Ofensa - Srila Prabhupada

Ofensa
(por Srila Prabhupada)

Como reconhecer um Vaishnava
Sri Chaitanya Mahaprabhu dá uma definição simples sobre vaishnava: A pessoa que imediatamente lembra os outros sobre a Suprema Personalidade de Deus, Krishna, é um vaishnava. (Bhag. 4.21.37 – Significado).
A pessoa avançada pode ver a importância dos devotos. Um devoto avançado nunca desobedece ou desrespeita outro devoto. Desrespeitar outro devoto é uma grande ofensa, vaishnava aparadha é uma ofensa séria. Por isso, ensinamos nossos alunos a chamar os devotos de "Prabhu". Isso não deve ser simplesmente pronunciado pelos lábios. Deve ser realizado. Todos devem considerar os outros devotos como seu prabhu, mestre. Ninguém deve tentar se tornar o mestre.
trnad api sunicena taror api sahisnuna
amanina manadena...
Manadena, devemos estar sempre prontos a respeitar todos. Não apenas os devotos, mas todos. Todos. Porque todo ser vivo é originalmente um devoto de Krishna. Ele age como um demônio circunstancialmente pois está coberto com a capa de maya. Jivera svarupa haya krsnera nitya dasa. Todos são servos de Krishna eternamente. (Aula sobre o Néctar da Devoção, Vrindavan, 23-out-1972).
O devoto de Krishna não está sujeito às condições materiais, mesmo que suas características corpóreas pareçam condicionadas materialmente. Por isso, não se deve ver um devoto puro do ponto de vista material. A menos que alguém seja um devoto, não pode ver outro devoto perfeitamente. Como se explica no verso anterior, há três tipos de devotos, kanistha-adhikari, madhyama-adhikari e uttama-adhikari. O kanistha-adhikari não consegue distinguir entre um devoto e um não devoto. Ele só se preocupa em adorar a Deidade no templo. Um madhyama-adhikari, entretanto, pode distinguir entre o devoto e o não devoto bem como entre o devoto e o Senhor. Assim, ele trata a Suprema Personalidade de Deus, o devoto e o não devoto de forma diferente. (Significado Néctar da Instrução verso 6).

Não ofenda ninguém
Suruchi ficou louca com a morte de seu filho, por ter insultado Dhruva Maharaj, e entrou no incêndio florestal, assim encerrou sua vida. O Senhor comentou esse fato com Dhruva pois ele estava determinado em se vingar dela. Devemos aprender essa lição e nunca insultar um vaisnava. Não somente insultar um vaisnava, não devemos insultar ninguém desnecessariamente. Quando Suruchi insultou Dhruva Maharaj, ele era apenas uma criança. Ela certamente não sabia que ele era um grande vaisnava altamente reconhecido, por isso sua ofensa foi cometida sem conhecimento. Quando uma pessoa serve a um vaisnava sem saber, ainda assim recebe o bom resultado, se insultar um vaisnava sem saber, sofre o mau resultado. (Bhag. 4.9.23 - Significado).

Não Julgue Vaisnavas com Base em Seus Corpos Externos
De acordo com essa fórmula, os goswamis descendentes de Sri Nityananda Prabhu e Sri Adwaita Prabhu certamente são devotos, mas devotos que vêm de outras famílias não devem ser discriminados; de fato, se o devoto vier de uma família de acharyas anteriores ou de uma família comum, deve ser tratado igualmente. Não se deve pensar, "ele é um goswami americano", e assim discriminá-lo. Nem se deve pensar, "eis aqui um nityananda-vamsa-goswami". (Significado, Néctar da Instrução texto 6).
Por outro lado, o devoto que alcançou o título goswami e não nasceu de um pai brahmana ou de um goswami da família de Nityananda e Adwaita Prabhu, não deve ficar orgulhoso artificialmente, por achar que virou um goswami. Ele deve sempre se lembrar que se ficar orgulhoso materialmente, cairá imediatamente. Este Movimento da Consciência de Krishna é uma ciência transcendental, e não tem espaço para inveja (paramam nirmatsaranam). Não se deve ser arrogante caso tenha nascido em uma família de goswamis ou se obteve o título goswami. No momento em que fica invejoso, ele cai da plataforma paramahamsa. (Significado do Néctar da Instrução texto 6).
Aqueles que pensam que a Consciência de Krishna se limita a certo grupo de pessoas, certo grupo de devotos, ou a um certo pedaço de terra, são geralmente inclinados a ver as características externas de um devoto. Esses neófitos, incapazes de apreciar o serviço exaltado de devotos avançados, tentam trazer o maha-bhagavata à sua plataforma. (Significado do Néctar da Instrução texto 6).

