O Manual de Liderança, idealizado por BV. Mangala Swami, apresenta de uma maneira clara e sincera como podemos sempre representar nosso Mestre Espiritual em todas as situações. Também nos mostra como SEMPRE participar da Harmonia. É uma oferenda aos Vaisnavas!
“A pregação é a essência,
a pureza é a força,
os livros são a base,
e a utilidade é o princípio”
Srila Prabhupada
“A pregação é a essência,
a pureza é a força,
os livros são a base,
e a utilidade é o princípio”
Srila Prabhupada
Índice
Introdução
....................................................................................................
4
Cap. 1 - O que Gurudeva espera
de um devoto que almeja ser
rendido? ........ 9
Cap. 2 - 3 Etapas do
Sankirtan ....................................................................
15
Cap. 3 - Qualidades do
líder espiritual ......................................................... 16
Cap. 4 - Focalizador ou
líder é um Dasa (Servo) .......................................... 30
Cap.
5 - 7 serviços para agradecer e ser feliz...................................................
33
Cap.
6 - 4 áreas de serviço, 13 focalizadores e 11 líderes de Vaishnava Seva ... 52
Cap. 7 - Funções
detalhadas do Presidente e Comandante ............................ 59
Cap.
8 - Etiqueta Vaishnava .........................................................................
64
Introdução
Primeiramente ofereço minhas respeitosas reverências ao
meu querido Srila Guru Maharaj e a todos meu Siksas Gurus, especialmente a
Srila Atulananda Acarya. Também ofereço minhas reverências a todos os
vaishnavas. E reverencio a nossa misericordiosa deidade Sri Sri Mahaprabhu Gandharvika
Giridhari a quem oro para que derramem muitas bênçãos em todos vocês.
Este humilde Manual
de Liderança – Aprendendo a Servir Melhor é uma tentativa de oferenda a Sri
Guru e vaishnavas. Peço-lhes perdão por todas as falhas que naturalmente
encontrarão, já que sou completamente caído e desqualificado.
Considero este manual uma compilação simples de apenas
algumas das palavras que nossos
Gurus falaram sobre liderança e administração de templos.
Tomei o atrevimento de escrever este manual já que
precisava animar meus irmãos espirituais a seguirem assumindo o sacrifício de
administrar e manter os templos do Brasil para poder expandir as glórias de Sri
Sri Guru Gouranga.
Este manual também surgiu espontaneamente, já que em
diversas situações alguns devotos iniciantes me perguntavam: “Como posso ser
mais rendido? O que o Guru quer de mim? O que significa ser presidente de
templo? Como ser comandante? Em que consiste ser um líder? Como animar aos
devotos a realizarem seus serviços? Como ensinar etiqueta vaishnava? Como
podemos organizar tanta diversidade de projetos aos mesmo tempo?” Então,
resolvi responder aos devotos orando a Gurudeva para me inspirar, e enquanto
isso escrevia tudo o que falava. Desta maneira, cada pergunta fez nascer
respectivamente cada capítulo deste manual.
Nosso Guru Maharaj disse que a administração é um serviço
muito elevado, já que é o serviço de Srimati Radharani. É muito delicado, pois
consiste em administrar santos, sendo que as almas rendidas a Krishna são
sadhus, santas.
Srila Bhaktisidhanta Sarasvati explica que a forma de
obter felicidade eterna é servindo a Krishna através do movimento de Sankirtan,
ele disse: “As pessoas que desejam felicidade eterna, após se salvarem da
existência material, devem praticar Krishna-nama-sankirtana (canto
congregacional dos Santos Nomes de Krishna) incessantemente. Dessa forma, o
devoto, além de se ver como servo de Sri Nama (o Santo Nome), entende que cada
entidade viva no universo destina-se a proporcionar alegria a Krishna e cada
objeto para ser usado no serviço a Ele.”
Srila Bhaktisidhanta também explica que discípulo
verdadeiro é aquele que é rendido por inteiro aos pés de lótus de Sri Gurudeva.
Este discípulo verdadeiro vê que tudo neste mundo é instrumento para servir a
Sri Guru, ou seja, vê o Guru em tudo. Assim, ele tem guru darshana (acesso ao
Guru) que significa encarar tudo como superior a si mesmo e destinado ao
serviço a Sri Krishna. Também explica: “Pela graça de Bhagavam obteremos um
Guru, e pela misericórdia do Guru podemos alcançar Bhagavam.” Concluindo, nossa
máxima fortuna é poder servir a Sri Sri Guru Gouranga através do movimento de
Sankirtan.
No movimento de Sankirtan podemos ver que alguns devotos
se inclinam a praticar bhajan (adoração a Krishna) cantando constantemente os
Santos Nomes em uma prática mais introspectiva, esta é uma inclinação ao humor bhajananandi e outros devotos se
inclinam ao humor gosti anandi
(sentem felicidade em pregar as glórias de Sri Hari) e nossos Gurus têm nos
ensinado a viver em harmonia, em união na diversidade.
A explicação mais linda que já escutei foi de Srila
Atulananda Acarya quando explicou que os devotos puros pensam da seguinte
maneira: “O bhajananandi pensa: ‘Eu
só canto os Santos Nomes, quando poderei ter a bênção de pregar mais?’ enquanto
isso o ghosti ananda pensa: ‘Eu estou
tão atarefado com os afazeres de pregação, quando terei tempo para cantar mais
japas e ter um sadhana (disciplina
espiritual) mais estrito?’”
Um exemplo desta humildade foi Srila Prabhupada pois
quando lhes perguntavam: “O Senhor é certamente o melhor dos devotos?” ele
respondia: “Não, eu não me considero o melhor devoto. Sou o mais caído. O
melhor devoto não vê necessidade de pregar uma vez que, para ele, todos são
devotos. Semelhante devoto se chama uttana
adhikari (devoto de primeira classe). Enquanto que eu, estou pregando
todavia, como posso dizer que sou o melhor devoto?”
Assim, os Acaryas
nos ensinam com seu próprio exemplo a atitude humilde característica de um devoto
puro. Inclusive Srila Sridhar Maharaj explica que se sentir o mais caído é a
qualificação para cantar os Santos Nomes e atrair a misericórdia de Krishna.
Por isso, nossos Gurudevas insistem constantemente para sermos apreciativos e
amorosos. Sempre que Srila Gurudeva atende alguém que manifesta se sentir mal e
desanimado, ele lhe pergunta: “Está seguindo a receita? Está tomando os
remédios? Está cantando japas? Está ouvindo Hari Katha? Está acordando cedo
para ir ao Mangal Arati? Está fazendo serviço?”
Todas estas interrogativas movem o raciocínio destes
devotos a se auto-analisarem, dando-se conta que todo o seu desânimo e
mal-estar deve-se ao fato de não seguir a prescrição médica, ou seja, não
praticar diariamente todos os pontos de serviço devocional indicados pelo Guru.
Inclusive Gurudeva nos explica de uma maneira muito didática nos dizendo que
devemos nos alimentar com um sanduíche espiritual que se constitui de um pedaço
de pão na base, que seria o programa espiritual matutino com os seguintes
ingredientes: observar o Arati de
adoração à deidade, cantar japa e ouvir Hari Katha. Logo, vem o recheio que
consiste nos serviços que o Guru indicou e, finalmente, a outra metade do pão
que seria o programa espiritual noturno com os mesmo ingredientes do pão da
base.
Espero que este humilde manual pelo menos lhes animem no
serviço a Sri Sri Guru Gouranga. Suplicando por suas bênçãos para me manter
servindo a Guru e vaishnavas.
Dasanudasa Mangal Swami
São Paulo, outubro de 2012
Capítulo 1
O que Guru Maharaj espera
de
um devoto que almeja ser
rendido?
Cometo
a ousadia de escrever o que Guru Maharaj quer de um devoto, já que um irmão
espiritual me perguntou o que eu espero dele. Então, eu pensei: “Eu nã o sou ninguém, não tenho posição, mas sou propriedade de meu
Guru, e ele me pediu que fizesse o serviço de presidente de templo, que
consiste em representar o Guru, mesmo com minhas incapacidades e defeitos”,
então, quando me perguntam o que eu quero deles, devo pensar o que Gurudeva e
Krishna querem deles. Isso me obriga a depender de Krishna meditando, orando e
lembrando as instruções de Gurudeva para assim encontrar a resposta.
Quando um bhakta sincero tem a necessidade de receber orientação de como
agradar ao Guru e a Krishna, e pergunta humildemente ao líder, que simultaneamente
ora por ser um instrumento sincero do amor de Krishna para poder servir, então
Krishna se satisfaz com esta atitude humilde dos dois, e lhes inspira a falar e
ouvir com fé para que possam ver claramente o que Krishna e o Guru querem. Como diz Srila Sridar Maharaj: “O
negativo (devoto sentindo-se caído, desqualificado e necessitado) atrai o
positivo (Krishna, a bela realidade que resolve todos os problemas com sua doce
harmonia).”
Estas idéias foram baseadas naquelas palavras que tenho escutado da
própria boca dos Gurudevas. Por exemplo, eu perguntei: “Guru Maharaj, o que o
senhor quer dos devotos do Brasil Yatra?”, e ele respondeu: “Que todos se
tornem devotos puros.” Com certeza Guru Maharaj quer muitas e muitas coisas
mais para servir Krishna, mas aqui nos reservamos a compartilhar aquilo que
entendemos como a essência e prioridade.
Por favor desculpem as falhas. Essa é uma defeituosa e pequena tentativa
de serviço.
É
imprescindível saber o que Guru Maharaj almeja:
1. Que nos tornemos devotos puros;
Ou seja, que vivamos
exclusivamente dedicados a dar prazer a Sri Sri Guru Gouranga, esquecendo-nos
de todos os desejos egoístas. Pode ser um projeto difícil e que requer muita
paciência, pois é um projeto a longo prazo. No entanto, é importantíssimo ter
clara a meta na vida, pois se não temos um norte, não temos direção, e se não
tivermos direção, ficamos expostos a nos desviar facilmente pelo mundo da
enganação e exploração. Portanto, ter clara a meta nos faz focar a energia em
caminhar exclusivamente para a direção certa, conseguindo assim um avanço
rápido e eficaz.
2. Qualidade com quantidade;
O que Guru Maharaj mais quer é
que possamos nos qualificar como devotos puros, ou seja, visar qualidade
(pureza), pois melhor que a quantidade é a qualidade. No entanto, melhor que só
qualidade é qualidade com quantidade. Quantidade é fazer Sankirtan, ou seja,
nos dedicar a servir o Senhor Caitanya pregando as glórias dos Santos Nomes com
o intuito de que todo mundo se una e se beneficie com essa misericórdia. Pois
Sankirtan vem da palavra Samyak que
significa “todos”, no contexto significa: “que todos façam kirtan” (canto de glorificação
dos nomes de Deus).
Esse é o desejo de Sri
Caitanya e agora Guru Maharaj quer satisfazer este desejo nos ensinando a
pregar de coração e com uma visão ampla, vendo que cada pessoa precisa se
ocupar num tipo especifico de serviço segundo seu estado de consciência e
apegos. Srila Sridhar Maharaj diz que a natureza do amor é a distribuição, por
isso a qualidade (tentar nos tornar devotos puros amorosos) nos leva a
quantidade (serviço de expandir e distribuir esse amor, como um ato de
agradecimento). Guru Maharaj disse uma vez que seu plano mestre é que todas as
almas possam servir a Krishna. Portanto, qualidade (amor-pureza) e quantidade
(pregação-expansão) são fundamentais para realizar o desejo de nosso Guru
Parampara (sucessão discipular). Causar uma inundação de amor no mundo todo.
