove e que seus documentos se
encontrem depositados no escritório da autoridade.
9. Os
devotos visitantes também devem pedir permissão para dormir ou para entrar ao
Ashram (quarto) do Templo.
10.
Os devotos que visitam o Templo devem
contribuir fazendo serviço e/ou com a diária estabelecida segundo a autoridade.
Mães e Crianças
1. As
mães sempre devem limpar o que seus filhos sujarem em qualquer parte. Se nossos
filhos pegam e mancham com seus dedos os espelhos, então deves limpá-los; se
jogam lixo, deves recolhê-lo; assim sucessivamente.
2. Às
crianças não podem utilizar lápis de cor, de cera ou canetinhas dentro do
Templo, exceto em lugares abertos, gurukula ou lugares particularmente
designados. Às crianças não devem correr, gritar ou brincar no Templo. Os mais
novos devem estar sempre acompanhados; se suas mães estão no altar, cozinha ou
escritório, é necessário fazer os arranjos correspondentes para que seus filhos
não vaguem livremente; se for necessário outros devem vigiá-los ou cuidá-los.
3. As
mães nunca devem utilizar os banheiros nem sanitários dos devotos, sem exceção,
a menos que exista só um banheiro
para todos.
4.
Os absorventes e fraldas descartáveis
nunca devem ser deixados no banheiro do Templo. As mães devem recolhê-los em
sacolas plásticas, fechá-los e imediatamente sair e jogá-los no lixo;
certifique-se que não saiam para a superfície. NUNCA devem ser jogados no lixo do Templo.
5. Às
crianças não devem comer em qualquer lugar, somente no lugar designado. Se
comerem fora, suas mães devem recolher tudo: pratos, copos, talheres, etc.
Área do Templo
Não devemos deixar
prasada (comida oferecida a Krishna) em qualquer lugar; vamos parar de
alimentar os ratos. Uma galinha não come alimentos fermentados, nem queimados
nem descompostos, mas o rato sim. Os devotos que deixam seus pratos entre os
arbustos (ou no local inadequado) devem considerar que deverão comer neles
novamente. Seja consciente, por favor, não deixe os pratos de prasada em
qualquer lugar.
LIMPEZA BÁSICA GERAL
Dos
quatro princípios religiosos, a limpeza é um deles. Limpeza interna é cantar
sempre o Maha Mantra Hare Krishna, e a limpeza externa inclui vários princípios
básicos. Quanto mais nos purificarmos, mais atração sentiremos por seguir estes
princípios de limpeza. Desta maneira decidida, evitemos cometer ofensas.
AO DORMIR
1. Dormir
em direção ao Oriente ou ao Sul.
2. Não
dormir com boca para baixo.
3. A
roupa com que se dorme se contamina.
4. Os
cobertores contaminam toda roupa que tocam.
5. Se
descansar mais de uma hora durante
o dia deve tomar banho antes de entrar à cozinha ou no Templo,pois ficam
contaminados depois disso.
6. Cantar
orações e glorificações ao despertar-se.
7. Limpar
com água a área de descanso depois de dormir.
8. Dobrar
os cobertores e guardar tudo no local determinado, não deixe suas coisas de
dormir pelo caminho.
AO EVACUAR
1. Após
urinar, deve-se lavar às mãos, os pés e a boca.
2. Após
evacuar, tomar banho completamente.
3.
Para evacuar utilize a postura védica.
4. Não
entrar com elementos sagrados no banheiro.
5. Depois
de evacuar, utilize a mão esquerda para a limpeza (tudo relacionado a evacuação
é feito com a mão esquerda).
6. A
roupa que se utiliza no banheiro ao evacuar fica contaminada.
7. Deixar
a área utilizada completamente limpa.
8. Permanecer
o mínimo de tempo ali e imediatamente se purificar.
AO TOMAR BANHO
1. Deve-se
tomar banho ao levantar-se, depois de defecar e antes do programa noturno.
2.
Antes de tomar banho deve-se
escovar os dentes, cortar às
unhas, o cabelo, etc. Se o faz depois, contamina-se.
3. Para
tomar banho, utilizar gamsha (sempre devemos estar cobertos).
4. Ao
tomar banho, lavar bem os pés e as unhas.
5. Trocar
os interiores ou brahmines depois de cada banho.
6. Não
deixar no banheiro nenhum utensílio pessoal.
7. Aplicar
tilaka nas treze (13) partes do corpo, delineando bem, cantando os respectivos
mantras e meditando nas diferentes formas do Senhor.
AO COMER
1. Comer
prasada só no espaço da prasada.
2. Não
comer entre as refeições.
3. Cantar
seriamente a oração dos alimentos.(Sarira Avidya-Jal)
4. Comer
todo o prasada do prato. Todo remanente que cai no chão deve ser recolhido e
comido. O sistema é não pedir mais do que pode comer no momento em que estão
servindo a prasada. É preferível pedir pouco e depois repetir. Ao jogar
prasadam fora se perde a misericórdia de Krishna, aquele que tudo vê.
5. Oferecer
reverências ao terminar de comer.
6. Não
falar durante a prasada ajuda ao avanço espiritual.
7. Limpar
com água o lugar onde se comeu prasada.
8. Depois
de comer, lavar as mãos e os pés.
9. Não
guardar prasada.
10.
Lavar as mãos depois de beber água.
11.
Comer com a mão direita.
DO CORPO
1. Raspar
a cabeça pelo menos depois de cada quinzena salvo serviço especial.
2. Manter
as unhas limpas e curtas. Não deixe jogados os pedaços de unha; jogue-os no vaso sanitário.
3. Lavar
as mãos depois de tocar a boca. A boca é mais suja que o ânus.
4. Manter
os pés limpos.
5. A
mão direita se utiliza para comer, cantar Japas, oferecer e aceitar coisas ou
presentes.
6. É
incorreto tocar ou empurrar qualquer coisa com os pés
7. Não
passar por acima dos devotos, livros, prasada ou artigos sagrados.
8. Ao
sentar-se, cubra os pés; não devem ser mostrados a ninguém, e principalmente as
plantas.
DO ASHRAM
1. Manter
gavetas limpas e organizadas.
2. A
roupa suja deve estar no lugar designado.
3. Deixar
a roupa e as toalhas secando no lugar indicado.
4. A
roupa se contamina no banheiro, no sankirtan pelas ruas, no trabalho sujo e ao
descansar em baixo das cobertas. Não use estas roupas contaminadas dentro do
Templo ou cozinha.
5. Nada
deve ser deixado no chão (karatalas, livros, canetas. etc.).
6. Quando
algum objeto sagrado cai ao chão, leve-o à testa ao levantá-lo.
7. Respeitar
os objetos sagrados, não brinque ou os lance.
8. Não
pegar as coisas que são propriedades de outros.
9. Não
se associar ou falar com sexo oposto, a menos que seja absolutamente
necessário.
10.
As contas de Japas que se encontram
fora de seus sacos não devem ser penduradas em alguma parte. Encontre seu dono.
11.
Na frente das Deidades só devem ser
realizadas atividades devocionais.