E o Vaisnava caído?
Ninguém deve criticar os defeitos corpóreos de um devoto puro. Se houver tais defeitos, devem ser ignorados. Deve-se levar em conta a atividade principal do mestre espiritual, que é serviço devocional, serviço puro ao Supremo Senhor. Como afirma o Bhagavad-gita (9.30):
api cet suduracaro bhajate mam ananya-bhak
sadhur eva sa mantavyah samyag vyavasito hi sah
Mesmo se parecer que um devoto faça atividades abomináveis, deve ser considerado sadhu, uma pessoa santa, pois sua identidade real é de alguém ocupado no serviço amoroso ao Senhor. Em outras palavras, ele não deve ser considerado um ser humano comum. (Significado do Néctar da Instrução texto 6).
Api cet suduracaro bhajate mam ananya-bhak, sadhur eva sa mantavyah. Mesmo se houver discrepâncias, e ainda assim tiver a qualificação única, de que está fixo na Consciência de Krishna, então é sadhu. Sadhur eva sa mantavyah, ele não deve ser desprezado. (Aula sobre o Néctar da Devoção, Vrindavana, 6-nov-1972).

Respeite mas não se associe
Sobre as perguntas de como prestar reverências a sannyasis, todo sannyasi que ver, mesmo um sannyasi mayavadhi, preste reverências, não tem problema. Como você observou, devemos seguir a instrução do Senhor Chaitanya de respeitar a todos devidamente conforme a posição, mas não há necessidade da companhia deles freqüentemente. Se algum vaisnava não tiver bom caráter, devemos prestar a ele o respeito vaisnava, mas não podemos ficar em sua companhia. (Carta a Jayapataka, 30-abr-1970).

Como Corrigir Devotos Neófitos
Observei suas várias reclamações contra os devotos. Mas é bem melhor dar o exemplo do que criticar os defeitos dos devotos. Devemos sempre lembrar que recrutamos pessoas do público em geral. Não se pode esperar que todos nossos membros estejam no padrão de qualidade imediatamente. O melhor para você é dar exemplo com seu comportamento pessoal e tentar ajudar os outros não com críticas, mas com comportamento amigável. (Carta a um discípulo, 14-out-1971).

Como tratar Vaisnavas Superiores
Também é ofensa achar que um vaisnava com poder é objeto de ação disciplinar. É ofensa tentar lhe dar conselhos ou corrigi-lo. Pode-se distinguir entre um vaisnava neófito e um vaisnava avançado por suas atividades. O vaisnava avançado está sempre situado como o mestre espiritual, e o neófito é sempre considerado seu discípulo. O mestre espiritual não deve se sujeitar aos conselhos do discípulo, nem o mestre espiritual deve ser obrigado a ser instruído por quem não é seu discípulo. (Significado do Néctar da Instrução texto 6).

A Maior Ofensa
... se alguém ofender um vaisnava, arruína todas suas qualidades espirituais. Ofender um brahmana é muito perigoso, o que era muito bem sabido por Maharaj Rahugana. Assim, ele admitiu sua culpa francamente. Existem muitas coisas perigosas, raios, fogo, punições de Yamaraj, punições do tridente do Senhor Shiva, e assim por diante, mas nada disso é pior do que ofensa a um brahmana como Jada Bharat. (Significado, Bhag. 5.10.17).
O tipo de vaisnava-aparadha mais atroz se chama guru-aparadha, que se refere às ofensas aos pés de lótus do mestre espiritual. Na prática do cantar do Santo Nome da Suprema Personalidade de Deus, essa guru-aparadha é considerada a mais grave. (Significado, Bhag. 4.21.37).

