Veda significa
conhecimento
No estado condicionado nosso conhecimento está sujeito a
muitas deficiências.
O primeiro defeito da alma condicionada é que ela não pode deixar de
cometer erros. O segundo defeito:tem a tendência a cair em ilusão. Ou
seja aceitar aquilo que não é. Isso é maya. Terceiro defeito é a propensão para
enganar. E por último a alma condicionada tem sentidos imperfeitos. Por isso
não podemos dar conhecimento perfeito a ninguém e por isso aceitamos os vedas
como eles são. Nossa identificação real é o varnasrama, ou seja, os seguidores
dos vedas que aceitam a sociedade humana em oito divisões de varna e asrama.
· 4 varnas (aspecto social) e 4 asrama
(aspecto espiritual)
Varnas – sudra, vaisya, ksatrya e brahmana
Asrama – brahmacary, grihasta, varnaprasta e sannyasi
Os vedas não são compilações do conhecimento humano, o conhecimento védico vem do mundo
espiritual. Outro nome para os vedas é Sruti. Sruti refere-se ao
conhecimento adquirido através da
audição, não é conhecimento experimental. Além do sruti há um outro tipo de
conhecimento – smrtis, ou seja, conhecimento
que é relembrado. Ex. o Baghavad-gita é smrtis.
Os brahmanas ortodoxos dão muito valor ao srutis e não aos
smrits. Os vedas são considerados como a mãe, pois a mãe pode revelar o
conhecimento. Se você não conhece seu pai a mãe é a única que pode revelar quem
ele é.
Upanishads significa “que se aprende
ao pés do mestre”
Há três tipos de evidências – pratyaksa, anumána e shabda.
A evidência direta é ruim pois nossos sentidos não são perfeitos. Ex. os
planetas tem um movimento sobre seu proprio eixo que produz um som ultrassônico
muito forte porém nos não podemos escutar. Nossos sentidos são muitos
imperfeitos. Adquirir conhecimento através de pratyaksa é muito difícil. A criança aprende assim, através de seus
sentidos. Mas isso é muito imperfeito porque nossos sentidos são imperfeitos.
O conhecimento indutivo – anumana
– são hipóteses: “pode ser assim”. Mas isso não é ciência, é uma sugestão. Mas
isso não é perfeito. Ex. Darwim e a teoria de que a Terra não redonda, esse
conhecimento é muito falho.
Shabda pramana, brahman ou sruti, é o conhecimento
que vem através do som. Que possibilita chegarmos até a verdade. Deve-se ler e
escutar aulas sobre conhecimento vedico. Escutar de fonte fidedgna e atitude de
serviço e com muita atenção. Mas também estudar significa fazer com atitude de
serviço, ou seja, deve ser na guia de um vaisnava.
· Classes de transcentalistas – mayavadi,
são liderados por Sankaracarya. E há outra classe formada por vaisnavas como
Rámánujacarya, Madvacarya, Vsnuswami.
Tanto para a Sankara Sampradaya como a Vaisnava Sampradaya – Buda veio com propósito de
pregar ahimsa (não violência) e veracidade. Mas o conhecimento de Buda quebrou
com os vedas.
Depois veio Sankacarya (uma
encarnação de Shiva) para “superar” o budismo pregando o impersonalismo: “tudo
é bramahan”. Não existiria difernça entre a energia e o Sr. Krishna. Tudo é uma
coisa só. Não tem forma. O budismo não, ele prega o niilismo. Tudo é ilusão.
Tudo é nada. Sankacarya acredita no Sr. Krishna, mas que ele não tem forma.
Acreditam que quando ele vem ele fica iludido por Maya.
São as quatro sampradaya (linhas espirituais dedicadas ao
transcendentalismo) o que nos determina o que nos identifica.
Os vedas autorizam o abate de animais, em certas situações
para somente ajudar a reduzir a necessidade de consumo de carne.
Sankaracarya era muito forte. Ele
desafiava os brahmanas. Sankaracarya é impersonalista porém ele acredita no
aspecto Brahman de. Krishna. A diferença é que o budismo prega a dissolução da
mente (o nirvana). Para sankaracarya
tudo culmina no espirito. Tudo é um só espirito.
O cristianismo culmina no brahman – será perdoado todos os
pecados menos o que você comete contra o espirito santo. É como o brahman. Não
te dão uma forma de Deus. Qual a forma que você tem que adorar? O cristianismo
não apresenta uma forma de Deus para adorar. Por isso o cristianismo culmina no
Brahman também.
Os cristão influenciaram muito o
impersonalismo na Índia. Porém os cristão adoram muito a Jesus. A cruz é uma
forma. O judaismo a parede é branca (não tem forma). A adoração das imagens do
cristão é algo que aproxima da adoração da Deidade. Como as manifestações de
Nossa Senhora. Cada uma com passatempo diferente.
Um cristão honesto não come carne. Ele
segue o mandamento não matarás. Um cristão honesto não come carne. Então por
isso, um cristão que come carne não chega a um Vaikunta (planeta espiritual, um
paraiso). Quando adoram a Jesus cristo não estão adorando a Deus, estão
adorando ao filho d’Ele.
Jesus dizia: “o que adianta você conquistar todo o mundo se você
perde sua própria alma?”