Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga
"KRISHNA - A Suprema Personalidade de Deus"
(Original Sem "Correções")
de
Sua Divina Graça
Sri Srimad Bhaktivedanta Swami Maharaj Prabhupada
Paramahamsa Thakura Mahashaya
Sri Srimad Bhaktivedanta Swami Maharaj Prabhupada
Paramahamsa Thakura Mahashaya
Prefácio
nivrtta-tarsair upagiyamanad
bhavausadhac chrotra-mano-'bhiramat
ka uttamasloka-gunanuvadat
puman virajyeta vina pasu-ghnat
bhavausadhac chrotra-mano-'bhiramat
ka uttamasloka-gunanuvadat
puman virajyeta vina pasu-ghnat
"Glorificação da Suprema Personalidade de Deus é realizada no
sistema parampara, ou seja, é transmitida do mestre espiritual para o
discípulo. Essa glorificação é apreciada por quem não está mais interessado na
falsa glorificação temporária desta manifestação cósmica. Descrições sobre o
Senhor são o remédio correto para a alma condicionada submetida a repetidos
nascimentos e mortes. Portanto, quem vai parar de ouvir essa glorificação do
Senhor além de um assassino ou quem mata seu próprio eu"? (Srimad Bhagavatam
10.1.4).
Nos países ocidentais, quando alguém vê uma capa de livro
como KRISHNA, pergunta imediatamente, "quem é Krishna? Quem é a moça com Krishna"?
etc..
A resposta imediata é que Krishna é a Suprema Personalidade
de Deus. Como é isso? Porque Ele corresponde exatamente em detalhes com as
descrições do Ser Supremo, o Deus Supremo. Em outras palavras, Krishna é o
Supremo porque Ele é todo-atrativo. Fora do princípio da atração completa, não
há sentido para a palavra Supremo. Como alguém pode ser todo-atrativo? Em
primeiro lugar, se a pessoa é muito rica, se tiver muito dinheiro, é muito
atraente para as pessoas em geral. Similarmente, se alguém é muito poderoso,
também se torna atraente, e se alguém é muito famoso, também se torna atraente,
e se alguém é muito belo ou sábio ou desapegado de todos tipos de posses, também
se torna atraente. Assim, pela experiência prática, podemos observar que uma
pessoa é atrativa devido a 1) riqueza, 2) poder, 3) fama, 4) beleza, 5)
sabedoria, e 6) renúncia. Aquele que tem a posse de todas essas seis opulências
ao mesmo tempo, que as possui em grau ilimitado, é considerado a Suprema
Personalidade de Deus. Essas opulências do Supremo são descritas por Parashara
Muni, uma grande autoridade Védica.
Nós vemos muitas pessoas ricas, muitas pessoas poderosas,
muitas pessoas famosas, muitas pessoas bonitas, muitas pessoas educadas e
eruditas, e muitas pessoas na ordem de vida renunciada desapegadas das posses
materiais. Mas nunca vimos uma única pessoa sequer que é ilimitadamente e
simultaneamente rica, poderosa, famosa, bonita, sábia e desapegada, como Krishna,
na história da humanidade. Krishna, a Suprema Personalidade de Deus, também é
uma personalidade histórica que apareceu nesta Terra 5.000 anos atrás. Ele
permaneceu na Terra por 125 anos e atuou exatamente como um ser humano, mas Suas
atividades são sem paralelo. Desde o primeiro momento de Seu aparecimento até o
momento de Seu desaparecimento, cada uma de Suas atividades é sem paralelo na
história do mundo, e portanto qualquer um que saiba o que queremos dizer com
Supremo aceitará Krishna como a Suprema Personalidade de Deus. Ninguém é igual
ao Supremo, e ninguém é maior do que Ele. Esse é o significado do dito popular
"Deus é grande".
Existem várias classes de pessoas no mundo que falam sobre
Deus de formas diferentes, mas segundo a literatura Védica e de acordo com os
grandes acharyas, as pessoas autorizadas versadas no conhecimento sobre
Deus, em todas as eras, como os acharyas Shankara, Ramanuja, Madhwa,
Vishnuswami, Senhor Chaitanya e todos os seguidores deles na sucessão discipular,
todos concordam unanimemente que Krishna é a Suprema Personalidade de Deus.
Quanto a nós, seguidores da civilização Védica, aceitamos a história Védica do
universo inteiro, que consiste de vários sistemas planetários chamados
Swargalokas, ou sistema planetário superior, Martyalokas, ou sistema planetário
intermediário e Patalalokas, ou sistema planetário inferior. Os historiadores
modernos desta Terra não podem suprir evidências históricas dos eventos que
ocorreram antes de 5.000 anos atrás, e os antropólogos dizem que o Homo sapiens
não apareceu no planeta antes de 40.000 anos atrás porque a evolução não tinha
chegado a esse ponto. Mas as histórias Védicas, os Puranas e
Mahabharata, relatam histórias humanas que se estendem a milhões e bilhões
de anos no passado.