Resultados de Vaisnava-Aparadha
O Hari-bhakti-vilasa cita o seguinte verso do Skanda Purana sobre blasfemar um vaisnava:
yo hi bhagavatam lokam upahasam nrpottama
karoti tasya nasyanti artha-dharma-yasah-sutah
nindam kuvanty ye mudha vaisnavanam mahatmanam
patanti pitrnhih sardham maha-raurava-samjñite
hanti nindati vai dvesti vaisnavan nabhinandati
krudhyate yati no harsam darsane patanani sat
Numa conversa entre Markandeya e Bhagirath, "Meu querido rei, aquele que desprezar um devoto exaltado perde os resultados de suas atividades piedosas, sua opulência, sua reputação, e seus filhos. Vaisnavas são todos grandes almas. Quem quer que os blasfeme, cai num inferno conhecido como Maha-raurava, acompanhado por seus antepassados. Quem quer que mate ou blasfeme um vaisnava, quem quer que inveje um vaisnava, ou o odeie, ou quem quer que não lhe preste reverências ou fique contente ao vê-lo, certamente cai em condição infernal".
Também, o Hari-bhakti-vilasa (10.314) cita o Dvaraka-mahatmya:
kara-patrais ca phalyante su-tivrair yama-sasanaih
nindam kurvanti ye papa vaisnavanam mahatmanam
Numa conversa entre Prahlad Maharaj e Bali Maharaj, "Pessoas pecaminosas que blasfemam vaisnavas, que são todos grandes almas, estão sujeitos às punições muito severas de Yamaraj".
No Bhakti-sandarbha (313), Jiva Goswami cita esses versos sobre blasfêmias ao Senhor Vishnu:
ye nindanti hrsikesam tad-bhaktam punya-rupinam
sata-janmarjitam punyam tesam nasyati niscitam
te pacyante maha-ghore kumbhipake bhayanake
bhaksitah kita-sanghena yavac candra-divakarau
sri-visnor avamananad gurutaram sri-vaisnavollanghanam
tadiya-disaka-janam na pasyet purusadhaman
taih sardham vañcaka-janaih saha-vasam na karayet
"Aquele que critica o Senhor Vishnu e Seus devotos perde todos seus benefícios adquiridos em cem nascimentos prévios. Essa pessoa apodrece no inferno Kumbhipaka e é devorado por vermes enquanto o Sol e a Lua existirem. Portanto, não se deve nem ver a face de uma pessoa que blasfema o Senhor Vishnu e Seus devotos. Nunca tente se associar com tal pessoa".
No Bhakti-sandarbha (313), Jiva Goswami cita ainda do Srimad Bhagavatam (10.74.40).
nindam bhagavate srnvams tat-parasya janasya va
tato napaiti yah so 'pi yati adhah sukrtac cyutah
"Se alguém não sair imediatamente ao ouvir blasfêmia contra o Senhor ou devoto do Senhor, cai do serviço devocional". (Significado Cc. Madhya 15.261).
Abandonar os princípios reguladores e viver conforme o próprio capricho é comparado a um elefante enlouquecido que arranca com força a raiz de bhakti-lata e a quebra em pedaços. Assim, bhakti-lata murcha. Essa ofensa acontece especificamente quando alguém desobedece as instruções do mestre espiritual. Isso se chama guru-avajña. Por isso, o devoto deve tomar muito cuidado para não cometer ofensa contra o mestre espiritual por desobedecer suas instruções. No momento em que a pessoa se desvia das instruções do mestre espiritual, bhakti-lata começa a ser arrancada pela raiz, e as folhas secam gradualmente. (Significado Cc. Madhya 19.156).
Quando um elefante louco entra num belo jardim, destrói tudo, e deixa a terra devastada. Similarmente, o poder de vaisnava-aparadha é tão grande que mesmo devotos avançados ficam desprovidos de suas qualidades espirituais se cometerem. A Consciência de Krishna é eterna, e não pode ser totalmente destruída, mas o avanço fica interrompido por enquanto. (Significado Bhag. 5.1.5).

