Manual de Líderes de Templo por Mangala Swami



O Manual de Liderança, idealizado por BV. Mangala Swami, apresenta de uma maneira clara e sincera como podemos sempre representar nosso Mestre Espiritual em todas as situações. Também nos mostra como SEMPRE participar da Harmonia. É uma oferenda aos Vaisnavas!



“A pregação é a essência,

a pureza é a força,

os livros são a base,

e a utilidade é o princípio”



Srila Prabhupada








“A pregação é a essência,

a pureza é a força,

os livros são a base,

e a utilidade é o princípio”



Srila Prabhupada












Índice


Introdução .................................................................................................... 4

Cap. 1 - O que Gurudeva espera de um devoto que  almeja ser rendido? ........ 9

Cap. 2 - 3 Etapas do Sankirtan .................................................................... 15

Cap. 3 - Qualidades do líder espiritual ......................................................... 16

Cap. 4 - Focalizador ou líder é um Dasa (Servo) .......................................... 30

Cap. 5 - 7 serviços para agradecer e ser feliz................................................... 33

Cap. 6 - 4 áreas de serviço, 13 focalizadores e 11 líderes de Vaishnava Seva ... 52

Cap. 7 - Funções detalhadas do Presidente e Comandante ............................ 59

Cap. 8 - Etiqueta Vaishnava ......................................................................... 64


















Introdução



Primeiramente ofereço minhas respeitosas reverências ao meu querido Srila Guru Maharaj e a todos meu Siksas Gurus, especialmente a Srila Atulananda Acarya. Também ofereço minhas reverências a todos os vaishnavas. E reverencio a nossa misericordiosa deidade Sri Sri Mahaprabhu Gandharvika Giridhari a quem oro para que derramem muitas bênçãos em todos vocês.

Este humilde Manual de Liderança – Aprendendo a Servir Melhor é uma tentativa de oferenda a Sri Guru e vaishnavas. Peço-lhes perdão por todas as falhas que naturalmente encontrarão, já que sou completamente caído e desqualificado.

Considero este manual uma compilação simples de apenas algumas das palavras que  nossos Gurus falaram sobre liderança e administração de templos.

Tomei o atrevimento de escrever este manual já que precisava animar meus irmãos espirituais a seguirem assumindo o sacrifício de administrar e manter os templos do Brasil para poder expandir as glórias de Sri Sri Guru Gouranga.

Este manual também surgiu espontaneamente, já que em diversas situações alguns devotos iniciantes me perguntavam: “Como posso ser mais rendido? O que o Guru quer de mim? O que significa ser presidente de templo? Como ser comandante? Em que consiste ser um líder? Como animar aos devotos a realizarem seus serviços? Como ensinar etiqueta vaishnava? Como podemos organizar tanta diversidade de projetos aos mesmo tempo?” Então, resolvi responder aos devotos orando a Gurudeva para me inspirar, e enquanto isso escrevia tudo o que falava. Desta maneira, cada pergunta fez nascer respectivamente cada capítulo deste manual.

Nosso Guru Maharaj disse que a administração é um serviço muito elevado, já que é o serviço de Srimati Radharani. É muito delicado, pois consiste em administrar santos, sendo que as almas rendidas a Krishna são sadhus, santas.

Srila Bhaktisidhanta Sarasvati explica que a forma de obter felicidade eterna é servindo a Krishna através do movimento de Sankirtan, ele disse: “As pessoas que desejam felicidade eterna, após se salvarem da existência material, devem praticar Krishna-nama-sankirtana (canto congregacional dos Santos Nomes de Krishna) incessantemente. Dessa forma, o devoto, além de se ver como servo de Sri Nama (o Santo Nome), entende que cada entidade viva no universo destina-se a proporcionar alegria a Krishna e cada objeto para ser usado no serviço a Ele.”

Srila Bhaktisidhanta também explica que discípulo verdadeiro é aquele que é rendido por inteiro aos pés de lótus de Sri Gurudeva. Este discípulo verdadeiro vê que tudo neste mundo é instrumento para servir a Sri Guru, ou seja, vê o Guru em tudo. Assim, ele tem guru darshana (acesso ao Guru) que significa encarar tudo como superior a si mesmo e destinado ao serviço a Sri Krishna. Também explica: “Pela graça de Bhagavam obteremos um Guru, e pela misericórdia do Guru podemos alcançar Bhagavam.” Concluindo, nossa máxima fortuna é poder servir a Sri Sri Guru Gouranga através do movimento de Sankirtan.

No movimento de Sankirtan podemos ver que alguns devotos se inclinam a praticar bhajan (adoração a Krishna) cantando constantemente os Santos Nomes em uma prática mais introspectiva, esta é uma inclinação ao humor bhajananandi e outros devotos se inclinam ao humor gosti anandi (sentem felicidade em pregar as glórias de Sri Hari) e nossos Gurus têm nos ensinado a viver em harmonia, em união na diversidade.

A explicação mais linda que já escutei foi de Srila Atulananda Acarya quando explicou que os devotos puros pensam da seguinte maneira: “O bhajananandi pensa: ‘Eu só canto os Santos Nomes, quando poderei ter a bênção de pregar mais?’ enquanto isso o ghosti ananda pensa: ‘Eu estou tão atarefado com os afazeres de pregação, quando terei tempo para cantar mais japas e ter um sadhana (disciplina espiritual) mais estrito?’”

Um exemplo desta humildade foi Srila Prabhupada pois quando lhes perguntavam: “O Senhor é certamente o melhor dos devotos?” ele respondia: “Não, eu não me considero o melhor devoto. Sou o mais caído. O melhor devoto não vê necessidade de pregar uma vez que, para ele, todos são devotos. Semelhante devoto se chama uttana adhikari (devoto de primeira classe). Enquanto que eu, estou pregando todavia, como posso dizer que sou o melhor devoto?”

Assim, os Acaryas nos ensinam com seu próprio exemplo a atitude humilde característica de um devoto puro. Inclusive Srila Sridhar Maharaj explica que se sentir o mais caído é a qualificação para cantar os Santos Nomes e atrair a misericórdia de Krishna. Por isso, nossos Gurudevas insistem constantemente para sermos apreciativos e amorosos. Sempre que Srila Gurudeva atende alguém que manifesta se sentir mal e desanimado, ele lhe pergunta: “Está seguindo a receita? Está tomando os remédios? Está cantando japas? Está ouvindo Hari Katha? Está acordando cedo para ir ao Mangal Arati? Está fazendo serviço?”

Todas estas interrogativas movem o raciocínio destes devotos a se auto-analisarem, dando-se conta que todo o seu desânimo e mal-estar deve-se ao fato de não seguir a prescrição médica, ou seja, não praticar diariamente todos os pontos de serviço devocional indicados pelo Guru. Inclusive Gurudeva nos explica de uma maneira muito didática nos dizendo que devemos nos alimentar com um sanduíche espiritual que se constitui de um pedaço de pão na base, que seria o programa espiritual matutino com os seguintes ingredientes: observar o Arati de adoração à deidade, cantar japa e ouvir Hari Katha. Logo, vem o recheio que consiste nos serviços que o Guru indicou e, finalmente, a outra metade do pão que seria o programa espiritual noturno com os mesmo ingredientes do pão da base.

Espero que este humilde manual pelo menos lhes animem no serviço a Sri Sri Guru Gouranga. Suplicando por suas bênçãos para me manter servindo a Guru e vaishnavas.





Dasanudasa Mangal Swami

São Paulo, outubro de 2012








Capítulo 1



O que Guru Maharaj espera de

um devoto que almeja ser rendido?













Cometo a ousadia de escrever o que Guru Maharaj quer de um devoto, já que um irmão espiritual me perguntou o que eu espero dele. Então, eu pensei: “Eu nã  o sou ninguém, não tenho posição, mas sou propriedade de meu Guru, e ele me pediu que fizesse o serviço de presidente de templo, que consiste em representar o Guru, mesmo com minhas incapacidades e defeitos”, então, quando me perguntam o que eu quero deles, devo pensar o que Gurudeva e Krishna querem deles. Isso me obriga a depender de Krishna meditando, orando e lembrando as instruções de Gurudeva para assim encontrar a resposta.

Quando um bhakta sincero tem a necessidade de receber orientação de como agradar ao Guru e a Krishna, e pergunta humildemente ao líder, que simultaneamente ora por ser um instrumento sincero do amor de Krishna para poder servir, então Krishna se satisfaz com esta atitude humilde dos dois, e lhes inspira a falar e ouvir com fé para que possam ver claramente o que Krishna e o Guru querem.  Como diz Srila Sridar Maharaj: “O negativo (devoto sentindo-se caído, desqualificado e necessitado) atrai o positivo (Krishna, a bela realidade que resolve todos os problemas com sua doce harmonia).”

Estas idéias foram baseadas naquelas palavras que tenho escutado da própria boca dos Gurudevas. Por exemplo, eu perguntei: “Guru Maharaj, o que o senhor quer dos devotos do Brasil Yatra?”, e ele respondeu: “Que todos se tornem devotos puros.” Com certeza Guru Maharaj quer muitas e muitas coisas mais para servir Krishna, mas aqui nos reservamos a compartilhar aquilo que entendemos como a essência e prioridade.

Por favor desculpem as falhas. Essa é uma defeituosa e pequena tentativa de serviço.



É imprescindível saber o que Guru Maharaj almeja:


1.       Que nos tornemos devotos puros;



Ou seja, que vivamos exclusivamente dedicados a dar prazer a Sri Sri Guru Gouranga, esquecendo-nos de todos os desejos egoístas. Pode ser um projeto difícil e que requer muita paciência, pois é um projeto a longo prazo. No entanto, é importantíssimo ter clara a meta na vida, pois se não temos um norte, não temos direção, e se não tivermos direção, ficamos expostos a nos desviar facilmente pelo mundo da enganação e exploração. Portanto, ter clara a meta nos faz focar a energia em caminhar exclusivamente para a direção certa, conseguindo assim um avanço rápido e eficaz.



2.       Qualidade com quantidade;

O que Guru Maharaj mais quer é que possamos nos qualificar como devotos puros, ou seja, visar qualidade (pureza), pois melhor que a quantidade é a qualidade. No entanto, melhor que só qualidade é qualidade com quantidade. Quantidade é fazer Sankirtan, ou seja, nos dedicar a servir o Senhor Caitanya pregando as glórias dos Santos Nomes com o intuito de que todo mundo se una e se beneficie com essa misericórdia. Pois Sankirtan vem da palavra Samyak que significa “todos”, no contexto significa: “que todos façam kirtan” (canto de glorificação dos nomes de Deus).

Esse é o desejo de Sri Caitanya e agora Guru Maharaj quer satisfazer este desejo nos ensinando a pregar de coração e com uma visão ampla, vendo que cada pessoa precisa se ocupar num tipo especifico de serviço segundo seu estado de consciência e apegos. Srila Sridhar Maharaj diz que a natureza do amor é a distribuição, por isso a qualidade (tentar nos tornar devotos puros amorosos) nos leva a quantidade (serviço de expandir e distribuir esse amor, como um ato de agradecimento). Guru Maharaj disse uma vez que seu plano mestre é que todas as almas possam servir a Krishna. Portanto, qualidade (amor-pureza) e quantidade (pregação-expansão) são fundamentais para realizar o desejo de nosso Guru Parampara (sucessão discipular). Causar uma inundação de amor no mundo todo.