3. Tornar-nos Siksha Gurus;
Uma vez Guru Maharaj disse que
fez a Missão Vrinda com o intuito de satisfazer a Srila Prabhupada em seu
desejo que todos os seus discípulos se tornassem Gurus.
Se pregarmos para satisfazer o desejo de Guru Maharaj de qualidade e quantidade,
então aparecerão mais devotos, e surgirá a necessidade de capacitá-los e
treiná-los no sadhana bhakti (serviço devocional) e Guru seva (serviço ao
Guru). Assim nos preocuparemos de que todos avancem em seu mundo interno e que simultaneamente
se ocupem em Guru Seva que ajude a expandir a missão de Mahaprabhu, ou seja,
exercer a função de um conselheiro espiritual e organizador de serviço
devocional, um pregador que cuida afetuosamente dos devotos e visitantes.
Para isso, deve-se meditar em Gurudeva,
quem é o representante de Srimati Radharani, “Asraya Tattva”, o Refúgio Verdadeiro.
Em relação ao pedido de se tornar Guru, Sri Caitanya Mahaprabhu revelou: “Instrua
todos a seguir as ordens do Senhor Krishna no Bhagavad Gita e no Srimad
Bhagavatam. Dessa maneira, torne-se um mestre espiritual e tente liberar todos
na Terra.”
4. Representar o coração do Guru;
Para ser um verdadeiro Siksha Guru,
deve-se ser completamente rendido ao Guru, para isso devemos meditar e orar
pedindo para entender qual é a vontade de nosso Guru, o que ele quer de nós? O
que ele tem no seu coração? Independentemente da vontade que o Guru tiver no
coração, todas essas vontades são uma diversificação de um só sentimento: o
amor.
Ou seja, o que Guru Maharaj tem no coração é só amor puro, e quem quiser
ser um representante deste amor deve ser fielmente amoroso, Srila Prabhupada
diz que ser amoroso é pregar, então devemos nos dedicar a entregar a sabedoria
do divya jñana (conhecimento divino
sobre a devoção) ensinado por Gurudeva, para isso deve-se estar ansioso por ler
os últimos chats (chatgurumaharaj.blogspot.com) e ouvir as últimas conferências
para assim estar completamente consciente do desejo de Guru Maharaj. Além de ler todos os seus livros e
ouvir a maior quantidade de aulas em mp3 possíveis. Tudo isto permitirá ao discípulo
representar com maior fidelidade o coração e a vontade do Guru.
5. Ser Kamikazes;
Srila Sridhar Maharaj usa este termo japonês para descrever um devoto
rendido, disposto a qualquer coisa para servir seu ideal. Então, a melhor forma
de cuidar dos demais é ser rendido, renunciado, abnegado. Renunciar as coisas
que gostamos para assim agradar a Krishna. E se há algum devoto com a real necessidade de fazer algumas
coisas que ele gosta, pode-se permitir para que se inspire - assim, este tipo de líder estará disposto
a ser um “tapa buracos”, com boa atitude de serviço para fazer qualquer
coisa.
Compreendendo que o serviço
mais importante é o serviço mais necessário, e sua felicidade se torna a
felicidade dos demais, se torna um kamikaze disposto a fazer qualquer coisa com
intuito de cuidar da missão do seu Guru, zelando para que todos se sintam feliz
servindo. E ao mesmo tempo se preocupa de que realizem todos os serviços
necessários para que exista uma atmosfera no templo de dinamismo e entusiasmo
contagiante, que nos faça lembrar a energia intensa de amor e serviço de nosso
Guru.
Resultado disso será ver todos
os devotos felizes e isso chamará a atenção dos visitantes que dirão: “Por que
eles estão tão felizes?” Talvez não saberão a resposta, mas sentirão vontade de
serem parte desse grupo feliz, para assim sentirem essa felicidade, então se
expandirá a Consciência de Krishna e a família crescerá através do encanto e a
inspiração espiritual. Todos ficarão felizes, Krishna, vaishnavas e almas
caídas, e se isto for pouco, o Senhor Nityananda te dará sua comissão.
Então, estas são as cinco
coisas que Guru Maharaj deseja:
1 - Que nos tornemos devotos
puros;
2 - Qualidade com quantidade,
pureza com pregação;
3 - Que nos tornemos Siksha
Gurus;
4 - Ser representantes do coração
do Guru;
5 - Ser Kamikazes rendidos.
Capítulo 2
3 Etapas do Sankirtan
Guru Maharaj disse: “Quero que a missão Vrinda no Brasil cresça, e só vai
crescer com mais Sankirtan.” Guru Maharaj explicou também 3 etapas no
Sankirtan, desta maneira, todo devoto que desejar ser um sankirtaneiro completo
deve aprender a servir nestas 3 etapas:
1. Pregar e convidar pessoas para irem
ao templo, seja na rua ou em qualquer lugar, ou por meios de comunicação -
inclusive a internet para expor a Consciência de Krishna àqueles que não
conhecem. Guru Maharaj diz: “Atuem de uma maneira tal que as pessoas queiram
ler os livros e queiram nos visitar.” Por isso Ele recomenda Sankirtan
personalizado.
2. Recepcionar muito bem os convidados,
encantando-os, como diz Guru Maharaj: “Que sintam que estão recebendo muita
atenção desde o momento que chegam até quando saem, de tal maneira que queiram
voltar muito rápido, e inclusive às
vezes nem vão querer ir embora.”
3. Formar e treinar os bhaktas lhes
ensinando etiqueta, filosofia e importância de ter um serviço responsável. Para
isso se recomenda ter constantemente cursos como por exemplo “escola iniciática”
e ter devotos responsáveis por dar uma atenção especial aos bhaktas.
Capítulo 3
Qualidades
de um líder espiritual
Desculpem as falhas e o meu atrevimento em falar de um tópico tão
elevado, pois isso nasceu de uma conversa com um devoto que me perguntava como
ele podia executar a função de líder, então peguei o computador e comecei a
escrever enquanto falava com o intuito de que ele não esquecesse e tivesse esta
ajuda da memória que agora quero compartilhar com vocês na intenção de servi-los
com esta insignificante inspiração.
1. Amoroso
2. Serviçal
3. Saranagata –
Rendido
4. Motor
5. Paternal
6. Inteligente
1.
Amoroso
Não existe uma chave dentro da lógica material de como liderar bem espiritualmente, já que a
liderança espiritual requer estar pendente
a cada instante, de cada momento único. Esta circunstância de contínua preocupação é criada por
Krishna de propósito para que o líder
se esforce para depender sempre de Krishna, pedindo Seu refúgio
para receber a iluminação
descendente de como se deve agir, atuar e falar em cada circunstância diferente. Com certeza o Guru atuaria com amor, tudo que faz o Guru é
um ato de amor, essa é a chave espiritual
para ter sucesso na liderança espiritual. E o que é atuar com amor? É dar aos
demais o que é mais benéfico, a conexão com Krishna, Consciência de Krishna.
E como as pessoas vão se conectar? As pessoas vão se conectar quando o devoto se esforçar e se sacrificar,
se esquecendo de si e se colocando
na posição do próximo, compreendendo suas dificuldades, capacidades e vontades
para assim entender qual é a dose, linguagem e maneira mais apropriada de
transmitir a Consciência de Krishna. Este é o princípio do porquê os devotos
atuam em cada momento de forma diferente, criando uma situação incompreensível
aos olhos superficiais.
Krishna dá independência de como atuar àquele que é dependente dEle. Se
Krishna se move como um zig-zag e o devoto rendido a Krishna quer satisfazer a vontade de Krishna, então
o movimento do devoto seguiria esse zig-zag. Podemos ver esse zig-zag muitas
vezes na amorosa flexibilidade que
tem uma mãe com seu filho, o filho erra e mãe tolera e compreende a debilidade
de seu filho, e aprecia incondicionalmente, mesmo sendo o pior dos criminosos. Ao mesmo tempo, essa mãe
sempre tem a paciência e determinação de insistir em querer educar seu filho
para que se recapacite e seja uma boa pessoa, então o amor faz que a pessoa tenha
sempre esperança de que o ser amado mude e se torne uma melhor pessoa. Portanto, para ser amoroso devemos ser
flexíveis e ao mesmo tempo pacientes insistindo em que as pessoas mudem,
corrigindo-as com inspiradoras instruções.
Conclusão: o líder
amoroso inspira e corrige, em outras palavras, o líder atua com justiça e amor,
por isso ele instrui com argumentos lógicos e compreensíveis, e ao mesmo tempo
sempre mostra afeto, até na circunstância mais grave devemos mostrar que por
trás de tudo está o afeto, o carinho, o amor. Nossos Gurus sempre enfatizam
dois pontos que eles querem para sua Missão Vrinda: a pregação e bons
relacionamentos, estas duas práticas são duas formas de amar e esse amor só se
consegue só através da misericórdia de Krishna, e para atrair essa misericórdia
se precisa executar serviço devocional em Vaidhi-Bhakti, práticas de disciplinas
espirituais, como acordar cedo, cantar os santos nomes, estudar a filosofia e execução de serviços
relacionados com a pregação.
2. Servicial
Servicial - Liderar para servir melhor é a meta
do praticante sincero. Quem está disposto a servir a todos os demais é o líder.
O líder deve ganhar uma autoridade natural, através de um comportamento
exemplar, de dedicação intensa ao serviço dos demais. Como explica Guru Maharaj,
o conceito de “vip” (very important person), se analisarmos quem é alguém
importante para nós, vamos concluir que é aquele que nos fez algum serviço,
aquele que te entregou algo, e se não fizermos nada por ninguém, não seremos
importantes para ninguém, desta maneira, o líder é líder porque é uma pessoa
importante para os demais, e ela se torna importante porque se dedica a servir
amorosamente aos demais.
3. Rendido
Como se explicou antes, o devoto rendido é aquele
que está sempre pendente da caprichosa vontade de Krishna, esta é a forma dele
se mostrar sempre dependente de Krishna, rendido a Krishna. Esta dependência é
o que faz um líder ser líder, tomar decisões, ou seja, ter um campo de
independência externa que na realidade é a execução da inspiração divina que
vem da exclusiva dependência de Krishna. Assim, chegamos a este paradoxo: a
independência na dependência. Como isto é aplicado em nosso dia-a-dia? Através
do trabalho de nos tornarmos cada vez mais dependentes do Guru que está presente
através de seu representante, no caso o sannyasi, presidente de templo ou
devoto maior caracterizado por sua sinceridade, sabedoria, rendição e intensa
dedicação no serviço ao Guru.
4. Motor
Essa motivação vem do entusiasmo, o entusiasmo
é contagiante, portanto, o líder deve contagiar o espírito de serviço nos
demais através de seu exemplo e palavras de afeto. Outro fator importante para
motivar é ser esperto para organizar a distribuição dos serviços, tendo uma
visão global das necessidades do templo e ao mesmo tempo analisando as aptidões
de cada voluntário de maneira que todos se sintam felizes por estar sendo úteis
em tarefas de importante necessidade. A tendência a se acomodar é forte nas
pessoas deste mundo material, é uma tendência se encantar pelo brilho da bruxa Maya
e suas propostas de desfrute.
