AMOR POR DEUS Srila Atulananda Acharya

Na vida de Jesus há muitos exemplos valiosíssimos; muita coisa a ser aprendida. Ele era um verdadeiro praticante da espiritualidade. Ele queria vencer a si próprio. Tentar apreciar aos demais é a fórmula para sair deste mundo de inveja e concorrência. A característica do mundo espiritual é que existe um verdadeiro apreço por todos, e isso acontece porque eles percebem a alma. Se percebêssemos a alma, só poderia existir apreço por todos. Por isso, Srila B.R. Sridhar Maharaj (Mestre Indiano) disse-nos: Aprofunde-se na realidade; ali você verá a face resplandecente do Senhor. Você verá que existe uma mão favorável por trás de tudo. Que tudo é guiado por um amigo, por alguém que deseja teu bem. Essa visão não é fácil de ser atingida, mas devemos nos esforçar nessa direção, pois é isso que leva àquilo que é real.
Nossa mente nos mostra o plano de amigos e inimigos, mas isso deve ser rejeitado se queremos avançar. Devemos rejeitar nossa mente traiçoeira. Ela está nos enganando, criando barreiras que devemos superar para o nosso benefício.
Devemos aprender este apreço, não deixar que a crítica nos domine, nem as políticas.Dois grandes perigos. Dessa forma a gente vira Devoto de Deus. Não é necessário ser um grande erudito, mas praticar o cultivo do coração. Tudo isso é fundamental. Meditemos nisto e façamos um esforço por semear isto no nosso interior.
Gurudeva Paramadvaiti disse que quando você aprende a apreciar os outros vaishnavas (Devotos do Senhor), nesse momento você passa a viver no meio de santos. A gente às vezes se lamenta por não estar com vaishnavas mais avançados. Mas quando está com eles, começa a gerar sentimentos de inveja. Dessa forma não existe como agradar a mente. A gente fala: quero estar num ambiente mais puro; mas isso nada mais significa do que o fato de nós precisarmos nos purificar mais.
Aquele que é mais puro, detecta o desejo de pureza dos demais, e isso o cultiva. É como o bom agricultor que melhora uma terra estéril e tira dela uma boa colheita. Com base em elementos negativos, faz esse milagre, porque ele teve a capacidade de ver o positivo... É assim com os vaishnavas.(devotos de Deus).. Eles detectam que existe algo puro e belo nos demais, e tentam animar esse elemento positivo..
Deus dizia que os desejos vêm a nós como rios ao mar, algo constante... Mas a gente não deve dar-lhes atenção... E aí, eles se retiram... Tolerar esta etapa é duro... É nisso que consiste tudo para nós neste momento.
Devemos incrementar a firmeza, a tolerância e a determinação. Não devemos preocuparmos de incrementar o êxtase, pois isso não esta nas nossas mãos. Êxtase será o presente de Deus pelo nosso esforço... Por isso nossa meta é firmeza no serviço a Deus. Depois chega o grande prêmio outorgado por Krsna para o devoto que se dedicou. Estas são as palavras de Visvanath Cakravarti Goswami (Mestre Indiano). Devemos avançar, então, no sentido dessa posição de firmeza, tornar-se imóvel, como o grande Himalaya. Isso devemos aprender do grande Himalaya. Alguns Yogis vão até lá para virarem ‘Deus’... Nós meditamos Nele para sermos firmes no nosso propósito de serviço ao Supremo.
Voltando para esta data em que Jesus nasceu, também devemos considerar a sua determinação. Nosso papel é um compromisso constante por tentar sermos puros, bons serventes. Caso não encontres muita gratificação ou êxtase, essa não é a tua responsabilidade. O êxtase será provido de acordo aos arranjos de Deus... É o resultado que Ele enviará no seu momento apropriado, quando Ele quiser.
As escrituras mencionam que se a gente não percebe êxtase ao cantar é porque está cometendo ofensas, mas o próprio desejo de continuar cantando já é êxtase. É a graça de Deus e sua aprovação por nosso canto.
Nosso êxtase está sustentado no agradecimento daquilo que estamos recebendo, já que o escravo não pede nada. Srila B.R. Sridhar Maharaj (Mestre Indiano) diz que devemos incrementar a nossa necessidade. Estamos muito necessitados de pureza e de rendição, de vontade para resistir e avançar. Devemos entender primeiro o nosso estado caido; essa é nossa primeira benção. Quando captamos esse estado, nossa prece será mais poderosa, mais sincera e teremos mais cuidado de não cair. Seremos mais humildes.
Eu ainda indico às vezes aos devotos que se prostrem, como fazem os cristãos, para orar com mais humildade. É muito importante desenvolver o aspecto religioso da nossa consciência, e não só o lado filosófico. Porque o lado filosófico é compreender, mas não necessariamente praticar. Religioso é por em prática o que se entendeu. Exercitar a humildade, a tolerância, o amor aos demais sem esperar em troca ser amado, e sempre cantar. Esta prática religiosa, só começará a surgir quando despertarmos para a nossa necessidade.
