Dia do desaparecimento de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada

Alemanha: 21 de Fevereiro de 2003
[Dandavat
pranama. Todas as glórias a Sri Sri Guru e Gauranga. Hoje é o dia
sagrado do desaparecimento de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura
Prabhupada. Por favor, aceitem esta aula, proferida por Srila Narayana
Maharaja no ano de 2003 para a glorificação dele e para a nossa
felicidade espiritual]
Hoje
é um dia muito auspicioso. Gostaria de falar um pouco sobre as glórias
de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Thakura. Se esse
maha-purusa (grande alma auto-realizada) não tivesse descendido a este
mundo, ninguém teria o conhecimento do significado de bhakti puro. Tão
pouco, teríamos conhecido a identidade de Srila Bhaktivinoda Thakura, o
livro Sri Caitanya-caritamrta, ou os livros e glórias dos Gosvamis.
Srila
Bhaktivinoda Thakura nos deu duas jóias. A primeira jóia, foi a
descoberta do local sagrado de nascimento de Sri Caitanya Mahaprabhu.
Ele manifestou Gaura-dhama. Antes dele, ninguém sabia onde Sri Caitanya
Mahaprabhu havia nascido. Ninguém sabia onde Sridhama Mayapura de fato
estava localizado. A segunda jóia foi Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati
Thakura, que pregou por todo o mundo e universo as glórias de Sri
Caitanya Mahaprabhu, Sri Nityananda Prabhu, o rupanuga vicara-dhara (os
conceitos da linha discipular de Rupa Gosvami), e as glórias de Sri Sri
Radha and Krsna. Antes do nascimento de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati
Gosvami e Srila Bhaktivinoda Thakura, e após o desaparecimento de Srila
Visvanatha Cakravarti Thakura, Srila Narottama Thakura, Sri Syamananda
Prabhu, Srinivas Acarya, e especialmente de Srila Visvanatha Cakravarti
Thakura e Srila Baladeva Vidyubusana, bhakti pura estava encoberta.
Em
nome de Sri Caitanya Mahaprabhu e em nome da Sua filosofia e o seu
prema-dharma, os sahajyas vinham apresentando um caráter degradado e uma
vida muito pecaminosa. A fim de viver com uma viúva de outro homem,
dançar, cantar, fumar cigarros e beber vinho com elas – essa era a idéia
deles acerca de parakiya e vaisnava-dharma. Face a influência deles,
nenhuma pessoa aristocrática e educada queria ouvir o nome “Gaudiya
Vaisnavas”, o que dizer então de seguí-los. Elas odiavam os Gaudiya
Vaisnavas.
Havia
onze grupos sahajyas, tais como: gaura-nagari, sakhi-bekhi, aul baul e
outros. Na Índia, a função principal deles era bhajana com viúva. Assim,
eles mantinham suas vidas através da execução de kirtanas profissionais
durante as procissões fúnebres. Depois de acompanharem um corpo morto e
cantar, eles recebiam doações dos parentes do falecido. O verdadeiro
vaisnava-dharma é completamente puro, mas todas as pessoas da
aristocracia começaram a odiá-lo e assim colocavam-se em grande perigo.
Depois
de seis meses, a criança tornou-se qualificada para receber a sua
anna-prasana mahotsava (cerimônia de grãos na qual a criança é
alimentada com grãos [arroz doce] pela primeira vez). No mesmo momento,
ocorria o festival da Carruagem do Senhor Jagannatha. Os três carros,
Jagannatha, Baladeva e Subhadra estavam em procissão. Eles pararam em
frente a casa de Srila Bhaktivinoda Thakura por três dias. O Thakura era
o responsável pela realização de todo o festival. Portanto, sem nenhum
problema ou obstáculo, ele tomou consigo seu filho e o colocou em frente
ao Senhor Jagannatha-deva. Ele pegou um pouco de prasadam e a colocou
na boca de Vimala Prasada. Naquele momento, a guirlanda de flores
desprendeu-se do pescoço do Senhor Jagannatha e enguirlandou a cabeça da
criança. Esse é um relevante sinal (quando a guirlanda da Deidade
desprende-se dessa maneira), pois o mesmo significa que o recipiente
fora abençoado com a misericórdia do Senhor Jagannatha, Sri
Govinda-deva, Sri Gopinatha, ou qualquer outra Deidade. Isso também
aconteceu com o Próprio Sri Caitanya Mahaprabhu. Assim, o grande
festival de anna-prasana de Vimala Prasada foi observado.