3.       Tornar-nos Siksha Gurus;

Uma vez Guru Maharaj disse que fez a Missão Vrinda com o intuito de satisfazer a Srila Prabhupada em seu desejo que todos os seus discípulos se tornassem Gurus.

Se pregarmos para satisfazer o desejo de Guru Maharaj de qualidade e quantidade, então aparecerão mais devotos, e surgirá a necessidade de capacitá-los e treiná-los no sadhana bhakti (serviço devocional) e Guru seva (serviço ao Guru). Assim nos preocuparemos de que todos avancem em seu mundo interno e que simultaneamente se ocupem em Guru Seva que ajude a expandir a missão de Mahaprabhu, ou seja, exercer a função de um conselheiro espiritual e organizador de serviço devocional, um pregador que cuida afetuosamente dos devotos e visitantes.

Para isso, deve-se meditar em Gurudeva, quem é o representante de Srimati Radharani,  “Asraya Tattva”, o Refúgio Verdadeiro. Em relação ao pedido de se tornar Guru, Sri Caitanya Mahaprabhu revelou: “Instrua todos a seguir as ordens do Senhor Krishna no Bhagavad Gita e no Srimad Bhagavatam. Dessa maneira, torne-se um mestre espiritual e tente liberar todos na Terra.”



4.       Representar o coração do Guru;

Para ser um verdadeiro Siksha Guru, deve-se ser completamente rendido ao Guru, para isso devemos meditar e orar pedindo para entender qual é a vontade de nosso Guru, o que ele quer de nós? O que ele tem no seu coração? Independentemente da vontade que o Guru tiver no coração, todas essas vontades são uma diversificação de um só sentimento: o amor.

Ou seja, o que Guru Maharaj tem no coração é só amor puro, e quem quiser ser um representante deste amor deve ser fielmente amoroso, Srila Prabhupada diz que ser amoroso é pregar, então devemos nos dedicar a entregar a sabedoria do divya jñana (conhecimento divino sobre a devoção) ensinado por Gurudeva, para isso deve-se estar ansioso por ler os últimos chats (chatgurumaharaj.blogspot.com) e ouvir as últimas conferências para assim estar completamente consciente do desejo de Guru Maharaj.  Além de ler todos os seus livros e ouvir a maior quantidade de aulas em mp3 possíveis. Tudo isto permitirá ao discípulo representar com maior fidelidade o coração e a vontade do Guru.



5.       Ser Kamikazes;

Srila Sridhar Maharaj usa este termo japonês para descrever um devoto rendido, disposto a qualquer coisa para servir seu ideal. Então, a melhor forma de cuidar dos demais é ser rendido, renunciado, abnegado. Renunciar as coisas que gostamos para assim agradar a Krishna.  E se há algum devoto com a real necessidade de fazer algumas coisas que ele gosta, pode-se permitir para que se inspire -  assim, este tipo de líder estará disposto a ser um “tapa buracos”, com boa atitude de serviço para fazer qualquer coisa. 

Compreendendo que o serviço mais importante é o serviço mais necessário, e sua felicidade se torna a felicidade dos demais, se torna um kamikaze disposto a fazer qualquer coisa com intuito de cuidar da missão do seu Guru, zelando para que todos se sintam feliz servindo. E ao mesmo tempo se preocupa de que realizem todos os serviços necessários para que exista uma atmosfera no templo de dinamismo e entusiasmo contagiante, que nos faça lembrar a energia intensa de amor e serviço de nosso Guru.

Resultado disso será ver todos os devotos felizes e isso chamará a atenção dos visitantes que dirão: “Por que eles estão tão felizes?” Talvez não saberão a resposta, mas sentirão vontade de serem parte desse grupo feliz, para assim sentirem essa felicidade, então se expandirá a Consciência de Krishna e a família crescerá através do encanto e a inspiração espiritual. Todos ficarão felizes, Krishna, vaishnavas e almas caídas, e se isto for pouco, o Senhor Nityananda te dará sua comissão.


Então, estas são as cinco coisas que Guru Maharaj deseja:

1 - Que nos tornemos devotos puros;

2 - Qualidade com quantidade, pureza com pregação;

3 - Que nos tornemos Siksha Gurus;

4 - Ser representantes do coração do Guru;

5 - Ser Kamikazes rendidos.



Capítulo 2



3 Etapas do Sankirtan







Guru Maharaj disse: “Quero que a missão Vrinda no Brasil cresça, e só vai crescer com mais Sankirtan.” Guru Maharaj explicou também 3 etapas no Sankirtan, desta maneira, todo devoto que desejar ser um sankirtaneiro completo deve aprender a servir nestas 3 etapas:

1.  Pregar e convidar pessoas para irem ao templo, seja na rua ou em qualquer lugar, ou por meios de comunicação - inclusive a internet para expor a Consciência de Krishna àqueles que não conhecem. Guru Maharaj diz: “Atuem de uma maneira tal que as pessoas queiram ler os livros e queiram nos visitar.” Por isso Ele recomenda Sankirtan personalizado.



2.  Recepcionar muito bem os convidados, encantando-os, como diz Guru Maharaj: “Que sintam que estão recebendo muita atenção desde o momento que chegam até quando saem, de tal maneira que queiram voltar muito rápido,  e inclusive às vezes nem vão querer ir embora.”



3.  Formar e treinar os bhaktas lhes ensinando etiqueta, filosofia e importância de ter um serviço responsável. Para isso se recomenda ter constantemente cursos como por exemplo “escola iniciática” e ter devotos responsáveis por dar uma atenção especial aos bhaktas.



Capítulo 3



Qualidades de um líder espiritual



Desculpem as falhas e o meu atrevimento em falar de um tópico tão elevado, pois isso nasceu de uma conversa com um devoto que me perguntava como ele podia executar a função de líder, então peguei o computador e comecei a escrever enquanto falava com o intuito de que ele não esquecesse e tivesse esta ajuda da memória que agora quero compartilhar com vocês na intenção de servi-los com esta insignificante inspiração.


1.  Amoroso

2.  Serviçal

3.  Saranagata – Rendido

4.  Motor

5.  Paternal

6.  Inteligente



1.  Amoroso



Não existe uma chave dentro da lógica material de como  liderar bem espiritualmente, já que a liderança espiritual requer estar  pendente a cada instante, de cada momento único. Esta circunstância de  contínua preocupação é criada por Krishna de propósito para que o líder  se esforce para depender sempre de Krishna, pedindo Seu refúgio para  receber a iluminação descendente de como se deve agir, atuar e falar em  cada circunstância diferente. Com certeza o Guru  atuaria com amor, tudo que faz o Guru é um ato de amor, essa é a chave  espiritual para ter sucesso na liderança espiritual. E o que é atuar com amor? É dar aos demais o que é mais benéfico, a conexão com Krishna,  Consciência de Krishna.

E como as pessoas vão se conectar? As pessoas  vão se conectar quando o devoto se esforçar e se sacrificar, se  esquecendo de si e se colocando na posição do próximo, compreendendo suas dificuldades, capacidades e vontades para assim entender qual é a dose, linguagem e maneira mais apropriada de transmitir a Consciência de Krishna. Este é o princípio do porquê os devotos atuam em cada momento de forma diferente, criando uma situação incompreensível aos olhos superficiais.

Krishna dá independência de como atuar àquele que é dependente dEle. Se Krishna se move como um zig-zag e o devoto rendido a Krishna quer  satisfazer a vontade de Krishna, então o movimento do devoto seguiria esse zig-zag. Podemos ver esse zig-zag muitas vezes na amorosa  flexibilidade que tem uma mãe com seu filho, o filho erra e mãe tolera e compreende a debilidade de seu filho, e aprecia incondicionalmente,  mesmo sendo o pior dos criminosos. Ao mesmo tempo, essa mãe sempre tem a paciência e determinação de insistir em querer educar seu filho para que se recapacite e seja uma boa pessoa, então o amor faz que a pessoa tenha sempre esperança de que o ser amado mude e se torne uma melhor pessoa.  Portanto, para ser amoroso devemos ser flexíveis e ao mesmo tempo pacientes insistindo em que as pessoas mudem, corrigindo-as com inspiradoras instruções.



Conclusão: o líder amoroso inspira e corrige, em outras palavras, o líder atua com justiça e amor, por isso ele instrui com argumentos lógicos e compreensíveis, e ao mesmo tempo sempre mostra afeto, até na circunstância mais grave devemos mostrar que por trás de tudo está o afeto, o carinho, o amor. Nossos Gurus sempre enfatizam dois pontos que eles querem para sua Missão Vrinda: a pregação e bons relacionamentos, estas duas práticas são duas formas de amar e esse amor só se consegue só através da misericórdia de Krishna, e para atrair essa misericórdia se precisa executar serviço devocional em Vaidhi-Bhakti, práticas de disciplinas espirituais, como acordar cedo, cantar os santos nomes, estudar a  filosofia e execução de serviços relacionados com a pregação. 

   

2.  Servicial


Servicial - Liderar para servir melhor é a meta do praticante sincero. Quem está disposto a servir a todos os demais é o líder. O líder deve ganhar uma autoridade natural, através de um comportamento exemplar, de dedicação intensa ao serviço dos demais. Como explica Guru Maharaj, o conceito de “vip” (very important person), se analisarmos quem é alguém importante para nós, vamos concluir que é aquele que nos fez algum serviço, aquele que te entregou algo, e se não fizermos nada por ninguém, não seremos importantes para ninguém, desta maneira, o líder é líder porque é uma pessoa importante para os demais, e ela se torna importante porque se dedica a servir amorosamente aos demais.



               

3.  Rendido




Como se explicou antes, o devoto rendido é aquele que está sempre pendente da caprichosa vontade de Krishna, esta é a forma dele se mostrar sempre dependente de Krishna, rendido a Krishna. Esta dependência é o que faz um líder ser líder, tomar decisões, ou seja, ter um campo de independência externa que na realidade é a execução da inspiração divina que vem da exclusiva dependência de Krishna. Assim, chegamos a este paradoxo: a independência na dependência. Como isto é aplicado em nosso dia-a-dia? Através do trabalho de nos tornarmos cada vez mais dependentes do Guru que está presente através de seu representante, no caso o sannyasi, presidente de templo ou devoto maior caracterizado por sua sinceridade, sabedoria, rendição e intensa dedicação no serviço ao Guru.

                        



4.  Motor


Essa motivação vem do entusiasmo, o entusiasmo é contagiante, portanto, o líder deve contagiar o espírito de serviço nos demais através de seu exemplo e palavras de afeto. Outro fator importante para motivar é ser esperto para organizar a distribuição dos serviços, tendo uma visão global das necessidades do templo e ao mesmo tempo analisando as aptidões de cada voluntário de maneira que todos se sintam felizes por estar sendo úteis em tarefas de importante necessidade. A tendência a se acomodar é forte nas pessoas deste mundo material, é uma tendência se encantar pelo brilho da bruxa Maya e suas propostas de desfrute.