ARTIGOS PESSOAIS DE LIMPEZA
1. Tenha
um estojo ou bolsa para implementos pessoais
2. Escova
de dente com seu respectivo protetor e pasta de dentes.
3. Sabão,
saboneteira e bucha.
4.
Máquina de barbear.
5. Corta
unhas e outros acessórios necessários.
Não devemos limitar
nem contaminar o Serviço Devocional por nossos desejos materiais insatisfeitos.
Só avançamos espiritualmente se mantemos uma atitude sincera com Krishna; do
contrário, nos distanciamos automaticamente da Consciência de Krishna.
Sugestões de limpeza pessoal no Ashram
Por
iniciativa própria, organizar e limpar tudo o que apareça fora de seu lugar apropriado,
ou que se encontre num estado inaceitável. Pense, a cada passo e em cada
instante, se o que está ao nosso redor está satisfazendo a Krishna.
1. Os
pisos devem ser lavados diariamente, depois de comer ou dormir.
2. Para
a limpeza, devem usar-se panos que possam ser lavados facilmente. Srila
Prabhupada preferia isto aos rodos com panos.
3. Os
panos e artigos de limpeza que se utilizam nos pisos, não devem se usados
nos móveis; os panos do banheiro
não devem ser utilizados em outras partes. As roupas utilizadas no altar devem
ser mantidas separadas.
4. A
mesa de passar roupa deve ser mantida livre de sujeira. Não coloque em cima
dela escovas de cabelo, pratos,
copos, etc., já que esta mesa serve para passar roupa do pujari (no altar ou
cozinha), etc.
Vestuário dos devotos
“Se alguém
deixa bagunça no Ashram, você pode organizar, já que tudo em nossa comunidade
pertence a Srila Prabhupada“. BAP
Srila Prabhupada
disse: “vistam dhoti, sari, etc., ou usem vestidos de pano (clássicos) com
gravata, sóbrios como cavalheiros”. Para a mulher o equivalente é o vestido de alfaiate. Um devoto
nunca deve estar mau vestido, suas roupas devem ser bem limpas e arrumadas. Não
usar duas meias diferentes como hippies. Aprenda a cuidar da sua roupa como
algo valioso que há para a pregação. Um devoto não é vaidoso, mas a boa
apresentação causa um bom efeito. Em todas as circunstâncias, as matajis devem
ter suas cabeças cobertas. Quaisquer roupa sensual da moda é indesejável para
um devoto(a).
Banheiros
1. O
chão, o sanitário, as paredes, e a ducha devem ser lavados diariamente.
2. As
janelas devem permanecer abertas o maior tempo possível.
3. A
porta do banheiro deve permanecer fechada todo o tempo.
4. O
tilaka (sagrado) não deve entrar no banheiro.
5. O
chão do banheiro deve permanecer seco.
6. Não
entre com a bolsa de Japa no banheiro, nem chinelos de Hari Nama, nem botons
com motivos espirituais, nem literatura ou algum artigo sagrado.
Cozinha
A
cozinha do Senhor Krishna nunca deve estar suja.
A forma correta de
preparar e oferecer prasada, a misericórdia do Senhor é: Prasada é uma palavra
mágica nos Templos. Devotos e visitantes estão igualmente absortos meditando
nela. Apegar-se a Krishna na forma de prasada é o mais fácil. Conhecemos
visitantes da prasada, viciados e ladrões de prasada. Na realidade, a prasada é
para orar, não é para gratificar a língua. A prasada é sagrada, e desde sua
preparação, oferenda ao Senhor e sua distribuição, há muitas regras que nos
protegem para não cometer ofensas.
NA COZINHA
1.
Não entre na cozinha de Krishna com os
sapatos que são para sair na rua.
2.
Cozinhe com devoção.
3.
Nunca faça experimentos com as
preparações; utilize receitas conhecidas.
4.
Não fale coisas desnecessárias
(prajalpa) na cozinha.
5.
Tenha o corpo e a roupa perfeitamente
limpa para cozinhar.
6.
Não deixe entrar na cozinha pessoas
alheias ao serviço, como karmis ou curiosos que podem desejar a comida antes de
ser oferecida ao Senhor. também não permita a presença de animais neste lugar.
7.
Não utilize produtos contaminados,
enlatados ou preparações karmis.
8.
Pessoas que não sejam brahmanas não
devem, preferivelmente, tocar no fogo.
9.
Cozinhe e limpe ao mesmo tempo. A
cozinha é sagrada tanto quanto o altar, por conseguinte, nunca deve estar suja.
10.
Leve coberto com um lenço o prato do
Senhor para que ninguém veja a oferenda.
11.
Quando a oferenda sai do altar pode
começar sua distribuição.
12.
Todas as mesas devem ser limpas depois
de seu uso.
13.
Os pratos, panelas e talheres devem
ser lavados depois de seu uso; não deixe pratos sujos por toda parte; retire os pratos e copos descartáveis depois
de seu primeiro uso.
14.
Srila Prabhupada quer que cozinhemos e
limpemos simultaneamente, assim ao terminar de cozinhar, tudo estará limpo.
15.
As prateleiras devem ser limpas uma
vez por semana.
16.
Os fornos devem permanecer impecáveis;
limpando sua a superfície diariamente. Tenha certeza que foram desligados
depois de seu uso.
17.
Os alimentos secos que se conservam
fora do congelador devem estar em potes.
18.
Limpe a geladeira regularmente.
19.
O lixo deve ser tirado diariamente.
20.
Deve existir sempre duas pias: um
denominado limpa e outro contaminada. A primeira deve-se utilizar para lavar
panelas, alimentos ou qualquer coisa da cozinha. A segunda deve-se utilizar
para lavar os pratos e as mãos. A boca, o rosto e os pés devem lavados no
banheiro.
21.
Lave abaixo dos aquecedores e das
geladeiras uma vez ao mês.
22.
Srila Prabhupada diz: “Cada quarto
deve estar limpo como um espelho, do contrário você está convidando os ratos:
Tenha cuidado!”
DISTRIBUIÇÃO DE PRASADA
Srila Bhaktivinoda
Thakura compôs uma bela oração
para honrar a prasada antes de comer
śarīra abidyā-jāl, jodendriya tāhe kāl,
jīve phele visaya-sāgore
tā'ra madhye jihwā ati, lobhamoy sudurmati,
tā'ke jetā kathina samsāre
krsna baro doyāmoy, koribāre jihwā jay,
swa-prasād-anna dilo bhāi
sei annāmrta pāo, rādhā-krsna-guna gāo,
preme dāko caitanya-nitāi
“Este corpo
de ignorância,
Nos enreda nos sentidos,
E ao oceano sensorial nos lança,
A língua ali é um perigo,
Por insaciável e obstinada,
Custa muito conquistar-la,
Mas o muito bondoso Krsna,
Nos ajuda a rendê-la,
Dando-no sua deliciosa prasada,
Esse rico alimento prova,
E Radha Krsna celebra,
E com muito amor exclama:
Jay Caitanya Nityananda.
Bhagavan prasada ki jay!”