Segundo Vishvanatha Chakravarti Thakura há 3 anarthas (defeitos) que podem aparecer
na execução do serviço devocional: puja
(desejo de adoração), pratishta
(desejo de receber fama) e labha
(desejo de obter uma posição confortável), este último anartha, ou desejo indesejável,
tem que ser seriamente combatido, pois retarda o crescimento da devoção e
impede ao devoto executar sua função de “motor”, animador dinâmico que inspira
justamente o contrário do conforto, ou seja, o sacrifício de se absorver de tal
maneira no serviço devocional que ao final do dia chega exausto a sua cama.
Como esclarece a filosofia Vaishnava: por ser
parte da tatasta shakti (energia marginal),
somos atraídos tanto por Krishna quanto por Maya, mas neste mundo material
somos fortemente atraídos por Maya, pois estamos no reino dela. Ela nos faz
construir barreiras para proteger nosso ego da “invasão” daqueles que querem
que façamos o contrário: servir, se desapegar. Ela faz com que pensemos que
serviço e desapego são como dois grandes inimigos que impedem a realização de
nossa felicidade, baseado na gratificação dos desejos egoístas. O líder
espiritual é um grande guerreiro transcendental que se une ao exército daqueles
que declararam a guerra contra a ilusão. Isto implica pregar constantemente
sobre Krishna e o serviço devocional para conseguir arrancar da mente esta invasora
e constante ilusão. Maya quer nos confundir. Onde está Krishna, o sol, não pode
estar Maya, a escuridão. Por isso, o líder espiritual deve ser muito esperto
para convencer todos do benefício de servir a Krishna através da prática
integral de serviço devocional que é constituída de diferentes 9 principais angas
ou componentes, explicados por Prahlad Maharaj:
1
|
Escutar o nome e as
glórias do Senhor
|
Sravanam
|
2
|
Cantar
Suas glórias
|
Kirtanam
|
3
|
Lembrar
do Senhor
|
Visnoh
smaranam
|
4
|
Servir aos pés do
Senhor
|
pada-sevanam
|
5
|
Adorar
a Deidade
|
Arcanam
|
6
|
Oferecer
reverências ao Senhor
|
Vandanam
|
7
|
Atuar como servente do
Senhor
|
Dasyam
|
8
|
Fazer amizade com o
Senhor
|
Sakhyam
|
9
|
Entregar-se
completamente ao Senhor
|
Atma-nivedanam
|
Outro preceito importante do Siddhanta Vaisnava (Bhakti Yoga) revela
que tudo começa pelo presente divino da semente da fé (sradha), que se cultiva através da associação com os devotos (sadhu sanga), que nos fornece as
instruções, que nos encaminham a receber a instrução de um mestre espiritual,
que nos ocupa em um serviço devocional (bhajana
kriya), e assim por diante. Em outra citação, Senhor Caitanya afirma que
dos 64 pontos mais importantes do bhakti,
o mais essencial é o canto dos santos nomes (nama kirtan). Ele explica que para cantar constantemente o Santo Nome
deve-se ser humilde, tolerante, oferecer respeito aos outros e não esperar
respeito para si.
Existe uma analogia: Quando se cozinham batatas, precisa-se do fogo, do
óleo para fritar, do sal e de temperos, ou seja, é uma série de componentes que
dão um resultado final efetivamente saboroso. Da mesma maneira, o canto deve
ser acompanhado de humildade (serviço), tolerância, respeito e ausência do
desejo de reconhecimento. A humildade é um ingrediente essencial indicado por
todos os Acaryas. O significado que Srila Prabhupada dá de humildade é “ser ousado
para servir a Krishna”, e nosso Guru Maharaj nos disse que ser humilde é
aceitar uma autoridade e servi-la.
Desta maneira, podemos ver a importância do
serviço em todo momento. Por isso,
Seva (serviço) é uma essência em
nosso processo. O segundo ponto é a associação com os devotos (sadhu sanga) e esta sanga ou associação
é estar unido para cumprir com a instrução do sadhu que é servir Kishna da maneira que seja indicada pelo
vaisnava. Ou seja, nossa união com os devotos é através da instrução (vani) que é mais profunda que a união
física (vapu), desta maneira, todos
os preceitos nos levam a compreender que a finalidade é nos ocupar em
serviço devocional exclusivo a Krishna, para obter a meta desejada: amor puro
por Ele (prema).
Este serviço devocional sempre gira em torno da glorificação a Krishna
que se manifesta de inúmeras formas, mas todas estas diversas formas de serviço
devocional são sub-servas do serviço de cantar os santos nomes de Krishna, por
exemplo: limpar o templo de Krishna é um sub-serviço ao Santo Nome, já que o
templo está servindo como meio para propagar as glórias do Maha Mantra Hare
Krishna, contribuir para pagar o aluguel também é um sub-serviço ao Santo Nome
já que podemos meditar que graças ao templo muita gente será beneficiada com
esta mensagem.
Digamos consciente porque se a pessoa ajuda a
manter um templo mas não faz isso com uma consciência devocional, então não
surtirá o mesmo efeito da devoção exclusiva que pode ser alcançada rapidamente
seguindo seriamente as instruções do mestre espiritual.
Podemos concluir que existem muitas formas de
servir Krishna e seus Santos Nomes, então devemos aprender a ser apreciativos
com todos os serviços e estar dispostos a participar de qualquer um deles como
um devoto kamikaze rendido ao nível de entregar sua vida ao propósito do Santo
Nome, que é se distribuir a todos (samyak).
Isso dá origem ao movimento de Sankirtan que inspira todas as pessoas a
cantarem. Logo, podemos valorizar a importância de pregar fortemente a
Consciência de Krishna para assim tirar a escuridão da ignorância que nos
encanta por prazeres tão mesquinhos como a preguiça, a independência, a
desobediência e a rebeldia que impedem o movimento de Sankirtan. Portanto,
devemos combater esta ilusão sendo amigo de todos, isto atrai a Krishna, traz
entusiasmo de servir, traz espírito de
devoção e religiosidade, traz a verdade acima de tudo, traz compreensão,
solução, cura, amizade, consciência do cumprimento do dever, sentido de responsabilidade,
consciência de comunidade.
Comun-unidade, ou seja, estarmos unidos por uma
causa comum, isso é servir Krishna e para viver em harmonia comunitária devemos
cumprir os acordos comunitários e rejeitar toda atitude independente e rebelde
por meio da união característica da presença de Krishna no coração de um devoto
sincero. Esta característica de ser o “motor” é muito importante, é o resultado
dos pontos anteriores. Nossa forma de ser amoroso e serviçal é ajudando aos
demais a se “motivarem” a serem conscientes de Krishna. Fazer prevalecer o sol
Krishna com seu brilho, que é o serviço devocional, brilho que dissipa toda
escuridão, preguiça, ignorância e aflição. Esse é o poder do serviço e mais
elevado ainda é ser um animador do serviço a Krishna, isso é ser um “motor” espiritual.
5. Paternal
Todos precisam de afeto, e para praticar a renúncia devemos abandonar a idéia
esperar receber amor e começar a aprender a amar incondicionalmente mesmo que
as pessoas não apreciem seu esforço, assim será um verdadeiro líder, um pai
espiritual, já que o significado de líder espiritual é aquele que se dedica a
cuidar dos demais, essa é a função do pai, ele está sempre preocupado. Desta
maneira, se você sempre der atenção aos demais, inspirará muita gente, pois
todo mundo busca se sentir querido, e não existe nada mais gratificante que o
carinho genuíno do amor desinteressado de um ser espiritual. E se você acha que
ainda é criança, lembre que a finalidade de toda criança é crescer, amadurecer
e se tornar um pai, então, prepare-se desde já!
O pai espiritual se preocupa com o bem-estar de todos, como no passatempo
do Rei Védico que quando uma pomba que fugia do ataque de uma águia pediu
refúgio a ele que percebeu que tinha que dar refúgio à pomba e ao mesmo tempo
dar alimento à águia para que “todos ficassem satisfeitos”, então ele colocou a
águia num balanço e começou a colocar pedaços de carne de seu próprio corpo até
alcançar a quantidade de peso equivalente da pomba, mas nunca era o suficiente,
então ele começou a tirar todas as partes de seu corpo até que ia a tirar sua
própria cabeça, nesse momento a águia e a pomba se converteram em dois
semideuses e expressaram que ficaram muito felizes com a atitude do rei. Assim
os semideuses fizeram que o rei recuperasse misticamente seu corpo e derramaram
grandes bençãos a ele, verificando sua grandeza.
Podemos ver que o líder espiritual deve ser como um rei se preocupando
com o bem-estar de todos, para isso deve se preocupar com as pessoas, e com o
Lakshmi, aprender a administrar bem. Não adianta fazer todos sentirem-se bem e
não incentivar todos a contribuírem a tornar sustentável a comunidade através
de atividades, como por exemplo: fazer sankirtan e coletar para o templo,
deve-se desenvolver as duas coisas, dar bem-estar e organizar serviços. Ser pai
espiritual significa estar disposto a se sacrificar pelos filhos, o pai é quem
deita por último e quem acorda primeiro. Srila Prabhupada disse que a função do
filho é pedir e a função do pai é servir, por isso, em nosso conceito Teísta
Pessoal Vaishnava almejamos nos tornarmos pais para assim amadurecer e servir de
maneira comprometida.
6. Inteligente
Ser inteligente para servir é ser humilde - humildade é ser
ousado para servir Krishna (frase de Srila Prabhupada). Resolver todo tipo de
problemas com astúcia. Ao mesmo tempo, se explica que um devoto compreende que
ele não resolve nada, é só Krishna que tem o poder de resolver os problemas,
então, a forma de resolver os problemas é se tornar um instrumento de Krishna.
Um passatempo conta que um rei teve que explicar porque o seu ministro
recebe um salário superior aos dos demais, já que alguns cidadãos estavam
reclamando. Então, o rei fez um teste lhes pedindo que resolvessem o problema
de como pesar um elefante. Todos tentaram por diferentes meios mas ninguém
conseguiu. Então, apareceu o ministro e disse que ele podia resolver esse
problema, então colocou o elefante num bote, o bote se afundou e ele marcou uma
linha na madeira até onde se afundou o bote. Depois, tirou o elefante e encheu
o bote com muitas pedras até que o bote se afundou e logo somou as pedras
uma por uma para calcular o peso total do elefante, após este episódio, os
cidadãos que questionavam o salário do ministro perceberam a inteligência dele
e ficaram envergonhados de seu julgamento imaturo, pois o ministro possuía uma inteligência
capaz de resolver todo tipo de problema, coisa que era realmente inigualável.
Esta história nos estimula a combater nossa tendência à preguiça de não
querer pensar e sim usar o cérebro dos outros para resolver nossos problemas, programando
nosso cérebro a não pensar e ser dependente dos outros. No entanto, todo mundo
tem o potencial de resolver problemas já que pela misericórdia de Krishna há um
grande potencial na inteligência humana e muita misericórdia em forma de budhi yoga, iluminação, inteligência
espiritual que podemos receber se servirmos com sinceridade e devoção.
Querer é poder, quando existe amor tudo é fácil, e Krishna disse: “Aqueles
que estão constantemente devotados a Me servir com amor, Eu dou a compreensão
pela qual podem vir a mim.” (Bhagavad Gita, capítulo 10 verso 10).