Segundo Vishvanatha Chakravarti Thakura há 3 anarthas (defeitos) que podem aparecer na execução do serviço devocional: puja (desejo de adoração), pratishta (desejo de receber fama) e labha (desejo de obter uma posição confortável), este último anartha, ou desejo indesejável, tem que ser seriamente combatido, pois retarda o crescimento da devoção e impede ao devoto executar sua função de “motor”, animador dinâmico que inspira justamente o contrário do conforto, ou seja, o sacrifício de se absorver de tal maneira no serviço devocional que ao final do dia chega exausto a sua cama.

Como esclarece a filosofia Vaishnava: por ser parte da tatasta shakti (energia marginal), somos atraídos tanto por Krishna quanto por Maya, mas neste mundo material somos fortemente atraídos por Maya, pois estamos no reino dela. Ela nos faz construir barreiras para proteger nosso ego da “invasão” daqueles que querem que façamos o contrário: servir, se desapegar. Ela faz com que pensemos que serviço e desapego são como dois grandes inimigos que impedem a realização de nossa felicidade, baseado na gratificação dos desejos egoístas. O líder espiritual é um grande guerreiro transcendental que se une ao exército daqueles que declararam a guerra contra a ilusão. Isto implica pregar constantemente sobre Krishna e o serviço devocional para conseguir arrancar da mente esta invasora e constante ilusão. Maya quer nos confundir. Onde está Krishna, o sol, não pode estar Maya, a escuridão. Por isso, o líder espiritual deve ser muito esperto para convencer todos do benefício de servir a Krishna através da prática integral de serviço devocional que é constituída de diferentes 9 principais angas ou componentes, explicados por Prahlad Maharaj:



1
Escutar o nome e as glórias do Senhor
Sravanam
2
Cantar Suas glórias
Kirtanam
3
Lembrar do Senhor
Visnoh smaranam
4
Servir aos pés do Senhor
pada-sevanam
5
Adorar a Deidade
Arcanam
6
Oferecer reverências ao Senhor
Vandanam
7
Atuar como servente do Senhor
Dasyam
8
Fazer amizade com o Senhor
Sakhyam
9
Entregar-se completamente ao Senhor
Atma-nivedanam



Outro preceito importante do Siddhanta Vaisnava (Bhakti Yoga) revela que tudo começa pelo presente divino da semente da fé (sradha), que se cultiva através da associação com os devotos (sadhu sanga), que nos fornece as instruções, que nos encaminham a receber a instrução de um mestre espiritual, que nos ocupa em um serviço devocional (bhajana kriya), e assim por diante. Em outra citação, Senhor Caitanya afirma que dos 64 pontos mais importantes do bhakti, o mais essencial é o canto dos santos nomes (nama kirtan). Ele explica que para cantar constantemente o Santo Nome deve-se ser humilde, tolerante, oferecer respeito aos outros e não esperar respeito para si.

Existe uma analogia: Quando se cozinham batatas, precisa-se do fogo, do óleo para fritar, do sal e de temperos, ou seja, é uma série de componentes que dão um resultado final efetivamente saboroso. Da mesma maneira, o canto deve ser acompanhado de humildade (serviço), tolerância, respeito e ausência do desejo de reconhecimento. A humildade é um ingrediente essencial indicado por todos os Acaryas. O significado que Srila Prabhupada dá de humildade é “ser ousado para servir a Krishna”, e nosso Guru Maharaj nos disse que ser humilde é aceitar uma autoridade e servi-la.

Desta maneira, podemos ver a importância do serviço em todo momento.  Por isso, Seva (serviço) é uma essência em nosso processo. O segundo ponto é a associação com os devotos (sadhu sanga) e esta sanga ou associação é estar unido para cumprir com a instrução do sadhu que é servir Kishna da maneira que seja indicada pelo vaisnava. Ou seja, nossa união com os devotos é através da instrução (vani) que é mais profunda que a união física (vapu), desta maneira, todos os preceitos nos levam a compreender que a  finalidade é nos ocupar em serviço devocional exclusivo a Krishna, para obter a meta desejada: amor puro por Ele (prema).

Este serviço devocional sempre gira em torno da glorificação a Krishna que se manifesta de inúmeras formas, mas todas estas diversas formas de serviço devocional são sub-servas do serviço de cantar os santos nomes de Krishna, por exemplo: limpar o templo de Krishna é um sub-serviço ao Santo Nome, já que o templo está servindo como meio para propagar as glórias do Maha Mantra Hare Krishna, contribuir para pagar o aluguel também é um sub-serviço ao Santo Nome já que podemos meditar que graças ao templo muita gente será beneficiada com esta mensagem.

Digamos consciente porque se a pessoa ajuda a manter um templo mas não faz isso com uma consciência devocional, então não surtirá o mesmo efeito da devoção exclusiva que pode ser alcançada rapidamente seguindo seriamente as instruções do mestre espiritual.

Podemos concluir que existem muitas formas de servir Krishna e seus Santos Nomes, então devemos aprender a ser apreciativos com todos os serviços e estar dispostos a participar de qualquer um deles como um devoto kamikaze rendido ao nível de entregar sua vida ao propósito do Santo Nome, que é se distribuir a todos (samyak). Isso dá origem ao movimento de Sankirtan que inspira todas as pessoas a cantarem. Logo, podemos valorizar a importância de pregar fortemente a Consciência de Krishna para assim tirar a escuridão da ignorância que nos encanta por prazeres tão mesquinhos como a preguiça, a independência, a desobediência e a rebeldia que impedem o movimento de Sankirtan. Portanto, devemos combater esta ilusão sendo amigo de todos, isto atrai a Krishna, traz entusiasmo de servir, traz espírito de  devoção e religiosidade, traz a verdade acima de tudo, traz compreensão, solução, cura, amizade, consciência do cumprimento do dever, sentido de responsabilidade, consciência de comunidade.

Comun-unidade, ou seja, estarmos unidos por uma causa comum, isso é servir Krishna e para viver em harmonia comunitária devemos cumprir os acordos comunitários e rejeitar toda atitude independente e rebelde por meio da união característica da presença de Krishna no coração de um devoto sincero. Esta característica de ser o “motor” é muito importante, é o resultado dos pontos anteriores. Nossa forma de ser amoroso e serviçal é ajudando aos demais a se “motivarem” a serem conscientes de Krishna. Fazer prevalecer o sol Krishna com seu brilho, que é o serviço devocional, brilho que dissipa toda escuridão, preguiça, ignorância e aflição. Esse é o poder do serviço e mais elevado ainda é ser um animador do serviço a Krishna, isso é ser um “motor” espiritual.





5.  Paternal



Todos precisam de afeto, e para praticar a renúncia devemos abandonar a idéia esperar receber amor e começar a aprender a amar incondicionalmente mesmo que as pessoas não apreciem seu esforço, assim será um verdadeiro líder, um pai espiritual, já que o significado de líder espiritual é aquele que se dedica a cuidar dos demais, essa é a função do pai, ele está sempre preocupado. Desta maneira, se você sempre der atenção aos demais, inspirará muita gente, pois todo mundo busca se sentir querido, e não existe nada mais gratificante que o carinho genuíno do amor desinteressado de um ser espiritual. E se você acha que ainda é criança, lembre que a finalidade de toda criança é crescer, amadurecer e se tornar um pai, então, prepare-se desde já!

O pai espiritual se preocupa com o bem-estar de todos, como no passatempo do Rei Védico que quando uma pomba que fugia do ataque de uma águia pediu refúgio a ele que percebeu que tinha que dar refúgio à pomba e ao mesmo tempo dar alimento à águia para que “todos ficassem satisfeitos”, então ele colocou a águia num balanço e começou a colocar pedaços de carne de seu próprio corpo até alcançar a quantidade de peso equivalente da pomba, mas nunca era o suficiente, então ele começou a tirar todas as partes de seu corpo até que ia a tirar sua própria cabeça, nesse momento a águia e a pomba se converteram em dois semideuses e expressaram que ficaram muito felizes com a atitude do rei. Assim os semideuses fizeram que o rei recuperasse misticamente seu corpo e derramaram grandes bençãos a ele, verificando sua grandeza.

Podemos ver que o líder espiritual deve ser como um rei se preocupando com o bem-estar de todos, para isso deve se preocupar com as pessoas, e com o Lakshmi, aprender a administrar bem. Não adianta fazer todos sentirem-se bem e não incentivar todos a contribuírem a tornar sustentável a comunidade através de atividades, como por exemplo: fazer sankirtan e coletar para o templo, deve-se desenvolver as duas coisas, dar bem-estar e organizar serviços. Ser pai espiritual significa estar disposto a se sacrificar pelos filhos, o pai é quem deita por último e quem acorda primeiro. Srila Prabhupada disse que a função do filho é pedir e a função do pai é servir, por isso, em nosso conceito Teísta Pessoal Vaishnava almejamos nos tornarmos pais para assim amadurecer e servir de maneira comprometida.





6.  Inteligente



Ser inteligente para servir é ser humilde - humildade é ser ousado para servir Krishna (frase de Srila Prabhupada). Resolver todo tipo de problemas com astúcia. Ao mesmo tempo, se explica que um devoto compreende que ele não resolve nada, é só Krishna que tem o poder de resolver os problemas, então, a forma de resolver os problemas é se tornar um instrumento de Krishna.

Um passatempo conta que um rei teve que explicar porque o seu ministro recebe um salário superior aos dos demais, já que alguns cidadãos estavam reclamando. Então, o rei fez um teste lhes pedindo que resolvessem o problema de como pesar um elefante. Todos tentaram por diferentes meios mas ninguém conseguiu. Então, apareceu o ministro e disse que ele podia resolver esse problema, então colocou o elefante num bote, o bote se afundou e ele marcou uma linha na madeira até onde se afundou o bote. Depois, tirou o elefante e encheu o bote com muitas pedras  até que o bote se afundou e logo somou as pedras uma por uma para calcular o peso total do elefante, após este episódio, os cidadãos que questionavam o salário do ministro perceberam a inteligência dele e ficaram envergonhados de seu julgamento imaturo, pois o ministro possuía uma inteligência capaz de resolver todo tipo de problema, coisa que era realmente inigualável.

Esta história nos estimula a combater nossa tendência à preguiça de não querer pensar e sim usar o cérebro dos outros para resolver nossos problemas, programando nosso cérebro a não pensar e ser dependente dos outros. No entanto, todo mundo tem o potencial de resolver problemas já que pela misericórdia de Krishna há um grande potencial na inteligência humana e muita misericórdia em forma de budhi yoga, iluminação, inteligência espiritual que podemos receber se servirmos com sinceridade e devoção.

Querer é poder, quando existe amor tudo é fácil, e Krishna disse: “Aqueles que estão constantemente devotados a Me servir com amor, Eu dou a compreensão pela qual podem vir a mim.” (Bhagavad Gita, capítulo 10 verso 10).





