de Vrindavan, 25/03
"O significado real é ir direto até
Deus, de volta para casa, para isso tem sido dado seu livre arbítrio e
somos capazes de nos rendermos a Ele com Amor. Isto é o que tem que
fazer e se o
alcançar, pode chegar a perfeição da vida e começar a meditar no
Senhor, sobre teu serviço, sobre Sua doce presença em sua vida, etc."
Queridos devotos.
Srila Prabhupada ki jay!
Nesta manhã meditamos em um
texto do Srimad Bhagavatam que segue a linha que estivemos analisando estes
dias em Vrindavan.
A concepção do Absoluto e
Seu aspecto pessoal e Seu aspecto impessoal. Também há outro aspecto: a
substância onipresente do Senhor, que inclui todas as partículas deste
universo.
Em outras palavras, todos
somos partes da Criação e do Plano Divino.
Dentro deste Plano Divino,
temos certa independência e livre arbítrio, e qual é o propósito do livre
arbítrio? A conclusão é que temos esta independência por uma razão: Render-nos
ao Amor Divino, nada mais. Não temos recebido a doce vontade divina para nos
tornarmos um pintor famoso. Tudo tem sua seqüência: homem propõe, Deus dispõe.
Se tiver uma proposta material, Deus vai aceitar, mas devemos ter propostas
espirituais, esse é o sentido do livre arbítrio. Por exemplo, você pode
sentir-se atraído por outra pessoa, é algo natural entre homens e mulheres, mas
se quiser se casar e ter filhos, tem que fazer um grande esforço e escolher uma
pessoa. Logo, convencer esta pessoa a fazer uma família juntos e depois ver que
tudo karmicamente estará bem. Desde o dia em que se cria uma família, não há
mais nada a se fazer, não há marcha para trás. Todos os carros têm, mas neste
caso não há. O matrimônio é algo duro e que não há volta.
O significado real é ir
direto até Deus, de volta para casa, para isso tem sido dado seu livre arbítrio
e somos capazes de nos rendermos a Ele com Amor. Isto é o que tem que fazer e
se o alcançar, pode alcançar a perfeição da vida e começar a meditar no Senhor,
sobre teu serviço, sobre Sua doce presença em sua vida, etc.
Na Consciência de Krishna
protegemos a concepção de que buscamos confiar a todo momento, mas muitas vezes
depositamos a confiança de maneira errônea. De novo dou o exemplo do
matrimônio: Um homem deve ver sua mulher como uma gopi de Krishna, como alguém
que não pertence a ti. Inclusive ele tem que plantar sua semente nela para ter
filhos, mas não pode vê-la como uma máquina de criar vida.
Na vida dos grihastas, o
sexo é uma oferenda a Krishna. Assim como oferece a Krishna um belo prato de
comida ou uma bela decoração. Então, quando for um grihasta, deve oferecer isto
a Krishna. Pois o prazer dura somente 5 minutos, mas a conta tem que pagar pelo
resto da vida. As pessoas devem entender que o sexo não é um assunto separado
dos filhos. O mais elevado é analisar a quem pertence a alma, já que não
pertence a nenhum homem ou mulher.
O assunto não é estar
apaixonado, senão que um homem está responsável por uma gopi de Krishna e que
uma mulher aceita um homem como o Guru, como o guia de sua vida. Na cultura da
Índia, as mulheres adoram seu esposo, mas no Ocidente as mulheres não aceitam
isto, porque estamos treinados a não confiar. Nós devemos confiar no Guru, nos
Sadhus e não nos enganadores. Se render-se a um santo, estará salvo, mas se
render-se a um enganador, estará perdido. Isso é religião.
Então deve se avaliar muito
bem de quem está seguindo e em quem está confiando. Se puser sua confiança em
alguém que só está interessado no dinheiro, fama e sexo, então estará perdido,
pois essas não são as metas da vida. E esta é a razão pela qual muitas pessoas
se tornam ateias, porque há muitos enganadores no mundo da religião.
Mas não podemos pensar que
porque muitas pessoas têm sido assassinadas por um faca, que este instrumento
não deve ser usado nunca mais para cozinhar. Não se trata de religião, armas,
facas, etc., trata-se do que fazemos com as coisas, isso é o que define algo
como bom ou mau. É algo muito fácil de entender, mas as pessoas complicam,
porque não são sinceras e aceitam ser enganadas e assim todos os enganadores
também serão enganados.
O mundo da religião não está
livre deste fenômeno. Ali também há enganadores e enganados, e se quiser se
salvar disto, tem que render seu amor e seu serviço com sinceridade.
Quem é Krishna? É um
semideus? Um místico? Alguém conectado com todos? Aquele que conhece o
passado, o presente e o futuro? Melhor você mesmo responder estas
perguntas, porque se você
mesmo não se convence, não há sentido.