Nos enreda nos sentidos,
E ao oceano sensorial nos lança,
A língua ali é um perigo,
Por insaciável e obstinada,
Custa muito conquistar-la,
Mas o muito bondoso Krsna,
Nos ajuda a rendê-la,
Dando-no sua deliciosa prasada,
Esse rico alimento prova,
E Radha Krsna celebra,
E com muito amor exclama:
Jay Caitanya Nityananda.
Bhagavan prasada ki jay!”
O
grihastha védico tinha que chamar na frente da sua casa se alguém queria comer
prasada, e qualquer um que aparecesse era convidado; O famoso Rei Ranti Deva
numa prova dos semideuses, estava disposto a morrer de fome para alimentar a
todo aquele que viesse, inclusive os cães.
A
ordem vaisnava de servir a prasada é a seguinte: Primeiro visitantes de honra,
sannyasis e autoridades simultaneamente; depois os brahmanas, visitantes,
devotos iniciados e bhaktas. As matajis são servirdas num lugar aparte dos
devotos. Não existe comparação com a misericórdia do Senhor. A prasada não se
contamina e pode aceitar-se em qualquer lugar e a qualquer hora, menos dentro
da cozinha ou na frente da Deidade.
Ao comer prasada
tenha em mente o seguinte:
1. Lave
suas mãos antes e depois de comer.
2. Aceite
prasada com humildade.
3. Não
permita que a colher de distribuir a prasada toque seu prato.
4. Observe
a ordem de servir antes mencionada.
5. Nunca
deixe restos de prasada nos pratos, nem os jogue no lixo.
6. Não
deixe os pratos sujos em qualquer lugar e limpe o lugar onde comeu.
7. Nunca
coma mais do que seu corpo precisa; o excesso de prasada causa cansaço,
preguiça, e é irresponsabilidade e abuso.
Prasada
é a misericórdia do Senhor Supremo Sri Krishna, e todos são muito atraídos por
esta misericórdia. Srila Prabhupada dizia que Srimati Radharani cozinha para
Krishna e na cozinha dela nunca se fala nada desnecessário. Devemos fazer felizes
a todos os que servimos.
O
devoto que serve, oferece a prasada com palavras doces até que a pessoa não
aceite mais. Para os visitantes, se serve primeiro pequenas quantidades de
prasada, para não desperdiçar, mas se o visitante quer mais, servimos a
quantidade que ele consiga comer. Primeiro se servem os líquidos; esta é a
forma correta. Tenha certeza de que quem está comendo se sinta confortável.
Nunca
toque com a concha de servir o
prato de comer; o prato é muito contaminado e pode contaminar a concha, depois
a panela e assim tudo ficará contaminado. A prasada não se contamina, mas a
colher e a panela de Krishna sim. Devemos servir os remanentes de Krishna e do
Mestre Espiritual (no caso de visitantes, deve lhes servir à parte). Os pratos se apresentam já servidos.
Depois que vão embora, deve-se limpar o lugar com água (a limpeza é o mais
próximo à Deus). É melhor que os devotos que sirvam prasada comam primeiro, se
com isto apresentarem melhor atenção neste importante serviço (embora não seja
o correto, levamos em conta as circunstâncias). Não esqueça o dito popular
“barriga cheia, coração contente”; quem é tratado com atenção e carinho, não
esquece de Krishna e Seus devotos. Servir prasada é misericórdia para vocês,
aproveitem para servir e fazer felizes aos devotos, visitantes, cozinheiros e
presidentes de templos.
COMO OFERECER PRASADA NA SUA CASA
Utilize
um prato novo para o uso particular do Senhor Supremo; ponha as preparações bem
arrumadas no prato; se possível, coloque uma folha de Tulasi Devi em cada
preparação. Leve o prato a seu altar (no altar devem ter retratos de seu Guru,
Pancatattva, Srila Prabhupada, Srila Sridhara Maharaja, e de Radha e Krishna);
ofereça também uma flor ao Senhor. Dando reverências, cante três vezes os
seguintes mantras acompanhado com o toque de um sino:
O
mantra de seu Mestre espiritual, O mantra de Srila Prabhupada, Namo Maha
Vandanyaya... Namo brahmanya devaya (para ver os mantras completos consulte o
Cancioneiro Vaisnava)
Espere
dez minutos para que o Senhor coma. Depois, regresse à oferenda dando três
batidas de palmas, retire o prato e limpe o altar. Devolva os remanentes do
Senhor a cada uma das preparações respectivas e lave os pratos do Senhor antes
de começar a distribuir a prasada.
ACEITAR PRASADA É UMA FESTA ESPIRITUAL
Colabore
para que isto seja uma realidade, já que desta maneira todos desfrutarão ao
satisfazer sua alma na associação dos devotos, honrando os deliciosos
remanentes do Senhor Supremo. Existem muitas considerações do Ayurveda, ou
medicina védica, sobre como se alimentar com saúde e de forma balanceada. Esta
ciência recomenda que os líquidos sejam tomados antes dos sólidos, para que não
se apague o fogo da digestão. Na Índia, há diferentes costumes em relação a
alimentação. O importante, é que devemos comer só prasada e não ingerir nenhuma
classe de bhoga preparado pelos karmis, já que vai trazer o karma e a luxúria
deles ao nosso coração. Ao viajar, podemos oferecer frutas. Não se preocupe, já
que Krishna faz todos os arranjos; só se renda a Ele e todos os problemas se
acabarão.
CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE COZINHA E
PRASADA
1. Srila
Prabhupada diz: “Krishna não necessita de uma excelente oferenda; Ele aprecia o
esforço sincero; uma cozinha limpa é mais importante que uma excelente
oferenda; Se a cozinha se mantém limpa e organizada, a oferenda será excelente
e agradável. Se fazemos excelentes oferendas, mas a cozinha se encontra suja,
Krishna não Se satisfaz com esta oferenda”. Releia uma e outra vez esta dica
até que a entenda.
2. Perguntaram
a Srila Prabhupada: “Se enquanto nós estamos cozinhando tocamos nossas roupas,
devemos lavar as mãos?”.. Srila Prabhupada respondeu: “Se sua roupa está limpa,
não há necessidade de lavar as mãos; mas se suas roupas estão sujas, você nem
devia estar na cozinha”.
3. Um
devoto perguntou a Srila Prabhupada sobre como fazer para que os devotos lavem
seus pratos imediatamente depois de comer, e Srila Prabhupada respondeu: “A
ordem do Mestre Espiritual é suficiente”.
4. Leia
de novo as sugestões de limpeza.
5. Que
a prasada nunca seja desperdiçada, do contrário não é uma prática vaisnava.
6. Antes
de tomar prasada, faça uma limpeza.
7. A
prasada deve ser guardada durante a noite; se você for o último a comer
prasada, tenha certeza que está bem guardada na geladeira ou no local
específico.
8. Nunca
tome prasada no prato em que se oferece à Deidade; primeiro deve ser colocado
em outro recipiente.
9. Deve-se
tentar manter toda a área da prasada o mais limpo possível todo o tempo.
10.
Geralmente, os cozinheiros deixam a
cozinha tão limpa como a encontraram, é um privilégio cozinhar para Krishna.
11.
