TODAS AS GLORIAS A SRI GURU E GOURANGA!
PREFÁCIO
Estamos apresentando aqui um resumo da Biografia da vida devocional de Srila Bhaktisidhanta Saraswat Goswami, ele é o ilustre fundador da Sri Gaudya- Math e demais centros , ele nasceu na família de Srila Bhaktivinoda Thakur,em resposta as preces do Acharya.
Srila Bhaktisidhanta foi um dos mais revolucionários mestre da tradição Vaisnava, ele restabeleceu as verdades e praticas que na época eram deturpadas por seguidores ritualisticos e seitas nao autorizadas que se diziam seguidores de Sri Caitanya.
Ele estabeleceu muitos centros de propagação do serviço devocional que foram conhecidos com Sri Gaudya- Math, ele empregou os métodos modernos de publicacao e distribuição de livros em grande escala, utilizou de meios de comunicação como o radio, graficas, telefones, e mesmo carros como fortes aliados em seu movimento de predica.
O RAIO DE VISNU
BIOGRAFIA DE SRILA
BHAKTISIDHANTA SARASWAT THAKUR
FUNDADOR ACHARYA DA SRI GAUDYA MATH
PREFÁCIO
Estamos
apresentando aqui um resumo da Biografia da vida devocional de Srila
Bhaktisidhanta Saraswat Goswami, ele é o ilustre fundador da Sri Gaudya- Math e
demais centros , ele nasceu na família de Srila Bhaktivinoda Thakur,em resposta
as preces do Acharya.
Srila
Bhaktisidhanta foi um dos mais
revolucionários mestre da tradição Vaisnava, ele restabeleceu as verdades e
praticas que na época eram deturpadas por seguidores ritualisticos e seitas nao
autorizadas que se diziam seguidores de Sri Caitanya.
Ele estabeleceu
muitos centros de propagação do serviço devocional que foram conhecidos com Sri
Gaudya- Math, ele empregou os métodos modernos de publicacao e distribuição de
livros em grande escala, utilizou de meios de comunicação como o radio, graficas,
telefones, e mesmo carros como
fortes aliados em seu movimento de predica.
Srila
Bhatisidhanta Saraswat arrebanhou
muitas almas sinceras para sua companha, ele preparou seus discípulos para que
propagassem os ensinamentos de Sri Caitanya por todo o mundo.
Neste pequeno
trabalho apresentaremos fatos da vida de Srila Bhaktisidhanta , seu nascimento
na família de Bhaktivinoda Thakur, sua educação, iniciação e o início de sua
vida de pregador e Acharya de uma grande missao
O material aqui traduzido vem do livro
da Biografia de Srila Bhaktisidhanta Saraswati que foi compilado por Srila B.K.
Sraman Maharaj, que é discípulo do mesmo. Atualmente a Visva- Raja Vaisnava
Sabha ou a grande Assembléia dos
Devotos esta sendo dirigida pelos discípulos vivos de Srila Bhaktisidhanta,
esta sociedade foi criada em 1900,
com a finalidade de representar e propagar os preceitos devocionais, e
protege-los da influencia dos Sahajyias e impersonalistas
Srila
Bhaktisidanta sempre foi muito cuidadoso em que seus seguidores apresentassem o
conceito real e puro da divindade, ele declarou guerra a todos as concepções
religiosas existentes na época, seu conhecimento escritural, seu profundo
carater devocional e poder sobrenatural foram reconhecidos por todos os
estudiosos de sua época, ele é o pioneiro em recrutar estudantes Ocidentais
para missão de Mahaprabhu.
Portanto para
nos Ocidentais e muito inspirador poder ouvir os divinos passatempos
devocionais de um vaisnava tao excelso quanto ele.
Entre seus
discípulos destacamos aqui o pioneiro em trazer a nos Ocidentais a vivência do
Vaisnavismo, Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami, e Sua Divina Graça
Sridhar Maharaj, agora sendo representado por Srila Bhakti Sundar Govinda
Maharaj ambos trabalharam com o publico Ocidental dando-nos acesso aos Divinos
ensinamentos e preceitos dos Goswamis de Vrindavan e outros acharyas
predecessores.
SEM,
MAIS O SERVO,
Hari
Govinda Das
SRI
KRSNA JANMASTAMI- 1996
autor
O autor nasceu
em 1900 na vila de Kharrah, no distrito de Dacca Bengala Ocidental, depois de
completar seus estudos de Matematica, e sanscrito ele graduou--se como medico
na Escola Medica em Dacca em 1927.
Imediatamente
depois disto ele recebeu iniciacao de Srila Bhaktisidhanta Saraswat e seu nome passou a ser Dr. Krsnakanti
Brahmacari.entao passou a ser um
doutor local, com uma clinica gratuita em Mayapur, atendendo na Sri Caitanya
Math. Em 1928, passou a publicar um jornal diario o Nadia Prakash, era comum
ele viajar com Srila Bhaktisidhanta e cuidar de sua correwspondencia. Em
1948 ele aceitou a ordem de
sannyasa no Sri Caitanya Math, seu irmao espiritual concedeu-lhe o nome de Sri
Bhakti Kusum Sraman Maharaj, depois ele tornou-se editor da revista Gaudya.
Na revista Nadia Prakash ele escrevia muitos
artigos sobre a linha Gaudya Vaisnava.
Entre seus
outros livros estao incluidos- Sri Caitanya- Upadesa- Ratnamala, Sri Navadwip
dhama e versos em Bengali e traducoes do Prema - Samput.
Apos a morte de
seu irmao espiritual Srila Bhaktivilasa Thirta Maharaj em 1976 passou a ser o acarya da Sri
Caitanya Math e centros por toda a India.
TEMPLOS
ESTABELECIDOS POR SRILA BHAKTISIDHANTA SARASWATI
Templos
estabelecidos na area de Navadvip
1- O principal e original Math foi o Sri
Caitanya Math, foi construido em1926, po Sripada Madanamohana Bhaktimadhukara
2- Sri Murari
Gupta Pata,
3- Sri
Gadadharananga
4- Sri
Srivasangana
5-
Anukula-Krsnanusilananga
6- Sri Yogapitha
7- Sri Jayadeva
Gaudyamathalaya
8-Kazi Samadhi
Temple
9-Sri Svanandasukhadakunja
10- Sri
Suvarnabihara Gaudya Math
11- Sri Tetiya
Kunja Kanana
12-Sri
Madhyadvip Gaudya Math
13- Sri Goura-
Gadadhara Math
14- Sri
Sarvabhauma Gaudya Math
15- Sri
Modraduma Gaudya Math
16- Sri
Madraduma Chatra Mamagachi
17- Sri
Rudradvip Gaudya Math
Templos
estabelecidos em Gauda- mangal e Bengala
18-Sri Kunja-
Kutira
19- Sri Ekayana
Math
20-Sri Gaudya
Math
21- Sri Gaudya
Math do Sul de Calcuta
22-Sri Ranagata
Gaudya Mathasana
23-Sri Mahesh
Pandit Pata
24- Sri Punra
Gaudya MAth
25- Sri Madva-
Gaudya Math
26-Sri Gopalaji
Math
27- Sri Gadai-
Gouranga Math
28- Sri Jaganath
Gaudya Math
29- Sri
Amalayora Prapan Asrama
30- Sri
Bhagavatajanananda Math
31- Sri Amarsi
Gaudya Math
32- Sri
Darjeeling Gaudya Math
Templos
estabelecidos em Ksetra- Mandala
33- Sri
Purosottama Math
34- Sri
Nilakuthl Math
35-Sri Brahma
Gaudya Math
36- Sri Tridanti
Gaudya Math
37Sri
Sacchidananda Math
Templos
estabelecidos em Vraja- Mandala
38- Sri Krsna
Caitanya Math
39-Sri Krsna
Caitanya Matha- Pitha
40- Sri Mathura
Gaudya Mathalaya
41- Sri Barsana
Gaudya Mathalaya
42- Sri Sanketa
Bihari Math
43- Sri
Nandagrama Gaudya Mathalaya
44- Sri
Gosthabihari Math
45- Sri
Govardhana Kutira
46- Sri
Vrajasvanandasukhadajunja
47- Sri Kunjabihari
Math
48- Sri
Gosthavati
Templos
estabelecidos em outras partes da India
49- Sri Caitanya
Gaudya Math
50- Sri
Sarabhoga Gaudya Math
51- Sri
Goyalapara Prapan Asrama
52- Sri
Ramananda Gaudya Math
53- Sri Gaudya
Matha de Madras
54- Sri Gaya
Gaudya Math
55- Sri Patna
Gaudya Math
56- Sri Sanatana
Gaudya Math
57- Sri Rupa
Gaudya Math
58- Sri
Paramahansa Gaudya Math
59- Sri
Saraswata Gaudya Math
60- Sri Gaudya
Math de Delhi
61-Sri Vyasa
Gaudya Math
62- Sri
Balesvara Gaudya Mathapitha
63- Sri Gaudya
Math de Bombaim
Templos
estabelecidos fora da India
64-Sri Gaudya Math de Rangoon
65- Sri Gaudya Math de Londres
66- Sri Gaudya
Math de Berlim
LIVROS
PUBLICADOS POR SRILA BHAKTISIDHANTA SARASWATI
1-
Sri PRALADHA CHARITA ---------------------------55-SAJJANA KRSNAIKASARANA
2-
SRIMANTHAMUNI-------------------------------------56- SAJJAN AKAMA
3-
YAMUNACARYA---------------------------------------57- SAJJANA NIRIHA
4-SRI
RAMANUJACARYA------------------------------58- SAJJANA STHIRA
5- BANGE
SAMAJIKATA-------------------------------59- SAJJANA VICITA
6- BRAMANA O
VAISNAVERA------------------------60- DAKSITA
7- SRI CAITANYA
CARITAMRTA ANUBHASYA---61- DASA
8-UPADERSAMRTA
ANUVRITI-----------------------62- SRI MURTI O MAYAVADA
9- SRI NAVADVIP
PUNJIKA---------------------------63- VAISNAVARAJA SABHA
10- DIVYASURI VA
ALVARA--------------------------64- SAJJANA MITABHUK