Ele
começou a aprender muitas coisas. Ele estava sempre com Srila
Bhaktivinoda Thakura, carregando o Sri Bhakti-rasamrta-sindhu do seu
pai, Sri Ujjvala-nilamani, Sri Caitanya-caritamrta e outros livros em
seu cabeça enquanto ele o acompanhava a vários locais a fim de pregar e
ministrar aulas. Assim, desde o início de sua vida, poderosos samskaras
vieram até ele. Isso, é claro, era o seu naravata-lila (passatempos
similares aos de um ser humano), porque na verdade ele era um eterno
associado de Sri Varsabhanavi-devi dayitaya, próxima e querida de
Varsabhanavi devi, Srimati Radhika.Em seu pranama mantra há uma menção a
sua pessoa “krsna-presthaya”. Krsna tem muito amor e afeição pelas
manjaris, então Srila Sarasvati Thakura Prabhupada também é muito
próximo e querido por Ele.
As
palavras “gaura-vani-sri murti” também estão presentes no
pranama-mantra dele. Esse adjetivo outrora fora usado no pranama-mantra
de Parama-pujyapada Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja. Nós devemos ir a
fundo a fim de desvelar o seu significado. Gaura-vani refere-se aquilo
que Gaura (Sacinandana Gaurahari) pregou, e aquilo que Ele inspirou no
coração de Srila Rupa Gosvami – a glorificação do humor das gopis e do
humor de Srimati Radhika. Sri Gauracandra disse, “Oh Nityananda, Oh
Haridasa Prabhu, vocês devem ir de porta em porta e pregar ‘Bolo Krsna,
Bhaja Krsna, Karo Krsna (cantem os nomes de Sri Krsna, adorem-No, e
sirvam-No)”. Isso é gaura-vani.
O
nosso parampara todo descendeu para este mundo de Goloka Vrndavana, e
Srila Bhaktisiddanta Sarasvati Thakura era um dos mais proeminentes
acaryas. Se ele não tivesse vindo, tudo haveria sido transferido para o
sahajismo – onde toda a filosofia é asat-sampradaya (linha desconectada
da filosofia enunciada pelo parampara, pelos sentimentos e
comportamentos espirituais).
Caso
a pessoa não esteja servindo o seu Gurudeva, caso ele não tenha plena
convicção em seu Gurudeva, e caso ele não esteja seguindo a sua linha de
pensamento, tal pessoa deve ser considerada um sahajiya. Isso vem
ocorrendo nos dias atuais. Nós estamos pregando e portanto, de uma forma
ou de outra tais pessoas são tolhidas. Todavia, não sei o que vai
acontecer quando eu deixar esse mundo. Um cenário de grande perigo esta
por vir.
Muitos
devotos da Iskcon deixaram Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja, seu
guru, Srila Prabhupada, e eles foram para o Radha-kunda. Eles queriam
meditar no asta-kaliya-lila como goopis – não gopis, mas goopis – e por
terem cometido essa ofensa, eles foram para o inferno. Eles se tornaram
“babajis”, mantendo consigo duas, três, ou até mesmo quatro viúvas e
assim, começaram a saborear seus “parakiya-bhajanas.” Eu conheço não
apenas dois ou três. Eu conheço muitas pessoas assim. Eles querem pular –
não querem praticar bhakti-yoga. Eles querem se tornar gopis pagando
dois centavos para qualquer pessoa bhoga que se dispõe a lhes “dar” seus
siddha-dehas, suas identidades pessoais perfeitas, e assim ela lhes
diz, “Você é uma gopi”. Tais pessoas irão fornecer um nome e todas as
outras informações falsas sobre aquela “gopi”. Depois, passado certo
tempo, tais “discípulos” imaginam-se absortos nos passatempos mais
confidenciais de Sri Sri Radha and Krsna em Seus kunjas. Por favor, não
tentem agir da mesma forma – não se dirijam a aquela direção.
Há
algumas pessoas de caráter doentio que foram rejeitadas pela Gaudiya
Matha, e assim elas também foram para o Radha-kunda tornando-se babajis
na referida asat-sampradaya. Tais pessoas desqualificadas e de caráter
baixo imaginam-se absortas na asta-kaliya-lila de Radha e Krsna em Seus
passatempos do meio-dia e nos Seus passatempos de fim de noite
(nisanta-lila). Naquele momento, Radha e Krsna estão se encontrando em
um kunja. Caso eles estejam a sós, semi-nus e beijando-Se, o que aquele
“meditador e praticante” vai pensar? Idéias materiais lhe virão a mente.