Só tente seguir as instruções que nos
deu Srila Prabhupada sobre a etiqueta, limpeza, organização e eficiência na
cozinha de Krishna.
12.
O lixo sempre deve ser colocado na
lixeira. Nunca deixe sacos de lixo ou caixas fora da área designada.
13.
Quando terminar de ler estas regras,
leia-as de novo e aplique-as.
Veículos
1. Todos
os veículos devem ser limpos diariamente pelos devotos encarregados. No
interior dos veículos não deve ser deixado guirlandas, prasada, nem
desperdícios, etc.
2. Os
devotos de sankirtan com veículos designados devem limpar interiores, vidros e
pisos, ao menos uma vez por semana.
3. Mantenha
os veículos de Srila Prabhupada tal como ele desejava para transportar seus
livros. Ele não permitia distribuir livros em veículos sujos e cheios de lama.
4. Manter
sempre os veículos com mais de um quarto do tanque cheio; assim rodam melhor.
5. Dirija
de acordo com as velocidades corretas, em especial em nossa vizinhança, por
favor.
6. Ninguém
deve dirigir sem carteira.
7. Conduza
defensivamente. Os passageiros nem devem sentir que estão num carro.
8. Dirigir
significa responsabilidade pela vida dos demais e pelo veículo de Krishna.
Tenha certeza que o carro se encontra em boas condições. Investigue o perfeito
bem-estar do carro antes de sair (freios, água, óleo, ar, gasolina, etc.).
9. Não
dirija sob nenhum perigo.
Vizinhança
1. Não
devemos perturbar os vizinhos do Templo por atuar sem cortesia.
2. Não
se deve manobrar um veículo dentro de seus prédios, ou obstaculizar as entradas
de suas garagens.
3. Mantenha
contato com eles, dando informação sobre os próximos eventos ou simplesmente dê
prasada, como biscoitos, bolinhas maravilhosas, etc.
4. Nossos
vizinhos não apreciam ver o lixo na frente do Templo toda a semana.
5. Devemos
ter cuidado em manter nossos próprios jardins e entradas adequadamente, de
maneira que os vizinhos não tenham queixas por nenhum motivo.
6.
As matajis não devem deixar que seus
filhos esqueçam ou percam brinquedos ou bicicletas, etc., frente às casas dos
vizinhos. Guarde-os sempre.
7. Tudo
pertence a Krishna, no entanto isto não dá direito a roubar as flores dos
jardins dos vizinhos.
8. O
vaisnava (alma espiritual consciente de Krishna) têm que obedecer também as
regras e leis da região.
9. Não
pregue aos vizinhos. Só se a autoridade o ordena.
Ofensas contra o Santo Nome
As ofensas contra o Santo Nome que
devem ser evitadas são as seguintes:
1. Blasfemar
os devotos que dedicam suas vidas à propagação ou difusão do Santo Nome do
Senhor.
2. Considerar
que os semideuses tais como o senhor Brahma ou o senhor Shiva, são iguais ou
independentes do Senhor Vishnu.
3. Desobedecer
às ordens do Mestre Espiritual.
4. Blasfemar
a literatura védica ou aquela que concorda com a versão védica.
5. Considerar
imaginárias as glórias do Santo Nome do Senhor.
6. Dar
alguma interpretação ao Santo Nome do Senhor.
7. Realizar
atividades pecaminosas pensando em anulá-las com o canto do Santo Nome do
Senhor.
8. Considerar
o canto do Santo Nome como uma das atividades ritualísticas que se oferecem na
seção karma-kanda dos Vedas.
9. Pregar
a pessoas carentes de fé.
10.
Não ter plena fé no canto do Santo
Nome e manter apegos materiais mesmo depois de ter recebido tantas instruções
ao respeito.
Também
é ofensivo cantar sem a devida atenção, ou simplesmente não cantá-lo . Todo
devoto que aspire a ser um vaisnava deve evitar cometer estas ofensas para
conseguir o êxito desejado, prema-bhakti amor puro por Radha e Krishna.
Ofensas na Adoração
Devemos evitar as seguintes ofensas no
serviço do Senhor Supremo:
1. Não
se deve entrar no Templo da Deidade com sapatos.
2. Não
se deve deixar de celebrar diversos festivais para o prazer da Suprema
Personalidade de Deus, tais como o Janmastami, Ratha-yatra, etc.
3. Não
se deve evitar prostrar-se ante a Deidade.
4. Não
se deve entrar ao Templo sem ter lavado as mãos e os pés depois de comer.
5. Não
se deve entrar ao Templo num estado contaminado (de acordo com a escritura
védica, se alguém da família morre, toda a família se contamina por algum tempo
segundo sua posição social. Se a família é brahmana, seu período de
contaminação é de doze dias; para os ksatriyas e vaisyas é de quinze dias, e
para os sudras é de trinta dias)
6. Não
devemos prestar reverências com uma mão só.
7. Na
frente de Sri Krishna, não se deve começar a caminhada ao redor do Templo.
(Esse parikrama deve começar por fora
do Templo – partindo do lado direito da Deidade e dar a volta. Tal processo
deve ser executado pelo menos três vezes ao dia).
8. Não
devemos esticar as pernas na frente da Deidade.
9. Não
devemos sentar-nos ante a Deidade segurando os tornozelos, os cotovelos ou os
joelhos com as mãos.
10.
Não devemos nos deitar na frente da
Deidade de Sri Krishna.
11.
Não se deve aceitar prasada diante da
Deidade.
12.
Nunca se deve mentir diante da
Deidade.
13.
Não se deve falar em voz alta diante
da Deidade.
14.
Não se deve falar com os demais diante
da Deidade.
15.
Não se deve chorar nem uivar diante da
Deidade.
16.
Não se deve repreender nem disputar
diante da Deidade.
17.
Não se deve brigar com ninguém diante
da Deidade.
18.
Não se deve dar caridade aos mendigos
diante da Deidade.
19.
Não se deve falar asperamente com
outros diante da Deidade.
20.
Não se deve usar casacos ou outros
tecidos de pele diante da Deidade.
21.
Não se deve louvar nem elogiar a
ninguém na frente da Deidade.
22.
Não se deve dizer palavras feias
diante da Deidade.
23.
Não se deve expelir ventosidades
(gases) diante da Deidade.
24.
Não devemos deixar de adorar à
Deidade, de acordo com os meios que o Senhor nos dá. O Bhagavad-gita afirma que
o Senhor se satisfaz mesmo se um devoto lhe oferece uma folha ou um pouco de
água. Esta forma que o Senhor prescreve é aplicável universalmente, ainda para
o homem mais pobre. Mas isso não significa que aquele que tem suficientes meios
para adorar ao Senhor muito esmeradamente deva adotar este método e tentar satisfazer
ao Senhor simplesmente oferecendo água e uma folha. Se alguém tem meios
suficientes, deve oferecer belas decorações, belas flores, boa comida e deve
observar todas as cerimônias. Não é que devamos tentar satisfazer ao Senhor Supremo só com um
pouco de água e uma folha, e gastar consigo todo o dinheiro para a agradar seus
sentidos.
25.
Não se deve comer nada que não esteja
oferecido primeiro a Krishna.
26.
