Raio de Visnu: Biografia de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura




TODAS AS GLORIAS A SRI GURU E GOURANGA!



PREFÁCIO

Estamos apresentando aqui um resumo da Biografia da vida devocional de Srila Bhaktisidhanta Saraswat Goswami, ele é o ilustre fundador da Sri Gaudya- Math e demais centros , ele nasceu na família de Srila Bhaktivinoda Thakur,em resposta as preces do Acharya.

Srila Bhaktisidhanta foi um dos mais revolucionários mestre da tradição Vaisnava, ele restabeleceu as verdades e praticas que na época eram deturpadas por seguidores ritualisticos e seitas nao autorizadas que se diziam seguidores de Sri Caitanya.

Ele estabeleceu muitos centros de propagação do serviço devocional que foram conhecidos com Sri Gaudya- Math, ele empregou os métodos modernos de publicacao e distribuição de livros em grande escala, utilizou de meios de comunicação como o radio, graficas, telefones, e mesmo carros como fortes aliados em seu movimento de predica.






                            O RAIO DE VISNU

  BIOGRAFIA DE SRILA BHAKTISIDHANTA SARASWAT THAKUR
       FUNDADOR ACHARYA DA SRI GAUDYA MATH






                                                PREFÁCIO

Estamos apresentando aqui um resumo da Biografia da vida devocional de Srila Bhaktisidhanta Saraswat Goswami, ele é o ilustre fundador da Sri Gaudya- Math e demais centros , ele nasceu na família de Srila Bhaktivinoda Thakur,em resposta as preces do Acharya.



Srila Bhaktisidhanta  foi um dos mais revolucionários mestre da tradição Vaisnava, ele restabeleceu as verdades e praticas que na época eram deturpadas por seguidores ritualisticos e seitas nao autorizadas que se diziam seguidores de Sri Caitanya.



Ele estabeleceu muitos centros de propagação do serviço devocional que foram conhecidos com Sri Gaudya- Math, ele empregou os métodos modernos de publicacao e distribuição de livros em grande escala, utilizou de meios de comunicação como o radio, graficas, telefones, e mesmo  carros como fortes aliados em seu movimento de predica.



Srila Bhatisidhanta Saraswat  arrebanhou muitas almas sinceras para sua companha, ele preparou seus discípulos para que propagassem os ensinamentos de Sri Caitanya por todo o mundo.

Neste pequeno trabalho apresentaremos fatos da vida de Srila Bhaktisidhanta , seu nascimento na família de Bhaktivinoda Thakur, sua educação, iniciação e o início de sua vida de pregador e Acharya de uma grande missao

 O material aqui traduzido vem do livro da Biografia de Srila Bhaktisidhanta Saraswati que foi compilado por Srila B.K. Sraman Maharaj, que é discípulo do mesmo. Atualmente a Visva- Raja Vaisnava Sabha  ou a grande Assembléia dos Devotos esta sendo dirigida pelos discípulos vivos de Srila Bhaktisidhanta, esta  sociedade foi criada em 1900, com a finalidade de representar e propagar os preceitos devocionais, e protege-los da influencia dos Sahajyias e impersonalistas

Srila Bhaktisidanta sempre foi muito cuidadoso em que seus seguidores apresentassem o conceito real e puro da divindade, ele declarou guerra a todos as concepções religiosas existentes na época, seu conhecimento escritural, seu profundo carater devocional e poder sobrenatural foram reconhecidos por todos os estudiosos de sua época, ele é o pioneiro em recrutar estudantes Ocidentais para  missão de Mahaprabhu.



Portanto para nos Ocidentais e muito inspirador poder ouvir os divinos passatempos devocionais de um vaisnava tao excelso quanto ele.

Entre seus discípulos destacamos aqui o pioneiro em trazer a nos Ocidentais a vivência do Vaisnavismo, Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami, e Sua Divina Graça Sridhar Maharaj, agora sendo representado por Srila Bhakti Sundar Govinda Maharaj ambos trabalharam com o publico Ocidental dando-nos acesso aos Divinos ensinamentos e preceitos dos Goswamis de Vrindavan e outros acharyas predecessores.

                                             SEM, MAIS O SERVO,

                                             Hari Govinda Das

                                             SRI KRSNA JANMASTAMI- 1996



                                    autor

O autor nasceu em 1900 na vila de Kharrah, no distrito de Dacca Bengala Ocidental, depois de completar seus estudos de Matematica, e sanscrito ele graduou--se como medico na Escola Medica em Dacca em 1927.

Imediatamente depois disto ele recebeu iniciacao de Srila Bhaktisidhanta Saraswat  e seu nome passou a ser Dr. Krsnakanti Brahmacari.entao passou a ser  um doutor local, com uma clinica gratuita em Mayapur, atendendo na Sri Caitanya Math. Em 1928, passou a publicar um jornal diario o Nadia Prakash, era comum ele viajar com Srila Bhaktisidhanta e cuidar de sua correwspondencia. Em 1948  ele aceitou a ordem de sannyasa no Sri Caitanya Math, seu irmao espiritual concedeu-lhe o nome de Sri Bhakti Kusum Sraman Maharaj, depois ele tornou-se editor da revista Gaudya.



Na revista  Nadia Prakash ele escrevia muitos artigos sobre a linha Gaudya Vaisnava.

Entre seus outros livros estao incluidos- Sri Caitanya- Upadesa- Ratnamala, Sri Navadwip dhama e versos em Bengali e traducoes do Prema - Samput.



Apos a morte de seu irmao espiritual Srila Bhaktivilasa Thirta Maharaj  em 1976 passou a ser o acarya da Sri Caitanya Math e centros por toda a India.













TEMPLOS ESTABELECIDOS POR SRILA BHAKTISIDHANTA SARASWATI



Templos estabelecidos na area de Navadvip



 1- O principal e original Math foi o Sri Caitanya Math, foi construido em1926, po Sripada Madanamohana Bhaktimadhukara