Prabhupada disse: “Krishna é
a Suprema Personalidade de Deus que está falando a você mesmo.” Se não ler o
Bhagavad Gita, nunca vai descobrir isto, e claro, cada um lê influenciado por
sua própria modalidade, se estiver no modo da ignorância, tudo que compreender
terá esta modalidade. Mas se estiver na modalidade de querer amar a Deus, vai
poder ver tudo com esta mesma intenção.
premanjana-cchurita-bhakti-vilocanena
santah sadaiva hrdayesu vilokayanti
yam syamasundaram acintya-guna-svarupam
govindam adi-purusam tam aham bhajami
“Eu adoro a Govinda, o
Senhor primordial, quem é Syamasundara. Krishna mesmo, com inumeráveis e
inconcebíveis qualidades, e quem os devotos puros vêem dentro de seus corações
com os olhos da devoção untados com o ungüento do amor puro.”
O Bhagavad Gita disse que
nós estamos buscando dinheiro, êxito, etc. Mas não estão fazendo o Yoga para
alcançar o Supremo. Há muitas escolas de Yoga hoje em dia, onde a única coisa
que fazem é buscar um professor de yoga maravilhoso que queira estar com as
alunas, e hoje em dia isso é muito comum. Que aula de escola de yoga é essa?
Que tipo de benefício pode-se alcançar dele? É um lugar de promiscuidade e
engano.
Se quiser ler o Bhagavad
Gita no verdadeiro sentido se suas palavras, tem que entender o que disse Srila
Prabhupada inicialmente: que teoricamente, o Bhagavad Gita é Deus mesmo falando
com você.
Com isto deve começar sua
leitura e não com uma consciência de multitarefa. “Bhagavam uvaca” significa
que Deus está falando. Então devemos guardar silêncio e dar atenção ao que Deus
está lhe dizendo.
Algumas vezes vemos a
tendência, principalmente nos discípulos, de exagerar as glórias de algo ou
alguém. É Krishna o Deus do exagero na Índia? O que é o quê e quem é quem?
É algo interessante, mas
algo que não se pode resolver com o cérebro, só com o coração cheio de fé. Pode ser o maior pensador do mundo, ou o
maior erudito, mas no momento da morte tem que acreditar em algo.
Todo mundo confia em sua
comida e nós temos que confiar em muitas coisas durante a vida muitas vezes.
Não há forma de evitar e poder dizer: “Não quero confiar em ninguém.”
Na espiritualidade tem que
confiar, mas tem a capacidade de reflexionar desde o mais profundo do coração.
Muitas vezes as pessoas me perguntam o que devem fazer na vida, e sabe o que
respondo? Faça o melhor que puder e assim vai poder receber o guia apropriado.
Se não fizer, como vai esperar encontrar o que é ou não adequado? Só vai se
enganar. Assim que você ligar a TV para se entreter com anúncios materialistas,
está se enganando. Ao ir à Universidade começa a se enganar, porque ali só
querem te tirar o dinheiro.
Uma vez um amigo professor
me disse que não estava muito bem porque toda sua vida havia se dedicado a
convencer aos jovens a serem parte deste sistema e a dedicar suas vidas a
vender mentiras aos outros. Ele disse com tanta convicção que me senti chocado
no coração e agradeci a Srila Prabhupada por ter me dado a liberdade espiritual
de pregar.
Não somos independentes de
Deus, nem de Sua criação. Pode ver que Deus é a Consciência Original e você
também é consciência e é parte da Consciência de Deus. O que significa isto?
Que Deus é a Superconsciência, mas você não é Superconsciência. Você depende da
Terra, da água. Nem sequer sabe o que vai acontecer hoje. É consciente e isso é
uma grande responsabilidade. Onde está a Superconsciência? Podemos ver nas
escrituras que a Superconsciência está pronta para te consolar. Pode encontrar
as soluções em teu mestre interior e realizar que o Senhor está sempre pronto
para te levar e fazer um instrumento de Seu amor.
Mas, tem que se render.
Já estabelecemos que a
natureza esta por cima de nós e devemos nos colocar por trás dessa
superconciência. Esta pode ter se manifestado como Krishna e roubar o
coração de Seus devotos. É assim ou estou sonhando? Estou louco? Poderia
ser? Deus poderia
ter nascido em Chicago, Machupichu ou em outros lugares?
Nunca escutamos isso, mas
muitas pessoas dizem que Deus apareceu em Vrindavan. Será
que todos eles estão sonhando ou na verdade apareceu em Vridavan e executou
Seus passatempos? Como saber?
Há três maneiras: Ler o Bhagavad
Gita; Deixar-se inspirar e guiar por um Mestre Espiritual (ou por alguém que
tenha tocado seu coração e tenha sua confiança); e por último, Perguntar a seu
próprio coração.
Alem disso, tem que se
livrar de pessoas que não tenham isso claro. Mantenha-se livre dos criminosos
que querem destruir tua espiritualidade.
Com isso me despeço.
Hoje vamos ao Ratha Yatra
anual da Gaudiya Math em Delhi.
Seguimos trabalhando estes
dias em Vrindavan.
Srila Prabhupada ki jay!
Com muito afeto.
Seu sempre bem-querente.
Swami B. A. Paramadvaiti.