Por exemplo, essas literaturas narram histórias dos
aparecimentos e desaparecimentos de Krishna milhões e bilhões de anos atrás. No
Quarto Capítulo do Bhagavad-gita, Krishna diz para Arjuna que tanto Ele
quanto Arjuna tiveram muitos nascimentos antes, e que Ele (Krishna) podia
lembrar todos e que Arjuna não podia. Isso ilustra a diferença entre o
conhecimento de Krishna e o de Arjuna. Arjuna podia ser um guerreiro
extraordinário, um membro muito culto da dinastia Kuru, mas em última instância,
era um ser humano ordinário, enquanto Krishna, a Suprema Personalidade de Deus,
é o possuidor de conhecimento ilimitado. Por que Ele possui conhecimento
ilimitado, Krishna tem uma memória que é ilimitada.
O conhecimento de Krishna é tão perfeito que Ele lembra todos
os incidentes de Suas aparições alguns milhões e bilhões de anos no passado, mas
a memória e o conhecimento de Arjuna são limitados por tempo e espaço, porque
ele é um ser humano ordinário. No Quarto Capítulo, Krishna afirma que Ele pode
lembrar as aulas com as instruções do Bhagavad-gita alguns milhões de
anos atrás para o deus do Sol, Vivasvan.
Hoje em dia, é moda da classe de pessoas ateístas tentar se
tornar Deus por seguir algum processo místico. Geralmente, os ateístas alegam
ser Deus por causa de sua imaginação ou de sua perícia na meditação. Krishna não
é esse tipo de Deus. Ele não Se torna Deus pela manufatura de algum processo
místico de meditação, nem Se torna Deus por se submeter a severas austeridades
dos exercícios de yoga místico. Para falar corretamente, Ele nunca Se
torna Deus porque Ele é o Supremo em todas as circunstâncias.
Dentro da prisão de Seu tio materno Kamsa, onde Seu pai e mãe
estavam presos, Krishna apareceu fora do corpo de Sua mãe como Vishnu-Narayana
de quatro mãos. Depois, Ele Se transformou num bebê e disse a Seu pai para
levá-Lo para a casa de Nanda Maharaja e sua esposa Yashoda. Quando Krishna ainda
era um bebezinho, a demônia gigantesca Putana tentou matá-Lo, mas Ele mamou no
seio dela e sugou sua vida também. Essa é a diferença entre o Supremo real e um
Deus manufaturado na fábrica mística. Krishna não teve chance de praticar o
processo de yoga místico, mesmo assim Se manifestou como a Suprema
Personalidade de Deus em cada passo, da infância à adolescência, da adolescência
à juventude, e da juventude à maioridade. Neste livro, Krishna, todas Suas
atividades como um ser humano são descritas. Apesar de Krishna atuar como um ser
humano, Ele sempre mantém Sua identidade como a Suprema Personalidade de Deus.
Porque Krishna é todo-atrativo, a pessoa deve saber que todos
seus desejos devem ser focalizados em Krishna. O Bhagavad-gita afirma que
a pessoa individual é o proprietário ou senhor do corpo, mas Krishna, que é a
Superalma presente no coração de todos, é o proprietário supremo e o senhor
supremo de cada e todo corpo individual. Assim, se concentrarmos nossas
propensões amorosas em Krishna somente, então imediatamente amor universal,
unidade e tranqüilidade serão realizados automaticamente. Quando alguém rega a
raiz de uma árvore, rega automaticamente os troncos, galhos, folhas e flores;
quando alguém supre comida ao estômago pela boca, satisfaz todas as várias
partes do corpo.
A arte de focalizar a atenção no Supremo e dar o amor pessoal
para Ele é chamada Consciência de Krishna. Nós inauguramos o movimento da
Consciência de Krishna para que todos possam satisfazer sua propensão de amar os
outros simplesmente por direcionar esse amor para Krishna. O mundo inteiro está
muito ansioso para satisfazer a propensão dormente de amar os outros, mas a
invenção de vários métodos como socialismo, comunismo, altruísmo, humanitarismo,
nacionalismo, ou qualquer outra coisa que possa ser manufaturada para a paz e
prosperidade do mundo, são todos inúteis e frustrantes por causa de nossa
ignorância grosseira sobre a arte de amar Krishna. Geralmente, as pessoas pensam
que com o avanço da causa dos princípios morais e ritos religiosos, serão
felizes. Outros podem achar que felicidade pode ser alcançada com
desenvolvimento econômico, outros ainda pensam que simplesmente poderão ser
felizes com o desfrute sensual. Mas o fato real é que as pessoas só podem ser
felizes se amarem Krishna.