Vaisnava-Aparadha surge da Associação com Não Devotos
Quando alguém se associa com não devotos, o elefante louco fica solto. Sri Chaitanya Mahaprabhu diz, asat-sanga-tyaga, ei vaisnava-acara. A primeira obrigação de um devoto é abandonar a companhia de não devotos. Um dito devoto maduro, entretanto, comete uma grande ofensa ao deixar a companhia de devotos puros. O ser humano é um animal social. Se abandonar a sociedade dos devotos puros, vai ter que se associar com não devotos (asat-sanga). Com o contato com não devotos e a ocupação em atividades não devocionais, o dito devoto maduro vai ser vítima da ofensa do elefante louco. Qualquer crescimento ocorrido, é erradicado rapidamente com essa ofensa. Por isso, devemos tomar muito cuidado para proteger a planta, por cercá-la, ou seja, por seguir os princípios reguladores, e pela associação com devotos puros.
Mesmo se alguém achar que existem tantos pseudodevotos ou não devotos na sociedade da Consciência de Krishna, ainda assim, deve permanecer na sociedade; se achar que os membros da sociedade não são devotos puros, pode ter a companhia direta do mestre espiritual, e se houver qualquer dúvida, pode consultar o mestre espiritual. Porém, a menos que a pessoa siga as instruções do mestre espiritual sobre princípios reguladores, e cantar e ouvir o Santo Nome do Senhor, não pode se tornar um devoto puro. Com as invenções mentais, a pessoa cai. Com a companhia de não devotos, a pessoa quebra os princípios reguladores e assim se perde. (Significado Cc. Madhya 19.157).

Opulência Material é um Ímpeto para Vaisnava-Aparadha
Ser muito opulento no avanço materialista às vezes é muito arriscado. A pessoa opulenta materialmente não se preocupada com ninguém, e assim comete ofensas contra grandes personalidades como os devotos e grandes santos. Assim é o caminho da opulência material. Como descreve Shukadeva Goswami, dhana-durmadandha: Muita riqueza deixa a pessoa cega. Isso aconteceu até mesmo com Indra em seu reino celestial, o que falar de outros neste mundo material? Quando a pessoa for opulenta materialmente, deve aprender a ser calma e bem comportada com os vaisnavas e pessoas santas; senão vai cair. (Significado Bhag. 8.5.15-16).

Um Vaisnava Tolera Insultos
... um vaisnava puro nunca leva a sério os insultos das pessoas. Assim é o ensinamento de Sri Chaitanya Mahaprabhu.
trnad api sunicena taror api sahisnuna
amanina manadena kirtaniyah sada harih
"Deve-se cantar o Santo Nome do Senhor com um estado mental humilde, por considerar-se inferior à palha no chão. Deve-se ser mais tolerante do que uma árvore, desprovido de todo senso de falso prestígio e pronto a oferecer todo respeito aos outros. Nesse estado mental, pode-se cantar o Santo Nome do Senhor constantemente".
Um vaisnava é sempre tolerante e submisso como as árvores e a grama. Ele tolera os insultos de outros, pois está interessado somente em cantar o Santo Nome do Senhor sem ser perturbado. (Significado Cc. Antya 3.207).

Krishna Nunca Tolera Ofensas Contra Seus Devotos
Se você insultar Krishna, mesmo assim, Ele tolera. Mas se você insultar Seu devoto, Ele nunca vai tolerar. Assim, você estará perdido. É como um grande homem. Se você o insultar, ele pode pensar, "tudo bem, deixa ele". Mas se você insultar ou fizer algum mal a seus filhos, ele não vai tolerar. Similarmente, um devoto que depende de Krishna para tudo, se alguém o prejudicar ou insultar, Krishna nunca vai tolerar. (Aula em Los Angeles, 2-dez-1973).

_ . _

Extraído da Revista Sri Krsna Kathamrita nº 06
Tradução em português:
Visvavandya Dasa
São Paulo, segunda-feira, 3 de fevereiro de 2003