Capítulo 4
O Focalizador ou líder
é um Dasa (Servo)
Servo não quer retribuição nem reconhecimento, facilita o serviço dos outros
apreciando o esforço de todos e confia tarefas importantes aos demais. Um líder
é um Dasa, servo de todos, um
facilitador, quem ajuda a que todos participem no serviço divino,
compartilhando a misericórdia de ser feliz servindo a fonte da felicidade:
Krishna. A Suprema Personalidade
de Deus disse: “mam ekam sharanam”, “tão
só se refugie em Mim”, e também: “vyasayatmika
buddhir ekeha kurunandana’’, “O devoto tem sua consciência focada em apenas
um objetivo: Krishna.” Por isso, chamamos os líderes de “focalizadores”, porque
eles inspiram com seu próprio exemplo a nos focar exclusivamente no supremo
objetivo: servir Krishna. Estes devotos são chamados kevala bhaktas, que significa que eles visam exclusivamente a
devoção.
Só podemos pedir, (laulyam), e
a idéia é fazer bom uso de nosso livre arbítrio, pedindo serviço divino, e do
resto se envcarrega Krishna, pois Ele é o Controlador Supremo, e nós somos
apenas almas infinitesimais que dependemos completamente da misericórdia dEle.
Krishna disse no Bhagavad Gita: “boktaram
yajña tapasam sarva loka maheshvaram suhridam sarva bhutanam jnatva mam santim
ricchati”, “Krishna desfruta com as austeridades e sacrifícios que os devotos
realizam, Ele é o controlador, o proprietário e o amigo de todos, quem conhece
isto atinge a paz”. Neste verso, Krishna explica claramente que Ele é o
controlador, Ele é quem resolve os problemas e Ele se sente muito feliz ao ver
que nós entregamos o máximo de nós, fazendo austeridades e sacrifícios para
servi-Lo. Ou seja, Krishna é o verdadeiro líder, pois Ele resolve todos os
problemas e nosso dever é nos esforçar em dar o máximo de nós, realizando
austeridades e sacrifícios para o prazer de Krishna.
Outra idéia que tratamos de estimular com o conceito de “focalizador” é
de que ao se colocar explicitamente como um facilitador, os demais sentirão que
sua liderança é humilde e democrática, que você reconhece todos os esforços por
mínimos que sejam, e que você não está interessado em ser reconhecido, amanina manadena. Assim praticando esta
humildade que Sri Caitanya explicou, todo mundo ficará feliz e se sentirá à
vontade para servir num ambiente democrático onde todos têm direito de opinar e
espaço para desenvolver seus serviços. Então, o focalizador distribui tarefas
visando que cada devoto participe de uma área de serviço em que possa tomar
decisões para melhorar. Dessa
maneira, os participantes se sentirão queridos, pois o amor inclui confiança,
esperança de que mesmo sendo inexperientes e desqualificados estarão realizando
bem os seus serviços, assim, se sentirão encorajados e felizes porque estarão
vivendo em um ambiente de amor e confiança.
Capítulo 5
7 serviços para agradecer e ser feliz
Segundo
investigadores que estudam o fenômeno da felicidade, o exercício de agradecer
diariamente a uma lista de coisas que nos dão felicidade, proporcionam um melhor ânimo, um
bem-estar, portanto, incrementa nossa alegria. A Consciência de Krishna foi
desenhada por Krishna mesmo, por isso possui um mecanismo místico e perfeito
para cultivar agradecimento interno e genuíno, compreendendo que a forma mais
efetiva e natural de agradecer é oferecendo algum serviço.
Apresentamos
a continuação, uma forma didática para organizar nossos serviços em 4 áreas, de
maneira que possamos amolecer o coração agradecendo os diferentes aspectos
queridos para Krishna e assim ficarmos mais felizes ao praticar o serviço
devocional:
· Ishta Dev Seva: Agradecer e servir às
Deidades;
· Sankirtan Seva: Agradecer e servir a todas as
almas entregando Amor Universal através do movimento de Sankirtan do Senhor
Chaitanya.
· Vaishnava Seva: Agradecer e servir à
Comunidade Vaishnava; por exemplo: Gurus, irmãos espirituais e bhaktas. Guru
Seva: Agradecer e servir ao Diksha Guru; Siksa Guru Seva: Agradecer
e servir aos líderes e instrutores espirituais. Bhakta Seva: Agradecer e
servir aos devotos iniciantes;
· Dham Seva: Agradecer e servir ao Local
Sagrado, por exemplo Vrindavan Dham e suas embaixadas no ocidente. Na maioria
das vezes um devoto faz mais serviço numa área que em outra por causa das
necessidades da comunidade. Ou por possuir certa natureza que lhe permite ser
hábil em certo tipo de serviço, ou por estar muito atarefado com a liderança de
uma área, ou por querer fazer só o que ele gosta; isto é comum. Mas melhor
ainda é aperfeiçoar o nosso serviço servindo nas 4 áreas, por pouco que seja,
pois esse pequeno gesto que pode durar só 15 minutos fará uma grande mudança em
nosso ânimo para o resto do dia.
Ganharemos mais amigos, nos
sentiremos mais úteis e sentiremos maior felicidade, já que quando agradecemos,
respeitamos e servimos alguém, essa pessoa se revela a nossa visão e se estabelece
um vínculo de afeto com essa pessoa. Por exemplo, quando reverenciamos e agradecemos
diariamente o Sol, que nos dá energia e saúde, se desperta uma relação de afeto
com este Deus.
A prática de respeito nos permite aprofundar na idéia de que estamos na
frente de algo valioso, e nos dá a calma para observar durante o tempo que for
necessário até descobrir as qualidades dessa pessoa, pois se não vemos as
qualidades de uma pessoa, é somente porque não nos damos tempo de vê-las. Por
isso, devemos nos esforçar para nos dar o tempo de ver as qualidades das demais
pessoas, assim poderemos ver lindas qualidades em todas as partes e nos
sentiremos inevitavelmente atraídos pela beleza espiritual que está no fundo de
toda pessoa.
Esta realização nos fará sentir uma afeição natural, ficaremos
maravilhados, encantados, e não sentiremos vontade de fazer outra coisa que não
seja servir e agradecer todos os aspectos de Krishna, sejam seus devotos, suas
encarnações, ou suas diferentes energias materiais e espirituais. Um coração
indiferente ao sofrimento dos demais, e indiferente a agradecer a quem esteja
lhe servindo, é um coração duro. No entanto, reverenciar, agradecer e servir é
um exercício que amolecerá nosso coração e nos libertará dos desejos egoístas,
que nos fazem pensar só naquilo que gostamos.
Este exercício diário de agradecer as 4 áreas de serviço nos tornará
fontes de alívio, pessoas agradáveis, queridas pelos demais, assim viveremos cada
vez mais numa atmosfera amigável e aos poucos se expandirá nossa consciência a
essa realização onde se compreende que todos somos almas espirituais, irmãos
dentro de uma família universal sustentada e presidida por Deus. Krishna
declara que Ele é o pai desta família universal no Bhagavad Gita, capítulo 9,
verso 17:
pitaham asya jagato
mata dhata pitamahah
“Eu
sou o pai do universo, a mãe, o sustentáculo, e o avô.”
Na medida em que praticamos este exercício de agradecer e servir, poderemos realizar gradualmente a existência
de mais irmãos, e se dissolverá a idéia de conceber inimigos, já que
compreenderemos que todas as pessoas são nossas irmãs, membros de uma família
universal.
Compreenderemos
também que todas as posses que nós temos não nos pertencem, na verdade tudo
pertence a Krishna, e Ele nos empresta as coisas para que possamos aprender a compartilhar
com todos como um exercício para despertar amor. Krishna declara no Bhagavad
Gita, capítulo 5, verso 29, que Ele é o verdadeiro proprietário, controlador e
bem-querente de todo o universo:
bhoktaram yajna-tapasam
sarva-loka-mahesvaram
suhrdam sarva-bhutanam
jnatva mam santim rcchati
“Quem tem plena consciência de Mim, conhecendo-Me como o beneficiário último de todos os sacrifícios e austeridades, o Senhor Supremo de todos os planetas e semideuses, e o beneficiário e bem-querente de todas as entidades vivas, alivia-se das dores e misérias materiais.”
Neste verso se dá a formula da paz, isto é muito significativo na hora
de buscar a felicidade, pois a paz é o alicerce da felicidade, ninguém é feliz sentindo
ansiedade, por isso, o 1º é compreender que nada é nosso, 2º tudo é de Krishna,
3º nós somos servos de Krishna, 4º Ele deve ser servido porque Ele é o Senhor
Supremo, o controlador e amigo de todos. Compreendendo isso, nos libertaremos
da ansiedade e poderemos sentir paz e felicidade.
Em seguida, uma explicação de cada área:
·
ISHTA
DEV SEVA: Serviço
às Deidades.
De Ishta Dev se entende como a Deidade que um Guru instala invocando a
presença do Senhor Krishna com o intuito de que os seus discípulos e demais
pessoas possam servir Krishna. Então, o serviço a Sri Krishna sempre se
manifesta graças a misericórdia de um devoto puro, por isso os discípulos
meditam que é seu Guru que está realmente servindo a Krishna
e aspiram ajudá-lo no serviço à Deidade.
e aspiram ajudá-lo no serviço à Deidade.
Também consideramos como Ishta dev
Seva distribuir os remanentes das oferendas das deidades, a isto chamamos Prashada Seva, de fato se diz que é mais
elevado distribuir prasada que comer prasada. Este serviço é muito importante
para manter uma comunidade feliz, ter a oportunidade de dar e receber misericórdia
em forma de deliciosa comida vegetariana oferecida a Krishna, remanentes de
guirlandas e incensos oferecidos às deidades é algo que dá muita alegria aos
devotos de Krishna, já que segundo Rupa Goswami, dar e aceitar prasada desenvolve o afeto entre os
devotos.
Os
templos de Krishna se caracterizam por distribuir muita comida aos visitantes,
e Sri Chaitanya Mahaprabhu diz que quando se cozinha com devoção, o próprio Senhor
Krishna vem e come a oferenda de seu devoto, deixando o néctar de seus lábios
de lótus na oferenda, que dão um sabor e aroma transcendentais, que fazem desta
comida a comida mais gostosa e encantadora que purifica o karma e nos faz desenvolver amor por Krishna.
·
SANKIRTANA
SEVA: Agradecer
e servir a todas as almas entregando amor universal através do movimento de
Sankirtan do Senhor Caitanya.
O Senhor Caitanya é
conhecido como Goura avatar, a encarnação de Deus na forma de um devoto,
pregador das glórias do canto dos Santos Nomes (movimento de Sankirtana) como processo para libertar
as almas. E não só libertá-las, mas também dar-lhes uma misericórdia especial,
um presente divino, o amor universal (prema) para os mais caídos, as
almas da Era de Ferro (Kali Yuga). Então, Sankirtan Seva significa:
Agradecer e servir a todas as almas entregando amor universal através do
movimento de Sankirtan do Senhor Chaitanya.
O
desejo do Senhor Chaitanya era que em cada aldeia e cidade se cantassem as
glórias de Sri Krishna como forma de salvar o mundo. Por isso, Sri Chaitanya
foi conhecido como a encarnação mais generosa de Krishna, Dayanidhi, oceano de generosidade ou Dayal Avatar, a encarnação da misericórdia. O “Sankirtan Seva”, ou o movimento de Sankirtana, é a forma que os devotos têm de praticar o amor
universal, ou em outras palavras, a forma de servir a todos os seres vivos
(semideuses, humanos, animais, plantas, etc.). Pois amor implica serviço, e o
melhor serviço que podemos lhes oferecer é dar-lhes um presente eterno que proporcione
verdadeira felicidade, isso é presentear consciência.