Capítulo 4



O Focalizador ou líder

é um Dasa (Servo)



Servo não quer retribuição nem reconhecimento, facilita o serviço dos outros apreciando o esforço de todos e confia tarefas importantes aos demais. Um líder é um Dasa, servo de todos, um facilitador, quem ajuda a que todos participem no serviço divino, compartilhando a misericórdia de ser feliz servindo a fonte da felicidade: Krishna. A Suprema Personalidade de Deus disse: “mam ekam sharanam”, “tão só se refugie em Mim”, e também: “vyasayatmika buddhir ekeha kurunandana’’, “O devoto tem sua consciência focada em apenas um objetivo: Krishna.” Por isso, chamamos os líderes de “focalizadores”, porque eles inspiram com seu próprio exemplo a nos focar exclusivamente no supremo objetivo: servir Krishna. Estes devotos são chamados kevala bhaktas, que significa que eles visam exclusivamente a devoção.

Só podemos pedir, (laulyam), e a idéia é fazer bom uso de nosso livre arbítrio, pedindo serviço divino, e do resto se envcarrega Krishna, pois Ele é o Controlador Supremo, e nós somos apenas almas infinitesimais que dependemos completamente da misericórdia dEle.

Krishna disse no Bhagavad Gita: “boktaram yajña tapasam sarva loka maheshvaram suhridam sarva bhutanam jnatva mam santim ricchati”, “Krishna desfruta com as austeridades e sacrifícios que os devotos realizam, Ele é o controlador, o proprietário e o amigo de todos, quem conhece isto atinge a paz”. Neste verso, Krishna explica claramente que Ele é o controlador, Ele é quem resolve os problemas e Ele se sente muito feliz ao ver que nós entregamos o máximo de nós, fazendo austeridades e sacrifícios para servi-Lo. Ou seja, Krishna é o verdadeiro líder, pois Ele resolve todos os problemas e nosso dever é nos esforçar em dar o máximo de nós, realizando austeridades e sacrifícios para o prazer de Krishna.

Outra idéia que tratamos de estimular com o conceito de “focalizador” é de que ao se colocar explicitamente como um facilitador, os demais sentirão que sua liderança é humilde e democrática, que você reconhece todos os esforços por mínimos que sejam, e que você não está interessado em ser reconhecido, amanina manadena. Assim praticando esta humildade que Sri Caitanya explicou, todo mundo ficará feliz e se sentirá à vontade para servir num ambiente democrático onde todos têm direito de opinar e espaço para desenvolver seus serviços. Então, o focalizador distribui tarefas visando que cada devoto participe de uma área de serviço em que possa tomar decisões para melhorar.  Dessa maneira, os participantes se sentirão queridos, pois o amor inclui confiança, esperança de que mesmo sendo inexperientes e desqualificados estarão realizando bem os seus serviços, assim, se sentirão encorajados e felizes porque estarão vivendo em um ambiente de amor e confiança.



Capítulo 5



7 serviços para agradecer e ser feliz







Segundo investigadores que estudam o fenômeno da felicidade, o exercício de agradecer diariamente a uma lista de coisas que nos dão felicidade,  proporcionam um melhor ânimo, um bem-estar, portanto, incrementa nossa alegria. A Consciência de Krishna foi desenhada por Krishna mesmo, por isso possui um mecanismo místico e perfeito para cultivar agradecimento interno e genuíno, compreendendo que a forma mais efetiva e natural de agradecer é oferecendo algum serviço.

Apresentamos a continuação, uma forma didática para organizar nossos serviços em 4 áreas, de maneira que possamos amolecer o coração agradecendo os diferentes aspectos queridos para Krishna e assim ficarmos mais felizes ao praticar o serviço devocional:

·  Ishta Dev Seva: Agradecer e servir às Deidades;

·  Sankirtan Seva: Agradecer e servir a todas as almas entregando Amor Universal através do movimento de Sankirtan do Senhor Chaitanya.

·  Vaishnava Seva: Agradecer e servir à Comunidade Vaishnava; por exemplo: Gurus, irmãos espirituais e bhaktas. Guru Seva: Agradecer e servir ao Diksha Guru; Siksa Guru Seva: Agradecer e servir aos líderes e instrutores espirituais. Bhakta Seva: Agradecer e servir aos devotos iniciantes;

·  Dham Seva: Agradecer e servir ao Local Sagrado, por exemplo Vrindavan Dham e suas embaixadas no ocidente. Na maioria das vezes um devoto faz mais serviço numa área que em outra por causa das necessidades da comunidade. Ou por possuir certa natureza que lhe permite ser hábil em certo tipo de serviço, ou por estar muito atarefado com a liderança de uma área, ou por querer fazer só o que ele gosta; isto é comum. Mas melhor ainda é aperfeiçoar o nosso serviço servindo nas 4 áreas, por pouco que seja, pois esse pequeno gesto que pode durar só 15 minutos fará uma grande mudança em nosso ânimo para o resto do dia.

Ganharemos mais amigos, nos sentiremos mais úteis e sentiremos maior felicidade, já que quando agradecemos, respeitamos e servimos alguém, essa pessoa se revela a nossa visão e se estabelece um vínculo de afeto com essa pessoa. Por exemplo, quando reverenciamos e agradecemos diariamente o Sol, que nos dá energia e saúde, se desperta uma relação de afeto com este Deus.

A prática de respeito nos permite aprofundar na idéia de que estamos na frente de algo valioso, e nos dá a calma para observar durante o tempo que for necessário até descobrir as qualidades dessa pessoa, pois se não vemos as qualidades de uma pessoa, é somente porque não nos damos tempo de vê-las. Por isso, devemos nos esforçar para nos dar o tempo de ver as qualidades das demais pessoas, assim poderemos ver lindas qualidades em todas as partes e nos sentiremos inevitavelmente atraídos pela beleza espiritual que está no fundo de toda pessoa.

Esta realização nos fará sentir uma afeição natural, ficaremos maravilhados, encantados, e não sentiremos vontade de fazer outra coisa que não seja servir e agradecer todos os aspectos de Krishna, sejam seus devotos, suas encarnações, ou suas diferentes energias materiais e espirituais. Um coração indiferente ao sofrimento dos demais, e indiferente a agradecer a quem esteja lhe servindo, é um coração duro. No entanto, reverenciar, agradecer e servir é um exercício que amolecerá nosso coração e nos libertará dos desejos egoístas, que nos fazem pensar só naquilo que gostamos.

Este exercício diário de agradecer as 4 áreas de serviço nos tornará fontes de alívio, pessoas agradáveis, queridas pelos demais, assim viveremos cada vez mais numa atmosfera amigável e aos poucos se expandirá nossa consciência a essa realização onde se compreende que todos somos almas espirituais, irmãos dentro de uma família universal sustentada e presidida por Deus. Krishna declara que Ele é o pai desta família universal no Bhagavad Gita, capítulo 9, verso 17:


pitaham asya jagato

mata dhata pitamahah

“Eu sou o pai do universo, a mãe, o sustentáculo, e o avô.”



Na medida em que praticamos este exercício de agradecer e servir,  poderemos realizar gradualmente a existência de mais irmãos, e se dissolverá a idéia de conceber inimigos, já que compreenderemos que todas as pessoas são nossas irmãs, membros de uma família universal.

Compreenderemos também que todas as posses que nós temos não nos pertencem, na verdade tudo pertence a Krishna, e Ele nos empresta as coisas para que possamos aprender a compartilhar com todos como um exercício para despertar amor. Krishna declara no Bhagavad Gita, capítulo 5, verso 29, que Ele é o verdadeiro proprietário, controlador e bem-querente de todo o universo:


bhoktaram yajna-tapasam

sarva-loka-mahesvaram

suhrdam sarva-bhutanam

jnatva mam santim rcchati


“Quem tem plena consciência de Mim, conhecendo-Me como o beneficiário último de todos os sacrifícios e austeridades, o Senhor Supremo de todos os planetas e semideuses, e o beneficiário e bem-querente de todas as entidades vivas, alivia-se das dores e misérias materiais.”



Neste verso se dá a formula da paz, isto é muito significativo na hora de buscar a felicidade, pois a paz é o alicerce da felicidade, ninguém é feliz sentindo ansiedade, por isso, o 1º é compreender que nada é nosso, 2º tudo é de Krishna, 3º nós somos servos de Krishna, 4º Ele deve ser servido porque Ele é o Senhor Supremo, o controlador e amigo de todos. Compreendendo isso, nos libertaremos da ansiedade e poderemos sentir paz e felicidade.

Em seguida, uma explicação de cada área:



·         ISHTA DEV SEVA: Serviço às Deidades.

De Ishta Dev se entende como a Deidade que um Guru instala invocando a presença do Senhor Krishna com o intuito de que os seus discípulos e demais pessoas possam servir Krishna. Então, o serviço a Sri Krishna sempre se manifesta graças a misericórdia de um devoto puro, por isso os discípulos meditam que é seu Guru que está realmente servindo a Krishna
e aspiram ajudá-lo no serviço à Deidade.



Também consideramos como Ishta dev Seva distribuir os remanentes das oferendas das deidades, a isto chamamos Prashada Seva, de fato se diz que é mais elevado distribuir prasada que comer prasada. Este serviço é muito importante para manter uma comunidade feliz, ter a oportunidade de dar e receber misericórdia em forma de deliciosa comida vegetariana oferecida a Krishna, remanentes de guirlandas e incensos oferecidos às deidades é algo que dá muita alegria aos devotos de Krishna, já que segundo Rupa Goswami, dar e aceitar prasada desenvolve o afeto entre os devotos.

Os templos de Krishna se caracterizam por distribuir muita comida aos visitantes, e Sri Chaitanya Mahaprabhu diz que quando se cozinha com devoção, o próprio Senhor Krishna vem e come a oferenda de seu devoto, deixando o néctar de seus lábios de lótus na oferenda, que dão um sabor e aroma transcendentais, que fazem desta comida a comida mais gostosa e encantadora que purifica o karma e nos faz desenvolver amor por Krishna.



·         SANKIRTANA SEVA: Agradecer e servir a todas as almas entregando amor universal através do movimento de Sankirtan do Senhor Caitanya.

O Senhor Caitanya é conhecido como Goura avatar, a encarnação de Deus na forma de um devoto, pregador das glórias do canto dos Santos Nomes (movimento de Sankirtana) como processo para libertar as almas. E não só libertá-las, mas também dar-lhes uma misericórdia especial, um presente divino, o amor universal (prema) para os mais caídos, as almas da Era de Ferro (Kali Yuga). Então, Sankirtan Seva significa: Agradecer e servir a todas as almas entregando amor universal através do movimento de Sankirtan do Senhor Chaitanya.

O desejo do Senhor Chaitanya era que em cada aldeia e cidade se cantassem as glórias de Sri Krishna como forma de salvar o mundo. Por isso, Sri Chaitanya foi conhecido como a encarnação mais generosa de Krishna, Dayanidhi, oceano de generosidade ou Dayal Avatar, a encarnação da misericórdia. O “Sankirtan Seva”, ou o movimento de Sankirtana, é a forma que os devotos têm de praticar o amor universal, ou em outras palavras, a forma de servir a todos os seres vivos (semideuses, humanos, animais, plantas, etc.). Pois amor implica serviço, e o melhor serviço que podemos lhes oferecer é dar-lhes um presente eterno que proporcione verdadeira felicidade, isso é presentear consciência.

