SIK SASTAKAM - Os ensinamentos do Senhor Caitanya Mahaprabhu


O Senhor Caitanya Mahaprabhu instruiu Seus discípulos para que  escrevessem livros sobre a ciência de Krishna, uma  tarefa que Seus seguidores continuam a realizar até os dias atuais.
As elaborações e exposições sobre a a filosofia ensinada pelo Senhor Caitanya são, de fato, as mais volumosas,  exatas e consistentes,  devido ao sistema de sucessão discipular.
Embora fosse amplamente conhecido como um erudito em Sua juventude, o Senhor Caitanya só deixou oito versos, chamados Siksastaka.
Estes oito versos revelam claramente Sua missão e preceitos.
Estas orações supremamente valiosas são apresentadas em seguida.


 
Adaptação poética de Srila Atulananda Acarya:

(1)
ceto-darpana-marjanam
bhava-maha-davagni-nirvapanam
sreyah-kairava-candrika-vitaranam
vidya-vadhu-jivanam
anandambudhi-vardhanam prati-padam
purnamritasvadanam
sarvatma-snapanam param
vijayate sri-Krishna-sankirtanam

Limpa o espelho do coração,
Extingue o fogo ardente deste bosque em chamas,
É a lua, que abre o lótus branco da fortuna,
E é do saber sua vida e alma,
Expande o mar de gozo transcendental,
E pleno néctar ao ser presenteia,
A cada alma refresca e banha,
Suprema glória, a sri-Krishna-sankirtana!


(2)
namnam akari bahudha nija-sarva-saktis
tatrarpita niyamitah smarane na kalah
etadrisi tava kripa bhagavan mamapi
durdaivam idrisam ihajani nanuragah

Variados Nomes manifestas,
Cheios todos de Tua própria energia
E para recordá-Los não impuseste regras
Quanto a lugar e tempo.
Tal foi Tua graça, óh Bhagavan, mas olha:
Minha desgraça é tal, que nem um anuraga ou apego
por eles sinto.

(3)
trinad api sunicena
taror api sahisnuna
amanina manadena
kirtaniyah sada harih

Seja humilde como a pisoteada grama
Mais tolerante que a impassível árvore
Para ti nada espera, a todos venera
Assim Hari, poderás sempre cantar.

na dhanam na janam na sundarim
kavitam va jagad-isa kamaye
mama janmani janmanisvare
bhavatad bhaktir ahaituki tvayi

Nem riquezas, nem seguidores, nem belas mulheres,
Nem poesia mundana, óh Jagadisa, desejo.
Nascimento após nascimento, óh Senhor concede-me
serviço amoroso a Ti, sem motivo nem apego.

(5)
ayi nanda-tanuja kinkaram
patitam mam visame bhavambudhau
kripaya tava pada-pankaja-
sthita-dhuli-sadrisam vicintaya

Óh filho de Nanda! Eu sou Teu servo eterno
Mas caí neste oceano de samsara
Dá Tua graça que a Teus pés de lótus anseio,
Como um minúsculo pó aferrar minha alma.

 (6)
nayanam galad-asru-dharaya
vadanam gadgada-ruddhaya gira
pulakair nicitam vapuh kada
tava nama-grahane bhavisyati

Quando de meus olhos cairão torrentes de lágrimas?
Quando minha boca se expressará com palavras balbuciadas?
Quando se arrepiarão os pêlos de meu corpo?
Quando ao cantar Teu nome terei estes sentimentos?

(7)
yugayitam nimesena
caksusa pravrisayitam
sunyayitam jagat sarvam
govinda-virahena me

Sinto cada piscadela como uma interminável era
Meus olhos choram como nuvens de monção
O universo inteiro parece vazio
Ao sentir, Óh Govinda, Tua separação!

(8)
aslisya va pada-ratam pinastu mam
adarsanan marma-hatam karotu va
yatha tatha va vidadhatu lampato
mat-prana-nathas tu sa eva naparah

Pode abraçar-me, ou ao servir Seus pés deixo que me pisoteie
Ou que parta meu coração ao não ser visível a meus olhos
Permito a esse mulherengo fazer o que deseje
Ele é o Senhor de minha vida, não tenho nenhum outro.


 

*
Essas oito estrofes revelam claramente a missão e preceitos de Sri Caitanya Mahaprabhu e sintetizam maravilhosamente  toda a ciência da devoção a Deus.
Está explicado que simplesmente por recitar diariamente  estes versos, a pessoa pode limpar-se de todos os desejos materiais, reviver seu amor puro por Deus e no final da vida voltar ao lar, de volta ao Supremo.