2- Sri Murari Gupta Pata,



3- Sri Gadadharananga



4- Sri Srivasangana



5- Anukula-Krsnanusilananga



6- Sri Yogapitha



7- Sri Jayadeva Gaudyamathalaya



8-Kazi Samadhi Temple



9-Sri  Svanandasukhadakunja



10- Sri Suvarnabihara Gaudya Math



11- Sri Tetiya Kunja Kanana



12-Sri Madhyadvip Gaudya Math



13- Sri Goura- Gadadhara  Math



14- Sri Sarvabhauma Gaudya Math



15- Sri Modraduma Gaudya Math



16- Sri Madraduma Chatra Mamagachi



17- Sri Rudradvip Gaudya Math









Templos estabelecidos em Gauda- mangal e Bengala



18-Sri Kunja- Kutira



19- Sri Ekayana Math



20-Sri Gaudya Math



21- Sri Gaudya Math do Sul de Calcuta



22-Sri Ranagata Gaudya Mathasana



23-Sri Mahesh Pandit Pata



24- Sri Punra Gaudya MAth



25- Sri Madva- Gaudya Math



26-Sri Gopalaji Math



27- Sri Gadai- Gouranga Math



28- Sri Jaganath Gaudya Math



29- Sri Amalayora Prapan Asrama



30- Sri Bhagavatajanananda Math



31- Sri Amarsi Gaudya Math



32- Sri Darjeeling Gaudya Math



Templos estabelecidos em Ksetra- Mandala



33- Sri Purosottama Math



34- Sri Nilakuthl Math



35-Sri Brahma Gaudya Math



36- Sri Tridanti Gaudya Math







37Sri Sacchidananda Math



Templos estabelecidos em Vraja- Mandala



38- Sri Krsna Caitanya Math



39-Sri Krsna Caitanya Matha- Pitha



40- Sri Mathura Gaudya Mathalaya



41- Sri Barsana Gaudya Mathalaya



42- Sri Sanketa Bihari Math



43- Sri Nandagrama Gaudya Mathalaya



44- Sri Gosthabihari Math



45- Sri Govardhana Kutira



46- Sri Vrajasvanandasukhadajunja



47- Sri Kunjabihari Math



48- Sri Gosthavati



Templos estabelecidos em outras partes da India



49- Sri Caitanya Gaudya Math



50- Sri Sarabhoga Gaudya Math



51- Sri Goyalapara Prapan Asrama



52- Sri Ramananda Gaudya Math



53- Sri Gaudya Matha de Madras



54- Sri Gaya Gaudya Math



55- Sri Patna Gaudya Math







56- Sri Sanatana Gaudya Math



57- Sri Rupa Gaudya Math



58- Sri Paramahansa Gaudya Math



59- Sri Saraswata Gaudya Math



60- Sri Gaudya Math de Delhi



61-Sri Vyasa Gaudya Math



62- Sri Balesvara Gaudya Mathapitha



63- Sri Gaudya Math de Bombaim



Templos estabelecidos fora da India



64-Sri Gaudya Math de Rangoon



65- Sri Gaudya Math de Londres



66- Sri Gaudya Math de Berlim



LIVROS PUBLICADOS POR SRILA BHAKTISIDHANTA SARASWATI



1- Sri PRALADHA CHARITA ---------------------------55-SAJJANA KRSNAIKASARANA

2- SRIMANTHAMUNI-------------------------------------56- SAJJAN AKAMA

3- YAMUNACARYA---------------------------------------57- SAJJANA NIRIHA

4-SRI RAMANUJACARYA------------------------------58- SAJJANA STHIRA

5- BANGE SAMAJIKATA-------------------------------59- SAJJANA VICITA

6- BRAMANA O VAISNAVERA------------------------60- DAKSITA

7- SRI CAITANYA CARITAMRTA ANUBHASYA---61- DASA

8-UPADERSAMRTA ANUVRITI-----------------------62- SRI MURTI O MAYAVADA

9- SRI NAVADVIP PUNJIKA---------------------------63- VAISNAVARAJA SABHA

10- DIVYASURI VA ALVARA--------------------------64- SAJJANA MITABHUK

11- JAYATHIRTA----------------------------------------65- BHAKTISIDHANTA

12- GODADEVI-------------------------------------------66- SAJJANA APRAMATA

13- PANCARATRIK ADHIKARI------------------------67-SAJJANA MANADA

14- VAISNAVA SMRTI----------------------------------68- SAJJANA AMANI





15- BHAKTANGHIRENU-------------------------------69- SAJJANA GAMBIRA

16- KULASEKHARA------------------------------------70- KALASAMJANAYA NAMA

17- SRI GOURANGA-----------------------------------71- SAJJANA MAITRA

18- ABHAKTIMARGA----------------------------------72- SAJJANA KARUNA

19-VISNUCCITA-----------------------------------------73- SAUKRA O VARNABHEDA

20- GURURA SVARUPA-------------------------------74- GURUDASA

21- PRABHODANANDA-------------------------------75- NIRJANE  ANARTHA

22- BHAKTIMARGA------------------------------------76- MAN TUMI KISERA

23- ARTHA O ANARTHA-----------------------------77- SAJJANA KAVI

24- BHADA, TATHASTA O MUKHA---------------78- CHATURMASYA

25-PRAKRITA O APRAKRITA----------------------79- PANCHOPASANA

26- ANTARDVIP---------------------------------------80- VAISNAVERA SMRTI

27-PAKAT- PURNIMA--------------------------------81- SAMSKARA SANDHARBA

28- CHAITANYABDA---------------------------------82- SAJJANA DAKSA

29-UPAKURVANA------------------------------------83- VAISNAVA MARYADA

30-ACHARYA SANTANA----------------------------84- SAJJANA MAUNI

31- AMARA PRABHURA KATHA------------------85- APRAKRITA

32- VAISNAVERA VISAYA--------------------------86-,SIKSASTAKERA VIVARAMA

33- VAISNAVAVAMSA-------------------------------87- SAVISESA O NIVIRDESA

34- PRAKRITARASA SATADUSANI--------------88- SRIMAD BHAGAVATA

35- GANERA ADHIKARI KE------------------------89- SMARTHA RAGUNANDANA

36- SADHACARA-------------------------------------90- HARINAMA MAHAMANTRA

37- AMAYA---------------------------------------------91- MANTROPASANA

38- PRARTHANARASAVIVRITI--------------------92- NISIDHACARA

39- SAJJANA KRIPALU-----------------------------93- VAISNAVA SAMAHITRI

40-SAKTI PARINAT JAGAT------------------------94- SRIMAD BHAGAVAT

41-SAJJANA AKRITADROHA----------------------95- PRATISABHASANA

42-SAJJANA SATYASARA-------------------------96- SRI VYASA PUJARA

43-PRAKRITA SUDRA VAISNAVANAHE--------97- SRIMAD PUNARAVRITI

44-NAGARYMANGALYA---------------------------98- PRATINIVEDANA

45-SAJJANA SAMA---------------------------------99- VIJNAPATI

46-SAJJANA NIRDOSA----------------------------100- VYASAPUJAYA PRATYA

47-SAJJANA VADANYA---------------------------101- BARSIKA ABHIBASANA

48- SAJJANA MRDU-------------------------------102- MY GURU PUJA

49-SAJJANA AKINCANA--------------------------103- RAI RAMANANDA

50-SAJJANA SUCCI--------------------------------104 MUNDOS RELATIVOS

51- VAISNVA DARSANA---------------------------105- PARA TANTRA DWAJA

52- SAJJANA SARVOPAKARAKA---------------106- PURUSARTHAVINIRLAYA

53-SAJJANA SANTA -------------------------------107 RESUMO DO VEDANTA

54 GOURA KI VASTU?-----------------------------108-O VEDANTA











APARECIMENTO NA FAMILIA DE SRILA BHAKTIVINODA THAKUR



Srila Bhaktivinoda Thakur residia em Jaganatha Puri, Orissa e trabalhava como magistrado para o Governo local, além de manter sua familia, ele pregava com muito vigor o Gaudya Vaisnavismo,

Em oração ao Senhor Jaganath ele pediu ao Senhor por um filho que pudesse ajuda-lo a continuar com sua missão de propagacap das glorias do movimento de sankirtan de Sri Caitanya Mahaprabhu

No ano de 1874  nasceu o esperado filho, ele recebeu o nome de Bimala Prasada. era o quarto filho de Thakur. , ele nasceu na grota de Brihaspati, que era representada pelos bramakayastha

Nesta época a casa de Thakur era próximo ao Templo e Sri Jagadisa em Puri, um fato curioso se sucedeu durante o parto , a criança nascerá com o cordão umbilical em volta do pescoço como na forma do cordão sagrado usados pelos bramanas.



INFÂNCIA E ESTUDOS



Sri Bimala Prasada foi um menino incomum,certa vez enquanto o carro de RattaYatra passava em frente de sua casa sua mãe o levou para o darsana das deidades, de pronto uma GIRLANDA do Senhor Jaganatha se desprendeu e caiu sobre o pescoço da criança, isso causou jubilo as pessoas que ali estavam,  quando tinha apenas oito anos já tinha memorizado todo o Gita e explicava muitos de seus versos, era um atento estudante , ele estudou na Sri Ramapura English High School, seu pai nesta época lhe deu o Nrsimha- mantra junto com uma japa de tulasi.

Srila Bhaktivinoda encarregou seu jovem filho na adoração da deidade de

Sri Kurmadeva, nesta época ele tinha sete anos de idade,

Bimala prasada estou o Sri Caitanya siksamrta sob a guia de seu pai nesta epoca.Conforme o menino Bimala Prasada crescia muitos ditos homens santos observavam o filho do magistrado, ele se mostrava muito desinteressado deste mundo, tinha um intelecto muito apurado, e estava apegado ao estudo das escrituras. tambem tinha o dom de entoar muitos bhajanas devocionais, ainda que ele fosse de uma familia vaisya ele estava decorado com todas as boas qualidades de um bramana elevado e sintomas de um mahabhagavata.



RENDENDO-SE AOS PÉS DO GURU



Em 1897, Srila Thakur construiu no jardim de sua casa um lugar onde ele sempre recitava e explicava a seus seguidores o Srimad Bhagavatam, e







entre sua audiência esta o grande santo e Vaisnava Srila Goura kisore Das

Babaji Maharaj, ele ouvia estas explanações com grande deleite, próximo

dali ficava seu proprio lugar de bhajana

Sri Bimala Prasada no inverno de 1898 encontrou-se com Srila Goura Kisore Babaji e se sentiu atraído a seus pés de lotus. com a permissão de seu pai ele recebeu a iniciação Bhagavati de Babaji Maharaj. isso foi no ano de 1900 no mês de marco.

Bimala prasada foi o único discípulo iniciado de Srila Babaji Goura Kisore,

O amado mestre espiritual de Bimala prasada nasceu na vila de Tepakhola, situado as margens do Rio Padma, no atual distrito de Faridpur na atual Blangadesh.

Em sua vida de  chefe de familia ele foi um mercador de grãos, e seu nome era Vamsi dasa, depois da morte de sua esposa ele foi para Vrindavana e aceitou a ordem de Babaji de Srila Bhagavata Dasa Babaji Maharaj, que era discípulo do famoso Vaisnava Srila Jaganatha Das Babaji  Maharaj.e passou a viver debaixo das arvores de vários lugares que Vrindavana.

Após viver por trinta anos em Vrindavana Srila Goura Kisore Babaji foi a Navadwip para servir no Sri Yogapitha no servico a Sri Goura Visnupryia

Srila Goura Kisore Babaji Maharaj era um estrito renunciado, ele sempre estava instruindo as pessoas em geral a se despegarem deste mundo e devotarem-se ao pés de lotus de Sri Radha Krsna.

O amado mestre de Sri Bimala prasada deixou este mundo no dia quinze de novembro de 1915, no dia de Uttana ekadasi.

Algum tempo depois do desaparecimento de Srila Goura KisoreBabaji Maharaj houve alguns incidentes sobre a remoção de seu Samadhi  para uma área fora dos riscos das enchentes, um grupo de seguidores se opôs

a que Srila Bhaktisidhanta fizesse tal remoção, mas o caso foi levado ao departamento de policia local e uma decisão favorável foi tomada a favor de Srila Saraswati thakur

O corpo de Srila Goura Kisore Das Babaji foi removido sob as instruções de Srila Bhaktisidhanta e com um grande kirtana no dia 18 de setembro de 1932 se reiniciou o servico de puja ao Samadhi de Srila Goura Kisore.

No ano de 1898 durante seu servico ao Governo Real de Tripura Bimala prasada visitou vários lugares sagrados na associação de Shrila Bhaktivinoda Thakur,

No mês de outubro de 1898, durante a visita aos lugares sagrados Bimala Prasada e Thakur estiveram em Kasi- Prayag e no retorna passaram por Gaya, ali Thakur compôs seu Anubhasya do Asri Caitanya Caritamrta, ali Bimala Prasada teve discussões sobre vários temas da Sri- Sampradaya com Mahamahopadhaya Sri Ramamisra Sastri, a qual o Sastri ficou muito surpreso e contente em observar o conhecimento de sua sampradaya





pelos lábios de Bimala Prasada.