Por isso, aconselhamos aos devotos a agradecerem e a manifestarem seu amor a Sri Caitanya, cantando todas suas japas e aceitando algum voto de dedicar um número fixo de dias e horas em serviço de pregação (Sankirtan). Ex.: Sankirtaneiro, recepcionista, palestrante, pregador na internet ou qualquer serviço onde se atue como difusor de algum projeto de nossos Gurus, que eleve a consciência das pessoas.

Todos estes serviços relacionados aos 4 tipos de Yoga (karma, jñana, ashtanga e bhakti) são inspirados por um prem bhakta (devoto que possui amor puro), Srila Guru Maharaj, que não consegue ver outra coisa que não seja o amor (bhakti) relacionado a todos os processos de yoga.

Assim como Sri Advaita Acharya não conseguia ver outra coisa que não fosse devoção (bhakti) em todos os capítulos do Bhagavad Gita, mesmo existindo capítulos tratando de karma, jñana e ashtanga. Essa é a característica de uma grande alma (Mahatma), ver Sri Radha (devoção) e Sri Krishna (encanto e felicidade) em todas as partes, e usar tudo (yukta vairagya) para aproximar as almas à Consciência de Krishna. Também se entende de “yukta vairagya” como usar Maya ao serviço de Krishna, e nosso querido Guru Maharaj é esperto nessa arte. Desta maneira, Srila Gurudeva não esquece de ninguém, pois quer ajudar todos a despertar esta consciência espiritual, isso é ser um verdadeiro amigo de todos, isto é o verdadeiro amor universal.


·         VAISHNAVA SEVA: Serviço à Comunidade Vaishnava

Os bons relacionamentos são de grande importância para nossos Gurus e esta prática deve começar em casa, ou seja, com os irmãos espirituais com quem convivemos no dia-a-dia, e deve continuar no serviço aos ilimitados vaishnavas, Diksha Guru, Siksha Guru, bhaktas, etc.

Sri Caitanya Mahaprabhu disse: “Eu sou o servo do servo do servo”, esta é a atitude de um devoto avançado, estar disposto a servir humildemente a todos, livre do desejo de querer ser servido e reconhecido como mestre.  Este tipo de devoto humilde está capacitado para tomar a liderança espiritual de forma pura. Por isso, recomendamos que os devotos fixem algum serviço diário aos vaishnavas, se diz que devemos ser obedientes com os Gurus e devotos maiores, compassivos com os devotos mais novos e amistosos com os irmãos espirituais.

Neste ponto se explica que devemos servir a todos os vaishnavas de maneiras diferentes, por isso, nos próximos 3 tipos de serviços comentaremos algo a respeito de Guru Seva, Siksha Guru Seva e Bhakta Seva com o intuito de servir e agradecer dos devotos maiores até os mais novos, considerando assim vaishnava seva como uma área de serviço muito ampla. No entanto, nosso Guru disse que a melhor forma de servir é se tornando líder, por isso, neste item se enfatiza a liderança espiritual.

·       GURU SEVA: Serviço ao Guru.

O serviço devocional tem infinitas formas de ser realizado, e nossos Gurus enfatizam muito dois pontos: as boas relações e a pregação. Para conseguir ter boas relações se indica praticar um bom sadhana como meio de manter uma boa consciência que nos permita respeitar e servir nossos irmãos espirituais, e assim, conseguir uma convivência harmoniosa, livre de brigas e críticas. Guru Maharaj diz que quem não pratica sadhana fica rabugento.

Para conseguir ser amigável, devemos nos estabelecer no modo da bondade. As últimas palavras que Srila Prabhupada disse antes de abandonar o corpo explicam 4 fórmulas para se estabelecer no modo da  bondade: estar limpo, acordar cedo, participar do Mangala Arati e ouvir o Srimad Bhagavatam. Em relação a estar limpo, podemos analisar que o processo para nos limpar  internamente é cantar os Santos Nomes. Todas estas práticas nos permitirão ser amigáveis e assim manter bons relacionamentos. Srila Guru Maharaj disse que vaishnava significa ser amoroso, e o que mede um vaishnava é seu nível de simpatia.

Para podermos nos animar em pregar, precisamos orar muito pedindo misericórdia a Krishna, ao Guru e aos vaishnavas, estudar as escrituras e ler tudo o que os nossos Gurus transmitem através de seus chats, livros, artigos, aulas, etc., para ficarmos sempre atualizados e assim podermos ser um genuíno instrumento e representante de nossos mestres espirituais.

Srila Narotam das Thakur escreve em sua canção Guru Vandana “de sua boca cada palavra em teu coração guarda”, isto está indicando que as instruções que nos dá o Guru são importantíssimas, de fato são eternas e temos que guardá-las no mais profundo de nosso coração fundindo nossa existência com a instrução do Guru. Guru Maharaj diz que devemos ter um caderno de capa dura e bonito para anotar as palavras do Guru como se fosse um tesouro espiritual, por isso devemos dar atenção àquilo que o Guru nos disser e lembrar literalmente de cada palavra, meditar nelas e aprofundar de tal maneira que possamos compreender a essência do que Gurudeva quer nos transmitir. Gurudeva também nos explicou que cada conferência é uma atenção pessoal que ele faz a cada um de nós, ou seja, também podemos considerá-la uma instrução pessoal.

Outra prática de Guru Seva que Srila Guru Maharaj aconselha é realizar uma Guru Puja, ou seja, uma cerimônia de adoração ao Guru oferecendo um incenso e uma flor todos os dias. Srila Bhaktisidhanta Sarasvati diz que todo discípulo deve retribuir com uma “dakshina” (doação) e essa doação não deve ser mundana e sim deve ser uma oferenda genuína de submissão, uma oferenda espiritual de: rendição incondicional, indagação honesta, e temperamento servil. No caso de que alguém não tenha recebido um serviço diretamente de seu Guru, pode pedir um “Guru Seva”, se aproximando ao representante do mestre espiritual, por exemplo: presidente do templo, sannyasi, etc.



·       SIKSA GURU SEVA: Serviço ao Instrutor Espiritual.

Nossos Gurudevas explicam que de todos os Siksha Gurus que possamos ter, um dos mais importantes é aquele que te inspira e cuida de tua vida espiritual no dia-a-dia. Por isso, devemos buscar um Siksha Guru que idealmente esteja próximo, para que possa nos instruir periodicamente.

Quando Srila Bhaktisidhanta Sarasvati Thakur encontrava um devoto, lhe perguntava: "Quem é teu Siksha Guru?" e ouvia a resposta, assim ele conseguia perceber se o devoto estava bem situado espiritualmente ou não, já que um devoto sem Siksha Guru e sem serviço é um devoto que estádesamparado e exposto a Maya, pois não tem guardião espiritual.

Portanto, podemos concluir que é imprescindível escolher um Siksha Guru que nos inspire, só assim poderemos nos manter felizes sem desistir do serviço devocional.

Guru Maharaj coloca muita ênfase em que sua missão se desenvolva baseada na inspiração e não na imposição, portanto, Ele inclusive aconselha que se não nos inspirarmos em algum templo, possamos viajar a outros templos para assim encontrar algum lugar onde possamos nos inspirar e servir um Siksha Guru que nos anime de verdade na vida espiritual.

A maneira prática de agradecer e servir nosso Siksha Guru é obedecendo a seus pedidos, compreendendo que o líder espiritual é quem abraça o serviço de cuidar de muitas pessoas e resolver muitos problemas em prol de que todo mundo se sinta feliz servindo Krishna.

Por isso, o mínimo que podemos fazer é apoiá-lo, não lhe dando mais dores de cabeça e sim facilitando seu serviço explicando às demais pessoas que em nossa comunidade existe uma cabeça, um líder, a quem devemos respeitar e seguir, obedecendo seus conselhos para assim avançar espiritualmente.

Também podemos lhes explicar que a maneira mais efetiva de prestar algum serviço a Krishna é perguntando ao líder, pois ele sabe melhor que todos quais são as necessidades. O ditado diz: “O serviço mais importante é o mais necessário.”


·       BHAKTA SEVA: Serviço aos Bhaktas ou aos devotos iniciantes.

Também se entende como Vaishnava toda pessoa que cante os Santos Nomes favoravelmente com uma atitude sincera, mesmo não sendo iniciado. Por isso, outro aspecto de Vaishnava Seva é dar atenção aos bhaktas, devotos
iniciantes, que esperam serem instruídos em seu caminho devocional pelos devotos mais experientes.

É indicado aos devotos que tomem a responsabilidade fixa de cuidar da vida espiritual de um número mínimo de cinco pessoas iniciantes, lhes escrevendo, doando seu tempo para conversar e saber como eles estão, do que eles precisam, quais aspectos da filosofia querem esclarecer, etc. Outros exemplos deste tipo de serviço são: professor da escola iniciática, líder dos bhaktas. Cada vez que apareça algum bhakta convide-o a participar do serviço que você esteja realizando, pois essa é a melhor forma de estabelecer amizade com os devotos, servindo, e assim eles aprendem simultaneamente a realizar diversos serviços.


·       DHAM SEVA: Serviço ao Local Sagrado

                         

Nossos Gurus estão nos ensinando com seu próprio exemplo que a finalidade de visitar ou morar num lugar sagrado (ex: templo) é de servir este lugar sagrado. E uma forma prática e necessária de se fazer isso é, limpando diariamente, ajudando com doações, restaurando templos, embelezando-os, protegendo-os de elementos poluentes e participando da concientização de cuidar e adorar o santo Dham. Srila Guru Maharaj em sua conferência “As glórias de Sri Vrindavan Dham” nos explica que se entende por “Santo Dham”.

 Ele disse: “Não só se consideram os lugares de peregrinação como Santo Dham, mas também todo lugar onde nosso mestre espiritual estabeleceu uma missão e há uma deidade a adorar e onde os devotos vivem. Vrindavan é um estado de consciência. O Dham mais importante é o local onde nosso Guru nos coloca em serviço já que assim podemos crescer.”

Srila Guru Maharaj confirma isto na aula do 16 de outubro de 2011 em Vrindavan. Ele explica que uma das 5 práticas mais importantes de serviço devocional é viver num lugar sagrado, por isso nos vemos forçados a estabelecer Vrindavan em alguma parte do mundo. Assim como Srila Prabhupada que trouxe Vrindavan Dham ao mundo todo, logo levou o mundo todo a Vrindavan e depois pediu para que todo mundo levasse Vrindavan novamente ao mundo. Tudo isso é algo seqüencial já que quando se fala muito de Vrindavan surge a vontade de morar em Vrindavan. Assim, Srila Guru Maharaj está ampliando nossa visão, nos ensinando a ver cada templo como um Dham (lugar sagrado) e servi-lo como se fosse uma embaixada do mundo espiritual, uma embaixada de Vrindavan Dham.

Em relação ao que devemos fazer no Dham sagrado, na conferência “As glórias de Sri Vrindavan Dham”, Srila Guru Maharaj explica que estar no Dham sagrado é para servir, e só podemos servir através do Guru, ele é uma conexão viva. Então não temos que esperar que nos deem serviço, temos que nos aproximar ao responsável e lhe pedir serviço.