Nesse sentido, os anarthas (coisas desfavoráveis, algo indesejável) se tornam nossos amigos, porque graças à doença, você se aproxima a Sri Guru. Mas é claro que tentaremos eliminá-los, e eles mesmos se sentirão satisfeitos, igual a um corpo moribundo, que descansa ao morrer. Devemos assim eliminar os anarthas, é para esse propósito que foram criados. E da mesma forma que a árvore está para ser cortada, assim o mundo deve ser abandonado ao usá-lo para Deus, e os anarthas estão para serem superados e vencidos. Então haverá por trás de cada anartha uma virtude, uma grande virtude, da mesma forma como na base da sombra está o objeto superior que a projeta. Por trás da inveja está o amor, por trás do egoísmo, a caridade: por trás dão egoísmo , a generosidade, do fanatismo, a amplidão. Por trás da luxuria está o desejo de servir, por trás do orgulho, a humildade. Assim, ao eliminar anarthas, não ficaremos no vazio, como pensam os mayavadis (imperssoalistas), que dizem que no estado de pureza não resta nada, não tem nada... Não é assim. Estarão ali todas as qualidades da Devoção, aquelas que enfeitam aos Semi Deuses, aos seres superiores.
Srila Prahupada costumava dizer que a Devoção é como uma rainha que vem com seu séqüito de qualidades, e deste modo temos que colocá-la firme no nosso coração, mas para isso devemos nos despedir dos fantasmas da luxúria e da ira, diz Srila Rupa Goswami (Mestre Indiano). Por trás da ira está a compreensão, a amplidão. Uma virtude projeta luz, e outra projeta outra luz. No final, estas luzes se cruzam entre si e tudo aquilo que os anarthas obscureciam agora está iluminado por todas essas virtudes. Assim como uma vela acende uma outra, assim uma virtude acende a outra. Desta forma devemos começar por acender a virtude do serviço. Isso é pratica espiritual, vamos servir, ainda que não quer-amos, ainda que com apegos e luxúria, não tem problema, mas vamos servir; vamos acender essa virtude que por sua vez nos outorga a força da associação com os devotos do Senhor. E dessa forma vai se iluminando o panorama.
Primeiro o corpo tem que estar num templo, e a partir dali começará tudo. Por estar lá teremos que falar sobre Krsna, teremos que pensar Nele e isso trará o amor por Ele. É uma estratégia que vai do simples ao sutil. No princípio você poderá pensar de forma banal e simples: Não irei para longe dos devotos, ainda que minha mente não esteja com eles, não interessa. Desta forma, vou daquilo que é mais controlável àquilo que é incontrolável. E se dessa forma avançarmos com pureza, tornaremos o incontrolável em controlável. Do incompreensível, para o compreensível.
Muitos presentes nos aguardam... Se vivermos pensando no Natal de Deus, receberemos presentes em forma de palavras dos santos e as possibilidades de serviço. De algo tão simples como servir, Deus faz um grande milagre. Essa é a especialidade de Deus, fazer milagres: algo tão incompressível para nós. Desta forma, sem dúvida, teremos toda a ajuda de Deus. Aproveitemos isto! Com toda a energia universal, Deus quer nos levar ao refúgio de Seus pés de lótus. Essa é a Sua vontade, imagine! Como não haverá sucesso se for esse o Seu desejo... Você só precisa se deixar levar pelo Seu desejo.
É como a onda que leva o surfista... Você deve aproveitar essa energia tomando o Maha Mantra Hare Krishna. Dessa forma, todo impulso que exista será para levar-nos a Deus. Se existir um impulso para baixo, será como aquele de uma onda que tenta te afundar. Então com maior forca você vai querer sair para a superfície. Desta forma Deus deve ser nosso ar. Sem Deus, só a morte; morte física e espiritual.
Toda a vontade do Supremo está no nosso próprio benefício; essa é a grande benção e nossa única razão para estar felizes: Saber que somos amados por Deus e que somos tão afortunados que estamos sendo convidados por Ele.
Muitas desgraças poderão vir, não se deixe desanimar por nada. Levante-se sempre e encaminhe-se para sua grande sorte. É a lua da boa fortuna, a boa estrela, a boa lua. Se você quiser saber da sua carta astrológica, você tem boa lua; aquela que abre o loto branco do seu coração. E te faz casar com a verdade.
Assim como a lua aumenta o sentimento dos apaixonados, assim Mahaprabhu (Quem espalho a consciência de Deus na índia) trouxe-nos esta lua especial para iniciarmos nossa vida de amor com Deus. E esse é seu movimento do canto dos santos nomes de Deus, é um amor que exige muito esforço e trabalho, mas que nos fará bem se ficarmos perseverantes nessa determinação.
Acho que vale a pena; assim disseram-no os sábios: não caminhamos à decepção, pelo contrário, como diria Srila B.R. Sridhar Maharaj, vamos para a terra do néctar. Vamos com o canto e com a dança de Mahaprabhu, combatendo duramente nossos anarthas. Nada de anarthas, vão embora, estamos em guerra contra vocês; porque eles são preguiçosos perante o bem, o bem por si acabará com eles, os bons atos de serviço a Sri Guru e Krsna.