Bange Samajikata foi composto por Sri Bimala Prasada e publicado em

1900, este livro mostra as varias doutrinas e suas conclusões, tais com

a eterna, universal conclusão da inconcebível dualidade, a doutrina de Ahankara, a doutrina de Ramakrsna, a doutrina de Sankara, a Unnati doutrina, a Upadevata ou Preta doutrina,  a doutrina do Rg Veda, a doutrina de Karthabhaja, a doutrina de Karma, a doutrina de Kisoribhajana, a doutrina de Kesavabrahma, a doutrina de Khusivisvasa, a doutrina Crista, a doutrina Smartha Goswami,a doutrina de Goura, a doutrina de Gourangasamajika, a doutrina dos Semideuses de Vilas, a doutrina Jainista, doutrina trantrika, a doutrina Trivedi, a doutrina da Teosofia, a doutrina de Sankara da Dakshinesvara Ramakrsna, doutrinas Metafisicas, doutrina da Devengra Brahma, a doutrina de Dharmabhava, a doutrina de Nava- Gouranga, a doutrina de Navarasika, a doutrina do Ateísmo, a doutrina de Nimbarka Dvaitadvaita, a doutrina de Naimittika-Devata, a doutrina de Panchopasaka, a doutreina de Pracina, a doutrina de Balahari, a doutrina de Bhagavatavirudha, a doutrina Mulcumana, a doutrina de Yoga, a doutrina de Ratibhikari, a doutrina de Ramachandra Sankara, a doutrina de Ramamohana Brahma, a doutrina de Ramavallabha, a doutrina de Ramanandasankara, e a doutrina de Ramanuja visitadvaita e outras

Em 1900 Sri Bimala Prasada foi até Remuna no templo de Ksirachora Gopinatha com Thakur,apos isso ele aceitou em Puri a pedido de vários homens piedosos a direção do servico de adoração no Giridhari Asana, e manutenção do Samadhi de Srila Haridasa Thakur. em 1902 a pedido de Srila Bhaktivinoda o rei de Puri doou um pedaço de terra onde o Thakur construiria seu Bhakti-Kutir, ali Bimala Prasada e seu pai iniciaram um movimento para pregar as glorias do Vaisnavismo. 



OPOSIÇÃO AS LINHAS PSEUDO- VAISHNAVAS



Durante sua apresentação da linha vaisnava  Bimala Prasada apresentava os ensinamentos do Sri Caitanya Siksamrta, e muitos sadhus ali vinham para ouvir tais tópicos, certa vez esteve ali o santo Sri Radha Ramana Deva Das Babaji Mahasaya, era tido como um grande devoto de Sri Caitanya, ele morava em Vrindavana e realizava muitos milagres, ao assistir uma palestra de Srila Bhaktisidhanta ele levantou algumas questões, todas elas foram respondidas com a luz dos sastras e opiniões de vários acharyas de nossa sampradaya. Nesta época era muito comum as misturas de rasa e sidhanta , sendo que o verdadeiro vaisnavismo estava coberto por atitudes e conhecimentos especulativos.

Srila Bhaktisidhanta Saraswati iniciou uma campanha para separar os santos vaisnavas das outras categorias de sadhus existentes naquela





época., isso criou uma certa perturbação nas mentes de muitos homens que fazia do culto de Sri Caitanya seu meio de sustento, declarando-se assim não seguidores de Srila Rupa Goswami.



ATIVIDADES MISSIONARIAS PARA RESTABELECIMENTO DO CULTO GAUDYA VAISNAVA EM TODA A INDIA.



ACEITAÇÃO DE SANNYASA



Sri Bimala Prasada  aos 44 anos, vivendo como um brahmacari e dedicado a composição de livros aceitou a ordem de sannyasa em 29 de marco de 1918, dia de Sri Goura Purnima, na Templo da Sri Caitanya Math, antes

casa de Sri Candrasekhara Prabhu.a partir deste dia ele ficou conhecido

como Sri Bhaktisidhanta Saraswati, após essa aceitação ele iniciou seu servico a Krsna e suas atividades de pregação como Jagat- Guru.



ESTABELECIMENTO DO BHAKTIVINODA ASANA EM VÁRIOS LUGARES



Após seu sannyasa, foi estabelecido o principal Math, o Sri Caitanya Math, no ano de 1918, neste mesmo ano ele estabeleceu vários centros em Navadvip, Godrumadvip, Mayapur, Sri Yogapitha, esses centros pregavam as glorias de Sri Caitanya e a religião do amor divino. tambem se estabeleceu um Bhaktivinoda Asana no distrito de Khulna, no dia 19 de maio de 1918,  iniciou-se um programa de pregação em vários lugares onde se pregava as instruções de Srila Rupa Goswami e Srila Jiva Goswami.

No primeiro Srila Bhaktivinoda Asana , Srila Bhaktisidhanta estabeleceu adoração as deidades de Sri Guru Gandharvika Giridhari ,no dia 6 de fevereiro de 1920,dia do Sri Krsna Janmastami.



ESTABELECIMENTO DA BHAGAVATA PRESS EM KRSNANAGAR E PREGAÇÃO



Srila Bhaktisidhanta Saraswati iniciou a publicacao de livros para respaldar suas atividades missionarias por toda a India, tambem publicou uma edição do Sri Navadvip Panjika,  tambem dava conferencias em Krsnanagar sobre os tópicos de Sri Hari, varias pessoas importantes vinham ouvir as palestras e aderiam ao culto vaisnava.















PADAYATRA COM OS DEVOTOS



Após aceitar sannyasa Srila Bhaktisidhanta Saraswati realizou sua primeira

viajem de pregação junto com outros devotos, ao todo eram 23 devotos, 

que saíram de Calcutá a Jaganatha Puri, os nomes dos devotos são:

 1-Sri Kunjabhihari Vidyabhusana,2- Srimad Paramananda Vyaratna 3-

Sripada Goura Govinda Vidyabhusana-4- Sripada Haripada Vidyaratna 5-

Sripada Paramesvari prasada Vidyaratna 6- Sripada Ananta Vasudeva

Brahamacari 7-Sripada Visnudasa Bhaktisindhu 8- Sriyukta Vanamali Dasa Bhaktyananda 9- Sripda Sanatana Brahamacari 10- Sripada Srinatha Dasa  Adhikari 11- Sripada Haridasa Muni 12- Kaviraja Sriykta Tarinacharana 13- Sripada Lalita priya Dasa Babaji Maharaj 14- Sriyukta Radhamadhava Dasa

15- Sriyukta Kunjabhihari Choudhuri 16- Sriyukta Kalpabihari Dasa

-17- Sripada Raghunatha Dasa 18- Sriyukta Nakulesvara Raya 19- Sriyukta Atalacandra Dasa- 20- Sriyukta Ramacandra Saha 22- Sriyukta Acharyadasa Pancharatracarya 23- Sriyukta Pramatha Ghos

O início da peregrinação foi a partir de Calcutá onde Srila Bhaktisidhanta

 Saraswati se hospedou na casa de Sripada Kunjabihari Vyabhusana com 30 devotos, ali executou kirtanas e descreveu tópicos sobre Sri Hari, tambem ciriticou os kirtanas da seita sahajya Gouranga Nagari, pois ela se opunha aos conclusões de rasa.  ali em Calcutá realizou um festival na Bhaktivinoda Bhavana, depois partiu para Puri em peregrinação.



DISCUSSÕES SOBRE RELIGIÃO COM VARIAS PESSOAS EM PURI



Durante sua permanência em Puri Srila Bhaktisidhanta Saraswati manteve encontros com vários lideres de seitas religiosas locais, um deles foi Sri MadhusundanaTirtha, chefe do Govardhana Math estabelecido por Sri Sankaracharya.

Thirta Swami desenvolveu uma fé particular em Srila Bhaktisidhanta, vários homens virtuosos liderados por Sri Vasudeva Ramanujadasa e Sri Damodara Ramanujadasa do Sri Samadhi Mandir, tambem encontrou-se com Sri Raghunandana Ramanujadasa da Emara Math, com Sri Jaganatha Dasa da seita Jamaeta, e muitos outros, nos encontros eram apresentados os princípios do real vaisnavismo pregado por Sri Caitanya .



ESTUDANDO OS LIVROS DA SRI BRAHMA SAMPRADAYA



Sri Ramanuja é o famoso acharya da Sri sampradaya, e o acharya da Brahma sampradaya é Sri Madvamuni, eles prepararam muitos livros em sanscrito, as pessoas na Bengala não conheciam esses livros, pois esses





livros eram compostos em quatro línguas do sul da India, Tamil, Telegu,

Malayalam e Kannada, Srila Bhaktisidhanta pegou esses livros e os estudou com a ajuda de professores nestas línguas e posteriormente publicou todos os livros da Sri Ramanuja e Sri Brahma sampradayas.em

Bengali, Em 1898 ele publicou as santas biografias das vidas de Sri Ramanuja e Sri Yamunacarya , as pessoas da Bengala em geral são gratas a Srila Bhaktisidhanta Saraswati por essas contribuições.



VISITA A VÁRIOS LUGARES SAGRADOS



Em 1904, Srila Bhaktisidhanta Saraswati  saiu em visita a vários lugares sagrados, ele visitou  no sul da India Simhacala,Rajamundri, Kovvur, Madras, Tirupati, Kanchi, kambokonam, Srirangam e Madurai.

ali ele coletou muitas informações de varias sampradayas em especial ao fato do uso da tridanda-sannyasa, isso ele discutiu com os Swamis-tridantis da Sri Ramanuja-sampradaya em Perembedhur, depois disto ele estabeleceu o uso da danda em nossa Gaudya sampradaya no ano de 1918 quando ele mesmo aceitou a ordem renunciada..

O tio de Srila Gopala Batta Goswami, um dos seis Goswamis que foi Sri Tridantiswami Srila Prabodhananda Saraswavatipada era do sul da India, ele foi um associado de Sri Caitanya ele aceitou a tridanda



SERVINDO EM SRIDHAMA MAYAPUR



Após seu regresso do sul da India, ele foi para Sridhama Mayapur o lugar de aparecimento de Sri Caitanyadeva, Em 1906 o Sr. Sri Rohini Kumara Ghosh, um juiz do Tribunal Supremo de Calcuta teve um sonho em que aceitava iniciação de  Srila Bhaktisidhanta , A principio Srila Bhaktisidhanta

não dava iniciação, mas por misericordia para com o Sr Ghosh ele concedeu sua primeira diska. Porem na linguagem de Srila Bhaktisidhanta seus discípulos eram seus amigos e não discípulo, nesta ocasião da iniciação ele escreveu-’Sri Rohini Kumara é meu primeiro amigo’, mas tambem com a intenção de dar continuidade a sucessão discipular ele aceitou a posição de Guru iniciador.