Ele está fadado a pensar dessa forma. Isso é errado. Os passatempos de
Sri Radha-Krsna são transcendentais. Apenas uma pessoa santa como Sri
Sukadeva Gosvami que era um brahmacari desde o seu nascimento, ou alguém
como Sri Narada Gosvami que é uma alma liberada, ou o Senhor Sankara
que é uma personalidade ideal, podem pensar de forma apropriada nos
asta-kaliya-lilas.
Você
deve oferecer pranama a tais passatempos e tentar praticar bhakti-yoga,
assim como os nossos acaryas predecessores nos ensinaram. Gradualmente,
comece pela raiz da árvore, depois qualifique-se para escalá-la, e
depois alcance o topo. Assim, você pode receber os frutos. Caso
contrário, você não terá nada. Você terá apenas idéias erradas. Tente
seguir Srila Bhaktisiddhanta Saravasti Prabhupada, nosso Gurudeva Srila
Bhaktiprajnana Kesava Gosvami Maharaja, e Srila Bhaktivedanta Svami
Maharaja. Caso contrário, você também tornar-se-á uma pessoa sem direção
e assim, irá para o inferno.
Srila Bhaktivinoda Thakura enviou seu filho para uma escola de Sânscrito,
e possivelmente aos doze anos, ele recebeu o certificado em astrologia e
o título de Siddhanta Sarasvati. Naquela ocasião, ele se tornou o
campeão em astrologia em toda a Bengala. Portanto, todos os elevados
panditas (pessoas versadas nas escrituras sagradas) e eruditos da
Bengala, concederam-lhe este título. Às vezes, Srila Saravasti Thakura
derrotava os argumentos dos seus professores abandonando assim, aquele
colégio. O nosso Gurudeva também abandonou o colégio. Ambos deixaram a
escola porque não tinham nada para aprender com os seus professores.
Durante
aquele período, o governador da Bengala chamava-se Asutosa Mukarji.
Asutosa Mukarji fora colocado no governo pelos ingleses que estavam
dominando a Índia naquela ocasião. Ele era muito qualificado. Ele
estabeleceu a Universidade de Calcutá onde ele manteve reservado uma
cadeira para Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura. Ele lhe
requisitou, “Oh, por favor, venha e seja o responsável pelo
departamento. Por favor, administre esse departamento. Você é a pessoa
mais qualificada para esse assunto.” Srila Sarasvati Thakura respondeu:
“Eu não vim para este mundo para contar as estrelas deste mundo. Eu não
vim contar as areias deste mundo. Eu não posso preencher o seu desejo.”
Enquanto Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati permaneceu neste mundo, aquele
posto ficou reservado para ele embora, ele jamais o aceitara.
Srila
Bhaktivinoda Thakura então pensou: “O que devo fazer para esse menino?”
Ele estabeleceu uma farmácia médica e disse ao seu filho, “Permaneça
lá, e de uma forma ou de outra, mantenha ela para que não haja nenhuma
perda. Assim, Srila Prabhupada Sarasvati Thakura começou a fazer o que
lhe for a solicitado.Todavia, a farmácia faliu, e novamente seu pai
começou a perguntar a si mesmo o que deveria ser feito.
Naquela
época havia um rei na Índia que governava Kashim Bazar. Ele também era
um amigo íntimo de Srila Bhaktivinoda Thakura. O rei disse ao Thakura,
“Eu quero um tutor para o meu filho. Ele será o rei no futuro. Portanto,
eu quero um tutor para ele”. Srila Bhaktivinoda Thakura respondeu,
“Vamos tentar, direi ao meu filho para ensiná-lo”.O salário oferecido
era muito elevado.
Srila
Sarasvati Thakura dirigiu-se até o rei e começou a ensinar o seu filho –
o mundo completo, em conjunto com todos os sandhis e samas (movimentos
da lua) é uma emanação de Krsna a qual não é diferende dEle. Ele ensinou
da mesma forma que Mahaprabhu ensinou quando Ele era um professor em
Navadvipa. Após um certo período, o garoto tornou-se muito versado e um
erudito na filosofia Vaisnava. O resultado desse processo fez com que o
filho do rei se tornasse um renunciado. Ele não era como vocês. Muitos
de vocês têm ouvido por dezesseis ou vinte anos, mas vocês ainda não se
tornaram desapegados. Por outro lado, sendo ensinado por Srila Saravati
Thakura, aquele príncipe tornou-se desapegado dos prazeres mundanos.