Não se deve deixar de oferecer frutas
frescas e grãos a Krishna, segundo a estação.
27.
Depois de cozinhar, não se deve
oferecer nenhum alimento a ninguém se não tiver sido oferecido primeiro à Deidade.
28.
Não devemos sentar dando as costas à
Deidade.
29.
Enquanto se oferece reverências ao
Mestre Espiritual, não devemos permanecer em silêncio. Devemos recitar em voz
alta as orações do Mestre Espiritual de maneira que não atrapalhe os outros.
30.
Na presença do Mestre Espiritual, não
devemos deixar de oferecer louvores.
31.
Não devemos nos louvar na presença do
Mestre Espiritual.
32.
Não devemos desdenhar os semideuses
diante da Deidade.
OFENSAS DO VARAHA PURANA QUE TAMBÉM
DEVEM SER EVITADAS:
1. Não
se deve tocar à Deidade num quarto escuro.
2. Não
se deve deixar de seguir estritamente as regras e regulações em relação à
adoração da Deidade.
3. Não
se deve entrar ao Templo da Deidade sem primeiro fazer algum som.
4. Não
se deve oferecer à Deidade nenhum alimento que tenha sido visto pelos cães ou
outros animais inferiores.
5. Não
se deve romper o silêncio enquanto a adoração esteja sendo feita.
6. Não
se deve urinar nem evacuar enquanto esteja ocupado na adoração.
7. Não
se deve oferecer incenso sem oferecer alguma flor.
8. Não
se deve oferecer flores inúteis, que não têm fragrância.
9. Não
devemos esquecer de lavar os dentes cuidadosamente todos os dias.
10.
Não se deve entrar no Templo logo após
ter tido relações sexuais.
11.
Não se deve tocar em uma mulher
durante seu período menstrual.
12.
Não se deve entrar no Templo depois de
ter tocado um cadáver.
13.
Não se deve entrar no Templo vestindo
roupas de cor azul ou vermelho, ou que não tenham sido lavadas.
14.
Não se deve entrar no Templo depois de
ver um cadáver.
15.
Não se devem expelir ventosidades
dentro do Templo.
16.
Não se deve estar bravo dentro do
Templo.
17.
Não se deve entrar ao Templo depois de
ter visitado um crematório.
18.
Não se deve arrotar frente à Deidade
nem entrar no Templo sem ter feito
a completa digestão da comida.
19.
Não se deve fumar maconha.
20.
Não se deve usar ópio nem
entorpecentes similares.
21.
Não se deve entrar no quarto da
Deidade ou tocar o corpo da Deidade depois de ter untado óleo no corpo (inclui
hidratantes).
22.
Não se deve desrespeitar uma escritura
que ensina acerca da supremacia do Senhor.
23.
Não se deve promover nenhuma escritura
contrária.
24.
Não se deve mastigar betel diante a
Deidade.
25.
Não se deve oferecer uma flor que
tenha sido guardada numa vasilha suja.
26.
Não se deve adorar ao Senhor estando
sentado diretamente no chão; é necessário
ter algo para sentar-se, como um tapete.
27.
Não se deve tocar à Deidade antes de
ter tomado banho por completo.
28.
Não devemos decorar a testa com tilaka
de três linhas.
29.
Não devemos entrar ao Templo sem ter
lavado as mãos e os pés.
30.
Não se devem oferecer alimentos
cozinhados por alguém que não é vaisnava.
31.
Não se deve adorar à Deidade diante de
alguém que não seja devoto. Não devemos adorar ao Senhor enquanto vejamos
alguém que não seja devoto.
32.
Não devemos dar banho ás Deidades com
água que tenha sido tocada pelas unhas ou pelos dedos. Deve-se começar a
adoração do semideus Ganapati, que afasta os impedimentos da execução do
serviço devocional.
33.
Não se deve passar por acima das
flores oferecidas à Deidade.
34.
Não se deve fazer um voto com o nome
de Deus.
DE
MANEIRA CUIDADOSA DEVEMOS EVITAR AS DIFERENTES CLASSES DE OFENSAS.
As Reverências
Em relação a como adorar e oferecer
reverências há muitas instruções:
1. No
“Arcana-kana”, publicado pelo ISEV, se ensina como adorar à Deidade
corretamente.
2. Estudando
“A Verdade sobre o Guru” se pode entender a relação entre o discípulo e o
Mestre Espiritual.
3. Devemos
oferecer reverências as Deidades com o lado esquerdo do nosso corpo.
4. Oferecemos
reverências ao Mestre Espiritual com nossa testa no chão.
5. Oferecemos
reverências aos semideuses com o lado direito do corpo.
6. As
reverências se distingue de acordo a sua atitude. O grau de respeito com alguém
pode ser percebido na forma de lhe oferecer reverências.
7. O
máximo respeito se observa no dandavat
(significa cair como um pau, com a cabeça no chão). Sempre devemos pronunciar o
mantra pranama de nosso Diksa-guru e outros mantras que nos inspirem no
momento.
8. O
prema-dvani é a reverência
pronunciadas depois de um kirtan em glorificação de toda a consciência de
Krishna. O devoto começa com seu Diksa-guru, segue com o Parama-guru, e assim
sucessivamente.
9. A
etiqueta védica prescreve que ao ver um sannyasi pela primeira vez no dia, deve-se
oferecer reverências ou jejuar todo o dia. Os grihastas também são considerados
muito afortunados se um sannyasi abençoa seu lar com uma visita (veja como
receber visitantes).
10.
O devoto somente oferece reverências
aos semideuses com a compreensão de que eles também são devotos do Senhor.
11.
Devemos orar à Deidade para obter
devoção pura.
Ofensas contra o Lugar Sagrado (Dham)
1. Desdenhar
ou desrespeitar o Guru que é o revelador do Santo Dham.
2. Pensar
que o Santo Dham é temporal.
3. Cometer
violência contra qualquer residente do Santo Dham ou contra qualquer outro
peregrino que chegue ali, ou pensar que são pessoas ordinárias, mundanas.
4. Executar
atividades mundanas enquanto mora no Santo Dham.
5. Ganhar
dinheiro ou fazer algum negócio com a adoração da Deidade ou com o canto do
Santo Nome.
6. Pensar
que o Santo Dham pertence a um país ou província mundanos, tais como Bengala,
etc., ou pensar que o Dham do Senhor é igual a um lugar santo relacionado com
algum semideus ou tentar medir a área do Dham.
7. Cometer
atos pecaminosos enquanto se encontra no Dham.
8. Considerar
que Vrindavana e Navadwipa são diferentes.
9. Blasfemar
contra os sastras que glorificam o
santo Dham.
10.
Não ter fé e pensar que as glórias do
santo Dham são imaginárias.
Humildade e trato com os devotos
Um devoto orgulhoso
não é apreciado por Krishna. No Siksastaka, Sri Cheitanya Mahaprabhu explica:
trinad api sunîcena, taror api sahisnunâ
amaninâ mânadena, kirtanîyaì sadâ hariì
“Deve-se cantar o
Santo Nome do Senhor num estado mental humilde, considerando-se mais baixo que
a folha seca da rua; ser mais tolerante que uma árvore, estar isento de todo
sentimento de vaidade, e estar disposto a oferecer respeitos aos demais. Em
semelhante estado mental, pode-se cantar o Santo Nome do Senhor
constantemente”. Um devoto oferece respeito a todos os seres, mas não espera
respeito para si.
