As dez ofensas ao cantar o Santo Nome - Srila Prabhupada


As Dez Ofensas no Cantar dos Santos Nomes
(por Srila Prabhupada)
Srimad Bhagavatam, Canto 7, Capítulo 5
"Prahlada Maharaj, o Filho Santo de Hiraniakashipu"
Versos 23 e 24
Iluminação de Prabhupada
harer nama harer nama
harer namaiva kevalam
kalau nasty eva nasty eva
nasty eva gatir anyatha

"Nesta era de briga e hipocrisia, o único meio de liberação é cantar o Santo Nome do Senhor. Não existe outro meio. Não existe outro meio. Não existe outro meio". Simplesmente por cantar o Santo Nome do Senhor, a pessoa avança perfeitamente na vida espiritual. Esse é o melhor processo para o sucesso na vida. Em outras eras, o canto do Santo Nome é igualmente poderoso, mas nesta era especialmente, Kali-yuga, tem muito mais poder. kirtanad eva krsnasya mukta-sangah param vrajet: Simplesmente por cantar o Santo Nome de Krishna, a pessoa é liberada e retorna ao lar, de volta ao Supremo. Portanto, mesmo se a pessoa for capaz de realizar outros processos de serviço devocional, deve adotar o canto do Santo Nome como método principal de avanço na vida espiritual. yajnaih sankirtana-prayair yajanti hi sumedhasah: As pessoas que têm inteligência muito aguçada adotarão esse processo do canto dos Santos Nomes do Senhor. Entretanto, não se deve manufaturar processos diferentes de cantar. Deve-se aderir sinceramente ao canto do Santo Nome como as escrituras recomendam: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare. Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.
Quando a pessoa canta o Santo Nome do Senhor, deve evitar com muito cuidado as dez ofensas. Compreendemos de Sanat-kumara que mesmo se a pessoa for ofensora severa de várias formas, ela se livra da vida ofensiva se aceitar o abrigo no Santo Nome do Senhor. Na realidade, mesmo se um ser humano não for melhor do que um animal de duas patas, será liberado se aceitar o abrigo no Santo Nome do Senhor. Portanto, a pessoa deve tomar muito cuidado para não cometer ofensas aos pés de lótus do Santo Nome do Senhor. As dez ofensas são as seguintes:
1)
Blasfemar um devoto, especialmente o devoto ocupado na propagação das glórias do Santo Nome.
2)
Considerar o nome do Senhor Shiva ou de qualquer outro semideus como igual ao poderoso Santo Nome da Suprema Personalidade de Deus (ninguém é igual à Suprema Personalidade de Deus, nem ninguém é superior a Ele).
3)
Desobedecer as instruções do mestre espiritual.
4)
Blasfemar as literaturas Védicas e as literaturas compiladas de acordo com as literaturas Védicas.
5)
Criticar que as glórias do Santo Nome do Senhor são exageros.
6)
Interpretar o Santo Nome de forma pervertida.
7)
Cometer ações pecaminosas sob a força do canto do Santo Nome.
8)
Comparar o canto do Santo Nome a ações piedosas.
9)
Instruir sobre as glórias do Santo Nome uma pessoa que não tem compreensão sobre o canto do Santo Nome.
10)
Não despertar o gosto pelo canto do Santo Nome mesmo depois de ouvir todos esses ensinamentos das escrituras.
Não existe expiação para qualquer uma dessas dez ofensas. Por isso, recomenda-se que um ofensor aos pés de lótus do Santo Nome continue a cantar o Santo Nome vinte e quatro horas por dia. O cantar constante do Santo Nome livrará a pessoa das ofensas, então ela será elevada gradualmente à plataforma transcendental onde poderá cantar o puro Santo Nome e assim se tornar uma amante da Suprema Personalidade de Deus.
A recomendação é que mesmo se a pessoa comete ofensas, deve continuar a cantar o Santo Nome. Em outras palavras, o canto do Santo Nome torna a pessoa em não ofensora. A escritura Nama-kaumudi recomenda se a pessoa ofendeu os pés de lótus de um Vaishnava, deve se submeter ao Vaishnava e ser perdoada, similarmente, se ofendeu o canto do Santo Nome, deve se submeter ao Santo Nome e assim se livrar das ofensas. Sobre esse assunto, tem a seguinte afirmação dita por Daksha ao Senhor Shiva: "Eu não sabia das glórias de Sua Personalidade, e por isso, cometi uma ofensa a Seus pés de lótus em uma assembléia aberta. Você é tão bondoso, entretanto, que não aceitou a minha ofensa. Em vez disso, enquanto eu me arruinava por criticá-Lo, Você me salvou com Seu olhar misericordioso. Você é muito magnânimo. Por favor, gentilmente me desculpe e fique satisfeito com Suas qualidades exaltadas".
A pessoa tem que ser muito humilde e submissa para oferecer seus desejos e cantar preces em glorificação ao Santo Nome, tais como ayi mukta-kulair upasya manam e nivrtta-tarsair upagiyamanad. A pessoa deve cantar essas preces para se livrar das ofensas aos pés de lótus do Santo Nome.