Calcuta é a grande capital da Índia, e Navadvipa. é famosa por ser o maior centro de estudos. A circunferência de Navadvipa é 32 milhas, Navadvipa é dividida em nove ilhas: Antardvipa, Simantadvipa, Godrumadvipa, Madhyadvipa, Koladvipa, Jahnudvipa, Ritudvipa, Modadrumadvipa, e Rudradvipa. Navadvipa é a oitava pétala do lótus. Navadvipa é famosa em toda a Índia por ser o lugar de aparecimento de Sri Caitanya Mahaprabhu. Isso é declarado nas famosas escrituras Sri Caitanya Bhagavata e Sri







Caitanya Caritamrta

Em Sridhama Mayapur está o lugar exato do aparecimento de Sri Gauranga que é conheciido como Sri Yoga Pitha, nesse lugar o governador de Tripura  Sri Napharachandra Pal Choudury construiu o atual templo onde o Senhor Caitanya é adorado juntamente com Seus pais, Sri Jagannatha



Misra e Sacidevi, nesse mesmo  lugar Srila Bhaktivinoda Thakura formou uma sociedade que foi chamada de Sri Navadvipa-Dhama-Pracharini Sabha. Bhaktivinoda Thakura foi o primeiro supervisor dessa sociedade e posteriormente ele investiu poderes a Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati em

dar prosseguimento de todo serviço em Sridhama Mayapur. Após o

 desaparecimento de Thakura  em 1914 Srila Bhaktisidhanta juntamente com outros Vaisnavas ocuparam-se em propagar os princípios da sociedade.

Neste mesmo ano Srila Bhaktisiddhanta estabelecia seu principal templo, (Sri Caitanya Math) e também aceitava a ordem de sannyasa, neste templo ele instalou as divinas deidades de Sri Sri Guru Gauranga Gandarvika Giridhari e fora do templo ele estabeleceu pequenos templos com os quatros acaryas Vaisnavas: Sri Brahma sampradaya, Sri Rudra sampradaya, Sri Sanaka sampradaya e Sri Nimbarka sampradaya., ali esses acaryas foram adorados sob a supervisão de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati. Também nesta época por arranjo de Bhaktisiddhanta foi estabelecida a energia elétrica para todos os templos de Navadvipa.



ESCREVENDO LIVROS NO SRI CAITANYA MATH



Em 1920 depois do seu retorno de Barangamji, Srila Bhaktisiddhanta preparou uma tradução em bengali do Bhakti Sandharba de ,Srila Jiva Gosvami, ele preparou sob um novo título ‘Nirjane Anartha” e ele também compôs uma canção chamada Mana tume kisera Vaisnava? “Querida mente que tipo de Vaisnava  é você. Entre 15 de junho e 9 de julho de 1920 Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati juntamente com seus associados no Sri Caitanya Math executou um grande festival em honra ao desaparecimento de Srila Bhaktivinoda Thakura.



EXECUÇAO DA CERIMONIA SRADDHA DE SRI YUKTA BHAGAVATI DEVI



Seis anos após a partida de Bhaktivinoddha Thakura, na manhã de quarta feira da lua cheia  do mês de junho (23/6/1920) a virtuosa esposa de Thakura Bhaktivinoda, Sri Yukta Bhagavati Devi deixou este mundo, e no dia 5 de julho foi realizada a cerimonia de sraddha, foi-lhe oferecida maha-prasada de acordo com as prescrições do Vaisnava Smrti e do Hari Bhakti





Vilasa. Muitos membros do Sri Caitanya Math liderados por Sripada Paramananda Vidyaratna e Sripada Haripada Vidyaratna lideraram um grande kirtana nesta ocasião.



ESTABELECENDO ADORAÇÀO AS DEIDADES NO SRI BHAKTIVINODA  ASANA



Em 9 de agosto de 1920, Srila Bhaktisidhanta juntamente com outras

almas foi de porta em porta liderado por Sri Sarva Sri deva prasada Sarva

adhikari que era um antigo editor do Amrta Bazar Patrika, coletando

donativos para execução de um grande festival no Sri Bhaktivinodha

 asrama de Calcutá, nesta auspiciosa ocasião o Dr. Mahendranath Sakara um seguidor da perfeição monista e também um professor de sanscrito veio até o Bhaktivinoda Asrama para ouvir discursos sobre o Senhor Hari dos lábios de Srila Bhaktisidhanta Sarasvati. Neste mesmo dia outra personalidade importante Sri Yukta Amulyakumara Sarkara que era um engenheiro militar veio até os pés de lótus de Srila Bhaktisidhanta e dele recebeu iniciação Hari nama. Seu nome a partir de então passou a ser “Sri Adhoksaja Das Adhikari.

Na segunda feira 6 de setembro de 1920, no dia de Sri Krsna Janmastami Srila Bhaktisidhanta estabeleceu a adoração as Deidades naquele Asrama. A partir de então muitas pessoas piedosas compareceram., a partir da instalação iniciou-se um programa regular de kirtanas, palestras e adoração, neste mesmo local foi construido um quarto para ser usado por Srila  Bhaktisidhanta. No dia 25 de outubro de 1920, Srila Bhaktisidhanta com outros seguidores foram convidados a visitar o palácio de Sri Maharaja Nandi  Bahadura e ali recitar Hari kata, foram feitos arranjos para hospedagem e boa prasada para todos, Srila Bhaktisidhanta foi informado que Maharaja Nandi havia lido seu livro Vaisnava Manjusa, e por isso ele queria patrocinar outras compilações que mostrassem uma análise técnica da Vaisnava sampradaya, também livros que descrevessem as literaturas Vaisnavas, a filosofia Vaisnava, os rasas-sastras Vaisnavas, artes refinadas Vasinavas,  funções ritualisticas Vaisnavas, biografia da vida dos Vaisnavas acaryas e também uma descrição dos santos lugares Vaisnavas., após todos esses eventos Srila Bhaktisidhanta Thakura regressou para Krsna Nagar, para visitar a Sri Bhagavata Press sua editora e publicadora de livros e isso foi no dia 28 de outubro de 1920.



DANDO SUA PRIMEIRA TRIDANDA SANNYASA



No dia primeiro de novembro de 1920, após uma execução de um sacrifício de fogo Vaisnava Srila Bhaktisidhanta concedeu segundo as escrituras a





ordem de Tridanda sannyasa a Sripada Jagadisa Dasa Adhikari   que era um seguidor de Srila Bhaktivinoda Thakura e seu nome a partir de então  passou a ser Tridandi Swami Srimat Bhaktipradipa Tirtha Maharaja.



PREGANDO EM DACCA



Um dia após conferir a iniciação de sannyasa ou seja no dia 2 de novembro de 1920, Srila Bhaktisidhanta junto com Swami Bhaktipradipa Maharaja juntamente com outros foram a cidade de Dacca para pregar a devoção

pura. Nesta época era propagado e praticado falsas exibições de Bhava e

variados tipos de sentimentos e gratificação dos sentidos em nome d

a religião. Sendo assim o verdadeiro Vaisnavismo estava comprometido. Os ditos recitadores profissionais e Gosvamis de casta estavam recitando o Srimad-Bhagavatam por dinheiro. Nesta ocasião o grupo de Vaisnavas hospedou-se na casa de Sri Atulacandra Cakravarti Mahasraya. Também nesta ocasião Srila Bhaktisidhanta aproveitando sua estadia ali preparou algumas traduções e comentários do Siksastaka, um comentário Giti dos escritos de Bhaktivinodha Thakura e um comentário do Upadesamrta de Srila Rupa Gosvami, após enviando todo este material a sua gráfica Bhagavata Press em Krsnanagara.



GRANDES FESTIVAIS DE APARECIMENTOS DE DEVOTOS E APARECIMENTO DE SRI BHAGAVAN



No dia 17 de agosto de 1919 Srila Bhaktisidhanta introduziu o grande festival e rememoração ao dia do aparecimento do Senhor e Seus devotos. Durante esse período Srila Bhaktisidhanta pessoalmente explicava o Sri Caitanya Caritamrta, Srimad-Bhagavatam e diariamente o Vedanta, tambem nesta mesma época foi estabelecido o Memorial de Srila Bhaktivinoda Thakura. Sri Vajendra Kumara Mahasraya que era um residente de Domasara coletou mil e cem quilos de arroz que foram distribuídos no dia do festival do aparecimento de Srila Bhaktivinoda Thakura .



PREGANDO NO NORTE E OESTE DA BENGALA



No dia 4 de outubro de 1919 no Sri Vijaya dasami Srila Bhaktisidhanta com outros vinte e cinco seguidores foram propagar o nome de Sri Hari em vários lugares de Nadya, Pavana e oeste da Bengala . Durante sua permanência  ali discutiu-se o Srimad-Bhagavatam, foi explicado todos os temas sobre a devoção pura, processo de Varnasrama e o Vaisnava dharma. Nesta mesma época Srila Bhaktisidhanta começou a estabelecer sua Gaudiya Priting Works e ele publicou o primeiro volume do Srimad-





Bhagavatam e também uma publicação do Sindhu Vaibhava.



INTRODUÇÃO DO SRI VYASA PUJA DE SRILA BHAKTISIDDHANTA



No dia 24 de fevereiro de 1914 no qüinquagésimo aniversário de Bhaktisiddhanta foi introduzida a primeira cerimonia de Vyasapuja na Gaudiya Math de Calcuta, nesta oportunidade Srila Bhaktisidhanta leu

várias gemas do tesouro da literatura Vaisnava. Também neste mesmo ano editou-se a primeira edição do Sri Caitanya Bhagavata na Sri Madhva Gaudiya Math de Dacca.