11-
JAYATHIRTA----------------------------------------65- BHAKTISIDHANTA
12-
GODADEVI-------------------------------------------66- SAJJANA APRAMATA
13- PANCARATRIK
ADHIKARI------------------------67-SAJJANA MANADA
14- VAISNAVA
SMRTI----------------------------------68- SAJJANA AMANI
15-
BHAKTANGHIRENU-------------------------------69- SAJJANA GAMBIRA
16-
KULASEKHARA------------------------------------70- KALASAMJANAYA NAMA
17- SRI
GOURANGA-----------------------------------71- SAJJANA MAITRA
18-
ABHAKTIMARGA----------------------------------72- SAJJANA KARUNA
19-VISNUCCITA-----------------------------------------73-
SAUKRA O VARNABHEDA
20- GURURA
SVARUPA-------------------------------74- GURUDASA
21-
PRABHODANANDA-------------------------------75- NIRJANE ANARTHA
22-
BHAKTIMARGA------------------------------------76- MAN TUMI KISERA
23- ARTHA O
ANARTHA-----------------------------77- SAJJANA KAVI
24- BHADA,
TATHASTA O MUKHA---------------78- CHATURMASYA
25-PRAKRITA O
APRAKRITA----------------------79- PANCHOPASANA
26-
ANTARDVIP---------------------------------------80- VAISNAVERA SMRTI
27-PAKAT-
PURNIMA--------------------------------81- SAMSKARA SANDHARBA
28-
CHAITANYABDA---------------------------------82- SAJJANA DAKSA
29-UPAKURVANA------------------------------------83-
VAISNAVA MARYADA
30-ACHARYA
SANTANA----------------------------84- SAJJANA MAUNI
31- AMARA
PRABHURA KATHA------------------85- APRAKRITA
32- VAISNAVERA
VISAYA--------------------------86-,SIKSASTAKERA VIVARAMA
33-
VAISNAVAVAMSA-------------------------------87- SAVISESA O NIVIRDESA
34- PRAKRITARASA
SATADUSANI--------------88- SRIMAD BHAGAVATA
35- GANERA
ADHIKARI KE------------------------89- SMARTHA RAGUNANDANA
36-
SADHACARA-------------------------------------90- HARINAMA MAHAMANTRA
37-
AMAYA---------------------------------------------91- MANTROPASANA
38-
PRARTHANARASAVIVRITI--------------------92- NISIDHACARA
39- SAJJANA
KRIPALU-----------------------------93- VAISNAVA SAMAHITRI
40-SAKTI PARINAT
JAGAT------------------------94- SRIMAD BHAGAVAT
41-SAJJANA
AKRITADROHA----------------------95- PRATISABHASANA
42-SAJJANA
SATYASARA-------------------------96- SRI VYASA PUJARA
43-PRAKRITA
SUDRA VAISNAVANAHE--------97- SRIMAD PUNARAVRITI
44-NAGARYMANGALYA---------------------------98-
PRATINIVEDANA
45-SAJJANA
SAMA---------------------------------99- VIJNAPATI
46-SAJJANA
NIRDOSA----------------------------100- VYASAPUJAYA PRATYA
47-SAJJANA
VADANYA---------------------------101- BARSIKA ABHIBASANA
48- SAJJANA
MRDU-------------------------------102- MY GURU PUJA
49-SAJJANA
AKINCANA--------------------------103- RAI RAMANANDA
50-SAJJANA
SUCCI--------------------------------104 MUNDOS RELATIVOS
51- VAISNVA
DARSANA---------------------------105- PARA TANTRA DWAJA
52- SAJJANA
SARVOPAKARAKA---------------106- PURUSARTHAVINIRLAYA
53-SAJJANA SANTA
-------------------------------107 RESUMO DO VEDANTA
54 GOURA KI
VASTU?-----------------------------108-O VEDANTA
APARECIMENTO NA
FAMILIA DE SRILA BHAKTIVINODA THAKUR
Srila
Bhaktivinoda Thakur residia em Jaganatha Puri, Orissa e trabalhava como
magistrado para o Governo local, além de manter sua familia, ele pregava com
muito vigor o Gaudya Vaisnavismo,
Em oração ao
Senhor Jaganath ele pediu ao Senhor por um filho que pudesse ajuda-lo a
continuar com sua missão de propagacap das glorias do movimento de sankirtan de
Sri Caitanya Mahaprabhu
No ano de
1874 nasceu o esperado filho, ele
recebeu o nome de Bimala Prasada. era o quarto filho de Thakur. , ele nasceu na
grota de Brihaspati, que era representada pelos bramakayastha
Nesta época a
casa de Thakur era próximo ao Templo e Sri Jagadisa em Puri, um fato curioso se
sucedeu durante o parto , a criança nascerá com o cordão umbilical em volta do
pescoço como na forma do cordão sagrado usados pelos bramanas.
INFÂNCIA E
ESTUDOS
Sri Bimala
Prasada foi um menino incomum,certa vez enquanto o carro de RattaYatra passava
em frente de sua casa sua mãe o levou para o darsana das deidades, de pronto
uma GIRLANDA do Senhor Jaganatha se desprendeu e caiu sobre o pescoço da
criança, isso causou jubilo as pessoas que ali estavam, quando tinha apenas oito anos já tinha
memorizado todo o Gita e explicava muitos de seus versos, era um atento
estudante , ele estudou na Sri Ramapura English High School, seu pai nesta
época lhe deu o Nrsimha- mantra junto com uma japa de tulasi.
Srila
Bhaktivinoda encarregou seu jovem filho na adoração da deidade de
Sri Kurmadeva,
nesta época ele tinha sete anos de idade,
Bimala prasada
estou o Sri Caitanya siksamrta sob a guia de seu pai nesta epoca.Conforme o
menino Bimala Prasada crescia muitos ditos homens santos observavam o filho do
magistrado, ele se mostrava muito desinteressado deste mundo, tinha um
intelecto muito apurado, e estava apegado ao estudo das escrituras. tambem
tinha o dom de entoar muitos bhajanas devocionais, ainda que ele fosse de uma
familia vaisya ele estava decorado com todas as boas qualidades de um bramana
elevado e sintomas de um mahabhagavata.
RENDENDO-SE AOS
PÉS DO GURU
Em 1897, Srila
Thakur construiu no jardim de sua casa um lugar onde ele sempre recitava e
explicava a seus seguidores o Srimad Bhagavatam, e
entre sua
audiência esta o grande santo e Vaisnava Srila Goura kisore Das
Babaji Maharaj,
ele ouvia estas explanações com grande deleite, próximo
dali ficava seu
proprio lugar de bhajana
Sri Bimala
Prasada no inverno de 1898 encontrou-se com Srila Goura Kisore Babaji e se
sentiu atraído a seus pés de lotus. com a permissão de seu pai ele recebeu a
iniciação Bhagavati de Babaji Maharaj. isso foi no ano de 1900 no mês de marco.
Bimala prasada
foi o único discípulo iniciado de Srila Babaji Goura Kisore,
O amado mestre
espiritual de Bimala prasada nasceu na vila de Tepakhola, situado as margens do
Rio Padma, no atual distrito de Faridpur na atual Blangadesh.
Em sua vida
de chefe de familia ele foi um
mercador de grãos, e seu nome era Vamsi dasa, depois da morte de sua esposa ele
foi para Vrindavana e aceitou a ordem de Babaji de Srila Bhagavata Dasa Babaji
Maharaj, que era discípulo do famoso Vaisnava Srila Jaganatha Das Babaji Maharaj.e passou a viver debaixo das
arvores de vários lugares que Vrindavana.
Após viver por
trinta anos em Vrindavana Srila Goura Kisore Babaji foi a Navadwip para servir
no Sri Yogapitha no servico a Sri Goura Visnupryia
Srila Goura
Kisore Babaji Maharaj era um estrito renunciado, ele sempre estava instruindo
as pessoas em geral a se despegarem deste mundo e devotarem-se ao pés de lotus
de Sri Radha Krsna.
O amado mestre
de Sri Bimala prasada deixou este mundo no dia quinze de novembro de 1915, no
dia de Uttana ekadasi.
Algum tempo
depois do desaparecimento de Srila Goura KisoreBabaji Maharaj houve alguns incidentes
sobre a remoção de seu Samadhi
para uma área fora dos riscos das enchentes, um grupo de seguidores se
opôs
a que Srila
Bhaktisidhanta fizesse tal remoção, mas o caso foi levado ao departamento de
policia local e uma decisão favorável foi tomada a favor de Srila Saraswati
thakur
O corpo de Srila
Goura Kisore Das Babaji foi removido sob as instruções de Srila Bhaktisidhanta
e com um grande kirtana no dia 18 de setembro de 1932 se reiniciou o servico de
puja ao Samadhi de Srila Goura Kisore.
No ano de 1898
durante seu servico ao Governo Real de Tripura Bimala prasada visitou vários
lugares sagrados na associação de Shrila Bhaktivinoda Thakur,
No mês de
outubro de 1898, durante a visita aos lugares sagrados Bimala Prasada e Thakur
estiveram em Kasi- Prayag e no retorna passaram por Gaya, ali Thakur compôs seu
Anubhasya do Asri Caitanya Caritamrta, ali Bimala Prasada teve discussões sobre
vários temas da Sri- Sampradaya com Mahamahopadhaya Sri Ramamisra Sastri, a
qual o Sastri ficou muito surpreso e contente em observar o conhecimento de sua
sampradaya
pelos lábios de
Bimala Prasada.