Por isso, aconselhamos
aos devotos a agradecerem e a manifestarem seu amor a Sri Caitanya, cantando
todas suas japas e aceitando algum voto de dedicar um número fixo de dias e
horas em serviço de pregação (Sankirtan).
Ex.: Sankirtaneiro, recepcionista, palestrante, pregador na internet ou
qualquer serviço onde se atue como difusor de algum projeto de nossos Gurus,
que eleve a consciência das pessoas.
Todos estes serviços relacionados aos 4 tipos de Yoga (karma, jñana,
ashtanga e bhakti) são inspirados por um prem
bhakta (devoto que possui amor puro), Srila Guru Maharaj, que não consegue
ver outra coisa que não seja o amor (bhakti)
relacionado a todos os processos de yoga.
Assim como Sri Advaita Acharya não conseguia ver outra coisa que não
fosse devoção (bhakti) em todos os
capítulos do Bhagavad Gita, mesmo existindo capítulos tratando de karma, jñana
e ashtanga. Essa é a característica de uma grande alma (Mahatma), ver Sri Radha (devoção) e Sri Krishna (encanto e
felicidade) em todas as partes, e usar tudo (yukta vairagya) para aproximar as almas à Consciência de Krishna.
Também se entende de “yukta vairagya”
como usar Maya ao serviço de Krishna, e nosso querido Guru Maharaj é esperto
nessa arte. Desta maneira, Srila Gurudeva não esquece de ninguém, pois quer
ajudar todos a despertar esta consciência espiritual, isso é ser um verdadeiro
amigo de todos, isto é o verdadeiro amor universal.
·
VAISHNAVA
SEVA: Serviço
à Comunidade Vaishnava
Os bons relacionamentos são de
grande importância para nossos Gurus e esta prática deve começar em casa, ou
seja, com os irmãos espirituais com quem convivemos no dia-a-dia, e deve continuar
no serviço aos ilimitados vaishnavas, Diksha Guru, Siksha Guru, bhaktas, etc.
Sri Caitanya Mahaprabhu disse:
“Eu sou o servo do servo do servo”, esta é a atitude de um devoto avançado,
estar disposto a servir humildemente a todos, livre do desejo de querer ser
servido e reconhecido como mestre.
Este tipo de devoto humilde está capacitado para tomar a liderança
espiritual de forma pura. Por isso, recomendamos que os devotos fixem algum
serviço diário aos vaishnavas, se diz que devemos ser obedientes com os Gurus e
devotos maiores, compassivos com os devotos mais novos e amistosos com os
irmãos espirituais.
Neste
ponto se explica que devemos servir a todos os vaishnavas de maneiras
diferentes, por isso, nos próximos 3 tipos de serviços comentaremos algo a respeito
de Guru Seva, Siksha Guru Seva e Bhakta Seva com o intuito de
servir e agradecer dos devotos maiores até os mais novos, considerando assim vaishnava seva como uma área de serviço
muito ampla. No entanto, nosso Guru disse que a melhor forma de servir é se
tornando líder, por isso, neste item se enfatiza a liderança espiritual.
· GURU SEVA: Serviço ao Guru.
O serviço devocional tem infinitas formas de ser realizado, e nossos
Gurus enfatizam muito dois pontos: as boas relações e a pregação. Para
conseguir ter boas relações se indica praticar um bom sadhana como meio de manter uma boa consciência que nos permita
respeitar e servir nossos irmãos espirituais, e assim, conseguir uma
convivência harmoniosa, livre de brigas e críticas. Guru Maharaj diz que quem
não pratica sadhana fica rabugento.
Para conseguir ser amigável, devemos nos estabelecer no modo da bondade.
As últimas palavras que Srila Prabhupada disse antes de abandonar o corpo
explicam 4 fórmulas para se estabelecer no modo da bondade: estar limpo,
acordar cedo, participar do Mangala Arati e ouvir o Srimad Bhagavatam. Em
relação a estar limpo, podemos analisar que o processo para nos limpar internamente é cantar os Santos Nomes.
Todas estas práticas nos permitirão ser amigáveis e assim manter bons
relacionamentos. Srila Guru Maharaj disse que vaishnava significa ser amoroso, e o que mede um vaishnava é seu nível de simpatia.
Para
podermos nos animar em pregar, precisamos orar muito pedindo misericórdia a
Krishna, ao Guru e aos vaishnavas,
estudar as escrituras e ler tudo o que os nossos Gurus transmitem através de seus
chats, livros, artigos, aulas, etc., para ficarmos sempre atualizados e assim
podermos ser um genuíno instrumento e representante de nossos mestres espirituais.
Srila Narotam das Thakur escreve em sua canção Guru Vandana “de sua boca cada palavra em teu coração
guarda”, isto está indicando que as instruções que nos dá o Guru são
importantíssimas, de fato são eternas e temos que guardá-las no mais profundo
de nosso coração fundindo nossa existência com a instrução do Guru. Guru
Maharaj diz que devemos ter um caderno de capa dura e bonito para anotar as
palavras do Guru como se fosse um tesouro espiritual, por isso devemos dar
atenção àquilo que o Guru nos disser e lembrar literalmente de cada palavra,
meditar nelas e aprofundar de tal maneira que possamos compreender a essência
do que Gurudeva quer nos transmitir. Gurudeva também nos explicou que cada
conferência é uma atenção pessoal que ele faz a cada um de nós, ou seja, também
podemos considerá-la uma instrução pessoal.
Outra prática de Guru Seva que Srila Guru Maharaj aconselha é
realizar uma Guru Puja, ou seja, uma cerimônia de adoração ao Guru
oferecendo um incenso e uma flor todos os dias. Srila Bhaktisidhanta Sarasvati
diz que todo discípulo deve retribuir com uma “dakshina” (doação) e essa doação não deve ser mundana e sim deve
ser uma oferenda genuína de submissão, uma oferenda espiritual de: rendição
incondicional, indagação honesta, e temperamento servil. No caso de que alguém
não tenha recebido um serviço diretamente de seu Guru, pode pedir um “Guru
Seva”, se aproximando ao representante do mestre espiritual, por exemplo:
presidente do templo, sannyasi, etc.
· SIKSA GURU SEVA: Serviço ao Instrutor
Espiritual.
Nossos
Gurudevas explicam que de todos os Siksha Gurus que possamos ter, um dos mais
importantes é aquele que te inspira e cuida de tua vida espiritual no
dia-a-dia. Por isso, devemos buscar um Siksha Guru que idealmente esteja próximo,
para que possa nos instruir periodicamente.
Quando
Srila Bhaktisidhanta Sarasvati Thakur encontrava um devoto, lhe perguntava:
"Quem é teu Siksha Guru?" e ouvia a resposta, assim ele conseguia
perceber se o devoto estava bem situado espiritualmente ou não, já que um
devoto sem Siksha Guru e sem serviço é um devoto que estádesamparado e exposto
a Maya, pois não tem guardião espiritual.
Portanto, podemos concluir que é imprescindível escolher um Siksha Guru
que nos inspire, só assim poderemos nos manter felizes sem desistir do serviço devocional.
Guru Maharaj coloca muita ênfase em que sua missão se desenvolva baseada
na inspiração e não na imposição, portanto, Ele inclusive aconselha que se não
nos inspirarmos em algum templo, possamos viajar a outros templos para assim
encontrar algum lugar onde possamos nos inspirar e servir um Siksha Guru que
nos anime de verdade na vida espiritual.
A maneira prática de agradecer e servir nosso Siksha Guru é obedecendo a
seus pedidos, compreendendo que o líder espiritual é quem abraça o serviço de
cuidar de muitas pessoas e resolver muitos problemas em prol de que todo mundo
se sinta feliz servindo Krishna.
Por isso, o mínimo que podemos fazer é apoiá-lo, não lhe dando mais
dores de cabeça e sim facilitando seu serviço explicando às demais pessoas que
em nossa comunidade existe uma cabeça, um líder, a quem devemos respeitar e
seguir, obedecendo seus conselhos para assim avançar espiritualmente.
Também podemos lhes explicar que a maneira mais efetiva de prestar algum
serviço a Krishna é perguntando ao líder, pois ele sabe melhor que todos quais
são as necessidades. O ditado diz: “O serviço mais importante é o mais
necessário.”
· BHAKTA SEVA: Serviço aos Bhaktas ou aos
devotos iniciantes.
Também se entende como Vaishnava toda pessoa que cante os Santos Nomes
favoravelmente com uma atitude sincera, mesmo não sendo iniciado. Por isso,
outro aspecto de Vaishnava Seva é dar atenção aos bhaktas, devotos
iniciantes, que esperam serem instruídos em seu caminho devocional pelos devotos mais experientes.
iniciantes, que esperam serem instruídos em seu caminho devocional pelos devotos mais experientes.
É indicado aos devotos que tomem a responsabilidade fixa de cuidar da
vida espiritual de um número mínimo de cinco pessoas iniciantes, lhes
escrevendo, doando seu tempo para conversar e saber como eles estão, do que
eles precisam, quais aspectos da filosofia querem esclarecer, etc. Outros
exemplos deste tipo de serviço são: professor da escola iniciática, líder dos
bhaktas. Cada vez que apareça algum bhakta convide-o a participar do serviço
que você esteja realizando, pois essa é a melhor forma de estabelecer amizade
com os devotos, servindo, e assim eles aprendem simultaneamente a realizar
diversos serviços.
· DHAM SEVA: Serviço ao Local Sagrado
Nossos Gurus estão nos ensinando com seu próprio exemplo que a
finalidade de visitar ou morar num lugar sagrado (ex: templo) é de servir este lugar
sagrado. E uma forma prática e necessária de se fazer isso é, limpando diariamente,
ajudando com doações, restaurando templos, embelezando-os, protegendo-os de
elementos poluentes e participando da concientização de cuidar e adorar o santo
Dham. Srila Guru Maharaj em sua
conferência “As glórias de Sri Vrindavan
Dham” nos explica que se entende por “Santo Dham”.
Ele disse: “Não só se consideram os lugares de peregrinação
como Santo Dham, mas também todo lugar onde nosso mestre espiritual estabeleceu
uma missão e há uma deidade a adorar e onde os devotos vivem. Vrindavan é um
estado de consciência. O Dham mais importante é o local onde nosso Guru nos
coloca em serviço já que assim podemos crescer.”
Srila Guru Maharaj confirma isto na aula do 16 de outubro de 2011 em
Vrindavan. Ele explica que uma das 5 práticas mais importantes de serviço
devocional é viver num lugar sagrado, por isso nos vemos forçados a estabelecer
Vrindavan em alguma parte do mundo. Assim como Srila Prabhupada que trouxe
Vrindavan Dham ao mundo todo, logo levou o mundo todo a Vrindavan e depois
pediu para que todo mundo levasse Vrindavan novamente ao mundo. Tudo isso é
algo seqüencial já que quando se fala muito de Vrindavan surge a vontade de
morar em Vrindavan. Assim, Srila Guru Maharaj está ampliando nossa visão, nos
ensinando a ver cada templo como um Dham (lugar sagrado) e servi-lo como se
fosse uma embaixada do mundo espiritual, uma embaixada de Vrindavan Dham.
Em relação ao que devemos fazer no Dham sagrado, na conferência “As glórias de Sri Vrindavan Dham”,
Srila Guru Maharaj explica que estar no Dham sagrado é para servir, e só podemos
servir através do Guru, ele é uma conexão viva. Então não temos que esperar que
nos deem serviço, temos que nos aproximar ao responsável e lhe pedir serviço.