ESTABELECENDO A TRIDANDI GAUDIYA MATH EM BHUVANESVARA E SRI SARASVATA ASANA EM MADRAS



No dia 7 de julho de 1924, Srila Bhaktisidhanta estabeleceu a Sri Tridanda Gaudiya Math em Bhuvanesvara e Sri Sarasvata Asana em Madras e muitos devotos obtiveram a oportunidade de estudar, praticar e propagar os livros escritos por Srila Bhaktivinoda Thakura. No mês de setembro de 1924, muitas respeitáveis personalidades como o juiz Sri Yukta Manatha Muktopadaya e também Sua Excelência o primeiro general do Nepal Sri Punya Samasera visitaram a Sri Gaudiya Math de Calcutá e ouviram Hari katha da boca de Srila Bhaktisidhanta.



PALESTRA NA UNIVERSIDADE HINDU DE KASI



No dia 16 de dezembro de 1924, Srila Bhaktisidhanta a convite do professor Phanibusham adhikari fez palestras sobre diferentes tópicos religiosos a várias pessoas eruditas de Kasi. Nesta  mesma ocasião foi estabelecida uma placa comemorativa determinando os lugares exatos que Mahaprabhu tinha visitado durante sua peregrinação a Kasi.  Bhaktisiddhanta visitou especialmente a Vila Adaila que foi purificada com a presença de Sri Caitanya Mahaprabhu. Dia 17 de abril o grande Pandita Sri Adana Mohana Malavya chegou para uma visita a Sri Gaudiya Math de Calcuta. Ele manteve encontro com Bhaktisidhanta onde se discutiu o Dhaiva Varnasrama. Ele regressou muito feliz por discutir tópicos com um vaisnava qualificado, após esses acontecimentos Srila Bhaktisiddhanta saiu com seus seguidores em Sri Yatra visitando vários lugares relacionados com a vida de Sri Caitanya.



CELEBRAÇÃO DO FESTIVAL DE APARECIMENTO DE SRI NITYANANDA

No dia 13 de fevereiro de 1926  Srila Bhaktisidhanta introduziu em Mayapur







o festival de Sri Nityananda Prabhu nesta data organizou-se um grande sacrifício do cantar do santo nome. Neste mesmo mês foi estabelecido a Sri Bhagavata Janananda Math no distrito de Medina Pura,

e ali também se realizava palestras, kirtanas, e atividades devocionais para as pessoas. Nesta mesma época Srila Bhaktisidhanta enviou alguns de seus sannyasis para pregar em toda Bengala, Bihar, Orissa e norte da India,

 Não só pregavam mas se possível estabeleciam monastérios da pura devoção

No famoso lugar sagrado de Uttarpradesh foi construído um novo templo

que veio a chamar-se Sri Paramahamsa Math e Naimisaranya se fundou o

 Paravidya Pitha. E também se estabeleceu adoração as Deidades de Sri Gandharvika Giridhari num compartimento anexo se estabeleceu adoração a Sri Guru e Gouranga.

No dia 15 de junho de 1927 Srila Bhaktisidhanta começou a editar um jornal chamado Sajana Tosani que era publicado em três línguas, sânscrito, Hindi, e Bengali. O Sajjana Tosani em inglês recebeu o nome de o Harmonista (jornal este que é publicado até hoje pelos seus seguidores). No mesmo ano de 1927 Srila Bhaktisidhanta também estabeleceu o Sri Caitanya Gaudiya Math na cidade de Dumurakonda. Ali havia o grande gosvami Mahasraya Sripada Ramanatha que se encarregou do serviço deste Math. Na primeira parte de setembro Srila Bhaktisidhanta iniciou uma grande viagem de pregação a cidades de Kampur, Kasi, Jaiypur, Galataparvatha, Sanymavada, Mathura, Indrapastha, Kuruksetra, Puskar, Prabash, Avandi, Ajmir e Naimisaranya.



VISITANDO KURUKSETRA DURANTE UM ECLIPSE SOLAR



No dia 4 de novembro de 1928, Srila Bhaktisidhanta estava presente em Kuruksetra durante um eclipse solar . Durante esta ocasião ele promoveu palestras dos passatempos das gopis com Krsna, e também explicações sobre o divino amor de Sri Caitanya. Aproveitando sua estadia ali ele estabeleceu a Sri Vyasa Gaudiya Math. No mês de janeiro de 1929 ele viajou até Krsna Nagar e ali estabeleceu a Ekayana Math. durante esta oportunidade ele fez explicações da religião Vaisnava em relação ao perfeito cristianismo. Nesta data estava presente um cristão intelectual de nome Mr. Albert Suthers que era um professor da Universidade de Ohio. Partindo dali Srila Bhaktisidhanta foi a Nova Deli onde teve a oportunidade de pregar os ensinamentos de Sri Caitanya a sociedade aristocrática local e sentindo haver pessoas aptas para o culto vaisnava ali estabeleceu a Sri Delhi Gaudya Math. No dia 30 de março de 1929, Srila Bhaktisiddhanta teve oportunidade de dar uma conferência sobre a verdade sobre o santo





nome. E esta foi realizada no Rama Gopala auditório de Krsna Nagar. Depois disso ele foi a Jaganatha Puri e ali estabeleceu adoração a Sri Gauranga Sundara no Math local. Em Jaganatha Puri ele palestrou sobre a filosofia Gaudiya.



ESTABELECENDO ALTARES DE SRI CAITANYA EM TODA A INDIA



Era desejo de Srila Bhaktisidhanta estabelecer 108 altares de Sri Caitanya em vários lugares da India. Um dos primeiros altares foi estabelecido em Kanainatasala em 13 de outubro de 1929. Ele também estabeleceu altares em Mandara, Rajamahala, Bhagalapura, Nandala, Rajagiri, Kasi e muitos outros lugares.  No dia 8 de janeiro de 1930, Srila Bhaktisidhanta

encontrou-se com o doutor Hara Prasada Sastri Mahasray e este ouviu da

boca de Srila Bhaktisidhanta explicações da história das sampradayas vaisnavas. Este também aprendeu sobre Pancaratra Bhagavata da Gaudiya Vaisnava de Sri  Caitanya Deva. Nos meados de janeiro de 1930, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati esteve presente no Mahakumbamela de Prayag. Ali ele palestrou sobre os ensinamentos de Sri Caitanya a Rupa Gosvami e bem próximo da confluência do Triveni ele estabeleceu o Math e estabeleceu as divinas deidades de Sri Sri Radha Govinda, deixou alguns seguidores ali para que dessem continuidade ao trabalho de pregação e sempre que havia um Kumbamela naquele local ele vinha para discorres sobre os tópicos da consciência de Krsna.



INTRODUÇÃO AO SRI NAVADVIPA PARIKRAMA



Também em 1920 Srila Bhaktisidhanta organizou uma grande peregrinação a Navadvipa juntamente com centenas de peregrinos ele iniciou uma visita a todos os lugares relacionados aos passatempos de Sri Caitanya .Em todos esses lugares eram organizados kirtanas distribuição de prasada e palestras descrevendo as glórias e as qualidades de Navadvipa. Isto tornou-se um acontecimento anual. Houve época em que Bhaktisidhanta chegava a reunir quase mil pessoas no parikrama, função

esta que é executada até hoje pelos seguidores de Srila Bhaktisidhanta. ,



UMA GRANDE EXIBIÇÃO EM CALCUTA



No dia 6 de setembro de 1931 houve um grande festival na Gaudiya Math de Calcuta e ali Srila Bhaktisidhanta Sarasvati e o vice reitor da Universidade local Sri Viraja Mohana Majundara esteve presente juntamente com outros intelectuais alemães inclusive o Dr. Magnus Hirschfeld e também o Dr. Stella Kramrisch estavam presente perante os





discursos sobre o conhecimento vaisnava. Na ocasião da grande exibição de Calcuta também esteve presente o Sr. Zarestred Jacob um grande missionário americano, muitas pessoas respeitáveis estiveram ali, entre eles também o vice-chanceler da Universidade de Allahabad, o Dr. Gangamatha,. Todos eles faziam perguntas e levantavam questões e Srila

Bhaktisidhanta explicava tudo a luz das escrituras vaisnavas. No dia 16 de outubro de 1931 Srila Bhaktisidhanta recebeu em seu Math de Naimisaramya o Raja de Kasi juntamente com outros residentes virtuosos  entre os dias 16 a 20 de outubro ele discorreu sobre tópicos concernentes a filosofia Vaisnava a esses visitantes.