Bange Samajikata
foi composto por Sri Bimala Prasada e publicado em
1900, este livro
mostra as varias doutrinas e suas conclusões, tais com
a eterna,
universal conclusão da inconcebível dualidade, a doutrina de Ahankara, a
doutrina de Ramakrsna, a doutrina de Sankara, a Unnati doutrina, a Upadevata ou
Preta doutrina, a doutrina do Rg
Veda, a doutrina de Karthabhaja, a doutrina de Karma, a doutrina de
Kisoribhajana, a doutrina de Kesavabrahma, a doutrina de Khusivisvasa, a
doutrina Crista, a doutrina Smartha Goswami,a doutrina de Goura, a doutrina de
Gourangasamajika, a doutrina dos Semideuses de Vilas, a doutrina Jainista,
doutrina trantrika, a doutrina Trivedi, a doutrina da Teosofia, a doutrina de
Sankara da Dakshinesvara Ramakrsna, doutrinas Metafisicas, doutrina da Devengra
Brahma, a doutrina de Dharmabhava, a doutrina de Nava- Gouranga, a doutrina de
Navarasika, a doutrina do Ateísmo, a doutrina de Nimbarka Dvaitadvaita, a
doutrina de Naimittika-Devata, a doutrina de Panchopasaka, a doutreina de
Pracina, a doutrina de Balahari, a doutrina de Bhagavatavirudha, a doutrina
Mulcumana, a doutrina de Yoga, a doutrina de Ratibhikari, a doutrina de
Ramachandra Sankara, a doutrina de Ramamohana Brahma, a doutrina de
Ramavallabha, a doutrina de Ramanandasankara, e a doutrina de Ramanuja
visitadvaita e outras
Em 1900 Sri
Bimala Prasada foi até Remuna no templo de Ksirachora Gopinatha com Thakur,apos
isso ele aceitou em Puri a pedido de vários homens piedosos a direção do
servico de adoração no Giridhari Asana, e manutenção do Samadhi de Srila
Haridasa Thakur. em 1902 a pedido de Srila Bhaktivinoda o rei de Puri doou um
pedaço de terra onde o Thakur construiria seu Bhakti-Kutir, ali Bimala Prasada
e seu pai iniciaram um movimento para pregar as glorias do Vaisnavismo.
OPOSIÇÃO
AS LINHAS PSEUDO- VAISHNAVAS
Durante sua
apresentação da linha vaisnava
Bimala Prasada apresentava os ensinamentos do Sri Caitanya Siksamrta, e
muitos sadhus ali vinham para ouvir tais tópicos, certa vez esteve ali o santo
Sri Radha Ramana Deva Das Babaji Mahasaya, era tido como um grande devoto de
Sri Caitanya, ele morava em Vrindavana e realizava muitos milagres, ao assistir
uma palestra de Srila Bhaktisidhanta ele levantou algumas questões, todas elas
foram respondidas com a luz dos sastras e opiniões de vários acharyas de nossa
sampradaya. Nesta época era muito comum as misturas de rasa e sidhanta , sendo
que o verdadeiro vaisnavismo estava coberto por atitudes e conhecimentos
especulativos.
Srila
Bhaktisidhanta Saraswati iniciou uma campanha para separar os santos vaisnavas
das outras categorias de sadhus existentes naquela
época., isso
criou uma certa perturbação nas mentes de muitos homens que fazia do culto de
Sri Caitanya seu meio de sustento, declarando-se assim não seguidores de Srila
Rupa Goswami.
ATIVIDADES
MISSIONARIAS PARA RESTABELECIMENTO DO CULTO GAUDYA VAISNAVA EM TODA A INDIA.
ACEITAÇÃO DE
SANNYASA
Sri Bimala
Prasada aos 44 anos, vivendo como
um brahmacari e dedicado a composição de livros aceitou a ordem de sannyasa em
29 de marco de 1918, dia de Sri Goura Purnima, na Templo da Sri Caitanya Math,
antes
casa de Sri
Candrasekhara Prabhu.a partir deste dia ele ficou conhecido
como Sri
Bhaktisidhanta Saraswati, após essa aceitação ele iniciou seu servico a Krsna e
suas atividades de pregação como Jagat- Guru.
ESTABELECIMENTO
DO BHAKTIVINODA ASANA EM VÁRIOS LUGARES
Após seu
sannyasa, foi estabelecido o principal Math, o Sri Caitanya Math, no ano de
1918, neste mesmo ano ele estabeleceu vários centros em Navadvip, Godrumadvip,
Mayapur, Sri Yogapitha, esses centros pregavam as glorias de Sri Caitanya e a
religião do amor divino. tambem se estabeleceu um Bhaktivinoda Asana no
distrito de Khulna, no dia 19 de maio de 1918, iniciou-se um programa de pregação em vários lugares onde se
pregava as instruções de Srila Rupa Goswami e Srila Jiva Goswami.
No primeiro
Srila Bhaktivinoda Asana , Srila Bhaktisidhanta estabeleceu adoração as
deidades de Sri Guru Gandharvika Giridhari ,no dia 6 de fevereiro de 1920,dia
do Sri Krsna Janmastami.
ESTABELECIMENTO
DA BHAGAVATA PRESS EM KRSNANAGAR E PREGAÇÃO
Srila
Bhaktisidhanta Saraswati iniciou a publicacao de livros para respaldar suas
atividades missionarias por toda a India, tambem publicou uma edição do Sri
Navadvip Panjika, tambem dava
conferencias em Krsnanagar sobre os tópicos de Sri Hari, varias pessoas
importantes vinham ouvir as palestras e aderiam ao culto vaisnava.
PADAYATRA COM OS
DEVOTOS
Após aceitar
sannyasa Srila Bhaktisidhanta Saraswati realizou sua primeira
viajem de
pregação junto com outros devotos, ao todo eram 23 devotos,
que saíram de
Calcutá a Jaganatha Puri, os nomes dos devotos são:
1-Sri Kunjabhihari Vidyabhusana,2-
Srimad Paramananda Vyaratna 3-
Sripada Goura
Govinda Vidyabhusana-4- Sripada Haripada Vidyaratna 5-
Sripada
Paramesvari prasada Vidyaratna 6- Sripada Ananta Vasudeva
Brahamacari
7-Sripada Visnudasa Bhaktisindhu 8- Sriyukta Vanamali Dasa Bhaktyananda 9- Sripda
Sanatana Brahamacari 10- Sripada Srinatha Dasa Adhikari 11- Sripada Haridasa Muni 12- Kaviraja Sriykta
Tarinacharana 13- Sripada Lalita priya Dasa Babaji Maharaj 14- Sriyukta
Radhamadhava Dasa
15- Sriyukta
Kunjabhihari Choudhuri 16- Sriyukta Kalpabihari Dasa
-17- Sripada
Raghunatha Dasa 18- Sriyukta Nakulesvara Raya 19- Sriyukta Atalacandra Dasa-
20- Sriyukta Ramacandra Saha 22- Sriyukta Acharyadasa Pancharatracarya 23-
Sriyukta Pramatha Ghos
O início da
peregrinação foi a partir de Calcutá onde Srila Bhaktisidhanta
Saraswati se hospedou na casa de Sripada
Kunjabihari Vyabhusana com 30 devotos, ali executou kirtanas e descreveu
tópicos sobre Sri Hari, tambem ciriticou os kirtanas da seita sahajya Gouranga
Nagari, pois ela se opunha aos conclusões de rasa. ali em Calcutá realizou um festival na Bhaktivinoda Bhavana,
depois partiu para Puri em peregrinação.
DISCUSSÕES SOBRE
RELIGIÃO COM VARIAS PESSOAS EM PURI
Durante sua
permanência em Puri Srila Bhaktisidhanta Saraswati manteve encontros com vários
lideres de seitas religiosas locais, um deles foi Sri MadhusundanaTirtha, chefe
do Govardhana Math estabelecido por Sri Sankaracharya.
Thirta Swami
desenvolveu uma fé particular em Srila Bhaktisidhanta, vários homens virtuosos
liderados por Sri Vasudeva Ramanujadasa e Sri Damodara Ramanujadasa do Sri
Samadhi Mandir, tambem encontrou-se com Sri Raghunandana Ramanujadasa da Emara
Math, com Sri Jaganatha Dasa da seita Jamaeta, e muitos outros, nos encontros
eram apresentados os princípios do real vaisnavismo pregado por Sri Caitanya .
ESTUDANDO OS
LIVROS DA SRI BRAHMA SAMPRADAYA
Sri Ramanuja é o
famoso acharya da Sri sampradaya, e o acharya da Brahma sampradaya é Sri
Madvamuni, eles prepararam muitos livros em sanscrito, as pessoas na Bengala
não conheciam esses livros, pois esses
livros eram
compostos em quatro línguas do sul da India, Tamil, Telegu,
Malayalam e
Kannada, Srila Bhaktisidhanta pegou esses livros e os estudou com a ajuda de
professores nestas línguas e posteriormente publicou todos os livros da Sri
Ramanuja e Sri Brahma sampradayas.em
Bengali, Em 1898
ele publicou as santas biografias das vidas de Sri Ramanuja e Sri Yamunacarya ,
as pessoas da Bengala em geral são gratas a Srila Bhaktisidhanta Saraswati por
essas contribuições.
VISITA A VÁRIOS
LUGARES SAGRADOS
Em 1904, Srila
Bhaktisidhanta Saraswati saiu em
visita a vários lugares sagrados, ele visitou no sul da India Simhacala,Rajamundri, Kovvur, Madras,
Tirupati, Kanchi, kambokonam, Srirangam e Madurai.
ali ele coletou
muitas informações de varias sampradayas em especial ao fato do uso da
tridanda-sannyasa, isso ele discutiu com os Swamis-tridantis da Sri
Ramanuja-sampradaya em Perembedhur, depois disto ele estabeleceu o uso da danda
em nossa Gaudya sampradaya no ano de 1918 quando ele mesmo aceitou a ordem
renunciada..
O tio de Srila
Gopala Batta Goswami, um dos seis Goswamis que foi Sri Tridantiswami Srila
Prabodhananda Saraswavatipada era do sul da India, ele foi um associado de Sri
Caitanya ele aceitou a tridanda
SERVINDO EM SRIDHAMA
MAYAPUR
Após seu
regresso do sul da India, ele foi para Sridhama Mayapur o lugar de aparecimento
de Sri Caitanyadeva, Em 1906 o Sr. Sri Rohini Kumara Ghosh, um juiz do Tribunal
Supremo de Calcuta teve um sonho em que aceitava iniciação de Srila Bhaktisidhanta , A principio
Srila Bhaktisidhanta
não dava
iniciação, mas por misericordia para com o Sr Ghosh ele concedeu sua primeira
diska. Porem na linguagem de Srila Bhaktisidhanta seus discípulos eram seus
amigos e não discípulo, nesta ocasião da iniciação ele escreveu-’Sri Rohini
Kumara é meu primeiro amigo’, mas tambem com a intenção de dar continuidade a
sucessão discipular ele aceitou a posição de Guru iniciador.
