NOSSO CORAÇÃO NAS MÃOS DO GURU Srila Atulananda Acharya

Há provas, requere-se fidelidade e paciência, são qualidades que devemos desenvolver. Deus faz o caminho um pouco difícil. Prabhupad Bhaktisiddhanta (Mestre Espiritual Indiano) disse que o caminho dos chamados por Deus está semeado de espinhos. Quando Deus coloca acontecimentos inconvenientes é para melhorar a qualidade de nossa fé, de nossa súplica e rendição. Deus nos coloca obstáculos para mostrar Seu poder e logo ajuda a removê-los para mostrar Sua graça. Quantas portas se abrem para o Serviço a Deus, caminhos que nos comprometem para a vida toda e assim, nós que apenas sabíamos como fazer alguma coisa pelo Supremo agora oramos dizendo que queremos servi-lo vida por vida, porque encontramos tanto por fazer.
As portas têm sido abertas por Sri Guru. As portas do céu têm-se aberto de par em par como diz Krsna a Arjuna. Tanta graça estamos assim recebendo. Graça concreta, Sri Guru está ali, conversa com ele, te abraça, te castiga se fraquejas, você é sua propriedade. Com um amigo assim nós não temos do que nos queixar, só entregar-se mais ao ideal. As adversidades cimentaram mais esta amizade. A guerra contra maya fará mais sólido nosso ideal e mais leal nossa amizade. A pobreza material nos obriga a procurar a riqueza do espírito.
O desamparo do mundo e a sua contínua ameaça nos obriga a tomar refúgio na oração. E ali encontramos as mais belas respostas, ali sentiremos o contato com Deus, a possibilidade de ter o divino em nossas vidas, o que considerávamos tão distante. Igual como não se pode pular uma grande altura sem a ajuda de uma vara, não se pode superar a dor e a ansiedade sem a vara da oração. Isto é devoção, conseguir o impossível graças ao poderoso Deus. Guru Maharaj falou uma vez que as coisas importantes se consegue por inspiração e se você não pode inspirar ao menos pode se fazer querer pelos demais. Por isso Guru é quem inspira, é quem chega em forma direta a nosso coração. É místico como Deus faz com que deixemos nosso coração em mãos do Guru. Quando encontramos a Sri Guru nosso coração acorda. É estranho, pela primeira vez pensamos que podemos trabalhar só por amor, que podemos fazer o que realmente sempre queríamos fazer, já que trabalhar por amor é a verdadeira arte na vida.
Gurudeva Paramadvati
Com o conselho na nossa mente e suando realmente no serviço... Por isso falo; ao analisar as durezas da vida, realizamos que não se pode passar por ela sem um amigo como Sri Guru e sem o apoio da oração. E é um grande perigo sentir-se mais inteligente ou mais misericordioso que o próprio Guru, ou mais comum que seus representantes. Pois eles por conduzir a missão são muitas vezes criticados e têm que defender uma linha de fidelidade com firmeza e às vezes corrigir uma pessoa. Por isso um bom devoto sempre respeita as decisões do Guru e de seus representantes em caso de dúvida clareia a dúvida com eles e não toma uma posição contrária. Já que sem conhecer os detalhes às vezes não compreendemos a razão do porque o Guru e seus representantes tenham decidido uma coisa ou outra.