No
“Néctar da Devoção”, Srila Rupa Goswami explica: “Um devoto honra na mente a
qualquer pessoa que canta o Santo Nome, ele oferece suas humildes reverências a
todos os devotos que são iniciados e praticantes do bhakti-yoga, se refugia nos
devotos que estão livres da tendência de criticar os demais”.
Outra
discrição geral, é que o devoto ajuda ao menos avançado, faz amizade com seus
iguais e tenta seguir as misericordiosas instruções dos devotos mais avançados.
O serviço aos devotos, garante o avanço em direção a meta suprema. Devemos
tentar satisfazer Srila Prabhupada
e Srila Sridhara Maharaja; com nosso esforço sincero. Eles, se satisfeitos, podem levar-nos ao mundo espiritual.
Servir aos devotos quer dizer servir também ao devoto do devoto. Esta é
verdadeira humildade.
É
fácil glorificar alguém que se encontra longe e que não exige nada de nós.
Nosso bhakta-seva deve manifestar-se
em nossa atitude com os devotos que nos rodeiam. Levantar a voz, gritar, brigar
ou invejar os devotos, são atitudes não gratas. Em geral, são produto de uma
luxúria extremamente frustrada. Aqui há algumas regras:
1. Entre
gostos não há desgostos.
2. As
diferenças entre os devotos são, muitas vezes, transcendentais. Um deles pensa
que Krishna quer isso, e o outro pensa que Krishna quer outra coisa, mas na
verdade Krishna quer ambas e muito mais.
3. Krishna
sabe tudo; Ele não entender mal a ninguém.
4. Quando
minha fé na autoridade é frágil, devo consultar a próxima autoridade para
proteger minha vida espiritual.
5. Nunca
toleres fofocas. Quem fala algo que pessoalmente não viu é nosso inimigo número
um. Das fofocas vem às políticas, das políticas vem à divisão e da divisão tudo
se acaba, diz Srila Bhaktisidhanta Sarasvati.
6. Você
deve ser estrito consigo e misericordioso com os demais.
7. Não
deixe que a paixão ou a ignorância se infiltre na sua forma de falar porque
esses são os inimigos do nosso jovem bhakti.
8. Corrigir
os outros só é válido quando você pode obter o resultado desejável. Este
resultado desejável significa que a pessoa aceita a correção de maneira
entusiasta. Dar boas instruções a um tolo lhe deixa bravo. No caso de não poder
corrigir alguém com êxito busque outra pessoa mais apta para fazer isso.
9. Qualquer
idiota pode mandar embora alguém do Templo, mas só um grande devoto nos pode
salvar de Maya.
10.
Não fique bravo com ninguém, nem com
os karmis, já que cada ser é potencialmente um devoto, uma jóia preciosa antes
de ser talhada ou polida.
11.
Se alguém vê algo mau, sua obrigação é
denunciar o quanto antes à autoridade apropriada.
12.
A relação dos devotos com as matajis
deve estar protegida pelo respeito e a harmonia. O devoto(a) deve preservar a
castidade, sendo estrito mas nunca desagradável.
Como cantar Japas
1. Tente
se concentrar no som trascendental.
2. Cante
no Templo sem permitir que sua mente escape.
3. Canta
de maneira que possa escutar.
4. Ore
por cantar sem ofensas.
5. Estude
o “Hari Nama Cintamani” de Srila Bhaktivinoda Thakura.
6. Cantar
sem fazer serviço é algo como balas de festim que só fazem barulho, dizia Srila
Sridhara Maharaja.
7. Não
tente imitar a Haridas Thakura; siga as ordens de seu Mestre Espiritual.
Receber Visitantes
Na sociedade
védica, a recepção de visitantes na casa ou no Templo é uma atividade muito
importante. Seja em nosso lar ou no Templo, sempre que recebemos um visitante devemos observar muitas
regras e regulações da etiqueta vaisnava. O nível de importância do visitante
acrescenta os conselhos dados por Srila Prabhupada. Receber devotos do Senhor
se considera muito auspicioso, e lhes tratar bem e agradá-los traz de maneira
automática, benções a todos os anfitriões.
Em nossa Sociedade
pela Conciência de Krishna, receber visitantes é muito importante, porque o
caráter de todos os Templos é convidar às pessoas para mostrar-lhes a beleza da
cultura védica e do processo de bhakti-yoga.
Srila Prabhupada conquistou os corações de muitos simplesmente tratando-os com
carinho e oferecendo hospitalidade Vaisnava, coisa inigualável neste mundo. Os
devotos devem tornar-se espertos em agradar aos visitantes; este é o êxito de
nossa pregação. A arte de receber visitantes se divide em diferentes
categorias: A primeira consiste em recebê-los com doces palavras. Supõe-se que
o visitante atravessou muitas dificuldades para chegar, e está cansado; por
esta razão, lhe é oferecido primeiro um assento para que descanse.
Em
seguida devemos oferecer algo como um refresco, suco, e se não há nada, pelo
menos um copo de água. Depois de perguntar sobre seu bem estar, pode-se
oferecer algo para comer. As recepções dos Templos sempre devem estar equipadas
de prasada para oferecer aos visitantes. Srila Prabhupada escreveu numa de suas
cartas, que a cozinha do templo é administrado por Srimati Radharani e na Sua
cozinha nunca falta nada.
Esta
é a forma mais simples de receber um visitante. Qualquer pessoa que seja
atendida desta maneira jamais sairá insatisfeita do Templo. Um visitante jamais
deve escutar palavras bruscas ou receber indiferença do anfitrião porque isto o
afastaria, e não queremos que ninguém vá embora; desejamos que as pessoas se
inspirem com idéia de refugiar-se em Krishna. No caso da pessoa ser importante
há outros aspectos que devem ser considerados, elementos adicionais aos que já
foram recomendado:
1. Cantar
o Santo Nome do Senhor para celebrar as boas vindas.
2. Perguntar
ao devoto que chega sobre os passatempos de Krishna e sobre o processo da
auto-realização.
3. Acompanhar
o devoto para que possa ter o darshan
das Deidades.
4. Perguntar-lhe
se tem alguma necessidade como água para banhar-se, roupa limpa, implementos
para a limpeza pessoal ou para seu descanso.
Na
etiqueta védica há outros pontos importantes para receber pessoas
extraordinárias, tais como lavar seus pés, oferecer uma cadeira especial e
dar-lhes uma atenção muito diferenciada. Mas no Ocidente essas atenções são mal
entendidas. Uma guia geral é que o visitante deve estar muito cômodo. A
opulência de nossa hospitalidade não é o que determina a qualidade, e sim a
sinceridade, o carinho e o desejo de agradar. É isso que vale.