Calcuta é a
grande capital da Índia, e Navadvipa. é famosa por ser o maior centro de
estudos. A circunferência de Navadvipa é 32 milhas, Navadvipa é dividida em
nove ilhas: Antardvipa, Simantadvipa, Godrumadvipa, Madhyadvipa, Koladvipa,
Jahnudvipa, Ritudvipa, Modadrumadvipa, e Rudradvipa. Navadvipa é a oitava
pétala do lótus. Navadvipa é famosa em toda a Índia por ser o lugar de
aparecimento de Sri Caitanya Mahaprabhu. Isso é declarado nas famosas
escrituras Sri Caitanya Bhagavata e Sri
Caitanya
Caritamrta
Em Sridhama
Mayapur está o lugar exato do aparecimento de Sri Gauranga que é conheciido
como Sri Yoga Pitha, nesse lugar o governador de Tripura Sri Napharachandra Pal Choudury
construiu o atual templo onde o Senhor Caitanya é adorado juntamente com Seus
pais, Sri Jagannatha
Misra e
Sacidevi, nesse mesmo lugar Srila
Bhaktivinoda Thakura formou uma sociedade que foi chamada de Sri
Navadvipa-Dhama-Pracharini Sabha. Bhaktivinoda Thakura foi o primeiro
supervisor dessa sociedade e posteriormente ele investiu poderes a Srila
Bhaktisiddhanta Sarasvati em
dar
prosseguimento de todo serviço em Sridhama Mayapur. Após o
desaparecimento de Thakura em 1914 Srila Bhaktisidhanta juntamente
com outros Vaisnavas ocuparam-se em propagar os princípios da sociedade.
Neste mesmo ano
Srila Bhaktisiddhanta estabelecia seu principal templo, (Sri Caitanya Math) e
também aceitava a ordem de sannyasa, neste templo ele instalou as divinas
deidades de Sri Sri Guru Gauranga Gandarvika Giridhari e fora do templo ele
estabeleceu pequenos templos com os quatros acaryas Vaisnavas: Sri Brahma
sampradaya, Sri Rudra sampradaya, Sri Sanaka sampradaya e Sri Nimbarka
sampradaya., ali esses acaryas foram adorados sob a supervisão de Srila
Bhaktisiddhanta Sarasvati. Também nesta época por arranjo de Bhaktisiddhanta
foi estabelecida a energia elétrica para todos os templos de Navadvipa.
ESCREVENDO
LIVROS NO SRI CAITANYA MATH
Em 1920 depois
do seu retorno de Barangamji, Srila Bhaktisiddhanta preparou uma tradução em
bengali do Bhakti Sandharba de ,Srila Jiva Gosvami, ele preparou sob um novo
título ‘Nirjane Anartha” e ele também compôs uma canção chamada Mana tume
kisera Vaisnava? “Querida mente que tipo de Vaisnava é você. Entre 15 de junho e 9 de julho de 1920 Srila
Bhaktisiddhanta Sarasvati juntamente com seus associados no Sri Caitanya Math
executou um grande festival em honra ao desaparecimento de Srila Bhaktivinoda
Thakura.
EXECUÇAO DA
CERIMONIA SRADDHA DE SRI YUKTA BHAGAVATI DEVI
Seis anos após a
partida de Bhaktivinoddha Thakura, na manhã de quarta feira da lua cheia do mês de junho (23/6/1920) a virtuosa
esposa de Thakura Bhaktivinoda, Sri Yukta Bhagavati Devi deixou este mundo, e
no dia 5 de julho foi realizada a cerimonia de sraddha, foi-lhe oferecida
maha-prasada de acordo com as prescrições do Vaisnava Smrti e do Hari Bhakti
Vilasa. Muitos
membros do Sri Caitanya Math liderados por Sripada Paramananda Vidyaratna e
Sripada Haripada Vidyaratna lideraram um grande kirtana nesta ocasião.
ESTABELECENDO
ADORAÇÀO AS DEIDADES NO SRI BHAKTIVINODA
ASANA
Em 9 de agosto
de 1920, Srila Bhaktisidhanta juntamente com outras
almas foi de
porta em porta liderado por Sri Sarva Sri deva prasada Sarva
adhikari que era
um antigo editor do Amrta Bazar Patrika, coletando
donativos para
execução de um grande festival no Sri Bhaktivinodha
asrama de Calcutá, nesta auspiciosa ocasião
o Dr. Mahendranath Sakara um seguidor da perfeição monista e também um
professor de sanscrito veio até o Bhaktivinoda Asrama para ouvir discursos
sobre o Senhor Hari dos lábios de Srila Bhaktisidhanta Sarasvati. Neste mesmo
dia outra personalidade importante Sri Yukta Amulyakumara Sarkara que era um
engenheiro militar veio até os pés de lótus de Srila Bhaktisidhanta e dele
recebeu iniciação Hari nama. Seu nome a partir de então passou a ser “Sri
Adhoksaja Das Adhikari.
Na segunda feira
6 de setembro de 1920, no dia de Sri Krsna Janmastami Srila Bhaktisidhanta
estabeleceu a adoração as Deidades naquele Asrama. A partir de então muitas
pessoas piedosas compareceram., a partir da instalação iniciou-se um programa
regular de kirtanas, palestras e
adoração, neste mesmo local foi construido um quarto para ser usado por
Srila Bhaktisidhanta. No dia 25 de
outubro de 1920, Srila Bhaktisidhanta com outros seguidores foram convidados a
visitar o palácio de Sri Maharaja Nandi
Bahadura e ali recitar Hari kata, foram feitos arranjos para hospedagem
e boa prasada para todos, Srila Bhaktisidhanta foi informado que Maharaja Nandi
havia lido seu livro Vaisnava Manjusa, e por isso ele queria patrocinar outras
compilações que mostrassem uma análise técnica da Vaisnava sampradaya, também
livros que descrevessem as literaturas Vaisnavas, a filosofia Vaisnava, os
rasas-sastras Vaisnavas, artes refinadas Vasinavas, funções ritualisticas Vaisnavas, biografia da vida dos
Vaisnavas acaryas e também uma descrição dos santos lugares Vaisnavas., após
todos esses eventos Srila Bhaktisidhanta Thakura regressou para Krsna Nagar,
para visitar a Sri Bhagavata Press sua editora e publicadora de livros e isso
foi no dia 28 de outubro de 1920.
DANDO SUA
PRIMEIRA TRIDANDA SANNYASA
No dia primeiro
de novembro de 1920, após uma execução de um sacrifício de fogo Vaisnava Srila
Bhaktisidhanta concedeu segundo as escrituras a
ordem de
Tridanda sannyasa a Sripada Jagadisa Dasa Adhikari que era um seguidor de Srila Bhaktivinoda Thakura e
seu nome a partir de então passou
a ser Tridandi Swami Srimat Bhaktipradipa Tirtha Maharaja.
PREGANDO EM
DACCA
Um dia após
conferir a iniciação de sannyasa ou seja no dia 2 de novembro de 1920, Srila
Bhaktisidhanta junto com Swami Bhaktipradipa Maharaja juntamente com outros
foram a cidade de Dacca para pregar a devoção
pura. Nesta
época era propagado e praticado falsas exibições de Bhava e
variados tipos
de sentimentos e gratificação dos sentidos em nome d
a religião.
Sendo assim o verdadeiro Vaisnavismo estava comprometido. Os ditos recitadores
profissionais e Gosvamis de casta estavam recitando o Srimad-Bhagavatam por
dinheiro. Nesta ocasião o grupo de Vaisnavas hospedou-se na casa de Sri
Atulacandra Cakravarti Mahasraya. Também nesta ocasião Srila Bhaktisidhanta
aproveitando sua estadia ali preparou algumas traduções e comentários do
Siksastaka, um comentário Giti dos escritos de Bhaktivinodha Thakura e um
comentário do Upadesamrta de Srila Rupa Gosvami, após enviando todo este
material a sua gráfica Bhagavata Press em Krsnanagara.
GRANDES
FESTIVAIS DE APARECIMENTOS DE DEVOTOS E APARECIMENTO DE SRI BHAGAVAN
No dia 17 de
agosto de 1919 Srila Bhaktisidhanta introduziu o grande festival e rememoração
ao dia do aparecimento do Senhor e Seus devotos. Durante esse período Srila
Bhaktisidhanta pessoalmente explicava o Sri Caitanya Caritamrta,
Srimad-Bhagavatam e diariamente o Vedanta, tambem nesta mesma época foi
estabelecido o Memorial de Srila Bhaktivinoda Thakura. Sri Vajendra Kumara
Mahasraya que era um residente de Domasara coletou mil e cem quilos de arroz
que foram distribuídos no dia do festival do aparecimento de Srila Bhaktivinoda
Thakura .
PREGANDO NO
NORTE E OESTE DA BENGALA
No dia 4 de
outubro de 1919 no Sri Vijaya dasami Srila Bhaktisidhanta com outros vinte e
cinco seguidores foram propagar o nome de Sri Hari em vários lugares de Nadya,
Pavana e oeste da Bengala . Durante sua permanência ali discutiu-se o Srimad-Bhagavatam, foi explicado todos os
temas sobre a devoção pura, processo de Varnasrama e o Vaisnava dharma. Nesta
mesma época Srila Bhaktisidhanta começou a estabelecer sua Gaudiya Priting
Works e ele publicou o primeiro volume do Srimad-
Bhagavatam e
também uma publicação do Sindhu Vaibhava.
INTRODUÇÃO DO
SRI VYASA PUJA DE SRILA BHAKTISIDDHANTA
No dia 24 de
fevereiro de 1914 no qüinquagésimo aniversário de Bhaktisiddhanta foi
introduzida a primeira cerimonia de Vyasapuja na Gaudiya Math de Calcuta, nesta
oportunidade Srila Bhaktisidhanta leu
várias gemas do
tesouro da literatura Vaisnava. Também neste mesmo ano editou-se a primeira
edição do Sri Caitanya Bhagavata na Sri Madhva Gaudiya Math de Dacca.