Também explica que para receber misericórdia do Santo Dham devemos manter uma boa atitude, como um aluno que quer aprender, portanto é honesto, profundo, serviçal, amoroso, generoso, sério no seu voto de cantar os santos nomes e rendido para com o serviço que o seu Guru lhe encomendou.

Srila Guru Maharaj também nos ensina que para que a misericórdia do Santo Dham não vá embora, o praticante deve seguir os princípios regulativos e evitar cometer qualquer tipo de violência, até mental, como por exemplo falar fofocas ou ver o Dham como uma solução aos problemas financeiros e assim desfrutar do Dham como se estivesse de férias. E o pior que poderíamos fazer é brigar, isto é proibido já que o Guru não gosta.

Srila Guru Maharaj enfatiza a importância de servir o Santo Dham no seu chat do 27 de Novembro de 2011: “Considero que é um dever muito secreto de cada devoto em cada templo da Missão em fazer algum serviço para Vrindavan, pois, em último caso, nosso Maha Mantra vem de Vrindavan, pois é o segredo da dança de Radha e Krishna que vem pela graça de Mahaprabhu e que recebemos graças a Srila Prabhupada que iniciou para todos nós.”



Gundica Seva



Nós chamamos Gundica Seva ao serviço de manter limpo o Dham sagrado, em relação a isto, Srila Guru Maharaj dá uma ênfase especial na limpeza, mencionando as seguintes instruções:

·     As regras de limpeza incrementam a pregação e atraem pessoas de nível qualificado;

·     O Templo deve ser arrumado de tal maneira que fique “primoroso”;

·     Se seguirmos estas regras de limpeza, Prabhupada estará muito satisfeito. Por satisfazer ao nosso Mestre, satisfaremos a Krishna; e se alcançamos satisfazer Krishna, então este Templo será sumamente atrativo para todos;

·     Qualidades brahmínicas: boa conduta, saucam ou limpeza, e estar saturados da Verdade;

·     Não devemos acostumar-nos a habitar lugares cheios de desordem e sujeira;

·     Limpeza geral é cultura hindú, a limpeza é essencial;

·     “O Mestre Espiritual sempre está ocupado com seus discípulos a limpeza do Templo de Sri Sri Radha Krishna”;

·     Não querer limpeza significa preguiça. Se for preguiçoso, não pode permanecer limpo, e estará na modalidade da ignorância (tama-guna);

·     “Quem sempre tem as roupas sujas, os dentes sujos, que é glutão, fala sem cortesia e segue dormindo depois de sair o sol, embora aparente ser grande personalidade, perderá a benção de Laksmi”. Chanakya Pandit;

Sri Caitanya nos e o faz bem e repreendendo individualmente a quem faz mal. A queles que são considerados acharyas devem aprender de Sri Caitanya como treinar aos devotos com exemplo pessoal. Deixe sempre todos os lugares tão limpos como os achou;

Todos os devotos são responsáveis pela limpeza de seu Ashram, oficinas, casas ou grihas;

Todos devemos colaborar pela impecabilidade dos Templos de Conciência de Krishna;

Quanto mais nos purificamos, mais atração se sente por seguir estes princípios de limpeza.


QUESTIONÁRIO DO SUKRITÔMETRO:

·       Que serviço faz para o Ishta Dev?

·       Que serviço faz para distribuir prasada, Prasada Seva?

·       Que Serviço faz para o movimento de Sankirtan?

·       Que serviço faz para seu Guru?

·       Que serviço faz para seu Siksha Guru?

·       Que serviço faz para os Vaishnavas?

·       Que serviço faz para os Bhaktas?

·       Que serviço faz para o Dham Sagrado?



Capítulo 6



 

4 áreas de serviço,

13 focalizadores e

11 Vaishnava Sevakas


Organizamos uma visão de todos os serviços que um templo deve realizar nestas 4 áreas, com o intuito de facilitar para os líderes terem uma visão plena do macro e do micro, ou seja, ser um bom visionário das necessidades de um templo, tendo uma visão global e uma visão detalhada simultaneamente. Quando falamos em focalizadores nos referimos aos líderes das principais 13 sub-áreas que serão explicadas posteriormente, também explicaremos em detalhe outros 11 líderes, chamados “Vaishnava sevakas”.



Explicação resumida das 4 Áreas de serviço:


1.  Ishta Dev Seva: Servir a Krishna na forma da deidade indicada pelo Guru: Atenção à deidade, realizar oferendas de alimentos, guirlandas, etc. Distribuir prasada e adorar a deidade oferecendo um bom sadhana, cantando nos Aratis, assistindo ao Mangal Arati.



2.  Sankiran Seva: Sankirtan Seva interno: (Recepção, Academia Vaishnava, Yoga Inbound, etc.), Sankirtan. Festivais: (Festival de Domingo, festivais Vaishnavas, Festivais da Revolução, etc.) e Sankirtan. Seva externo: (Sankirtaneiros, Nama Hathas, Harinam, distribuição de prasada na rua, Tour Inbound, etc.), Sankirtan. Comunicações: Manutenção de sites, mailing, Publicidade, cartazes, flyers, Office BAP Local...



3.  Vaishnava Seva: Servir a todos os vaishnavas, Gurus, irmãos, etc., zelando pela integridade espiritual e física. Para zelar pela parte espiritual é necessário inspirar e distribuir serviços (Seva). GuruMaharaj aconselha até fazer horários de serviços para aos devotos, dar conselhos espirituais e estimular o Sadhana, e para zelar pela integridade física se deve aprender a administrar bem, cuidar da saúde dos devotos (alimentação, recreação e cuidar das doenças sem demora). Outro aspecto de se preocupar integridade física é entusiasmar e conscientizar a necessidade de coletar, não só para pagar as contas e despesas, senão que para fazer crescer a Missão e conseguir expandir o Movimento.



4.  Dham Seva: Servir ao Dham sagrado; Manutenção da estrutura; organização, reforma, decoração, jardinagem, etc. Gundica Seva: Limpar, embelezar, decorar, etc.



Explicação resumida dos 13 Focalizadores:

Ishta Dev Seva:



1.  Ishta dev Seva (atenção à deidade): Pujaris, flores, comandante de Sadhana, etc.



2.  Prasada Seva (oferendas que se tornam misericórdia, remanentes de Krishna a serem distribuídos): Restaurante, lanchonete, produção de sankirtan, prasadam para devotos, encomendas, etc.



3.  Bhoga Seva (abastecimento): Pedir Bhoga, manutenção do bhoga, compras de Bhoga, etc.



Sankirtan Seva:


1.  Sankirtan Seva-externo: Sankirtaneiros, Nama Hathas, Tour Inbounds, atividades externas da CASA, distribuição de alimentos para as pessoas carentes, etc.



2.  Sankirtan Seva-interno: Recepção, Academia Vaishnava, Yoga Inbound, Loja etc.



3.  Sankirtan Seva-Comunicações: Manutenção de sites, mailing, Publicidade, cartazes, flyers, Office BAP (Local).



4.  Sankirtan Seva-Festivais: Festival de Domingo, Festivais Vaishnavas, visitas especiais, Buffets, Revolução, etc.



• Vaishnava Seva:


1.  Vaishnava Seva: (líderes que zelem pela integridade espiritual e física, ou seja, administração, sadhana e cuidados amorosos aos devotos): Diretor, Presidente, Comandantes, líder do Visnu Priya,etc.



2.  Finanças: Tesouraria, Contabilidade, Doações e Membros vitalícios.



3.  Secretaria: Documentação, trâmites burocráticos, comunicados internos, etc.



4.  Guru Seva, Office BAP: Projetos: Revolução da Colher, Oida Terapia, Féducação, WVA, Casa da Sabedoria, Yoga Inbound, Academia Vaishnava, Pacto Mundial Consciente e etc.



• Dham Seva:


1.  Dham Seva-manutenção: Reforma, decoração, manutenção da estrutura, jardinagem, etc.



2.  Gundica Seva (limpeza): limpeza e organização periódica.



3.  Vaishnava sevakas ou líderes da Área Vaishnava Seva:



A continuação apresentamos uma lista de 11 vaishnava sevakas ou membros da Junta Diretiva, no entanto, devemos ter a visão que o serviço a Krishna é infinito, um exemplo disso é que Srila Guru Maharaj explica mais de 60 líderes diferentes no seu livro “Presidente de templo”. Estes 11 líderes atendem as 4 áreas principais de serviços (Ishta dev Seva, Sankirtana Seva, Vaishnava Seva e Dham Seva).



a.  Diretor (sannyasi local): É quem dá a direção do templo, sepreocupando principalmente em inspirar espiritualmente e organizar serviços para todos os membros. É uma fonte de inspiração e esperança para os demais.



b. Presidente do Templo: Aquele que preside, ou seja, dirige. Líder e principal responsável pelo bem-estar espiritual (sadhana) e bem-estar material (coleta e organização de serviços) e pela distribuição de serviços permanentes a cada devoto.



c.   Vice-presidente: “Vice” denota que é o segundo presidente, capacitado até para substituir o presidente, e compartilha a responsabilidade de preocupar-se pelo bem-estar espiritual e material do Ashram.



d. Presidente do Visnhu Priya: Dirige espiritualmente e administrativamente este Ashram, organizando serviços e sendo uma conselheira espiritual que prega a favor da união e amizade, contra as competição e divisões, como se fosse uma mãe, se tornando um refúgio para outras mulheres, uma pessoa madura que cuida com afeto de sua família espiritual. Organiza encontros mensais, recreações quinzenais e reuniões semanais do V.P.A. tentando alcançar o desejo de Srila Guru Maharaj: que o Visnu Priya Ashram seja uma organização onde as matajis se unam em serviço ao mestre espiritual.



e.   Comandante do templo: Sinônimo de capitão. Líder que exerce o comando, leva a batuta, animando a guerra contra Maya, através de ocupar diariamente a todos em intenso serviço devocional sob a direção dada por seus superiores, sem deixar gente desocupada, se aproximando como um amigo que vem inspirar para melhorar o serviço.



f.    Comandante do Vishnu Priya Ashram: É a mão direita da presidente. Assim, a comandante do V.P.A. é responsável de animar no caso, a todas as devotas para que mantenham uma atmosfera monástica executando a disciplina de estar sempre conversando de Krishna e fazendo intenso serviço ao Guru, sem deixar espaço para Maya.



g.  Tesourero: Líder administrativo que cuida do Lakshmi para que seja protegido e bem usado, determinando que gastos são realmente necessários. Incentiva também ações para coletar mais Lakshmi nos momentos de necessidade. Em caso de realizar um gasto muito grande, pergunta aos líderes do templo.



h. Secretário do Ashram: Cuida da comunicação de tudo, com o intuito de unificar, fazendo redes de devotos internos, devotos externos, bhaktas e visitantes, unindo-os através da comunicação de diferentes serviços e atividades. Também organiza as reuniões e cuida da documentação. (Participa em Vaishnava Seva-Secretária).