Há
muitas histórias relacionadas com isto que enfatizam a importância da
sinceridade e o bom desejo para receber bem convidados. Krishna, por exemplo,
não aceitou a festa opulenta que Duryodhana tinha preparado, mas quis o arroz
que ofereceu o brahmana Sudhama, Ele comeu com muito gosto. Então, o importante
não é nossa riqueza ou pobreza e sim que queiramos agradar aos demais. Krishna
diz no Bhagavad-gita (9.26):
patram puspam phalam toyam
yo me baktyâ prayacchati
tad ahaê bhakty-upahètam
aänâmi prayatâtmanaì
“Se
alguém Me oferece, com amor e devoção, uma folha, flor, fruta ou água, Eu a
aceitarei”. Srila Prabhupada tem muito amor com todas as almas condicionadas, e
por isso se sacrificou para trazer a Consciência de Krishna ao Ocidente. Esta
alma (o visitante que vai pela primeira vez no templo ou escuta de Krishna) que
chegou agora a nós tem a oportunidade de apreciar a Srila Prabhupada e o bhakti-yoga. Nesta oportunidade, devo
tentar fazer da vida dele um êxito com todo meu esforço. Se não faço isto, como
vou pagar Srila Prabhupada pela misericórdia que ele me deu? O serviço aos
devotos, bhakta-seva, é considerado
mais importante que o serviço direto a Krishna.
Como pregar Harinama Sankirtan
O resultado na pregação depende mais da pessoa que a recebe.
Nos
pontos antes mencionados explicamos a etiqueta vaisnava. Agora vamos a analisar
a maneira que devemos apresentar a filosofia de Sri Krishna a estes visitantes.
Nem todas as pessoas podem ser tratadas da mesma maneira. Obviamente que a
melhor maneira de julgar uma pregação é por seu resultado. Há devotos que
pregam muito forte e com êxito e há outros que pregam muito suave e também
atraem pessoas a Krishna. Por isso não há regra fixa de como devemos pregar.
Nem todas as pessoas podem ser tratadas igualmente, isto é muito importante. Primeiro
que tudo, para apresentar a filosofia, é bom saber quem é e o que está buscando, porque veio ao
Templo. Devemos pregar só se recebemos as instruções para este serviço por
parte das autoridades. No caso de que não tenhamos sido autorizados, devemos levar
o visitante até um devoto devidamente autorizado.
Ao
atuar, um devoto sempre deve pensar: “Que faria meu Mestre Espiritual nesta
situação? Como deveria atuar sem meu Mestre Espiritual estivesse aqui
presente?” Todas estas considerações podem ajudar-nos a conseguir a conclusão
correta para um bom comportamento. Sempre que pregamos a alguém devemos ter a
confiança de que sim somos capazes de convencê-la a torná-la devota de Krishna.
Dizer
ao homem que vem verificar o registro da luz que “se não deixar de comer
cadáver você vai para o inferno” não é útil. O principal problema na pregação é
a própria imaturidade dos devotos. Há devotos fanáticos que pensam que se o
visitante não aceita os quatro princípios regulativos na primeira conversa já é
um caso perdido. Também existem devotos que estão inseguros de sua própria vida
espiritual e se lamentam com os visitantes acerca de seus problemas. Estas
situações precisam ser evitadas. Deve-se aprender a pregar estudando os livros
de Srila Prabhupada. Não se deve especular sobre a filosofia. Se receber uma
pergunta que é complicada para seu alcance, não deve tentar especular a
resposta só por manter uma imagem (ego falso); melhor é admitir que é um novato
e dirigir a pergunta a um devoto maior para que seja devidamente respondida.
Se
um devoto maior se encontra pregando, os demais devotos devem aproximar-se
humildemente e não devem intervir, ou interferir na pregação. Recordemos que
ninguém prega melhor que Srila Prabhupada e Srila Sridhara Maharaja, e por isto
nenhuma pessoa deve falar sem se sustentar nos livros. O ponto principal em
nossa pregação é comunicar as pessoas a necessidade de distribuir estes livros
a todos. Se um devoto maior vê um devoto imaturo ou novato apresentando a
filosofia de maneira incorreta, deve lhe corrigir, e o devoto menor deve
imediatamente passar a pregação ao irmão maior. Os devotos jamais devem brigar
na frente dos visitantes (nem em nenhum lugar). Grosserias, luxúria ou cobiça
exibidas diante dos visitantes, por exemplo na hora da prasada, é uma grande
vergonha, além de ser contraproducente para a pregação.
Muitas
vezes Srila Prabhupada disse que se sua missão tivesse como resultado só um
devoto puro do Senhor seu esforço seria um êxito.
Devemos
aprender muitos versos autorizados e autênticos dos livros para comprovar a
filosofia. Isto é pregação com qualidade. Claro que também é necessário
praticar o que esteja pregando, na forma de um comportamento excelente, uma
apresentação limpa e fidelidade total as instruções de Sri Guru e Gouranga.
Pregar é a
essência, saborear puro néctar. Um devoto que é alegre e entusiasta para pregar
as glórias de Sri Krishna, sempre avançará no processo da Consciência de
Krishna. Devemos buscar as oportunidades de pregação como programas de namahata (casas de amigos ou devotos
externos), conferências em colégios e universidades e nos Templos. Tornem-se
Vaisnavas compassivos, tenham o desejo de pregar e glorificar ao Senhor
Supremo; assim, a lamentação de maya
desaparecerá em vocês. Para os ansiosos em tornarem-se bons pregadores, lhes
recomendamos:
1. Pracanamrta,
o livro dos versos mais importantes para a pregação, publicado pelo ISEV.
2. “Pregar
é a essência” por sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada e todos
seus comentários sobre a pregação, também do ISEV.
3. “A
Ciência da Auto realização”: é a apresentação da filosofia da Consciência de
Krishna em relação a muitos aspectos da vida.
No caso de que
algum visitante esteja interessado em pernoitar no Templo deve pedir permissão
da autoridade responsável. Ninguém deve permanecer nos Templos se não tem
papéis de identificação, os quais deverão ser depositados na administração por
todo o tempo de sua permanência.
HARINAMA
Quando
saímos a Harinama, nos situamos nos
olhos do mundo. Sigam as seguintes regras
1. Não
levem devotos mal vestidos.
2. Só
devem utilizar os instrumentos musicais àqueles devotos que sabem tocá-los.
Evitem a especulação em tudo. Pureza diante de todos.
3. As
crianças não devem ir sem um adulto responsável a seu lado.
4. As
crianças que chorarem, devem desaparecer imediatamente.
5. O
líder dá instruções e dirige a dança; todos devem seguir-lhe.
6. Quando
os devotos dançam como loucos, devem ser corrigidos imediatamente.
7. Por
cada Mridanga deve acompanhá-la 5 ou 6 Karatalas.
8. Um
devoto maior deve ocupar-se da ordem, e no caso de distúrbios, às mulheres
devem estar sempre protegidas.
9. Durante
o momento da pregação os devotos devem escutar com toda atenção e sem
movimentos desnecessários. De outra maneira, os karmis também não vão escutar.
10.
Dancem sempre de forma coordenada,
façam formações em círculos completos ou em meia lua.
11.
As bolsas de Sankirtan devem estar
sempre bem cuidadas e fora da vista dos karmis.
12.