ESTABELECENDO A
TRIDANDI GAUDIYA MATH EM BHUVANESVARA E SRI SARASVATA ASANA EM MADRAS
No dia 7 de
julho de 1924, Srila Bhaktisidhanta estabeleceu a Sri Tridanda Gaudiya Math em
Bhuvanesvara e Sri Sarasvata Asana em Madras e muitos devotos obtiveram a
oportunidade de estudar, praticar e propagar os livros escritos por Srila
Bhaktivinoda Thakura. No mês de setembro de 1924, muitas respeitáveis
personalidades como o juiz Sri Yukta Manatha Muktopadaya e também Sua
Excelência o primeiro general do Nepal Sri Punya Samasera visitaram a Sri
Gaudiya Math de Calcutá e ouviram Hari katha da boca de Srila Bhaktisidhanta.
PALESTRA NA UNIVERSIDADE HINDU DE KASI
No dia 16 de
dezembro de 1924, Srila Bhaktisidhanta a convite do professor Phanibusham
adhikari fez palestras sobre
diferentes tópicos religiosos a várias pessoas eruditas de Kasi. Nesta mesma ocasião foi estabelecida uma
placa comemorativa determinando os lugares exatos que Mahaprabhu tinha visitado
durante sua peregrinação a Kasi.
Bhaktisiddhanta visitou especialmente a Vila Adaila que foi purificada
com a presença de Sri Caitanya Mahaprabhu. Dia 17 de abril o grande Pandita Sri
Adana Mohana Malavya chegou para uma visita a Sri Gaudiya Math de Calcuta. Ele
manteve encontro com Bhaktisidhanta onde se discutiu o Dhaiva Varnasrama. Ele
regressou muito feliz por discutir tópicos com um vaisnava qualificado, após
esses acontecimentos Srila Bhaktisiddhanta saiu com seus seguidores em Sri
Yatra visitando vários lugares relacionados com a vida de Sri Caitanya.
CELEBRAÇÃO DO
FESTIVAL DE APARECIMENTO DE SRI NITYANANDA
No dia 13 de
fevereiro de 1926 Srila
Bhaktisidhanta introduziu em Mayapur
o festival de
Sri Nityananda Prabhu nesta data organizou-se um grande sacrifício do cantar do
santo nome. Neste mesmo mês foi estabelecido a Sri Bhagavata Janananda Math no
distrito de Medina Pura,
e ali também se
realizava palestras, kirtanas, e
atividades devocionais para as pessoas. Nesta mesma época Srila Bhaktisidhanta
enviou alguns de seus sannyasis para pregar em toda Bengala, Bihar, Orissa e
norte da India,
Não só pregavam mas se possível
estabeleciam monastérios da pura devoção
No famoso lugar
sagrado de Uttarpradesh foi construído um novo templo
que veio a
chamar-se Sri Paramahamsa Math e Naimisaranya se fundou o
Paravidya Pitha. E também se estabeleceu
adoração as Deidades de Sri Gandharvika Giridhari num compartimento anexo se
estabeleceu adoração a Sri Guru e Gouranga.
No dia 15 de
junho de 1927 Srila Bhaktisidhanta começou a editar um jornal chamado Sajana
Tosani que era publicado em três línguas, sânscrito, Hindi, e Bengali. O
Sajjana Tosani em inglês recebeu o nome de o Harmonista (jornal este que é
publicado até hoje pelos seus seguidores). No mesmo ano de 1927 Srila
Bhaktisidhanta também estabeleceu o Sri Caitanya Gaudiya Math na cidade de
Dumurakonda. Ali havia o grande gosvami Mahasraya Sripada Ramanatha que se
encarregou do serviço deste Math. Na primeira parte de setembro Srila
Bhaktisidhanta iniciou uma grande viagem de pregação a cidades de Kampur, Kasi,
Jaiypur, Galataparvatha, Sanymavada, Mathura, Indrapastha, Kuruksetra, Puskar,
Prabash, Avandi, Ajmir e Naimisaranya.
VISITANDO
KURUKSETRA DURANTE UM ECLIPSE SOLAR
No dia 4 de
novembro de 1928, Srila Bhaktisidhanta estava presente em Kuruksetra durante um
eclipse solar . Durante esta ocasião ele promoveu palestras dos passatempos das gopis com Krsna, e também explicações
sobre o divino amor de Sri Caitanya. Aproveitando sua estadia ali ele
estabeleceu a Sri Vyasa Gaudiya Math. No mês de janeiro de 1929 ele viajou até
Krsna Nagar e ali estabeleceu a Ekayana Math. durante esta oportunidade ele fez
explicações da religião Vaisnava em relação ao perfeito cristianismo. Nesta
data estava presente um cristão intelectual de nome Mr. Albert Suthers que era
um professor da Universidade de Ohio. Partindo dali Srila Bhaktisidhanta foi a
Nova Deli onde teve a oportunidade de pregar os ensinamentos de Sri Caitanya a
sociedade aristocrática local e sentindo haver pessoas aptas para o culto
vaisnava ali estabeleceu a Sri Delhi Gaudya Math. No dia 30 de março de 1929,
Srila Bhaktisiddhanta teve oportunidade de dar uma conferência sobre a verdade
sobre o santo
nome. E esta foi
realizada no Rama Gopala auditório de Krsna Nagar. Depois disso ele foi a
Jaganatha Puri e ali estabeleceu adoração a Sri Gauranga Sundara no Math local.
Em Jaganatha Puri ele palestrou sobre a filosofia Gaudiya.
ESTABELECENDO ALTARES
DE SRI CAITANYA EM TODA A INDIA
Era desejo de
Srila Bhaktisidhanta estabelecer 108 altares de Sri Caitanya em vários lugares
da India. Um dos primeiros altares foi estabelecido em Kanainatasala em 13 de
outubro de 1929. Ele também estabeleceu altares em Mandara, Rajamahala,
Bhagalapura, Nandala, Rajagiri, Kasi e muitos outros lugares. No dia 8 de janeiro de 1930, Srila
Bhaktisidhanta
encontrou-se com
o doutor Hara Prasada Sastri Mahasray e este ouviu da
boca de Srila
Bhaktisidhanta explicações da história das sampradayas vaisnavas. Este também
aprendeu sobre Pancaratra Bhagavata da Gaudiya Vaisnava de Sri Caitanya Deva. Nos meados de janeiro de
1930, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati esteve presente no Mahakumbamela de
Prayag. Ali ele palestrou sobre os ensinamentos de Sri Caitanya a Rupa Gosvami
e bem próximo da confluência do Triveni ele estabeleceu o Math e estabeleceu as
divinas deidades de Sri Sri Radha Govinda, deixou alguns seguidores ali para que
dessem continuidade ao trabalho de pregação e sempre que havia um Kumbamela
naquele local ele vinha para discorres sobre os tópicos da consciência de
Krsna.
INTRODUÇÃO AO
SRI NAVADVIPA PARIKRAMA
Também em 1920
Srila Bhaktisidhanta organizou uma grande peregrinação a Navadvipa juntamente
com centenas de peregrinos ele iniciou uma visita a todos os lugares
relacionados aos passatempos de Sri Caitanya .Em todos esses lugares eram
organizados kirtanas distribuição de prasada e palestras descrevendo as glórias e as qualidades de Navadvipa. Isto
tornou-se um acontecimento anual. Houve época em que Bhaktisidhanta chegava a
reunir quase mil pessoas no parikrama, função
esta que é
executada até hoje pelos seguidores de Srila Bhaktisidhanta. ,
UMA GRANDE
EXIBIÇÃO EM CALCUTA
No dia 6 de
setembro de 1931 houve um grande festival na Gaudiya Math de Calcuta e ali
Srila Bhaktisidhanta Sarasvati e o vice reitor da Universidade local Sri Viraja
Mohana Majundara esteve presente juntamente com outros intelectuais alemães
inclusive o Dr. Magnus Hirschfeld e também o Dr. Stella Kramrisch estavam
presente perante os
discursos sobre
o conhecimento vaisnava. Na ocasião da grande exibição de Calcuta também esteve
presente o Sr. Zarestred Jacob um grande missionário americano, muitas pessoas
respeitáveis estiveram ali, entre eles também o vice-chanceler da Universidade de
Allahabad, o Dr. Gangamatha,. Todos eles faziam perguntas e levantavam questões
e Srila
Bhaktisidhanta
explicava tudo a luz das escrituras vaisnavas. No dia 16 de outubro de 1931
Srila Bhaktisidhanta recebeu em seu Math de Naimisaramya o Raja de Kasi
juntamente com outros residentes virtuosos entre os dias 16 a 20 de outubro ele discorreu sobre tópicos
concernentes a filosofia Vaisnava a esses visitantes.
RECEPÇÃO EM
MADRAS
No dia 10 de
janeiro de 1932, Srila Bhaktisidhanta juntamente com mais vinte devotos chegou
em Madras e foi recebido com uma grande recepção por designatários do governo
local. Durante esses dias esteve ali presente na Gaudiya Math de Madras o
honorável Governador Bahadura Sundara e ele também pode ouvir muitas conclusões
do Vaisnava Dharma apresentadas por Srila Bhaktisidhanta Sarasvati. Também o
honorável Governador Sri George
Frederick Stanley visitou a Gaudya Math ali ele participou da fundação da Sri
Krsna Kirtana Hall. No dia 29 de janeiro um grupo de pessoas importantes também
visitou Srila Bhaktisidhanta para uma aproximação favorável. No dia 30 de
janeiro deste mesmo ano Srila Bhaktisidhanta visitou também a cidade de Lloer
no estado de Andrapradesh que fica no lado oeste do Rio Godavari. Ali ele
executou um grande sankirtana. Muitos virtuosos residentes desta área
sentiram-se inspirados pelo vaisnavismo e muitos deles aceitaram iniciação.