Também explica que para receber misericórdia do Santo Dham devemos
manter uma boa atitude, como um aluno que quer aprender, portanto é honesto,
profundo, serviçal, amoroso, generoso, sério no seu voto de cantar os santos
nomes e rendido para com o serviço que o seu Guru lhe encomendou.
Srila Guru Maharaj também nos ensina que para que a misericórdia do
Santo Dham não vá embora, o praticante deve seguir os princípios regulativos e
evitar cometer qualquer tipo de violência, até mental, como por exemplo falar
fofocas ou ver o Dham como uma solução aos problemas financeiros e assim desfrutar
do Dham como se estivesse de férias. E o pior que poderíamos fazer é brigar,
isto é proibido já que o Guru não gosta.
Srila Guru Maharaj enfatiza a importância de servir o Santo Dham no seu
chat do 27 de Novembro de 2011: “Considero
que é um dever muito secreto de cada devoto em cada templo da Missão em fazer
algum serviço para Vrindavan, pois, em último caso, nosso Maha Mantra vem de
Vrindavan, pois é o segredo da dança de Radha e Krishna que vem pela graça de
Mahaprabhu e que recebemos graças a Srila Prabhupada que iniciou para todos
nós.”
Gundica Seva
Nós chamamos Gundica Seva ao serviço de manter limpo o
Dham sagrado, em relação a isto, Srila Guru Maharaj dá uma ênfase especial na
limpeza, mencionando as seguintes instruções:
·
As regras de limpeza incrementam a
pregação e atraem pessoas de nível qualificado;
·
O Templo deve ser arrumado de tal
maneira que fique “primoroso”;
·
Se seguirmos estas regras de limpeza,
Prabhupada estará muito satisfeito. Por satisfazer ao nosso Mestre,
satisfaremos a Krishna; e se alcançamos satisfazer Krishna, então este Templo
será sumamente atrativo para todos;
·
Qualidades brahmínicas: boa conduta, saucam ou limpeza, e estar saturados da
Verdade;
·
Não devemos acostumar-nos a habitar
lugares cheios de desordem e sujeira;
·
Limpeza geral é cultura hindú, a limpeza
é essencial;
·
“O Mestre Espiritual sempre está ocupado
com seus discípulos a limpeza do Templo de Sri Sri Radha Krishna”;
·
Não querer limpeza significa preguiça.
Se for preguiçoso, não pode permanecer limpo, e estará na modalidade da
ignorância (tama-guna);
·
“Quem sempre tem as roupas sujas, os
dentes sujos, que é glutão, fala sem cortesia e segue dormindo depois de sair o
sol, embora aparente ser grande personalidade, perderá a benção de Laksmi”.
Chanakya Pandit;
Sri Caitanya nos e o faz bem e repreendendo
individualmente a quem faz mal. A queles que são considerados acharyas
devem aprender de Sri Caitanya como treinar aos devotos com exemplo pessoal. Deixe
sempre todos os lugares tão limpos como os achou;
Todos os devotos são responsáveis pela limpeza de seu Ashram,
oficinas, casas ou grihas;
Todos
devemos colaborar pela impecabilidade dos Templos de Conciência de Krishna;
Quanto
mais nos purificamos, mais atração se sente por seguir estes princípios de
limpeza.
QUESTIONÁRIO DO SUKRITÔMETRO:
· Que serviço faz para o Ishta Dev?
· Que serviço faz para
distribuir prasada, Prasada Seva?
· Que Serviço faz para o
movimento de Sankirtan?
· Que serviço faz para seu Guru?
· Que serviço faz para seu
Siksha Guru?
· Que serviço faz para os
Vaishnavas?
· Que serviço faz para os
Bhaktas?
· Que serviço faz para o Dham Sagrado?
Capítulo 6
4 áreas de serviço,
13 focalizadores e
11 Vaishnava Sevakas
Organizamos uma visão de
todos os serviços que um templo deve realizar nestas 4 áreas, com o intuito de
facilitar para os líderes terem uma visão plena do macro e do micro, ou seja,
ser um bom visionário das necessidades de um templo, tendo uma visão global e
uma visão detalhada simultaneamente. Quando falamos em focalizadores nos
referimos aos líderes das principais 13 sub-áreas que serão explicadas posteriormente,
também explicaremos em detalhe outros 11 líderes, chamados “Vaishnava sevakas”.
Explicação
resumida das 4 Áreas de serviço:
1. Ishta Dev Seva: Servir a Krishna na forma da deidade indicada pelo Guru: Atenção à
deidade, realizar oferendas de alimentos, guirlandas, etc. Distribuir prasada e adorar a deidade oferecendo um
bom sadhana, cantando nos Aratis, assistindo ao Mangal Arati.
2. Sankiran Seva: Sankirtan Seva
interno: (Recepção, Academia Vaishnava, Yoga Inbound, etc.), Sankirtan. Festivais:
(Festival de Domingo, festivais Vaishnavas, Festivais da Revolução, etc.) e
Sankirtan. Seva externo: (Sankirtaneiros, Nama Hathas, Harinam,
distribuição de prasada na rua, Tour
Inbound, etc.), Sankirtan. Comunicações: Manutenção de sites, mailing,
Publicidade, cartazes, flyers, Office BAP Local...
3. Vaishnava Seva: Servir a todos os vaishnavas, Gurus, irmãos, etc., zelando pela
integridade espiritual e física. Para zelar pela parte espiritual é necessário
inspirar e distribuir serviços (Seva).
GuruMaharaj aconselha até fazer horários de serviços para aos devotos, dar
conselhos espirituais e estimular o Sadhana,
e para zelar pela integridade física se deve aprender a administrar bem, cuidar
da saúde dos devotos (alimentação, recreação e cuidar das doenças sem demora).
Outro aspecto de se preocupar integridade física é entusiasmar e conscientizar
a necessidade de coletar, não só para pagar as contas e despesas, senão que
para fazer crescer a Missão e conseguir expandir o Movimento.
4. Dham Seva: Servir ao Dham sagrado; Manutenção da estrutura; organização, reforma,
decoração, jardinagem, etc. Gundica Seva: Limpar, embelezar, decorar,
etc.
Explicação resumida dos 13 Focalizadores:
• Ishta Dev Seva:
1. Ishta dev Seva (atenção à deidade): Pujaris, flores, comandante de Sadhana, etc.
2. Prasada Seva (oferendas que se tornam misericórdia, remanentes de Krishna a serem distribuídos):
Restaurante, lanchonete, produção de sankirtan, prasadam para devotos,
encomendas, etc.
3. Bhoga Seva (abastecimento): Pedir Bhoga, manutenção do bhoga, compras de Bhoga,
etc.
• Sankirtan Seva:
1. Sankirtan Seva-externo: Sankirtaneiros, Nama Hathas, Tour Inbounds,
atividades externas da CASA, distribuição de alimentos para as pessoas carentes,
etc.
2. Sankirtan Seva-interno: Recepção, Academia Vaishnava, Yoga Inbound,
Loja etc.
3. Sankirtan Seva-Comunicações: Manutenção de sites, mailing, Publicidade,
cartazes, flyers, Office BAP (Local).
4. Sankirtan Seva-Festivais: Festival de Domingo, Festivais Vaishnavas,
visitas especiais, Buffets, Revolução, etc.
• Vaishnava Seva:
1. Vaishnava Seva: (líderes que zelem pela integridade espiritual e física, ou seja,
administração, sadhana e cuidados amorosos aos devotos): Diretor, Presidente, Comandantes,
líder do Visnu Priya,etc.
2. Finanças: Tesouraria, Contabilidade, Doações e Membros vitalícios.
3. Secretaria: Documentação, trâmites burocráticos, comunicados internos, etc.
4. Guru Seva, Office BAP: Projetos: Revolução da Colher, Oida Terapia,
Féducação, WVA, Casa da Sabedoria, Yoga Inbound, Academia Vaishnava, Pacto
Mundial Consciente e etc.
• Dham Seva:
1. Dham Seva-manutenção: Reforma, decoração, manutenção da estrutura,
jardinagem, etc.
2. Gundica Seva (limpeza): limpeza e organização periódica.
3. Vaishnava sevakas ou líderes da Área Vaishnava
Seva:
A continuação apresentamos uma lista de 11 vaishnava sevakas ou membros
da Junta Diretiva, no entanto, devemos ter a visão que o serviço a Krishna é
infinito, um exemplo disso é que Srila Guru Maharaj explica mais de 60 líderes
diferentes no seu livro “Presidente de templo”. Estes 11 líderes atendem as 4
áreas principais de serviços (Ishta dev Seva, Sankirtana Seva, Vaishnava Seva e
Dham Seva).
a. Diretor (sannyasi local): É quem dá a direção do templo, sepreocupando
principalmente em inspirar espiritualmente e organizar serviços para todos os
membros. É uma fonte de inspiração e esperança para os demais.
b. Presidente do Templo: Aquele que preside, ou seja, dirige. Líder e
principal responsável pelo bem-estar espiritual (sadhana) e bem-estar material (coleta e organização de serviços) e
pela distribuição de serviços permanentes a cada devoto.
c. Vice-presidente: “Vice” denota que é o segundo presidente, capacitado até para substituir
o presidente, e compartilha a responsabilidade de preocupar-se pelo bem-estar
espiritual e material do Ashram.
d. Presidente do Visnhu Priya: Dirige espiritualmente e administrativamente
este Ashram, organizando serviços e sendo uma conselheira espiritual que prega
a favor da união e amizade, contra as competição e divisões, como se fosse uma
mãe, se tornando um refúgio para outras mulheres, uma pessoa madura que cuida
com afeto de sua família espiritual. Organiza encontros mensais, recreações quinzenais
e reuniões semanais do V.P.A. tentando alcançar o desejo de Srila Guru Maharaj:
que o Visnu Priya Ashram seja uma organização onde as matajis se unam em
serviço ao mestre espiritual.
e. Comandante do templo: Sinônimo de capitão. Líder que exerce o comando,
leva a batuta, animando a guerra contra Maya, através de ocupar diariamente a
todos em intenso serviço devocional sob a direção dada por seus superiores, sem
deixar gente desocupada, se aproximando como um amigo que vem inspirar para melhorar
o serviço.
f. Comandante do Vishnu Priya Ashram: É a mão direita da presidente. Assim, a
comandante do V.P.A. é responsável de animar no caso, a todas as devotas para
que mantenham uma atmosfera monástica executando a disciplina de estar sempre conversando
de Krishna e fazendo intenso serviço ao Guru, sem deixar espaço para Maya.
g. Tesourero: Líder administrativo que cuida do Lakshmi para que seja protegido e bem
usado, determinando que gastos são realmente necessários. Incentiva também
ações para coletar mais Lakshmi nos momentos de necessidade. Em caso de
realizar um gasto muito grande, pergunta aos líderes do templo.
h. Secretário do Ashram: Cuida da comunicação de tudo, com o intuito
de unificar, fazendo redes de devotos internos, devotos externos, bhaktas e
visitantes, unindo-os através da comunicação de diferentes serviços e
atividades. Também organiza as reuniões e cuida da documentação. (Participa em
Vaishnava Seva-Secretária).
i. Secretário de Guru Maharaj (Office Bap): Representa a voz e coração
de nosso Guru, mantendo os membros da comunidade atualizados das diversas
atividades e projetos, para assim conectar e ocupar muitos voluntários na
produção de materiais de pregação e no desenvolvimento de projetos como
Revolução da Colher, Oida, Casa, WVA, etc.