RECEPÇÃO EM MADRAS



No dia 10 de janeiro de 1932, Srila Bhaktisidhanta juntamente com mais vinte devotos chegou em Madras e foi recebido com uma grande recepção por designatários do governo local. Durante esses dias esteve ali presente na Gaudiya Math de Madras o honorável Governador Bahadura Sundara e ele também pode ouvir muitas conclusões do Vaisnava Dharma apresentadas por Srila Bhaktisidhanta Sarasvati. Também o honorável  Governador Sri George Frederick Stanley visitou a Gaudya Math ali ele participou da fundação da Sri Krsna Kirtana Hall. No dia 29 de janeiro um grupo de pessoas importantes também visitou Srila Bhaktisidhanta para uma aproximação favorável. No dia 30 de janeiro deste mesmo ano Srila Bhaktisidhanta visitou também a cidade de Lloer no estado de Andrapradesh que fica no lado oeste do Rio Godavari. Ali ele executou um grande sankirtana. Muitos virtuosos residentes desta área sentiram-se inspirados pelo vaisnavismo e muitos deles aceitaram iniciação. Durante sua permanência ali foi comemorado o seu Sri Vyasa Puja do seu quinquagésimo oitavo aniversário. Logo depois desta viagem a Madras Srila Bhaktisidhanta retornou a Sridhama Mayapura e ali ele fundou um novo ramo da Gaudiya Math chamado Sri Advaita Bhavana e também se construiu um novo templo. Nesses dias ele introduziu um estudo de Bhakti-Sastri. No dia 23 de maio Srila Bhaktisidhanta descreveu durante uma palestra na Gaudiya Math as diferenças que existiam entre o Gaudiya Vaisnavismo de Sri Caitanya e as sampradayas de Sankara, Sri Ramanuja e Sri Madhva. Nesses dias ele também respondeu questões de um grupo de pessoas lideradas pelo professor Sri K. Pancabhagesan do colégio Puducott. Ele também conseguiu publicar o livro Sri Krsna Caitanya em Ingles. Esse livro foi escrito por seu amigo professor Sri Yukta Nisikantha Sannyal











TRANSFERINDO O SAMADHI DE SRI GOURA KISORA PARA MAYAPUR



Devido a que todos os anos o Samadhi de Srila Goura Kisora Babaji Maharaja que estava em Kulya ficava submerso devido as enchentes do Ganges Srila Bhaktisidhanta o transferiu para Sridhama Mayapur. Isso aconteceu no dia 21 de agosto segundo as ordens de Srila

Bhaktisidhanta, porém antes de conseguir este intento ele teve que ir na justiça para que a remoção fosse possível.  Srila Bhaktisidhanta alegou ao juiz da corte que ele era o único discípulo iniciado de Srila Babaji Maharaja, e ele estava na ordem renunciada da vida e agindo como um acharya, portanto se sentia qualificado ,e no direito de realizar tal remoção

do corpo de seu mestre espiritual. Após estudar minuciosamente o caso o juiz consentiu o pedido de Sarasvati Thakura.  No princípio de setembro de 1932, sob as ordens de Srila Bhaktisidhanta deu-se início a publicação de uma revista chamada “Kirtana.” Era publicada na língua Assanes e o

editor era seu seguidor Sripada Nimananda Servatirtha do estado de Assan. No dia 3 de setembro de 1932 na Sri Gaudiya Math, Bhaktisidhanta Sarasvati publicou um livro intitulado “A Verdadeira Meta da Vida Humana . No dia 4 de setembro o Dr. Suniti Kumara da Universidade de Calcuta e também o magistrado Sri Taraka Candra Raya chegou para visitar a Gaudiya Math e durante alguns dias eles falaram sobre o Vedanta. Posteriormente essas discussões foram publicadas na forma de um livro



GRANDE EXIBIÇAO EM DACCA



Em 31 de dezembro de 1932 Srila Bhaktisidhanta foi para Dacca para um grande encontro religioso. Nesta data ele encontrou-se com muitas pessoas piedosas  ele palestrava sobre Srimad-Bhagavatam e o Sri Caitanya Caritamrta. Pessoas de todos os níveis vinham vê-lo. Pessoas simples do povo, eruditos e líderes religiosos. Todos saiam com uma boa impressão do culto Vaisnava. Após isso no dia 2 de fevereiro ele foi para Calcuta. Ali ele manteve uma discussão com o professor Hanadacarana Cakravarti que era o diretor do Narasimha Colégio, o assunto da discussão era sobre a Ekadanda e a Tridanda sannyasa. Em seguida no dia 8 de fevereiro Srila Bhaktisidhanta dirigiu-se a Mayapur para o grande Festival do .advento de Sri Nityananda. Depois se comemorou o festival do advento de Sri Caitanya com uma grande circumambulação de toda Navadvipa. Foi durante este festival que Srila Bhaktisidhanta Sarasvati resolveu preparar-se para pregar o culto de Sri Caitanya  na Europa. Para isso ele preparou um livro em inglês chamado Sri Krsna Caitanya. No dia 18 de março foi enviada uma minuciosa carta a Swami Bhakti Pradipatirtha Maharaja,





Bhakti Hrdaya,Bon Maharaja e Sripada Sambidananda Das. Esses três pregadores vieram até Srila Bhaktisidhanta para receberem instruções e depois partirem para a Europa. Srila Bhaktisiddhanta chamou essas instruções  “Amarakatha”. Depois disso Srila Bhaktisiddhanta foi para Bombaim. Ali executou programas de pregação. Em Bombaim Srila Bhaktisiddhanta entrou numa discussão sobre a entrada dos intocáveis nos Templos. Passado algum tempo após os sannyasis estarem

estabelecidos em Londres Srila Bhaktisidhanta recebeu cartas do marques de Liydian e o Lorde Zetleand. Ele recebeu essas cartas via seus representantes em Londres. Os sannyasis na Europa estavam pregando a mensagem de Sri Caitanya com o seguinte tema a sociedade e o estudo da religião. No dia 16 de junho Srila Bhaktisidhanta proferiu uma palestra em

Krsnanagar cujo título era a importância do Srimad-Bhagavatam. Muitos respeitáveis senhores vieram para ouvir as palestras, Srila Bhaktisidhanta pregava com intenso vigor a mensagem de Bhakti. No dia 23 de junho a Gaudiya Math de Londres comemorou o aniversário de Srila Bhaktivinoda Thakura convidando honoráveis pessoas para a festa. Os vaisnavas em Londres estavam sendo patrocinados pelo Marques de Lydian e o editor do Times Mr. Brown e também Sir Stanley Jackson. No dia 3 de julho de 1933, Srila Sarasvati Thakura estabeleceu serviço de adoração a Sri Guru Gouranga Gandharvika Giridhari. No novo templo da Tridandi Gaudiya Math de Buvanesvara. No dia 5 de junho os pregadores de Londres foram apresentados ao Lord e Lady Erwin e a todos os membros da Assembléia legislativa. Todos eles foram muito cordiais com os pregadores que estavam ali representando a Sri Gaudiya Math na Europa. No dia 20 de julho as 16 horas o secretário da India Sir Samuel Hoare apresentou os representantes da Gaudiya Math ao honorável Rei da India George V e a Rainha Mary no palácio Buckingham , eles ofereceram seus respeitos e tiveram oportunidade de apresentar os projetos da Sri Gaudiya Math. No dia 14 de julho os membros da Gaudiya Math encontraram-se com o Arcebispo de Canterbury ( o famoso missionário da Igreja Protestante Britânica). No mes de agosto Srila Bhaktisidhanta foi para uma grande exibição em Kuruksetra. Ali houve muitos programas de pregação e um grande sankirtana. No dia 7 de setembro Srila Bhaktisidhanta Sarasvati realizou um grande sankirtana. Ele circumambulou as 32 milhas que cercam Navadvipa com dois barcos a motor. O nome dois barcos eram Lila e Svadani, com eles os devotos sempre estavam distribuindo as glorias dos santos nomes.Nesta época um grupo de estudantes de Oxford juntamente com seu professor assistiram a uma palestra cujo o titulo era O principio do Divino Nome. após isso Srila Bhaktisidhanta foi para Patna









onde pregou a divina mensagem de Sri Caitanya aos residentes locais.

No dia 14 de novembro em Patna, com a presença de Maharaja Dhiraraja Sri Kamesvara Singh e outros respeitáveis cavalheiros da Universidade de Bihare Patna receberam instruções sobre temas espirituais.

Em novembro de 1933 Srila Bhaktisidhanta terminou a edição do Bhakti sandharbha e a publicou., nos dias 26 e 27 foi realizado um grande festival na Ekanaya Math, depois ele visitou Medinapura



PALESTRAS EM VÁRIOS LUGARES DA EUROPA



Sob a direção de Srila Bhaktisidhanta seu pregador na Europa

Sripada Bon Maharaj estava realizando palestras e palestras significativas sobre os ensinamentos de Sri Caitanya. Ele palestrou na Sociedade Teosofia nos dias 24,25 de novembro, e no dia 10 de dezembro em uma

sociedade em Berlim e no dia 14 de dezembro em um Instituto de Filosofia na França. Também na França ele palestrou na casa da Índia nos dias 16 a

18 de dezembro. e no dia 20 de dezembro ele regressou a Gaudiya Math de Londres.

Durante esse período a mensagem de Sri Caitanya chegou em Karachi e também pelo arranjo de Srila Bhaktisiddhanta ali houve uma grande exibição da filosofia Gaudiya Vaishnava. No dia 15 de janeiro de 1934 Maharaja Kisora Devavarma o regente independente de Tripura juntamente com seus amigos e associados visitou a Gaudiya Math de Calcuta. Ele expressou seu grande respeito aos pés de lótus de Srila Bhaktisidhanta e também contribuiu com donativos para aquela missão. Também no dia 2 de fevereiro o Senhor Kumara Bahadur Radhikaranjana juntamente com seu secretário particular e outros foram até Srila Bhaktisidhanta e aceitaram instruções ali. No dia 4 de fevereiro no sexagésimo aniversário de Bhaktisiddhanta foram publicado dois livros: O Vaibhava Parva e o Sarasvati Jaya Sri e também realizou-se um grande festival na Gaudiya Math de Calcuta. Paralelamente em Londres também houve uma comemoração por este evento e Swami Bhaktihrdaya Bon Maharaja proferiu palestras em honra ao aniversário de Srila Bhaktisidhanta. No dia 25 de fevereiro em Modradumadvipa Srila Bhaktisidhanta inaugurou um novo templo da Sri Modraduma Gaudiya Math. Também se inaugurou um novo templo em Srivasa Angana e também um novo templo para o samadhi de Srila Gouraksora das Babaji. Nesta ocasião também houve um grande festival no Bhakti Vijaya Bhavana, onde Srila Bhaktisidhanta concedeu a ordem de sannyasa para três devotos. No dia 5 de março Srila Bhaktisiddhanta iniciou uma visita a vila de Canchuri no distrito de Yasohara. Em 18 de março em Sridhama Mayapura , Srila Bhaktisidhanta iniciou reparos no templo de Sri Yogapita e também no templo de Sri





Murari Gupta. No dia 3 de abril ele estabeleceu um altar na Vila de Cakrabhoga. Ali palestrou sobre a superioridade da adoração aos devotos. No dia 20 de abril ele foi de Calcutá para Jagannatha Puri. No dia 24 de abril de 1934, oficialmente foi aberto ao público a Sri Gaudiya Mission Society em Londres.