Durante sua permanência ali foi comemorado o seu Sri Vyasa Puja do seu
quinquagésimo oitavo aniversário. Logo depois desta viagem a Madras Srila
Bhaktisidhanta retornou a Sridhama Mayapura e ali ele fundou um novo ramo da
Gaudiya Math chamado Sri Advaita Bhavana e também se construiu um novo templo.
Nesses dias ele introduziu um estudo de Bhakti-Sastri. No dia 23 de maio Srila
Bhaktisidhanta descreveu durante uma palestra na Gaudiya Math as diferenças que
existiam entre o Gaudiya Vaisnavismo de Sri Caitanya e as sampradayas de
Sankara, Sri Ramanuja e Sri Madhva. Nesses dias ele também respondeu questões
de um grupo de pessoas lideradas pelo professor Sri K. Pancabhagesan do colégio
Puducott. Ele também conseguiu publicar o livro Sri Krsna Caitanya em Ingles.
Esse livro foi escrito por seu amigo professor Sri Yukta Nisikantha Sannyal
TRANSFERINDO O
SAMADHI DE SRI GOURA KISORA PARA MAYAPUR
Devido a que
todos os anos o Samadhi de Srila Goura Kisora Babaji Maharaja que estava em
Kulya ficava submerso devido as enchentes do Ganges Srila Bhaktisidhanta o
transferiu para Sridhama Mayapur. Isso aconteceu no dia 21 de agosto segundo as
ordens de Srila
Bhaktisidhanta,
porém antes de conseguir este intento ele teve que ir na justiça para que a
remoção fosse possível. Srila
Bhaktisidhanta alegou ao juiz da corte que ele era o único discípulo iniciado
de Srila Babaji Maharaja, e ele estava na ordem renunciada da vida e agindo
como um acharya, portanto se sentia qualificado ,e no direito de realizar tal
remoção
do corpo de seu
mestre espiritual. Após estudar minuciosamente o caso o juiz consentiu o pedido
de Sarasvati Thakura. No princípio
de setembro de 1932, sob as ordens de Srila Bhaktisidhanta deu-se início a publicação
de uma revista chamada “Kirtana.” Era publicada na língua Assanes e o
editor era seu
seguidor Sripada Nimananda Servatirtha do estado de Assan. No dia 3 de setembro
de 1932 na Sri Gaudiya Math, Bhaktisidhanta Sarasvati publicou um livro
intitulado “A Verdadeira Meta da Vida Humana . No dia 4 de setembro o Dr.
Suniti Kumara da Universidade de Calcuta e também o magistrado Sri Taraka
Candra Raya chegou para visitar a Gaudiya Math e durante alguns dias eles
falaram sobre o Vedanta. Posteriormente essas discussões foram publicadas na
forma de um livro
GRANDE EXIBIÇAO
EM DACCA
Em 31 de
dezembro de 1932 Srila Bhaktisidhanta foi para Dacca para um grande encontro
religioso. Nesta data ele encontrou-se com muitas pessoas piedosas ele palestrava sobre Srimad-Bhagavatam
e o Sri Caitanya Caritamrta. Pessoas de todos os níveis vinham vê-lo. Pessoas
simples do povo, eruditos e líderes religiosos. Todos saiam com uma boa
impressão do culto Vaisnava. Após isso no dia 2 de fevereiro ele foi para
Calcuta. Ali ele manteve uma discussão com o professor Hanadacarana Cakravarti
que era o diretor do Narasimha Colégio, o assunto da discussão era sobre a Ekadanda
e a Tridanda sannyasa. Em seguida no dia 8 de fevereiro Srila Bhaktisidhanta
dirigiu-se a Mayapur para o grande Festival do .advento de Sri Nityananda.
Depois se comemorou o festival do advento de Sri Caitanya com uma grande
circumambulação de toda Navadvipa. Foi durante este festival que Srila
Bhaktisidhanta Sarasvati resolveu preparar-se para pregar o culto de Sri
Caitanya na Europa. Para isso ele
preparou um livro em inglês chamado Sri Krsna Caitanya. No dia 18 de março foi
enviada uma minuciosa carta a Swami Bhakti Pradipatirtha Maharaja,
Bhakti
Hrdaya,Bon Maharaja e Sripada Sambidananda Das. Esses três pregadores vieram
até Srila Bhaktisidhanta para receberem instruções e depois partirem para a
Europa. Srila Bhaktisiddhanta chamou essas instruções “Amarakatha”. Depois disso Srila Bhaktisiddhanta foi para
Bombaim. Ali executou programas de pregação. Em Bombaim Srila Bhaktisiddhanta
entrou numa discussão sobre a entrada dos intocáveis nos Templos. Passado algum
tempo após os sannyasis estarem
estabelecidos em
Londres Srila Bhaktisidhanta recebeu cartas do marques de Liydian e o Lorde
Zetleand. Ele recebeu essas cartas via seus representantes em Londres. Os
sannyasis na Europa estavam pregando a mensagem de Sri Caitanya com o seguinte
tema a sociedade e o estudo da religião. No dia 16 de junho Srila
Bhaktisidhanta proferiu uma palestra em
Krsnanagar cujo
título era a importância do Srimad-Bhagavatam. Muitos respeitáveis senhores
vieram para ouvir as palestras, Srila Bhaktisidhanta pregava com intenso vigor
a mensagem de Bhakti. No dia 23 de junho a Gaudiya Math de Londres comemorou o
aniversário de Srila Bhaktivinoda Thakura convidando honoráveis pessoas para a
festa. Os vaisnavas em Londres estavam sendo patrocinados pelo Marques de
Lydian e o editor do Times Mr. Brown e também Sir Stanley Jackson. No dia 3 de
julho de 1933, Srila Sarasvati Thakura estabeleceu serviço de adoração a Sri
Guru Gouranga Gandharvika Giridhari. No novo templo da Tridandi Gaudiya Math de
Buvanesvara. No dia 5 de junho os pregadores de Londres foram apresentados ao
Lord e Lady Erwin e a todos os membros da Assembléia legislativa. Todos eles
foram muito cordiais com os pregadores que estavam ali representando a Sri
Gaudiya Math na Europa. No dia 20 de julho as 16 horas o secretário da India
Sir Samuel Hoare apresentou os representantes da Gaudiya Math ao honorável Rei
da India George V e a Rainha Mary no palácio Buckingham , eles ofereceram seus
respeitos e tiveram oportunidade de apresentar os projetos da Sri Gaudiya Math.
No dia 14 de julho os membros da Gaudiya Math encontraram-se com o Arcebispo de
Canterbury ( o famoso missionário da Igreja Protestante Britânica). No mes de
agosto Srila Bhaktisidhanta foi para uma grande exibição em Kuruksetra. Ali
houve muitos programas de pregação e um grande sankirtana. No dia 7 de setembro
Srila Bhaktisidhanta Sarasvati realizou um grande sankirtana. Ele circumambulou
as 32 milhas que cercam Navadvipa com dois barcos a motor. O nome dois barcos
eram Lila e Svadani, com eles os devotos sempre estavam distribuindo as glorias
dos santos nomes.Nesta época um grupo de estudantes de Oxford juntamente com
seu professor assistiram a uma palestra cujo o titulo era O principio do Divino
Nome. após isso Srila Bhaktisidhanta foi para Patna
onde pregou a
divina mensagem de Sri Caitanya aos residentes locais.
No dia 14 de
novembro em Patna, com a presença de Maharaja Dhiraraja Sri Kamesvara Singh e
outros respeitáveis cavalheiros da Universidade de Bihare Patna receberam
instruções sobre temas espirituais.
Em novembro de
1933 Srila Bhaktisidhanta terminou a edição do Bhakti sandharbha e a publicou.,
nos dias 26 e 27 foi realizado um grande festival na Ekanaya Math, depois ele
visitou Medinapura
PALESTRAS EM VÁRIOS LUGARES DA EUROPA
Sob a direção de
Srila Bhaktisidhanta seu pregador na Europa
Sripada Bon
Maharaj estava realizando palestras e
palestras significativas sobre os ensinamentos de Sri Caitanya. Ele palestrou
na Sociedade Teosofia nos dias 24,25 de novembro, e no dia 10 de dezembro em
uma
sociedade em
Berlim e no dia 14 de dezembro em um Instituto de Filosofia na França. Também
na França ele palestrou na casa da Índia nos dias 16 a
18 de dezembro.
e no dia 20 de dezembro ele regressou a Gaudiya Math de Londres.
Durante esse
período a mensagem de Sri Caitanya chegou em Karachi e também pelo arranjo de
Srila Bhaktisiddhanta ali houve uma grande exibição da filosofia Gaudiya
Vaishnava. No dia 15 de janeiro de 1934 Maharaja Kisora Devavarma o regente
independente de Tripura juntamente com seus amigos e associados visitou a
Gaudiya Math de Calcuta. Ele expressou seu grande respeito aos pés de lótus de
Srila Bhaktisidhanta e também contribuiu com donativos para aquela missão.
Também no dia 2 de fevereiro o Senhor Kumara Bahadur Radhikaranjana juntamente
com seu secretário particular e outros foram até Srila Bhaktisidhanta e
aceitaram instruções ali. No dia 4 de fevereiro no sexagésimo aniversário de
Bhaktisiddhanta foram publicado dois livros: O Vaibhava Parva e o Sarasvati
Jaya Sri e também realizou-se um grande festival na Gaudiya Math de Calcuta.
Paralelamente em Londres também houve uma comemoração por este evento e Swami
Bhaktihrdaya Bon Maharaja proferiu palestras
em honra ao aniversário de Srila Bhaktisidhanta. No dia 25 de fevereiro em
Modradumadvipa Srila Bhaktisidhanta inaugurou um novo templo da Sri Modraduma
Gaudiya Math. Também se inaugurou um novo templo em Srivasa Angana e também um
novo templo para o samadhi de Srila Gouraksora das Babaji. Nesta ocasião também
houve um grande festival no Bhakti Vijaya Bhavana, onde Srila Bhaktisidhanta
concedeu a ordem de sannyasa para três devotos. No dia 5 de março Srila
Bhaktisiddhanta iniciou uma visita a vila de Canchuri no distrito de Yasohara.
