O Vulcão Dourado do Amor Divino - Nota do Tradutor


Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

O Vulcão Dourado do Amor Divino

http://www.nitaigaura.xpg.com.br/vulcaodourado.html

Nota do Tradutor

Traduzi este Néctar maravilhoso de Sri Srimad Bhaktiraksaka Sridhar Dev-Goswami Maharaj Prabhupada, Paramahamsa Thakura Mahashaya, ou seja, nosso amado Srila Guru Maharaj Prabhupada, no começo de 1993, a pedido dos representantes oficiais e herdeiros oficiais de Srila Guru Maharaj. O prefácio que escrevi na época também foi a pedido deles.

Fiz essa tradução somente pela graça divina de meu amado Gurudeva, Srila Bhaktivedanta Swami Maharaj Prabhupada, Paramahamsa Thakura Mahashaya, somente pela inspiração divina dele, e do próprio Srila Guru Maharaj.

O Vulcão Dourado do Amor Divino é um néctar maravilhoso que emanou da boca de lótus de Srila Guru Maharaj, que é considerado uma encarnação do próprio Srila Rupa Goswami Prabhupada. Por isso, tomo a liberdade de chamá-lo de Prabhupada também. Se ele não for Prabhupada também, quem será?

Srila Guru Maharaj não escreveu o Vulcão Dourado do Amor Divino, é uma transcrição de uma de suas palestras divinas. E é um Livro fundamental para quem quer compreender melhor a natureza e vida de Sri Chaitanya Mahaprabhu, e o que é a Consciência de Krishna de verdade.

Prabhupada além de ser um irmão querido de Srila Guru Maharaj o considerava como seu shiksha-guru (mestre espiritual instrutor). Prabhupada afirmou que Srila Guru Maharaj foi quem o preparou para vir ao Ocidente.

Além do mais, a última instrução de Prabhupada para seus discípulos é que se abrigassem sob os pés de lótus de seu irmão querido, Srila Guru Maharaj. Essa foi sua última instrução.

Como já é mais do que sabido, a grande maioria de seus discípulos (99,9 %) não seguiu essa última instrução de Prabhupada e preferiu ficar do lado dos bens materiais, e dos líderes dominados pelo demônio Kali que destruíram a Missão de Srila Prabhupada. Claro que só no aspecto externo, pois a Missão de Prabhupada é a Missão do Senhor Chaitanya Mahaprabhu, e não está sujeita a nenhuma situação material.

Como Krishna afirma no Bhagavad-gita (7.3):

manusyanam sahasresu
kascid yatati siddhaye
yatatam api siddhanam
kascin mam vetti tattvatah

"Entre muitos milhares de pessoas, talvez uma se esforce pela perfeição, e entre as que alcançaram a perfeição, dificilmente uma Me conhece de verdade".

Só para esclarecer quem ficou em dúvida sobre o Néctar "A Missão do Senhor Chaitanya Mahaprabhu", onde percebemos que a história se repete. Sri Chaitanya Charitamrita (Adi 12.8). Pois é um assunto que não merece mais discussão.

A Segunda Parte de O Vulcão Dourado do Amor Divino descreve os ensinamentos de Sri Chaitanya Mahaprabhu na forma de Seu Shikshastakam, ou seja, os oito versos de Sua autoria que resumem de forma mística todos Seus Ensinamentos. Sri Chaitanya Mahaprabhu apesar de ser o maior sábio erudito da época, escreveu somente esses oito versos, pois deixou a Missão de escrever a Literatura Divina a cargo de Seus discípulos diretos, nossos Mestres Divinos, liderados por Srila Rupa Goswami Prabhupada e Srila Sanatana Goswami Prabhupada.

Como Srila Prabhupada ensinou na canção "Lalasamayi Prarthana" de Srila Narottama Dasa Thakur: "Narottama Dasa diz em seguida, rupa-raghunatha-pade hoibe akuti: Quando estarei muito ansioso para estudar os livros deixados pelos seis Goswamis? - Akuti significa ansiedade"...

Prabhupada afirma ainda no Significado do Sri Chaitanya Charitamrita (Adi 2.116-121):

<<Devotos de imitação, que querem parecer Vaishnavas elevados e imitam os Acharyas prévios mas não os seguem em princípio, são condenados nas palavras do Srimad Bhagavatam como possuidores de coração de pedra. Srila Visvanatha Chakravarti Thakur comentou sobre a condição de coração de pedra: "Aqueles que derramam lágrimas por prática mas cujos corações não mudam, são conhecidos como devotos de coração de pedra do mais baixo grau. Seu choro de imitação, induzido por prática artificial, é sempre condenado". Essa mudança de coração é visível na relutância a fazer qualquer coisa não adequada ao caminho devocional. Para que essa mudança de coração ocorra, discussões conclusivas sobre Sri Krishna são absolutamente necessárias. Falsos devotos podem pensar que simplesmente por derramar lágrimas serão conduzidos ao plano transcendental, mesmo sem ter uma verdadeira mudança de coração, mas tal prática é inútil se não houver realização transcendental. Falsos devotos pensam que por derramar lágrimas artificialmente, serão liberados, mesmo sem conhecer a conclusão sobre o conhecimento transcendental. Similarmente, outros falsos devotos pensam que é desaconselhável estudar livros dos Acharyas prévios, como se fossem filosofias empíricas secas. Mas Srila Jiva Goswami, por seguir os Acharyas prévios, apresentou as conclusões das escrituras nas seis teses chamadas Sat-samdarbhas. Devotos falsos, que têm muito pouco conhecimento sobre tais conclusões, falham em alcançar devoção pura, devido ao excesso de zelo em aceitar instruções favoráveis ao serviço devocional dadas pelos devotos auto-realizados. Tais falsos devotos são iguais aos impersonalistas, que consideram o serviço devocional como atividades lucrativas>>.

Agora, veio a inspiração para revisar este Néctar divino e colocá-Lo no ar. Na época em que traduzi, com a intenção de caprichar, fiz os diálogos na segunda pessoa (tu e vós), mas hoje, percebo que ficou horrível, a gente não fala desse jeito. Portanto, transformei todas as segundas pessoas para a terceira mesmo (você) como falamos normalmente. Também, tentei tirar todos os gerúndios desnecessários. Além do mais, a cópia que anda pela Internet está incompleta, falta a Terceira Parte. Mas agora o Néctar está revisado e inteiro para o deleite e iluminação de todos nós.

Boa Leitura!

Nitai Gaura Hari Bol!

Visvavandya Dasa
São Paulo, sexta-feira, 5 de junho de 2009