No dia 5 de maio, houve uma palestra do livro Sri Caitanyera Samayera do Arqueologista Raya Prasada Chandra, Srila Bhaktisidhanta apreciava este

livro e posteriormente ele o publicou com a permissão do autor.

No dia 24 de maio Srila Bhaktisidhanta estava em Puri onde se encontrou com varias personalidades, o encontro se deu na Emara Math, ali ele se encontrou com o novelista Saccicandra Chattopadya, com Radhasyama Mahanti, o fundador do Bhodana Ashram Girija Prasanna, e no dia 2 de

junho com o Professor Raya Bahadur Mitra

Assim se realizou encontros com muitos eruditos e lideres religiosos em Puri, Srila Bhaktisidhanta agia assim para estabelecer o Vaisnava- Dharma por toda a India.



APARECIMENTO DA DEIDADE DE ADHOKSAJA VISNU



Em 13 de junho de 1934, durante as escavações do Templo novo do Sri Yoga Pitha em Mayapur, foi encontrada por Sripada Sakticarana Raya uma deidade de quatro braços de Visnu, esta deidade fora a mesma deidade adorada por Sri Jaganatha Misra, em 27 de junho na Sri Brahma Gaudya Math de Alalnatha no distrito de Puri , Srila Bhaktisidhanta instalou as deidades de Sri Radha Gopinath, e ali uma edição do livro “Bramana o Vaisnava”foi editada.

No dia 12 de julho foi realizado u  grande festival de sankirtana no Samadhi de Srila Goura Kisore Babaji Maharaj em Mayapur, para a instalação da deidade do Babaji.

No dia 13 de agosto o filho de um renomado homem da Bengala se sentiu atraído por ouvir discursos de Sri Hari dos lábios de Srila Bhaktisidhanta.

Sob as ordens de Srila Saraswati Thakur foi realizado em Patna um grande festival para a instalação de deidades naquele Math, tambem se realizou um grande evento de Sankirtan por 3 dias em Calcuta.

No dia 1 de setembro no dia de Sri Krsna Janmastami foram publicados dois  livros, o Vaibhava Parva e o Saraswati Jayasri, e no dia 4 de setembro se iniciou uma tiragem do jornal em Inglês o ‘Harmonista”

No dia 16 de setembro se realizou o grande festival de Radhastami na Gaudya  Math de Calcuta,

Durante o mês de outubro Srila Bhaktisidhanta foi juntamente com vários devotos para Mathura observar o Kartika, ali foram exibidos o ideal cultivo







dos tópicos de Astakalya- lila, os divinos passatempos durante os oitos períodos do dia, e tambem se discorreu sobre os ensinamentos de Srila Rupa Goswami.



PREGANDO NA ALEMANHA



Sendo instruído por Srila Bhaktisidhanta , Bon Maharaj iniciou um programa de predica em varias Universidades da Alemanha no mês de

outubro, ali ele falou sobre os ensinamentos de Sri Caitanyadeva.

Em 17 de novembro Srila Bhaktisidhanta visitou vários lugares em Vraja

Mandala, e se sentindo muito inspirado cantou e discursou sobre Sri Hari,

nesta mesma ocasião concedeu a ordem e sannyasa a alguns de seus

brahmacaris discípulos,

Em 29 de novembro ele foi a Delhi onde encontrou-se com professores e lhes falou sobre a misericordia de Sri Caitanya, tambem realizou sankirtan na Gaudya Math de Delhi.

No mês de dezembro houve em Calcuta o quarto festival anual de Bhaktiranjana- este foi organizado pelo Raja Bhupendranarayana Singh, e nesta ocasião um discípulo de Srila Bhaktisidhanta publicou o Sri Caitanya Siksamrta na língua Telegu, e sob as instruções de Srila Saraswati Thakur tambem se publicou o Jaiva- Dharma em Inglês.

No início de janeiro de 1935, o Governador da Bengala, Sir John Anderson chegou em Mayapur para visitar o lugar do aparecimento de Sri Caitanya, ali ele ouviu sobre o culto vaisnava de Srila Bhaktisidhanta.



SRI VYASA PUJA EM PURI



O aniversario de Srila Bhaktisidhanta Saraswati em 1935 foi comemorado em Jaganatha Puri, nesta ocasião o Rei de Puri Gajapati Ramachandra Deva veio para o festival na Gaudya Math, nestes dias houve uma grande peregrinação ao redor de Sri Jaganatha Puri e palestras sobre os sastras.

Nesta data tambem em Mayapur foram feitos arranjos para o Festival de Sri Caitanya, e neste ano todo o Yoga-Pitha foi decorado com girlandas de luz elétrica,

Para a ocasião do festival de Gouranga o Governador de Tripura veio como convidado ele presidiu a cerimonia de abertura do novo Templo do Sri Yoga-Pitha,

Em 8 de abril de 1935, foi estabelecido a fundacao da Sri Gaudya Math.em Dacca, ali virtuosos habitantes aderiram a consciencia de krsna. neste mesmo mês se estabeleceu a adoração as deidade da Gaudya Math de Jaganath Puri,

Em Calcuta os devotos iniciaram um programa de palestras no radio, ali





Bhaktisidhanta Saraswati palestrava sobre o Bhagavatam. tambem se palestrava sobre Renuncia e Devoção e tambem como ter vida domestica com devoção.

No dia 18  de setembro houve a grande recepção aos devotos que regressaram da Europa, eles voltaram trazendo alguns novos devotos alemães, houve uma recepção na Gaudya Math de Calcuta, Srila Sridhar Maharaj e Abhay Caran( Srila Swami Maharaj) estavam presentes nesta

ocasião. 



No dia 8 de outubro de 1935, Srila Bhaktisidhanta foi a Radha Kunda, ali proferiu palestras sobre o Bhagavatam, Upanisads,e realizou a circumbulacao deSri Radha Kunda, tambem descorreu  sobre os tópicos de Astakala-lila,

Em 4 de novembro foi estabelecido a adoração as deidades no Sri Kunjabhihari Math,e tambem o Puspa Samadhi de Srila Bhaktivinod Thakur, nesta ocasião tambem houve um festival publico .tambem se estabeleceu a adoração as deidades da Gaudya Math de Gaya.



CELEBRAÇÃO DO QUINTO FESTIVAL DE BHAKTIRANJANA



No mês de novembro de 1935 inicio-se um programa de predica em Burna, dali todos foram para o quinto festival de Bhaktiranjan,muitas personalidades estavam presentes entre eles, o Raja de Tripura,

Em dezembro  realizou -se um encontro no Math de Patna, e um encontro com eruditos em Prayag.

Em 12 de fevereiro foi estabelecido a Daiva-Varnarasma Society, nesta mesma época celebrou-se o Sri Vyasa Puja em Londres, na Gaudya Mission Society.

Em março deste ano comemorou-se um festival de 100 dias em Puri, foram feitas varias palestras no templo de Sri Radha Govinda, se fez menção ao livro,Gita Govinda de Jayadeva Goswami, no dia 4 de maio no dia do aparecimento de Sri Nrsimha- Deva Srila Bhaktisidhanta conferiu a ordem de sannyasi para um de seus brahmacaris pregador.

No dia 10 de junho iniciou-se a construção do templo de Baliyati de Sri Gadai- Gouranga, e tambem as deidades de Sri Radha -Govinda, depois partiu-se para uma pregação na Universidade de Dacca, os devotos alemães recém chegados foram participar destes eventos,



PARTIDA DE SRILA BHAKTISIDHANTA



No dia 1 de janeiro de 1937,as 5.30 da manha  após 62 anos e dez meses, o protetor da Sri Brahma- Madva- Gaudya Vaisnava Sampradaya, o nono na





sucessão de Sri Caitanya, o presidente da Visva- Raja Vaisnava Sabha, o brilhante diretor da Sri Vrajadhama pracarini, e Navadwip Dhama pracarini, o fundador da Sri Gaudya Math e centros por todo o mundo,terminou seus passatempos manifestos e entrou nos eternos lilas de Sri Sri Gandharvika- Giridhari.

Seus servidores sinceros caíram num oceano de separação, seus amados amigos  e, discípulos caíram a seus pés de lotus em profunda lamentação, e com um grande Kirtana adoraram os pés de lotus de Sri Gurudeva.

Sob a direção de vários discípulos seniors, o corpo de Srila Bhaktisidhanta

foi preparado para as honras e cerimonial Gaudya Vaisnava, em seu quarto pouco antes de deixar esse mundo ele deu instruções de como seus seguidores deveriam propagar o Gaudya Vaisnavismo, ele reconhecia que todos eles eram almas elevadas que lhe foram enviada por Sri Caitanya

para a distribuição dos nomes do senhor,ele pediu a seu discípulo B.R. Sridhar Maharaj para que cantasse a canção dos Gaudyas Vaisnavas Sri Rupa Manjaripada, canção esta que descreve as glorias da Sri Rupa Sampradaya, para muitos ali isso indicava que de uma maneira mística ele transmitia a guarda e proteção dos ensinamentos da escola de Srila Rupa Goswami.

Após seu desaparecimento seu corpo foi decorado com  as vestes de um sannyasi- acarya, adorado com incenso, flores e pasta de sandalo e as 10 horas da manha seu corpo foi levado em procissão para um darsana com as deidades da Sri Saraswata Auditory Hall, ali foi adorado com aratik, flores, bhogaraj,e demais regras de adoração.