Em 18 de março em Sridhama Mayapura , Srila Bhaktisidhanta iniciou reparos no
templo de Sri Yogapita e também no templo de Sri
Murari Gupta. No
dia 3 de abril ele estabeleceu um altar na Vila de Cakrabhoga. Ali palestrou
sobre a superioridade da adoração aos devotos. No dia 20 de abril ele foi de
Calcutá para Jagannatha Puri. No dia 24 de abril de 1934, oficialmente foi
aberto ao público a Sri Gaudiya Mission Society em Londres.
No dia 5 de
maio, houve uma palestra do livro Sri
Caitanyera Samayera do Arqueologista Raya Prasada Chandra, Srila Bhaktisidhanta
apreciava este
livro e
posteriormente ele o publicou com a permissão do autor.
No dia 24 de
maio Srila Bhaktisidhanta estava em Puri onde se encontrou com varias
personalidades, o encontro se deu na Emara Math, ali ele se encontrou com o
novelista Saccicandra Chattopadya, com Radhasyama Mahanti, o fundador do
Bhodana Ashram Girija Prasanna, e no dia 2 de
junho com o
Professor Raya Bahadur Mitra
Assim se
realizou encontros com muitos eruditos e lideres religiosos em Puri, Srila
Bhaktisidhanta agia assim para estabelecer o Vaisnava- Dharma por toda a India.
APARECIMENTO DA
DEIDADE DE ADHOKSAJA VISNU
Em 13 de junho
de 1934, durante as escavações do Templo novo do Sri Yoga Pitha em Mayapur, foi
encontrada por Sripada Sakticarana Raya uma deidade de quatro braços de Visnu,
esta deidade fora a mesma deidade adorada por Sri Jaganatha Misra, em 27 de
junho na Sri Brahma Gaudya Math de Alalnatha no distrito de Puri , Srila
Bhaktisidhanta instalou as deidades de Sri Radha Gopinath, e ali uma edição do
livro “Bramana o Vaisnava”foi editada.
No dia 12 de
julho foi realizado u grande
festival de sankirtana no Samadhi de Srila Goura Kisore Babaji Maharaj em
Mayapur, para a instalação da deidade do Babaji.
No dia 13 de
agosto o filho de um renomado homem da Bengala se sentiu atraído por ouvir
discursos de Sri Hari dos lábios de Srila Bhaktisidhanta.
Sob as ordens de
Srila Saraswati Thakur foi realizado em Patna um grande festival para a
instalação de deidades naquele Math, tambem se realizou um grande evento de
Sankirtan por 3 dias em Calcuta.
No dia 1 de
setembro no dia de Sri Krsna Janmastami foram publicados dois livros, o Vaibhava Parva e o Saraswati
Jayasri, e no dia 4 de setembro se iniciou uma tiragem do jornal em Inglês o
‘Harmonista”
No dia 16 de
setembro se realizou o grande festival de Radhastami na Gaudya Math de Calcuta,
Durante o mês de
outubro Srila Bhaktisidhanta foi juntamente com vários devotos para Mathura
observar o Kartika, ali foram exibidos o ideal cultivo
dos tópicos de
Astakalya- lila, os divinos passatempos durante os oitos períodos do dia, e
tambem se discorreu sobre os ensinamentos de Srila Rupa Goswami.
PREGANDO NA
ALEMANHA
Sendo instruído
por Srila Bhaktisidhanta , Bon Maharaj iniciou um programa de predica em varias
Universidades da Alemanha no mês de
outubro, ali ele
falou sobre os ensinamentos de Sri Caitanyadeva.
Em 17 de
novembro Srila Bhaktisidhanta visitou vários lugares em Vraja
Mandala, e se
sentindo muito inspirado cantou e discursou sobre Sri Hari,
nesta mesma
ocasião concedeu a ordem e sannyasa a alguns de seus
brahmacaris
discípulos,
Em 29 de
novembro ele foi a Delhi onde encontrou-se com professores e lhes falou sobre a
misericordia de Sri Caitanya, tambem realizou sankirtan na Gaudya Math de
Delhi.
No mês de
dezembro houve em Calcuta o quarto festival anual de Bhaktiranjana- este foi
organizado pelo Raja Bhupendranarayana Singh, e nesta ocasião um discípulo de
Srila Bhaktisidhanta publicou o Sri Caitanya Siksamrta na língua Telegu, e sob
as instruções de Srila Saraswati Thakur tambem se publicou o Jaiva- Dharma em
Inglês.
No início de
janeiro de 1935, o Governador da Bengala, Sir John Anderson chegou em Mayapur
para visitar o lugar do aparecimento de Sri Caitanya, ali ele ouviu sobre o
culto vaisnava de Srila Bhaktisidhanta.
SRI VYASA PUJA
EM PURI
O aniversario de
Srila Bhaktisidhanta Saraswati em 1935 foi comemorado em Jaganatha Puri, nesta
ocasião o Rei de Puri Gajapati Ramachandra Deva veio para o festival na Gaudya
Math, nestes dias houve uma grande peregrinação ao redor de Sri Jaganatha Puri e
palestras sobre os sastras.
Nesta data
tambem em Mayapur foram feitos arranjos para o Festival de Sri Caitanya, e
neste ano todo o Yoga-Pitha foi decorado com girlandas de luz elétrica,
Para a ocasião
do festival de Gouranga o Governador de Tripura veio como convidado ele
presidiu a cerimonia de abertura do novo Templo do Sri Yoga-Pitha,
Em 8 de abril de
1935, foi estabelecido a fundacao da Sri Gaudya Math.em Dacca, ali virtuosos
habitantes aderiram a consciencia de krsna. neste mesmo mês se estabeleceu a
adoração as deidade da Gaudya Math de Jaganath Puri,
Em Calcuta os
devotos iniciaram um programa de palestras
no radio, ali
Bhaktisidhanta
Saraswati palestrava sobre o Bhagavatam. tambem se palestrava sobre Renuncia e
Devoção e tambem como ter vida domestica com devoção.
No dia 18 de setembro houve a grande recepção aos
devotos que regressaram da Europa, eles voltaram trazendo alguns novos devotos
alemães, houve uma recepção na Gaudya Math de Calcuta, Srila Sridhar Maharaj e
Abhay Caran( Srila Swami Maharaj) estavam presentes nesta
ocasião.
No dia 8 de
outubro de 1935, Srila Bhaktisidhanta foi a Radha Kunda, ali proferiu palestras
sobre o Bhagavatam, Upanisads,e realizou a circumbulacao deSri Radha Kunda, tambem
descorreu sobre os tópicos de
Astakala-lila,
Em 4 de novembro
foi estabelecido a adoração as deidades no Sri Kunjabhihari Math,e tambem o
Puspa Samadhi de Srila Bhaktivinod Thakur, nesta ocasião tambem houve um
festival publico .tambem se estabeleceu a adoração as deidades da Gaudya Math
de Gaya.
CELEBRAÇÃO DO
QUINTO FESTIVAL DE BHAKTIRANJANA
No mês de
novembro de 1935 inicio-se um programa de predica em Burna, dali todos foram
para o quinto festival de Bhaktiranjan,muitas personalidades estavam presentes
entre eles, o Raja de Tripura,
Em dezembro realizou -se um encontro no Math de
Patna, e um encontro com eruditos em Prayag.
Em 12 de
fevereiro foi estabelecido a Daiva-Varnarasma Society, nesta mesma época
celebrou-se o Sri Vyasa Puja em Londres, na Gaudya Mission Society.
Em março deste
ano comemorou-se um festival de 100 dias em Puri, foram feitas varias palestras no templo de Sri Radha
Govinda, se fez menção ao livro,Gita Govinda de Jayadeva Goswami, no dia 4 de
maio no dia do aparecimento de Sri Nrsimha- Deva Srila Bhaktisidhanta conferiu
a ordem de sannyasi para um de seus brahmacaris pregador.
No dia 10 de
junho iniciou-se a construção do templo de Baliyati de Sri Gadai- Gouranga, e
tambem as deidades de Sri Radha -Govinda, depois partiu-se para uma pregação na
Universidade de Dacca, os devotos alemães recém chegados foram participar
destes eventos,
PARTIDA DE SRILA
BHAKTISIDHANTA
No dia 1 de
janeiro de 1937,as 5.30 da manha
após 62 anos e dez meses, o protetor da Sri Brahma- Madva- Gaudya Vaisnava
Sampradaya, o nono na
sucessão de Sri
Caitanya, o presidente da Visva- Raja Vaisnava Sabha, o brilhante diretor da
Sri Vrajadhama pracarini, e Navadwip Dhama pracarini, o fundador da Sri Gaudya
Math e centros por todo o mundo,terminou seus passatempos manifestos e entrou
nos eternos lilas de Sri Sri Gandharvika- Giridhari.
Seus servidores
sinceros caíram num oceano de separação, seus amados amigos e, discípulos caíram a seus pés de
lotus em profunda lamentação, e com um grande Kirtana adoraram os pés de lotus
de Sri Gurudeva.
Sob a direção de
vários discípulos seniors, o corpo de Srila Bhaktisidhanta
foi preparado
para as honras e cerimonial Gaudya Vaisnava, em seu quarto pouco antes de
deixar esse mundo ele deu instruções de como seus seguidores deveriam propagar
o Gaudya Vaisnavismo, ele reconhecia que todos eles eram almas elevadas que lhe
foram enviada por Sri Caitanya
para a
distribuição dos nomes do senhor,ele pediu a seu discípulo B.R. Sridhar Maharaj
para que cantasse a canção dos Gaudyas Vaisnavas Sri Rupa Manjaripada, canção
esta que descreve as glorias da Sri Rupa Sampradaya, para muitos ali isso
indicava que de uma maneira mística ele transmitia a guarda e proteção dos
ensinamentos da escola de Srila Rupa Goswami.
Após seu
desaparecimento seu corpo foi decorado com as vestes de um sannyasi- acarya, adorado com incenso,
flores e pasta de sandalo e as 10 horas da manha seu corpo foi levado em
procissão para um darsana com as deidades da Sri Saraswata Auditory Hall, ali
foi adorado com aratik, flores, bhogaraj,e demais regras de adoração.
