Alguns Vraja basis mantem a opinião que
Baladeva apareceu depois de Krishna. Eles dizem que Krishna apareceu no
astami e Baladeva apareceu depois de Krisna em Catra no próximo sexto
dia da lua.
Entretanto os goswamis (Jiva, Rupa e Sanatana) não concordaram com este
ponto. Eles explicaram que Sri Baladeva tivesse aparecido no sexto dia
da lua depois, então Krishna seria o irmão mais velho. Sendo assim Sri
Jiva Goswami cita no se Vaisnava Tosani que de acordo com o Srimad
Bhagavatam Krishna e Baladeva foram nomeados juntos por Garga Acarya no
mesmo dia. Eles estavam engatinhando ao mesmo tempo, sua annaprasada
(ceremonia com mahaprasada entre o 6 e 8 mês) também foi praticado no
mesmo dia. Quando Krishna nasceu em Gokula, Baladeva primeiramente o
viu, este foi o primeiro momento em que Baladeva abriu os olhos, então
nesse momento mãe Yasoda e Rohini ficaram muito satisfeitas.
Retirado de: http://www.vrindabhumi.com/pt/aula-festival/krishna-yoga-brazil-balaram/
Alguns dizem que Baladeva prabhu e
Krishna tomaram nascimento em Mathura mas este entendimento pertence às
pessoas ordinárias e não aos rasikas e tattva jnana bhaktas, eles tem
uma diferente opinião. No Srimad Bhagavatam e Hari-vamsa purana está
dito que Devaki é outro nome para Yasoda, isto está escrito em muitos
Puranas e especialmente no Hari Vamsa.
Não existiu nascimento em Mathura,
Krishna apareceu ali como Visnu , como param Brahman como um jovem de 16
anos. Em Mathura ele apareceu na forma de Vasudeva , ele tinha suas
quatro mãos a segurando seu sanka, gadha,cakra e padma. Ele tinha um
cabelo longo e ondulado e estava adornado com ornamentos de ouro.
Bhagavam nunca aceita nascimento, mas Krishna não é apenas Bhagavam, mas
Ele é Svayam Bhagavam. Srila Visvanatha Cakravarti Thakura tem escrito o
Sloka que revela a opinião de Mahapŕabhu: Primeiro que tudo Krishna é
Vrajendra nandana o filho de Yasoda e Nanda maharaja. Ele é nossa
aradhya a deidade suprema adorável, sua morada Vrindavana é adorável da
mesma foma. Essa é a ideia de Mahaprabhu, que Krishna não é filho de
Vasudeva e Devaki, Ele é simplesmente o filho de Yasoda e Nanda baba.
Assim como Krishna toma nascimento em
Gokula, Baladeva prabhu também toma nascimento somente em Gokula. Ele
apareceu do ventre de Devaki no parto, mas verdadeiramente ele nasceu no
ventre de Rohini em Gokula. Rohini devi foi uma das muitas esposas de
Vasudeva em Mathura. No Gopala campu está citado que quando Vasudeva e
Devaki estavam na cadeia de Kamsa , ela foi a visitá-los e servi-los ,
em uma visita ela ficou gravida e Devaki também concebeu seu filho no
mesmo momento. Balarama entrou no seu ventre e sua porção plenária foi
ao ventre de Devaki.
Depois de dois ou três meses, para proteger a
Rohini das atrocidades de
Kamsa, Vasudeva a enviou para viver em Vrindavana, na casa de Nanda
Baba e Yasoda. Yoga maya inspirou ele a fazer isso, depois que a
expansão plenária de Baladeva ficou no ventre de Devaki por seis meses,
yoga maya levou ele de seu ventre para Gokula, onde ela o colocou no
ventre de Rohini e ambas porções plenárias e a porção original de
Baladeva ficaram imersas alí. Oito meses depois Rohini teve seu filho.
Em total Baladeva ficou no seu ventre por 14 meses.
Quando Krishna apareceu como Vasudeva,
Vasudeva e Devaki oraram para Ele, por favor apareça como uma criança
comum e nós então podemos tentar salvá-lo. Em aquele momento Krishna o
qual tinha nascido do ventre de Yasoda veio para Mathura e tomou Catur
bhuja ambos misturando-se. Vasudeva tomou este bebe Krishna e o levou
para Gokula, deixou ele lá e pegou Yoga maya .
Da mesma forma deveríamos entender que a
expansão plenária de Baladeva o filho de Rohini estava presente no
ventre de Devaki e por arranjo de Yogamaya foram levados para Gokula.
Não existe diferencia entre Krishna é
Baladeva, Krishna é Svayam Rupa e Baladeva prabhu é isto tambem, mas
memso assim Ele é o prakasa de Krishna ou sua manifestação e a única
diferencia está na sua cor e parafernália. Baladeva nunca carrega seu
arado e sua masa em Vraja e mesmo Krishna nunca carrega nenhuma arma
alí. Ele apenas carrega sua vamsi e Bladeva prabhu carrea apenas seu
Sringara (Berrante de búfalo). Algumas vezes Baladeva também carrega a
Vamsi, mas a Vamsi não é proeminente. Krishna também carrega o berrante,
mas a Vamsi é proeminente.
Baladeva não mantrm a masa e o arado
porque em Vraja estes não tem nenhuma utilidade, ali todas as lilas são
Madhurya, Ele não é casado em Vraja nem Krishna abertamente mas ambos se
ocupara em doces lilas ali.
Krishna é feito de sat cit ananda. O
significado de sat é sattva a potencia existente, cit alí significa
bhava, as emoções transcendentais amorosas manifestadas nas 5 rasas. No
sentido ordinário isso é aceito como jnana ou conhecimento mas não
existe o sentido de jana em Vrindavana
Sat é a potencia de existência, a jiva
também é sempre existente, mas Baladeva é o mestre de tudo, Ele é a
personificação de sat, Ele é a potencia original de existência. Nós
vemos Krishna, nós vemos sua flauta , nós vemos rodos os Vraja vasis,
nós vemos este mundo e todas as jivas, todas são expansões de Baladeva
prabhu. Sem Baladeva não poderiam existir os passatempos de Radha
Krishna e as gopis, nem a terra de Vrindavana, porque elas são a sua
potencia de existência. Todos os associados em santa, sakhya, dasya e
vatsalya são manifestações de Baladeva. Em relação a madhurya rasa, as
gopis são manifestações de Radhika. Baldeva serve em todas as rasas
menos em madhurya rasa, ali ele serve como ananga manjari.
A cauça de todas as jivas é Baladeva
prabhu, em Vraja as jivas se manifestam da forma original de Baladeva,
eles nunca vem a este mundo , eles estão sempre servindo a Radha Krishna
em Madhurya rasa ou sakhya rasa. De Baladeva vem mula Sankarsana e
inumeras jivas vem de Baladeva dessa forma (Sankarsana). De sankarsana
chega mahasankarsana em Vaikunta, ele manifesta as mukta jivas ali e
eles eternamente servem a Rama, Nrisimha, kalki, Vamana e outras
encarnações svamsa. De Mahasankarsana vem karanodaksayi visnu da região
de tatasta e ele manifesta as tatasta jivas entre elas algumas se tornam
livres de maya e outras se tornam badha jivas (almas condicionadas),
dessa forma nós vemos que todos os tipos de jivas vem de Baladeva .
Se fala dessa forma nas escrituras, mas
na verdade não existe nascimento para as jivas, elas são eternas assim
como Baladeva prabhu.