Veda significa conhecimento por Puri Swami


 
Veda significa conhecimento
No estado condicionado nosso conhecimento está sujeito a muitas deficiências.
O primeiro defeito da alma condicionada é que ela não pode deixar de cometer erros. O segundo defeito:tem a tendência a cair em ilusão. Ou seja aceitar aquilo que não é. Isso é maya. Terceiro defeito é a propensão para enganar. E por último a alma condicionada tem sentidos imperfeitos. Por isso não podemos dar conhecimento perfeito a ninguém e por isso aceitamos os vedas como eles são. Nossa identificação real é o varnasrama, ou seja, os seguidores dos vedas que aceitam a sociedade humana em oito divisões de varna e asrama.
·      4 varnas (aspecto social) e 4 asrama (aspecto espiritual)
Varnas – sudra, vaisya, ksatrya e brahmana
Asrama – brahmacary, grihasta, varnaprasta e sannyasi
Os vedas não são compilações do conhecimento humano, o conhecimento védico vem do mundo espiritual. Outro nome para os vedas é Sruti. Sruti refere-se ao conhecimento adquirido através da audição, não é conhecimento experimental. Além do sruti há um outro tipo de conhecimento – smrtis, ou seja, conhecimento que é relembrado. Ex. o Baghavad-gita é smrtis.
Os brahmanas ortodoxos dão muito valor ao srutis e não aos smrits. Os vedas são considerados como a mãe, pois a mãe pode revelar o conhecimento. Se você não conhece seu pai a mãe é a única que pode revelar quem ele é.
Upanishads significa “que se aprende ao pés do mestre”
Há três tipos de evidências – pratyaksa, anumána e shabda. A evidência direta é ruim pois nossos sentidos não são perfeitos. Ex. os planetas tem um movimento sobre seu proprio eixo que produz um som ultrassônico muito forte porém nos não podemos escutar. Nossos sentidos são muitos imperfeitos. Adquirir conhecimento através de pratyaksa é muito difícil. A criança aprende assim, através de seus sentidos. Mas isso é muito imperfeito porque nossos sentidos são imperfeitos.
O conhecimento indutivo – anumana – são hipóteses: “pode ser assim”. Mas isso não é ciência, é uma sugestão. Mas isso não é perfeito. Ex. Darwim e a teoria de que a Terra não redonda, esse conhecimento é muito falho.
Shabda pramana, brahman ou sruti, é o conhecimento que vem através do som. Que possibilita chegarmos até a verdade. Deve-se ler e escutar aulas sobre conhecimento vedico. Escutar de fonte fidedgna e atitude de serviço e com muita atenção. Mas também estudar significa fazer com atitude de serviço, ou seja, deve ser na guia de um vaisnava.
·      Classes de transcentalistas – mayavadi, são liderados por Sankaracarya. E há outra classe formada por vaisnavas como Rámánujacarya, Madvacarya, Vsnuswami.
Tanto para a Sankara Sampradaya como a Vaisnava  Sampradaya – Buda veio com propósito de pregar ahimsa (não violência) e veracidade. Mas o conhecimento de Buda quebrou com os vedas.
Depois veio Sankacarya (uma encarnação de Shiva) para “superar” o budismo pregando o impersonalismo: “tudo é bramahan”. Não existiria difernça entre a energia e o Sr. Krishna. Tudo é uma coisa só. Não tem forma. O budismo não, ele prega o niilismo. Tudo é ilusão. Tudo é nada. Sankacarya acredita no Sr. Krishna, mas que ele não tem forma. Acreditam que quando ele vem ele fica iludido por Maya.
São as quatro sampradaya (linhas espirituais dedicadas ao transcendentalismo) o que nos determina o que nos identifica.
Os vedas autorizam o abate de animais, em certas situações para somente ajudar a reduzir a necessidade de consumo de carne.
Sankaracarya era muito forte. Ele desafiava os brahmanas. Sankaracarya é impersonalista porém ele acredita no aspecto Brahman de. Krishna. A diferença é que o budismo prega a dissolução da mente (o nirvana).  Para sankaracarya tudo culmina no espirito. Tudo é um só espirito.
O cristianismo culmina no brahman – será perdoado todos os pecados menos o que você comete contra o espirito santo. É como o brahman. Não te dão uma forma de Deus. Qual a forma que você tem que adorar? O cristianismo não apresenta uma forma de Deus para adorar. Por isso o cristianismo culmina no Brahman também.
Os cristão influenciaram muito o impersonalismo na Índia. Porém os cristão adoram muito a Jesus. A cruz é uma forma. O judaismo a parede é branca (não tem forma). A adoração das imagens do cristão é algo que aproxima da adoração da Deidade. Como as manifestações de Nossa Senhora. Cada uma com passatempo diferente.
Um cristão honesto não come carne. Ele segue o mandamento não matarás. Um cristão honesto não come carne. Então por isso, um cristão que come carne não chega a um Vaikunta (planeta espiritual, um paraiso). Quando adoram a Jesus cristo não estão adorando a Deus, estão adorando ao filho d’Ele.
Jesus dizia: “o que adianta você conquistar todo o mundo se você perde sua própria alma?”