Assim que
souberam do ocorrido varias pessoas de toda India se convergiam para as honras
e despedida do famoso e devotado servo de Sri Caitanyadeva, as pessoas vinham e
prestavam seus respeitos com grande lamento, e todos oravam por suas benções.
As 11.30 da
manha, os devotos se dirigiram a Sridhama Mayapur com um grande kirtana, eles
foram a estação Sealdah, preparo-se um belo palaquin onde o corpo de Srila
Saraswati estava decorado com girlandas e tecidos de seda coloridos.
A grande
procissão passou por vários lugares, e no caminho pessoas piedosas prestavam
suas homenagens as pés do acarya, mais de 200 pessoas acompanhavam o cortejo
que passava por diferentes Maths .
As 2.30 se pegou um trem para
Krsnanagar, as 4 horas da tarde varias pessoas já esperavam em Krsnanagar para
expressar seus respeitos aos pés de lotus para o Grande Leão da Bengal, titulo
este que Srila Bhaktisidhanta tinha ganho por causa de sua forte pregação as
massas.
Em Krsnanagar
seu corpo foi colocado em um carro a motor e saiu em parikrama por vários
lugares sagrados, ali visitou o templo da Gaudya
Math onde os
vaisnävas executaram kirtana com “Jaya Prabhupada
Após isso seu
corpo saiu por diferentes lugares sagrados onde era recebido com um grande
sankirtana,ali os devotos caiam prostrados em adoração por Sri Gurudeva,
devotos de Calcuta, Mayapur, Navadwip, todos reunidos passando por Sri
Yogapitha, Srivasanagana,e Adwaita Bhavan, todos em kirtana com o Maha mantra
Hare Krsna e Jaya, Jaya.
As 8 horas da
noite se chegou a Sri Bhaktivijaya que não é diferente de Sri Govardhana ,
poucos dias antes de sua partida Srila Bhaktisidhanta estava
sempre cantando
as glorias de Sri Govardhana, dias antes tambem foi até o Samadhi de seu
Gurudeva Srila Goura Kisore Das Babaji e ali cantou Ye anilo premadhana” em
grande sentimento de separação..
O corpo de Srila
Bhaktisidhanta chegou até o Natya Mandir, ali um grande kirtana foi executado,
o som de Hare Krsna tomou todas as
direções, , ali
se executou
aratik e oferendas de flores a seus pés de lotus, e seu corpo
foi colocado em
seu Samadhi,no Sri Caitanya Math.
Ali todos seus
seguidores, sannyasis, vanaprathas, brahmacaris e chefes de familia, todos
ofereceram seus respeitos aos pés de lotus de Srila Bhaktisidhanta, ali foram
executadas todos os rituais conforme as instruções de Srila Gopala Batta
Goswami em seu livro Samskara Dipika
após isso todos
os devotos ofereceram preces e glorificação de mãos postas.
Um grupo de
kirtana executou canto de vários
bhajanas devocionais como Sri Rupa Manjaripada,Yasomatinandana e outros, os
vaisnavas não se continham e seus olhos estavam molhados pela dor da
separacao.O Samadhi foi decorado com muitas girlandas e se estabeleceu arbustos
de tulasi nos quatro lados do Samadhi. tambem se realizou um sacrifício de
fogo, oferecimento de bhoga e aratik, tambem se leu os poemas escritos por
Srila Bhaktisidhanta sobre o desaparecimento de Srila Haridas Thakur.
Após alguns anos
seus devotos construíram um belo Samadhi para Srila Bhaktisidhanta, onde até os
presentes dias tem se realizado adoração continua.por seus seguidores sinceros.
CONTINUIDADE DO
SRI GAUDYA VAISNAVISMO
Após a partida
de Srila Saraswati Thakur, seus devotos sannyasis continuaram com as atividades
missionarias, devo lembrar aqui que no ano de 1919 ano em que
Srila Sridhar Maharaj ( 1895- 1988) encontrou-se com Sri Bhaktisidhanta pela
primeira vez, após 3 anos ele aceitou a ordem de sannyasa,e foi pregar em
diferentes partes da India, ele foi o presidente do templo da Gaudya Math de
Madras, tambem ajudou com artigos devocionais para as varias revistas e
publicações da missao.Srila Sridhar
Maharaj em 1941
estabeleceu seu Math o Sri Caitanya Saraswati Math- em
Sri
Navadwip-dhama, nesta época não só ele mas quase todos os elevados devotos de
Sri Bhaktisidhanta iniciaram seus programas de predica e o trabalho da Sri
Gaudya Math original ficou com Sri Bhakti Vilas Thirta Maharaj, ( atualmente representado por Srila
Sraman Maharaj ) a união de todos esses
valorosos devotos se manifestou-se com a Visva Raja Vaisnava Sabha- ou a grande
Assembléia dos Devotos Puros.
Tambem no ano de
1922, em Allahabad, Srila Bhaktivedanta Swami Maharaj ( 1896- 1977),recebeu a
conexão com Srila Bhaktisidhanta,
mais tarde em
1964, esse
iniciaria seu movimento de pregação mundial, trazendo assim os ensinamentos da
sagrada sucessão discipular aos povos Ocidentais. Seu movimento estabeleceu
centros em todo o mundo dando facilidades para que muitas almas sinceras se aproximassem do servico
devocional e dos santos nomes do Senhor
Nos dias atuais
o Gaudya Vaisnavismo encontra-se estabelecido em todo o mundo, vários centros e
ashram de diferentes missões estao fazendo o trabalho de alivio, diferentes
acharyas tem dedicado seu tempo e energia para continuar com a companha de
Srila Saraswati Thakur de inundar o mundo todo com o culto do amor divino,
entre eles destaco aqui o mais
misericordioso e
adorável ,Srila Bhakti Sundar Govinda Deva Goswami Maharaj, acarya do Sri
Caitanya Saraswati Math. ele é o sucessor- acharya de Srila Sridhar Maharaj,
atualmente vivendo no sagrado Apadha bihangam path( lugar onde Jagai e Madhai
foram perdoados) em Navadwip-Dhama, ele representa a bandeira do movimento de
sankirtana de Sri Caitanya deva e a clara linha da devoção de Srila Rupa
Goswami.
Hoje o Sri
Caitanya Saraswati Math conta com mais de 40 centros por todo o mundo, muitos
livros tem sido publicados e distribuídos paras as pessoas em geral, nosso Acaryadeva Srila Govinda Maharaj
realizou 6 viagens internacionais de predica, em 1994 ele bondosamente veio ao
Brasil para visitar seus amigos e seguidores, permanecendo aqui por 1o dias ele
falou sobre a importância do cultivo da vida espiritual conforme propagada por
Srila Bhaktisidhanta, Srila Thakur Bhaktivinoda e os acharyas de nossa escola
devocional.
Aqui terminamos
esse pequeno trabalho literário onde se descreve as glorias de nosso guardião
divino Sua Divina Graça Srila Bhaktisidhanta Saraswati Thakur, um dos mais
revolucionário acharyas, foi por
seus
esforços e
inteligência que o Gaudya Vaisnavismo passou a ser respeitado por toda a India,
pessoas de todos os níveis e status sociais passaram a respeitar e ter os ensinamentos de Sri Caitanya.
Suas gráficas
produziam grande quantidades de livros sobre a devoção pura, seus pregadores
eram treinados nas concepções concebiveis e nas
inconcebíveis do
Sidhanta sastricos,
Oramos que este
venha somar na lista dos escritos devocionais que estabelecem a suprema
adoração ao devoto imaculado do Senhor( bhaktya pujya)
Ainda que não
sejam apresentadas de uma maneira muito ordenada, com alguns pequenos erros
gramaticais, ou mesmo uma simples publicacao artesanal, oramos que ainda assim
as descrições da vida de um Mahabahgavata possa trazer alguma mudança nas vidas
daqueles que agora padecem dos sofrimentos causados pelas atividades
materialistas,
devemos entender
que a adoração aos pés de lotus de
Sri Guru é a chave que nos dará entrada nos domínios da devoção pura ao Senhor
Supremo Sri krsna Caitanya e o eterno casal Sri Sri Radha Govinda.
Agradecemos a
todos nossos amigos e irmãos que
muito contribuíram para que esse livreto se manifesta-se, em especial a Prabhu
Adi-Yajna,que cedeu o livro original em Ingles, Phanibhusan Prabhu por ajudar na tradução e computador, Sri
Krsna Mitra Prabhu por digitar o texto e a muitos outros pelo apoio
espiritual.Nao poderia deixar de aqui glorificar meu querido e divino mestre
Srila Govinda Maharaj que muito tem me incentivado a praticar os ensinamentos
de Srila Bhaktisidhanta, Srila Rupa Goswami e Sri Caitanyadeva.
Aos meus bons
amigos que agora propagam as glorias dos santos nomes em varias partes do
mundo, que não medem esforços nem meios para levar essa mensagem aos mais
recônditos lugares, aliviando assim os corações das almas que mergulham aflitas
neste oceano de nascimentos e mortes.
Agora a grande
bandeira de Bhakti esta astreada em todas as direções, devemos buscar
inspiração através dos ensinamentos de nossos mestres, nossos bons amigos e com
o auxilio deles e das escrituras marcharmos em direção do bem máximo, Srila
Bhaktisidhanta desejava uma revolução para tornar a todos conscientes de krsna,
ele não mediu esforços nem inteligência para isso, como seus seguidores temos o
dever de continua com essa proposta. Srila Saraswati foi a personificação de
Yukta-vairagya, ele habilidosamente nos insinou atraves de seu exemplo pessoal
Srila Swami
Maharaj Prabhupada o pioneiro ao introduzir o culto de Sri Caitanya no Ocidente
tambem exemplificou muito bem esse conceito de verdadeira renuncia em
consciencia de Krsna, muitos exemplo vamos ver no Gaudya Vaisnavismo de Srila
Rupa Goswami e seus seguidores.
As pessoas que
desejarem receber mais informações sobre os assuntos aqui apresentados podem
entrar em contado com nossos centros citados no final deste.
Tambem dispomos
de outros trabalhos literários para o deleite dos buscadores sinceros
Que esta seja
uma oferenda aos pés de lotus de todos os vaisnavas.