Em caso de dificuldades, todos devem
permanecer calados e esperar somente as ordens do líder.
SANKIRTAN - DISTRIBUÇÃO DO NECTAR
ESPIRITUAL
1. Recorde
sempre a Sri Cheitanya Mahaprabhu e a Sri Nityananda.
2. Krishna
é o dono de tudo e você é Seu representante.
3. Krishna
está no coração de todos. Ore ao Senhor para que de maneira humilde possas
distribuir livros a todos.
4. Srila
Prabhupada quer salvar todo o mundo. Não deixe nunca uma má impressão em
ninguém. Jamais brigue com karmis, muito menos com autoridades.
5. Aprenda
a filosofia para que possa convencer homens inteligentes sobre a Consciência de
Krishna.
6. Quando
os demônios atacarem só abandone o lugar, não se “enrole”.
7. Você
deve ser misericordioso e não ficar bravo.
8. Não
contemple os objetos dos sentidos.
9. Lembre
como sofreu Srila Prabhupada para salvar-nos.
10.
Esforce-se ao máximo, mas não se
apegue aos resultados.
11.
Nunca esqueça a importância dos livros
transcendentais.
12.
Não se apegue ao resultado como um
trabalhador fruitivo.
13.
O quanto você ajudar essa missão
determinará o início do seu caminho de sukriti
(mérito) espiritual.
14.
Você devem distribuir e também ler os
livros.
Conselhos pessoais - Sadhana Bhakti
Os devotos que desejam avançar devem
seguir estritamente as regras do Sadhana
Bhakti:
1. Levantar-se
antes das 4 da manhã.
2. Assistir
diariamente as conferências, em especial do Srimad Bhagavatam.
3. Adorar
a Tulasi Devi.
4. Só
associar-se com devotos.
5. Assistir
aos Aratis, Mangal-arati e Sundar-arati,
6. Comer
só prasada.
7. Não
associar-se com música, livros, filmes ou coisas mundanas, se não quiser
arrancar sua nova devoção.
Administração Vaisnava
Os Vaisnavas representam e protegem o
Senhor Krishna neste mundo. A dúvida ou a desconfiança entre Vaisnavas, em
especial com respeito a laksmi (dinheiro espiritual) ou os bens do Senhor, são
indesejáveis.
Srila Prabhupada
estabeleceu as seguintes ordens para proteger-nos de tal desastre:
1. Todas
as doações ou coletas devem ser dadas na tarde, assim que chegar no templo, ao
tesoureiro.
2. Todos
os fundos devem ser depositados na conta bancária do Senhor.
3. Os
gastos maiores de 50 dólares devem ser feitos sempre com cheque e com a
assinatura de no mínimo dois
líderes do Templo.
4. Os
gastos pequenos são realizados pela caixa menor e respaldados por todas as
notas fiscais e comprovantes.
5. Todos
os bens do Templo devem ser protegidos da possibilidade de roubos. A situação
legal dos devotos deve estar em dia para manter uma segurança jurídica sempre.
6. O
ego não gosta de ser controlado, mas um devoto quer ser controlado para que seu
ego perca o sentido do prestígio falso.
7. Srila
Prabhupada disse: “Muita devoção é sintoma de ladrão”.
8. A
confiança é indispensável mas o controle na medida que possível é a ordem de
nosso Gurudeva.
9. A
oportunidade faz o ladrão.
10.
Os líderes de programas e templos
devem fazer uma reunião semanal para coordenar e planejar a administração e as
atividades para poder alcançar o êxito desejado. Devem participar nas reuniões
semanais todos os devotos que se esforçam e que fazem um serviço estável para o
programa ou templo. Sua voz e seu voto devem ser tidos em conta. Todos os
programas devem sempre apresentar a contabilidade atualizada e de forma clara
Esta contabilidade e todas suas operações devem ser da confiança de todos, já
que assim inspira aos demais e se fortalece a pregação no êxito da missão de
Srila Prabhupada, Srila Sridhara Maharaj, Sri Cheitanya Mahaprabhu,
Paramadvaiti Swami e Harijan Swami. Srila Paramadvaiti Swami nos recorda: “A
esposa do César deve estar por acima de qualquer suspeita”. Em todos os
programas deve ser feito uma folha diária, sem preguiça.
Uma
sociedade sem fins lucrativos tem a obrigação de apresentar ao governo contas
de todas suas entradas e saídas em dinheiro e bens. Esta obrigação também está
contida nos Estatutos da Sociedade. Nesta era corrupta as religiões também
são desacreditadas por seus
interesses materialistas. Por isso, o devoto vaisnava, e em especial o líder,
deve viver como um livro aberto e fora da possibilidade de dúvida em relação a
algum interesse pessoal.
Regras para os devotos casados
1. O
matrimônio não é uma licença para gratificar os sentidos.
2. O
matrimônio é para ter filhos conscientes de Krishna, que sejam abençoados para
o mundo.
3. O
matrimônio é para o casal se ajudar a avançar espiritualmente.
4. O
matrimônio não é uma permissão para interromper seu serviço devocional.
5. O
matrimônio não é uma razão para deixar a pregação ou abandonar a vida simples.
6. O
verdadeiro grihastha deve doar no mínimo
50% de suas entradas à propagação do movimento de Mahaprabhu. Recordem a
famosa história de Kolaveca Sridhara, que obteve a misericórdia do Senhor.
7. Ninguém
deve conceber filhos se não é capaz de guiá-los até a perfeição da vida.
8. Os
casais só devem buscar ter filhos cinco dias depois da menstruação, uma vez por
mês, depois de cantar cinqüenta (50) rondas de Japas. Assim se garante o êxito
em trazer bons filhos.
9. Os
filhos concebidos fora dessas regras só trazem dores de cabeça e problemas à
família.
10.
Os casais nunca devem ser informais em
público.
11.
Os anticoncepcionais são demoníacos e
proibidos. O único válido é o “não”.
12.
O divórcio não existe na Consciência
de Krishna. Se alguém perde sua devoção, é um grande desastre.
13.
As crianças que não recebem guia e
afeto de ambos os pais na Consciência de Krishna provavelmente buscarão sua
sorte no mundo material.
14.
O esposo é Pati-guru, Mestre
espiritual da esposa e da família. Isto só é válido se ele não contradiz as
instruções do Guru e de Gouranga.
15.
Humildade e afinidade por servir aos
Vaisnavas é o único que pode salvar um grihastha da inveja e do materialismo,
do “poço escuro”.
16.
Os grihastas são responsáveis por
educar seus filhos na Consciência de Krishna.
17.
Jamais tenha fé na educação
materialista. Srila Prabhupada diz que as universidades são matadouros da alma.
18.
O impulso sexual é tão forte que os
Vedas proíbem o pai de ficar sozinho num quarto até com sua própria filha.
19.
Com exceção dos professores,
preferivelmente do mesmo sexo das crianças, nenhum outro adulto deve
aproximar-se deles.
20.
A educação dos meninos deve ser
separada das meninas.
21.
O grihasta deve fazer os arranjos
necessários para conseguir a seguridade econômica de sua família. Em nenhum caso deve desproteger a sua família.
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