A
mãe do garoto ficou muito perturbada. Ela disse ao seu marido, o rei:
“Você só tem um filho, e você quer fazê-lo um sannyasa? O seu filho
único? Eu não quero isso. Se você continuar dessa maneira, irei tomar
veneno e morrer”. O rei ficou preocupado e perguntou a Srila
Bhaktivinoda Thakura; “O que devo fazer?” Srila Bhaktivinoda Thakura
respondeu, “Eu irei dizer ao meu filho para regressar para casa.” O rei
disse, “Eu irei continuar lhe dando dinheiro, o mesmo salário que tenho
dado, mas ele deve retornar para casa.”
Naquela
ocasião, o rei tinha uma biblioteca enorme onde Srila Sarasvati Thakura
Pabhupada pode estudar milhares de livros – todos os livros dos
Gosvamis, Srimad Bhagavatam, Brahma-sutra, livros de outras sampradayas e
assim por diante. Embora ela já soubesse o conteúdo daqueles livros,
ele os estudou apenas para deixar um exemplo para nós. Rapidamente, em
um ou dois anos, ele completou os estudos.
Após
isso, ele retornou para casa. Novamente, Srila Bhaktivinoda Thakura
considerava o que poderia vir a ser positivo referente ao engajamento de
seu filho. Ele comprou uma terra em Mayapura. Essa terra estendia-se desde
o começo de Jagannatha Bhavan (a casa de Sri Sacinandana), do
Yogapitha, e de Candrasekara Bhavan. Na verdade ela percorria além das
referidas localidades. Ele deu toda essa área para Srila Bhaktisiddhanta
Sarasvati Thakura, que começou a fazer bhajana no Svarupa Ganja. Srila
Bhaktivinoda Thakura disse a ele, “Nós descobrimos o local de nascimento
de Mahaprabhu através da ajuda e misericórdia de Srila Jagannatha dasa
Babaji Maharaja. Você agora deve glorificá-lo.”
Em
geral, você sabe, que um pai não acredita que seu filho seja muito
inteligente e capaz. O nosso Guru Maharaja considerava-nos suas crianças
e assim, pensava, “O que eles irão fazer?” Ele nos disse que essa
Gaudiya Math foi feita com tijolos e depois acrescentou, “Depois da
minha partida deste mundo, se vocês não puderem se manter, vocês devem
vender estes tijolos e de uma forma ou de outra se manter”.
Similarmente, Srila Bhaktivinoda costumava pensar, “A minha criança
continua a mesma desde a sua adolescência”.
Srila
Prabhupada rapidamente pregou por toda a Bengala. Ele começou a
estabelecer o Navadvipa-dhama parikrama e o Kartika parikrama. Depois,
passado algum tempo ele concedeu sannyasa para discípulos muito
qualificados – que eram praticamente garotos. Naquela ocasião Pujyapada
Bon Maharaja, Pujyapada Sridhara Maharaja, Pujyapada Vikanas Maharaja,
Pujyapada Auduloumi Maharaja e muitos outros tinham apenas 25, 26, ou 27
anos. Eles eram a nata de todas as personalidades qualificadas na
Bengala e em toda a Índia. Eles constituíam a classe mais elevada. Ele
os trouxe até ele, deu-lhes brahmacarya e sannyasa e assim, estabeleceu a
Sri Caitanya Matha.
Qual
é o significado da palavra “matha”? “Mathanti vasanti satrah.” É um
local onde estudantes estudam e aprendem sob a guia de seu Gurudeva. Ela
é similar aos gurukulas dos tempos passados onde garotos estudavam e
tornavam-se altamente qualificados em todos os tipos de siddhanta
(conclusões filosóficas). Srila Sarasvati Thakura estabeleceu isso. Ele
deu brahmacarya para muitos garotos belos e assim, rapidamente pregou
por toda a Índia.
Após
determinado período, ele desejou que essa religião de Sri Caitanya
Mahaprabhu também fosse disseminada nos países Ocidentais. Ele inspirou
Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja – Sri Abhaya Caranaravinda. Através
da misericórdia dele, Parama-pujyapada Srila Svami Maharaja deixou a
Índia e pregou por todo o mundo em apenas poucos anos. Srila Svami
Maharaja estabeleceu centros de pregação e traduziu muitos livros os
quais foram traduzidos em todos os idiomas proeminentes no mundo. Vocês
vieram aqui através da misericórdia dele. A raiz desta misericórdia
chama-se Srila Bhaktisiddhanta
Sarasvati Gosvami Thakura.
Tradudor desconhecido
Edição e revisão da tradução: Ramananda Das
Tradudor desconhecido
Edição e revisão da tradução: Ramananda Das