Krishna pode reciprocar perfeitamente as propensões amorosas
da pessoa em diferentes relações chamadas doçuras, ou rasas. Basicamente,
existem doze relacionamentos amorosos. A pessoa pode amar Krishna como o supremo
desconhecido, como o supremo mestre, o supremo amigo, o supremo filho, o supremo
amante. Essas são as cinco rasas de amor básicas. A pessoa também pode
amar Krishna indiretamente em sete relações diferentes, que são aparentemente
diferentes das cinco relações principais. No todo, entretanto, se a pessoa
simplesmente depositar sua propensão amorosa em Krishna, então sua vida será bem
sucedida. Isso não é uma ficção mas um fato que pode ser realizado pela
aplicação prática. A pessoa pode perceber diretamente os efeitos que o amor por
Krishna tem, em sua vida.
O Nono Capítulo do Bhagavad-gita denomina esta ciência
da Consciência de Krishna de rei de todo conhecimento, o rei de todas as coisas
confidenciais, e a ciência suprema da realização espiritual. De fato, podemos
experimentar diretamente os resultados desta ciência da Consciência de Krishna
porque é muito fácil de praticar e é muito prazerosa. Qualquer percentual de
Consciência de Krishna que pudermos realizar, vai se tornar um bem eterno da
nossa vida, porque é imperecível em todas as circunstâncias. Agora, foi provado
efetivamente que a geração jovem frustrada dos países ocidentais pôde perceber
diretamente os resultados da canalização de sua propensão amorosa para Krishna
unicamente.
De fato, apesar da pessoa executar severas austeridades,
penitências e sacrifício em sua vida, se falhar em despertar seu amor dormente
por Krishna, então todas suas penitências são consideradas inúteis. Por outro
lado, se a pessoa despertou seu amor dormente por Krishna, qual a utilidade de
executar austeridades e penitências desnecessariamente?
O Movimento da Consciência de Krishna é um presente
inigualável do Senhor Chaitanya para as almas caídas desta era. É um processo
muito simples que foi realizado de verdade durante os últimos quatro anos nos
países ocidentais, e não há dúvida de que este Movimento pode satisfazer as
propensões amorosas da humanidade. Este livro, KRISHNA, é outro presente para
ajudar o Movimento da Consciência de Krishna no mundo ocidental. Esta literatura
transcendental é publicada em duas partes com profusas ilustrações. As pessoas
adoram ler vários tipos de romances para gastar seu tempo e energia. Agora, essa
tendência pode ser direcionada para Krishna. O resultado será a satisfação
imperecível da alma, tanto individualmente quanto coletivamente.
O Bhagavad-gita afirma que até mesmo um pequeno
empenho gasto no caminho da Consciência de Krishna pode salvar a pessoa do maior
perigo. Centenas de milhares de exemplos podem ser citados sobre pessoas que
escaparam dos maiores perigos da vida por causa de um mínimo avanço na
Consciência de Krishna. Portanto, pedimos a todos que aproveitem esta grande
literatura transcendental. O leitor descobrirá ao ler uma página depois da
outra, um imenso tesouro de conhecimento em arte, ciência, literatura, filosofia
e religião revelado, e no fim, com a leitura deste único Livro, KRISHNA, amor
pelo Supremo frutificará.
Agradeço imensamente a Sriman George Harrison, que agora
canta Hare Krishna, pela generosa contribuição de 19.000 libras esterlinas para
financiar todo o custo da publicação deste Livro. Que Krishna abençoe esse
maravilhoso rapaz com mais avanço na Consciência de Krishna.
E finalmente, minhas bênçãos para sempre a Sriman
Shyamasundara Dasa Adhikari, Sriman Brahmananda Dasa Brahmachari, Sriman
Hayagriva Dasa Adhikari, Sriman Satswarupa Adhikari, Srimati Devahuti-devi,
Srimati Jadurani Dasi, Sriman Muralidhara Dasa Brahmachari, Sriman Bharadwaja
Dasa Adhikari and Sriman Pradyumna Dasa Adhikari, etc., pelo seu trabalho
dedicado em várias áreas para tornar esta publicação um grande sucesso.
Hare Krishna
A.C. Bhaktivedanta Swami
Dia do Advento de
Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati
26 de fevereiro de 1970
Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati
26 de fevereiro de 1970
Central da ISKCON
3764 Watseka Avenue
Los Angeles, Califórnia
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