Assim que souberam do ocorrido varias pessoas de toda India se convergiam para as honras e despedida do famoso e devotado servo de Sri Caitanyadeva, as pessoas vinham e prestavam seus respeitos com grande lamento, e todos oravam por suas benções.

As 11.30 da manha, os devotos se dirigiram a Sridhama Mayapur com um grande kirtana, eles foram a estação Sealdah, preparo-se um belo palaquin onde o corpo de Srila Saraswati estava decorado com girlandas e tecidos de seda coloridos.

A grande procissão passou por vários lugares, e no caminho pessoas piedosas prestavam suas homenagens as pés do acarya, mais de 200 pessoas acompanhavam o cortejo que passava por diferentes Maths .

 As 2.30 se pegou um trem para Krsnanagar, as 4 horas da tarde varias pessoas já esperavam em Krsnanagar para expressar seus respeitos aos pés de lotus para o Grande Leão da Bengal, titulo este que Srila Bhaktisidhanta tinha ganho por causa de sua forte pregação as massas.

Em Krsnanagar seu corpo foi colocado em um carro a motor e saiu em parikrama por vários lugares sagrados, ali visitou o templo da Gaudya







Math onde os vaisnävas executaram kirtana com “Jaya Prabhupada

Após isso seu corpo saiu por diferentes lugares sagrados onde era recebido com um grande sankirtana,ali os devotos caiam prostrados em adoração por Sri Gurudeva, devotos de Calcuta, Mayapur, Navadwip, todos reunidos passando por Sri Yogapitha, Srivasanagana,e Adwaita Bhavan, todos em kirtana com o Maha mantra Hare Krsna e Jaya, Jaya.

As 8 horas da noite se chegou a Sri Bhaktivijaya que não é diferente de Sri Govardhana , poucos dias antes de sua partida Srila Bhaktisidhanta estava

sempre cantando as glorias de Sri Govardhana, dias antes tambem foi até o Samadhi de seu Gurudeva Srila Goura Kisore Das Babaji e ali cantou Ye anilo premadhana” em grande sentimento de separação..

O corpo de Srila Bhaktisidhanta chegou até o Natya Mandir, ali um grande kirtana foi executado, o som de Hare Krsna  tomou todas as direções, , ali

se executou aratik e oferendas de flores a seus pés de lotus, e seu corpo

foi colocado em seu Samadhi,no Sri Caitanya Math.

Ali todos seus seguidores, sannyasis, vanaprathas, brahmacaris e chefes de familia, todos ofereceram seus respeitos aos pés de lotus de Srila Bhaktisidhanta, ali foram executadas todos os rituais conforme as instruções de Srila Gopala Batta Goswami em seu livro Samskara Dipika

após isso todos os devotos ofereceram preces e glorificação de mãos postas.

Um grupo de kirtana executou canto  de vários bhajanas devocionais como Sri Rupa Manjaripada,Yasomatinandana e outros, os vaisnavas não se continham e seus olhos estavam molhados pela dor da separacao.O Samadhi foi decorado com muitas girlandas e se estabeleceu arbustos de tulasi nos quatro lados do Samadhi. tambem se realizou um sacrifício de fogo, oferecimento de bhoga e aratik, tambem se leu os poemas escritos por Srila Bhaktisidhanta sobre o desaparecimento de Srila Haridas Thakur.

Após alguns anos seus devotos construíram um belo Samadhi para Srila Bhaktisidhanta, onde até os presentes dias tem se realizado adoração continua.por seus seguidores sinceros.



CONTINUIDADE DO SRI GAUDYA VAISNAVISMO



Após a partida de Srila Saraswati Thakur, seus devotos sannyasis continuaram com as atividades missionarias, devo lembrar aqui que no ano de 1919  ano em  que Srila Sridhar Maharaj ( 1895- 1988) encontrou-se com Sri Bhaktisidhanta pela primeira vez, após 3 anos ele aceitou a ordem de sannyasa,e foi pregar em diferentes partes da India, ele foi o presidente do templo da Gaudya Math de Madras, tambem ajudou com artigos devocionais para as varias revistas e publicações da missao.Srila Sridhar







Maharaj em 1941 estabeleceu seu Math o Sri Caitanya Saraswati Math- em

Sri Navadwip-dhama, nesta época não só ele mas quase todos os elevados devotos de Sri Bhaktisidhanta iniciaram seus programas de predica e o trabalho da Sri Gaudya Math original ficou com Sri Bhakti Vilas Thirta Maharaj,  ( atualmente representado por Srila Sraman Maharaj )  a união de todos esses valorosos devotos se manifestou-se com a Visva Raja Vaisnava Sabha- ou a grande Assembléia dos Devotos Puros.

Tambem no ano de 1922, em Allahabad, Srila Bhaktivedanta Swami Maharaj ( 1896- 1977),recebeu a conexão com  Srila Bhaktisidhanta, mais tarde em

1964, esse iniciaria seu movimento de pregação mundial, trazendo assim os ensinamentos da sagrada sucessão discipular aos povos Ocidentais. Seu movimento estabeleceu centros em todo o mundo dando facilidades para  que muitas almas sinceras se aproximassem do servico devocional e dos santos nomes do Senhor

Nos dias atuais o Gaudya Vaisnavismo encontra-se estabelecido em todo o mundo, vários centros e ashram de diferentes missões estao fazendo o trabalho de alivio, diferentes acharyas tem dedicado seu tempo e energia para continuar com a companha de Srila Saraswati Thakur de inundar o mundo todo com o culto do amor divino, entre eles destaco aqui o mais  

misericordioso e adorável ,Srila Bhakti Sundar Govinda Deva Goswami Maharaj, acarya do Sri Caitanya Saraswati Math. ele é o sucessor- acharya de Srila Sridhar Maharaj, atualmente vivendo no sagrado Apadha bihangam path( lugar onde Jagai e Madhai foram perdoados) em Navadwip-Dhama, ele representa a bandeira do movimento de sankirtana de Sri Caitanya deva e a clara linha da devoção de Srila Rupa Goswami.

Hoje o Sri Caitanya Saraswati Math conta com mais de 40 centros por todo o mundo, muitos livros tem sido publicados e distribuídos paras  as pessoas em geral, nosso Acaryadeva Srila Govinda Maharaj realizou 6 viagens internacionais de predica, em 1994 ele bondosamente veio ao Brasil para visitar seus amigos e seguidores, permanecendo aqui por 1o dias ele falou sobre a importância do cultivo da vida espiritual conforme propagada por Srila Bhaktisidhanta, Srila Thakur Bhaktivinoda e os acharyas de nossa escola devocional.

Aqui terminamos esse pequeno trabalho literário onde se descreve as glorias de nosso guardião divino Sua Divina Graça Srila Bhaktisidhanta Saraswati Thakur, um dos mais revolucionário  acharyas, foi por seus

esforços e inteligência que o Gaudya Vaisnavismo passou a ser respeitado por toda a India, pessoas de todos os níveis e status sociais passaram a respeitar e  ter os ensinamentos de Sri Caitanya.

Suas gráficas produziam grande quantidades de livros sobre a devoção pura, seus pregadores eram treinados nas concepções concebiveis e nas





inconcebíveis do Sidhanta sastricos,

Oramos que este venha somar na lista dos escritos devocionais que estabelecem a suprema adoração ao devoto imaculado do Senhor( bhaktya pujya)

Ainda que não sejam apresentadas de uma maneira muito ordenada, com alguns pequenos erros gramaticais, ou mesmo uma simples publicacao artesanal, oramos que ainda assim as descrições da vida de um Mahabahgavata possa trazer alguma mudança nas vidas daqueles que agora padecem dos sofrimentos causados pelas atividades materialistas,

devemos entender que  a adoração aos pés de lotus de Sri Guru é a chave que nos dará entrada nos domínios da devoção pura ao Senhor Supremo Sri krsna Caitanya e o eterno casal Sri Sri Radha Govinda.

Agradecemos a todos nossos amigos e irmãos  que muito contribuíram para que esse livreto se manifesta-se, em especial a Prabhu Adi-Yajna,que cedeu o livro original em Ingles,  Phanibhusan Prabhu por ajudar na tradução e computador, Sri Krsna Mitra Prabhu por digitar o texto e a muitos outros pelo apoio espiritual.Nao poderia deixar de aqui glorificar meu querido e divino mestre Srila Govinda Maharaj que muito tem me incentivado a praticar os ensinamentos de Srila Bhaktisidhanta, Srila Rupa Goswami e Sri Caitanyadeva.

Aos meus bons amigos que agora propagam as glorias dos santos nomes em varias partes do mundo, que não medem esforços nem meios para levar essa mensagem aos mais recônditos lugares, aliviando assim os corações das almas que mergulham aflitas neste oceano de nascimentos e mortes.

Agora a grande bandeira de Bhakti esta astreada em todas as direções, devemos buscar inspiração através dos ensinamentos de nossos mestres, nossos bons amigos e com o auxilio deles e das escrituras marcharmos em direção do bem máximo, Srila Bhaktisidhanta desejava uma revolução para tornar a todos conscientes de krsna, ele não mediu esforços nem inteligência para isso, como seus seguidores temos o dever de continua com essa proposta. Srila Saraswati foi a personificação de Yukta-vairagya, ele habilidosamente nos insinou atraves de seu exemplo pessoal

Srila Swami Maharaj Prabhupada o pioneiro ao introduzir o culto de Sri Caitanya no Ocidente tambem exemplificou muito bem esse conceito de verdadeira renuncia em consciencia de Krsna, muitos exemplo vamos ver no Gaudya Vaisnavismo de Srila Rupa Goswami e seus seguidores.

As pessoas que desejarem receber mais informações sobre os assuntos aqui apresentados podem entrar em contado com nossos centros citados no final deste.

Tambem dispomos de outros trabalhos literários para o deleite  dos buscadores sinceros



Que esta seja uma oferenda aos pés de lotus de todos os vaisnavas.