j. O assessor da área burocrática: Líder responsável de resolver qualquer
problema burocrático que possa surgir nos assuntos de pregação. Como manter
regularizadas as licenças legais para atuar como associação sem fins de lucro,
de maneira a fundamentar nossas áreas de ingressos como Restaurante, loja,
escola de yoga, etc.
k. Contador: Supervisiona o serviço do Tesoureiro com o intuito de mostrar aos
demais que nossa organização como templo é transparente e honesta. Também
analisa os gastos e ingressos preocupantes ou significativos, e comunica esta
informação a todos no ishta goshti
mensal através de balanços.Capítulo 7
Capítulo 7
Funções detalhadas
do Presidente e Comandante
1. Funções do (PT) Presidente de Templo, Vice-presidente ou Presidente do
Vishnu Priya Ashram:
a. Ler o Livro “O
Presidente do templo” e “Etiqueta Vaishnava” de Srila Paramadvaiti Swami e
colocá-los em prática.
b. Preocupar-se de que
cresçam, melhorem e se resolvam os
problemas das 4 áreas de serviço: 1- Istha Dev Seva; 2 –
Sankirtan Seva; 3 – Vaishnava Seva; 4 – Dham Seva.
problemas das 4 áreas de serviço: 1- Istha Dev Seva; 2 –
Sankirtan Seva; 3 – Vaishnava Seva; 4 – Dham Seva.
c. Preocupar-se em
desenvolver e praticar as 6 qualidades de um líder espiritual: 1 – Amoroso; 2 –
Serviçal; 3 – Saranagata – Rendido; 4 – Motor; 5 – Paternal; 6 – Inteligente.
d. Frases de Srila Guru
Maharaj sobre o PT : “Ser PT é a melhor profissão do mundo.”, “Tudo depende do
líder.”, “O líder está consciente de tudo.”
e. Ser um fiel
representante do Guru pregando suas glórias, sendo
atento a vontade dele e a seus ensinamentos, e se dedicar a
difundir estes ensinamentos.
atento a vontade dele e a seus ensinamentos, e se dedicar a
difundir estes ensinamentos.
f. Serviços do Presidente
de Templo:
I. Dar aulas, dirigir
reuniões e tomar decisões que representem a opinião daqueles que se dedicam.
II. Inspirar e corrigir. Repreender
sem desanimar, e sim animando (o amor implica corrigir pelo bem-estar do ser amado).
Guru Maharaj disse: “Inspirar e corrigir são os dois serviços do líder, ele
inspira e corrige inspirando, ou
seja, a única coisa que faz é inspirar.
seja, a única coisa que faz é inspirar.
III. Participar com o próprio
exemplo servindo nas 4 áreas de serviços para agradecer e ser feliz. Manter o Comandante
atento aos deveres.
IV. Estar disponível e
receptivo a cuidar do coração dos devotos, lhes ouvindo e lhes aconselhando espiritualmente.
V. Manter entusiasmada a
toda comunidade, para isto se recomenda dar atenção a todos e dar uma atenção
especial aos líderes de cada área.
2. Funções do Comandante:
Conceito
principal do comandante de templo ou comandante do Vishnu Priya Ashram. A
estratégia primordial é que o comandante comanda, dá os comandos, diz: “Faça
isso”, “Lembre seu serviço da reunião”, “Comporte-se bem”, “Não faça coisas
erradas”, “Vamos fazer serviço”, para que o presidente possa atender coisas
mais globais e não tão domésticas, ou seja, para que o presidente possa ser o
diretor que dá as diretrizes e aquele que inspira a todo mundo.
Se
estas duas funções se separarem e caminharem juntas, então tudo anda muito bem,
possibilita a harmonia do micro e do macro. Tanto o presidente como o comandante
devem se preocupar para que funcionem bem o micro e o macro, no entanto o
Presidente se dedica predominantemente ao macro (funcionalidade em relação a
boas relações, pregação e organização de projetos) e o comandante se dedica
predominantemente do micro (funcionalidade diária das coisas, pregando e
articulando serviços). Em conclusão, estes dois são interdependentess
Serviços gerais:
1. Averiguar tudo o que tem
que ser feito e o que quer fazer o PT, de maneira a ser sua mão direita;
2. Ser muito entusiasta,
dinâmico e serviçal, inspirando todos a servirem;
3. Comandar e cobrar,
incentivando que se realizem os serviços para que o presidente seja o
inspirador;
4. Manter-se firme
emocionalmente, sem se afetar pela resistência e má disposição de alguns
iniciantes, ou seja, ser tolerante;
5. Viabiliza recursos ou
voluntários com o fim de atender as necessidades e resolver os problemas;
6. Zelar para que se
cumpram os acordos da reunião, lembrando os serviços a cada devoto;
7. Preocupar-se com os
visitantes que pernoitem no templo para que sejam registrados pelo secretário
do templo e durmam bem;
8. Ser muito maduro, não se
tornar um problema que cause ansiedade. Para isso, deve-se manter rendido e não
atuar independentemente.
9. Fazer com que se cumpra
o regulamento do Ashram.
10. Substituir o presidente
quando esteja viajando e se preparar para no futuro se tornar presidente.
Serviços durante o dia:
1. Acordar a todos no
máximo às 6h para começar os serviços em um horário prudente, lembrar que Guru
Maharaj disse que é obrigatório estar na aula;
2. Marcar o ritmo de manhã
agitando para a limpeza, presença na aula, desjejum, etc.;
3. Conferir se estão sendo
realizados os serviços da manhã (desjejum, aula, limpeza, recepção, etc.);
4. Lembrar os serviços, dar
serviços e conferir caso foram realizados, caso não, resolver;
5. Ser esperto para cobrar
que sejam realizados os serviços de maneira que pareça um amigo inspirador;
6. Preocupar-se que todo
mundo tenha seus implementos para realizar seus serviços e tudo ande bem;
7. Ser o guardião que se
preocupa da segurança do templo o dia todo (fechar as portas na noite).
8
Capítulo 8
Capítulo 8
Etiqueta
Vaishnava
O líder deve compreender porque é tão importante praticar a
etiqueta vaishnava para avançar espiritualmente, pois só assim poderá ensinar
com convicção e propriedade.
A forma de se comportar dos devotos é fundamental para
agradar a Sri Sri Guru Gouranga e Vaishnavas, como também para atrair as almas
a participar no serviço a Krishna, de fato a melhor pregação é nosso achar,
nosso comportamento. Por isso, o líder deve colocar uma atenção especial em
educar os devotos na Etiqueta Vaishnava.
1.
Importância da Etiqueta
Vaishnava
1.1 O senhor Caitanya diz que se satisfaz muito com a prática da Etiqueta Vaishnava.
1.1 O senhor Caitanya diz que se satisfaz muito com a prática da Etiqueta Vaishnava.
“Observando
a etiqueta, satifazeste Minha mente. Que outra pessoa além de ti, pode mostrar
este exemplo?"
1.2. A Etiqueta Vaishnava é o ornamento do devoto, e seu dever é observá-la e protegê-la.
"Meu querido
Sanatana, embora sejas o libertador do universo inteiro e embora os semideuses
e grandes santos são purificados por tocar em você, é a característica de um
devoto observar e proteger a etiqueta Vaishnava. Manter a etiqueta Vaishnava é
o ornamento de um devoto.”
1.3. O devoto deve usar o verso “trinad api sunicena...” como uma guirlanda que é o verdadeiro ornamento espiritual.
Siksastaka - Verso 3
trnad
api sunicena
taror
api sahisnuna
amanina
manadena
kirtaniyah
sada hari
“O santo nome do Senhor deve
ser cantado em um estado de espírito humilde, considerando-se inferior a palha
na rua; deve-se ser mais tolerante do que uma árvore, destituído de todo
sentido de falso prestígio, e deve-se estar pronto para oferecer todo o
respeito aos outros. Em tal estado de espírito, o santo nome do Senhor pode ser
cantado constantemente.”
1.4.
O devoto não deve transgredir
a Etiqueta Vaishnava.
“Quem transgride as leis da
etiqueta sujeita-se a ser zombado pelas pessoas, sendo portanto aniquilado
tanto neste mundo, quanto no próximo.” (Sri Caitanya Caritamrita
Antya 4.131)
2.
Critério para saber quais
regras devemos seguir
2.1. Guru Shastra e Sadhu
2.1. Guru Shastra e Sadhu
Os Acharyas indicam que devemos seguir simultanemente e harmoniosamente
a Guru Shastra e Sadhu, de fato quando Sri Chaitanya instruiu a Sanatana
Goswami sobre os tópicos que tinha que tratar, lhe indicou para respaldar todas
as instruções nos Puranas.
Srila Prabhupada diz:
"Se o Guru não está na sua maneira adequada de acordo com Sastra ... Guru significa que ele deve estar obedecendo às regras e regulamentações do Sastra. Sadhu-Guru-Sastra. Sadhu significa aquele que está obedecendo as regras e regulações do Sastra. Sastra deve ser o meio. Sem o Sastra nada é aceitável. Isto é explicado por Krsna. Tasmad sastra-vidhanoktah."
2.2. Importância de seguir as
instruções dos Gurus
Os
sábios de Naimisharanya falam a Suta Goswami no Srimad Bhagavatam:
“E porque você é submisso, seus mestres espirituais te dotaram de todos os favores concedidos a um discípulo manso. Portanto, você pode nos dizer tudo o que você aprendeu cientificamente com eles.”
2.3 Importância de seguir o
Shastra
yah sastra-vidhim utsrjya
vartate kama-karatah
na sa siddhim avapnoti
na sukham na param gatim
"Aquele que põe de lado
os preceitos das escrituras e age conforme os próprios caprichos não alcança a
perfeição, a felicidade, nem o destino supremo." BG 16-23
2.4 Importância da associação
com sadhus
Srila Prabhupada disse uma vez:
“Busquem sempre a associação de devotos
elevados, só assim vocês podem fazer algum progresso.”
`sadhu-sanga', sadhu-sanga'- sarva-sastre-kaya lava-matra sadhu-sange sarva-siddhi haya
"O veredito de todas as escrituras reveladas é que por até mesmo um momento de associação com um devoto puro, pode-se alcançar todos os sucessos" (Caitanya-Caritamrta, Madhya-lila 22.54)
2.5 Conclusão: Devemos apreciar simultanemente Guru Shastra e Sadhu.
Para
compreender como apreciar simultanemente Guru
Shastra
e Sadhu, devemos entender a inter-relação que existe
entre
estas 3 autoridades espirituais. Em relação a isto, se
explica
o seguinte: A associação com um sadhu ou Siksha Guru
é
benéfica, só se alimenta nossa relação com o nosso Guru, e
Srila
Sridhar Maharaj explica que o estudo das escrituras deve
ser
indicado pelo Guru, isso é bhakti, caso contrário, se
ficarmos
querendo ler livros caprichosamente para satisfazer
nossa
sede intelectual, vamos nos situar em Jñana e não em
Bhakti.
Assim, nossos Gurus nos indicaram
para ler todos os
livros
de Srila Prabhupada, Srila Sridhar Maharaj, Srila Bhakti
Pramode
Puri Maharaj, os livros de nossos próprios
Gurudevas,
e os livros que estão no site: www.bhaktipedia.org
(e
também bhaktipedia-portugues.blogspot.com) e os livros
dos
Gurus do Parampara que nossos Gurus indiquem. Por isso,
aconselhamos
estudar o livro “Etiqueta Vaishnava” de Srila
Paramadvaiti
Maharaj.
3.