i.    Secretário de Guru Maharaj (Office Bap): Representa a voz e coração de nosso Guru, mantendo os membros da comunidade atualizados das diversas atividades e projetos, para assim conectar e ocupar muitos voluntários na produção de materiais de pregação e no desenvolvimento de projetos como Revolução da Colher, Oida, Casa, WVA, etc.



j.    O assessor da área burocrática: Líder responsável de resolver qualquer problema burocrático que possa surgir nos assuntos de pregação. Como manter regularizadas as licenças legais para atuar como associação sem fins de lucro, de maneira a fundamentar nossas áreas de ingressos como Restaurante, loja, escola de yoga, etc.



k. Contador: Supervisiona o serviço do Tesoureiro com o intuito de mostrar aos demais que nossa organização como templo é transparente e honesta. Também analisa os gastos e ingressos preocupantes ou significativos, e comunica esta informação a todos no ishta goshti mensal através de balanços.Capítulo 7


Capítulo 7



 

Funções detalhadas

do Presidente e Comandante


1.  Funções do (PT) Presidente de Templo, Vice-presidente ou Presidente do Vishnu Priya Ashram:



a.  Ler o Livro “O Presidente do templo” e “Etiqueta Vaishnava” de Srila Paramadvaiti Swami e colocá-los em prática.



b. Preocupar-se de que cresçam, melhorem e se resolvam os
problemas das 4 áreas de serviço: 1- Istha Dev Seva; 2 –
Sankirtan Seva; 3 – Vaishnava Seva; 4 – Dham Seva.



c.   Preocupar-se em desenvolver e praticar as 6 qualidades de um líder espiritual: 1 – Amoroso; 2 – Serviçal; 3 – Saranagata – Rendido; 4 – Motor; 5 – Paternal; 6 – Inteligente.



d. Frases de Srila Guru Maharaj sobre o PT : “Ser PT é a melhor profissão do mundo.”, “Tudo depende do líder.”, “O líder está consciente de tudo.”



e.   Ser um fiel representante do Guru pregando suas glórias, sendo
atento a vontade dele e a seus ensinamentos, e se dedicar a
difundir estes ensinamentos.



f.    Serviços do Presidente de Templo:



           I.     Dar aulas, dirigir reuniões e tomar decisões que representem a opinião daqueles que se dedicam.

        II.     Inspirar e corrigir. Repreender sem desanimar, e sim animando (o amor implica corrigir pelo bem-estar do ser amado). Guru Maharaj disse: “Inspirar e corrigir são os dois serviços do líder, ele inspira e corrige inspirando, ou
seja, a única coisa que faz é inspirar.

    III.     Participar com o próprio exemplo servindo nas 4 áreas de serviços para agradecer e ser feliz. Manter o Comandante atento aos deveres.

     IV.     Estar disponível e receptivo a cuidar do coração dos devotos, lhes ouvindo e lhes aconselhando espiritualmente.

        V.     Manter entusiasmada a toda comunidade, para isto se recomenda dar atenção a todos e dar uma atenção especial aos líderes de cada área.



2.  Funções do Comandante:


Conceito principal do comandante de templo ou comandante do Vishnu Priya Ashram. A estratégia primordial é que o comandante comanda, dá os comandos, diz: “Faça isso”, “Lembre seu serviço da reunião”, “Comporte-se bem”, “Não faça coisas erradas”, “Vamos fazer serviço”, para que o presidente possa atender coisas mais globais e não tão domésticas, ou seja, para que o presidente possa ser o diretor que dá as diretrizes e aquele que inspira a todo mundo.












Se estas duas funções se separarem e caminharem juntas, então tudo anda muito bem, possibilita a harmonia do micro e do macro. Tanto o presidente como o comandante devem se preocupar para que funcionem bem o micro e o macro, no entanto o Presidente se dedica predominantemente ao macro (funcionalidade em relação a boas relações, pregação e organização de projetos) e o comandante se dedica predominantemente do micro (funcionalidade diária das coisas, pregando e articulando serviços). Em conclusão, estes dois são interdependentess



Serviços gerais:

1.  Averiguar tudo o que tem que ser feito e o que quer fazer o PT, de maneira a ser sua mão direita;

2.  Ser muito entusiasta, dinâmico e serviçal, inspirando todos a servirem;

3.  Comandar e cobrar, incentivando que se realizem os serviços para que o presidente seja o inspirador;

4.  Manter-se firme emocionalmente, sem se afetar pela resistência e má disposição de alguns iniciantes, ou seja, ser tolerante;

5.  Viabiliza recursos ou voluntários com o fim de atender as necessidades e resolver os problemas;

6.  Zelar para que se cumpram os acordos da reunião, lembrando os serviços a cada devoto;

7.  Preocupar-se com os visitantes que pernoitem no templo para que sejam registrados pelo secretário do templo e durmam bem;

8.  Ser muito maduro, não se tornar um problema que cause ansiedade. Para isso, deve-se manter rendido e não atuar independentemente.

9.  Fazer com que se cumpra o regulamento do Ashram.

10. Substituir o presidente quando esteja viajando e se preparar para no futuro se tornar presidente.





Serviços durante o dia:


1.       Acordar a todos no máximo às 6h para começar os serviços em um horário prudente, lembrar que Guru Maharaj disse que é obrigatório estar na aula;

2.       Marcar o ritmo de manhã agitando para a limpeza, presença na aula, desjejum, etc.;

3.       Conferir se estão sendo realizados os serviços da manhã (desjejum, aula, limpeza, recepção, etc.);

4.       Lembrar os serviços, dar serviços e conferir caso foram realizados, caso não, resolver;

5.       Ser esperto para cobrar que sejam realizados os serviços de maneira que pareça um amigo inspirador;

6.       Preocupar-se que todo mundo tenha seus implementos para realizar seus serviços e tudo ande bem;

7.       Ser o guardião que se preocupa da segurança do templo o dia todo (fechar as portas na noite).

8
Capítulo 8



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      Etiqueta Vaishnava



O líder deve compreender porque é tão importante praticar a etiqueta vaishnava para avançar espiritualmente, pois só assim poderá ensinar com convicção e propriedade.

A forma de se comportar dos devotos é fundamental para agradar a Sri Sri Guru Gouranga e Vaishnavas, como também para atrair as almas a participar no serviço a Krishna, de fato a melhor pregação é nosso achar, nosso comportamento. Por isso, o líder deve colocar uma atenção especial em educar os devotos na Etiqueta Vaishnava.



1.       Importância da Etiqueta Vaishnava

1.1 O senhor Caitanya diz que se satisfaz muito com a prática da Etiqueta Vaishnava.



Observando a etiqueta, satifazeste Minha mente. Que outra pessoa além de ti, pode mostrar este exemplo?"




1.2. A Etiqueta Vaishnava é o ornamento do devoto, e seu dever é observá-la e protegê-la.








"Meu querido Sanatana, embora sejas o libertador do universo inteiro e embora os semideuses e grandes santos são purificados por tocar em você, é a característica de um devoto observar e proteger a etiqueta Vaishnava. Manter a etiqueta Vaishnava é o ornamento de um devoto.”


1.3. O devoto deve usar o verso “trinad api sunicena...” como uma guirlanda que é o verdadeiro ornamento espiritual.


Siksastaka - Verso 3

trnad api sunicena

taror api sahisnuna

amanina manadena

kirtaniyah sada hari



“O santo nome do Senhor deve ser cantado em um estado de espírito humilde, considerando-se inferior a palha na rua; deve-se ser mais tolerante do que uma árvore, destituído de todo sentido de falso prestígio, e deve-se estar pronto para oferecer todo o respeito aos outros. Em tal estado de espírito, o santo nome do Senhor pode ser cantado constantemente.”





1.4.   O devoto não deve transgredir a Etiqueta Vaishnava.







“Quem transgride as leis da etiqueta sujeita-se a ser zombado pelas pessoas, sendo portanto aniquilado tanto neste mundo, quanto no próximo.” (Sri Caitanya Caritamrita Antya 4.131)





2.       Critério para saber quais regras devemos seguir

2.1. Guru Shastra e Sadhu


Os Acharyas indicam que devemos seguir simultanemente e harmoniosamente a Guru Shastra e Sadhu, de fato quando Sri Chaitanya instruiu a Sanatana Goswami sobre os tópicos que tinha que tratar, lhe indicou para respaldar todas as instruções nos Puranas.



Srila Prabhupada diz:


"Se o Guru não está na sua maneira adequada de acordo com Sastra ... Guru significa que ele deve estar obedecendo às regras e regulamentações do Sastra. Sadhu-Guru-Sastra. Sadhu significa aquele que está obedecendo as regras e regulações do Sastra. Sastra deve ser o meio. Sem o Sastra nada é aceitável. Isto é explicado por Krsna. Tasmad sastra-vidhanoktah."





2.2. Importância de seguir as instruções dos Gurus


Os sábios de Naimisharanya falam a Suta Goswami no Srimad Bhagavatam:



tattvatas tad-anugrahāt


guravo guhyam apy uta


“E porque você é submisso, seus mestres espirituais te dotaram de todos os favores concedidos a um discípulo manso. Portanto, você pode nos dizer tudo o que você aprendeu cientificamente com eles.”





2.3 Importância de seguir o Shastra


yah sastra-vidhim utsrjya
vartate kama-karatah
na sa siddhim avapnoti
na sukham na param gatim


"Aquele que põe de lado os preceitos das escrituras e age conforme os próprios caprichos não alcança a perfeição, a felicidade, nem o destino supremo." BG 16-23



2.4 Importância da associação com sadhus


Srila Prabhupada disse uma vez: “Busquem sempre a associação de devotos elevados, só assim vocês podem fazer algum progresso.”


`sadhu-sanga', sadhu-sanga'- sarva-sastre-kaya lava-matra sadhu-sange sarva-siddhi haya


"O veredito de todas as escrituras reveladas é que por até mesmo um momento de associação com um devoto puro, pode-se alcançar todos os sucessos" (Caitanya-Caritamrta, Madhya-lila 22.54)


2.5 Conclusão: Devemos apreciar simultanemente Guru Shastra e Sadhu.



Para compreender como apreciar simultanemente Guru

Shastra e Sadhu, devemos entender a inter-relação que existe

entre estas 3 autoridades espirituais. Em relação a isto, se

explica o seguinte: A associação com um sadhu ou Siksha Guru

é benéfica, só se alimenta nossa relação com o nosso Guru, e

Srila Sridhar Maharaj explica que o estudo das escrituras deve

ser indicado pelo Guru, isso é bhakti, caso contrário, se

ficarmos querendo ler livros caprichosamente para satisfazer

nossa sede intelectual, vamos nos situar em Jñana e não em

Bhakti.

Assim, nossos Gurus nos indicaram para ler todos os

livros de Srila Prabhupada, Srila Sridhar Maharaj, Srila Bhakti

Pramode Puri Maharaj, os livros de nossos próprios

Gurudevas, e os livros que estão no site: www.bhaktipedia.org

(e também bhaktipedia-portugues.blogspot.com) e os livros

dos Gurus do Parampara que nossos Gurus indiquem. Por isso,

aconselhamos estudar o livro “Etiqueta Vaishnava” de Srila

Paramadvaiti Maharaj.