Quais são os princípios de
bhakti que temos que seguir?
Os princípios do serviço
devocional foram explicados resumidamente a Sanatana Goswami por Sri Caitanya
Mahaprabhu (Madhya-lila, 24. 324-344), assim, ele recebeu a diretriz
para escrever um livro explicando elaboradamente as instruções sobre como se
deveria comportar um Vaishnava, e quais são as regras que se devem seguir.
Sanatana Goswami fez este livro com a assistência de Gopal Batta Goswami, e é
intitulado “Hari Bhakti Vilas”. Srila Rupa Goswami fez um resumo enumerando 64
pontos principais das disciplinas devocionais (Sadhana Bhakti). Destes 64
pontos, os primeiros 4 são:
guru-padasraya, diksa, gurura sevana
sad-dharma-siksa-prccha, sadhu-marganugamana
(Cc. Madhya 22.115)
“Os primeiros membros de Sadhana Bhakti são: aceitar os pés de lótus de um Guru fidedigno, aceitar Diksa e receber instruções dele acerca do serviço a Krsna, servi-lo com intimidade e afeição e seguir o caminho dos Sadhus, sob sua orientação."
Estes
pontos são os primeiros pontos, pois nos abrem as portas para poder conhecer e cultivar
o resto das 60 práticas devocionais. Assim, seguir a ordem do Guru é
fundamental.
Em conclusão, o sadhaka deve
seguir as regras e regulações indicadas por seu Guru. Consultem o livro da
Etiqueta Vaisnava na Bhaktipedia Português (bhaktipedia-portugues.blogspot.com)
4.
Essência de todas as regras
A
essência de todas estas regras e proibições é "sempre se lembrar
de Krishna e nunca se esquecer de Krishna", a respeito disto,
Bhaktivinoda Thakur cita o “Padma Purana” e explica:
smartavyah satatam visnur
vismartavyo na jatuchit
sarve
vidhi-nisedhah syur
etayor
eva kinkarah
“Lembrar de Krishna é o dever eterno. Todas as demais prescrições
mencionadas nos sastras
brotaram desta prescrição principal. Esquecer Krishna jamais é permitido. Todas
as demais proibições mencionadas nos sastras
surgiram desta proibição principal. Ao manter essa prescrição principal em
mente enquanto avança, o praticante deve abandonar seu apego pelas prescrições
do nível anterior e aceitar as prescrições do nível seguinte. Caso contrário,
será culpado de niyamagraha
(seguir regras por apego a segui-las) e ficará fraco para passar ao próximo
nível. O praticante do serviço devocional deve sempre lembrar desse ponto.”
5. “Yukta
Vairagya”, ocupar Maya (a energia ilusória) no serviço do Senhor Krishna
Rupa Gosvami
diz: “Enquanto estivermos neste
mundo material, teremos de agir. Não
podemos parar de agir. Portanto,
se executamos ações e entregamos os frutos a Krsna, então isto se chama yukta-vairagya.” (Srila Prabhupada,
fragmento do significado do verso 28 do capítulo 9 do Bhagavad Gita)
As revolucionárias idéias de
pregação de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati originavam-se do princípio shastrico de yukta-vairagya. Ele sabia como ocupar perfeitamente Maya (a energia
ilusória) no serviço do Senhor Krishna. Alguns exemplos de inovações para
expandir a pregação são:
Assim,
num templo de pregação da Missão Vrinda podemos ver muitas inovações criadas
por Srila Guru Maharaj que, da mesma maneira que outros Acharyas, estão
ocupando Maya no serviço de Krishna. Isto está em completa harmonia com Guru
Shastra e Sadhu, sempre e quando a meditação dos devotos esteja absorta no
serviço a Sri Sri Guru Mahaprabhu Gandharvika Giridhari.
6.
Essência do comportamento
Vaishnava
Desta
maneira, a finalidade de seguir as regras é ter uma atitude devocional progressiva,
ou seja, sempre ir melhorando nosso serviço devocional tanto internamente como
externamente. Nosso Guru Maharaj define Vaishnava como amoroso, e explica que o
nível de vaishnavismo de um praticante de bhakti yoga se mede por seu nível de
simpatia. Srila Prabhupada diz que um vaishnava se identifica por ser um
cavalheiro perfeito. Então, um devoto deve atuar de maneira tal que inspire ser
um cavalheiro, educado, amoroso, serviçal, sábio, simples e simpático. Srila
Prabhupada e nosso Guru Maharaj dão também muita ênfase na cooperação entre os
Vaishnavas.
7.
Relacionamento com diferentes
pessoas
O Vaishnava demonstra amor,
amizade, misericórdia e desprezo respectivamente por quatro classes de
individuos. Em outras palavras, é amoroso em relação a Ishvara (Deus), é amistoso
com os devotos, tem misericórdia pelos ignorantes e evita aqueles que são
hostis. (Jaiva Dharma)
No
caso de grandes Vaishnavas como os 6 Goswamis, Srinavas Acharaya explica o
seguinte:
dhiradhira-jana-priyau priya-karau nirmatsarau pujitau.
“Eles eram queridos tanto pelos dhiras, os transcendentalistas, como pelos adhiras, os ateus, devido a que não eram invejosos com ninguém.”
Segundo Srila Atulananda, o
foco da Missão Vrinda dado por nosso Guru Maharaj é ênfase nos bons
relacionamentos e na pregação.
8.
Tópicos tratados no livro
Etiqueta Vaishnava de Srila Paramadvaiti Swami:
Disponível na Bhaktipedia Português (bhaktipedia-portugues.blogspot.com)
·
Cultura
brahminica e limpeza. (Guru Maharaj enfatiza muito a limpeza, limpeza interna,
através do canto do santo nome e limpeza externa, mantendo o corpo, roupas e
templo limpos).
·
Etiqueta
com o mestre espiritual e o Siksha Guru.
·
Regulações
no templo.
·
Cuidado
do ashram: cuidado do banheiro, cuidado da cozinha, cuidado de veículos,
vizinhança, etc.
·
Procedimento
para tomar prasada, distribuição de prasada, como oferecer e aceitar
prasada.
·
Indicações
gerais sobre: Mãe e crianças, ao dormir, evacuar, tomar banho, comer, cuidar do
corpo, implementos de higiene pessoal.
·
Como
cantar a japa, como realizar Harinama e Sankirtana.
·
Evitar
ofensas contra o santo nome, a deidade e o santo Dham.
·
Instruções
para os devotos casados.
9.
Propósito da Etiqueta
Vaishnava
O propósito de apresentar estas guias da etiqueta vaisnava é o de satisfazer
aos nossos amados Mestres Espirituais, Srila Prabhupada e Srila Sridhara
Maharaja.
A etiqueta vaisnava nos faz fortes pregadores. Ao atuar sob esta
disciplina, não estaremos cobertos pelas modalidades da paixão e da ignorância,
chegaremos a ser puros. Srila Prabhupada dizia: “A limpeza é o mais próximo a Deus”. Uma comunidade limpa atrairá mais
devotos potenciais, porque imediatamente respirarão a atmosfera e ciência
espiritual de Krishna. “TEMPLO LIMPO = MENTE LIMPA”.
Limpeza, Humildade, Austeridade e Conhecimento da Verdade, são os
pilares da vida espiritual.
10.
Pode parecer difícil seguir as regras e deveres prescritos,
mas Krishna nos ajudará com certeza (Srila Prabhupada)
Isto
é explicado didaticamente por Srila Prabhupada com o exemplo da pardal
(pássaro), no significado do verso 24 do capítulo 6 do Bhagavad Gita:
“O praticante de yoga deve ser determinado e deve
prosseguir pacientemente a prática sem desvio. A pessoa deve ter certeza do
sucesso no fim e buscar esse curso com grande perseverança sem se desencorajar
se houver alguma demora na obtenção do sucesso. O sucesso é garantido para o
praticante rígido. No que diz respeito à determinação, deve-se seguir o exemplo
do pardal que perdeu seus ovos nas ondas do oceano (...) a prática de yoga, especialmente bhakti-yoga em Consciência de
Krishna, pode parecer um trabalho muito difícil. Mas se a pessoa seguir os
princípios com muita determinação, o Senhor irá ajudá-la com certeza, pois Deus
ajuda a quem se ajuda.”
11. Conclusão
Para concluir queremos explicar que
todas estas citações escriturais têm o propósito de respaldar o mais
importante, o amor, o afeto, a amizade, pois assim os praticantes poderão ter
certeza que isso é o mais importante, com uma fé compreensiva e não uma fé
cega, dogmática e rígida, que faz as pessoas serem sectárias e agressivas com
as demais. Devemos compreender que todas as regras e estudos filosóficos
perseguem esta meta, o amor puro, aprendendo a nos comportar de uma forma amorosa
(etiqueta vaishnava) e seguindo Guru Shastra e Sadhu como nossos professores ou
autoridades dentro da escola do amor.
Krishna só aceita o amor, inclusive
Bhaktisidhanta Sarasvati diz: “Responsabilidades
com dever, dívidas e assim por diante são funções da mente, e não da natureza
constitucional da alma. O sentido de obrigação opera no nível da mente, da
inteligência e do falso ego, ao passo que o bhakti funciona no nível da alma.
Atos praticados com afeição divina, eles são bhakti pura, dever nada mais é que
regulamento. Agir segundo a natureza característica da alma é a única maneira
pela qual podemos assegurar nosso bem-estar verdadeiro.”
Desta maneira, Srila Bhaktisidanta da ênfase
em fazer as coisas com afeto e não como um simples ato de dever. Inclusive
Srila Sridhar Maharaj explica que as regras dentro do serviço devocional são
para nos encaminhar ao amor, esse é o propósito final das regras, e se há
regras que não cumprem este propósito, temos que abandoná-las e seguir só as
regras que nos conduzem ao amor.
Todos estes ensinamentos estão nos
ensinando como nos comportar bem, sad
achara, e a chave para alcançar isto é ser sincero na entrega ao Guru,
assim tudo se revelará, Krishna diz no Bhagavad Gita 10.10: “Para aqueles que estão constantemente
devotados e Me adoram com amor, Eu dou a compreensão com a qual podem Me
alcançar.” Aqui, Krishna está explicando que a forma para obter inteligência
espiritual é através do constante serviço feito com afeição, priti.
Nosso Guru Maharaj diz uma frase muito instrutiva:
“Sábio não é aquele que sabe tudo, senão
aquele que sabe como se comportar em cada situação diferente.” Assim, os devotos sinceros que fazem
constantemente serviço com carinho, recebem iluminação divina, Krishna mesmo os
guia desde dentro do coração. Krishna comprova isto dizendo: “Devido à Minha compaixão por eles, Eu, que
moro em seus corações, destruo com a lâmpada brilhante do conhecimento a escuridão
que nasce da ignorância.” (Bhagavad Gita 10.11)
Isto se declara nos seguintes versos
dito pelo próprio senhor Vishnu:
“Meus queridos
filhos do rei, eu estou muito satisfeito com as relações de amizade que manteneis
entre vocês. Todos se dedicam a esta mesma ocupação, o serviço devocional.
Estou muito satisfeito com a amizade que existe entre vocês, e desejo a
todos boa fortuna. Agora vocês podem pedir-me uma bênção.” (4º canto, capítulo 30, verso 8,
Srimad-Bhagavatam)
Então, sigamos o exemplo dos Pracetas e aprendamos a nos comportar de
forma amistosa com nossos irmãos espirituais e dediquemo-nos
constantemente ao serviço amoroso aos pés de Sri Krishna.