3.       Quais são os princípios de bhakti que temos que seguir?


Os princípios do serviço devocional foram explicados resumidamente a Sanatana Goswami por Sri Caitanya Mahaprabhu (Madhya-lila, 24. 324-344), assim, ele recebeu a diretriz para escrever um livro explicando elaboradamente as instruções sobre como se deveria comportar um Vaishnava, e quais são as regras que se devem seguir. Sanatana Goswami fez este livro com a assistência de Gopal Batta Goswami, e é intitulado “Hari Bhakti Vilas”. Srila Rupa Goswami fez um resumo enumerando 64 pontos principais das disciplinas devocionais (Sadhana Bhakti). Destes 64 pontos, os primeiros 4 são:

guru-padasraya, diksa, gurura sevana

sad-dharma-siksa-prccha, sadhu-marganugamana

(Cc. Madhya 22.115)


“Os primeiros membros de Sadhana Bhakti são: aceitar os pés de lótus de um Guru fidedigno, aceitar Diksa e receber instruções dele acerca do serviço a Krsna, servi-lo com intimidade e afeição e seguir o caminho dos Sadhus, sob sua orientação."


Estes pontos são os primeiros pontos, pois nos abrem as portas para poder conhecer e cultivar o resto das 60 práticas devocionais. Assim, seguir a ordem do Guru é fundamental.

Em conclusão, o sadhaka deve seguir as regras e regulações indicadas por seu Guru. Consultem o livro da Etiqueta Vaisnava na Bhaktipedia Português (bhaktipedia-portugues.blogspot.com)



4.       Essência de todas as regras


A essência de todas estas regras e proibições é "sempre se lembrar de Krishna e nunca se esquecer de Krishna", a respeito disto, Bhaktivinoda Thakur cita o “Padma Purana” e explica:



smartavyah satatam visnur

vismartavyo na jatuchit

sarve vidhi-nisedhah syur

etayor eva kinkarah



“Lembrar de Krishna é o dever eterno. Todas as demais prescrições mencionadas nos sastras brotaram desta prescrição principal. Esquecer Krishna jamais é permitido. Todas as demais proibições mencionadas nos sastras surgiram desta proibição principal. Ao manter essa prescrição principal em mente enquanto avança, o praticante deve abandonar seu apego pelas prescrições do nível anterior e aceitar as prescrições do nível seguinte. Caso contrário, será culpado de niyamagraha (seguir regras por apego a segui-las) e ficará fraco para passar ao próximo nível. O praticante do serviço devocional deve sempre lembrar desse ponto.”



5.       “Yukta Vairagya”, ocupar Maya (a energia ilusória) no serviço do Senhor Krishna



Rupa Gosvami diz:Enquanto estivermos neste mundo material, teremos de agir. Não podemos parar de agir. Portanto, se executamos ações e entregamos os frutos a Krsna, então isto se chama yukta-vairagya.” (Srila Prabhupada, fragmento do significado do verso 28 do capítulo 9 do Bhagavad Gita)

As revolucionárias idéias de pregação de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati originavam-se do princípio shastrico de yukta-vairagya. Ele sabia como ocupar perfeitamente Maya (a energia ilusória) no serviço do Senhor Krishna. Alguns exemplos de inovações para expandir a pregação são:


Assim, num templo de pregação da Missão Vrinda podemos ver muitas inovações criadas por Srila Guru Maharaj que, da mesma maneira que outros Acharyas, estão ocupando Maya no serviço de Krishna. Isto está em completa harmonia com Guru Shastra e Sadhu, sempre e quando a meditação dos devotos esteja absorta no serviço a Sri Sri Guru Mahaprabhu Gandharvika Giridhari.



6.       Essência do comportamento Vaishnava



Desta maneira, a finalidade de seguir as regras é ter uma atitude devocional progressiva, ou seja, sempre ir melhorando nosso serviço devocional tanto internamente como externamente. Nosso Guru Maharaj define Vaishnava como amoroso, e explica que o nível de vaishnavismo de um praticante de bhakti yoga se mede por seu nível de simpatia. Srila Prabhupada diz que um vaishnava se identifica por ser um cavalheiro perfeito. Então, um devoto deve atuar de maneira tal que inspire ser um cavalheiro, educado, amoroso, serviçal, sábio, simples e simpático. Srila Prabhupada e nosso Guru Maharaj dão também muita ênfase na cooperação entre os Vaishnavas.





7.       Relacionamento com diferentes pessoas



O Vaishnava demonstra amor, amizade, misericórdia e desprezo respectivamente por quatro classes de individuos. Em outras palavras, é amoroso em relação a Ishvara (Deus), é amistoso com os devotos, tem misericórdia pelos ignorantes e evita aqueles que são hostis. (Jaiva Dharma)

No caso de grandes Vaishnavas como os 6 Goswamis, Srinavas Acharaya explica o seguinte:


dhiradhira-jana-priyau priya-karau nirmatsarau pujitau.

“Eles eram queridos tanto pelos dhiras, os transcendentalistas, como pelos adhiras, os ateus, devido a que não eram invejosos com ninguém.”


Segundo Srila Atulananda, o foco da Missão Vrinda dado por nosso Guru Maharaj é ênfase nos bons relacionamentos e na pregação.



8.       Tópicos tratados no livro Etiqueta Vaishnava de Srila Paramadvaiti Swami:


Disponível na Bhaktipedia Português (bhaktipedia-portugues.blogspot.com)



·          Cultura brahminica e limpeza. (Guru Maharaj enfatiza muito a limpeza, limpeza interna, através do canto do santo nome e limpeza externa, mantendo o corpo, roupas e templo limpos).

·          Etiqueta com o mestre espiritual e o Siksha Guru.

·          Regulações no templo.

·          Cuidado do ashram: cuidado do banheiro, cuidado da cozinha, cuidado de veículos, vizinhança, etc.

·          Procedimento para tomar prasada, distribuição de prasada, como oferecer e aceitar prasada.

·          Indicações gerais sobre: Mãe e crianças, ao dormir, evacuar, tomar banho, comer, cuidar do corpo, implementos de higiene pessoal.

·          Como cantar a japa, como realizar Harinama e Sankirtana.

·          Evitar ofensas contra o santo nome, a deidade e o santo Dham.

·          Instruções para os devotos casados.



9.       Propósito da Etiqueta Vaishnava



O propósito de apresentar estas guias da etiqueta vaisnava é o de satisfazer aos nossos amados Mestres Espirituais, Srila Prabhupada e Srila Sridhara Maharaja.

A etiqueta vaisnava nos faz fortes pregadores. Ao atuar sob esta disciplina, não estaremos cobertos pelas modalidades da paixão e da ignorância, chegaremos a ser puros. Srila Prabhupada dizia: “A limpeza é o mais próximo a Deus”. Uma comunidade limpa atrairá mais devotos potenciais, porque imediatamente respirarão a atmosfera e ciência espiritual de Krishna. “TEMPLO LIMPO = MENTE LIMPA”.

Limpeza, Humildade, Austeridade e Conhecimento da Verdade, são os pilares da vida espiritual.





10.   Pode parecer difícil seguir as regras e deveres prescritos, mas Krishna nos ajudará com certeza (Srila Prabhupada)


Isto é explicado didaticamente por Srila Prabhupada com o exemplo da pardal (pássaro), no significado do verso 24 do capítulo 6 do Bhagavad Gita:



“O praticante de yoga deve ser determinado e deve prosseguir pacientemente a prática sem desvio. A pessoa deve ter certeza do sucesso no fim e buscar esse curso com grande perseverança sem se desencorajar se houver alguma demora na obtenção do sucesso. O sucesso é garantido para o praticante rígido. No que diz respeito à determinação, deve-se seguir o exemplo do pardal que perdeu seus ovos nas ondas do oceano (...) a prática de yoga, especialmente bhakti-yoga em Consciência de Krishna, pode parecer um trabalho muito difícil. Mas se a pessoa seguir os princípios com muita determinação, o Senhor irá ajudá-la com certeza, pois Deus ajuda a quem se ajuda.”



11.   Conclusão


Para concluir queremos explicar que todas estas citações escriturais têm o propósito de respaldar o mais importante, o amor, o afeto, a amizade, pois assim os praticantes poderão ter certeza que isso é o mais importante, com uma fé compreensiva e não uma fé cega, dogmática e rígida, que faz as pessoas serem sectárias e agressivas com as demais. Devemos compreender que todas as regras e estudos filosóficos perseguem esta meta, o amor puro, aprendendo a nos comportar de uma forma amorosa (etiqueta vaishnava) e seguindo Guru Shastra e Sadhu como nossos professores ou autoridades dentro da escola do amor.

Krishna só aceita o amor, inclusive Bhaktisidhanta Sarasvati diz: “Responsabilidades com dever, dívidas e assim por diante são funções da mente, e não da natureza constitucional da alma. O sentido de obrigação opera no nível da mente, da inteligência e do falso ego, ao passo que o bhakti funciona no nível da alma. Atos praticados com afeição divina, eles são bhakti pura, dever nada mais é que regulamento. Agir segundo a natureza característica da alma é a única maneira pela qual podemos assegurar nosso bem-estar verdadeiro.”

Desta maneira, Srila Bhaktisidanta da ênfase em fazer as coisas com afeto e não como um simples ato de dever. Inclusive Srila Sridhar Maharaj explica que as regras dentro do serviço devocional são para nos encaminhar ao amor, esse é o propósito final das regras, e se há regras que não cumprem este propósito, temos que abandoná-las e seguir só as regras que nos conduzem ao amor.

Todos estes ensinamentos estão nos ensinando como nos comportar bem, sad achara, e a chave para alcançar isto é ser sincero na entrega ao Guru, assim tudo se revelará, Krishna diz no Bhagavad Gita 10.10: “Para aqueles que estão constantemente devotados e Me adoram com amor, Eu dou a compreensão com a qual podem Me alcançar.” Aqui, Krishna está explicando que a forma para obter inteligência espiritual é através do constante serviço feito com afeição, priti.

Nosso Guru Maharaj diz uma frase muito instrutiva: “Sábio não é aquele que sabe tudo, senão aquele que sabe como se comportar em cada situação diferente.” Assim, os devotos sinceros que fazem constantemente serviço com carinho, recebem iluminação divina, Krishna mesmo os guia desde dentro do coração. Krishna comprova isto dizendo: “Devido à Minha compaixão por eles, Eu, que moro em seus corações, destruo com a lâmpada brilhante do conhecimento a escuridão que nasce da ignorância.” (Bhagavad Gita 10.11)

Isto se declara nos seguintes versos dito pelo próprio senhor Vishnu:

“Meus queridos filhos do rei, eu estou muito satisfeito com as relações de amizade que manteneis entre vocês. Todos se dedicam a esta mesma ocupação, o serviço devocional. Estou muito satisfeito com a amizade que existe entre vocês, e desejo a todos boa fortuna. Agora vocês podem pedir-me uma bênção.” (4º canto, capítulo 30, verso 8,  Srimad-Bhagavatam)

Então, sigamos o exemplo dos Pracetas e aprendamos a nos comportar de forma amistosa com nossos irmãos espirituais e dediquemo-nos constantemente ao serviço amoroso aos pés de Sri Krishna.